Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Chile
Coréia do Sul
Estados Unidos
França
Inglaterra
Portugal
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Não Informado
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA
ASSOCIACAO INSTITUTO TECNOLOGICO VALE - ITV
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a
Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
BIOMTEC TECNOLOGIAS EM BIOMATERIAIS LTDA
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro Cerâmico do Brasil
Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
ESTADO DA BAHIA
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO DOM CABRAL
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
IBRV - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
Inha University
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - IATI
Instituto Biológico
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Museus
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Ciência na Rua
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto de Aeronáutica e Espaço
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia do Paraná
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Iowa State University
Laboratório Nacional de Computação Científica
Laboratório Nacional de Energia e Geologia
MAGTECH SOLUCOES EM NANOPARTICULAS MAGNETICAS LTDA
Museu da Amazonia
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de História Natural Capão da Imbuia
Museu Paraense Emílio Goeldi
NANOVIEW NANOTECNOLOGIA LTDA
Pontificia Universidad Católica de Chile
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Canoas
Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Olinda
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP
S B I
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
SECRETARIA DE ESTADO DA CIENCIA, TECNOLOGIA, INOVACAO E ENSINO SUPERIOR
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Pi
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina
SENAI - Departamento Regional do Paraná
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro
Superintendencia de Vigilancia em Saude do Amapá
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Minho
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondonópolis
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade La Salle - Canoas
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SAO CAETANO DO SUL
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Vale do Rio Doce
University of London
Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Demografia
Desenho Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Segurança Contra Incêndio
Serviço Social
Sociologia
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Marcelo Dalla Vecchia
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
metodologias grupais para a educação em direitos humanos: contribuições do diálogo intergrupal, das práticas grupais e da teoria histórico-dialética concreta do processo grupal
Resumo:
A educação em direitos humanos é um eixo fundamental das ações que visam sua promoção, não bastando para isso, porém, a mera disseminação do conteúdo dos direitos humanos. Também é preciso criar condições para sensibilização, problematização e tomada de consciência destes direitos partindo-se das vivências do indivíduo e seus grupos de pertencimento. O trabalho com grupos e os processos grupais são lócus importantes para isso. Entende-se relevante, assim, examinar elementos de abordagens grupais que possam contribuir com a elaboração de metodologias grupais para a educação em direitos humanos, o que aqui se pretende realizar com a articulação de três Estudos. O Estudo 1 buscará, em uma pesquisa teórico-conceitual, identificar e desenvolver relações entre a educação em direitos humanos e o diálogo intergrupal (intergroup dialogue). Esta abordagem promove encontros grupais que visam fortalecer capacidades multiculturais para a promoção da justiça social. Apesar da similaridade entre seus princípios e fundamentos, não foram identificadas publicações que busquem esta aproximação. O Estudo 2 realizará um estudo de casos múltiplos de intervenções realizadas em um estágio curricular supervisionado sobre educação em direitos humanos que recorre à abordagem das práticas grupais. Esta abordagem parte das contribuições de L. S. Vigotski sobre a constituição do sujeito, a zona de desenvolvimento iminente e a produção de sentidos para indicar apontamentos práticos para o trabalho com grupos. O Estudo 3, finalmente, consistirá em uma pesquisa teórico-conceitual de revisão de elementos da teoria histórico-dialética concreta do processo grupal, apresentada inicialmente na tese de doutorado do proponente, que recorreu a autores como Vigotski, Leontiev e Petrovski, além de Martín-Baró e Silvia Lane. Esta revisão buscará identificar elementos para metodologias grupais para a educação em direitos humanos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
Tue Feb 20 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Marcelo de Almeida Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
microrganismos solubilizadores de fosfato e uso eficiente de fósforo no cultivo do feijoeiro-comum
Resumo:
A importância da integração de tecnologias potenciais quanto ao uso eficiente do P são necessárias para darem suporte ao produtor no manejo eficiente de fertilizantes fosfatados no cultivo de grãos. Uma dessas tecnologias relacionadas ao manejo do solo foi desenvolvida pela Embrapa. Essa tecnologia necessita de estudos e validação em diferentes condições edafoclimáticas e culturas, dentre elas a do feijoeiro-comum, por ser uma importante cultura geradora de emprego e renda, além de compor a cesta básica de alimentos das famílias brasileiras. Objetiva-se com o presente estudo propor um processo agropecuário quanto ao uso eficiente de P com microrganismos solubilizadores no cultivo de feijoeiro-comum para o estado de São Paulo. Para isso, estão previstas atividades relacionadas à gestão do projeto e outras atividades técnicas, referentes à condução de experimentos tanto em casa de vegetação e campo, como também ensaios de validação pela rede de parceiros, formada por profissionais especializados, integrantes da equipe deste projeto, nas diferentes áreas da pesquisa. Para entender como o solubilizador de fosfato aumenta a produtividade de grãos e afeta a qualidade do solo, respostas biológicas e atividades enzimáticas do solo e outros parâmetros, como parâmetros fotossintéticos, eficiência agronômica de P, análises de fracionamento de P no solo e P remanescente serão integrados e analisados usando-se o modelo Generalized Joint Attribute Model. Além disso, pretende-se capacitar agricultores e técnicos da assistência técnica e extensão rural para a transferência desta tecnologia e estruturar um banco de dados espaciais, que contenha as principais áreas e sistemas de produção de feijão-comum presentes no estado. Os resultados obtidos permitirão propor um processo agropecuário com intuito de melhorar a eficiência do uso de P com microrganismos solubilizadores, buscando-se reduzir o uso de fertilizantes de origem não renovável por insumos de base biológica.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Marcelo de Bello Cioffi
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
origem e diferenciação de cromossomos sexuais em vertebrados: uma abordagem integrativa entre citogenética e genômica.
