Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Dirce Stein Backes

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • qualificação da atenção pré-natal na região central do rio grande do sul
  • O desenvolvimento infantil saudável inicia no período pré-natal da gestante, estende-se ao puerpério e aos primeiros anos de vida da criança. A assistência integral e qualificada à saúde no ciclo gravídico é essencial para a obtenção de desfechos favoráveis à mãe e o recém-nascido. Estes desfechos estão associados às menores taxadas de morbimortalidade materno-infantil e a não ocorrência de intervenções médicas desnecessárias, além de repercussões no desenvolvimento infantil saudável. O Brasil registra importantes avanços na atenção pré-natal, assistência ao parto e saúde materna e infantil em resposta aos programas governamentais à melhoria da saúde das mulheres e das crianças, bem como as iniciativas intersetoriais de redução da pobreza. Persistem, no entanto, dois importantes desafios, com características de epidemia, quais sejam: elevado número de cesarianas e a prematuridade, além dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Não há justificativa para taxas de cesarianas que atingem mais de 50% dos partos, colocando o Brasil em posição de liderança mundial. A epidemia de nascimentos pré-termo, atribuível parcialmente às cesarianas desnecessárias e à baixa qualidade da atenção pré-natal, tem consequências em curto prazo, na morbimortalidade neonatal e, em longo prazo, nos déficits de desenvolvimento intelectual de crianças prematuras. Logo, como qualificar a atenção pré-natal com vistas à redução dos nascimentos pré-termo e a redução do número de cesarianas? Estudos evidenciam estreita relação entre a qualidade do pré-natal e a redução dos nascimentos pré-termo (TOMASI et al., 2017; 2021). Assim, com base em evidências prévias e iniciativas do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil (sob a coordenação da proponente), objetiva-se por meio de pesquisa-ação construtivista, desenvolver processo investigativo e de intervenção com vistas à qualificação da Atenção Pré-Natal e, consequentemente, reduzir os nascimentos pré-termo e o número de cesarianas.
  • Universidade Franciscana - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Divane de Vargas

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • uso de substancias psicoativas e saúde e enfermagem em adições: levantamento nacional sobre o ensino nos cursos de enfermagem, e proposta de um curso de capacitação online para enfermeiros e estudantes de enfermagem
  • No Brasil, as DCNT correspondem a 72% das causas de morbimortalidade da população, a maioria delas associa-se ao uso de álcool. Além disso afeta todas as dimensões do desenvolvimento sustentável; levando-o a ser considerado pela ONU como um obstáculo para o desenvolvimento das nações, exigindo dos países membros, incluindo o Brasil, a adoção de medidas de enfrentamento. Como a facilitação do acesso das populações à prevenção, e ao tratamento do uso prejudicial de álcool o que demandará profissionais capacitados. Entretanto, há evidencias de dificuldades dos profissionais de saúde inclusive dos enfermeiros em reconhecer, tratar e encaminhar pacientes com problemas relacionados as Substancias Psicoativas (SPA), devido a carência de conteúdos recebida durante a formação, que acarreta no déficit de conhecimento e impede uma ação mais efetiva nos serviços de saúde. Objetivo: Realizar um levantamento nacional sobre o ensino relacionado ao uso de SPA e saúde nos cursos de enfermagem do Brasil e propor e implementar um curso online de capacitação em enfermagem no uso de SPA e adições. Metodologia: Estudo multicêntrico prospectivo do tipo censo envolvendo os cursos de enfermagem do Brasil, que será desenvolvido em três fases: F1) Levantamento nacional sobre o ensino na área nos cursos de enfermagem do Brasil e a formação dos formadores; F2) Proposição e implantação de um curso online de capacitação F3) Estudo sobre o impacto da formação recebida nos conhecimentos, práticas e atitudes dos participantes da F2 e planejamento de estratégias de educação continuada. Resultados esperados: mapear e analisar o ensino da temática nos cursos de enfermagem do país, disponibilizar curso online com capacidade de abrangência nacional; capacitação técnica e científica da força de trabalho em enfermagem que contribuirá para efetiva atuação da enfermagem no enfrentamento do uso de SPA e saúde com potencial de repercussões nos indicadores de saúde dos indivíduos e comunidades brasileiras.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Divanizia do Nascimento Souza

