Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Lorena Lopes Ferreira

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • avaliação da repelência espacial e de contato de semioquímicos e derivados de plantas contra amblyomma sculptum e rhipicephalus sanguineus sensu lato e identificação e avaliação dos níveis de transcritos expressos no órgão de haller
  • Carrapatos são vetores de agentes patogênicos causadores de doença em homens e animais e utilizam o sistema sensorial olfativo, que é composto pelas sensilas do órgão de Haller (localizado no primeiro par de patas), para perceberem pistas químicas (semioquímicos) e localizarem seus hospedeiros. Para evitar picadas de carrapatos o uso de repelentes a base de N,N-dietil-meta-toluamida (DEET), repelente padrão ouro, é indicado. Porém, existem relatos de efeitos adversos. É desejável que novas tecnologias sejam desenvolvidas e os repelentes provenientes de semioquímicos e derivados de plantas são potenciais candidatos. Além disso, pouco se sabe como os carrapatos processam a informação olfativa, que por sua vez é capaz de modular seu comportamento. Sendo assim, o objetivo da presente proposta é verificar a atividade repelente de semioquímicos e compostos extraídos de plantas em carrapatos A. sculptum e R. sanguineus s.l. e identificar e avaliar os níveis de transcritos relacionados à olfação expressos no órgão de Haller de A. sculptum. Serão realizados bioensaios com os semioquímicos R-limoneno, ácido isobutírico e trans-2-octenal e derivados de plantas (ácidos graxos derivados do óleo de coco e B-citronelol), em quatro diferentes concentrações. Os derivados do óleo de coco serão avaliados em ensaios com papel filtro e em humanos contra ninfas de A. sculptum. Os semioquímicos e B-citronelol serão testados contra ninfas e adultos de A. sculptum e R. sanguineus s.l. em testes de repelência de contato e espacial utilizando tecido de algodão. Além disso, propõe-se identificar e avaliar a expressão de receptores ligados à membrana e proteínas solúveis que carreiam odores voláteis presentes nas sensilas olfativas do órgão de Haller de A. sculptum pelo sequenciamento de transcriptomas da 1ª e 4ª patas de adultos de A. sculptum e pela mensuração do nível de expressão de transcritos que possam ter papel biológico na olfação após exposição aos produtos a serem testados e ao DEET.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Louise de Lira Roedel Botelho

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • mapeamento das organizações cooperativas existentes na região noroeste do estado do rio grande do sul, identificando requisitos e competências para a inovação, transformação digital e perspectivas da modelagem do cooperativismo de plataforma
  • A inovação e transformação digital é uma realidade para as organizações e o mesmo ocorre para o setor cooperativista. Novas demandas, tecnologias e soluções invadiram as cooperativas, principalmente no uso de plataformas colaborativas. O cooperativismo baseia-se nos princípios da solidariedade e da cooperação. Estes manifestam-se ao longo da história da humanidade, em diferentes sociedades, contextos e culturas, dando origem a variadas experiências de organização coletiva com vistas a alcançar objetivos comuns. O território missioneiro transfronteiriço entre países Brasil, Argentina e Paraguai traz em seu cerne os fortes laços da cultura cooperativista. Neste território há o destaque para o estado do Rio Grande do Sul, como pioneiro no ramo e proeminente quanto ao número de cooperativas no Brasil. Neste contexto é que se insere este projeto de pesquisa que tem como objetivo realizar o mapeamento das organizações cooperativas existentes na Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, identificando requisitos e competências para a inovação, transformação digital e perspectivas da modelagem do cooperativismo de plataforma. Esta pesquisa se enquadra no paradigma funcionalista e como metodologia, serão utilizadas duas abordagens de pesquisa, a quantitativa e qualitativa. No que diz respeito aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. Assim, a abordagem quantitativa permitirá a realização do mapeamento das cooperativas, além de criar um mapa sobre esse cenário de estudo, além de propor um constructo teórico prático de orientação para promover avanços do cooperativismo na perspectiva do cooperativismo de plataforma. Pretende-se, a partir dos resultados, gerar estratégias que contribuam com o fortalecimento do cooperativismo da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul no tocante ao processo de inovação e de transformação tecnológica, gerando, diferentes impactos científicos e tecnológicos.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • Thu Nov 17 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Louise Larissa May De Mio

Ciências Agrárias

Agronomia
  • estudos epidemiológicos e diversidade populacional como estratégias para manejo de doenças em frutíferas
  • Estudos epidemiológicos em campo estão cada vez menos frequentes na literatura. Entretanto, a base para estabelecer estratégias de controle de epidemias é o entendimento de como a doença se comporta ao longo das mudanças que ocorrem; principalmente, em diversidade e adaptabilidade da população dos patógenos. Este projeto foca em doenças importantes de 3 frutíferas, para entender o impacto do inóculo primário no desenvolvimento das doenças, estudo de danos na produção em decorrência das doenças e estudos de diversidade dos patógenos e de organismos endofíticos (bagas de uva rústica e flores). Os estudos epidemiológicos e de diversidades serão utilizados para definir estratégias de manejo e as prospecções de bioinsumos como alternativa para produção de frutas com qualidade alimentar e sustentável. Para a cultura da macieira foco em 2 patossitemas; a mancha foliar de Glomerella (MFG) e a podridão amarga (PA) causadas por espécies de Colletotrichum spp. estudando: i) importância do inóculo primário e; ii) dano da MFG e causas da desfolha. Para a cultura da videira, para a mancha foliar da videira (MFV), Pseudocercospora vitis, em Vitis labrusca (uva para suco) serão estudos de sobrevivência do patógeno e dano e; para a podridão da uva madura, espécies de Colletotrichum em Vitis vinifera (uva para vinho), será montada uma coleção de isolados e avaliado a sensibilidade a fungicidas e espécies prevalentes para recomendar o manejo adequado. Para cultura da tangerina o foco é a mancha marrom de alternaria, causada por Alternaria alternata f.sp. citri patótipo ‘tangerina’, principal doença fúngica em tangerineiras. Serão identificadas as espécies do fungo, fenótipos/genótipos dos isolados aos fungicidas e estudo em campo sobre dano. Para todas as doenças serão prospectados e desenvolvidos bioinsumos para controle. Experimentos com patógenos e desenvolvimento de bioinsumos na UFPR e USP e, os de campo, na Emprapa, Epagri, IFPR e produtores parceiros no Paraná.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lourenco Correr Sobrinho

Ciências da Saúde

Odontologia
  • síntese e caracterização de scaffolds porosos de quitosana-metacrilamida associados à fosfatos de cálcio e células-tronco mesenquimais para regeneração do complexo dentino-pulpar.
  • A Odontologia Regenerativa baseia-se na tríade da Engenharia de Tecidos, composta pela associação de Células-tronco, Fatores de crescimento e Matrizes. Os scaffolds porosos apresentam grande aplicação dentro do âmbito de matrizes, pois possuem características físico-químicas, mecânicas, biológicas e morfológicas favoráveis ao processo regenerativo dos tecidos. Os polímeros naturais, como a Quitosana, apresentam propriedades benéficas para aplicação como biomaterial em terapia celular regenerativa, devido à sua biocompatibilidade e biodegradabilidade. A funcionalidade de polímeros naturais com Metacrilamida tem sido empregada com o objetivo de melhorar as propriedades mecânicas de biomateriais por meio de reticulação covalente. A incorporação de fosfatos de cálcio é método promissor para melhorar as propriedades das matrizes, pois essa associação aumenta a resistência à compressão e a rugosidade da superfície e melhora a adesão celular. Com base nesse contexto, a aplicação de um scaffold poroso de Quitosana-Metacrilamida e sua associação com diferentes fosfatos de cálcio permite maior potencial na terapia regenerativa do complexo dentina-polpa. Portanto, esse biomaterial apresentará propriedades benéficas para o processo de regeneração dos tecidos dentinário e pulpar. Essa proposta fornece nova perspectiva para protocolos restauradores e reabilitadores na Odontologia que visam a regeneração induzida com auxílio do próprio organismo. Com essas estratégias, a síntese das matrizes mais resistentes permitirá a biodegradabilidade em tempo hábil para que ocorra o processo regenerativo, com diferenciações celulares, expressões gênicas e proteicas, e a formação do novo tecido. Assim, este projeto tem como proposta sintetizar scaffolds porosos de quitosana-metacrilamida e avaliar a influência de fosfatos e células tronco mesenquimais nas propriedades físico-químicas, mecânicas, biológicas e morfológicas, como alternativa de tratamento na terapia celular regenerativa.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luana da Silva Soares Farias

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • desenvolvimento de projetos em virologia na formação de doutores para amazônia, brasil.
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • Thu Jan 23 00:00:00 BRT 2020-Tue Apr 22 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luana Maia Woida

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • desenvolvimento de um observatório da imagem e da informação da mulher: proposta de guia para evitar e combater a propaganda sexista.
  • A propaganda passou a ser observada nas últimas décadas por institutos, observatórios e secretarias de governo de países como a Espanha com o intuito de fiscalizar e evitar a propagação de mensagens ofensivas contra as mulheres. Assim, surgem demandas por leis, fiscalização e educação para corrigir a imagem estereotipada da mulher comumente admitida nas propagandas. As organizações responsáveis por esse papel de fiscalização alicerçam suas ações na legislação e em incentivos como os presentes na Agenda 2030 da ONU. Entre os movimentos culturais da atualidade de maior impacto para a propaganda está o feminismo, impulsionando o empoderamento das mulheres em mensagens construídas e direcionadas para esse público a partir da segunda década do século XXI. Assim, sabendo da importância dos observatórios de fiscalização do uso da imagem e a informação das mulheres nas propagandas e da influência do feminismo, o objetivo do presente projeto é desenvolver um observatório da propaganda não sexista. Para isso, será realizado um levantamento da literatura sobre comunicação, publicidade e propaganda não sexista; localização de documentos, guias e manuais disponibilizados pelos observatórios da propaganda não sexista existentes em outros países e que contemplem informações sobre como prospectar, monitorar, sobre como proceder à respeito das denúncias e sobre como educar a população sobre o tema. Além disso, entrevistas serão aplicadas em funcionários dos observatórios. Dessa forma, as entrevistas e os documentos localizados serão submetidos à Análise de Conteúdo. Por fim, os resultados pretendidos incluem gerar um guia para a propaganda não sexista, concretizar parcerias internacionais com observatórios estrangeiros, mas também alcançar impacto sobre a comunidade, promovendo o uso correto da imagem das mulheres e da narrativa sobre sobre elas em importante instrumento de divulgação e reforço cultural, a propaganda.
  • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Britto Landim

Ciências Humanas

Educação
  • semana territorial de ciência e tecnologia do sertão produtivo - stct 2022 - a indepedência do brasil no sertão da bahia
  • A proposta apresentada é referente à realização da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia (STCT) do Território Sertão Produtivo, que ampliará as discussões propostas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação - MCTIC da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2022 trabalhará o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” em todo Território Nacional. Nessa edição, o evento proposto envolverá os 20 (vinte) municípios do Território Sertão Produtivo Baiano, por meio de atividades interdisciplinar ou transdisciplinar, integrando instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades, consumo e produção sustentável de alimentos saudáveis nas esferas locais, territoriais e mundiais e utilização de Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, em particular, nas áreas de Nanotecnologia, Fotônica, Materiais Avançados e Tecnologias para a Manufatura Avançada. Será ainda, realizado um destaque as tecnologias inovadoras relacionadas com as principais cadeias de valores do Território Sertão Produtivo, a Cadeia de “Algodão”, a Cadeia “Leiteira/Produtos Lacteos” e a Cadeia de “Minério de Ferro”. Será abordada a utilização da Ciência, Tecnologia e Inovação para melhoria da qualidade de vida e produção do campo, levando em consideração as cadeias produtivas presentes no Território do Sertão Produtivo. Para viabilizar as ações do projeto as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas, pontualmente, nos municípios sede que fazem parte do Território Sertão Produtivo que foram escolhidas utilizando o recorte das 9 (nove) Unidades Geoambientais correspondentes à Microrregião do Território do Sertão Produtivo, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE).
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - BA - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lucas Britto Landim

