Projetos de Pesquisa

 

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Eduardo do Nascimento

Ciências Humanas

Educação
  • rede contestado de educação, ciência e tecnologia: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.
  • A região do Contestado é o território de menor índice desenvolvimento humano do estado de Santa Catarina e de acentuadas desigualdades, devido ao seu processo histórico de formação. Por isso, é fundamental a manutenção dos espaços simbólicos no Contestado e a construção de identidades coletivas locais que compartilhem valores de pertencimento que fortaleçam a auto-organização comunal. Portanto, o objetivo deste projeto é realizar ações educativas, por meio da divulgação científica, tecnológica e cultural, que fortaleçam a identidade coletiva cabocla no Contestado. Serão realizadas exposições, oficinas, mostras audiovisual e intercâmbio entre 15 escolas da região do Contestado, com o objetivo de capacitar associações comunitárias para planejamento e desenvolvimento regional e para popularizar os conhecimentos científicos, tecnológico e culturais no Contestado. Além disso, será produzido um documentário de registro e diagnóstico sobre as crianças e a escola do Contestado. Assim, o público-alvo deste projeto são estudantes e comunidade escolar do ensino básico que estão preferencialmente em locais de maior vulnerabilidade e de menores condições de acesso, como por exemplo, distritos rurais, bairros periféricos e municípios de população muito pequena. A construção da Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia é o resultado de ações fomentadas pelo CNPq que duram os últimos 3 anos, o que já caracteriza ações em médio-prazo. Neste momento, planeja-se ampliar o alcance das atividades a longo prazo, na medida em que, com as ações propostas seja possível atingir demandas de maior necessidade da comunidade da educação básica, ao mesmo tempo que, utilizamos deste espaço para fortalecer as linhas de pesquisa e ofertar espaços para o protagonismo discente.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
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Eduardo Donizeti Girotto

Ciências Humanas

Educação
  • ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de são paulo (2012-2021)
  • O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por pesquisas no contexto internacional, sendo escassos, no entanto, as investigações no contexto brasileiro. De modo geral, o termo gentrificação “caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano” (BATALLER, 2012, p.10). No caso da gentrificação escolar, esta mudança se refere ao perfil dos estudantes matriculados em determinada unidade educacional. Em diferentes estudos, a mudança do perfil socioeconômico está também relacionada a mudança do perfil étnico-racial, diminuindo a população autodeclarada negra. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, atualmente o Programa está presente em mais de 1000 escolas por todo estado de São Paulo, oferecendo jornadas ampliadas para milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que esta política educacional tem produzido mudanças significativas na rede estadual de educação de São Paulo, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Ensino Integral (PEI) na dinâmica da rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a implementação do Programa tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quanti com unidades participantes do programa entre 2012 e 2021 em diferentes regiões do estado de São Paulo. Entre os resultados esperado, buscaremos produzir evidências que permitam aperfeiçoar a oferta de ensino integral em São Paulo considerando a busca pela equidade do direito à educação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Eduardo Eizirik

Ciências Biológicas

Genética
  • genômica aplicada à conservação de carnívoros neotropicais
  • Análises genômicas estão revolucionando todas as áreas das Ciências da Vida, permitindo que quantidades massivas de dados sejam incorporadas na investigação dos mais variados problemas. Isso inclui o estudo da evolução dos seres vivos, a compreensão dos impactos antrópicos em sua viabilidade populacional, e o delineamento de estratégias para a sua conservação. Nesse contexto, nosso grupo de pesquisa tem utilizado análises genômicas de carnívoros há 10 anos para aprofundar os estudos genéticos que desenvolvemos desde os anos 1990 com foco em problemas evolutivos, biogeográficos, ecológicos e de conservação. A presente proposta se insere nesta linha, tendo como objetivo expandir e aprofundar as análises genômicas de carnívoros neotropicais, com três focos específicos: (1) onça-pintada, (2) pequenos felinos e (3) canídeos. Em cada um destes focos, propomos a realização de diversas análises evolutivas e genético-populacionais com base em genomas completos, o que constitui a estratégia de ponta, em nível internacional, para abordar estes tipos de problema. No caso da onça-pintada, investigaremos a diversidade genômica e o efeito da fragmentação de habitats na perda de variabilidade e na ocorrência de endocruzamento em populações remanescentes da Mata Atlântica e da Caatinga, comparando-as com populações presentes nos demais biomas brasileiros. Os resultados obtidos serão diretamente aplicados no delineamento de estratégias para a conservação (in-situ e ex-situ) destas populações criticamente ameaçadas, em parceria com pesquisadores de diversas instituições que fazem parte da equipe desta proposta. No caso dos pequenos felinos e canídeos, investigaremos questões filogenômicas (p.ex. relações evolutivas, processos de hibridação entre espécies), demografia histórica comparada e detecção de assinaturas de seleção natural divergente entre populações regionais. Os resultados serão também imediatamente incorporados pela equipe em estratégias de conservação das espécies-alvo.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Eduardo Fermino Carlos

