Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marcelo Dalla Vecchia

Ciências Humanas

Psicologia
  • metodologias grupais para a educação em direitos humanos: contribuições do diálogo intergrupal, das práticas grupais e da teoria histórico-dialética concreta do processo grupal
  • A educação em direitos humanos é um eixo fundamental das ações que visam sua promoção, não bastando para isso, porém, a mera disseminação do conteúdo dos direitos humanos. Também é preciso criar condições para sensibilização, problematização e tomada de consciência destes direitos partindo-se das vivências do indivíduo e seus grupos de pertencimento. O trabalho com grupos e os processos grupais são lócus importantes para isso. Entende-se relevante, assim, examinar elementos de abordagens grupais que possam contribuir com a elaboração de metodologias grupais para a educação em direitos humanos, o que aqui se pretende realizar com a articulação de três Estudos. O Estudo 1 buscará, em uma pesquisa teórico-conceitual, identificar e desenvolver relações entre a educação em direitos humanos e o diálogo intergrupal (intergroup dialogue). Esta abordagem promove encontros grupais que visam fortalecer capacidades multiculturais para a promoção da justiça social. Apesar da similaridade entre seus princípios e fundamentos, não foram identificadas publicações que busquem esta aproximação. O Estudo 2 realizará um estudo de casos múltiplos de intervenções realizadas em um estágio curricular supervisionado sobre educação em direitos humanos que recorre à abordagem das práticas grupais. Esta abordagem parte das contribuições de L. S. Vigotski sobre a constituição do sujeito, a zona de desenvolvimento iminente e a produção de sentidos para indicar apontamentos práticos para o trabalho com grupos. O Estudo 3, finalmente, consistirá em uma pesquisa teórico-conceitual de revisão de elementos da teoria histórico-dialética concreta do processo grupal, apresentada inicialmente na tese de doutorado do proponente, que recorreu a autores como Vigotski, Leontiev e Petrovski, além de Martín-Baró e Silvia Lane. Esta revisão buscará identificar elementos para metodologias grupais para a educação em direitos humanos.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • Tue Feb 20 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marcelo de Almeida Silva

Ciências Agrárias

Agronomia
  • microrganismos solubilizadores de fosfato e uso eficiente de fósforo no cultivo do feijoeiro-comum
  • A importância da integração de tecnologias potenciais quanto ao uso eficiente do P são necessárias para darem suporte ao produtor no manejo eficiente de fertilizantes fosfatados no cultivo de grãos. Uma dessas tecnologias relacionadas ao manejo do solo foi desenvolvida pela Embrapa. Essa tecnologia necessita de estudos e validação em diferentes condições edafoclimáticas e culturas, dentre elas a do feijoeiro-comum, por ser uma importante cultura geradora de emprego e renda, além de compor a cesta básica de alimentos das famílias brasileiras. Objetiva-se com o presente estudo propor um processo agropecuário quanto ao uso eficiente de P com microrganismos solubilizadores no cultivo de feijoeiro-comum para o estado de São Paulo. Para isso, estão previstas atividades relacionadas à gestão do projeto e outras atividades técnicas, referentes à condução de experimentos tanto em casa de vegetação e campo, como também ensaios de validação pela rede de parceiros, formada por profissionais especializados, integrantes da equipe deste projeto, nas diferentes áreas da pesquisa. Para entender como o solubilizador de fosfato aumenta a produtividade de grãos e afeta a qualidade do solo, respostas biológicas e atividades enzimáticas do solo e outros parâmetros, como parâmetros fotossintéticos, eficiência agronômica de P, análises de fracionamento de P no solo e P remanescente serão integrados e analisados usando-se o modelo Generalized Joint Attribute Model. Além disso, pretende-se capacitar agricultores e técnicos da assistência técnica e extensão rural para a transferência desta tecnologia e estruturar um banco de dados espaciais, que contenha as principais áreas e sistemas de produção de feijão-comum presentes no estado. Os resultados obtidos permitirão propor um processo agropecuário com intuito de melhorar a eficiência do uso de P com microrganismos solubilizadores, buscando-se reduzir o uso de fertilizantes de origem não renovável por insumos de base biológica.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo de Bello Cioffi