Outra

Divulgação Científica
  • feira territorial de ciências do sudoeste baiano
  • A proposta apresentada é referente à realização da Feira Territorial de Ciências do Sudoeste Baiano, que ampliará as discussões propostas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Nessa edição, o evento proposto, envolverá municípios e suas micro/macrorregião do Sudoeste da Bahia, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas, integrando Instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades, consumo e produção sustentável de alimentos saudáveis nas esferas locais, territoriais e mundiais, em particular, áreas de importância crucial que demandam ações: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. Será ainda, realizado um destaque as tecnologias inovadoras relacionadas com as cadeias de valor do Território do Alto Sertão Produtivo. Serão organizados Ferias de Ciências e Mostras Científicas como estratégia de divulgação de ideias e projetos inovadores que busquem a melhoria da qualidade de vida da população da cidade e do campo, levando em consideração os setores produtivos presentes na Região Sudoeste da Bahia (comércio, agroindústrias, leite e produtos lácteos, produção de grãos, fruticultura, pesca, aquicultura, etc). Para viabilizar as ações do projeto, as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas pontualmente, nos municípios sede que fazem parte da Região Sudoeste Baiano, que foram escolhidas utilizando o recorte de cinco municípios correspondente à cidades polos da Micro e Microrregião, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE). O envolvimento direto dos 5 (cinco) municípios da micro/macrorregião em questão serão: MICRORREGIÃO 1 – Brumado/BA, MICRORREGIÃO 2 – Guanambi/BA, MICRORREGIÃO 3 – Itapetinga/BA, MICRORREGIÃO 4 – Jequié/BA e MACRORREGIÃO 5 – Vitória da Conquista/BA.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - BA - Brasil
  • Wed Dec 15 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lucas Cardoso Marinho

Ciências Biológicas

Botânica
  • além da flora do brasil 2020: impulsionando a flora do maranhão
  • A última década marcou o período de maior conhecimento da flora do Maranhão. Diversos trabalhos florísticos, registros de novos táxons e novas espécies têm sido publicados nos últimos anos, embora a grande maioria destes estudos abordem as áreas de restingas e dunas, e em menor número, o Cerrado e a Amazônia maranhense. Com base nas recentes descobertas resultantes de trabalhos florísticos mais amplos e na escassez de conhecimento sobre a flora interiorana do estado, é proposto aqui um projeto que visa impulsionar o conhecimento taxonômico sobre a flora do Maranhão. Ainda que o Projeto Flora do Brasil 2020 tenha sido um marco na história da botânica brasileira, com aproximadamente 47.000 espécies nativas compondo as monografias, foram identificadas importantes lacunas de conhecimento, principalmente em áreas remotas e com incipiente atuação de taxonomistas, como a Amazônia e o Cerrado, dois dos domínios fitogeográficos que cobrem o estado do Maranhão quase em sua totalidade. Como atividade delineadora dessa proposta, objetiva-se ampliar o conhecimento biogeográfico, florístico, morfológico e sistemático dos grupos de plantas vasculares ocorrentes no Maranhão através de intensas expedições de campo e estudos taxonômicos executados em subprojetos conduzidos por pesquisadores e estudantes vinculados às instituições executora e colaboradoras. O projeto propiciará a capacitação de taxonomistas em plantas vasculares, por meio da formação, aperfeiçoamento e estímulo a estudantes, bem como contará com ações de popularização e divulgação da pesquisa por meio de mídias sociais (redes sociais, plataformas de vídeos, entre outras), revistas de divulgação científica e participação em eventos locais e nacionais.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas de Melo Reis Bueno

Ciências Humanas

Arqueologia
  • rios, conexões e movimentos: dinâmicas de interação humana entre litoral e interior durante o holoceno no vale do itajaí, santa catarina, brasil
  • Esta proposta amplia o projeto “Territorialidades Ameríndias”, financiado pelo edital Universal CNPq 2018. O projeto de 2018 teve como foco a história de longa duração do Alto vale do Itajaí, Santa Catarina. Na atual proposta ampliamos a área de pesquisa, englobando médio e baixo vales do Itajaí, assim como adotamos novas abordagens teóricas e metodológicas. Procuramos articular diferentes porções do vale do Itajaí na construção de histórias de longa duração sobre as populações ameríndias que ocuparam, circularam e viveram ao longo deste rio, usando e manejando espécies vegetais e paisagens ao longo do Holoceno. Esta proposta contribui para a discussão sobre as interações entre litoral/interior no processo de ocupação do Brasil meridional e sua relação com a formação das paisagens florestais atuais. Com esta perspectiva criamos um diálogo entre arqueologia da paisagem, historia indígena, ecologia histórica e estudos ambientais do quaternário, enfatizando a relevância da interação entre os povos ameríndios, os processos de manejo e domesticação de plantas e a constituição das paisagens florestais atuais. Os questionamentos centrais envolvem compreender como as atividades humanas passadas influenciaram na estruturação e composição das paisagens e na domesticação de plantas historicamente manejadas, como as atividades humanas atuais mantiveram, degradaram, ou amplificaram a diversidade de espécies e paisagens e como esses processos estão integrados a uma dinâmica de interações humanas entre litoral/interior que têm, no vale do Itajaí, um elemento central de ligação. Para atingir os objetivos realizaremos diversas análises orientadas para o estudo da circulação de pessoas, coisas, plantas e animais com o intuito de compreender o movimento como aspecto central na construção socioambiental do espaço. Pretendemos gerar novos dados para um velho problema, adotando abordagens inovadoras e fortalecendo pesquisas interculturais e interdisciplinares.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas de Souza Batista

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de ferramentas integradas para otimização multiobjetivo e tomada de decisão multicritério
  • O emprego de metaheurísticas e procedimentos de auxílio à tomada de decisão vêm ganhando uma crescente popularidade na solução de complexos problemas reais, particularmente para a realização de difíceis tarefas de otimização e suporte à escolha de uma ação final a ser implementada na prática. A modelagem e resolução de tais problemas implica, frequentemente, na otimização de problemas que envolvem múltiplos objetivos, frequentemente conflitantes. Em função dessa característica, esse processo não resulta uma única solução ótima, mas um conjunto de soluções promissoras. Assim sendo, conhecimentos sobre teoria da decisão são úteis para auxiliar no processo de definição de uma ação final, que represente uma relação de compromisso adequada. De forma geral, as preferências fornecidas pela unidade de decisão são processadas, com o intuito de direcionar o projetista para uma escolha que atenda da melhor forma possível as qualidades desejadas de projeto. Embora o estado da arte já apresente abordagens clássicas nessa área, existem vários aspectos relevantes a serem estudados, por exemplo, a proposta de frameworks de otimização baseados em componentes, o desenvolvimento de estratégias e operadores heurísticos eficientes, a proposição de procedimentos interativos (entre projetistas e algoritmos) intuitivos e eficazes, dentre outros. Além disso, a investigação de ferramentas dedicadas integradas que englobem a atuação conjunta destas estratégias requer ainda muita dedicação da literatura especializada. Nesse sentido, este projeto visa o estudo e desenvolvimento de um arcabouço de técnicas de otimização e tomada de decisão assistida, que contemple métodos de otimização multiobjetivo, abordagens escaláveis para o tratamento de problemas com muitos objetivos, mecanismos para incorporação das preferências dos projetistas durante o processo de otimização e algoritmos de suporte à decisão multicritério.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Festugato

Engenharias

Engenharia Civil
  • resposta multiaxial de resíduos de mineração melhorados
  • A mineração é um dos principais setores da economia brasileira. A disposição de rejeitos de mineração é comumente feita através de despejo em reservatórios hidráulicos em barragens de grande porte com elevado impacto e potencial de dano em casos de ruptura (como as ocorridas em MG). O projeto proposto busca o desenvolvimento de alternativas de disposição, como o empilhamento de rejeitos melhorados. O empilhamento de rejeito leva-o a condições complexas de carregamento. Busca-se então estudar a resposta multiaxial dos rejeitos de mineração melhorados submetidos a carregamentos multiaxiais. Propõe-se o melhoramento dos rejeitos (através de cimentação e fibras) para disposição em pilhas mais seguras. Busca-se avaliar a viabilidade do melhoramento dos materiais para a solução proposta e o efeito da tensão intermediária em sua resposta mecânica. Ainda não se conhece completamente o comportamento de materiais cimentados sob condições multiaxiais de carregamento, onde o efeito da tensão intermediária não é negligenciado. Serão realizados ensaios de laboratório em misturas de rejeitos de mineração com distintos aglomerantes, distintas porcentagens de aglomerantes e fibras. A influência de altas tensões de confinamento e de diferentes condições de carregamento, considerando aspectos de resistência e rigidez, será avaliada através de ensaios de compressão triaxial convencionais de baixas e altas tensões, ensaios simple shear e ensaios do tipo triaxial verdadeiro. A partir dos resultados dos ensaios, serão determinados parâmetros constitutivos que permitirão a modelagem (analítica e numérica) do comportamento do material e a elaboração de análises paramétricas com alternativas de soluções, comparando tais resultados com uso de cimentação e reforço a casos sem, ressaltando possíveis ganhos com segurança, custo, áreas impactadas e facilidade operacional. A equipe desenolvedora do projeto é altamente qualificada (incluindo pesquisadores 1A, 1C e 2) e inserida internacionalmente.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Francisco Wanner

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • técnicas, ferramentas e sistemas para melhoria da eficiência computacional na era pós-moore
  • Historicamente, avanços no desempenho e eficiência energética de computadores foram subsidiados pela miniaturização e consequente proliferação dos transistores. Com a desaceleração e fim iminente da Lei de Moore, a continuação destes avanços dependerá de novas organizações de software e hardware, especializadas e otimizadas conjuntamente. Resultados recentes de pesquisa mostram como o avanço do desempenho de microprocessadores, que ultrapassava a média de 50% ao ano até o início de década de 2000, caiu para menos de 5% ao ano desde 2015 (SPECint). A integração de aceleradores especializados (e.g., criptográficos ou para processamento gráfico e de imagens) tem contribuído para diminuir o vão entre a demanda crescente por processamento e a evolução lenta do processamento de propósito geral. Este projeto visa desenvolver novas técnicas, ferramentas e sistemas para melhoria do desempenho e eficiência energética de sistemas computacionais. O projeto contemplará o desenvolvimento de aceleradores para domínios específicos de aplicação como processamento de sinais e aprendizado de máquina e sua integração em sistemas de suporte de software; o uso de aproximações no projeto de hardware e software para melhoria da eficiência energética em aplicações com qualidade elástica; e escalonamento energeticamente eficiente de tarefas em clusters heterogêneos de processamento. A especialização de funcionalidades em hardware cria um potencial de operação com alto desempenho e eficiência energética, especialmente quando combinada com aproximação de operações não críticas. A integração destas funcionalidades em arquiteturas de software e hardware, por sua vez, aumenta o potencial de aplicabilidade das técnicas desenvolvidas. O projeto incluirá prototipação, simulação, análise e verificação das soluções de hardware e software propostas. Os ganhos obtidos serão comparados em termos de desempenho, qualidade de resultados e consumo de energia com soluções do estado-da-arte.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Franco Ferreira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de um protótipo de imunossensor para detecção de doenças tropicais negligenciadas
  • A Leishmaniose visceral e a Doença de Chagas são enfermidades endêmicas que representam um preocupante problema de saúde pública. A Leishmaniose é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania, sendo classificada como uma das principais doenças negligenciadas, uma vez que atinge a parcela mais desfavorecida da população. A doença de Chagas é uma inflamação de caráter endêmico, de evolução geralmente crônica causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Apesar dos esforços para o controle de sua transmissão, ainda existe uma gama de pessoas infectadas que precisam de diagnóstico e atendimento nos serviços de saúde. Os testes sorológicos são os mais utilizados para diagnóstico dessas doenças no Brasil, porém podem apresentar reações cruzadas devido à similaridade genética dos parasitas causadores de ambas as doenças, impossibilitando a interpretação segura dos resultados. Nesse sentido, essa proposta tem como objetivo iniciar a Fase 2, relacionada a validação de uma metodologia para a detecção simultânea das doenças de Chagas e Leishmaniose visceral, uma vez que, na Fase 1, foi desenvolvido um imunossensor impedimétrico, utilizando eletrodos impressos comerciais de grafite, contendo dois eletrodos de trabalho, os quais foram modificados com o poli(ácido 4-hidroxifenilacético). Tais dispositivos, mostraram excelente desempenho, com resultados relacionados a 100% de precisão, sensibilidade e especificidade para 40 diagnósticos realizados, incluindo testes de reação cruzadas e outras infecções. Sendo assim, para alcançar os objetivos da Fase 2, essa proposta propõe, ainda, a produção e fabricação de eletrodos impressos descartáveis, visando a redução dos custos para utilização destes dispositivos para a construção de um protótipo de imunossensor impedimétrico, podendo, então, realizar sua produção em massa e aplicação em número significativo de amostras para validação da metodologia proposta para a detecção simultânea das doenças.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Frizera Encarnação