Resumo:
O presente projeto visa consolidar e expandir um rede de pesquisadores focados em avançar no conhecimento dos processos moleculares envolvidos na origem e diferenciação dos cromossomos sexuais ao longo da escala evolutiva dos vertebrados, a partir de uma abordagem integrada entre citogenética classica, citogenética molecular, genômica e bioinformática. Procuraremos evidenciar como os cromossomos sexuais se diferenciaram, com um interesse particular nos padrões de cessação da recombinação, turnover e divergência genômica ocorridos nos cromossomos sexuais. Diversas espécies de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, portadores de sistemas de cromossomos sexuais simples (XX/XY e ZZ/ZW) e múltiplos (X1X1X2X2/X1X2Y e XX/XY1Y2) serão utilizadas como modelo. Este projeto combina uma análise integrativa envolvendo distintos grupos de verebrados juntamente com uma equipe internacional de pesquisadores, a fim de esclarecer eventos evolutivos envolvidos na origem e diferenciação dos cromossomos sexuais. Especificamente, este projeto fortalecerá a colaboração científica com os grupos de pesquisa do Dr. Thomas Liehr (Alemanha) e Dr. Tariq Ezaz (Australia). Nossos expertises combinados, juntamente com os mais recentes avanços tecnológicos e analíticos, nos coloca em uma excelente posição para obter rapidamente uma melhor compreensão acerca dos cromossomos sexuais em vertebrados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Tue Jun 30 00:00:00 BRT 2026
Marcelo de Bello Cioffi
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
instituto nacional de ciência e tecnologia da biodiversidade e uso sustentável de peixes neotropicais
Resumo:
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais será uma rede integrativa e colaborativa de diferentes grupos de pesquisa, empresas e outras organizações sociais, atuando em questões relevantes e interagindo com setores da sociedade, ampliando assim a fronteira do conhecimento e oferecendo soluções sistêmicas para a área. Esta proposta conta com 134 pesquisadores envolvendo docentes, bolsistas e técnicos de 27 universidades e institutos brasileiros e 22 instituições do exterior, com contribuição marcante para as diversas áreas do conhecimento relacionadas ao tema central desta proposta. Diversos eixos temáticos (ET) comporão esse instituto onde serão utilizadas abordagens integrativas para o avanço científico, caracterização e conservação da biodiversidade ictiológica Neotropical continental e marinha e o seu uso sustentável. Somados aos avanços científicos, os resultados servirão para embasar o estabelecimento de políticas públicas voltadas à conservação das espécies e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias na aquicultura. Ademais, a presente proposta está completamente alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para acelerar os avanços em direção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A formação de recursos humanos será também priorizada, possibilitando o treinamento de massa crítica de qualidade para a pesquisa e fomentando o ensino voltado à proteção e uso sustentável da biodiversidade. Além de agregar de forma articulada grupos de excelência em diversas áreas de conhecimento e estratégicas para um desenvolvimento sustentável, o instituto visa também incorporar outros agentes sociais, possibilitando assim uma interação com a sociedade pelo trabalho colaborativo com instituições não acadêmicas e escolas da educação básica. Tais ações permitirão difundir o conhecimento, além de fomentar o ensino e experiências que favoreçam a proteção da nossa biodiversidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 22 00:00:00 BRT 2022-Fri Dec 31 00:00:00 BRT 2027
Marcelo de Godoi
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fortalecimento de grupos de pesquisa emergentes de síntese orgânica e eletroquímica
Resumo:
O desenvolvimento da química sustentável vem emergindo como uma poderosa alternativa em síntese orgânica, sendo que o emprego dessa alternativa possibilita minimizar a geração de substâncias agressivas ao meio ambiente. Neste contexto, é crescente o desenvolvimento de novas metodologias para a síntese compostos orgânicos em presença de cinzas, extratos e/ou resíduos provenientes da biomassa. Em especial, o emprego de extratos aquosos das cinzas de resíduos agrícolas vem recebendo grande destaque em síntese orgânica. Esses extratos aquosos são muito versáteis podendo atuar como bases e/ou solventes em inúmeras transformações, incluindo reação de Dakin, adição de Michael, reações de acoplamento cruzado e condensação entre aldeídos e indóis. De maneira similar, grandes avanços na química dos compostos organocalcogênio vêm sendo alcançados