Projetos de Pesquisa

 

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Natali da Silva Barbosa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • minerais estratégicos de níquel e cobalto da província setentrional do são francisco: desafios atuais e perspectivas futuras.
  • O desenvolvimento de projetos de prospecção de minerais estratégicos ME é complexo e desafiador, face a sua limitada condição de concentração na crosta terrestre, tornando o fornecimento vulnerável a riscos econômicos, geopolíticos e ambientais. Nos próximos anos é previsto um aumento na demanda global destes insumos, contudo a oferta é incerta pois são reservas não renováveis e a perspectiva é de suprimento limitado e de escassez das reservas econômicas. Esses fatores criam oportunidades para países emergentes como o Brasil, devido à diversidade geológica e a ocorrência de depósitos ME. Os ME se destacam por seu valor intrínseco na tecnologia e indústria moderna e desempenham um papel importante na economia dos países desenvolvidos. Assim, a confiabilidade do fornecimento futuro é um motivo de preocupação e de gestão dos setores geocientíficos. Isso conduz a concentração de esforços na coleta de informações sobre as fontes mundiais desses ME. Nesse contexto, o níquel Ni e cobalto Co são metais estratégicos que ocorrem associados na natureza, são utilizados nas indústrias metalúrgica, química, alimentícia, automotiva, militar e de energia. A disponibilidade desses elementos é um requisito para manter os níveis de produção para satisfazer os usuários finais. Esta proposta estima identificar regiões propícias à exploração de ME portadores de Ni e Co, gerados em rochas ultramáficas e identificadas em ambientes geológicos específicos. As áreas geográficas de alcance deste projeto são promissoras a esta investigação, pois na Bahia existem longas faixas de rochas ultramáficas, algumas com ocorrência mineral e outras com perspectivas. Os dados geológicos, geofísicos e espectrais contribuirão para a distinção entre áreas potencialmente mineralizadas e áreas estéreis, auxiliando nos trabalhos de prospecção geoquímica, mapeamento dos depósitos, identificação de alvos metalogenéticos, estudo de perfis lateríticos, e a proposição de modelos de evolução dos depósitos de Ni-Co.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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Natália Bezerra Dutra

Ciências Humanas

Psicologia
  • investigando os impactos do contexto socioeconômico e da interação com os cuidadores sobre comportamentos sociais na infância em populações demograficamente diversas
  • A desigualdade socioeconômica é uma questão desafiadora atual, que não deve ser ignorada na perspectiva evolucionista e do desenvolvimento do comportamento humano. O aumento das disparidades de renda se intensificou após a pandemia de COVID-19, impactando especialmente países em desenvolvimento, como o Brasil. Sendo a redução da desigualdade um dos principais objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, é relevante investigar o impacto do contexto socioeconômico em comportamentos sociais, auxiliando a compreensão de mecanismos que moldam sociedades mais justas. Poucos estudos investigam o contexto socioeconômico na aprendizagem cultural. Não há consenso sobre o efeito do contexto econômico na partilha, embora a maioria dos estudos utilize medidas mais objetivas, como renda anual, educação e o índice de Gini, e não contemple medidas mais subjetivas de status e desigualdade. Este projeto busca expandir o entendimento sobre como o contexto socioeconômico modula a partilha e a aprendizagem cultural em crianças. Serão realizados dois estudos. O Estudo 1 irá analisar o comportamento de crianças no Brasil e Canadá em um Jogo do Ditador de acordo com o status socioeconômico subjetivo e a percepção da desigualdade econômica dos cuidadores. O Estudo 2 ampliará os comportamentos analisados nos dois sítios de pesquisa. Planejamos analisar: 1. o efeito do contexto socioeconômico no Jogo dos Bens Públicos e na tarefa da Torre de Espaguete. 2. como as crianças integram normas sociais caso observem seus cuidadores realizando essas tarefas previamente. Como resultados principais, esperamos que crianças mais velhas e de status socioeconômico mais alto demonstrem mais sucesso na tarefa de aprendizagem. O efeito do contexto socioeconômico na partilha, devido à falta de consenso atual, será analisado de forma exploratória. Variações individuais de temperamento e funções executivas serão investigadas em um segundo momento.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Dec 21 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026