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • dosimetria ocupacional e médica em tempo real em odontologia e radiologia intervencionista
  • Procedimentos de Radiologia Intervencionista (RI) são muito importantes para o tratamento de pacientes, pois são menos invasivos que cirurgias, e possuem um tempo de internação e recuperação menores, o que diminui as chances de infecções hospitalares, além dos custos de internação. Já os procedimentos de Cone Beam CT (CBCT) são únicos para a obtenção de imagens de estruturas da face, mas que entregam doses de radiação maiores que os exames convencionais. Ambos podem expor, além dos pacientes, profissionais, que devem ou podem estar na sala de exames com o paciente. Desta forma, estas técnicas, além de contribuir com doses elevadas de radiação para o paciente, também são responsáveis por doses ocupacionais, e no caso da RI, as mais altas dentre todos os procedimentos existentes, que empregam radiações ionizantes. Devido à presença dos profissionais na sala, durante os procedimentos, é essencial a avaliação das doses de radiação em tempo real. Para isso será empregada simulação Monte Carlo para a dosimetria numérica e Machine Learning para o cálculo destas doses em tempo real. Estas técnicas se complementam, pois, a simulação de Monte Carlo permite que as doses de radiação sejam determinadas, levando em consideração todos os detalhes das salas, profissionais e pacientes, mas em condições estáticas, ou seja, sem dependência temporal. A técnica Machine Learning permitirá que este problema seja contornado, levando ao conhecimento das doses médicas e ocupacionais em tempo real, mesmo para condições em que os profissionais se movimentam na sala, ou com a movimentação do tubo de raios X. Como resultado deste projeto, pretende-se desenvolver um software que permite a avaliação das doses ocupacionais em tempo real, melhorando assim, a qualidade de vida dos profissionais, envolvidos em exames de RI e CBCT, visto que eles poderão ter acesso à dose em tempo real, escolhendo posições mais adequadas dentro da sala para redução das doses de radiação.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Djoille Denner Damm

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento, aplicação e degradação de revestimentos de dlc em componentes críticos de turbinas eólicas
  • O desenvolvimento de energia sustentável é vital para o crescimento de um país pois afeta a produção nacional e o PIB. O Brasil possui uma infraestrutura elétrica concentrada na geração de hidrelétricas que são suscetíveis a períodos de crises como o cenário atual devido a dependência do período, frequência e quantidade de chuva. Uma matriz energética diversificada focada na energia solar e na eólica pode minimizar esse risco e o Brasil possui um grande potencial de desenvolvimento para ambas. Na região nordeste, onde as secas são mais severas, o desenvolvimento é proeminente no Rio Grande do Norte e na Bahia. A Bahia possui mais de 60 usinas eólicas concentradas na região sudoeste devido ao clima favorável. No setor eólicos brasileiro as falhas e interrupções da produção são ocasionados em 25% das vezes pelo desgaste/corrosão das pás do rotor ou outros componentes das turbinas geradoras. Logo, o projeto de pesquisa em questão tem por objetivo a aplicação inovadora de revestimentos de Diamante Tipo Carbono (DLC) na superfície das pás, como nos componentes metálicos rotativos da caixa de transmissão visando o aumento da produtividade da turbina e a mitigação das perdas de produção por desgaste ou corrosão. O DLC possui dureza acima de 3500 HV, é quimicamente inerte, é capaz de reduzir em até 5 vezes o coeficiente de atrito da superfície dos aços, ou seja, aplicado a superfície das pás eólicas pode reduzir o desgaste erosivo e nos componentes da caixa de transmissão, além de anti-corrosivo, pode reduzir o atrito que é força contrária ao movimento das pás, aumentando a sua produtividade. O fomento ao projeto permitirá a implantação do Laboratório de Tribologia e Corrosão no CETENS-UFRB, a inserção de alunos de graduação (UFRB) e pós-graduação (PROCIMM e INPE) e a disseminação de conhecimento tecnológico entre o CETENS-UFRB e as instituições PROCIMM-UESC, DIMARE-INPE, CLOROVALE DIAMANTES S/A e potenciais parceiros do setor privado na geração de energia eólica.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Doglas Cesar Lucas