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • transformador de estado sólido inovador sem estágio de isolação galvânica com controle preditivo e teoria de grafos baseado em células ponte-h em cascata multinível
  • O crescimento do consumo e geração de energia elétrica tendem a pressionar os sistemas de distribuição, predominantemente passivos e estáticos. Nesse contexto, diversos estudos baseados em eletrônica de potência têm sido propostos para modernizar os sistemas de distribuição tornando-os mais ativos e dinâmicos. Os Transformadores de Estado Sólido (Solid State Transformer - SST) são uma alternativa aos transformadores de convencionais, a fim de atender às demandas de uma rede elétrica cada vez mais moderna e complexa. Entretanto, todas as configurações clássicas de SSTs utilizam transformadores de alta frequência (High Frequency Transformer - HFT) intermediários para promover a isolação galvânica e converter os níveis de tensão do sistema, o que eleva o número de semicondutores, volume, peso e custo do equipamento. Além disso, por se tratarem de equipamentos de potência elevada, os SSTs possuem topologias baseadas em conversores multiníveis de forma a possibilitar a sua conexão na média tensão. O conversor multinível em Ponte-H em cascata (Cascaded H-Bridge - CHB) se destaca entre as topologias de conversores multiníveis por apresentar um número reduzido de componentes e estrutura modular. Contudo, a topologia CHB apresenta uma limitação operacional quando uma configuração em Back-to-Back (B2B) sem isolação galvânica é solicitada. Devido aos múltiplos capacitores isolados, existem estados de chaveamento que resultam em curtos-circuitos entre os capacitores podendo danificar o conversor. Nesse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é propor uma nova configuração de SST baseada no conversor CHB-B2B sem HFT, ou seja, sem isolação galvânica, capaz de prever e evitar os estágios de curto-circuito. Serão aplicados os conceitos da Teoria de Grafos (Graph Theory - GT) para o mapeamento off-line dos estados de chaveamento e os princípios do controle preditivo baseado em modelo (Model-Based Predictive Control - MPC) para o controle em tempo real do SST proposto.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Louzada Pereira

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • desenvolvimento de um mix de enzimas microbianas produzidas durante a fermentação e maltagem de frutos do café
  • A busca por cafés de qualidade tem levado a diversas pesquisas utilizando metodologias de fermentação por microrganismos endógenos dos grãos de café ou fermentação induzida por microrganismos inoculados. O objetivo desse projeto será o desenvolvimento de um mix de enzimas produzidas durante os processos de fermentação e maltagem para ser utilizada em fermentações enzimática de grãos de café visando melhora a qualidade química, nutricional e sensorial de frutos e sementes de café. Esse projeto de pesquisa será desenvolvido no Laboratório de Análises e Pesquisa em Café - LAPC do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Venda Nova do Imigrante. As culturas starters de Klebsiella sp e Saccharomyces cerevisiae do IFES serão utilizadas no processo de fermentação semissólida de café cereja e sementes. A maltagem será realizada utilizando sementes de café submetidas ou não ao processo de fermentação. Para isso, as sementes serão maceradas em soluções de glicose (5 % m/v), frutose (5 % m/v) e água e incubadas por 36 h no escuro. Após cada processo, as enzimas (celulases, xilanases, pectinases, peroxidases e lipases) serão extraídas, identificadas pela atividade enzimática, purificadas e liofilizadas para o desenvolvimento do mix. Esse mix será utilizado na fermentação enzimáticas de frutos e sementes de café em substituição das culturas starter. Os frutos e sementes fermentadas serão submetidas as análises químicas (espectrofotometria no infravermelho e ressonância nuclear magnética e cromatografia gasosa) e sensorial segundo o protocolo da Specialty Coffee Association. O mix dessas enzimas microbianas pode representar um produto biotecnológico para indústria do café. As principais perspectivas desse serão o registro de um pedido de patente do mix de enzimas microbianas para serem utilizadas no processo de obtenção de café especiais e a publicação de pelo menos três artigos científicos em revista de níveis qualis A e B.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Magalhães de Abreu

Ciências Agrárias

Agronomia
  • extratos bioativos de fungos como biofungicidas protetores para o controle da ferrugem asiática da soja
  • A ferrugem asiática da soja (FAS), causada por Phakopsora pachyrhizi, é a doença mais danosa a essa leguminosa no Brasil. O controle químico da FAS é baseado em fungicidas sítio-específicos que atuam em rotas metabólicas exclusivas de fungos, com maior eficácia de controle, menor toxicidade ao ambiente e doses reduzidas, mas também, mais propensos à seleção de populações resistentes do patógeno. Como solução paliativa, novas formulações também contêm fungicidas multissítios, de ação inespecífica e perfil toxicológico menos seguro. Neste cenário, surge uma demanda por produtos, de origem biológica ou sintética, que substituam os fungicidas multissítios na proteção inicial da planta. O uso de agentes de controle biológico (ACB) é de difícil implementação, pois depende da colonização homogênea e duradoura da filosfera por estes organismos. Uma alternativa é o uso de concentrados de metabólitos secundários com ação fungicida, produzidos por ACB e outros microrganismos, na forma de extratos orgânicos padronizados. Certos gêneros de fungos contêm produtores de metabólitos secundários antifúngicos, e seu uso como fonte de biofungicidas para a proteção de plantas é uma promissora linha de pesquisa a ser explorada. Neste projeto, é proposto o estudo de extratos orgânicos padronizados de fungos dos gêneros Clonostachys e Penicillium visando à proteção de plantas de soja contra a infecção pelo agente causal da FAS. A triagem será focada em dois gêneros já conhecidos por sua ação antagônica contra fitopatógenos (Clonostachys) e por sua diversidade química (Penicillium). A partir de uma coleção de isolados dos dois gêneros, extratos orgânicos padronizados serão obtidos e seu efeito inibitório testado in vitro. Os melhores extratos serão testados em ensaios de controle da FAS com plantas em casa de vegetação, e sua composição química será definida por métodos cromatográficos e espectrométricos. A identificação dos fungos mais promissores será feita por filogenia molecular.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Pizzolatto Konzen

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • geografias jurídicas da cidade: estudos empíricos sobre a regulação do domínio público
  • Os espaços urbanos considerados como bens públicos abrangem uma infinidade de lugares - das ruas, parques e praias às áreas portuárias e sambódromos, passando pelos edifícios e demais instalações da administração pública. Os conflitos envolvendo a gestão e o controle do domínio público desafiam agentes e instituições de diferentes tipos e em diferentes níveis, ensejando uma série de questões sobre o modo como funciona a governança desses bens e seus efeitos para quem vive nas cidades. Tal problemática há muito tem despertado a atenção de pesquisadores na área dos estudos urbanos no Brasil, o que contrasta com o relativo desinteresse existente na área do Direito. Em manuais e tratados de Direito Constitucional e Direito Administrativo, os discursos doutrinários sobre os imóveis públicos tendem a reproduzir a tradicional classificação tríplice do Código Civil. Mesmo no Direito Urbanístico, que tanto se desenvolveu a partir da entrada em vigor do Estatuto da Cidade, essa temática é relegada a uma posição secundária, surgindo sobretudo quando se discute os instrumentos jurídico-urbanísticos passíveis de serem mobilizados para a regularização fundiária de bens públicos utilizados para fins de moradia. Na Sociologia do Direito, que parte de pressupostos epistemológicos bastante distintos dos da dogmática jurídica, têm surgido nas últimas décadas agendas de pesquisa que procuram problematizar as interconexões entre direito e espacialidade, perspectiva teórica que se tornou conhecida por geografia jurídica. Inserindo-se nessas agendas de pesquisa, este projeto tem o objetivo de investigar como são regulados, de fato, os bens do domínio público na cidade, a fim de identificar as relações entre as mudanças na regulação do espaço, os padrões de desenvolvimento urbano desigual e as demandas dos movimentos sociais pelo direito à cidade. Para tanto, serão realizados estudos empíricos tendo como referencial a cidade de Porto Alegre.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Rezende Gomide

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • termoelétrica a base de biomassa florestal na bacia do rio grande -mg: um estudo de caso envolvendo análise multicritério e otimização
  • A transição da matriz energética global para fontes de geração elétrica renovável tem sido a principal demanda dos países que enfrentam o estado de emergência climática. A biomassa florestal é uma alternativa potencial para atender à crescente demanda. A expansão de projetos termelétricos a partir de resíduos florestais evidencia a necessidade de avaliar a disponibilidade e adequação das terras. Normalmente, trata-se de um problema de decisão espacial e de inteligência geográfica sob uma perspectiva holística, pois no planejamento desses projetos é fundamental entender a viabilidade econômica, ambiental e social. Neste projeto, há a proposição de desenvolvimento metodológico de um sistema de apoio à decisão baseado em modelagem multicritério em uma estrutura SIG associado a um modelo de otimização, como um objetivo geral. A área de estudo compreende a bacia do rio grande/MG, sendo adotado restrições ambientais, sociais e econômicos para a integração dos dados geoespacial. Uma abordagem de hierarquia analítica (AHP) será utilizada para ponderar e estimar os pesos de importância relativa dos critérios para modelar a aptidão territorial. Como resultado, espera-se um mapa de adequação e zonas restritas de disponibilidade de terra para o projeto. Os resultados serão a base de um modelo de programação linear inteira mista que irá incorporar aspectos tecnicos e economicos, para uma melhor alocação do recurso financeiro. Espera-se que a metodologia aplicada neste estudo poderá ser replicada em outras regiões globais para a produção de bioenergia.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Xavier Bonfietti

Ciências da Saúde

Medicina
  • implementação nacional do teste de sensibilidade aos antifúngicos brcast-eucast em centros médicos brasileiros e vigilância da resistência em isolados de candida spp. provenientes de candidemia
  • As infecções fúngicas invasivas causadas por Candida são as mais frequentes, correspondendo a cerca de ~80% dos casos das infecções fúngicas nosocomiais, sendo associadas a elevadas taxas de mortalidade ~60% nos centros médicos brasileiros. As espécies mais frequentes são C. albicans, C. parapsilosis, C. tropicalis, C. glabrata, e C. krusei. Têm sido reportado maior ocorrência de resistência (R) e sensível-exposição aumentada (I) ao fluconazol (FLC) entre amostras de Candida primariamente sensíveis. Cerca de 5% de C. tropicalis são resistentes ao FLC e surtos envolvendo C. parapsilosis resistentes a triazóis tem sido descritos no Brasil, além do aumento da ocorrência de C. glabrata e C. krusei, espécies de menor sensibilidade e com resistência intrínseca ao FLC. Assim, o desenvolvimento de protocolos e programas de gestão de utilização de antifúngicos são medidas essenciais para a prática assistencial adequada e prevenção da resistência. Tais estratégias demandam a capacitação dos centros para o diagnóstico rápido e identificação do agente etiológico, testes de sensibilidade aos antifúngicos (TSA), monitoramento da eficácia terapêutica e intervenção clínica. Portanto, é essencial a utilização de TSA, principalmente em ambiente hospitalar, para a promoção da vigilância epidemiológica e da resistência. A despeito da importância das infecções hospitalares por Candida e da emergência de isolados resistentes, poucos centros médicos brasileiros estão capacitados a realizar TSA. Assim, o objetivo é implementar o TSA (BrCAST-EUCAST) em laboratórios de referência permitindo a criação de uma rede envolvendo laboratórios públicos e privados com o compromisso de: realizar vigilância de resistência de Candida aos antifúngicos, em isolados de episódios de candidemia, utilizando EUCAST como método referência; e padronizar o método de disco-difusão para testes de sensibilidade ao FLC no sentido de implementar uma alternativa compatível com a rotina de centros médicos do Brasil.
  • Instituto Adolfo Lutz - SP - Brasil
  • Tue May 10 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lúcia Helena Faccioli