Ciências Biológicas

Genética
  • origem e diferenciação de cromossomos sexuais em vertebrados: uma abordagem integrativa entre citogenética e genômica.
  • O presente projeto visa consolidar e expandir um rede de pesquisadores focados em avançar no conhecimento dos processos moleculares envolvidos na origem e diferenciação dos cromossomos sexuais ao longo da escala evolutiva dos vertebrados, a partir de uma abordagem integrada entre citogenética classica, citogenética molecular, genômica e bioinformática. Procuraremos evidenciar como os cromossomos sexuais se diferenciaram, com um interesse particular nos padrões de cessação da recombinação, turnover e divergência genômica ocorridos nos cromossomos sexuais. Diversas espécies de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, portadores de sistemas de cromossomos sexuais simples (XX/XY e ZZ/ZW) e múltiplos (X1X1X2X2/X1X2Y e XX/XY1Y2) serão utilizadas como modelo. Este projeto combina uma análise integrativa envolvendo distintos grupos de verebrados juntamente com uma equipe internacional de pesquisadores, a fim de esclarecer eventos evolutivos envolvidos na origem e diferenciação dos cromossomos sexuais. Especificamente, este projeto fortalecerá a colaboração científica com os grupos de pesquisa do Dr. Thomas Liehr (Alemanha) e Dr. Tariq Ezaz (Australia). Nossos expertises combinados, juntamente com os mais recentes avanços tecnológicos e analíticos, nos coloca em uma excelente posição para obter rapidamente uma melhor compreensão acerca dos cromossomos sexuais em vertebrados.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Tue Jun 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo de Bello Cioffi

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • instituto nacional de ciência e tecnologia da biodiversidade e uso sustentável de peixes neotropicais
  • O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais será uma rede integrativa e colaborativa de diferentes grupos de pesquisa, empresas e outras organizações sociais, atuando em questões relevantes e interagindo com setores da sociedade, ampliando assim a fronteira do conhecimento e oferecendo soluções sistêmicas para a área. Esta proposta conta com 134 pesquisadores envolvendo docentes, bolsistas e técnicos de 27 universidades e institutos brasileiros e 22 instituições do exterior, com contribuição marcante para as diversas áreas do conhecimento relacionadas ao tema central desta proposta. Diversos eixos temáticos (ET) comporão esse instituto onde serão utilizadas abordagens integrativas para o avanço científico, caracterização e conservação da biodiversidade ictiológica Neotropical continental e marinha e o seu uso sustentável. Somados aos avanços científicos, os resultados servirão para embasar o estabelecimento de políticas públicas voltadas à conservação das espécies e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias na aquicultura. Ademais, a presente proposta está completamente alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para acelerar os avanços em direção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A formação de recursos humanos será também priorizada, possibilitando o treinamento de massa crítica de qualidade para a pesquisa e fomentando o ensino voltado à proteção e uso sustentável da biodiversidade. Além de agregar de forma articulada grupos de excelência em diversas áreas de conhecimento e estratégicas para um desenvolvimento sustentável, o instituto visa também incorporar outros agentes sociais, possibilitando assim uma interação com a sociedade pelo trabalho colaborativo com instituições não acadêmicas e escolas da educação básica. Tais ações permitirão difundir o conhecimento, além de fomentar o ensino e experiências que favoreçam a proteção da nossa biodiversidade.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Thu Dec 22 00:00:00 BRT 2022-Fri Dec 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marcelo de Godoi

