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Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
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Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
ESTADO DA BAHIA
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
Fundação Dom Cabral
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
Inha University
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - IATI
Instituto Biológico
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Instituto Brasileiro de Museus
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Ciência na Rua
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto de Aeronáutica e Espaço
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesca
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia do Paraná
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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Laboratório Nacional de Energia e Geologia
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NANOVIEW NANOTECNOLOGIA LTDA
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Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Canoas
Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Olinda
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
S B I
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Secretaria de Educação de Pernambuco
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Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
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Altair Alberto Fávero
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
política educacional do novo ensino médio: avaliação dos impactos das inovações curriculares na formação do jovens
Resumo:
O currículo do ensino médio for alterado por meio da política educacional introduzida pela Lei 13.415/2017. Os objetivos anunciados são: tornar o ensino mais atrativo para os jovens por meio do protagonismo estudantil, preparar para o mercado de trabalho, elaborar o projeto de vida e impulsionar ideias empreendedoras. Desse modo, a organização do currículo passou a ser composta por uma parte obrigatória denominada de formação geral básica e uma parte flexível composta por itinerários formativos. Os Estados têm autonomia para organizar diferentes arranjos curriculares, desde que, garantidos como obrigatórios os conteúdos mínimos das quatro áreas do conhecimento e a oferta dos itinerários formativos para a escolha dos estudantes. O projeto de pesquisa quer avaliar se as inovações curriculares propostas produziram os impactos esperados na formação dos jovens do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A questão de pesquisa é: os estudantes consideram que as inovações curriculares tornaram o ensino médio mais atrativo e estão contribuindo para a sua formação profissional? A hipótese é de que as inovações contribuíram parcialmente diante das condições de financiamento, infraestrutura, formação docente e estratégias adotadas pelos Estados. Entender as consequências de tal processo na formação dos jovens é necessária para a avaliação da efetividade da política educacional e se os resultados esperados são tangíveis. Os resultados da pesquisa auxiliarão gestores públicos a reverem as fragilidades das estratégias adotadas e investirem nas melhorias necessárias. A avaliação dos jovens será capturada por meio da realização de grupos focais e aplicação de questionário para os estudantes de escolas públicas de uma regional do Rio Grande do Sul e outra de Santa Catarina. O dimensionamento dos impactos será identificado qualitativamente por meio da análise textual discursiva e quantitativamente pela análise estatística.
Instituição/UF/País:
Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
Vigência:
08/12/2023-31/12/2026
Altair Rosa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
benefícios da implementação técnicas compensatórias na mitigação dos problemas causados pelas mudanças climáticas, através da gestão dos aspectos quali-quantitativos da drenagem urbana no município de curitiba paraná - brasil
Resumo:
A exemplo de grandes centros urbanos, Curitiba continua crescendo e presenciando cada vez os efeitos das mudanças climática. Este processo colabora com as mudanças climáticas e impactos ambientais significativos, acarretando sérios problemas na infraestrutura de saneamento, em especial na drenagem urbana, que pode ser presenciado em dias de chuvas mais intensas, através de alagamentos em vários pontos da cidade. Tecnicamente existem metodologias e ferramentas, através das quais é possível previamente identificar essas áreas e propor alternativas para mitigar possíveis danos. Outra forma, seria avaliar como a população reage a estes eventos, através de Informações Geográficas Voluntárias (VGI). Através desses levantamentos será possível elaborar um mapeamento social, com isso confrontar com os mapas disponibilizados pela esfera pública dos pontos de alagamentos na Bacia Hidrográfica do Rio Belém - Curitiba - Paraná. Com essa interpretação, será possível identificar as áreas com maior risco de alagamentos e propor a construção de técnicas compensatórias (TCs) para minimizar os efeitos dos constantes alagamentos. Por fim, fazer o monitoramento quali-quantitativo da TC, simulando sua contribuição para a melhoria da qualidade da água e na influência no regime hidrológico, analisando o cenário atual e cenários futuros. E ainda, fazer um mapeamento e cruzamento de políticas públicas voltadas a mitigar os efeitos danosos das mudanças climáticas, comparando sua aplicabilidade em âmbito municipal na escala de bacia hidrográfica. O principal resultado que se pretende obter será o retrato de como é a percepção da população, através de dados colaborativos e como essas informações podem auxiliar a implantação de TCs, de forma a contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas em escala de bacia hidrográfica, fomentando a implantação de políticas públicas que corroborem para um modelo planejamento urbano mais voltado a sustentabilidade urbana e ambiental.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
26/12/2022-31/12/2026
Altemar Lobão de Sousa Junior
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mostra de ciências e artes de cajazeiras/pb