Ciências Biológicas

Imunologia
  • avaliação da resposta imune inata induzida pela peçonha de bothrops moojeni e suas frações proteica e lipídica
  • Acidentes por serpentes peçonhentas são um importante e negligenciado problema de saúde pública. No cenário global, entre os países que apresentam maior incidência de acidentes ofídicos, o Brasil encontra-se em 3o lugar, sendo os provocados pelas espécies do gênero Bothrops os com maior relevância epidemiológica. A serpente B. moojeni é a principal espécie em matas ciliares do cerrado e apresenta comportamento extremamente agressivo, sendo potencial alvo para estudos de importância clínica. Peçonhas de serpentes contêm centenas de moléculas com um amplo espectro de ações biológicas. Na peçonha botrópica, a porção proteica pode equivaler à cerca de 90% do peso seco, sendo o principal alvo de estudo, devido à grande variedade de ativos farmacológicos. Nosso grupo de pesquisa, de forma inédita, caracterizou o perfil de constituintes não proteicos, principalmente os de natureza lipídica, presentes na peçonha de B. moojeni e também demonstrou que os lipídios de peçonha de escorpião induzem liberação de citocinas. Apesar de funções de lipídios já serem bem estabelecidas em diversas patologias, no contexto da ação de peçonhas, o papel dessas moléculas ainda não foi investigado. Nossa hipótese é que as moléculas da fração não proteica, contribuem para ativação celular e a resposta imune inata no envenenamento por B. moojeni. Assim, nosso objetivo é investigar os mecanismos de ativação celular in vitro, e avaliar in vivo a resposta imune inata induzida pela peçonha bruta de B. moojeni, e suas frações proteicas e lipídicas. Esperamos assim, contribuir para o entendimento do papel dos lipídios de peçonha, no envenenamento por serpentes, visando otimizar tratamento clínico das vitimas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucia Maria Costa Monteiro

Ciências da Saúde

Medicina
  • fortalecimento do cuidado às crianças com sequelas urológicas relacionadas à síndrome congênita associada ao vírus zika (scz)
  • Entre as sequelas relacionadas a SCZ está a bexiga neurogênica (BN), uma alteração grave no funcionamento da bexiga passível de tratamento, que quando é feito precocemente melhora o prognóstico da criança e reduz em até três vezes os riscos urodinâmicos que levam à lesão renal (Costa Monteiro, 2017). Pesquisa realizada em parceria FIOCRUZ/CAPES/CNPq/DECIT confirmou uma prevalência de 100% de bexiga neurogênica nos pacientes com SCZ avaliados (Costa Monteiro, 2018 e 2019). Cerca de 50% dos pacientes tratados já foram reavaliados, e estão respondendo ao tratamento, inclusive com regressão de alterações urológicas avançadas que estavam presentes antes de tratar. Duas parcerias na região nordeste, a mais afetada do país, permitiram expandir o alcance deste diagnóstico. As investigações realizadas nas coortes de Campina Grande/PB e de Macaíba/RN também confirmaram a sequela em todos, exceto um dos pacientes. O diagnóstico da BN é feito exclusivamente pela realização de um exame específico, a avaliação urodinâmica, que é essencial para confirmar se a sequela está presente ou não. No entanto, de acordo com as informações disponíveis, somente 7% do total de crianças com SCZ confirmadas no Brasil tiveram seu sistema urinário investigado. O que está ocorrendo com o sistema urinário dos outros 93% permanece uma incógnita, estes pacientes podem estar perdendo a janela de oportunidade de reverter sequelas urológicas e tendo negado o direito eticamente garantido de acesso aos benefícios gerados pelos resultados da pesquisa. O objetivo da pesquisa é avaliar e ampliar o cuidado aos pacientes com sequelas urológicas por SCZ nas redes de atenção com maior número de casos no Brasil, propondo melhorias na assistência a estas crianças para mitigar o impacto desta doença. Metodologia: O projeto se propõe a avaliar, através de uma coorte prospectiva de 3 anos, o cuidado urológico a crianças portadoras de SCZ e a capacitação de profissionais para este diagnóstico e acompanhamento. Para fortalecer a capacidade de vigilância, serão criados pontos focais em 6 estados: Rio de Janeiro (o ponto focal será a instituição executora), Paraíba e Rio Grande do Norte (os pontos focais serão as instituições colaboradoras) e mais três estados, que serão selecionados de acordo com o número de casos assistidos. Para selecionar as novas instituições e avaliar o cuidado aos pacientes com sequelas urológicas por SCZ nas redes de atenção do Brasil, serão investigados os dados de vigilância disponibilizados pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (Renezika) e coordenadores de coortes. Para garantir apoio e sustentabilidade, serão organizadas reuniões de sensibilização com os secretários de saúde, gestores e coordenadores de coorte correspondentes, para apresentar os resultados e convidar para participação na pesquisa. Caso alguma instituição não aceite participar, será selecionada a segunda do estado em número de pacientes atendidos. Confirmada a participação da instituição, o cuidado urológico ao paciente será avaliado utilizando-se a ficha própria desenvolvida na fase anterior da pesquisa, que contem os principais sintomas, os indicadores de risco, os principais tratamentos e os critérios de avaliação de evolução, e os resultados serão armazenados em um banco de dados específico para o projeto. O público alvo serão as crianças portadoras de sequela neurológica associada ao Zika vírus por transmissão fetal, e os profissionais que as assistem no Brasil. Nos casos que se comprove que a investigação urológica não está sendo realizada, serão propostas: 1. Visita técnica para sensibilização de gestores e profissionais, incluindo os responsáveis pela assistência aos pacientes com SCZ e os especialistas com competência para a realização da avaliação urológica, se houver 2. Avaliação das demandas institucionais para promover o cuidado de pacientes com sequela urológica. 3. Cursos de capacitação para o cuidado de pacientes com sequela urológica. 4. Oficinas de capacitação para a realização de técnicas para o cuidado aos pacientes com sequelas urológicas por SCZ 5. Oficina para avaliação de dados e produção de artigos Metas a serem atingidas: 1. Em 3 anos, duplicar o número serviços que cuidam dos pacientes com sequelas urológicas relacionadas a SCZ 2. Em 3 anos, ampliar, de 100 para 400, o número de pacientes com sequelas urológicas relacionadas a SCZ avaliados através do protocolo para avaliação de sequelas urológicas relacionadas a SCZ. 3. Estimular a formação de pontos focais e de uma rede nacional para aprimorar o conhecimento e a vigilância de casos de sequelas urológicas relacionadas a SCZ. 4. Em 3 anos, publicar 3 novos artigos científicos, em colaboração com as instituições parceiras, voltados a difundir o conhecimento e gerar evidências para a formulação de políticas públicas voltadas para a melhoria do cuidado à saúde desta população Os principais indicadores a serem usados para a avaliação do cumprimento das metas serão: 1. Número de serviços capacitados para cuidar (diagnosticar e tratar) de pacientes com sequelas urológicas relacionadas a SCZ 2. Número de pacientes avaliados através do protocolo para avaliação de sequelas urológicas relacionadas a SCZ 3. Prevalência nacional de sequela urológica em pacientes com SCZ 4. Rede nacional criada, contribuindo para aprimorar o conhecimento e a vigilância de casos de sequelas urológicas relacionadas a SCZ 5. Número de artigos científicos publicados
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Feb 10 00:00:00 BRT 2020-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lúcia Maria de Assumpção Drummond

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • otimização de custos computacionais de aplicações de alto desempenho de bioinformática em nuvens de computadores
  • Aplicações de importância estratégica nacional, como empregadas na indústria de Petróleo e Gás, meteorologia e áreas de biodiversidade e saúde, dependem de Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing - HPC) para fornecer resultados precisos rapidamente. Muitos problemas atuais dependem cada vez mais da manipulação de volumes de dados sem precedentes, o que torna a solução em tempo hábil cada vez mais desafiador e caro. Bem estabelecida na área de serviços distribuídos, oferecendo conjuntos pré-configurados de instâncias virtualizadas que podem ser facilmente provisionadas e dimensionadas dinamicamente sob demanda, a computação em nuvem se transforma continuamente, sendo uma alternativa mais barata do que centros de computadores convencionais. Ao compartilhar recursos, as nuvens oferecem aos usuários diversas vantagens em relação a uma infraestrutura dedicada, em particular, uma redução significativa de custos, acesso a hardware de última geração e nenhuma preocupação com manutenção. No entanto, apesar das vantagens, uma série de desafios ainda precisam ser enfrentados, incluindo: escolha e adaptação .de conjuntos apropriados de instâncias para maximizar desempenho; como tornar a execução da aplicação impermeável à interferência devido ao compartilhamento de recursos na nuvem. Este projeto visa aprimorar o gerenciamento de execução de aplicações HPC na nuvem. Usando aplicações de bioinformática como estudo de caso, o projeto foca em aspectos que impactam no desempenho e custo financeiro sem violar acordos de nível de serviço, incluindo: a adoção da elasticidade vertical de recursos para o uso eficiente e escalável de cada instância virtual(máquinas virtuais ou containers); o escalonamento dinâmico de tarefas da aplicação nas instâncias virtuais, e; robustez por meio de mecanismos de tolerância a falhas para lidar com falhas ou revogações de recursos de nuvem.A computação em nuvem mais eficiente beneficia provedores, usuários, sociedade e meio ambiente.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucia Maria Sá Antunes Costa

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • projeto da paisagem: estratégias para ampliação e manutenção da biodiversidade urbana
  • Biodiversidade urbana diz respeito à riqueza e variedade dos seres vivos associadas aos espaços urbanos. O tema central da proposta situa-se no estudo da biodiversidade urbana considerando suas relações com o tecido urbano e social envolvente, uma vez que ações sobre a paisagem urbana são estratégicas para questões ambientais das cidades. Pretendemos aprofundar contribuições interdisciplinares em Paisagismo, Urbanismo, Biologia e Direito, a partir das interrelações entre processos de transformação da paisagem e biodiversidade urbana. A biodiversidade urbana é fundamental para a manutenção de serviços ecossistêmicos essenciais para a sobrevivência e bem-estar dos seres humanos nas cidades. Processos de urbanização e alterações de usos do solo representam um desafio à sua manutenção. Os objetivos desta proposta incluem estudos sobre possibilidades de inserção e expansão da biodiversidade urbana a partir de sua integração com dinâmicas urbanas e espaciais. É nos espaços abertos e a partir do projeto da paisagem que a biodiversidade está presente nas cidades. Pretendemos explorar conceitos interdisciplinares tais como paisagem multifuncional, conectividade, resiliência e infraestrutura verde como estratégias para o projeto da paisagem urbana, numa abordagem interescalar, com vistas a propor subsídios para políticas públicas que visem uma expansão e manutenção da biodiversidade nas cidades e sua envolvente metropolitana. Propomos uma rede de estudos sobre a biodiversidade urbana, apontando a importância da definição de locais e escalas nas cidades e seu entorno nas quais a biodiversidade pode ser acessada. Como objeto de estudo apresentamos cidades brasileiras situadas nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia, estudadas a partir de situações-tipo e articuladas em 4 eixos temáticos: espaços abertos urbanos, vegetação, águas urbanas e agricultura urbana, discutidas em seminários e workshops desenvolvidos pela rede de pesquisa.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sun Feb 06 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Azevedo