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • fortalecimento de grupos de pesquisa emergentes de síntese orgânica e eletroquímica
  • O desenvolvimento da química sustentável vem emergindo como uma poderosa alternativa em síntese orgânica, sendo que o emprego dessa alternativa possibilita minimizar a geração de substâncias agressivas ao meio ambiente. Neste contexto, é crescente o desenvolvimento de novas metodologias para a síntese compostos orgânicos em presença de cinzas, extratos e/ou resíduos provenientes da biomassa. Em especial, o emprego de extratos aquosos das cinzas de resíduos agrícolas vem recebendo grande destaque em síntese orgânica. Esses extratos aquosos são muito versáteis podendo atuar como bases e/ou solventes em inúmeras transformações, incluindo reação de Dakin, adição de Michael, reações de acoplamento cruzado e condensação entre aldeídos e indóis. De maneira similar, grandes avanços na química dos compostos organocalcogênio vêm sendo alcançados nas últimas décadas. Esses compostos desempenham importante papel tanto do ponto de vista sintético quanto farmacológico. Em particular, a preparação dessa classe de compostos mediada por extratos aquosos das cinzas de resíduos agrícolas vem recebendo grande apreciação da comunidade científica. Em outra abordagem, a eletroquímica surge também como uma estratégia interessante no âmbito da química sustentável. Neste contexto, a voltametria cíclica emerge como uma técnica eficiente, precisa e econômica, sendo empregada como um teste rápido para avaliação do potencial antioxidante de fármacos, alimentos entre outros.Assim, evidencia-se o interesse da comunidade cientifica no desenvolvimento de novos compostos organocalcogênio via rotas sintéticas sustentáveis e com propriedades antioxidantes. Dessa forma, no presente projeto pretende-se sintetizar novos compostos organocalcogênio via metodologias sustentáveis. Tais compostos serão devidamente caracterizados e avaliados quanto ao seu potencial antioxidante através da voltametria cíclica.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo de Oliveira Latuf

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • identificação qualitativa da eutrofização da água em ambientes lênticos
  • A construção de reservatórios para aproveitamento dos recursos hídricos é uma prática já consolidada a séculos. Porém, aliados aos impactos positivos como a regularização de vazões, atenuação de cheias, geração de energia elétrica dentre outros, os reservatórios causam a alteração do regime de fluxo da água e sedimentos, estratificação térmica e de luminosidade na coluna d’água, bem como em muitos casos, o enriquecimento nutricional do ambiente aquático. Este enriquecimento nutricional é conhecido como eutrofização e prejudica, não só o aspecto visual da água, como também os teores de oxigênio disponíveis, impactando negativamente toda a cadeia ecológica. Quanto ao seu aspecto visual, a água muda de cor, em função superpopulação de algas, que se alimentam dos nutrientes disponíveis no meio aquático, muitos destes, providos de fontes antrópicas, como por exemplo, efluentes domésticos sem tratamento e agroquímicos à base de nitrogênio e fósforo. Desta forma, o conhecimento da qualidade da água em reservatórios é de expressiva importância para a garantia dos usos múltiplos dos recursos hídricos, porém programas de monitoramento geralmente possuem elevados custos, devido à necessidade de coletas de amostras em diferentes épocas do ano e são impeditivos a diversos empreendimentos econômicos. Neste contexto, a presente proposta almeja o desenvolvimento de um equipamento de baixo custo para o monitoramento da eutrofização, por meio da identificação visual da cor da água. A cor da água altera-se em função da maior concentração de algas verdes, que são indicadores indiretos do grau de eutrofização do ambiente aquático. Em geral, quanto maior o grau da eutrofização, mais intenso será o tom de verde, criando desta forma, uma relação visual entre a eutrofização e a cor da água. Para isto, será criado um banco digital de imagens das diferentes cores da água, além da determinação da eutrofização, por meio do parâmetro clorofila-a, relacionando-as posteriormente.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo de Oliveira Soares

Outra

Ciências Ambientais
  • jeri na década do oceano: criação de centro de visitantes no parque nacional mais visitado do norte e nordeste do brasil
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Sat Dec 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo de Oliveira Soares