nas últimas décadas. Esses compostos desempenham importante papel tanto do ponto de vista sintético quanto farmacológico. Em particular, a preparação dessa classe de compostos mediada por extratos aquosos das cinzas de resíduos agrícolas vem recebendo grande apreciação da comunidade científica. Em outra abordagem, a eletroquímica surge também como uma estratégia interessante no âmbito da química sustentável. Neste contexto, a voltametria cíclica emerge como uma técnica eficiente, precisa e econômica, sendo empregada como um teste rápido para avaliação do potencial antioxidante de fármacos, alimentos entre outros.Assim, evidencia-se o interesse da comunidade cientifica no desenvolvimento de novos compostos organocalcogênio via rotas sintéticas sustentáveis e com propriedades antioxidantes. Dessa forma, no presente projeto pretende-se sintetizar novos compostos organocalcogênio via metodologias sustentáveis. Tais compostos serão devidamente caracterizados e avaliados quanto ao seu potencial antioxidante através da voltametria cíclica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcelo de Oliveira Latuf
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
identificação qualitativa da eutrofização da água em ambientes lênticos
Resumo:
A construção de reservatórios para aproveitamento dos recursos hídricos é uma prática já consolidada a séculos. Porém, aliados aos impactos positivos como a regularização de vazões, atenuação de cheias, geração de energia elétrica dentre outros, os reservatórios causam a alteração do regime de fluxo da água e sedimentos, estratificação térmica e de luminosidade na coluna dágua, bem como em muitos casos, o enriquecimento nutricional do ambiente aquático. Este enriquecimento nutricional é conhecido como eutrofização e prejudica, não só o aspecto visual da água, como também os teores de oxigênio disponíveis, impactando negativamente toda a cadeia ecológica. Quanto ao seu aspecto visual, a água muda de cor, em função superpopulação de algas, que se alimentam dos nutrientes disponíveis no meio aquático, muitos destes, providos de fontes antrópicas, como por exemplo, efluentes domésticos sem tratamento e agroquímicos à base de nitrogênio e fósforo. Desta forma, o conhecimento da qualidade da água em reservatórios é de expressiva importância para a garantia dos usos múltiplos dos recursos hídricos, porém programas de monitoramento geralmente possuem elevados custos, devido à necessidade de coletas de amostras em diferentes épocas do ano e são impeditivos a diversos empreendimentos econômicos. Neste contexto, a presente proposta almeja o desenvolvimento de um equipamento de baixo custo para o monitoramento da eutrofização, por meio da identificação visual da cor da água. A cor da água altera-se em função da maior concentração de algas verdes, que são indicadores indiretos do grau de eutrofização do ambiente aquático. Em geral, quanto maior o grau da eutrofização, mais intenso será o tom de verde, criando desta forma, uma relação visual entre a eutrofização e a cor da água. Para isto, será criado um banco digital de imagens das diferentes cores da água, além da determinação da eutrofização, por meio do parâmetro clorofila-a, relacionando-as posteriormente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcelo de Oliveira Soares
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
jeri na década do oceano: criação de centro de visitantes no parque nacional mais visitado do norte e nordeste do brasil
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Sat Dec 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Marcelo de Oliveira Soares
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
universidade azul na costa semiárida: divulgação científica e educação oceânica na década dos oceanos
Resumo:
A ação humana vem modificando os oceanos rapidamente, com consequências graves para a humanidade. A alfabetização oceânica atua para conscientizar a população não especializada, difundir conhecimentos e cultivar uma cultura oceânica, contribuindo para atingir-se o oceano que queremos, ideia central da Década dos Oceanos. A proposta Universidade Azul na costa semiárida: divulgação científica e educação oceânica na Década dos Oceanos tem objetivo de conectar uma rede multidisciplinar e multiinstitucional na costa semiárida do Brasil e a sociedade através de ações voltadas para público geral, professores, alunos de licenciatura, órgãos de gestão ambiental e tomadores de decisão, usando comunicação social e educação ambiental. Para tanto, a partir do programa de pesquisa ecológica de longa duração PELD Costa Semiárida do Brasil, foi ampliada e fortalecida a rede de colaboradores em três estados da costa semiárida (CE, PI