Ciências Humanas

Educação
  • engenharia genética em porta-enxertos de citros visando tolerância ao estresse hídrico
  • Vide projeto anexo
  • Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - PR - Brasil
  • Fri Nov 29 00:00:00 BRT 2019-Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022
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Eduardo Fleury Mortimer

Ciências Humanas

Educação
  • o discurso de aulas de ciências da natureza no ensino superior e educação básica: dimensões semânticas, comunicativas e multimodais
  • O projeto pretende investigar o discurso de salas de aula de ciências do ensino superior e educação básica, destacando como os professores lidam com o contexto e com a complexidade do conhecimento científico e com a tensão entre o discurso dialógico e o discurso de autoridade. O objetivo é caracterizar o discurso de professores, na comunicação e representação do conhecimento científico e suas implicações para a aprendizagem dos estudantes. Para uma amostra de professores, pretende-se também analisar as dimensões multimodais do discurso, para além da linguagem verbal. Para investigar as relações entre discurso e contexto/complexidade, usaremos a Teoria dos Códigos de Legitimação, na sua dimensão semântica, envolvendo a gravidade e a densidade semânticas. Para investigar a tensão entre discurso dialógico e de autoridade, usaremos o conceito de abordagem comunicativa. E para a dimensão multimodal, usaremos a semiótica social. O problema geral diz respeito à identificação de práticas discursivas docentes que favoreçam a construção do conhecimento científico por estudantes. Especificamente, há vários aportes na literatura que reconhecem que a variação de gravidade e densidade semânticas, de abordagens comunicativas e o uso de diferentes modos/recursos semióticos favorecem a aprendizagem dos estudantes. Nossa própria investigação prévia nesta área indica a pertinência dessa hipótese. A nossa proposta é identificar práticas discursivas que apresentem essas variações e verificar a sua potencialidade para ser usada em cursos de formação de professores. A metodologia envolve a observação, o registro e a análise de aulas de ciências. Já temos parte dessas aulas gravadas. Neste projeto, pretende-se desenvolver novos instrumentos para análise, relacionado as diferentes dimensões do discurso em sala de aula de ciências, já mencionadas. Os resultados das análises serão usados na formação continuada e planejamento de aulas de uma amostra de professores, que também serão analisadas
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Eduardo França Castro

Outra

Divulgação Científica
  • feira de ciências, tecnologia, educação e cultura (fecitec/ufv): ciências nas escolas de minas gerais
  • Eventos de divulgação e popularização das Ciências vem ganhando destaque na Educação Básica, como por exemplo as Feiras de Ciências e/ou Mostras Científicas que desde 2016 tem sido incorporada na Rede Estadual de Ensino, apresentando-se como uma ação inovadora, para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem para além da sala de aula, por meio da participação ativa, criativa e lúdica dos estudantes. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) fundamentada na trilogia do ensino, pesquisa e extensão possui uma rica história voltada para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Entre as atividades científicas e educacionais, voltadas para a divulgação e popularização das Ciências, podemos destacar a Semana de Ciência e Tecnologia da UFV Campus Florestal, que ocorre em outubro e engloba a Mostra de Profissões (desde 2010), o Simpósio de Iniciação Científica (SIA/UFV Campus Florestal, desde 2009) e a Feira de Ciências (FECITEC/UFV, desde 2004). Nestes eventos temos a participação da comunidade escolar da UFV e de escolas municipais e estaduais, públicas e particulares, com apresentação de atividades científicas e culturais (apresentação de trabalhos, projetos, cursos, palestras e outros), envolvendo em média mais de 1500 estudantes, provenientes de vários municípios de Minas Gerais (como por exemplo: Florestal, Pará de Minas, São Gonçalo do Pará, Juatuba, Nova Serrana, Betim, Belo Horizonte, Contagem, Itaúna, Mateus Leme, Esmeraldas, Barbacena, Ibirité e Ipatinga). Os trabalhos apresentados são provenientes de instituições públicas municipais, estaduais e federais e, também, particulares. Desde 2016, a FECITEC/UFV conta com a parceria com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Pará de Minas e Metropolitana B, e, agora com a SRE de Ponte Nova, o que atinge diretamente a mais de 40 municípios do Estado de Minas Gerais. Esta parceria consolida as áreas de educação científica e de divulgação e popularização das ciências da UFV com a Educação Básica.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Fri Dec 10 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
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Eduardo Furtado de Simas Filho