Outra

Divulgação Científica
  • universidade azul na costa semiárida: divulgação científica e educação oceânica na década dos oceanos
  • A ação humana vem modificando os oceanos rapidamente, com consequências graves para a humanidade. A alfabetização oceânica atua para conscientizar a população não especializada, difundir conhecimentos e cultivar uma cultura oceânica, contribuindo para atingir-se “o oceano que queremos”, ideia central da Década dos Oceanos. A proposta “Universidade Azul na costa semiárida: divulgação científica e educação oceânica na Década dos Oceanos” tem objetivo de conectar uma rede multidisciplinar e multiinstitucional na costa semiárida do Brasil e a sociedade através de ações voltadas para público geral, professores, alunos de licenciatura, órgãos de gestão ambiental e tomadores de decisão, usando comunicação social e educação ambiental. Para tanto, a partir do programa de pesquisa ecológica de longa duração PELD Costa Semiárida do Brasil, foi ampliada e fortalecida a rede de colaboradores em três estados da costa semiárida (CE, PI e RN), formando a Universidade Azul na costa semiárida, onde ocorrerão ações de divulgação científica e educação oceânica para promover conscientização e engajamento para a conservação e ciência oceânica desde a infância, e gerar mudança de comportamento e tomada de decisão embasada no conhecimento científico. A divulgação científica trabalhará em espaços de educação formal e não formal com exposições fixas e itinerantes, e produção de conteúdo (posts, vídeos, e-books e audiolivros) para site e redes sociais, visando reduzir as assimetrias nacionais no fomento, difusão e popularização científica. As ações de educação ocorrerão com trilhas ecológicas, curso de qualificação e oficinas para professores e alunos de licenciatura e workshops para gestores públicos. O projeto ocorrerá em uma das regiões mais desiguais, pobres e com níveis educacionais mais baixos do litoral brasileiro, que necessita da manutenção dos bens e serviços ecossistêmicos para garantia da qualidade de vida e atingimento das ODS na Década do Oceano.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo de Paula Corrêa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • a expossoma da américa do sul: caracterização e perspectivas futuras para a saúde da pele e dos cabelos
  • A expossoma é definida como a soma das exposições ambientais ao longo da vida. Esta definição, ampla e genérica, faz da expossoma um parâmetro complexo e dinâmico. Definições específicas têm sido usadas, tal como a expossoma do envelhecimento da pele que combina ações ambientais com as do indivíduo, como o estresse, a falta de sono, a alimentação e o fumo. Esses aspectos subjetivos fogem da alçada de estudos ambientais e dependem de comportamentos individuais. Por essa razão, o estudo da expossoma extrínseca (ExpEx) é fundamental para a medicina preventiva e para a indústria de cosméticos, pois trata especificamente dos efeitos do meio ambiente sobre a saúde. A saúde da pele e dos cabelos está relacionada à exposição à radiação UV, às variações de temperatura (T) e umidade (UR) e aos poluentes, como material particulado, o ozônio e compostos orgânicos voláteis (COV). Este estudo propõe avaliar a variabilidade e os extremos desses parâmetros para melhor compreensão da ExpEx e contribuir para o desenvolvimento de produtos cosméticos mais eficazes e políticas de prevenção à saúde mais efetivas. Como estratégia metodológica, propomos uma colaboração multi-institucional e internacional para a realização de medidas de parâmetros da ExpEx em regiões de interesse, caracterizadas por altos níveis de RUV, T, UR e poluição extremas, tais como o altiplano boliviano, o extremo norte chileno, o chaco paraguaio; e, no Brasil, a Amazônia, o Nordeste e regiões populosas do Sudeste. Em paralelo, propomos a modelagem de cenários climáticos para identificação de hotspots regionais de ExpEx neste século, de modo a definir índices de vulnerabilidade à saúde humana. Os resultados deste estudo podem ser promissores para a melhor compreensão da variabilidade climática da ExpEx, o desenvolvimento de políticas preventivas de saúde e o desenvolvimento de cosméticos que previnam e protejam a pele, incluindo o câncer, e os cabelos de danos causados pela exposição cotidiana ou de lazer.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo de Souza Bispo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • gestão responsável em organizações e contextos diversos: implicações teóricas, práticas e educacionais
  • Esta proposta trata sobre as potencialidades da noção de gestão contribuir (na prática) para superar os grandes desafios societais como as mudanças climáticas, a pobreza e as desigualdades (Agenda 2030). Especificamente, o foco é analisar se é possível uma gestão responsável que não seja apenas ciente dos problemas sociais, mas seja capaz de responder a esses problemas a partir da própria prática de fazer gestão. Apesar de bem-sucedido na produção de riqueza econômica, o campo da gestão ainda precisa ser capaz de dar respostas efetivas para questões sociais mais amplas, além de superar os escândalos corporativos que ainda acontecem. A importância desta pesquisa está em investigar como avançar do estágio de consciência sobre ser responsável e colaborar no enfrentamento dos grandes problemas sociais como, por exemplo, os apontados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os Princípios para Educação em Gestão Responsável promovido pela ONU e adotado por várias escolas de negócios, contribui na conscientização dos futuros gestores, mas é limitada no sentido de que as práticas de gestão sejam capazes de responder concretamente ao contexto atual. A pergunta norteadora do projeto é como a noção de gestão é capaz de contribuir para o enfrentamento dos grandes problemas sociais? A plausabilidade da proposta vai além das suas possibilidades de execução enquanto projeto, mas da urgência que as questões climáticas, a pobreza e as desigualdades impõem para novas formas de convívio social e, consequentemente, de fazer gestão. A pesquisa será desenvolvida em dois momentos. O primeiro de caráter filosófico-teórico sobre os aspectos fundantes da noção de gestão e como eles influenciam a prática da gestão e a sua relação com as grandes demandas sociais. O segundo será de pesquisas empíricas que sejam capazes de oferecem elementos compreensivos dos eventuais potencializadores e inibidores de práticas orientadas para a responsabilidade no sentido de responsividade.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Dias Paes Ferreira