Outra

Biomedicina
  • da natureza para saúde pública: extração simultânea de peptídeos e fenolicos bioativos das folhas de jabuticabeira como nutraceuticos frente à síndrome metabólica
  • A síndrome metabólica (SM) é um conjunto de anormalidades que resultam em hipertensão, resistência à insulina, obesidade e dislipidemia e causam risco de doenças cardiovasculares e diabetes. É observada em 25% a 40% da população Brasileira e possui incidência crescente. O favorecimento da nutrição e alimentação saudável, de forma a evitar o estabelecimento da SM e também sua evolução, é ponto de interesse em saúde pública. Assim, objetiva-se avaliar os efeitos dos ingredientes hidrolisado protéico (HPFJ) e extrato fenólico (EFFJ), obtidos em sistema de biorefinaria de extração simultânea de folhas da jaboticabeira, sobre o desenvolvimento e também reversão da SM. Esses produtos serão quimicamente analisados por espectrômetro de massa (UPLC). Para a produção do HPFJ, serão caracterizados os peptídeos e aminoácidos, por SDS page e HPLC. Os produtos PHFJ, EFFJ e as suas formas digeridas in vitro (PHFJD, EFFJD) serão avaliados em cultura de células quanto a atividade inflamatória, antioxidante e capacidade absortiva, pelo modelo de CACO2 monolayer. As frações PHFJ e EFFJ serão testadas em ratos pré e pós indução da SM, por redução de ninhada. O primeiro grupo de animais será tratado a fim de prevenir o desenvolvimento da SM e o segundo visando a reversão de parâmetros da SM, após esta estar instalada. Em ambos os grupos avaliaremos a resistência insulínica, adiposidade, pressão arterial invasiva, termogênese e modulação da microbiota intestinal e efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Todo o conjunto de experimentos propostos permitirá avaliar de forma detalhada os efeitos dos nutracêuticos citados, tanto na prevenção quanto na evolução da SM, permitindo o entendimento de eventuais mecanismos moleculares associados. Por fim, essa pesquisa será embasada no uso de uma planta nativa brasileira como fonte de polifenóis e proteínas, atendendo a demanda de órgãos governamentais sobre a disponibilização de alimentos que contribuam para a promoção da saúde pública.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Bertoldi Nucci

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • impacto de política fiscal para bebidas adoçadas na redução da carga global de doenças, mortes evitáveis e custos de saúde no brasil
  • Evidências recentes apontam relação entre consumo de bebidas adoçadas e maior risco de ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo. Diversos países implementaram recentemente tributos sobre bebidas adoçadas, verificando efeitos consistentes sobre consumo, prevalência de obesidade e suas complicações, sendo considerada uma política de saúde pública bem-sucedida. Outros países são potenciais candidatos à criação de tributos específicos, devido ao consumo elevado de bebidas adoçadas e à tendência de aumento da prevalência de obesidade, como no caso do Brasil, porém, há necessidade de avaliação dos impactos dos tributos sobre carga global de doenças, custos em saúde e mortes evitáveis. Assim, a presente proposta pretende avaliar impactos de política fiscal para bebidas adoçadas na redução de adoecimento, mortes evitáveis e custos de saúde. A partir de um modelo econômico-epidemiológico baseado em avaliação ex ante de políticas públicas, serão estimados efeitos da tributação sobre carga global de doenças, mortes evitáveis por diversas doenças crônicas e custos de saúde relacionados aos atendimentos dos pacientes e às perdas produtivas decorrentes do adoecimento, comparando-se cenário atual com potencial cenário futuro após implementação da política fiscal. A estimativa do impacto de mudanças na exposição aos fatores de risco (consumo de bebidas adoçadas) em nível populacional em termos de mortalidade por DCNT será baseada no modelo PRIME (Preventable Risk Integrated ModEl). A avaliação econômica dos efeitos sobre custos do sistema de saúde será realizada por meio de cálculo da fração atribuível, aplicando-se aos custos no setor público e desembolsos no setor privado, assim como por meio de estimativa de perdas produtivas relacionadas às morbidades, a partir de metodologia top-down. As estimativas de carga global de doença serão feitas a partir da fração de impacto populacional (FIP).
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Brandão Leal

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • a produção poética dos países africanos de língua portuguesa nos séculos xx e xxi
  • Este projeto de pesquisas considera a produção literária dos países africanos de Língua Portuguesa - Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe - promovendo reflexões, análises e percursos críticos sobre poesias produzidas nesses espaços no decorrer dos séculos XX e século XXI. No Brasil, a Lei Federal 10639/03 determina o estudo sobre a história e sobre as culturas africanas para todos os níveis de ensino; entretanto, a abordagem das literaturas africanas de língua portuguesa nos ambientes acadêmicos ainda é muito falha, devido à escassez de formação de pesquisadores/professores. Isso acontece, sobretudo, pela limitada difusão de pesquisas nessa área e pelo difícil acesso a bibliografias sobre o tema. Essas questões se refletem na formação do público leitor de poemas africanos, o que depende de um grande empenho do professor, que conta com poucos recursos bibliográficos, já que muitas obras não são editadas/publicadas em nosso país. Estudar a poesia e as artes de países africanos colonizados por Portugal, no período pré e pós-independência, permite não apenas conhecer o projeto literário de cada um desses países, como também a história da colonização e das lutas pela independência nesses espaços. Como viés investigativo, pretende-se realçar as marcas de identidade presentes em cada um dos projetos literários dos países africanos de língua portuguesa, discutindo como tais aspectos corroboram para a formação de um sistema literário próprio. A presente proposta é relevante e necessária, pois viabilizará a produção crítica e bibliográfica sobre poesias/poetas dos espaços africanos, além da maior divulgação das obras escritas nas colônias/países. Os resultados serão publicados em artigos científicos e livros que contribuirão para a formação mais completa de alunos dos cursos de Letras. Para além desse impacto, as pesquisas trarão maior aporte teórico a novos pesquisadores que pretendem investigar os sistemas literários dos "CINCO" (MATA, 2013)
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Castaneda Ribeiro

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • cer+brasil: desenvolvimento dos parâmetros de cobertura para os centros especializados em reabilitação (cer) e oficinas ortopédicas orientados ao modelo biopsicossocial
  • Contextualização: A proposta de pesquisa em que consta o plano de trabalho tem o objetivo geral de avançar no desenvolvimento inédito de parâmetros que subsidiem a tomada de decisão para a habilitação de novos pontos de atenção especializada em reabilitação orientados ao modelo Biopsicossocial e a Convenção Internacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. Metodologia: pela triangulação de métodos de pesquisa conta com a colaboração internacional de pesquisadores fortemente envolvidos com o desenvolvimento de indicadores da reabilitação em saúde alinhada ao modelo Biopsicossocial da Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram elencadas cinco etapas de desenvolvimento da pesquisa. Conta o projeto com desenho de estudo Delphi para validação internacional do protocolo de pesquisa e inquérito nacional nos serviços de atenção especializada e atenção básica. Também foi proposta a análise de dados secundários de inquéritos de base populacional já realizados no Brasil. Visando a Tradução do Conhecimento, será proposto Observatório da Política Pública de Reabilitação no país e a elaboração de cursos de atualização profissional na plataforma da Universidade Aberta do SUS como contrapartida institucional de apoio financeiro. Com um desenho amostral nacional robusto, a comunidade epistêmica envolvida no projeto de pesquisa e inovação CER+Brasil, articulou ums proposta pela Rede Brasileira de Pesquisa em Funcionalidade. O resultado final esperado visa o fortalecimento dos Centros Especializados em Reabilitação e Oficinas Ortopédicas como ordenadores do cuidado em saúde para as pessoas com deficiência no SUS.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Jan 07 00:00:00 BRT 2020-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana Correia Alves

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • ciência de dados aplicada em informações epidemiológicas e demográficas como estratégia para simulação e vigilância de casos de malária na amazônia brasileira.
  • Um grande desafio no combate à malária é a sustentabilidade das ações voltadas para o seu controle em um contexto de redução dos gastos em saúde. A malária acontece quase inteiramente na região Norte, onde os sistemas de saúde são menos adaptáveis a mudanças. Uma situação a ser enfrentada também é a diminuição da redução dos esforços de contenção da transmissão quando há uma redução no número de casos, o que leva em pouco tempo ao ressurgimento da doença. É notório que a eliminação da malária no Brasil é possível, mas que para atingi-la é necessário um plano de médio e longo prazo com estratégias que levem à sustentabilidade. Entre essas ações destaca a adaptação das medidas de controle dos vetores, com integração e fortalecimento do sistema de saúde local. Isso requer tanto inovações técnicas quanto compromisso político para garantir os recursos humanos e financeiros. Atualmente existem poucos recursos para realização de vigilância de casos de malária na Amazônia e, geralmente, são baseados em dados históricos e realizados por recursos humanos altamente especializados, tornando o trabalho custoso e muitas vezes inviável pelo fato de não se conseguir inferir conhecimento em tempo hábil para realização de ações preventivas ou até mesmo corretivas. Além disto, as ações que poderiam ser realizadas pelos gestores públicos são limitadas pela carência de ferramentas para exploração desses dados, especialmente aquelas que são baseadas em métodos de visualização de informações, as quais permitem análises de forma dinâmica, interativa e até mesmo em tempo real (caso os dados estejam integrados). A grande maioria das ações para o problema em questão são reativas, efetuadas após constatado por observação de casos reais. É neste cenário que se insere o presente projeto de pesquisa. É importante apontar que vários estudos prévios realizados no país exploraram a questão da transmissão da malária na Amazônia brasileira, tanto de uma perspectiva epidemiológica, quanto biológica, de vetores e geográfica. Faz-necessário o desenvolvimento de novas abordagens e estratégias que proponham uma identificação e controle mais eficientes. É de extrema importância identificar e analisar os fatores que possuem maior impacto nos casos de malária na Região Amazônica. Acredita-se que com a aplicação de métodos de aprendizado de máquina utilizando dados demográficos, epidemiológicos, climáticos e clínicos possa ser realizada uma previsão de comportamento dos casos de malária na região e, consequentemente, favorecer a implementação de ações preventivas mais eficazes e melhor manejo da doença.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Feb 03 00:00:00 BRT 2020-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana Correia de Almeida Regitano

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • microbiabilidade da eficiência alimentar, reatividade e qualidade da carne em bovinos da raça nelore
  • Microrganismos do trato gastrintestinal são essenciais para a digestão dos ruminantes. Apesar de não se ter uma medida exata do impacto, a chamada microbiabilidade, sabe-se que afetam os níveis de produção de um modo geral e a emissão de metano. Novas ferramentas permitem caracterizar a diversidade de microrganismos (microbioma) não cultiváveis, abrindo campo para a busca de maior eficiência e menor impacto ambiental. Em bovinos, o microbioma do rúmen tem sido o alvo principal, porém essa caracterização é inviável na rotina de avaliação zootécnica. Já demonstramos que as fezes fornecem dados importantes sobre essa variação. Nosso objetivo é relacionar a diversidade de espécies do microbioma e o perfil de metabólitos fecais de zebuínos brasileiros com características de eficiência alimentar, reatividade e qualidade de carne, analisando seu impacto e seu potencial como biomarcadores. Para tanto, serão utilizados 105 touros Nelore, filhos de touros registrados, recriados a pasto, terminados em confinamento e abatidos pela ABCZ. Eles foram genotipados em chips de SNPs comerciais e amostras de fezes foram coletadas ao final da estação seca a pasto, ao final da estação das águas à pasto e ao final do período de confinamento. O perfil de metabólitos será obtido por ressonância magnética nuclear (1H RMN) e as regiões codificadoras de 16S serão sequenciadas. Diferenças ao longo do tempo serão verificadas e, por fim, serão investigadas a associação de elementos do microbioma e do metaboloma com os fenótipos, bem como com os SNPs. Nossa proposta é inovadora e ousada, mensurar a microbiabilidade à pasto e em confinamento tem potencial de aumentar a precisão no controle da variação de caracteres de produção, podendo servir de modelo para outras raças de bovinos. Além disso, os resultados poderão embasar o desenvolvimento de produtos especificamente desenvolvidos para modular o perfil de microbiota ou seus efeitos sobre as características de produção.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Thu Mar 03 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • construção de espaços de convivência e propícios à cognição no ensino fundamental: estudo com livros didáticos do pndl 2020
  • O tema da pesquisa, que se insere na interface comunicação/educação, é o potencial das representações visuais para a geração de significados e sua pertinência para construir espaços de convivência com diferenças, além de desencadear processos cognitivos. Da comunicação, congrega as representações visuais como signos capazes de ressignificar práticas socioculturais relativas à alteridade; da educação, contempla os livros didáticos e o potencial das representações visuais para a cognição. Tal pesquisa é necessária porque o foco de pesquisas recentes, realizadas em 2020, advindas de mestrados profissionalizantes e de ensino de diferentes áreas, de programas diversos de pós-graduação, são os assuntos desenvolvidos nas disciplinas escolares. Guiando-nos pela hipótese de que o potencial das representações visuais é obliterado no contexto educacional, via livros didáticos, buscamos compreender como nelas se estabelece a construção de significados, o que envolve explicitar as modalidades de representações visuais neles presentes; inventariar os significados gerados; avaliar o potencial para a cognição, envolvendo as disciplinas escolares; explanar os possíveis avanços no poder cognitivo de tais representações visuais relacionando-as às disciplinas escolares enquanto modalidades de linguagens; por fim, identificar os modos como geram significados em relação à alteridade. A análise das representações visuais da amostra estratificada - 30% do total de 68 coleções constantes no Guia de Livros Didáticos (2020) para as séries finais do Ensino Fundamental - se dá com a aplicação de estratégias oriundas da semiótica peirceana, instrumental que permite inventariar o potencial significativo pelos aspectos qualitativos; referenciais e os relativos às convenções compartilhadas numa cultura e que estão engendrados nessas representações.
  • Universidade de Sorocaba - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana D'Almeida Chermont Kaminski

