Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mônica Castagna Molina

Ciências Humanas

Educação
  • investigando as potencialidades da práxis dos egressos da licenciatura em educação do campo para promoção do desenvolvimento humano e social nas escolas do território kalunga através da formação em agroecologia e manejo sustentável do cerrado
  • As Licenciaturas em Educação do Campo - LEdoCs foram concebidas com o objetivo de promover a formação, no âmbito da Educação Superior, de educadores/as camponeses(a)s que já atuam nas escolas do campo, e também de preparar a juventude camponesa que nelas possa vir a atuar. Ao longo dos anos, diversos estudos com egressos desses cursos vêm demostrando as contribuições destes para promoção de novas práticas agroecológicas nas Escolas do Campo. Esta pesquisa tem como foco de atuação os(as) estudantes egressos da LEdoC-UnB - que totalizam atualmente 89 egressos (XAVIER, 2022) e ainda dezenas de estudantes quilombolas em formação - no contexto territorial Kalunga, que abrange parte dos municípios goianos de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. Tem como objetivo central realizar um diagnóstico da Sócio biodiversidade do Cerrado, existente nas Comunidades do Vão de Almas e do Vão do Moleque, em Goiás, objetivando promover a inserção deste conteúdo no currículo escolar das Escolas de Ensino Médio existentes em tais comunidades, respectivamente nas Escolas Santo Antônio e Maiadinha, no Quilombo Kalunga, promovendo simultaneamente à realização do referido Diagnóstico, a formação dos estudantes, educadores e membros das duas comunidades , para manejo sustentável e para inserção de produção agroextrativista do território na alimentação escolar, associada a valorização de tecnologias sociais de aproveitamento do Cerrado . A metodologia do projeto toma como base os princípios da pesquisa participante e será realizada por pesquisadoras e pesquisadores das áreas de educação, sociologia, agronomia, nutrição e sobretudo membros da comunidade e egressos da LEDOC, que atuarão nas interpretações e traduções nos diálogos de saberes.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Fri Dec 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • políticas públicas e respostas corporativas para promoção do desenvolvimento econômico sustentável no hub do hidrogênio verde com ênfase na economia circular
  • Este projeto propõe construir uma agenda de pesquisa em torno da compreensão das estratégias de economia circular, com ações de curto, médio e longo prazo indicando os caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável do HUB do Hidrogênio verde (H2V) no Ceará. A estrutura teórica vai além da tríade tradicional das dimensões econômica, ambiental e social, e argumenta que sustentabilidade ocorrem entre diferentes níveis (e.g. individual, firma e sistema), em processos de mudança e dentro de um contexto temporal e espacial. A visão integrativa traz à tona a questão das estratégias climáticas e os desafios da transição para economia circular, por meio da proposição de roadmap para a implantação do HUB de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), atendendo aos requisitos de um eco-parque industrial. O projeto contribui com a geração e a disseminação do conhecimento, por meio da produção de evidências científicas que possam subsidiar a gestão de políticas públicas e a transferência de conhecimento, em articulação com gestores públicos, com a iniciativa privada e com a sociedade civil, em torno de temas estratégicos como o da transição energética, energias renováveis e H2V, e economia circular. Integrando a Universidade Federal do Ceará em uma rede nacional de renomados pesquisadores, e ampliando o diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade. A pesquisa pode contribuir de três maneiras para a conceituação de respostas corporativas e políticas públicas em sustentabilidade. Primeiramente, esclarece a natureza da transição energética, relacionando-as aos diferentes níveis, aos processos de mudança, e ao contexto espacial e temporal em que ocorrem. Em segundo lugar, através desta lente sistêmica, as fontes e a lógica subjacente das estratégias climáticas de adaptação e mitigação podem ser identificadas. Em terceiro lugar, fornece insights sobre produtos e serviços circulares, fluxos reversos, e modelos de negócios em direção a uma economia circular.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inputs para monitoramento de políticas públicas climáticas e cenários de transição energética em âmbito subnacional
  • Esta pesquisa buscará desenvolver e propor inputs para cenários de transição energética no âmbito subnacional, incorporando parâmetros e indicadores de monitoramento de políticas climáticas e de planejamento energético. A abordagem da pesquisa envolve o aumento da difusão do conhecimento sobre as mudanças climáticas globais e a avaliação do impacto de políticas públicas, ao reconhecer: i) a necessidade de acelerar a transição energética e de aumentar a ambição de redução de emissões de gases do efeito estufa; ii) o importante papel da modelagem e da criação de cenários na formulação de planos e no processo de informar, por meio de evidências, os tomadores de decisão; iii) e a posição cada vez mais relevante dos estados e cidades na entrega de resultados de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Dessa forma, buscar-se-á informar caminhos para a redução de trade-offs e aumento das sinergias entre aceleração da transição energética e o alcance de metas climáticas e dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Para tanto, a pesquisa fará uso de uma série de metodologias quantitativas e qualitativas para assegurar que o conhecimento, técnicas e ferramentas sejam disponibilizados aos atores interessados, gerando resultados e recomendações de apoio à tomada de decisão adequados à realidade e à necessidade local. Os métodos compreendem, dentre outras técnicas, análises multivariadas de dados, modelagem econométrica com painel dados, modelos de equações estruturais, estudos de caso, desenvolvimento de frameworks e indicadores, pesquisa participativa e consulta a especialistas. Os principais resultados esperados serão: co-construção de cenários de maior ambição climática, integrando parâmetros para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, e o desenvolvimento de indicadores para monitoramento e avaliação dos instrumentos de política públicas climática e de transição energética nos estados do Ceará, Bahia e São Paulo.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026