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • direitos humanos e a proteção jurídica das diferenças identitárias nas decisoes do stf
  • Na sociedade contemporânea aumentaram as reivindicações de cunho identitário que reclamam pelo reconhecimento jurídico de suas diferenças. Notadamente no Brasil crescem as legislações, decisões judiciais, produção teórica e políticas públicas que incorporam na agenda democrática a defesa jurídica da diferença como um valor fundamental para a proteção e inclusão das “minorias”. As decisões do STF têm ocupado um lugar central nesse processo de reconhecimento e proteção identitária. Nesse cenário de ambivalências e de reclamos por reconhecimento das diferenças, o projeto de pesquisa pretende responder aos seguintes problemas: A. quais os elementos fundamentadores do direito à diferença identitária que estão presentes nas decisões paradigmas do STF nas últimas duas décadas? B. A corte tem promovido excessos ativistas nesse tipo de decisão? Se pode extrair das decisões do STF elementos substanciais que indiquem o surgimento de um constitucionalismo de tipo identitário e uma teoria constitucional do direito à diversidade? É possível destacar (e isso queremos deixar bem claro com a pesquisa) que o STF vem consolidando um constitucionalismo identitário de tipo afirmativo, que dialoga e substancializa os limites materiais do princípio da igualdade e reconhece demandas de reconhecimento identitário de viés liberal, sem adentrar em aspectos redistributivos que conformam estas mesmas identidades. A pesquisa será realizada mediante revisão bibliográfica crítica das categorias estudadas, visando traçar um itinerário teórico do direito à diferença, diversidade e reconhecimento na teoria do direito e no direito constitucional brasileiro. Ao mesmo tempo serão selecionadas e analisadas as decisões paradigmáticas do STF desde 2000 que versarem sobre pautas identitárias e o direito das minorias, que permitirá analisar os movimentos da corte em direção a afirmação de um constitucionalismo de viés liberal no campo identitário.
  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Domingos Fabiano de Santana Souza

Engenharias

Engenharia Química
  • síntese e aplicações de nanopartículas de lignina por deslocamento de solvente em aparatos de atomização e microfluido
  • Avanços foram alcançados quanto ao uso de resíduos vegetais para obtenção de materiais funcionais em detrimento ao uso de materiais à base de petróleo e, neste cenário, a lignina desponta como uma potencial matéria-prima. Embora a lignina tenha sido tratada há tempos como um subproduto para indústrias de papel e celulose, pesquisadores têm descoberto que este biopolímero pode ser aplicado como antioxidante, agente de proteção solar, emulsificante e carreador de bioativos. Particularmente, a literatura recente menciona que tais aplicações foram intensificadas quando a lignina foi disposta na forma de nanopartículas devido à maior densidade de grupos funcionais característicos. Os métodos de síntese de nanopartículas de ligninas (NPLs) podem explorar a capacidade de autoagregação das ligninas, a sua pulverização ou as suas propriedades térmicas para fundir/moldar, porém a maioria dos métodos apresenta dificuldades para escalonamento ou demandam elevado gasto energético. Neste sentido, o presente projeto investigará a síntese e aplicação de NPLs geradas em aparatos de atomização e microfluido. A atomização é um método já consolidado na área de polímeros por sua simplicidade na alteração de tamanho de partículas, de modo que seu uso para obtenção de NPLs é bem-vindo e deve ser investigado extensivamente. A magnetoforesis é um fenômeno muito explorado em terapias de transporte de bioativos e ela é caracterizada por separar partículas por exposição à campo magnético. Quando a magnetoforesis é mesclada com microfluidos, existe a possibilidade de geração contínua de nanopartículas com dimensões e susceptibilidade magnética controladas, sendo um caminho interessante para obtenção de NPLs como veículos de transporte de bioativos. Usando diferentes ligninas como matérias-primas, os métodos propostos fornecerão NPLs para aplicações como estabilizador de emulsão Pickering, aditivo para proteção solar em cosméticos e matriz para liberação controlada de bioativos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Dominik Hartmann