e RN), formando a Universidade Azul na costa semiárida, onde ocorrerão ações de divulgação científica e educação oceânica para promover conscientização e engajamento para a conservação e ciência oceânica desde a infância, e gerar mudança de comportamento e tomada de decisão embasada no conhecimento científico. A divulgação científica trabalhará em espaços de educação formal e não formal com exposições fixas e itinerantes, e produção de conteúdo (posts, vídeos, e-books e audiolivros) para site e redes sociais, visando reduzir as assimetrias nacionais no fomento, difusão e popularização científica. As ações de educação ocorrerão com trilhas ecológicas, curso de qualificação e oficinas para professores e alunos de licenciatura e workshops para gestores públicos. O projeto ocorrerá em uma das regiões mais desiguais, pobres e com níveis educacionais mais baixos do litoral brasileiro, que necessita da manutenção dos bens e serviços ecossistêmicos para garantia da qualidade de vida e atingimento das ODS na Década do Oceano.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Marcelo de Paula Corrêa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a expossoma da américa do sul: caracterização e perspectivas futuras para a saúde da pele e dos cabelos
Resumo:
A expossoma é definida como a soma das exposições ambientais ao longo da vida. Esta definição, ampla e genérica, faz da expossoma um parâmetro complexo e dinâmico. Definições específicas têm sido usadas, tal como a expossoma do envelhecimento da pele que combina ações ambientais com as do indivíduo, como o estresse, a falta de sono, a alimentação e o fumo. Esses aspectos subjetivos fogem da alçada de estudos ambientais e dependem de comportamentos individuais. Por essa razão, o estudo da expossoma extrínseca (ExpEx) é fundamental para a medicina preventiva e para a indústria de cosméticos, pois trata especificamente dos efeitos do meio ambiente sobre a saúde. A saúde da pele e dos cabelos está relacionada à exposição à radiação UV, às variações de temperatura (T) e umidade (UR) e aos poluentes, como material particulado, o ozônio e compostos orgânicos voláteis (COV). Este estudo propõe avaliar a variabilidade e os extremos desses parâmetros para melhor compreensão da ExpEx e contribuir para o desenvolvimento de produtos cosméticos mais eficazes e políticas de prevenção à saúde mais efetivas. Como estratégia metodológica, propomos uma colaboração multi-institucional e internacional para a realização de medidas de parâmetros da ExpEx em regiões de interesse, caracterizadas por altos níveis de RUV, T, UR e poluição extremas, tais como o altiplano boliviano, o extremo norte chileno, o chaco paraguaio; e, no Brasil, a Amazônia, o Nordeste e regiões populosas do Sudeste. Em paralelo, propomos a modelagem de cenários climáticos para identificação de hotspots regionais de ExpEx neste século, de modo a definir índices de vulnerabilidade à saúde humana. Os resultados deste estudo podem ser promissores para a melhor compreensão da variabilidade climática da ExpEx, o desenvolvimento de políticas preventivas de saúde e o desenvolvimento de cosméticos que previnam e protejam a pele, incluindo o câncer, e os cabelos de danos causados pela exposição cotidiana ou de lazer.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
Vigência:
Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcelo de Souza Bispo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
gestão responsável em organizações e contextos diversos: implicações teóricas, práticas e educacionais
Resumo:
Esta proposta trata sobre as potencialidades da noção de gestão contribuir (na prática) para superar os grandes desafios societais como as mudanças climáticas, a pobreza e as desigualdades (Agenda 2030). Especificamente, o foco é analisar se é possível uma gestão responsável que não seja apenas ciente dos problemas sociais, mas seja capaz de responder a esses problemas a partir da própria prática de fazer gestão. Apesar de bem-sucedido na produção de riqueza econômica, o campo da gestão ainda precisa ser capaz de dar respostas efetivas para questões sociais mais amplas, além de superar os escândalos corporativos que ainda acontecem. A importância desta pesquisa está em investigar como avançar do estágio de consciência sobre ser responsável e colaborar no enfrentamento dos grandes problemas sociais como, por exemplo, os apontados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os Princípios para Educação em Gestão Responsável promovido pela ONU e adotado por várias escolas de negócios, contribui na conscientização dos futuros gestores, mas é limitada no sentido de que as práticas de gestão sejam capazes de responder concretamente ao contexto