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • cooperativismo de crédito no brasil: eficiência comparada e impactos no agronegócio
  • A presente proposta pretende analisar o papel do cooperativismo de crédito na economia brasileira. Tal tema é relevante pelo fato de a literatura em desenvolvimento econômico convergir para um entendimento de que problemas estruturais no mercado de crédito no Brasil fazem com que ocorra um entrave ao crescimento econômico. A primeira análise visa entender o papel das cooperativas de crédito na eficiência da intermediação financeira no Brasil, comparando com os bancos múltiplos. A originalidade desta análise está no fato de aplicar metodologia recente, que controla para a heterogeneidade das instituições financeiras, e identificar a eficiência de curto prazo e de longo prazo de tais instituições. A segunda análise visa entender o papel que a liberação de crédito via cooperativas tem na geração de empregos e nos salários em agroindústrias. A terceira análise, busca entender o papel de complementação do cooperativismo de crédito junto ao cooperativismo agropecuário tomando como base indicadores produtivos e econômicos da pecuária de leite em Minas Gerais. A segunda e a terceira análises utilizarão técnicas que permitem capitar o efeito de tratamento a partir de dados observacionais (e.g., propensity score matching, inverse probability weights e augmented inverse probability weights para multitratamentos). A relevância da proposta está no entendimento sobre a capacidade do cooperativismo de crédito de reduzir desperdícios e distorções no mercado brasileiro de crédito e, ao mesmo tempo, promover o crescimento e desenvolvimento econômicos.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Durans Silva

Ciências Humanas

Educação
  • primeira feira cultural e étnico-racial maranhense - feculema
  • O Brasil se destaca como uma nação com uma rica mistura de origens étnicas e culturais, formada pela convergência de povos indígenas, colonizadores portugueses, africanos escravizados e imigrantes de diversas origens. Esses grupos contribuíram para a diversidade cultural e étnica que caracteriza o Brasil contemporâneo. No entanto, apesar dessa mestiçagem, persistem preconceitos culturais, evidenciados na intolerância religiosa e no persistente preconceito racial que ainda são evidentes na sociedade brasileira. Mesmo com proteções legais, a violência contra grupos historicamente marginalizados, como negros, indígenas, mulheres e a comunidade LGBTQIA+, continua presente no Brasil, com um impacto limitado. A escola, que poderia ser um espaço para promover a educação antirracista, ainda não implementou práticas diárias que reduzam atos de violência e discriminação contra esses grupos. Nesse contexto, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) propõe a realização da "PRIMEIRA FEIRA CULTURAL E ÉTNICO-RACIAL MARANHENSE - FECULEMA", com foco na equidade étnico-racial e de gênero. Esta iniciativa enfatiza o compromisso com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que alteraram a Lei 9.394/1996, visando a inclusão do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas escolas. A FECULEMA tem como objetivo estabelecer uma conexão efetiva entre as instituições de Ensino Básico e as ricas narrativas e saberes locais, com um foco especial nos conhecimentos e histórias das culturas afro-brasileira, africana e indígena. Essa iniciativa representa um passo significativo na direção de uma educação que promove a consciência cultural e étnico-racial, combate o preconceito e a discriminação e valoriza a diversidade do Brasil. Por meio de ações educacionais, a FECULEMA busca contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, em conformidade com as leis nacionais que regem a educação étnico-racial.
  • IEMA - MA - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Dutra Arbo