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • crescimento inteligente, inclusivo e sustentável – novas perspectivas da complexidade econômica, mobilidade e eficiência social
  • O crescimento inteligente, inclusivo e sustentável (CIIS) consiste na transformação estrutural da economia, que engaja indivíduos e empresas em atividades inovadoras, promove igualdade, mobilidade e eficiência social, e sustentabilidade ambiental. A Complexidade Econômica permite uma perspectiva refinada sobre como a sofisticação econômica está associada às variáveis socioeconômicas, incluindo crescimento econômico (Hidalgo 2007), desigualdade (Hartmann et al. 2017) e sustentabilidade (Ferraz et al. 2021). O grupo emergente Núcleo de Estudos em Complexidade, Desenvolvimento e Desigualdade (NECODE) tem foco em pesquisa de excelência internacional e alta relevância prática. O grupo usa novos métodos empíricos interdisciplinares para identificar os gargalos e oportunidades de especialização e diversificação inteligente. Contudo, há poucos estudos e dados regionais sobre o impacto da complexidade na mobilidade e eficiência social no Brasil, bem como utilização de novos métodos para estratégias de CIIS. A proposta deste projeto é desenvolver ao menos 8 artigos para revistas A1 e A2, organizar a Necode Summerschool e um workshop na UFSC, e criar um laboratório virtual de dados sobre complexidade, mobilidade e eficiência social, e qualidade de vida nos municípios brasileiros. O laboratório contribui por implementar ferramentas de data visualization, extração de dados e mapas regionais; proporcionar informação atualizada para publicações de alto impacto; e disponibilizar informações confiáveis e ágeis para policymakers. No geral, NECODE desenvolve novos métodos da análise de redes, pesquisa operacional, revisão sistemática de literatura e econometria, por meio de um time interdisciplinar de pesquisadores de várias universidades do Brasil e outros países. A pesquisa do grupo é particularmente importante em países com altos níveis de desigualdade e ineficiências, mas também oportunidades de empreendedorismo inovador e melhoras na mobilidade social e qualidade de vida.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Dora Maria Villela José

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • carbono e nitrogênio como base para o entendimento das alterações na biomassa, necromassa e solo frente à fragmentação florestal e eventos de seca na mata atlântica
  • Mudanças climáticas extremas podem alterar as florestas tropicais. Segundo modelos climáticos, haverá mudanças na temperatura e na distribuição das chuvas no sudeste brasileiro. Dado o estado avançado de fragmentação da Mata Atlântica, o cenário de mudanças climáticas deve ser potencializado. Entretanto, a exatidão de modelos e predições sobre como estas alterações poderão afetar as florestas tropicais são limitados pela carência de dados empíricos. Fundamentado em uma base de dados pré-existente e atuais, objetiva-se utilizar variáveis de estrutura, florística e fitossociologia do componente arbóreo, e de processos relacionados à produtividade e ciclos biogeoquímicos de fragmentos de dois tipos florestais contrastantes de Mata Atlântica, floresta ombrófila densa (FOD) e floresta estacional semidecidual (FES), no Estado do Rio de Janeiro, visando produzir resultados sobre como os estoques de C e N, respondem à fragmentação e a eventos de seca em fitofisionomias contrastantes do bioma. Neste cenário, a hipótese a ser testada é a de que existe uma variação espacial e temporal na biomassa arbórea acima do solo (BAS), estoque de C e N, em fragmentos de Mata Atlântica dependente de fatores relacionados à fragmentação, tipo florestal e eventos de seca. Para testar a hipótese e atingir os objetivos propostos, o estudo utiliza de uma análise em múltiplas escalas espaciais: (1) escala local, utilizando-se dois fragmentos dentre os maiores e mais bem preservados de FOD (Rebio União) e de FES (EEEGuaxindiba) da região, com medições de 20 anos; (2) escala regional, utilizando-se 28 fragmentos da Mata Atlântica da região centro-norte do estado do Rio de Janeiro; (3) escala do bioma, através de sensoriamento remoto fazer estimativa para a Mata Atlântica. Os resultados gerados fornecerão informações para a elaboração de futuros relatórios do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e auxiliarão no manejo dos fragmentos de Mata Atlântica.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Doris Bittencourt Almeida