atual. A pergunta norteadora do projeto é como a noção de gestão é capaz de contribuir para o enfrentamento dos grandes problemas sociais? A plausabilidade da proposta vai além das suas possibilidades de execução enquanto projeto, mas da urgência que as questões climáticas, a pobreza e as desigualdades impõem para novas formas de convívio social e, consequentemente, de fazer gestão. A pesquisa será desenvolvida em dois momentos. O primeiro de caráter filosófico-teórico sobre os aspectos fundantes da noção de gestão e como eles influenciam a prática da gestão e a sua relação com as grandes demandas sociais. O segundo será de pesquisas empíricas que sejam capazes de oferecem elementos compreensivos dos eventuais potencializadores e inibidores de práticas orientadas para a responsabilidade no sentido de responsividade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcelo Dias Paes Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cooperativismo de crédito no brasil: eficiência comparada e impactos no agronegócio
Resumo:
A presente proposta pretende analisar o papel do cooperativismo de crédito na economia brasileira. Tal tema é relevante pelo fato de a literatura em desenvolvimento econômico convergir para um entendimento de que problemas estruturais no mercado de crédito no Brasil fazem com que ocorra um entrave ao crescimento econômico. A primeira análise visa entender o papel das cooperativas de crédito na eficiência da intermediação financeira no Brasil, comparando com os bancos múltiplos. A originalidade desta análise está no fato de aplicar metodologia recente, que controla para a heterogeneidade das instituições financeiras, e identificar a eficiência de curto prazo e de longo prazo de tais instituições. A segunda análise visa entender o papel que a liberação de crédito via cooperativas tem na geração de empregos e nos salários em agroindústrias. A terceira análise, busca entender o papel de complementação do cooperativismo de crédito junto ao cooperativismo agropecuário tomando como base indicadores produtivos e econômicos da pecuária de leite em Minas Gerais. A segunda e a terceira análises utilizarão técnicas que permitem capitar o efeito de tratamento a partir de dados observacionais (e.g., propensity score matching, inverse probability weights e augmented inverse probability weights para multitratamentos). A relevância da proposta está no entendimento sobre a capacidade do cooperativismo de crédito de reduzir desperdícios e distorções no mercado brasileiro de crédito e, ao mesmo tempo, promover o crescimento e desenvolvimento econômicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Marcelo Durans Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
primeira feira cultural e étnico-racial maranhense - feculema
Resumo:
O Brasil se destaca como uma nação com uma rica mistura de origens étnicas e culturais, formada pela convergência de povos indígenas, colonizadores portugueses, africanos escravizados e imigrantes de diversas origens. Esses grupos contribuíram para a diversidade cultural e étnica que caracteriza o Brasil contemporâneo. No entanto, apesar dessa mestiçagem, persistem preconceitos culturais, evidenciados na intolerância religiosa e no persistente preconceito racial que ainda são evidentes na sociedade brasileira. Mesmo com proteções legais, a violência contra grupos historicamente marginalizados, como negros, indígenas, mulheres e a comunidade LGBTQIA+, continua presente no Brasil, com um impacto limitado. A escola, que poderia ser um espaço para promover a educação antirracista, ainda não implementou práticas diárias que reduzam atos de violência e discriminação contra esses grupos. Nesse contexto, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) propõe a realização da "PRIMEIRA FEIRA CULTURAL E ÉTNICO-RACIAL MARANHENSE - FECULEMA", com foco na equidade étnico-racial e de gênero. Esta iniciativa enfatiza o compromisso com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que alteraram a Lei 9.394/1996, visando a inclusão do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas escolas. A FECULEMA tem como objetivo estabelecer uma conexão efetiva entre as instituições de Ensino Básico e as ricas narrativas e saberes locais, com um foco especial nos conhecimentos e histórias das culturas afro-brasileira, africana e indígena. Essa iniciativa representa um passo significativo na direção de uma educação que promove a consciência cultural e étnico-racial, combate o preconceito e a discriminação e valoriza a diversidade do Brasil. Por meio de ações educacionais, a FECULEMA busca contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, em conformidade com as leis nacionais que regem a educação étnico-racial.