Ciências da Saúde

Farmácia
  • avaliação de mecanismos celulares, bioquímicos e moleculares na neurotoxicidade de inseticidas e herbicidas
  • Desde 2008, o Brasil é um dos países que mais consome agrotóxicos no mundo. A exposição a estes produtos ocorre não apenas durante as atividades laborais dos agricultores, mas também afeta a população em geral, por meio da ingestão de água e alimentos contaminados com resíduos de agrotóxicos. Aliado a este fato, nos últimos anos, houve uma facilitação na liberação de diversos ingredientes ativos para comercialização no país. A exposição a agrotóxicos tem sido relacionada ao desenvolvimento de diversas alterações fisiopatológicas. Dessa forma, este projeto tem como objetivo avaliar a neurotoxicidade de inseticidas (tiametoxan, tiacloprido, clotianidina, imidacloprido e ciclaniprole) e herbicidas (clomazona, sulfentrazona, glifosato, flumetralina e tiafenacil). Serão utilizados como modelo in vitro as células SH-SY5Y (neuroblastoma humano) diferenciadas para fenótipo dopaminérgico. Serão avaliados citotoxicidade, genotoxicidade, dano mitocondrial e oxidativo, mecanismos de morte celular e perfil de citocinas. A neurotoxicidade dos inseticidas será comparada em modelo de cultura 2D e 3D. Além disso, peixes-zebra (Danio rerio), em diferentes estágios de desenvolvimento, serão expostos aos compostos em concentrações ambientais e serão avaliados parâmetros comportamentais e fisiológicos. Os agrotóxicos serão avaliados isoladamente e em misturas, buscando simular as condições ambientais. Também pretende-se comparar o efeito dos agrotóxicos puros e de formulações comerciais, verificando a influência dos adjuvantes na toxicidade. Dessa forma, este projeto irá contribuir para o avanço no conhecimento de efeitos a longo prazo de novos produtos ativos de agrotóxicos, resultando em publicações impactantes na área e promovendo a formação de recursos humanos especializados. Espera-se que os resultados obtidos forneçam subsídios para aprimorar regulamentação e o uso responsável de agrotóxicos, visando à proteção da saúde pública e do meio ambiente.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Eiras

Ciências Agrárias

Agronomia
  • vírus e viroides: desafios para a expansão do cultivo do lúpulo no brasil
  • O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, mas ainda importa quase todo o lúpulo (Humulus lupulus), principalmente dos Estados Unidos e Alemanha. Com o aumento das cervejarias artesanais, a produção interna e a área cultivada de lúpulo cresceram significativamente nos últimos anos. Os viroides são o maior problema no cultivo de lúpulo nos países produtores, devido a surtos do hop stunt viroid e, mais recentemente, do citrus bark cracking viroid, CBCVd e hop latent viroid, HLVd, ocasionando danos e perdas significativas. Além dos viroides, vírus também podem afetar os cultivos em infecções simples e mistas. No Brasil, com o aumento da área cultivada, começam a surgir problemas fitossanitários, principalmente por ser uma cultura nova com variedades adaptadas. Recentemente, o grupo do proponente relatou a primeira ocorrência do HLVd e CBCVd em cultivos de lúpulo em três estados brasileiros, o que acendeu um alerta para os produtores de lúpulo e citros. O CBCVd também infecta citros, mas não foi relatado no Brasil, existindo o risco desse patógeno “saltar” do lúpulo para os citros (e vice-versa). O objetivo desta proposta é: (i) avançar no conhecimento sobre vírus e viroides que infectam lúpulo, por meio de levantamento, identificação e caracterização biológica e molecular desses patógenos; (ii) desenvolver métodos moleculares sensíveis e específicos para detecção de vírus e viroides que infectam lúpulo; (iii) desafiar cultivares de lúpulo com os principais vírus e viroides identificados no projeto; (iv) produzir matrizes de lúpulo livres de vírus e viroides para melhorar a qualidade das mudas, dos aspectos fitossanitários, agronômicos e indicadores de qualidade da produção cervejeira e farmacológica; (v) Determinar os teores de óleos essenciais, alfa- e beta-ácidos, flavonoides e chalconas nos cultivares infectados; (vi) analisar a realidade socioeconômica e o impacto da produção e comercialização do lúpulo junto aos produtores e suas áreas de cultivo.
  • Instituto Biológico - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Emilio

