Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Neli Teresinha Galarce Machado

Ciências Humanas

Arqueologia
  • mudanças climáticas, paisagens e povoamento da bacia hidrográfica do guaíba durante o holoceno final - parte ii
  • Esta proposta é de complementação ao projeto aprovado pelo CNPq em 2021 (Processo: 408657/2021-9), projeto teve sua aprovação, porém com valor bem abaixo do sugerido. Dessa forma, a presente proposta visa a continuidade, a qualificação e o avanço nas análises do projeto anterior. Este estudo realizará a reconstrução paleoclimática dos últimos ~3000 anos na bacia hidrográfica do Guaíba, relacionando os resultados ao processo de povoamento de populações horticultoras durante o Holoceno Tardio (populações Guarani e Jê Meridionais). A pesquisa busca compreender como era o clima antes da chegada dessas populações, e como evoluiu após o seu estabelecimento. Os dados permitirão avaliar se condições ambientais foram decisivas para a colonização mais intensa da área. A área delimitada para este estudo se localiza na porção central e nordeste do Rio Grande do Sul, abrangendo nove bacias hidrográficas: Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba. Nessa região, os últimos ~2000 anos foram marcados pela intensificação dos fluxos migratórios: os Jê, que se expandiram desde o Brasil central, e logo os Guarani, procedentes da Amazônia. Cruzando dados palinológicos e dados arqueológicos, pretende-se apresentar indicadores para se compreender: 1) as mudanças climáticas ocorridas nos últimos ~3000 anos; 2) a relação entre as mudanças climáticas e as dinâmicas populacionais; 3) a dinâmica espaço-temporal da ocupação humana da região. Para discutir a evolução climática regional serão obtidos testemunhos sedimentares para análises palinológicas. Também será realizado levantamento botânico e de amostras superficiais para chuva polínica em áreas chave, permitindo associar o espectro palinológico com tipos específicos de vegetação para se gerar um modelo atual das variações do passado a partir do registro palinológico.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nelio Teixeira Machado

Engenharias

Engenharia de Energia
  • valorização das cadeias produtivas sustentáveis de açaí (euterpe oleracea, mart) e tucumã (astrocaryum aculeatum) no pará e amazonas via produção de bio-óleos, compostos bioativos, gasolina, querosene e diesel verdes, bio-carvão, e ligantes de asfalto
  • A cadeia do Açaí (Euterpe Oleracea, Mart.) tem grande importância na econômia do Estado do Pará [1]. O Pará produziu 1.228.811 ton/ano de frutos de Açaí em 2018, produzindo após o processamento, entre 85% e 83% (m./m.) de caroços de Açaí [2,3], os quais geram um problema ambiental de gestão de resíduos sólidos [4,5]. A cadeia do Tucumã (Astrocaryum Aculeatum) comercializado na região metropolitana de Manaus, representa uma atividade econômica significativa e crescente [6,7]. Em 2017 foram comercializados, em média, 83 ton/mês [7], de frutos de Tucumã, totalizando 1000 ton/ano, produzindo, após o despolpamento, 65% (m./m.) de caroços de Tucumã [8], gerando um problema ambiental de disposição final e gestão de resíduos sólidos em Manaus. Os caroços de Açaí e Tucumã são ricos em lignina, celulose e hemicelulose com potencial de aplicação em processos de transformação térmicos [8], assim como fonte de compostos bioativos [9,10]. Dentre as tecnologias de transformação de biomassa, destaca-se a pirólise [11,12], a qual produz bio-carvão, bio-óleo, água, e gases com alto poder calorífico [13]. O bio-óleo possui hidrocarbonetos e uma fração oxigenada, rica em compostos fenólicos [10], com propriedades antioxidantes [15]. A pirólise dos caroços de Açaí e Tucumã geram aproximadamente 10% e 60% (m./m.) em bio-óleo, respectivamente [10,16]. A destilação do bio-óleo produz gasolina, querosene e diesel verdes, além de um produto de fundo com propriedades de Asfalto ligante. Estudos in vitro e in vivo demonstram que compostos do bio-óleo apresentam propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, hepatoprotetoras, supressão de estresse oxidativo, carcinogênese e inseticida [14]. Neste contexto, propõem-se neste projeto de P&D, alternativas tecnológicas com foco na valorização dos resíduos das cadeias do Açaí e do Tucumã, através da produção de bio-carvão, bio-adsorvente, bio-óleo, bio-combustíveis, ligante asfáltico, e compostos bio-ativos com potencial farmacológico e industrial.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Dec 22 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nelson Hein

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • espiritualidade nas organizações e suas relações
  • O debate sobre a espiritualidade no local de trabalho tem ganhado força nos últimos anos. O ponto mais importante deste debate é que se está começando a falar sobre um tema significativo em relação ao nosso trabalho, pois a espiritualidade tem a ver com o esforço para encontrar o propósito de vida a fim de desenvolver um senso de conexão entre os colaboradores e um alinhamento entre os valores individuais e organizacionais. Levando em conta que a espiritualidade não é um fim, mas sim um meio, cabe às organizações e à academia encontrar a forma pela qual a espiritualidade se relaciona com as variáveis organizacionais. Assim posto, esta pesquisa parte do pressuposto que a espiritualidade atua como efeito moderador positivo na relação entre a cultura organizacional com a capacidade de aprendizagem e o desempenho organizacionais. Esta moderação dependerá do nível de espiritualidade do colaborador, ou seja, quanto maior a espiritualidade, maior será a influência da cultura organizacional na capacidade de aprendizagem e no desempenho organizacionais. Para atender aos objetivos deste estudo, será realizada uma pesquisa survey em cinco empresas em dois estados da federação. Duas em Caxias do Sul, em uma empresa de fabricação de ônibus e outra em uma empresa de metalurgia e cutelaria. Participarão dois hospitais em Porto Alegre, um da iniciativa privada e outro da rede pública federal. Além disso, a pesquisa será aplicada em uma corporação varejista no estado de Minas Gerais. O instrumento de coleta de dados será um questionário composto pelos constructos de cultura organizacional, capacidade de aprendizagem organizacional, desempenho organizacional e espiritualidade no local de trabalho, com escala Likert. Os dados de cada variável serão agrupados por meio do método EDAS. Os dados sintetizados serão acomodados em três clusters e posteriormente submetidos à análise estatística por meio da Modelagem Linear Hierárquica.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026