Instituição/UF/País:
IEMA - MA - Brasil
Vigência:
Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Marcelo Dutra Arbo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação de mecanismos celulares, bioquímicos e moleculares na neurotoxicidade de inseticidas e herbicidas
Resumo:
Desde 2008, o Brasil é um dos países que mais consome agrotóxicos no mundo. A exposição a estes produtos ocorre não apenas durante as atividades laborais dos agricultores, mas também afeta a população em geral, por meio da ingestão de água e alimentos contaminados com resíduos de agrotóxicos. Aliado a este fato, nos últimos anos, houve uma facilitação na liberação de diversos ingredientes ativos para comercialização no país. A exposição a agrotóxicos tem sido relacionada ao desenvolvimento de diversas alterações fisiopatológicas. Dessa forma, este projeto tem como objetivo avaliar a neurotoxicidade de inseticidas (tiametoxan, tiacloprido, clotianidina, imidacloprido e ciclaniprole) e herbicidas (clomazona, sulfentrazona, glifosato, flumetralina e tiafenacil). Serão utilizados como modelo in vitro as células SH-SY5Y (neuroblastoma humano) diferenciadas para fenótipo dopaminérgico. Serão avaliados citotoxicidade, genotoxicidade, dano mitocondrial e oxidativo, mecanismos de morte celular e perfil de citocinas. A neurotoxicidade dos inseticidas será comparada em modelo de cultura 2D e 3D. Além disso, peixes-zebra (Danio rerio), em diferentes estágios de desenvolvimento, serão expostos aos compostos em concentrações ambientais e serão avaliados parâmetros comportamentais e fisiológicos. Os agrotóxicos serão avaliados isoladamente e em misturas, buscando simular as condições ambientais. Também pretende-se comparar o efeito dos agrotóxicos puros e de formulações comerciais, verificando a influência dos adjuvantes na toxicidade. Dessa forma, este projeto irá contribuir para o avanço no conhecimento de efeitos a longo prazo de novos produtos ativos de agrotóxicos, resultando em publicações impactantes na área e promovendo a formação de recursos humanos especializados. Espera-se que os resultados obtidos forneçam subsídios para aprimorar regulamentação e o uso responsável de agrotóxicos, visando à proteção da saúde pública e do meio ambiente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcelo Eiras
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vírus e viroides: desafios para a expansão do cultivo do lúpulo no brasil
Resumo:
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, mas ainda importa quase todo o lúpulo (Humulus lupulus), principalmente dos Estados Unidos e Alemanha. Com o aumento das cervejarias artesanais, a produção interna e a área cultivada de lúpulo cresceram significativamente nos últimos anos. Os viroides são o maior problema no cultivo de lúpulo nos países produtores, devido a surtos do hop stunt viroid e, mais recentemente, do citrus bark cracking viroid, CBCVd e hop latent viroid, HLVd, ocasionando danos e perdas significativas. Além dos viroides, vírus também podem afetar os cultivos em infecções simples e mistas. No Brasil, com o aumento da área cultivada, começam a surgir problemas fitossanitários, principalmente por ser uma cultura nova com variedades adaptadas. Recentemente, o grupo do proponente relatou a primeira ocorrência do HLVd e CBCVd em cultivos de lúpulo em três estados brasileiros, o que acendeu um alerta para os produtores de lúpulo e citros. O CBCVd também infecta citros, mas não foi relatado no Brasil, existindo o risco desse patógeno saltar do lúpulo para os citros (e vice-versa). O objetivo desta proposta é: (i) avançar no conhecimento sobre vírus e viroides que infectam lúpulo, por meio de levantamento, identificação e caracterização biológica e molecular desses patógenos; (ii) desenvolver métodos moleculares sensíveis e específicos para detecção de vírus e viroides que infectam lúpulo; (iii) desafiar cultivares de lúpulo com os principais vírus e viroides identificados no projeto; (iv) produzir matrizes de lúpulo livres de vírus e viroides para melhorar a qualidade das mudas, dos aspectos fitossanitários, agronômicos e indicadores de qualidade da produção cervejeira e farmacológica; (v) Determinar os teores de óleos essenciais, alfa- e beta-ácidos, flavonoides e chalconas nos cultivares infectados; (vi) analisar a realidade socioeconômica e o impacto da produção e comercialização do lúpulo junto aos produtores e suas áreas de cultivo.