Outra

Divulgação Científica
  • astronomia e astrobiologia: os desafios da exploração espacial humana.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
  • Tue Jan 10 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Emílio Beletti

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • microrna espermático 425-5p: origem, importância na fertilização e desenvolvimento embrionário inicial em bovinos e aplicações
  • MicroRNAs (miRNAs) são RNAs não codificantes de fita simples e altamente conservado entre as espécies, podendo ser compostos por 17-25 nucleotídeos, que funcionam como reguladores da expressão gênica, inibindo a função e facilitando a degradação de RNAs mensageiro (mRNA) alvos. Em trabalhos recentes, nosso grupo de pesquisa identificou que o miRNA espermático 425-5p é adicionado ao espermatozoide durante a maturação epididimária e que altos níveis desse miRNA favorecem o desenvolvimento embrionário inicial em bovinos. No presente trabalho, pretende-se identificar os processos moleculares da ação deste miRNA na embriogênese e como e em que porção do epidídimo ele é adicionado ao espermatozoide, o que é relevante para a compreensão da função espermática e para identificar e explicar parte dos frequentes problemas de fertilidade de touros que não são identificados ou explicados pelas metodologias tradicionalmente utilizadas. Uma vez isto esclarecido, serão testados protocolos de incorporação do miRNA 425-5p aos espermatozoides, o que provavelmente ampliará a eficiência de amostras de sêmen tratadas. Para tal será utilizada qPCR e LNA RNA-fish de espermatozoides coletados na cabeça, corpo e cauda do epidídimo, bem como da mucosa e de vesículas extracelulares (epididimossomos) destas três regiões. Também serão utilizados HPLC, LC-MS e eletroforese 2D para identificação de substâncias que podem ser precursoras da interação epididimossomo-espermatozoide ou outros tipos de interação e internalização do miRNA. Por meio de um estudo in sílico serão selecionados os principais genes alvos que provavelmente serão afetados por este miRNA na embriogênese. Posteriormente serão produzidos embriões por ICSI tradicional, com precursor e com o inibidor deste miRNA, e seus efeitos serão avaliados morfologicamente e por qPCR dos genes alvos selecionados. Finalmente serão testados protocolos de incorporação do miRNA aos espermatozoides, os quais serão testados em PIVE e IATF.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Estrela Fiche

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • olimpíada estadual de ciência e sustentabilidade – roraima - rr
  • Vide projeto anexo
  • REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP - DF - Brasil
  • Tue Mar 05 00:00:00 BRT 2024-Tue Mar 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Ferraz de Paula

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • memorial poético dos anos de chumbo: levantamento, análise e antologia
  • Nosso projeto visa integrar, articular e ampliar pesquisas realizadas por membros da equipe sobre a poesia brasileira escrita durante a ditadura militar (1964-1985). Procuramos examinar de que modo o contexto autoritário impactou a elaboração estética e o horizonte de atuação intelectual de poetas do período. A perspectiva teórico-metodológica adotada confere destaque ao papel da poesia na construção da memória cultural e histórica em torno dos anos de chumbo. Assim, discutiremos questões formais, políticas e culturais relacionadas às marcas testemunhais que atravessam esse repertório artístico de relevo, embora ainda carente de discussões de fôlego. Em confluência com a linha de Políticas Públicas para a Promoção da Cultura, o projeto estabelece três metas principais: 1) criar, através de minuciosa pesquisa bibliográfica e documental, um banco de dados com o maior número possível de poemas que tematizam a vida no país durante a ditadura, contribuindo para o mapeamento e a preservação desse patrimônio artístico; 2) analisar, em abordagens quantitativas e qualitativas, as características desse repertório, propondo leituras interdisciplinares e interpretações críticas inovadoras, sobretudo a partir do vínculo entre poesia, políticas da memória e direitos humanos; 3) construir e publicar uma antologia poética, em edição consistente e de extensão inédita no país, com parte dos exemplares distribuídos para bibliotecas, ONGs e coletivos voltados para a preservação da memória da ditadura e a educação para os direitos humanos. A partir de conceitos como testemunho, memória, resistência e melancolia, esperamos iluminar diversos aspectos de uma produção marcada pelo trauma, o sufocamento, a dor, mas também pela esperança e o desejo de intervenção pela palavra e para além dela.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Ferreira Fernandes