Ciências Humanas

Educação
  • pelo direito à memória: arquivos pessoais como resistência ao esquecimento (século xx)
  • O Projeto de Pesquisa busca desenvolver estudos que tematizem arquivos pessoais de professores. Tendo como sede de execução o Arquivo Histórico da Faculdade de Educação/ UFRGS, o Projeto prevê conexões interinstitucionais com o Instituto de Desenvolvimento de Ciências Humanas (IDCH/UDESC) e com o Memorial Jesuíta (Unisinos). São três lugares que comportam atravessamentos complexos, em que se preservam fragmentos da memória das Universidades, e contemplam, entre outros papeis, arquivos pessoais de professores.Assim, tem-se como objetivo a análise de documentos pessoais de professores dessas instituições (UFRGS, UDESC e Unisinos), considerando as singularidades que permeiam esses gestos de arquivamento, representativos de experiências docentes, em diferentes temporalidades. A partir do inventário desses conjuntos documentais, busca-se examiná-los, nos planos individual e coletivo, e reconhecer a potência desses testemunhos que, somados a outros documentos, podem contribuir para um incremento da produção historiográfica acerca das memórias da Educação, considerando os percursos desses docentes, em seus diferentes espaços de atuação. O Projeto alinha-se aos estudos em torno de arquivos institucionais e arquivos pessoais, atrelado às perspectivas temáticas da História da Educação, interessada em estudar os professores e suas práticas de ensino, escrita, trabalho, engajamentos, redes de sociabilidade, entre outros aspectos. Com o emprego de metodologia oriunda da Análise Documental Histórica, pretende-se reunir elementos que auxiliem na compreensão de diferentes questões que envolvem as memórias das Universidades e das experiências vividas por seus professores.Do ponto de vista da inserção social, considera-se importante que o trabalho com esses documentos pessoais, concomitantemente às práticas de preservação, possa provocar a atenção para futuras doações de arquivos de professores às instituições elencadas, bem como incentivar políticas de salvaguarda institucional.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Doris Clara Kosminsky

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • amplia saúde - observatório do período pré- e perinatal
  • Este projeto propõe a extração, enriquecimento, análise, visualização e publicação de dados de saúde materno-infantil dos períodos pré- e perinatal, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda da Organização das Nações Unidas para o mundo até 2030. A implementação de políticas públicas específicas para a saúde materno-infantil tem favorecido a redução da morbimortalidade materna e neonatal. No entanto, há outros fatores que poderiam impactar a taxa de mortalidade desta população influenciando a taxa pactuada pelo Brasil de 8 ou menos por 1000 nascidos vivos (NV). Por exemplo, fatores ambientais e climáticos, geralmente são pouco abordados no contexto da saúde materno-infantil. Propomos, portanto, a ampliação do modelo de análise de mortalidade que considera apenas os determinantes proximais (dados da gestação, nascimento, gravidez de risco, etc.) e intermediários (acesso e cobertura a serviços de saúde, vulnerabilidade social, etc.). Dessa forma, incluiremos aspectos relacionados a doenças emergentes como Zika e COVID-19, a condições climáticas extremas (secas e enchentes) e problemas ambientais (desastres, queimadas, poluição) como fatores de risco de desfechos obstétricos e neonatais desfavoráveis. Por exemplo, os recentes desastres em barragens de mineração evidenciaram sobrecarga do sistema de saúde dos municípios afetados e efeitos diretos sobre a saúde da população, com o agravamento de doenças preexistentes e o surgimento de novas. O extenso volume de dados disponíveis que podem ser associados aos períodos pré e perinatal são heterogêneos, apresentam grau variável de agregação, formato e acesso que dificultam a sua utilização, requerendo conhecimento e métodos sofisticados de coleta e organização. Embora existam várias iniciativas como o PCDaS (Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde) da FioCruz para disponibilização de dados de saúde, o gestor ainda encontra muitas dificuldades para exploração e mineração desses dados. Em particular, os recursos para análise visual (visual analytics) são ainda bastante primários, limitando-se a gráficos tradicionais alimentados por consultas pouco flexíveis. Ademais, há pouca integração com dados de diferentes proveniências, o que impossibilita, por exemplo, o cruzamento com dados climáticos e ambientais. O objetivo principal deste projeto é oferecer uma alternativa inovadora para a observação e análise de dados sobre saúde materno-infantil dos períodos pré- e perinatal, de forma a embasar tomadas de decisão considerando um conjunto mais amplo de fatores com impacto sobre a saúde. Destacamos a produção de um banco de dados consolidados que possibilite o estudo da morbimortalidade materna e neonatal precoce. Mais ainda, a exploração desse banco se fará de forma amigável e flexível por intermédio de visualizações de dados no estado-da-arte, com facilidades de interação para filtragem, generalização, e seleção das diversas variáveis envolvidas (clínicas, ambientais, doenças emergentes, geoespaciais, temporais). As visualizações serão produzidas com foco na experiência do usuário, com produção gráfica atraente, de acordo com as boas práticas do design de informação. O website do projeto incluirá uma visualização exploratória geral, que servirá como ponto de partida para análises visuais, assim como vínculos (links) para visualizações sobre temas específicos. Serão realizados testes de usabilidade com o objetivo de validar as buscas aos dados. O projeto terá foco na sua própria sustentabilidade com o compartilhamento das ferramentas e códigos que forem criados.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Dec 03 00:00:00 BRT 2020-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023