Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Andre Vitor Fernandes dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • currículo, avaliação e política de formação docente: análise das relações entre a bncc e a bnc-formação na implementação dessas políticas na ufrj, unb e ufsc.
  • O objetivo central do projeto é compreender como as políticas de Currículo e Avaliação recentes têm produzido efeitos em diferentes contextos da prática. Seus objetivos específicos são: (a) analisar esses efeitos em três unidades e regiões diferentes da federação, a saber onde estão localizadas: a UnB, a UERJ, a UFRJ e a UFSC; (b) investigar como os princípios veiculados por tais políticas vêm sendo reinterpretados e produzidos em escolas, cursos de Licenciatura e programas voltados à formação de professores; (c) compreender como secretarias de educação e instituições de ensino dessas três regiões vêm produzindo os currículos de Ciências e Biologia a partir da BNCC, em meio a projetos de futuro da educação no país; (d) identificar como os cursos de licenciatura em Ciências Naturais (UnB) e de Ciências Biológicas (UERJm UFRJ, UFSC e UnB) e seus programas de formação docente, como o Pibid e a Residência Pedagógica, incorporam os princípios da BNC-Formação. Nosso interesse pelo ensino e a formação de professores nas Ciências Biológicas refere-se tanto à nossa experiência profissional e acadêmica nessa área quanto ao fato de que, frequentemente, as áreas científicas têm sido o principal alvo dessas políticas. No diálogo com Michel Foucault, curriculistas (Stephen Ball e Thomas Popkewitz) e historiadores (Reinhart Koselleck), a intenção é colocar as políticas educacionais em cena a partir de uma perspectiva teórico-metodológica que concebe a História do Currículo como História do Presente. Tal empreitada vem se somar aos investimentos teóricos que vimos produzindo no campo do currículo na tentativa de compreender como as noções de passado e futuro vêm sendo rearticuladas no presente. Nesse cenário, assumimos que os diferentes contextos da prática não somente recebem ou recusam as políticas; diferentemente, eles interagem com elas de forma produtiva, em meio às relações de poder que constituem os conhecimentos e sujeitos da educação.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Andréa Barbosa Gouveia

Ciências Humanas

Educação
  • políticas para carreira e remuneração docente: um diálogo entre brasil e chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo.
  • No campo educacional, as políticas para carreira e remuneração docente são estruturais, tanto pela centralidade da ação docente na garantia do direito à educação, quanto pelos custos de pessoal, no âmbito das disputas pelo orçamento público. A partir dessa premissa, o presente projeto problematiza as diferentes disputas sobre tais políticas em dois países com trajetórias de governos presidencialistas de coalizão, Brasil e Chile. Ambos os países possuem marcas de fortes confrontos de projetos societários no século XXI. Compreende-se que esses confrontos inserem limites e possibilidades para as políticas locais para carreira e remuneração docente, tanto nos estados e municípios brasileiros como nas províncias chilenas. A partir de um estudo qualitativo documental das políticas para docentes, do debate com professores de escolas, por meio de redes sociais, e de entrevistas com atores-chave dos embates (dirigentes sindicais, legisladores e gestores locais), propõe-se mapear os nós críticos de tais políticas. Considerando um contexto internacional, em que políticas descentralizadas, privatistas e de austeridade circulam na América Latina mas são ressignificadas, adaptadas e redesenhadas a partir de embates locais, a voz dos sujeitos e a análise documental serão trianguladas a partir dos aportes da Teoria Fundamentada. A análise dos pontos de convergência e de divergência entre os casos de Brasil e Chile propicia uma contribuição interpretativa para o campo de pesquisas sobre trabalho docente e financiamento da educação e para a produção de recomendações e propostas para a política de carreira e remuneração docente.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 24/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Andrea Brito Latge