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • portfólio de microrganismos de ambientes hipersalinos marinhos da baixada litorânea nordestina para o desenvolvimento de insumos para a bioindústria nacional
  • Embora os microrganismos constituam cerca de 17% da biomassa do planeta, sua diversidade genética permanece largamente não conservada e inexplorada tecnologicamente. Apicuns e salinas, ambientes marinhos com salinidade e alcalinidade extremas, hospedam espécies microbianas que, apesar do elevado potencial biotecnológico, são pouco representadas em coleções públicas. Microrganismos destes ambientes sintetizam, como parte de seus mecanismos adaptativos, compostos com potencial de gerar soluções tecnológicas para a agricultura e para o desenvolvimento de processos industriais mais limpos e ambientalmente sustentáveis, como enzimas termo/haloestáveis, materiais celulares de reserva energética, moléculas com potente atividade biológica e indutoras de tolerância a estresses ambientais. A proposta visa ampliar a disponibilização de linhagens microbianas halofílicas e halotolerantes qualificadas para uso na bioindústria, com foco na produção de enzimas para transformação de biomassa ligninocelulósica, substituintes de análogos fósseis (bioplásticos e biocombustíveis) e bioinsumos para controle de doenças da aquicultura e indução de crescimento e tolerância a seca em plantas. Seus resultados alinham-se aos objetivos do PACTI Biotecnologia (2018-22) nas linhas de Biotecnologia ambiental, Biotecnologia agropecuária e Programas estruturantes em biotecnologia; especialmente pela disponibilização de material biológico de alta qualidade para PD&I nos setores acadêmico e industrial. A culturômica, abordagem metodológica proposta, permite a avaliação extensiva da composição microbiana por meio do cultivo de alta intensidade, utilizando múltiplas condições de crescimento em laboratório, aliada à identificação dos isolados por espectrometria de massa MALDI-TOF. A proposta conta com rede multicêntrica de especialistas nos diferentes processos e técnicas abordados e contempla parcerias para ações de educação e divulgação científica, alcançando amplos setores da sociedade.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - SE - Brasil
  • Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Firpo de Souza Porto

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • sus e promoção emancipatória da saúde nas periferias urbanas: resistências e experiências territoriais para a construção do bem viver em ocupações sem teto de salvador e numa favela do rio de janeiro
  • Viver com dignidade é um desafio cotidiano nas periferias urbanas do Sul Global com sua história colonial. Desigualdades e exclusões radicais marcadas por racismos e violências racial, de gênero, institucional e simbólica vulnerabilizam comunidades com problemas de moradia, educação, saúde, saneamento e alimentação. Nesse contexto, o escopo da determinação social precisa ser renovado para que a saúde coletiva e o SUS incorporem experiências e esperanças transformadoras no caminho do Bem Viver. Estudos recentes do grupo proponente têm investigado experiências territoriais de promoção da saúde e bem viver em periferias urbanas. Sem Teto em Salvador lutam por reconhecimento de suas ocupações pelo SUS enquanto constroem projetos de farmácia viva, alimentação saudável e ecologismo popular. No Complexo da Penha o diálogo da organização comunitária CEM com a Clínica da Família tem sido estruturante para efetivar o acesso e promover saúde com práticas populares e ancestrais de cuidado. O projeto investigará como políticas públicas e o SUS podem dialogar com conhecimentos e práticas que emergem de experiências territoriais em periferias urbanas que construam o bem viver e enfrentem ameaças à vida. Trata-se de um problema crucial com lacunas de estudos na saúde coletiva. Nossa hipótese é que o avanço das políticas públicas de promoção da saúde e da atuação do SUS local/ESF exigem uma maior compreensão do potencial dialógico e colaborativo com experiências territoriais que emergem das lutas territoriais. Evidências têm apontado a potencialidade dessa interação, cujas experiências precisam ser melhor sistematizadas e compartilhadas por estudos qualitativos. A estratégia metodológica aproveitará experiências da equipe em pesquisas colaborativas de base comunitária que promovem co-presença, co-criação e justiças social e cognitiva, incluindo bolsistas do território. Serão quatro eixos teóricos e quatro fases distribuídas em 32 meses, com atividades mesclando.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026