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • arquiteturas inovadoras para aprendizado profundo implementadas em sistemas embarcados com aplicações em instrumentação
  • Arquiteturas de Aprendizado Profundo têm sido aplicadas a diferentes áreas do conhecimento, tais como medicina, visão computacional, bioinformática, processos industriais, robótica social, computação em nuvem, computação na borda, inspeções não destrutivas e veículos autônomos. Desde que adequadamente projetadas, tais estruturas são capazes de produzir resultados equivalentes aos de especialistas humanos, porém com rapidez e repetitividade superiores. A principal característica destas arquiteturas é o fato de possuírem múltiplas camadas internas na rede, requerendo uso intenso de recursos computacionais (memória e processamento) para treinamento de tais modelos. Contudo, redes projetadas em frameworks de alto nível geralmente possuem um número de camadas muito grande, sendo voltadas para dispositivos computacionais de alto desempenho ou dispositivos amparados por computação em nuvem. Neste contexto, sistemas embarcados na ponta (na chamada computação na borda) podem ter seu desempenho deteriorado por contenções nos canais de comunicação com a nuvem. Assim, este projeto visa propor novos métodos para otimização de arquiteturas de Aprendizado Profundo para implementação em sistemas embarcados, de forma a atender restrições de tempo real e recursos limitados destes sistemas. Tais limitações de recursos impõem a necessidade de fazer adaptações às arquiteturas de redes de Aprendizado Profundo, de forma a encontrar representações com recursos reduzidos, porém com resultados equivalentes. Entre os métodos de redução de modelo pode-se utilizar poda de nós, destilação de conhecimento, etc. As diferentes metodologias desenvolvidas permitirão o projeto de sistemas embarcados de menor custo e com maior independência da nuvem. O foco inicial é a aplicação em instrumentação embarcada em problemas como inspeção não destrutiva de equipamentos, robótica, e instrumentação científica no contexto do Experimento ATLAS do LHC.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Eduardo Guimarães Couto

Ciências Agrárias

Agronomia
  • avaliação temporal e espacial de propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e da atmosfera em área manejada com fogo prescrito no parque nacional de chapada dos guimarães (mt).
  • O fogo desempenha um papel dominante no desmatamento, particularmente nos trópicos, mas a extensão relativa da conversão e a influência da frequência do fogo na perda final da floresta permanecem obscuras. O Brasil implementou recentemente o manejo integrado do fogo (MIF), usando queima prescrita no manejo de áreas protegidas no Cerrado brasileiro para mitigar incêndios florestais. No entanto, existem poucos estudos que relacionam as consequências desses incêndios às emissões de poluentes atmosféricos e degradação do solo. Portanto, o objetivo deste trabalho é caracterizar a composição química, física e biológica do solo e da atmosfera antes e após queimas prescritas realizadas no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT). Além disso, a composição atmosférica de uma área urbana (Cuiabá, capital de Mato Grosso) será caracterizada simultaneamente com a área de estudo para estimar a distribuição espacial desses poluentes. Assim, três transectos de 1200 m2 serão delineados e submetidos ao fogo prescrito em diferentes períodos (chuvoso e seco) para avaliar a influência da intensidade do fogo no solo e na atmosfera. Parâmetros físicos, químicos e biológicos serão avaliados ao longo de cada transecto. Todos os transectos serão pesquisados​​em três profundidades (0-5, 5-10 e 10-15 cm) e em diferentes tempos (antes, imediatamente após e 3 meses após o fogo) para avaliar o impacto e o potencial de resiliência da área queimada. A composição da atmosfera será determinada pela detecção de material particulado em diferentes frações (PTS, PM 2,5µm e PM 10µm), gases ácidos e deposição seca. A caracterização física e química será realizada por meio de composição elementar e iônica, análise gravimétrica, Black Carbon, NMR e Espectroscopia Raman. Esperamos que os dados obtidos possam ajudar a orientar as políticas públicas na otimização da queima de baixa intensidade para gerenciar com eficácia o armazenamento de carbono e manter a biodiversidade no bioma Cerrado.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Eduardo Harry Birgel Junior

