Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Meneghello Fuentefria

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • desenvolvimento de uma plataforma de biomateriais poliméricos funcionalizados com antimicrobianos para o tratamento de feridas crônicas.
  • A presente proposta visa atender uma demanda de produtos inovadores para ferimentos crônicos ocasionados em consequência de infecções oportunistas em lesões traumáticas. Atualmente existem alguns biomateriais poliméricos que são empregados como reparadores de feridas ou como enxertos de tecidos moles, infelizmente, a maioria destes biomateriais são importados e sobrecarregam o orçamento no âmbito do SUS. Neste propósito, polímeros sintéticos e naturais tornam-se estratégicas sinérgicas e versáteis, pois no aspecto estrutural, polímeros naturais possuem habilidade no reconhecimento celular, enquanto os polímeros sintéticos possuem uma estrutura química bastante definida são biocompatíveis e antigênicos. Nosso intuito é estabelecer uma plataforma de biomateriais poliméricos processados através de diferentes tecnologias e com amplo espectro antimicrobiano para feridas crônicas em tecidos, principalmente oriundas de infecções oportunistas de difícil tratamento. Com base na capacidade científica e experiência de cada membro da equipe iremos ampliar a maturidade dos protótipos que compõem a plataforma, realizar testes de validação para fornecer informações técnicas suficientes e investigar a aplicação desse processo em produção nacional, desde a disponibilidade da matéria-prima até diferentes etapas necessárias que devem compor o processo de fabricação. Para tal, contaremos com líderes de grupos de pesquisa em áreas como química, engenharia, física e farmácia, num projeto inédito em ciência translacional que irá contribuir para o surgimento de biomateriais poliméricos viáveis economicamente e que irão reduzir o impacto econômico ao sistema único de saúde (SUS) do nosso país.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Meneses Chagas

Ciências Humanas

Educação
  • desenvolvimento das competências digitais dos professores do ensino fundamental e médio do estado de sergipe
  • Este projeto tem como objetivo geral desenvolver um modelo de formação continuada de docentes, da rede estadual de Sergipe, do ensino fundamental e médio sobre as competências e habilidades de Letramento Multimidiático e Informacional (MIL) para uso das TDIC como dispositivo pedagógico em sala de aula. Com o intuito de promover espaços de aprendizagem em rede, nos quais os professores possam compartilhar suas vivências, produzir conteúdos digitais e aplicar práticas pedagógicas inovadoras com o uso das tecnologias digitais na sala de aula. O Projeto será coordenado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e por professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, linha 1 - Educação e Comunicação. Através do Núcleo de Ciência, Tecnologia & Inovação na Educação Básica (NCT&IEB), criado a partir do Edital CAPES/FAPITEC/SE N° 05/2014, que vem desenvolvendo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC/SE), o Instituto de Tecnologia e Pesquisa - ITP e a Universidade Tiradentes, um conjunto de ações no campo da Alfabetização Informacional e Literacia Multimidiática com professores em unidades estaduais de educação técnico profissional. O curso de formação continuada será desenvolvido e disponibilizado no Moodle, e os módulos serão desenvolvidos a partir do mapeamento das Competências Digitais dos docentes com o uso da metodologia do DigCompEdu, com uma abordagem quantitativa, ele é um quadro cientificamente fundamentado que descreve, a partir de uma autorreflexão, o que significa ser digitalmente competente como educador. Espera-se contribuir com a percepção dos docentes sobre as suas competências digitais e a possibilidade de uma formação continuada docente que possa fornecer subsídios para outros usos das TDIC como dispositivo pedagógico em sala de aula.
  • Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Reily Rocha

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • métodos de aprendizado de máquina na busca por novos materiais para aplicação em células fotovoltáicas
  • A descoberta de novos materiais para a utilização em células fotovoltáicas é fundamental para substituir a matriz energética atual por uma que seja baseada em fontes renováveis. A ciência de dados pode ter um papel central neste processo ao combinar diversas metodologias para identificação de novos candidatos por meio da análise de bancos de dados, tanto de materiais como de trabalhos já publicados na literatura. A partir daí é possível realizar simulações mais precisas para estudar diversos aspectos do funcionamento de células fotovoltáicas. Os parâmetros obtidos permitem criar descritores que podem ser utilizados me métodos de machine learning para agora realizar predições de materais ainda não sintetizados e que possam ter propriedades ainda superiores. A presente proposta pretente implementar todo o arcabolço para realizar este processo. Com uma combinaçnao de Big data, métodos de high throughput, machine learning (redes neurais, kernel ridge regression, random forest) e teoria do funcional d adensidade e metologias de transporte eletrônico e térmico, iremos procurar novos materiais para dispostivos fotovoltáicos. Objetivamos assim, ao final do projeto, apresentar candidatos que possam ser sintetizados em laboratório e produzidos em larga escala.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Dec 08 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025