Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriano Marlisom Leao de Sousa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estudo observacional e de modelagem hidroclimática em pomares de mangueira, visando à sustentabilidade e mitigação de cenários de mudanças climáticas no leste da amazônia
  • Este projeto tem como foco principal dar continuidade na Implantação de sítio experimental multidisciplinar em Agroecossistema na localidade de Cuiarana Município de Salinópolis, região Nordeste do Estado do Pará. Neste contexto, a manutenção desta torre micrometeorológica (instalada em 2010 – atual), é de fundamental importância para termos dados observacionais para calibração dos modelos regionais e entendermos como este ecossistema pode atuar como entidade regional para mitigação dos cenários de mudanças climáticas, pois os resultados mostram que o pomar serve como mitigador e sequestrador de co2 da atmosfera. Nesse sentido, propõem-se em dar continuidade no estudo sobre as características agrometeorológicas, climáticas e hidrológicas neste tipo de ecossistema em regiões que cultivares de mangueiras a fim de se avaliar a sua potencialidade econômica associada a sua eficiência ecológica (conforto térmico) como estratégia de mitigação de cenários de mudanças climáticas. Rodrigues et al. 2018, mostram que os microclimas no sub-bosque diferem entre os dois ambientes, e o pomar de mangueiras pode melhorar o microclima no sub-bosque quando comparado ao sub-bosque da área degradada; portanto, o pomar de mangueiras pode ser utilizado como alternativa para reabilitação de áreas degradadas. Por fim, a torre e mais os experimentos e medidas fenológicas, de produtividade, estimativas de do consumo hídrico, coleta de solos e foliar, experimentos de infiltração de água no solo, manejo de irrigação, darão as informações iniciais e de contorno para as a geração de cenários de mudanças climáticas, tanto para o climático e hidrológico a serem utilizados na simulação dos cenários futuros.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriano Massuda

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • o impacto dos determinantes sociais em saúde (dss) na resposta e recuperação do sus à covid-19 no brasil
  • Contexto: A saúde pública brasileira, profundamente influenciada por desigualdades socioeconômicas, demanda uma análise meticulosa sobre o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) diante de desafios, com destaque para a pandemia de COVID-19. Ao considerar os Determinantes Sociais em Saúde (DSS), nota-se que estes moldam a resposta do SUS, com destaque para desafios como desigualdades geográficas, financiamento insuficiente e coordenação subóptima. Durante a pandemia, áreas com marcante vulnerabilidade socioeconômica foram desproporcionalmente afetadas, embora tenham exibido respostas governamentais e comportamentais notáveis. Portanto,é crucial compreender como os DSS influenciaram a operação e recuperação do SUS face à perturbação da COVID-19, além de identificar inovações de gestão que otimizaram a performance do sistema durante esta crise. Hipótese: Inovações na gestão do SUS, influenciadas por fatores socioeconômicos, foram determinantes na eficácia da resposta à COVID-19. Evidência Preliminar: Pesquisas anteriores já ilustraram uma relação entre a implementação do SUS e uma resposta ágil a mudanças nas demandas de saúde da população, especialmente em tempos pandêmicos. Metodologia: Para desvendar essa complexa interação, serão adotados métodos mistos. A investigação abrangerá desde revisões literárias até análises espaciais e multivariadas, culminando com estudos de caso via entrevistas com gestores e representantes em saúde.
  • Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
  • 23/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriano Moraes de Oliveira

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • movimentos de teatro de grupo do interior do rn: da presença de mestres aos saberes acadêmicos
  • O teatro de grupo potiguar é o tema da presente pesquisa, cujo objetivo é evidenciar as fontes que os grupos de teatro que atuam no interior do Rio Grande do Norte movimentam em suas produções. A presente proposta é motivada por resultados de uma pesquisa iniciada em 2019 e em fase de finalização, intitulada "TEATRO DE GRUPO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE: MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS CRIATIVO-FORMATIVAS". Com esta pesquisa foi possível identificar artistas e grupos de teatro que estão em atividade nas 166 cidades do RN. Como resultado de pesquisa, até o momento, foram publicados os artigos "O teatro de grupo no Rio Grande do Norte e pandemia de Covid-19", na Revista Cidade Nuvens (URCA), em 2020; e "Manifestações do teatro no Rio Grande do Norte: quatro comunidades e suas teatralidades", na Revista Pitágoras 500 (UNICAMP) e a totalidade dos dados coletados será publicada em livro (e-book), enviada aos órgãos de cultura de cada município do RN e, também os dados serão divulgados em novo artigo científico e eventos da área. Contudo, os dados desta primeira pesquisa citada indicam que algumas questões precisam ser melhor compreendidas tanto pelos grupos, quanto pela universidade e gestores municipais e estaduais, de forma a qualificar o trabalho de grupos de teatro do RN. É para aprofundar questões do mapeamento realizado que o projeto "MOVIMENTOS DO TEATRO DE GRUPO DO INTERIOR DO RN: DA PRESENÇA DOS MESTRES AOS SABERES ACADÊMICOS" se justifica, pois para compreender melhor o teatro potiguar, especificamente o teatro do interior, é fundamental entender a influência e, também, a presença de elementos da cultura popular, principalmente a de alguns mestres, no trabalho dos grupos. Ao mesmo tempo, verificou-se com o mapeamento que muitos grupos trabalham com técnicas teatrais que são objeto de estudos na universidade e conformam o que se pode denominar saber acadêmico.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 16/12/2022-28/02/2026