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • expandindo fronteiras de simulação computacional para explorar sistemas nanoestruturados
  • As reflexões sobre questões tecnológicas fundamentais representam um dos principais desafios da atualidade. Destacam-se a escassez de semicondutores que assola o mundo atual, bem como a preocupação com fontes energéticas de menor impacto ambiental. Neste contexto, a nanotecnologia terá papel fundamental, utilizando nanomateriais em problemas de eletrônica realizada por átomos e moléculas, ou em dispositivos termoelétricos e leitores de biomoléculas fundamentais para a medicina. Outro ponto relevante é o aprimoramento do desenvolvimento de materiais para o armazenamento de hidrogênio, fonte de energia limpa. Além disso, vislumbra-se uma transformação da matriz tecnológica atual, com a substituição do Silício e o surgimento de alternativas, como a spintrônica, valetrônica e orbitrônica, explorando novas possibilidades. O projeto proposto tem por objetivo compreender a estrutura elementar da matéria e suas propriedades para tratar os problemas citados. Diversas metodologias serão tratadas, tais como: teoria do funcional da densidade, tight-binding, funções de Green fora do equilíbrio, dinâmica molecular clássica e modelo de Boltzmann. A inovação também está presente, no contexto da aplicação de algoritmos de inteligência artificial (IA) para acelerar e otimizar descobertas de materiais com novas propriedades. Nesse contexto, espera-se investigar e até propor novos materiais, abordando aspectos fundamentais, como o crescimento de materiais 2D em substrato, a compreensão das propriedades eletrônicas, de transporte (carga, spin e orbital), termoelétricas e magnéticas (estáticas e dinâmicas), bem como suas aplicações em nanodispositivos. O projeto possui uma abordagem multidisciplinar e envolve quatro instituições da capital/interior do Rio de Janeiro e São Paulo, além de contemplar 3 programas de pós-graduação. As investigações abrirão caminhos para selecionar bons candidatos para as aplicações em nanotecnologia, sendo de fundamental importância para o Brasil.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 14/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Andrea Camaz Deslandes

Ciências da Saúde

Educação Física
  • motiveducação exercício físico para o desenvolvimento infantil.
  • A promoção da prática de atividades físicas baseada em evidências pode trazer grandes benefícios para desenvolvimento infanto-juvenil e contribuir para redução das desigualdades socioeconômicas. Nosso objetivo é investigar de que forma diferentes modalidades de exercício físico impactam a cognição infanto-juvenil, considerando as influências do ambiente e do contexto das intervenções. Para tal, buscaremos responder as seguintes perguntas com os respectivos estudos: Qual é a relação entre variáveis da aptidão física e letramento corporal, ambiente social e familiar e, com a cognição infantil? Estudo de corte transversal para investigar a relação entre as variáveis da aptidão física e letramento corporal, ambiente social e familiar, com as variáveis de desfecho das competências socioemocionais, funções executivas e desempenho escolar. A Capoeira como prática holística de movimento pode ser um instrumento eficiente para melhora do desempenho escolar? Estudo randomizado e controlado do efeito crônico de aulas de Capoeira e Miniatletismo, na aptidão física, funções executivas e desempenho acadêmico. O exercício físico em sala de aula pode contribuir para melhora do desempenho escolar? Estudo randomizado e controlado do efeito agudo de uma aula de inglês com exercício físico incorporado, no aprendizado da língua inglesa, nas funções executivas, bem como nas escalas de ativação e afeto dos participantes. Os participantes serão estudantes de 10 a 14 anos de escolas públicas do bairro de Jacarepaguá onde acontecerão as intervenções do estudo. Além da expertise da equipe de pesquisadores de proeminentes instituições de ensino de três diferentes regiões do país, contaremos com a parceria da ONGs e escolas públicas da região. As evidências produzidas nessa pesquisa poderão auxiliar na elaboração de políticas públicas para a promoção da prática de exercícios físicos, como instrumento de redução de desigualdades acadêmicas e socioeconômicas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Andrea Carla Dore

Ciências Humanas

História
  • a função social dos paratextos no período moderno
  • Os paratextos são os elementos que circundam um texto, como páginas de rosto, prefácios, dedicatórias, cartas aos leitores, índices e notas. São partes constitutivas de uma obra e importantes fontes para a compreensão das relações que os agentes envolvidos na sua produção estabeleceram entre si e com a sociedade. Desde a obra do estruturalista francês Gérard Genette (1987), o estudo dos paratextos tem se aprofundado e análises mais recentes consideram que nesses elementos expressam disputas e negociações entre as comunidades letradas, assim como a percepção que essas comunidades constroem de grupos marginais – perspectiva que este projeto pretende seguir. Para o estudo da Época Moderna, a crescente digitalização de acervos do período ampliou a possibilidade de análise, não apenas do corpo principal das obras, mas também dos seus paratextos. A disponibilidade simultânea de acesso a diferentes edições de uma mesma obra permitiu ainda a comparação entre diferentes edições. Este projeto visa desenvolver uma pesquisa colaborativa em que pesquisadores/as de diferentes temas – do conhecimento geográfico ao celeste, das disputas genealógicas aos movimentos profético-políticos – aliado a pesquisas individuais em fontes primárias, promoverão o cruzamento de análises de diferentes conjuntos de paratextos, identificando tendências narrativas, retóricas e imagéticas, vinculadas às dimensões políticas, econômicas, religiosas e científicas dos séculos XVI ao XVIII. O estudo dos paratextos pretende ser uma porta de acesso para uma história global da construção de saberes nas sociedades ocidentais a respeito da Europa e dos espaços e habitantes da Ásia, África e América. A execução deste projeto se vincula aos objetivos da H-moderna (Rede Brasileira de Estudos em História Moderna) de estimular pesquisas críticas e a produção de material científico e pedagógico no Brasil que se somem, ou sejam alternativas, ao conhecimento produzido pela academia europeia e norte-americana.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Andréa Casa Nova Maia

Ciências Humanas

História
  • memória e experiência em zonas de sacrifício - implicações sociais e ambientais num estudo histórico comparativo da desindustrialização nociva entre espanha (país basco) e brasil (rio de janeiro)
  • O tema da proposta é a desindustrialização nociva em perspectiva comparada Brasil-Espanha. A desindustrialização nociva tem dois significados. O primeiro é a nocividade tradicionalmente entendida como danos diretos à saúde humana e ao ambiente causados por emissões tóxicas, resíduos plásticos e acidentes industriais. O segundo, mais abrangente, inclui a degradação ambiental, os danos à saúde física e mental causados pelo aumento do desemprego, os padrões de trabalho precários e a desintegração dos laços comunitários resultantes do processo. Partimos da hipótese da existência de "zonas de sacrifício" e buscamos analisar as consequências sociais e ambientais em duas paisagens distintas: as Baias de Bizkaia (Pais Basco, Espanha) e Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil), utilizando a metodologia de História oral em relação à História ambiental e comparada. O objetivo principal deste projeto é examinar os impactos dos processos das "zonas de sacrifício" nas comunidades humanas e não humanas. Buscamos compreender até que ponto as narrativas dos habitantes, trabalhadores e ex-trabalhadores de fábricas, autoridades governamentais, ativistas, movimentos sociais e comunidades que vivem e trabalham nas regiões mencionadas podem revelar conflitos, desigualdades e violências sociais e ambientais decorrentes dessas zonas. A história oral permite uma abordagem singular a respeito do tema, baseando-se em relatos de vida que comportam narrações de experiências vividas, mas também visões, discussões sobre processos decisórios, que recobrem subjetividades em âmbito histórico: a capacidade decisória dos sujeitos; a subjetividade acumulada; a intersubjetividade.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Andrea Fernandes Costa

Outra

Divulgação Científica
  • museus, escolas e território: educação museal e popularização da ciência para transformação social
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 13/03/2023-30/11/2026
Foto de perfil

Andrea Furtado Macedo

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • estudos sobre baunilhas da biodiversidade brasileira: desenvolvimento de agente aromatizante e perfumante a partir de extratos e voláteis, com auxílio de inteligência sensorial e estudo de anatomia floral.
  • A recente "crise da baunilha" elevou os preços da baunilha natural, ultrapassando a prata, devido ao incremento da demanda e redução da oferta global. Essa é a segunda especiaria mais cara do mundo, sendo importante para as indústrias alimentícia e cosmética. Problemas climáticos, erosão genética e pandemias afetam a produção de baunilha natural, levando empresas como: Boticário, Nestlé e a maior casa de perfumes, Givaudan, a buscar novas fontes naturais, na tentativa de criar substituintes para a baunilha comercial e criar inovação. O Brasil possui a maior diversidade de espécies aromáticas de baunilha (Vanilla Mill., (Orchidaceae)), algumas endêmicas, com potencial bioeconômico inexplorado e nosso grupo de pesquisa já vem estudando o potencial mercadológico e científico destas. Este projeto visa investigar quimicamente e sensorialmente essas espécies, utilizando análises metabolômica e de perfil de voláteis, através da espectrometria de massas de alta resolução, associadas à recursos computacionais para predição de flavor e desenvolvimento de protótipos de formulações, a partir de extratos de baunilhas, suas frações e seus voláteis. Esta é uma tecnologia denominada Inteligência Sensorial, idealizada pelo nosso grupo, que será sedimentada neste projeto. Adicionalmente, será investigada a anatomia e a morfometria floral, como ferramentas para distinguir espécies e caracterizá-las. Todas estas propostas são inéditas para as espécies a serem investigadas. Espera-se desenvolver protótipos de alto valor agregado, aprimorados pela tecnologia de inteligência sensorial. Além de utilizar a histoquímica, a anatomia e a morfometria floral para diferenciar as entidades taxonômicas altamente relacionadas, descrevendo a estrutura floral de espécies brasileiras de baunilha. Todos estes aspectos do projeto beneficiarão os consumidores, estimularão a bioeconomia, trarão royalties para as instituições envolvidas e potencializarão projetos sobre conservação e produção de baunilha.
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Andrea Goncalves Trentin

Ciências Biológicas

Morfologia
  • desenvolvimento de produto de terapia celular avançada livre de células para reparo cutâneo baseado em secretoma de células estromais mesenquimais e de células da papila dérmica humanas
  • Feridas crônicas e agudas como as grandes queimaduras são graves problemas de saúde pública. Os desafios incluem complicações médicas, dor intensa, cicatrizes e deformidades, restrições funcionais, impacto psicossocial e altos custos financeiros. O tratamento é complexo e exige profundo processo de regeneração tecidual com uso de enxertos de pele, matrizes de regeneração dérmica e múltiplos procedimentos. Novas abordagens terapêuticas são necessárias para acelerar o processo de cicatrização, melhorar a qualidade da cicatriz e reduzir os custos. As células estromais mesenquimais (CEM) têm sido utilizadas na medicina regenerativa e engenharia tecidual pelas suas propriedades multipotentes e por promover a regeneração e homeostase dos tecidos. Resultados in vitro e pré-clínico da equipe demonstraram seu potencial em acelerar e otimizar o reparo cutâneo pela secreção parácrina de fatores tróficos e elementos vesiculares presentes em seu secretoma. O objetivo da proposta é aprofundar esses conhecimentos e desenvolver produto de terapia celular avançada livre de células para reparo de lesões graves de pele baseado no uso do secretoma de CEM e de células da papila dérmica. Assim, iremos: (1) identificar, por espectrometria de massas e ferramentas de bioinformática, os fatores regulatórios do secretoma com ações imunomoduladora, de formação de vasos, redução do estresse oxidativo, remodelamento tecidual e rejuvenescimento; (2) confirmar o efeito biológico por ensaios de bloqueio e aumento de expressão; (3) produzir secretoma otimizado por engenharia genética e aprimorar os métodos de obtenção; (4) associar o secretoma otimizado com biomateriais para produzir elementos de engenharia de tecidos; (5) avaliar o uso do secretoma em lesões do sistema nervoso com intuito de produzir plataforma tecnológica aplicável a diversos distúrbios. A tecnologia desenvolvida no projeto visa promover recuperação mais rápida do paciente, com cicatrizes de melhor qualidade e gerando economia.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 21/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Andréa Lisly Gonçalves

Ciências Humanas

História
  • liberalismo, contrarrevolução e exílio político. portugal e brasil (1826-1834)
  • Neste projeto, dando continuidade às investigações que venho desenvolvendo nos últimos anos, apresento novas questões que permitem o entendimento das relações entre Brasil e Portugal, no período que vai de 1826 a 1834, marcado pela instalação do regime contrarrevolucionário de D. Miguel, em Portugal. Partindo da premissa de que as revoluções liberais não podem ser entendidas sem o estudo da contrarrevolução, serão examinados dois aspectos resultantes da dinâmica entre os dois processos. O primeiro, a identificação de projetos de poder, sustentados por inúmeros perseguidos políticos do regime, entre eles portugueses, brasileiros e estrangeiros que defendiam o apoio à vigência da constituição de 1826, outorgada por D. Pedro a Portugal e a ascensão do próprio Imperador do Brasil ao trono português. Não raro, tais projetos vinham acompanhados da proposta da união entre Portugal e Espanha, sob a Coroa do Primeiro Imperador, mesmo antes de sua abdicação ao trono brasileiro, em 1831. O segundo aspecto, insere-se na história das migrações políticas, já que vários acusados de adesão ao liberalismo buscaram o exílio para escapar da ação policial do regime miguelista, seja na Europa, seja nos Açores ou nas Américas. A localização de uma lista de 392 emigrados portugueses para o Brasil, no fundo do Ministério de Negócios Estrangeiros (Arquivo Nacional da Torre do Tombo – ANTT), até então inédita, contribuirá para o avanço dos estudos sobre a migração de liberais lusitanos, perseguidos pelo regime de D. Miguel que tiveram o Brasil como destino e que marcaram a história do Primeiro Reinado. À lista vem se somar os processos políticos do reinado de D. Miguel, totalizando 1.406 processos com cerca de 6.000 implicados, depositados no Fundo dos Feitos Findos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), em Lisboa. Ainda serão acrescidos os documentos já localizados na Intendência Geral de Polícia (ANTT) e no Arquivo Histórico Militar (AHM).
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Andréa Luisa Zhouri Laschefski

Ciências Humanas

Antropologia
  • territórios, corpos e meio ambiente: reflexões e aportes para o desenvolvimento humano e social no brasil
  • As disputas territoriais e por recursos naturais no mundo têm sido reportadas em diversos estudos encontrados na literatura científica e em plataformas virtuais e são subjacentes às discussões referentes à crise climática atual. A atuação do Estado enquanto principal agente financiador dos denominados grandes projetos de desenvolvimento tem se caracterizado pela ambiguidade do seu papel no que concerne à fiscalização e proteção do meio ambiente e dos grupos sociais mais vulnerabilizados e seus corpos, especificados por marcadores de raça, etnia e gênero. O recente processo de desconstrução dos ordenamentos jurídicos, políticos e institucionais referentes ao meio ambiente e aos direitos diferenciados de cidadania, sobretudo, dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, é parte de uma política antiambientalista permeada por violências de matizes diversos. Tal política, pavimentada por interesses econômicos de determinados segmentos sociais, ignora o compromisso do Brasil enquanto signatário da agenda 2030 da ONU, e de protocolos internacionais como a Convenção 169 da OIT e as Metas de Aichi. Esta proposta tem como objetivo aprofundar as investigações, empreender comparações e fortalecer a rede de pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior. Pretende-se que tais conhecimentos em colaboração com os grupos atingidos subsidiem o debate público e a formulação de novas estratégias de enfrentamento. Para tanto, atuaremos em diálogo interdisciplinar, interinstitucional e intercultural, em redes de conhecimento acadêmico e não acadêmico, em três eixos: a) Grandes empreendimentos e povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais; b) Legislações territoriais e ambientais e suas mudanças em relação aos direitos constitucionais vigentes; c) Antropologia como conhecimento em defesa dos direitos específicos e da diversidade cultural.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 07/01/2023-28/02/2026
Foto de perfil

Andrea Mantuano Coelho da Silva

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • dosimetria fricke e osl para irradiação de sangue usando equipamentos com fonte de cs-137, co-60, aceleradores lineares e raios x – uma análise volumétrica.
  • O desenvolvimento de padrões primários para esta grandeza tem sido um importante objetivo do Bureau International dês Poids et Mesures(BIPM).O INMETRO em suas diretrizes recomendou que os laboratórios nacionais designados, a exemplo do Laboratório de Metrologia (LABMETRO) do Laboratório de Ciências Radiológicas (LCR/DCR/UERJ), implementem a padronização primária na grandeza dose absorvida na água. A irradiação do sangue e de componentes sanguíneos é praticada mundialmente com o objetivo principal de prevenir a doença do enxerto versus hospedeiro em pacientes imunodeficientes associada à transfusão (TA-DECH) que causa uma possível reação transfusional e uma complicação fatal em mais de 90% dos casos, que ocorre em pacientes que recebem componentes sanguíneos. Os produtos sanguíneos são em irradiados usando radiação gama (com fontes 60Co ou 137Cs) ou raios X (com aceleradores lineares ou irradiadores biológicos) para diminuir o risco de TA-DECH. A dose de radiação recomendada e preconizada pela RDC nº 34 do Ministério da Saúde do Brasil/ANVISA é que a irradiação de sangue e componentes sanguíneos deve ser de no máximo 25 Gy no centro do recipiente, sem exceder 50 Gy e ser inferior a 15 Gy. Dosímetros luminescentes como OSL possuem vasto uso, sobretudo, devido à alta sensibilidade, grande viabilidade comercial e disponibilidade em tamanhos pequenos, o que possibilita a monitoração da dose em geometrias difíceis. Nas últimas décadas, a luminescência opticamente estimulada (OSL) tem sido continuamente empregada para avaliação de doses de radiação ionizante em dosimetria clínica, ambiental e de processos industriais. Desta forma, o trabalho proposto pretende viabilizar o uso do dosímetro Fricke e OSL para controle da qualidade e dosimetria de equipamentos utilizados para irradiação de sangue em todo o Brasil trazendo respostas volumétricas da distribuição de dose em todo o canister (recipiente) em todos os sistemas de irradiação,além da confecção e patentes de fantomas.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Andréa Maria Silveira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • quando o trabalho encarcera: sofrimento psicossocial em trabalhadores do sistema prisional brasileiro
  • O trabalho do policial penal é descrito na literatura como associado ao adoecimento mental e a vivência de situações de estresse, violência, longas jornadas, assédio moral no trabalho e precário acesso a atenção à saúde. Esta literatura aponta altos percentuais de burnout, stress pós traumáutico, e 7 ou mais sintomas de transtornos mentais comuns. O projeto visa a identificar a prevalência de transtornos mentais entre policiais penais, identificar como ocorre a utilização das RAPS por estes trabalhadores e descrever a sua percepção quanto às condições de trabalho. Os pesquisadores estabelecerão diálogo dos achados com a política de atenção à saúde mental em curso no país e com o estado da arte sobre o tema, priorizando análises que possam apoiar a modelização, implementação e avaliação da política pública. A proposta vai ao encontro de lacunas identificadas na revisão da literatura e sua hipótese é de que a prevalência de transtornos mentais entre policiais penais é superior a encontrada na população geral e que isto tem relação com as condições ambientais, de organização e de processo de trabalho. Esta hipótese se apoia nos achados da revisão da literatura, ainda que a produção nacional possa ser considerada discreta. Este projeto propõe a realização de um diagnóstico da prevalência de transtornos mentais entre trabalhadores policiais penais a partir da resposta a um questionário online aplicado em amostras de trabalhadores de 10 estados da federação. Serão utilizados instrumentos já validados nacionalmente para a investigação de transtornos mentais comuns, burnout, suporte social, stress pós traumático, uso de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, e riscos à saúde presentes no trabalho. Além disto, serão realizadas entrevistas em profundidade, análise documental (organização das Redes de Atenção Psicossocial – RAPS e atenção à saúde mental dos policiais penais pelas secretarias de administração prisional) e revisão da literatura.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 13/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Andréa Mollica do Amarante Paffaro

Outra

Multidisciplinar
  • ensinando ciências: interação museu, universidade e escola
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 18/01/2023-30/11/2026
Foto de perfil

Andréa Novais Moreno Amaral

Ciências Biológicas

Imunologia
  • o impacto da inflamação na anemia persistente e na perda de enxerto em doentes renais crônicos. um estudo retrospectivo e prospectivo.
  • As alterações do sistema imune na doença renal crônica (DRC) constituem uma questão complexa, com a hipercitocinemia sendo uma característica típica da uremia. Isso ocorre devido ao acúmulo de citocinas pró-inflamatórias, resultantes da diminuição da eliminação renal ou do aumento da geração após a indução por toxinas urêmicas, estresse oxidativo, sobrecarga de volume, comorbidades e outros fatores. Comorbidades associadas à DRC estão relacionadas a um aumento da mortalidade. A anemia renal é uma complicação comum da DRC que prejudica o desempenho e a qualidade de vida dos pacientes. Atualmente, o tratamento envolve a substituição de ferro, eritropoetina e administração de estabilizador de HIF. No entanto, a anemia persiste em alguns indivíduos, mesmo após o transplante renal. Nossas pesquisas anteriores revelaram uma vida útil reduzida dos eritrócitos, o que desempenha um papel importante no desenvolvimento da anemia renal. Além disso, nossas descobertas demonstraram que os monócitos de pacientes renais crônicos apresentam um perfil inflamatório mais acentuado, o que pode influenciar diretamente a eritrofagocitose. Nesse contexto, é crucial compreender por que a anemia persiste na DRC, a fim de fornecer novas percepções sobre estratégias terapêuticas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, o objetivo geral desta proposta de pesquisa é investigar o papel dos mediadores inflamatórios presentes durante a progressão da DRC e pós-transplante, que podem estar relacionados à anemia e à perda do enxerto renal. De maneira mais específica, a pesquisa busca elucidar a influência de mediadores inflamatórios, células do sistema imune inato e toxinas urêmicas nesses processos. Essa abordagem visa contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de tratamento para combater a anemia renal em pacientes com DRC e propiciar um melhor manejo pós-transplante renal.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Andréa Rodrigues Motta

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • uso da termografia infravermelha na avaliação miofuncional orofacial
  • A termografia constitui uma técnica sem contato, não invasiva e não radioativa capaz de captar a faixa de radiação infravermelha não visível emitida por um corpo ou um objeto e convertê-la em informação de temperatura. No Brasil as pesquisas médicas utilizando esse método têm se concentrado nas áreas da dor, da angiologia, mastologia, oftalmologia e medicina do esporte. O uso da termografia infravermelha na Fonoaudiologia, especificamente na área da Motricidade Orofacial, tem ganhado a atenção de diversos grupos de pesquisa no país, sendo o da UFMG um dos pioneiros. Acredita-se que a tecnologia possa se tornar um novo método diagnóstico objetivo para a área, garantindo consequentemente uma intervenção mais eficaz e a comparação da evolução clínica do paciente ao longo do processo terapêutico. Assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar o uso da termografia infravermelha na avaliação miofuncional orofacial. Estudos internacionais promissores têm utilizado câmeras termográficas para a análise da temperatura da face, grande parte deles com o objetivo de estudar a função respiratória e os mecanismos fisiopatológicos relacionados à Disfunção Temporomandibular (DTM). Para alcançar esse resultado pretende-se desenvolver um estudo transversal e exploratório inicialmente com 30 participantes. Serão avaliadas diversas estruturas e funções do sistema estomatognático por meio dos testes empregados na área (avaliação clínica, eletromiográfica, de pressão de lábios e língua) e serão registrados os termogramas da face, tanto de frente quanto de perfil. Os dados obtidos serão analisados e comparados por meio de testes estatísticos apropriados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Andreas Lazaros Chryssafidis

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • avaliação in vitro da atividade ovicida de fluopsina c em ovos de fasciola hepatica
  • O trematódeo Fasciola hepatica apresenta distribuição mundial, infectando e causando doença e perdas econômicas em animais e humanos. No Brasil, foi estimado prejuízo de US$ 210 milhões por ano apenas com a fasciolose bovina. O controle dessa parasitose é baseado principalmente no tratamento dos indivíduos infectados, estratégia prejudicada pelo surgimento da resistência anti-helmíntica. Assim, a investigação de novas moléculas com atividade fasciolicida é uma abordagem necessária. Recentemente, a equipe de pesquisa do Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias (LAPAR-CAV-UDESC) padronizou o teste de desenvolvimento e eclosão de ovos (EDHT) de F. hepatica utilizando fármacos comerciais, uma vez que reflete a atividade fasciolicida dos fármacos em trematódeos adultos nos animais tratados. Durante esta padronização, foram identificados isolados resistentes ao triclabendazole (TCBZ), principal molécula utilizada no tratamento da fasciolose. A Fluopsina C (FpC) é um composto organocúprico produzido por Pseudomonas aeruginosa cepa LV, que apresenta imenso potencial antimicrobiano, mesmo para organismos multirresistentes, dentre outros. Em parceria com o Laboratório de Ecologia Microbiana (LEM-UEL), foram realizados testes preliminares com larvas de artrópodes e ovos de F. hepatica, sugerindo também o potencial antiparasitário de FpC. Desta forma, o objetivo deste projeto é determinar a mínima concentração ovicida (MOC) de FpC em ovos de F. hepatica, e utilizar a MOC para avaliação do potencial deste composto frente a diferentes isolados, inclusive os resistentes a TCBZ. Os resultados deste projeto, caso sejam positivos, serão utilizados para dar suporte a testes in vivo, que possibilitarão o desenvolvimento de um novo tratamento à fasciolose animal.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Andreas Nascimento

Outra

Robótica, Mecatrônica e Automação
  • poços inteligentes - nova metodologia visando automatização de perfuração com aplicação de inteligência artificial.
  • O custo diário da perfuração de poços em alguns locais do Pré-sal são bastante elevados (podendo ultrapassar 1,3 milhão de dólares americanos), momento em que a otimização e eficiência de processos passa a ser um fator-chave na redução de custos. Assim, objetiva-se o desenvolvimento de um sistema inteligente, utilizando de rotinas computacionais, e inteligência artificial, para fins de auxiliar no desenvolvimento das atividades de perfuração de forma mais eficiente e otimizada. Com o emprego de parâmetros mecânicos ótimos ([a]Peso Sobre a Broca -WOB, [b]Rotação -RPM, e [c]Vazão -FLOW), é possível garantir uma melhor penetrabilidade ([d] maximização Taxa de Penetração - ROP) buscando sempre o menor dispêndio de energia ([e] minimização da Energia Mecânica Específica - MSE), em um sistema multi-objetivo. Este se baseará na metodologia empregada na indústria petrolífera de Testes Pré-operacionais - DRT (teste realizado antes do início da perfuração de uma nova seção/formação geológica), em um arranjo de funções a permitir gerar gráficos em três dimensões e informações para análise da melhor combinação de parâmetros [a], [b] e [c] a serem empregados para garantia da maximização de [d] e minimização de [e]. Estes gráficos e valores deverão ser atualizados (dinâmicos) em tempo-real (sem parada de operação e com realimentação do sistema com informações e dados obtidos dos sensores enquanto se perfura), ao longo da perfuração do intervalo proposto, garantindo a visualização de sugestões de emprego de parâmetros para fins de garantir uma operação otimizada, eficiente e menos custosa (tudo acoplado com o emprego de métodos de IA).
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 22/12/2022-31/07/2025
Foto de perfil

Andréia Bagliotti Meneguin

Ciências da Saúde

Farmácia
  • "entrega direcionada ao cólon de 5-asa e probióticos: uma abordagem inovadora para o tratamento da doença inflamatória intestinal"
  • A doença inflamatória intestinal (DII) é um distúrbio crônico que afeta o trato gastrointestinal (TGI), incluindo a retocolite ulcerativa e doença de Crohn. O principal objetivo do tratamento farmacológico é reduzir a inflamação, controlar os sintomas e prevenir complicações, sendo o fármaco de primeira escolha o ácido 5-aminossalicílico (5-ASA) para casos leves a moderados. Sua eficácia é limitada pela incapacidade de atingir o cólon em concentrações ideais como terapia tópica, já que o 5-ASA é amplamente absorvido nas porções superiores do TGI, sendo metabolizado no metabólito inativo N-acetil-5-ASA, além de estar relacionado a efeitos adversos, como a disbiose. Uma estratégia para superar a disbiose consiste na administração de probióticos para o reequilíbrio da microbiota. A seletividade do 5-ASA e dos probióticos para o cólon pode ser obtida por meio de seu co-encapsulamento em micropartículas cólon-específicas de amido retrogradado (AR) e pectina (P) pelo processo de spray-drying. Isso porque o AR é um amido modificado resistente à digestão por enzimas no estômago e intestino delgado, enquanto a P forma um gel quando exposta ao pH gástrico. Recentemente, empregamos nanofibras de celulose (NFC) como nanoreforço da mistura AR/P e propriedades otimizadas foram encontradas. A secagem por aspersão merece atenção, pois trata-se de um método rápido, contínuo, de etapa única e econômico amplamente utilizado na indústria farmacêutica. Diante do exposto, este projeto de pesquisa visa a co-encapsulação do fármaco 5-ASA e de probióticos em micropartículas de AR/P/NFC por spray drying para desenvolver um sistema de liberação estável e eficaz para esses compostos bioativos que podem fornecer entrega direcionada ao cólon. As micropartículas devem ser capazes de proteger os probióticos da acidez gástrica e aumentar sua sobrevivência durante o trânsito gastrintestinal, além de fornecer liberação controlada do 5-ASA no cólon para melhorar sua eficácia terapêutica.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 02/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Andreia Conceição Milan Brochado Antoniolli da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da influência do exercicio fisico na idade biológica
  • Na última década aumentou a frequência de doenças crônicas não transmissíveis ligadas diretamente ao estilo de vida e que sofrem influência direta do sedentarismo e da nutrição inadequada e pobre em nutrientes. Esses fatos interligam-se ao desenvolvimento da síndrome metabólica, hipertensão, diabetes, câncer, doença coronariana, obesidade, demência e envelhecimento prococe. Atualmente, é muito comum verificar duas pessoas com a mesma idade cronológica e com processos de envelhecimento distintos. Logo, infere-se que além da idade cronológica do organismo há também uma idade biológica que é caracterizada pelo envelhecimento celular marcado, por exemplo, por meio do comprimento dos telômeros. Estudos indicam que o envelhecimento biológico pode ser retardado e/ou revertido por ações epigenéticas e medicamentos. Dentre as ações epigenéticas os exercícios físicos destacam-se como potencializados do retardo do envelhecimento e pelo aumento das chances de um envelhecimento saudável. Frente ao exposto, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar a influência do treinamento físico na idade biológica. Serão selecionados 30 voluntários em academias com idade entre 18 e 35 anos, saudáveis e inativos a pelo menos 6 meses. Os voluntários serão randomizados em três grupos experimentais: Grupo controle – indivíduos quem não praticam atividade física; Grupo Treino de Força – indivíduos submetidos a treinamento de força 3x/semana por 6 meses; e Grupo Treino Aeróbico – indivíduos submetidos a treinamento aeróbico em esteira ergométrica 3x/semana. Todos os indivíduos serão avaliados antes do início dos protocolos e com 6, 12 e 18 meses de treinamento. As avaliações constituirão de avaliação física e coleta de sangue para determinação da idade biológica (aferição do comprimento absoluto dos telômeros) e da expressão de genes relacionados à ativação da telomerase, estabilidade dos telômeros, integridade do DNA e estresse oxidativo por meio de técnicas de PCR em Tempo Real.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 29/12/2023-31/12/2026