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • os efeitos da uso da oxigenoterapia nasal de alto fluxo durante o tratamento de bezerros com hipóxia
  • Pesquisas desenvolvidas na USP têm demonstrado o sucesso do uso da ventilação mecânica na reversão da asfixia e da síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) em bezerros oriundos de clonagem, FIV ou nascidos de partos distócicos. Entretanto, o uso de ventiladores mecânicos nas fazendas tem um custo muito caro e exige uma formação técnica complexa, tornando o seu uso restrito a condições experimentais. Ao pesquisar a existência de equipamentos que possam ofertar FiO2 elevada associada a PEEP encontrou-se o Sistema de CPAP Aberto - O_Two Medical Technologies que permite oxigenoterapia nasal de alto fluxo com pressão contínua das vias aéreas. O sistema possui uma válvula virtual acoplada a máscara facial para ventilação não invasiva. Esse equipamento permite montar um sistema barato para dar suporte respiratório a bezerros neonatos asfixiados e que pode ser utilizado pelos veterinários / tratadores de bezerros nas fazendas. O presente projeto tem o objetivo de estabelecer um protocolo seguro do uso do Sistema de CPAP Aberto e avaliar os efeitos da oxigenoterapia nasal de alto fluxo durante o tratamento de bezerros com asfixia neonatal”. A hipótese formulada é que o uso da oxigenoterapia nasal de alto fluxo na primeira hora de vida é eficiente no tratamento da hipóxia e determina melhora na PO2 arterial, uma redução da PCO2 e no restabelecimento do equilíbrio ácido-básico de bezerros com asfixia neonatal. Para a avaliação da eficiência do equipamento será realizada hemogasometria, determinação da pressão da artéria pulmonar / monitorização hemodinâmica invasiva com o Cateter de Swan-Ganz , hemograma, perfil bioquímico e mensuração dos teores plasmáticos de lactato. Esta será a primeira pesquisa na clínica de bovinos que estuda o uso da oxigenoterapia de alto fluxo, sendo que não existem informações disponíveis sobre o uso do Sistema CPAP Aberto - O_Two Medical na neonatologia veterinária.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Eduardo Henrique da Silva Aranha

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • desafio games & educação 2022
  • O pensamento computacional e a capacidade de se comunicar são habilidades fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade moderna, os quais podem ser trabalhados na escola com o uso de jogos digitais. O desenvolvimento dos jogos envolve desde a idealização do jogo, com produção textual do chamado game design, até a programação dos jogos digitais. Nesse contexto, o próprio processo de construção dos jogos pode ser utilizado para divulgar, capacitar, e engajar estudantes e professores no tocante ao processo de desenvolvimento de jogos digitais e no desenvolvimento das habilidades requeridas para tal. Este projeto tem como objetivo suportar a edição 2022 do Desafio Games & Educação, um projeto organizado pelo Instituto Metrópole Digital da UFRN desde 2014, através de seu Laboratório de Pesquisa em Jogos Digitais e Educação, e que conta com a participação de centenas de estudantes e professores do ensino médio e fundamental. O Desafio possui atividades de produção de material, divulgação, capacitação, criação de jogos, mostra científica e premiação dos mesmos. Dentre as atividades de capacitação, podemos citar as de produção textual dos game design e da programação dos jogos idealizados. Os alunos e professores com melhor desempenho receberão bolsas e participarão de atividades mais avançadas relacionadas ao desenvolvimento de jogos digitais e seu uso na educação.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Tue Dec 21 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023