Resumo:
A Mostra de Ciências e Artes de Cajazeiras/PB é um evento destinado a estudantes do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto particulares da cidade. O evento será sediado na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), uma instituição federal de ensino vinculada à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O principal objetivo deste evento é promover a divulgação científica e artística, estimular o interesse pela pesquisa e expressão artística, além de proporcionar um espaço de aprendizado e compartilhamento de conhecimento. Essa iniciativa visa fomentar projetos investigativos nas ciências exatas e também incentivar a exposição de trabalhos artísticos e atividades culturais. Além disso, incluirá palestras e discussões sobre questões sociais cruciais, como igualdade de gênero e a luta contra o racismo no contexto da ciência. O problema geral abordado nesta proposta é a necessidade de criar uma plataforma inclusiva e multidisciplinar que permita aos estudantes do ensino médio mostrar seus talentos científicos e artísticos, fomentando um ambiente de curiosidade, aprendizado e engajamento comunitário. Especificamente, este projeto busca observar o impacto de uma abordagem integrada entre ciência e artes no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Evidências de iniciativas semelhantes demonstram que eventos multidisciplinares podem impactar significativamente o interesse dos estudantes pela ciência, pesquisa e expressão artística, levando a um melhor desempenho acadêmico e maior criatividade. Para alcançar esse objetivo, será adotada uma estratégia metodológica que inclui a organização de exposições, palestras e ciclo de debates para envolver os estudantes em atividades práticas científicas e artísticas, incentivando-os a explorar seu potencial e contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural local.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2025
Aluísio Jardim Dornellas de Barros
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
equidade em saúde de mulheres, crianças e adolescentes: um observatório nacional e global
Resumo:
Vide projeto anexo para detalhes. As desigualdades em saúde de mulheres, crianças e adolescentes são um problema global. A quantificação e monitoramento dessas desigualdades são importantes para identificar subgrupos da população que estão sendo deixados para trás e para desenvolver políticas públicas para reduzir essas desigualdades. O Centro Internacional para Equidade em Saúde (CIES) da Universidade Federal de Pelotas é um grupo de pesquisa brasileiro que se dedica ao monitoramento de desigualdades em saúde e nutrição da criança, adolescente e mulher, avaliando o progresso de países de renda baixa e média em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Este projeto visa ampliar o uso de dados nacionais para o monitoramento de desigualdades em saúde de forma a subsidiar estratégias e políticas voltadas à redução das desigualdades. Para isso, vamos usar dados de diversas fontes, incluindo inquéritos nacionais e dados de registro (como SIM e SINASC) para avaliar desigualdades sociais, regionais e geográficas (até nível municipal) em um grande conjunto de indicadores de cobertura e de impacto como por exemplo o uso de contraceptivos, atendimento pré-natal e atenção ao parto por profissional qualificado, desnutrição, mortalidade infantil e gravidez na adolescência. Os resultados serão disseminados entre gestores nos três níveis e através de publicações científicas. De forma semelhante, usaremos inquéritos nacionais de saúde para monitorar uma cesta de indicadores ODS de países de renda baixa e média com foco em equidade. Os resultados serão disseminados na forma de perfis de equidade para cada país com dados disponíveis (no momento são mais de 120 países) e na forma de artigos científicos. Finalmente, vamos investir na formação de epidemiologistas com treinamento em análises de equidade, em nível de doutorado e pós-doutorado, junto ao PPG em Epidemiologia UFPel (nota 7 da Capes).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
27/12/2023-31/12/2026
Alvaro Della Bona
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de compósito cerâmico para impressão 3d
Resumo:
A impressão 3D com biocerâmica está em estágio inicial de desenvolvimento. Novos materiais e tecnologias são necessários para que a manufatura aditiva (MA) em cerâmica se transforme em uma realidade clínica. A MA, associada ao fluxo digital, tem demonstrado enorme potencial para facilitar e melhorar práticas em inúmeras ciências e muitas áreas da saúde, incluindo a odontologia, favorecendo toda a cadeia produtiva e o consumidor final (paciente). A impressão 3D usando princípios da estereolitografia (SLA e DLP) é o método de MA mais estudada, com considerável domínio de técnica para materiais como polímeros, mas precisa avançar para resultar em estruturas biocerâmicas impressas adequadas. Nesse sentido, é preciso desenvolver suspensões cerâmicas para impressão com componentes poliméricos (aglutinantes) volatilizáveis durante a sinterização cerâmica sem resultar em deformação estrutural e mantendo características, como densidade e resistência, desejáveis ao desafio de serviço da estrutura impressa. Além disso, incertezas quanto aos procedimentos e parâmetros mais adequados de processamento e pós-processamento prejudicam a otimização da confiabilidade da estrutura impressa, solicitando estudos para avançar no estado da arte na impressão 3D em cerâmica. Assim, essa proposta foi delineada por experts nas diversas áreas do projeto com o objetivo de investigar novas formulações de suspensões fotopolimerizáveis de partículas cerâmicas que produzirão materiais para impressão 3D com maior volume fracional e maior densidade no estado pré-sinterizado, testando a hipótese de que as estruturas impressas apresentam propriedades mecânicas e características estéticas aceitáveis para uso clínico. Ao atingir esse objetivo, prevemos que os processos térmicos de desaglutinação seguidos por sinterização resultarão em cerâmicas impressas de alta densidade, sem defeitos, com significativa menor contração e maior potencial de resistência mecânica.