Instituição/UF/País:
Instituto Biológico - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcelo Emilio
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
astronomia e astrobiologia: os desafios da exploração espacial humana.
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
Vigência:
Tue Jan 10 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Marcelo Emílio Beletti
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
microrna espermático 425-5p: origem, importância na fertilização e desenvolvimento embrionário inicial em bovinos e aplicações
Resumo:
MicroRNAs (miRNAs) são RNAs não codificantes de fita simples e altamente conservado entre as espécies, podendo ser compostos por 17-25 nucleotídeos, que funcionam como reguladores da expressão gênica, inibindo a função e facilitando a degradação de RNAs mensageiro (mRNA) alvos. Em trabalhos recentes, nosso grupo de pesquisa identificou que o miRNA espermático 425-5p é adicionado ao espermatozoide durante a maturação epididimária e que altos níveis desse miRNA favorecem o desenvolvimento embrionário inicial em bovinos. No presente trabalho, pretende-se identificar os processos moleculares da ação deste miRNA na embriogênese e como e em que porção do epidídimo ele é adicionado ao espermatozoide, o que é relevante para a compreensão da função espermática e para identificar e explicar parte dos frequentes problemas de fertilidade de touros que não são identificados ou explicados pelas metodologias tradicionalmente utilizadas. Uma vez isto esclarecido, serão testados protocolos de incorporação do miRNA 425-5p aos espermatozoides, o que provavelmente ampliará a eficiência de amostras de sêmen tratadas. Para tal será utilizada qPCR e LNA RNA-fish de espermatozoides coletados na cabeça, corpo e cauda do epidídimo, bem como da mucosa e de vesículas extracelulares (epididimossomos) destas três regiões. Também serão utilizados HPLC, LC-MS e eletroforese 2D para identificação de substâncias que podem ser precursoras da interação epididimossomo-espermatozoide ou outros tipos de interação e internalização do miRNA. Por meio de um estudo in sílico serão selecionados os principais genes alvos que provavelmente serão afetados por este miRNA na embriogênese. Posteriormente serão produzidos embriões por ICSI tradicional, com precursor e com o inibidor deste miRNA, e seus efeitos serão avaliados morfologicamente e por qPCR dos genes alvos selecionados. Finalmente serão testados protocolos de incorporação do miRNA aos espermatozoides, os quais serão testados em PIVE e IATF.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcelo Estrela Fiche
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
olimpíada estadual de ciência e sustentabilidade roraima - rr
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP - DF - Brasil
Vigência:
Tue Mar 05 00:00:00 BRT 2024-Tue Mar 31 00:00:00 BRT 2026
Marcelo Ferraz de Paula
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
memorial poético dos anos de chumbo: levantamento, análise e antologia
Resumo:
Nosso projeto visa integrar, articular e ampliar pesquisas realizadas por membros da equipe sobre a poesia brasileira escrita durante a ditadura militar (1964-1985). Procuramos examinar de que modo o contexto autoritário impactou a elaboração estética e o horizonte de atuação intelectual de poetas do período. A perspectiva teórico-metodológica adotada confere destaque ao papel da poesia na construção da memória cultural e histórica em torno dos anos de chumbo. Assim, discutiremos questões formais, políticas e culturais relacionadas às marcas testemunhais que atravessam esse repertório artístico de relevo, embora ainda carente de discussões de fôlego. Em confluência com a linha de Políticas Públicas para a Promoção da Cultura, o projeto estabelece três metas principais: 1) criar, através de minuciosa pesquisa bibliográfica e documental, um banco de dados com o maior número possível de poemas que tematizam a vida no país durante a ditadura, contribuindo para o mapeamento e a preservação desse patrimônio artístico; 2) analisar, em abordagens quantitativas e qualitativas, as características desse repertório, propondo leituras interdisciplinares e interpretações críticas inovadoras, sobretudo a partir do vínculo entre poesia, políticas da memória e direitos humanos; 3) construir e publicar uma antologia poética, em edição consistente e de extensão inédita no país, com parte dos exemplares distribuídos para bibliotecas, ONGs e coletivos voltados para a preservação da memória da ditadura e a educação para os direitos humanos. A partir de conceitos como testemunho, memória, resistência e melancolia, esperamos iluminar diversos aspectos de uma produção marcada pelo trauma, o sufocamento, a dor, mas também pela esperança e o desejo de intervenção pela palavra e para além dela.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Marcelo Ferreira Fernandes