Outra

Multidisciplinar
  • mostra de arte, ciências e tecnologia
  • O tema da SNCT 2022 “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” nos interpela, enquanto sociedade e escola, sobre quais os sentidos de se celebrar os 200 anos da Independência e suas possíveis relações do desenvolvimento da ciência, da tecnologia e das inovações no Brasil? A partir de tais questionamentos apresentamos a Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia das escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal em que visa promover a articulação e participação a dos estudantes em projetos de iniciação científica, na perspectiva de aprendizagens de conceitos científicos, buscando solucionar problemas do cotidiano, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030. Por tratar-se de uma Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia teremos uma peça teatral e curtas-metragens. O espetáculo tem como fundamento clássicos da literatura, como o romance Úrsula, de Maria Firmina, um livro icônico, considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil e “Olhos d’agua”, de Conceição do Evaristo, contos que retratam a realidade socioeconômica, tais livros abordam temas que perpassam a história social e cultural do nosso país. Evocando o processo histórico e dinâmico do desenvolvimento científico e serão desenvolvidos projetos criados pelos estudantes: Ambu Mecânico, Biodigestor, Usina de biopapel impregnado com nanopartículas de prata, CooperGlass, Arteria, X-Era. A Usina de Biopapel impregnado com nanopartículas utilizará partículas de prata sintetizadas por via verde para impregnar o papel reciclável, para que possa ser utilizado como uma embalagem inovadora ou filtro para desinfecção da água. X-Era é um projeto de Oficina Maker de Ciências. Os projetos têm como premissa o diálogo, o respeito às diferenças e o incentivo à investigação e à pesquisa.
  • Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF - DF - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana D'Almeida Chermont Kaminski

Outra

Multidisciplinar
  • mostra de arte, ciências e tecnologia “inovar com sustentabilidade para um futuro empreendedor”
  • A partir da temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021) “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” apresentamos a Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia “Inovar com sustentabilidade para um futuro empreendedor” em que os estudantes são estimulados a desenvolver e aplicar seus conhecimentos em projetos nas diversas áreas do conhecimento, fase da pesquisa, para posteriormente relacionarem os conhecimentos teóricos com a práxis, em que irão apresentar seus experimentos, suas pesquisas ou outras formas de trabalho investigativo, informativo, inovador e ou tecnológico à comunidade. A Mostra tem como objetivo a promoção da participação de estudantes em projetos de iniciação científica, na perspectiva de aprendizagens de conceitos científicos, bucando solucionar problemas, a partir do protagonismo do aluno diante do cenário atual. A Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia visa ampliar os horizontes e diversificar os conhecimentos dos discentes, através da leitura, pesquisa, discussão e utilização de ferramentas tecnológicas aliados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelo Organização das Nações Unidas (ONU). Considerando os objetivos propostos para SNCT- 2021 “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta” a Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia com a temática “Inovar com sustentabilidade para um futuro empreendedor” preconiza o que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aponta, que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento da competências e habilidades. Por meio da indicação do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana. Portanto, tais projetos estão embasados nas dez competências gerais da BNCC e nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelo Organização das Nações Unidas (ONU).
  • Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF - DF - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana da Silva Borges

Ciências Agrárias

Agronomia
  • fortalecimento da comercialização dos produtos vegetais da agricultura familiar, vinculados a cooperativa, através da rastreabilidade em conformidade com a in 02/2018
  • A preocupação com relação a segurança alimentar vem crescendo nos últimos anos, por esse motivo, os consumidores estão mais atentos a escolha dos alimentos, levando em consideração os riscos alimentares, os métodos de produção, as aplicações de pesticidas, o uso da biotecnologia e várias outras inovações tecnológicas. A rastreabilidade reforça a importância da adoção de práticas gerenciais na propriedade rural, do planejamento e organização da produção, de forma a auxiliar o produtor na manutenção do controle dos registros obrigatórios exigidos pela INC nº 02/18. Para o produtor, a rastreabilidade é uma ferramenta útil no âmbito da qualidade e logística, que aumenta a partilha de responsabilidades ao longo da cadeia alimentar, permite diagnosticar problemas em todas as etapas do processo de produção, reduzir perdas e valorizar a marca. Na produção de hortícolas existem duas principais dificuldades à geração de um processo de rastreabilidade que se concentra na mudança para um sistema ainda desconhecido e na mudança do sistema de gestão desses produtores. Por isso, a necessidade de realizar a capacitação dos produtores no que concerne a rastreabilidade e ao cooperativismo. O cooperativismo defende a reforma pacífica e gradual da coletividade e a solução dos problemas comuns por meio da união. Cooperar é colaborar, é trabalhar conjuntamente para o bem coletivo. Sendo assim, será mais fácil colocar em prática por todos os produtores as ações referentes a INC nº 02/18, se já estiver ou quiser participar de uma cooperativa. Extrapolar a ação extensionista também às cooperativas significa contribuir como universidade para o alcance da regra de ouro do movimento, o quinto princípio do cooperativismo: educação, princípio do cooperativismo: educação, formação e informação. E, de outra parte, com iniciativas como estas, a universidade busca preencher uma lacuna percebida pela sociedade, que é uma maior aproximação da Universidade com a Comunidade.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • Mon Nov 21 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luciana de Oliveira Ferreira

Outra

Multidisciplinar
  • "movimento com ciência, tecnologia e inovação no bicentenário da independência: promovendo atividades de ensino transformadoras"
  • O projeto “Movimento com Ciência, Tecnologia e Inovação no Bicentenário da Independência: promovendo atividades de ensino transformadoras” está de acordo com o objetivo do edital CNPq/MCTI/FNDCT , sendo uma proposta de abrangência intermunicipal, apresentando interação com a sociedade em geral, envolvendo a participação de professores e discentes das redes públicas de Pindamonhangaba/SP e Roseira/SP, ensino fundamental I e II, em escolas e espaços públicos, com atividades práticas do conteúdo de ciências, propostas a partir de cursos de formação, mentoria, gincanas e mostra de melhores práticas, com atividades presenciais e on-line. Pretende-se promover o conhecimento científico para os mais diversificados públicos, desmistificando o conteúdo de Ciências e Matemática e demonstrando que o este conhecimento está acessível a todos e que está presente no cotidiano.
  • Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba - SP - Brasil
  • Mon Oct 03 00:00:00 BRT 2022-Sun Apr 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana Londero Brandli

Engenharias

Engenharia Civil
  • o impacto das universidades nas ações e ideias sobre as mudanças climáticas
  • O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC 2021) confirmou que o aumento das temperaturas representa o maior desafio para a humanidade do nosso tempo, trazendo impactos potencialmente catastróficos para o nível do mar, agricultura, abastecimento de água, propagação de doenças e, potencialmente, conflitos humanos em grande escala. A ação climática foi legitimamente incluída nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) acordados em 2015. No entanto, embora o conhecimento científico e a inovação tecnológica tenham um papel importante a desempenhar na abordagem das alterações climáticas, é necessária uma mudança mais fundamental na compreensão e nas ações humanas. A educação, portanto, é essencial para enfrentar as causas profundas das mudanças climáticas e alcançar o desenvolvimento sustentável. O objetivo geral do projeto é gerar conhecimento, ideias e ações sobre a contribuição das universidades para o enfrentamento das mudanças climáticas, no contexto brasileiro. Objetivos específicos a) Contextualizar a atuação das universidades na promoção da ação climática em diferentes territórios, a nível nacional e global. b) Fortalecer o papel da pesquisa, ensino e vida universitária no enfrentamento das mudanças climáticas c) Potencializar e promover a compreensão da problemática global do clima por parte dos acadêmicos e comunidade local. d) Promover ações e iniciativas nas universidades de modo a ampliar seu papel na implementação local do ODS 13. e) Compartilhar o conhecimento e as experiências, bem como o impacto local gerado nas ações e iniciativas implementadas pelas universidades inseridas na pesquisa. O projeto atinge estes fins usando uma combinação de Pesquisa-Ação Participativa e construção de teoria, de modo a assegurar atenção às condições e soluções locais, mas também permitindo a aprendizagem através de contextos, dada a natureza essencialmente global desta questão
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Mara Monti Fonseca

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • simulação e realidade virtual: a convergência das tecnologias educacionais inovadoras em assistência
  • Os índices de mortalidade infantil, embora com redução última década, ainda são altos, sendo grave problema de saúde pública, muitos por causas evitáveis, assim, ter profissionais mais seguros e qualificados em sua prática, desde a formação inicial, graduação, até a educação em saúde da família, podem melhorar a realidade em que se encontra o cuidado infantil. A tecnologia e seus Sistemas Inteligentes, tem contribuído contexto educacional em saúde, oferecendo ambientes realísticos e interativos, flexibilizando a aprendizagem e simulação da prática clínica. Ainda são incipientes recursos tecnológicos adequados e disponíveis para atender as demandas em saúde da criança. Assim, ganha relevância avançar em pesquisas científicas, desde a elaboração até a avaliação da efetividade do uso das tecnologias educacionais digitais, para crianças/familiares, profissionais e estudantes da área da saúde, em especial da enfermagem, que lida diretamente com cuidados da criança. Objetivo: desenvolver tecnologias inovadoras de simulação e realidade virtual para a educação de familiares e de profissionais de saúde para o cuidado da criança. Método: Trata-se de estudo quali e quantitativo, que adota desenhos experimentais, quase-experimentos, estudos metodológicos e pesquisas de aplicação, em que serão desenvolvidos, validadas e utilizadas simulações em realidade virtual, in situ e em laboratório, seguindo as recomendações de ética em pesquisa do Conselho Nacional de Saúde. Resultados esperados: A proposta trará dentre as contribuições, avanços na qualidade e segurança no cuidado à criança com inovação tecnológica nas temáticas vacinação, dor neonatal, amamentação, cuidados ao nascimento e na unidade neonatal e cuidados em pandemia, com cursos atualização, difusão, extensão e workshops de aproximação e coleta de dados e de devolutiva à sociedade de conhecimento e tecnologias, três serious game com inteligência artificial e realidade virtual e quatro cenários de simulação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Apr 12 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Maria Pedreira Ramalho

Ciências da Saúde

Odontologia
  • determinação de mapa dosimétrico em radioterapia de intensidade modulada para cancer de cabeça e pescoço e suas toxiicidades associadas.
  • A Radioterapia (RT) é fundamental para o controle do Câncer de Cabeça e Pescoço (CCP) Pela área alvo estar localizada em proximidade à estruturas anatômicas críticas (OARs) ocorrem toxicidades agudas e crônicas (Alterio et al., 2019). Altas doses de radiação são necessárias para controle local e aumento da sobrevida, por isso, a radioterapia de intensidade modulada (IMRT ) é indicada para modular a intensidade de radiação distribuída em cada campo. Objetiva-se criar mapa dosimétrico de estruturas críticas cervicofaciais, destacando áreas de maior impacto por sítio tumoral relacionando a dosimetria à toxicidade da IRMT. 120 pacientes com CCP, irão realizar IMRT no campo primário de radiação (previsão de 50-70 Gy) serão entrevistados, avaliados clínica, radiograficamente e passarão por adequação bucal. O delineamento dos volumes de tratamento será feito por radiooncologistas usando imagens de tomografia computadorizada (TC) ou de Ressonância Magnética e PET-CT para fusão com a TC. O planejamento será feito por físicos médicos. Informações dosimétricas serão obtidas através de revisões do contorno e planejamento. Os pacientes serão agrupados pela localização do tumor primário, estadiamento e tratamento multimodal. Os dados dosimétricos serão avaliados por Histogramas de dose-volume (HDVs), dados de dose máxima (Dmax) e dose média (D mean). Os pacientes serão avaliados diariamente desde o dia 1 da RT e receberão fotobiomodulação a laser intra e extra oral, além dos cuidados recomendados pela MASCC (Elad et al, 2020). A presença e grau de mucosite oral será avaliada por área de acometimento seguindo os critérios da OMS, 1979. Toxicidades como dor, xerostomia, disgeusia, disfagia, trismo e radiodermite serão registradas. Os pacientes serão reavaliados aos 3, 6 meses e 1 ano após a RT, para toxicidade tardias. A criação do mapa dosimétrico cervicofacial caracterizará o impacto da dose e distribuição de radiação nas toxicidades, clarificando limites.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Mattos Barros Oliveira

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação da população de transgêneros atendida em centros de referência do estado da bahia: aspectos demográficos, clínicos e psicossociais
  • A transexualidade é um fenômeno complexo, no qual um indivíduo apresenta desconforto com seu sexo biológico e quer viver e ser aceito como alguém do gênero no qual se identifica, podendo ser dividido em: mulheres trans, travestis e homens trans. Para alcançar as mudanças corporais necessárias para a adequação do corpo ao gênero no qual aquele indivíduo se identifica são necessárias intervenções clínicas (hormonioterapia cruzada) e cirúrgicas. A terapia hormonal com andrógenos por si só pode modificar estrutural e funcionalmente áreas cerebrais relacionadas à autopercepção corpórea. No entanto, os efeitos do tratamento hormonal em indivíduos transgêneros sobre domínios cognitivos não está bem estudado. Até o momento, poucos estudos avaliaram os efeitos clínicos da hormonioterapia cruzada na população transgênero brasileira, assim como o impacto na sua qualidade de vida. Os objetivos deste estudo são: comparar homens trans com homens cis-gênero e mulheres cis-gênero, antes e durante a hormonioterapia cruzada, quanto à função cognitiva e alterações na ressonância magnética volumétrica, e determinar o impacto da hormonioterapia cruzada na saúde e na qualidade de vida de pessoas transgênero a curto e longo prazos. Para isso os participantes serão submetidos a avaliação multiprofissional, realização de exames laboratoriais, bateria de testes cognitivos padronizados para avaliar os domínios de memória, atenção, linguagem, função executiva, função visuo-espacial e praxia, ressonância magnética de encéfalo, e preenchimento do questionário sobre qualidade de vida WHOQoL-Bref.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Pinato

Ciências Biológicas

Morfologia
  • efeito do tratamento com melatonina sobre aspectos comportamentais, morfológicos, neuroquímicos e moleculares em um modelo animal com comportamentos autísticos
  • A ativação do sistema imune materno na gestação pode provocar alterações no neurodesenvolvimento dos fetos podendo resultar em alterações comportamentais e/ou cognitivas. Dentre as patologias decorrentes de distúrbios do neurodesenvolvimento está o transtorno do espectro autista (TEA) cujas causas, multifatoriais, podem resultar da combinação de fatores genéticos e ambientais como a infecção pré-natal. Modelos de infecção pré-natal, como a induzida experimentalmente em roedores por administração do componente bacteriano LPS durante o período gestacional mimetiza aspectos comportamentais e celulares associados ao TEA. Desde 2011, temos investigado por estudos pré-clinicos e clínicos aspectos comportamentais e bioquímicos associados as crianças com TEA. Estes estudos estabeleceram as bases celulares, bioquímicas e moleculares para a associar TEA e cronoruptura, além da relevância da melatonina na interface entre a fisiopatologia e as alterações comportamentais observadas no TEA. Mais recentemente iniciamos as investigações no modelo em ratos para o entendimento das bases biológicas relacionadas a tais alterações. Considerando o quadro de neuroinflamação e cronoruptura já descrito no TEA e os efeitos antiinflamatórios, cronobióticos e neuroprotetores da melatonina, no presente estudo, hipotetizamos que a administração de melatonina na gestação poderia minimizar as alterações apresentadas por este modelo animal com comportamentos autísticos. Para isso serão analisadas proles de ratas expostas ao LPS no período gestacional, com e sem tratamento prévio com melatonina. Além das alterações comportamentais já descritas e cujos testes já foram padronizados em nosso laboratório, serão reavaliados aspectos morfológicos e bioquímicos do hipocampo e cerebelo por meio de imuno-histoquímica dos cortes encefálicos para diferentes marcadores de proteínas neuronais e gliais além da análise da expressão gênica de moléculas relacionadas as funções cognitivas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Sepúlveda Köptcke

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • pesquisa nacional de avaliação da gestão intersetorial do programa saúde na escola (pse) 2021-2022
  • O PSE constitui programa federal instituído por meio de decreto intersetorial nº 6.286/2007 e, neste sentido, previu um modelo de implementação e de governança visando a gestão e implementação intersetorial nos níveis federal, estadual ou municipal, composto pela Câmara Intersetorial de Educação e Saúde na escola (CIESE) e pelos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais e Municipais (GTIE e GTIM, respectivamente). No entanto, a relação intersetorial é permeada por desafios, onde surgem conflitos suscitados pela perspectiva de mudanças entre corporações, atores e técnicos. Além disso, não há avaliações sistemáticas desenvolvidas no âmbito do PSE que abarque as redes constituídas e o cumprimento dos objetivos propostos. Para minimizar essa problemática, este projeto visa avaliar a gestão intersetorial, elaborar matriz de indicadores de boas práticas de gestão intersetorial e analisar as ações desenvolvidas no âmbito do PSE. Método: Como lente analítica será utilizado o modelo teórico de formação de coalizões comunitárias proposto por Butterfoss e Kegler (2008), que identifica os fatores determinantes para formação e manutenção de processos de ação coletiva e gestão intersetorial, em uma abordagem metodológica quantitativa (Survey Nacional) e qualitativa (Aprendizagem Baseada em Problemas, Resolução de Problema, Grupo Focal e Delphi). Resultados Esperados: Uma Avaliação da efetividade do PSE cujos resultados orientarão os processos decisórios em Políticas Públicas intersetoriais em Educação e Saúde. A Fiocruz, a partir das validações dos indicadores, desenvolverá um Observatório Nacional de Saúde na Escola e publicações científicas (elaboração de Caderno Técnico orientador das ações intersetoriais para fortalecimentos dos Grupos de Trabalho Intersetorial (GTIs).
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luciana Souza de Oliveira

Ciências Biológicas

Morfologia
  • ação de proteínas de venenos de serpentes viperidae na ativação de macrófagos e plaquetas: estudos para compreensão dos mecanismos de tromboinflamação no envenenamento ofídico
  • Venenos de serpentes Viperidae causam alterações hemostáticas e inflamação, processos que tem sido estudados isoladamente. Entretanto, algumas vias de sinalização e moléculas efetoras atuam de forma simultânea no sistema hemostático e no sistema imune inato. Esta sobreposição na ativação destes sistemas é chamada de tromboinflamação e ocorre no envenenamento ofídico e em outras condições patológicas, como na Covid-19. Estudos recentes mostraram que as plaquetas podem alterar o fenótipo de ativação de macrófagos para pró ou anti-inflamatório. Embora a ocorrência do processo inflamatório no envenenamento ofídico seja bem relatado, pouco é conhecido sobre o papel dos macrófagos e a interação destas células com as plaquetas nesta patologia. Neste projeto, propomos avaliar a interação e ativação de macrófagos e plaquetas frente ao tratamento com proteínas isoladas de venenos de serpentes Bothrops e Lachesis. O nosso grupo isolou e caracterizou diferentes metaloproteases de venenos de serpentes (SVMPs) e lectinas tipo C que interferem na função de plaquetas. Resultados preliminares sugerem que SVMPs isoladas de Bothrops atrox são capazes de ativar macrófagos murinos, induzindo a produção de citocinas inflamatórias. Para verificar a interação entre macrófagos e plaquetas ativados com proteínas isoladas dos venenos de serpentes, macrófagos derivados de medula óssea serão cultivados na presença ou ausência de plaquetas e tratados com SVMP-PI, hemorrágica e não hemorrágica, SVMP-PIII, e lectina tipo C. Serão analisados a expressão e produção de moléculas inflamatórias (TNF-a, IL-6, IL-1b, NO, COX1, COX2), a expressão de receptores de macrófagos e plaquetas e o metabolismo mitocondrial. Além disso, as proteínas isoladas serão inoculadas em camundongos e serão analisadas a expressão/produção de mediadores inflamatórios pelo exudato peritoneal. Com o sangue coletado destes animais, serão avaliadas a agregação plaquetária e a presença de agregados de leucócitos-plaquetas.
  • Fundação Ezequiel Dias - MG - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Turatti

Outra

Ciências Ambientais
  • práticas sustentáveis na agricultura: sistematização de experiências envolvendo os usos da água na produção de alimentos orgânicos
  • O modelo de agricultura convencional tido como hegemônico na atualidade, vem sofrendo fortes questionamentos e críticas desde muito tempo, uma vez que, problemas de ordem social e ambiental são a este associados. Dos impactos associados importa ressaltar a pressão desse modelo sobre a água. A irrigação, segundo dados da FAO é o setor que mais consome água mundialmente e o menos eficiente, ficando o valor médio mundial das perdas entre 50 e 70%. A agricultura passa a ser por essa razão causa e vítima da escassez de água. A necessidade de se construir um novo modelo de agricultura consta até mesmo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e são neste sentido as metas previstas no Objetivo 2 que trata da agricultura sustentável, e, em específico na meta 2.4. E é neste contexto que se insere a presente pesquisa pois, além de ser considerada direito humano fundamental, a água, assim como seus usos na agricultura, são essenciais para o alcance da sustentabilidade, sem contar que a busca de alternativas que sejam viáveis economicamente, socialmente justas e ambientalmente corretas, também se coloca como uma necessidade diante do crescimento da agricultura no país. Os saberes dos agricultores construídos ao longo da história com os conhecimentos de diferentes ciências, podem auxiliar na propositura de novas estratégias de desenvolvimento rural, pautadas por formas mais sustentáveis de produção e por uma abordagem transdisciplinar e holística. Considerando o exposto, pretende-se, por meio da sistematização participativa das experiências, analisar as práticas e saberes adotados pelos agroecologistas na região do Vale do Taquari, quando do uso da água nos processos de produção. A metodologia proposta, portanto, é de caráter qualitativo e se pauta por processos participativos. Como resultados espera-se extrair lições que apontem para proposição e reformulação de políticas públicas que induzam a práticas preservacionistas.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Varanda Rizzo

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • caracterização do transporte de poluentes atmosféricos da baixada santista para a região metropolitana de são paulo: o impacto na qualidade do ar
  • A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais em áreas metropolitanas, onde milhões de habitantes estão expostos a concentrações acima do recomendado, com impactos severos à saúde. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), os veículos são a principal fonte de poluentes atmosféricos. Além das fontes locais, a qualidade do ar também é influenciada pelas condições meteorológicas e pelo transporte regional de poluentes de fontes remotas. Determinadas condições de tempo e clima são desfavoráveis à dispersão e à remoção de poluentes. Já o transporte regional contribui para o aumento da concentração de poluentes secundários, como o ozônio e parte do material particulado fino (MP2.5), que frequentemente excedem as concentrações recomendadas pela OMS. Muito se avançou em relação à caracterização das fontes emissoras locais na RMSP até o momento. Entretanto, pouco se sabe sobre a influência de massas de ar transportadas em direção à RMSP, especialmente as provenientes da Baixada Santista. É fundamental conhecer a contribuição das fontes remotas para desenvolver estratégias eficientes de mitigação da poluição do ar. A pergunta que norteia este projeto é: qual a influência das massas de ar oriundas da Baixada Santista (incluindo Cubatão) na qualidade do ar da RMSP? Esta questão será investigada na cidade de Diadema, localizada no sudeste da RMSP, onde os ventos preferenciais adentram a metrópole. A circulação nesta região tem grande influência das brisas marítima-terrestre e vale-montanha. Os ventos podem transportar aerossóis marinhos, poluentes produzidos na Baixada Santista e emissões atmosféricas biogênicas das áreas florestadas da Serra do Mar. Para responder à pergunta colocada, serão combinadas observações em escala local (variáveis meteorológicas, concentração de poluentes e composição elementar de MP2.5) com observações em escala regional (espessura óptica de aerossóis e variáveis meteo-oceanográficas provenientes de dados de satélite e de reanálises).
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciane Bisognin Ceretta

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • educação em saúde intensiva na atenção primária à saúde em pacientes com diabetes mellitus tipo ii: um ensaio clínico randomizado
  • Trata-se de um ensaio clínico randomizado de efetividade, em paralelo, com hipótese de superioridade, na razão de 1:1, com randomização simples não-estratificada, composto de três braços para testar hipóteses de efetividade de estratégias de educação em saúde na Atenção Primária. Serão arrolados e randomizados 360 pacientes de forma equânime. O braço controle (primeira intervenção) será composto por uma intervenção de 9 meses e intervenções quinzenais sobre os pacientes. O segundo braço mantém a duração e intensifica o número de intervenções, tornando-as semanais. O terceiro grupo reduz a duração do seguimento, de 9 para 6 meses, e mantém a periodicidade das intervenções. As intervenções têm objetivo de mudança de comportamento e fundamento nas cinco etapas contemplativas de Prochaska. O desfecho primário trata-se da variação de HbA1c da linha de base a 9 meses. Desfechos co-primários serão as variações de HbA1c em 3 e 6 meses, assim como o número de visitas por qualquer causa em qualquer unidade de cuidado da rede. Desfechos secundários envolvem variações na pressão arterial, níveis de atividade física, perfil lipídico, composição corporal e variáveis bioquímicas de controle em pacientes com diabetes tipo 2 como a creatinina. As análises estatísticas inferenciais serão realizadas por modelos de estimação generalizados. Possíveis imputações em caso de perdas de seguimento ou dados poderão realizadas, utilizando o último desfecho observado do terminado paciente (the last outcome carried forward method). As medidas de precisão serão calibradas para aceite de 95% de precisão (intervalos de confiança a 95%) e definimos 5% como limite para erro tipo 1.
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
  • Thu Jan 28 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciane Cruz Lopes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • uso de risperidona no transtorno do espectro do autismo: revisão sistemática e análise de impacto orçamentário
  • Introdução: A risperidona é o único antipsicótico aprovado pelo Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para ser usado em crianças a partir de 5 anos. Evidências de mundo real sobre sua efetividade e segurança, assim como análise do impacto orçamentário desde sua incorporação, não foram encontrados. Objetivo: Avaliar a efetividade e segurança da risperidona no tratamento do TEA e o impacto orçamentário desde sua incorporação no PCDT de forma retro e prospectiva. Método: Será conduzida revisão sistemática nas bases MEDLINE, EMBASE, Cochrane, CINAHL e LILACS para identificar estudos randomizados ou não, que comparem risperidona com placebo ou outras intervenções, em pessoas com diagnóstico de TEA sobre os desfechos: melhora dos sintomas centrais ou do comportamento agressivo, redução da incidência de episódios de agressão ou de auto-agressão, melhora na qualidade de vida relacionada ao paciente e ao cuidador, efeitos adversos e adesão à farmacoterapia. Dois revisores determinarão, independentemente, a elegibilidade de cada estudo e extrairão os dados. Para a avaliação do risco de viés serão utilizados instrumentos apropriados, conforme delineamento do estudo. A qualidade da evidência será avaliada usando a ferramenta Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Se possível a metanálise será conduzida e métodos estatísticos estabelecidos para identificar e controlar a heterogeneidade e análises de sensibilidade, quando apropriados serão aplicados. Na análise do impacto orçamentário, serão utilizados o método epidemiológico e o método da demanda aferida. Resultados esperados: a sistematização das evidências, baseadas em dados de vida real e estudos randomizados, bem como os dados que serão gerados sobre o impacto orçamentário poderão fornecer maior confiança sobre efetividade e segurança do uso da risperidona no tratamento do TEA, contribuir para a otimização dos cuidados prestados e a tomada de decisão mais assertiva pelos gestores.
  • Universidade de Sorocaba - SP - Brasil
  • Fri Dec 03 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciane Maria Colla

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • valoração de resíduos alimentares através da produção de enzimas e bioetanol no conceito de bioeconomia circular
  • Os resíduos alimentares são um problema relacionado ao desperdício, afetando a segurança alimentar, mas constituem matéria-prima a ser utilizada para obtenção de bioprodutos e biocombustível. Todavia, a diversidade de composição química destes materiais torna necessário o estudo de tecnologias que permitam a flexibilidade de processos nas plantas de geração de etanol. Propõe-se o uso de triticale, farelo de arroz desproteinizado, bagaço de maçã e outros resíduos de hortifrútis, além de resíduos de alimentos processados de panificação e que contenham amido na geração de bioetanol. A primeira etapa envolverá o isolamento e seleção de cepas produtoras de enzimas a partir dos resíduos vegetais, a caracterização e purificação das enzimas através de processos de separação por membranas. Estas enzimas serão utilizadas para a hidrólise das matérias primas isoladamente, ou em conjunto. O triticale e o farelo de arroz serão previamente desproteinizados e serão avaliadas a funcionalidade das proteínas anterior ao uso na produção de etanol. Os caldos sacarificados serão fermentados (segunda etapa) e comparados com o processo de sacarificação e fermentação simultânea - SSF (terceira etapa). Os resíduos das sacarificações e fermentações serão avaliados quimicamente para a formulação de ração animal (quarta etapa). Espera-se a definição de condições de processos fermentativos que produzam enzimas capazes de atuar em temperaturas baixas, a fim de contribuir com o desenvolvimento da SSF; a purificação das enzimas obtidas através de métodos de separação por membranas; a formulação de meios mistos de fermentação, utilizando mix de matérias-primas, a fim de poder definir-se condições operacionais que flexibilizem a produção de etanol; a comparação dos resultados de eficiência de produção de etanol usando a SSF e as etapas em separado; a proposição do uso dos resíduos da sacarificação e fermentação em formulações de ração animal, a fim decontribuir com a ideia de bioeconomia circular
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciane Pimenta Cruz Romão

Ciências Agrárias

Agronomia
  • desenvolvimento de fertilizantes inteligentes à base de bioresíduos: abordagem de uma agricultura de precisão e sustentável nos solos do semiárido
  • A fertilização do solo é uma prática adotada pelo homem desde o início da agricultura, sendo uma etapa necessária na produção vegetal, e que deve ser adotada pelos agricultores. O custo com os fertilizantes tem se tornado cada vez mais altos, o que pode inviabilizar a produção e/ou tornar os produtos agrícolas e agroindústrias mais caros. A geração de resíduos é um problema enfrentado na agroindústria, o que gera problemas ambientais, a exemplo da produção de fécula e farinha, produzidas a partir da mandioca, que tem como resíduo gerado a manipueira, substância tóxica por conta das altas concentrações de cianeto. Este resíduo quando utilizado sem tratamento pode contaminar o solo, águas e até provocar a morte de animais. Porém, a manipueira apresenta alta quantidade de nutrientes e pode ser reutilizado na agricultura, principalmente quando utilizando na produção de fertilizantes inteligentes e de liberação lenta/controlada, deixando de ser um passivo ambiental e se tornado em um subproduto de valor agregado, podendo ser reutilizado de forma sustentável pelos próprios agricultores. A fim de agregar valor aos resíduos, e reduzir os riscos ambientais da manipueira, este projeto tem como objetivo sintetizar biofertilizantes multielementar de liberação lenta, com eficiência igual ou superior aos disponíveis comercialmente, à base de bioresíduos, minimizando custos, na compra de fertilizantes, e impactos ambientais, com tecnologias de fertilizantes de alta eficiência que refletirá em menor frequência de aplicação e aumento da renda da cooperativa parceira desse projeto. Os fertilizantes produzidos serão caracterizados e os mais promissores serão testados em campo na cultura da mandioca. Espera-se que o bioproduto irá promover uma agricultura sustentável essencial na agricultura de precisão com base na relação entre os níveis de nutrientes do solo e para as exigências nutricionais da cultura da mandioca.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Wed Nov 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luciane Portas Capelo

Outra

Multidisciplinar
  • mês da ciência, tecnologia e inovação do ict-unifesp: a transversalidade na formação de cidadãos globais
  • O Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo preparou um mês inteiro de atividades online e gratuitas que têm como mote o tema central da 18a. SNCT “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Com a participação da comunidade geral, da comunidade escolar e acadêmica, serão realizados seminários, rodas de conversa, oficinas, exposições e mostras de projetos científicos para todos os públicos. O objetivo deste projeto é popularizar a ciência. Demonstrar como ações e reflexões transversais sobre problemas regionais e globais favorecem a formação de cidadãos globais, aptos a contribuir para o desenvolvimento científico e de inovação do Brasil e para a construção de uma sociedade pacífica, inclusiva e próspera. O “Mês de CT&I do ICT” pretende ainda se tornar um evento referência para as escolas vinculadas à diretoria de ensino de São José dos Campos e Bragança Paulista, parceiras neste evento, o equivalente a aproximadamente 200 escolas, distribuídas em um território aproximado de 20.000 Km2 do estado de São Paulo. Este projeto conta com o apoio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres naturais (Cemaden) e Programa Wash.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Oct 07 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciani Ester Tenani

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • complexidade enunciativa do podcast: divulgação científica, formação inicial e continuada do professor
  • O podcast guarda, do rádio, o fato de ser um repositório de gêneros discursivos, apresentar-se como temporalmente uno para a audiência, mas constituir-se por uma dupla assincronia em seu planejamento: 1ª) do texto escrito prévio em relação ao texto falado; e 2ª) do trânsito entre o alçamento à execução falada (antecipação de um leitor que interpretará o texto escrito oralmente) à retroação ao texto escrito (momento de acabamento de sentido por parte do leitor, ao interpretá-lo em voz alta sob efeitos de sonoplastia). Como mídia contemporânea, o podcast abre a investigação para diferentes modos de apreensão de seu efeito de emissão una: (i) como áudio autônomo; (ii) como parte de coleção organizada segundo: um tema, um gênero discursivo, uma função didática, de divulgação, de contra-desinformação, etc.; ou (iii) como nó de uma rede de informação, link de um hipertexto, distante da linearidade da comunicação tradicional. Objetiva-se: i) descrever e interpretar a sua dupla assincronia do ponto de vista linguístico, textual e discursivo; ii) investigá-lo como recurso digital de comunicação; iii) analisar seu caráter de divulgação e de combate à desinformação; e iv) balizar seu papel didático. A questão orientadora é: qual o comportamento dessa mídia em termos linguístico-discursivos, de seu planejamento textual (tradicional e digital) e como instrumento de letramento científico no ensino, na divulgação científica e/ou no combate à desinformação? Com corpus já constituído, a metolodologia alterna abordagens quantitativas (em dimensões linguísticas específicas como as da prosódia e sua relação com a pontuação, p. ex.) com abordagem qualitativa. A hipótese norteadora é de que seu caráter digital abre diferentes caminhos interpretativos para a assincronia de sua produção em vários terrenos de pesquisa (cf. objetivos, acima), o que se reverte em perspectivas promissoras de contribuição para a área de pesquisa, o ensino, a educação científica e a sociedade em geral.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025