Instituição/UF/País:
Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
Vigência:
03/12/2023-31/12/2026
Alvaro Henrique de Souza Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
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Currículo
Título do Projeto:
as múltiplas dimensões da sustentabilidade: ações em âmbito social, econômico, ecológico e espacial na produção das cidades
Resumo:
A palavra sustentabilidade aparece ligada à dimensão da natureza.Todavia, ao se discutir sustentabilidade,é preciso acrescentar as dimensões social,econômica, espacial e cultural à dimensão ecológica.Isso traz maior complexidade à noção de sustentabilidade,porque se pode lutar por maior equidade na distribuição de renda e de bens através de gerenciamentos mais cuidadosos dos investimentos públicos e privados.A impostergável redefinição epistemológica do termo desenvolvimento sustentável começou após o término da Rio 92(Rio de Janeiro) e avançou na Rio+10 (Joanesburgo),com os critérios de equidade social, erradicação da pobreza, precaução, participação popular e responsabilidades comuns.Em 2015,a Assembleia Geral da ONU definiu metas mundiais para o desenvolvimento sustentável.A Agenda 2030 partia de quatro dimensões principais:social, ambiental, econômica e institucional.Houve a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).Propomos o avanço para outras importantes frentes de investigação,como a governança democrática,a codecisão e o fortalecimento dos meios de implementação através de parcerias público-comunitárias e da radicalização da democracia (mirando a verdadeira democracia) como caminho em direção da realização do potencial das múltiplas dimensões da sustentabilidade na construção das cidades.Para a criação de cidades sustentáveis,é necessário trabalhar e pôr em prática ações concretas e criar espaços para fóruns de debate da e com a sociedade civil.Sendo um projeto integrado dos investigadores de diferentes instituições do Brasil,Portugal,Espanha,Hungria,Chile e Costa Rica,o objetivo geral é analisar se e como estão sendo tratadas, pelos centros de pesquisa, as múltiplas dimensões da sustentabilidade,particularmente dizendo respeito às cidades em sua relação com a produção do espaço nas diversas cidades e países envolvidos no projeto, além de identificar o potencial de formulações propositivas para a construção de um outro futuro possível
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
08/01/2024-31/01/2026
Álvaro Luiz Moreira Hypolito
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
redes globais de governança, bnc-formação e ensino híbrido: implicações para o currículo e trabalho docente
Resumo:
A Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNC-Formação) e as Diretrizes Gerais sobre a Aprendizagem Híbrida definiram Diretrizes para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Essas diretrizes alinham a BNC-Formação à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com forte investimento das políticas de avaliação nacional e internacional. A pesquisa analisa a implantação da BNCC e da BNC-Formação, no contexto das redes políticas globais de governança, e suas implicações para o currículo e o trabalho docente em escolas públicas, a partir da emergência do Ensino Híbrido, como modelo para o ensino na educação básica. A ideia do estudo é discutir como as propostas de padronização curricular, como a BNCC, a BNC-Formação e o incentivo ao Ensino Híbrido são uma forma de mobilidade de políticas globais aplicadas em contexto local. A proposta vai analisar as redes políticas que se organizam para formular e implantar as reformas, e como tais políticas são interpretadas e traduzidas nos contextos escolares, a partir da percepção de grupos de discussão com docentes. A produção de dados desenvolver-se-á a partir de levantamento documental (documentos oficiais, páginas web), da identificação e mapeamento dos atores sociais envolvidos nessas políticas (agentes de governo, PPPs, Fundações e Institutos privados sem fins lucrativos), e da análise de informações obtidas em vídeos, entrevistas on-line e informações midiáticas. Os dados gerados serão analisados e submetidos a grupos de discussão de docentes, para perceber como esses grupos interpretam e traduzem essas políticas. As ferramentas teóricas da análise de redes políticas e o uso da etnografia de redes serão empregados como abordagem teórico-metodológica para o mapeamento de atores e para aprofundar análises da elaboração e da formulação de políticas educacionais, para melhor compreender essas políticas e seus efeitos na gestão, no currículo, na formação e no trabalho docente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
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Currículo
Título do Projeto:
a redução dos desperdícios humanos e materiais no corte de chapas metálicas
Resumo:
A crescente competitividade entre as indústrias exige que cada vez mais investimentos devam ser direcionados para a otimização de matérias-primas, insumos e processos de manufatura. As indústrias de manufatura metalmecânicas não são exceção, sendo as operações o corte de chapas metálicas um dos processos produtivos mais utilizados e com maior interesse em melhorias, visto que a redução de desperdícios físicos afeta diretamente nos custos de produção e, respectivamente, no aumento dos lucros operacionais. O presente projeto objetiva contribuir para a redução de desperdícios humanos e materiais gerados no processo de corte de peças retangulares em chapas metálicas, representando um avanço na gestão das cadeias geradoras de produtos e processos de manufatura industrial metalmecânica. Ao final da condução da pesquisa, uma análise com base no tripé da sustentabilidade será realizada usando os resultados quantitativos e os aspectos qualitativos verificados, devendo conduzir a busca do melhor custo-benefício entre o tempo de processo computacional a ser dispensado para a operação de corte e o nível de qualidade dimensional exigido pelo cliente final, de modo a estratificar as características de corte a serem seguidas como padrão para futuros cortes de chapas metálicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Álvaro Pereira do Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
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Currículo
Título do Projeto:
para que serve a história? a história pública e o ensino de história nas escolas da baixada fluminense
Resumo:
Objetivamos construir instrumentais epistemológicos que permitam a estudantes da Educação Básica entenderem-se participes e produtores das histórias de si, da sua família e de onde habitam. Cidades e bairros periféricos geralmente não possuem livros didáticos ou paradidáticos que expliquem a História da localidade e a dos seus habitantes. É possível mudar? A História Pública surgiu para traduzir e expandir a história acadêmica para um público não universitário em linguagem simples, mas com a objetividade exigida na área. A História Pública também responde a questões de um público pouco ouvido na academia. Quando são entrevistados por historiadores, apresentam documentos, correspondências e fotografias, compartilhando memórias e saberes. Surge aqui uma questão: qual o autor final da história, o entrevistado, o historiador ou ambos? Para Michael Frisch, quando alguém fornece uma entrevista torna-se em parte coautor. A autoridade do texto, enfim, é compartilhada entre as partes. Entendemos ser possível a estudantes da Educação Básica construir histórias de si, das suas famílias e das localidades que habitam mantendo uma autoria compartilhada com historiadores. Co-oriento residentes do Programa de Residência Pedagógica, que estão em quatro escolas da Baixada Fluminense colaborando com estudantes na escrita dessas histórias. Não se trata da redação de memórias familiares, mas uma História observável na produção acadêmica de área. Para ampliar a compreensão do lugar do estudante e da sua família na História do Brasil e na localidade, criaremos uma Linha do Tempo e um Mapa Cartográfico, digitais e interativos, alimentados com fotografias, entrevistas, documentos das famílias e a própria história escrita por estudantes. A equipe atualizará e revisará esses instrumentos com fontes de arquivos e com a historiografia Teremos exitoso recurso pedagógico para o Ensino de História da Baixada Fluminense, que chegará ao público com recursos das Humanidades Digitais e da WEB
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Alvaro Rogério Cantieri
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
i mostra ciência, tecnologia e inovação de pinhais
Resumo:
A I Mostra Ciência, Tecnologia e Inovação de Pinhais surge como um evento de grande relevância, reunindo conhecimento e inovação em um evento que transcende as barreiras do município de Pinhais, sendo uma celebração do saber e da capacidade de seus habitantes. Realizado pelo Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Pinhais, além de outros parceiros como escolas de nível médio da cidade, SEBRAE e o Ecossistema de Inovação Local, esse grande evento tem o potencial de integrar todos os agentes no desenvolvimento do saber científico nas diferentes as áreas de conhecimento e em todos os níveis de ensino. Como o próprio tema proposto para o evento evidencia, o foco principal da mostra serão as atividades relacionadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), tais como a cultura e a história africana e afro-brasileira, os povos indígenas que habitam tradicionalmente o estado do Paraná, as políticas afirmativas e as relações para a diversidade e suas implicações para a construção e fortalecimento de relações inclusivas e não violentas. O trabalho de organização do evento será realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPR Câmpus Pinhais (NEABI/Pinhais), que atua diretamente na Educação para as Relações étnico-raciais (ERER) na instituição desde 2018 e pelo Núcleo de Direitos Humanos do IFPR Câmpus Pinhais (NUDH), em parceria com a Coordenadoria de Pesquisa e Extensão (COPEX Pinhais) e com o Fórum da Diversidade de Pinhais, este coordenado pela Secretaria de Educação do Município.
Instituição/UF/País:
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - PR - Brasil
Vigência:
29/12/2023-31/12/2025
Álvaro Silva Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
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Currículo
Título do Projeto:
avanços em processos de extração e purificação sustentáveis de princípios ativos para biorefinaria industrial
Resumo:
O presente projeto destina-se a realização de curso que versa sobre Avanços em Processos de Extração e Purificação Sustentáveis de Princípios Ativos para Biorefinaria Industrial. Neste contexto, traremos as mais inovativas abordagens sobre os referidos processos, de modo mais sustentável e dentro do escopo da biorefinaria. O curso destina-se a discentes de pós-graduação (mestrado ou doutorado), mesclando ministrantes de países membros do CABBIO (Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia). Os ministrantes são agrupados em pares de acordo com suas expertises, para possibilitar interações e trocas de experiência. Desta forma busca o estabelecimento de cooperação entre os docentes. Os docentes brasileiros são provenientes da UFBA (Bahia) e de duas Universidades do Nordeste do Brasil (UFC - Ceará e UFPB - Paraíba) e de uma Universidade do Sul do Brasil (UEM - Paraná). Do ponto de vista discente a distribuição de vagas padrão para alunos provenientes das regiões do Brasil e dos demais países do CABBIO, permitirá a troca de experiências e informações. Desta maneira, o curso contribuirá para o enriquecimento de conhecimentos na área da biotecnologia industrial, uma vez que oferece insumos de alta tecnologia para ser aplicado no campo industrial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
12/12/2023-30/06/2025
Alzir Azevedo Batista
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
complexes fosfinicos de rutênio: potenciais anticancerígenos, estudos in vitro e in vivo
Resumo:
A bioinorgânica juntamente com a química medicinal vem contribuindo para a saúde publica, com o desenvolvimento e aplicação de metalofármacos como drogas e agentes terapêuticos, principalmente no tratamento de alguns tipos de câncer, baseado em complexos de platina. Neste contexto diversos pesquisadores têm se dedicado à química sintética de compostos de coordenação, buscando por novos compostos com atividade biológica e modelando os já existentes para diminuir seus efeitos colaterais. Dentre os estudados na literatura destacam-se os compostos de rutênio que tem mostrado resultados positivos frente à atividade anticâncer e animetastáticos. O presente projeto se fundamentam na síntese e caracterização de complexos os quais poderão apresentar as seguintes fórmulas estruturais: [Ru(L)(dppe)(bipy)]PF6, [Ru(L)(dppb)(bipy)]PF6, [Ru(L)(DPEPhos)(bipy)]PF6, onde L = lapachol (4-Hydroxy-3-(3-methylbut-2-enyl)naphthalene-1,2-dione) e derivados da lausona (2-hidroxi-1,4-naftoquinona), bipy = 2,2-bipiridina, dppe = 1,2-bis(difenilfosfina)etano e DPEPhos = Bis[2-(difenilfosfina)fenil]éter. Serão caracterizados pelas técnicas: análise elementar, condutividade, espectroscopia de absorção na região do IV e do UV/Vis, voltametria cíclica e de onda quadrada, ressonância magnética nuclear de 31P{1H}, 1H e 13C e difração de raio-X. Os novos complexos sintetizados serão avaliados quanto às suas atividades citotóxicas nas linhagens celulares de câncer de próstata (DU-145), pulmão (A549), mama (MCF-7 e MDA-MB-231) e não tumoral de mama (MCF-10A) e quais apresentares melhores resultados submetidos a novos estudos biológicos. Os resultados por meio dos dados químicos e biológicos fornecerão subsídios para formular um possível mecanismo de ação para os complexo. É sabido que o câncer é uma das doenças que mais mata atualmente, razão pela qual pesquisas sobre o tema é fundamental, o que mostra a importância de nosso projeto, em termos não apenhas científico, mas também sociais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
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Currículo
Título do Projeto:
diplomacia científica e inovação para cooperação digital
Resumo:
O projeto tem por objetivo desenvolver uma plataforma de diplomacia científica e inovação (DCI) que possa auxiliar nas políticas públicas de pesquisa e desenvolvimento. A partir da rede de pesquisadores e instituições nacionais e internacionais ligadas à Escola de Diplomacia Científica e Inovação (InnSciD SP) será projetada uma plataforma para facilitar a cooperação da academia com organismos internacionais, sociedade civil, iniciativa públicas e privadas. DCI consiste no conjunto de ideias, princípios, visões, estratégias e práticas que se encontram na interseção de inovação e política externa. (...) emprega ferramentas e processos diplomáticos para melhorar as capacidades de inovação. Abarca ações bilaterais, regionais, inter-regionais, bem como compromissos multilaterais que visam promover a cooperação para benefício comum. Iteligência Artificial e suas aplicações será o tema inicial para o desenvolvimento da primeira versão da plataforma. Para tanto, será desenvolvida uma metodologia de solução de problemas com ciclos de consultas entre a rede com atores da sociedade civil brasileira. Após, serão debatidos quais as métricas e instrumentos de mensuração adequados para avaliar se iniciativas de DCI estão ou não de acordo com os princípios e valores definidos, bem como desenvolvidos mecanismos de avaliação. Os resultados parciais serão testados junto à comunidade da InnSciD, e obter-se-á o feedback sobre as métricas e instrumentos de mensuração. Por fim, serão construídas, estratégias para se alcançar modelos de DCI orientados pelas normativas desenvolvidas pela rede. Os resultados serão avaliados, bem como repensadas formas de como aprimorar a definição dos princípios e valores, a mensuração e as estratégias. A plataforma proposta estará alicerçada na busca por soluções transnacionais e multidisciplinares de problemas, a partir de uma perspectiva do sul, que vise à sustentabilidade, autonomia, diversidade, competitividade, e respeito aos direitos humanos.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/12/2022-28/02/2026
Amanda Christinne Nascimento Marques
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
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Currículo
Título do Projeto:
trilhas de pesquisas em comunidades quilombolas: troca de saberes e análise de políticas públicas nos territórios rurais e da cidadania da mata sul e do piemonte da borborema, paraíba brasil.
Resumo:
Este projeto objetiva promover um diálogo de conhecimentos e saberes com as comunidades quilombolas dos territórios rurais e da cidadania da Mata Sul e do Piemonte da Borborema/PB, considerando as suas demandas e práticas coletivas. Buscamos a continuidade de pesquisas e ações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Gestar: território, trabalho e cidadania, credenciado no CNPq e vinculado à UFPB e do Laboratório Gestar: Território, Cultura e Etnicidade, vinculado ao Departamento de Geociências e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. O Gestar atua na formação de jovens pesquisadores por meio da execução de projetos de pesquisa e de extensão universitária. Tomando como eixo central as dinâmicas territoriais quilombolas, acompanharemos os grupos situados naqueles territórios. Dados preliminares nos levam à relevância do tema, diante da vulnerabilidade de tais grupos, cujos instrumentos legais que garantem a titularidade de suas terras, a exemplo da CF/1988 e do Decreto Federal 4.887/2003, não foram aplicados em sua plenitude. Além de seminários sistemáticos, realizaremos pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Com uma perspectiva quantitativa e qualitativa, faremos levantamentos de dados sobre políticas públicas e acerca daquelas comunidades, em órgãos e sites oficiais, a exemplo da Fundação Cultural Palmares, do INCRA, da EMATER e da Coordenação Estadual das Comunidades Negras e Quilombolas. Também realizaremos entrevistas com coordenadores/as de entidades que atuam na Paraíba, com lideranças das associações comunitárias e com a equipe técnica que atua naqueles territórios. Com o projeto, buscamos contribuir com as reflexões sobre as práticas coletivas em territórios quilombolas, assim como fortalecer nossas parcerias, com vistas à proposição de uma agenda de ações, considerando a essencialidade das políticas públicas para esses territórios, indispensáveis ao desenvolvimento local.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
14/12/2023-31/12/2026
Amanda Danuello Pivatto
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
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Currículo
Título do Projeto:
identificação química de marcas olfativas da abelha xylocopa frontalis para otimização da polinização de cultivos de maracujá-amarelo (passiflora edulis)
Resumo:
O Brasil se destaca como um dos principais produtores mundiais de maracujá-amarelo, espécie de grande interesse econômico que, devido à autoincompatibilidade, depende de polinizadores para a formação de frutos. Os principais polinizadores do maracujá são as grandes abelhas solitárias do gênero Xylocopa, comumente conhecidas como mamangavas. Considerando o manejo dessas abelhas para incremento da polinização do maracujá-amarelo, um dos desafios é a atração e manutenção de ninhos em larga escala para o uso em cultivos agrícolas. Nesse contexto, o objetivo dessa proposta visa o uso da identificação química de marcas olfativas do principal polinizador do maracujá (Xylocopa frontalis) como ferramenta para aprimoramento de técnicas de manejo, o que pode representar impactos positivos na conservação e no uso comercial desses importantes polinizadores. As amostras serão coletadas de indivíduos de X. frontalis e de seus ninhos, tanto em áreas de criação quanto de indivíduos que nidificam em ninhos naturais. Os componentes voláteis liberados pelas abelhas serão coletados utilizando duas metodologias: i) aeração e ii) extração por solvente e ambas serão desenvolvidas evitando o sacrifício das abelhas. As amostras obtidas através das diferentes metodologias de coleta serão analisadas por Cromatografia a Gás acoplada à Espectrometria de Massas (CG-EM). A elucidação estrutural dos componentes presentes nos extratos será realizada por meio de análises cromatográficas, espectrometria de massas e ressonância magnética nuclear. Após identificação dos compostos responsáveis pela comunicação entre os indivíduos de X. frontalis, pretende-se desenvolver uma solução atrativa (spray) para a espécie e avaliar sua eficácia na atratividade de fêmeas de X. frontalis em dois abrigos de abelhas com ninhos-armadilha novos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
11/01/2024-31/01/2027
Amanda Duarte Gondim
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
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Currículo
Título do Projeto:
estudo de condições reacionais para produção de bioquerosene de aviação por hidroprocessamento (reator contínuo) e eletroquímica.
Resumo:
A demanda por combustíveis de alto potencial energético é crescente, além das pressões por uma matriz diversificada e limpa, que conciliam a sua expansão em uma base sustentável, renovável e com baixas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Dentro dos transportes, o aéreo merece uma atenção especial, pois para cumprir as metas de redução da emissão de CO2 estabelecidas pelo Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) à partir de 2027, uma das opções mais efetivas e viáveis é a troca do combustível fóssil por combustíveis sustentáveis, pois a possibilidade de eletrificação a curto e médio prazo é inexistente. Diante disso, o desenvolvimento de tecnologia e inovação fornecerá segurança para que o setor produtivo invista na estruturação da cadeia de produção e uso para o bioquerosene de aviação no Brasil. Portanto, esse projeto tem como objetivo estudar as condições reacionais para produção de bioquerosene de aviação em um reator catalítico contínuo e por método eletroquímico a partir de óleos vegetais que têm produtividade no Brasil, como sebo bovino e óleo de dendê. Processos eletroquímicos representam rotas alternativas promissoras para promover transformações redox de forma mais limpa, sustentável e segura. O upgrading descarboxilativo de óleos vegetais via eletrólise de (não-)Kolbe tem demonstrado elevado potencial para obter compostos de maior valor agregado, sobretudo para a indústria de energia. Também serão realizados estudos de estabilidade térmica e oxidativa, bem como ao desenvolvimento de metodologias para determinar a qualidade do produto. Como resultados esperados, a obtenção dos dados da produção de bioquerosene de aviação, estudo da estabilidade térmica e oxidativa e avaliação da qualidade. Os dados produzidos no projeto são de suma importância para incentivar a produção de bioquerosene no Brasil e auxiliar na tomada de decisão de políticas públicas, principalmente no âmbito do Programa Combustível do F
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
23/12/2022-31/12/2026
Amanda Gonçalves Bendia
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
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Currículo
Título do Projeto:
aeromicroantar - bioaerossóis marinhos na atmosfera antártica: padrões de dispersão microbiana e impactos climáticos e antropogênicos
Resumo:
No Antropoceno, as mudanças climáticas estão afetando a maior parte da vida na Terra. As evidências do aquecimento global são incontestáveis, com regiões como a Península Antártica já experimentando mudanças significativas em seus ecossistemas devido a intensificação de eventos extremos. Esses eventos podem influenciar a dispersão de células microbianas, transportando bioaerossóis de regiões costeiras ao interior do continente Antártico. Os microrganismos lançados da superfície oceânica em bioaerossóis podem formar núcleos de condensação de nuvens, contribuindo para a forçante climática regional. Há evidências de um aumento na presença de aerossóis marinhos que alcançam o Continente Antártico, sugerindo uma interação complexa entre aerossóis, clima e microrganismos. Esta proposta é motivada por nossos resultados pretéritos que identificaram a presença de microrganismos de origem marinha depositados na neve do módulo Criosfera1, levantando a hipótese de que tais microrganismos poderiam ser transportados através de bioaerossóis da Península Antártica para o interior do continente. Pretendemos responder a esta hipótese analisando o microbioma de amostras de ar na atmosfera antártica, procurando entender a distribuição, viabilidade e mecanismos de sobrevivência dos microrganismos transportados via troposfera em bioaerossóis marinhos, a fim de determinar se os mecanismos de seleção pré e pós-deposicionais são estocásticos ou determinísticos. Este estudo contará com uma abordagem aerobiológica multidisciplinar ao comparar a diversidade microbiana com as mudanças de trajetória de ar devido a eventos extremos como os ciclones bomba. O projeto vai investigar a função dos microrganismos como nucleadores gelo e seu impacto nas mudanças climáticas. Além disso, ele examinará a disseminação de microrganismos patogênicos e genes resistentes a antibióticos perto de estações de pesquisa e áreas turísticas. Os resultados ajudarão a criar programas futuros de monitoramento.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2027
Amanda Marília da Silva Sant'Ana
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
lactofermentação de leite asinino adicionado de extrato do resíduo da pitaia (hylocereus polyrhizus) microencapsulado
Resumo:
O aumento do número de pessoas com alergia à proteína do leite de vaca tem levado à busca por alimentos similares nutritivos, saborosos e com propriedades funcionais, o que coloca em evidência o leite asinino. No Brasil, o consumo de leite asinino e seus derivados ainda é incomum e restrito, por isso é de suma importância estimular essa prática. A elaboração de produtos derivados de leite asinino adicionados de resíduos de frutas é uma proposta que contribui para o consumo e produção responsáveis (ODS 12 da ONU) e para a disponibilização de um produto que auxilia na manutenção da saúde e prevenção de doenças. O aproveitamento do resíduo do processamento agroindustrial da pitaia (majoritariamente casca) visa promover este resíduo a subproduto, considerando que é fonte de compostos bioativos com propriedades biológicas (antioxidante, antimicrobiana, anticancerígena e anti-inflamatória) importantes. A microencapsulação torna os compostos bioativos mais estáveis no produto elaborado, facilitando sua aplicação, e a lactofermentação proporciona biotransformações que aumentam a biodisponibilidade destes compostos. Por isso, a microencapsulação de compostos bioativos do extrato do resíduo da pitaia adicionados ao leite asinino e sua lactofermentação são estratégias que podem garantir o melhor aproveitamento do resíduo da fruta. Diante do exposto, esta proposta tem a hipótese de que compostos bioativos do extrato microencapsulado do resíduo da pitaia estarão mais biodisponíveis em leite asinino após a lactofermentação. Para confirmar esta hipótese, esta pesquisa será executada em quatro etapas, com metodologias para obtenção e caracterização dos extratos do resíduo da pitaia, microencapsulação dos extratos e caracterização das microcápsulas, lactofermentação de leite asinino adicionado do extrato do resíduo da pitaia microencapsulado e digestão gastrointestinal simulada in vitro de leite asinino fermentado adicionado do extrato do resíduo da pitaia microencapsulado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Amaro Nunes Duarte Neto
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
prepare: preparatório em patologia para resposta rápida em epidemias
Resumo:
Óbitos refletem a gravidade de uma doença, especialmente em uma epidemia de doença infecciosa, pois através da taxa de mortalidade, é possível determinar a virulência de um agente infeccioso e definir o caso. Casos de óbitos podem ser os primeiros a ocorrer no início de um surto e epidemia, e o médico patologista pode ser o primeiro profissional a ter que firmar o diagnóstico de caso(s) índice(s). A Cidade de São Paulo foi o epicentro de grandes epidemias no Brasil nos últimos anos, com excesso de óbitos, como na febre amarela, na COVID-19 e na recente Mpox. No Brasil, nenhum laboratório de anatomia patológica está preparado para diagnosticar in situ infecções graves, em amostras de biópsias ou autópsias, como o Ebola, Lassa, Marburg e H5N1, à semelhança como ocorre nos laboratórios do Center for Disease and Control and Prevention, americano, cujo arsenal diagnóstico é amplo e preciso, para os principais agentes infecciosos de alta consequência no mundo. Esse projeto se chama PREPARE ( Preparatório em Patologia para Resposta rápida em Epidemias) e se propõe a tornar laboratórios da rede pública, de referência em patologia, capazes de diagnosticar infecções por patógenos emergentes e reemergentes, de alta consequência, com antecedência, em amostras de biópsias e autópsias; treinar profissionais a identificar tais infecções por meio da patologia, em instituições públicas; em possíveis epidemias, seguindo lista de prioridades da OMS. As principais ferramentas deste estudo serão a metodologia de imuno-histoquímica e a Autópsia Minimamente Invasiva guiada por ultrassom (AMI-USG), pela fácil exequibilidade, reprodutibilidade, custo e portabilidade. A padronização de reagentes de imuno-histoquímica para tais infecções é possível, adquirindo-se com antecedências anticorpos comerciais rastreáveis, com controles positivos, disponibilizando-os para os laboratórios da rede pública, para uma eventual emergência de saúde pública, com resposta rápida no campo da patologia.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
15/12/2023-30/06/2025
Amélia Carlos Tuler
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
revitalização, manutenção e informatização do herbário ufrr como instrumento de pesquisa, divulgação científica e conservação da diversidade vegetal do estado de roraima.
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
Vigência:
16/01/2023-31/05/2025
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