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
portfólio de microrganismos de ambientes hipersalinos marinhos da baixada litorânea nordestina para o desenvolvimento de insumos para a bioindústria nacional
Resumo:
Embora os microrganismos constituam cerca de 17% da biomassa do planeta, sua diversidade genética permanece largamente não conservada e inexplorada tecnologicamente. Apicuns e salinas, ambientes marinhos com salinidade e alcalinidade extremas, hospedam espécies microbianas que, apesar do elevado potencial biotecnológico, são pouco representadas em coleções públicas. Microrganismos destes ambientes sintetizam, como parte de seus mecanismos adaptativos, compostos com potencial de gerar soluções tecnológicas para a agricultura e para o desenvolvimento de processos industriais mais limpos e ambientalmente sustentáveis, como enzimas termo/haloestáveis, materiais celulares de reserva energética, moléculas com potente atividade biológica e indutoras de tolerância a estresses ambientais. A proposta visa ampliar a disponibilização de linhagens microbianas halofílicas e halotolerantes qualificadas para uso na bioindústria, com foco na produção de enzimas para transformação de biomassa ligninocelulósica, substituintes de análogos fósseis (bioplásticos e biocombustíveis) e bioinsumos para controle de doenças da aquicultura e indução de crescimento e tolerância a seca em plantas. Seus resultados alinham-se aos objetivos do PACTI Biotecnologia (2018-22) nas linhas de Biotecnologia ambiental, Biotecnologia agropecuária e Programas estruturantes em biotecnologia; especialmente pela disponibilização de material biológico de alta qualidade para PD&I nos setores acadêmico e industrial. A culturômica, abordagem metodológica proposta, permite a avaliação extensiva da composição microbiana por meio do cultivo de alta intensidade, utilizando múltiplas condições de crescimento em laboratório, aliada à identificação dos isolados por espectrometria de massa MALDI-TOF. A proposta conta com rede multicêntrica de especialistas nos diferentes processos e técnicas abordados e contempla parcerias para ações de educação e divulgação científica, alcançando amplos setores da sociedade.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - SE - Brasil
Vigência:
Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Marcelo Firpo de Souza Porto
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sus e promoção emancipatória da saúde nas periferias urbanas: resistências e experiências territoriais para a construção do bem viver em ocupações sem teto de salvador e numa favela do rio de janeiro
Resumo:
Viver com dignidade é um desafio cotidiano nas periferias urbanas do Sul Global com sua história colonial. Desigualdades e exclusões radicais marcadas por racismos e violências racial, de gênero, institucional e simbólica vulnerabilizam comunidades com problemas de moradia, educação, saúde, saneamento e alimentação. Nesse contexto, o escopo da determinação social precisa ser renovado para que a saúde coletiva e o SUS incorporem experiências e esperanças transformadoras no caminho do Bem Viver. Estudos recentes do grupo proponente têm investigado experiências territoriais de promoção da saúde e bem viver em periferias urbanas. Sem Teto em Salvador lutam por reconhecimento de suas ocupações pelo SUS enquanto constroem projetos de farmácia viva, alimentação saudável e ecologismo popular. No Complexo da Penha o diálogo da organização comunitária CEM com a Clínica da Família tem sido estruturante para efetivar o acesso e promover saúde com práticas populares e ancestrais de cuidado. O projeto investigará como políticas públicas e o SUS podem dialogar com conhecimentos e práticas que emergem de experiências territoriais em periferias urbanas que construam o bem viver e enfrentem ameaças à vida. Trata-se de um problema crucial com lacunas de estudos na saúde coletiva. Nossa hipótese é que o avanço das políticas públicas de promoção da saúde e da atuação do SUS local/ESF exigem uma maior compreensão do potencial dialógico e colaborativo com experiências territoriais que emergem das lutas territoriais. Evidências têm apontado a potencialidade dessa interação, cujas experiências precisam ser melhor sistematizadas e compartilhadas por estudos qualitativos. A estratégia metodológica aproveitará experiências da equipe em pesquisas colaborativas de base comunitária que promovem co-presença, co-criação e justiças social e cognitiva, incluindo bolsistas do território. Serão quatro eixos teóricos e quatro fases distribuídas em 32 meses, com atividades mesclando.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Página 161 de 258
136
137
138
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
181
182
183
184
185
186
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 3.201 - 3.220 de 5.157 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript