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Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
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Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
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Espaço Ciência Viva
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Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
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Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
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Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
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Instituto de Pesca
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
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Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
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Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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Laboratório Nacional de Energia e Geologia
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Museu de Astronomia e Ciências Afins
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Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
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Currículo
Título do Projeto:
a redução dos desperdícios humanos e materiais no corte de chapas metálicas
Resumo:
A crescente competitividade entre as indústrias exige que cada vez mais investimentos devam ser direcionados para a otimização de matérias-primas, insumos e processos de manufatura. As indústrias de manufatura metalmecânicas não são exceção, sendo as operações o corte de chapas metálicas um dos processos produtivos mais utilizados e com maior interesse em melhorias, visto que a redução de desperdícios físicos afeta diretamente nos custos de produção e, respectivamente, no aumento dos lucros operacionais. O presente projeto objetiva contribuir para a redução de desperdícios humanos e materiais gerados no processo de corte de peças retangulares em chapas metálicas, representando um avanço na gestão das cadeias geradoras de produtos e processos de manufatura industrial metalmecânica. Ao final da condução da pesquisa, uma análise com base no tripé da sustentabilidade será realizada usando os resultados quantitativos e os aspectos qualitativos verificados, devendo conduzir a busca do melhor custo-benefício entre o tempo de processo computacional a ser dispensado para a operação de corte e o nível de qualidade dimensional exigido pelo cliente final, de modo a estratificar as características de corte a serem seguidas como padrão para futuros cortes de chapas metálicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Álvaro Pereira do Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
para que serve a história? a história pública e o ensino de história nas escolas da baixada fluminense
Resumo:
Objetivamos construir instrumentais epistemológicos que permitam a estudantes da Educação Básica entenderem-se participes e produtores das histórias de si, da sua família e de onde habitam. Cidades e bairros periféricos geralmente não possuem livros didáticos ou paradidáticos que expliquem a História da localidade e a dos seus habitantes. É possível mudar? A História Pública surgiu para traduzir e expandir a história acadêmica para um público não universitário em linguagem simples, mas com a objetividade exigida na área. A História Pública também responde a questões de um público pouco ouvido na academia. Quando são entrevistados por historiadores, apresentam documentos, correspondências e fotografias, compartilhando memórias e saberes. Surge aqui uma questão: qual o autor final da história, o entrevistado, o historiador ou ambos? Para Michael Frisch, quando alguém fornece uma entrevista torna-se em parte coautor. A autoridade do texto, enfim, é compartilhada entre as partes. Entendemos ser possível a estudantes da Educação Básica construir histórias de si, das suas famílias e das localidades que habitam mantendo uma autoria compartilhada com historiadores. Co-oriento residentes do Programa de Residência Pedagógica, que estão em quatro escolas da Baixada Fluminense colaborando com estudantes na escrita dessas histórias. Não se trata da redação de memórias familiares, mas uma História observável na produção acadêmica de área. Para ampliar a compreensão do lugar do estudante e da sua família na História do Brasil e na localidade, criaremos uma Linha do Tempo e um Mapa Cartográfico, digitais e interativos, alimentados com fotografias, entrevistas, documentos das famílias e a própria história escrita por estudantes. A equipe atualizará e revisará esses instrumentos com fontes de arquivos e com a historiografia Teremos exitoso recurso pedagógico para o Ensino de História da Baixada Fluminense, que chegará ao público com recursos das Humanidades Digitais e da WEB
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Alvaro Rogério Cantieri
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
i mostra ciência, tecnologia e inovação de pinhais
Resumo:
A I Mostra Ciência, Tecnologia e Inovação de Pinhais surge como um evento de grande relevância, reunindo conhecimento e inovação em um evento que transcende as barreiras do município de Pinhais, sendo uma celebração do saber e da capacidade de seus habitantes. Realizado pelo Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Pinhais, além de outros parceiros como escolas de nível médio da cidade, SEBRAE e o Ecossistema de Inovação Local, esse grande evento tem o potencial de integrar todos os agentes no desenvolvimento do saber científico nas diferentes as áreas de conhecimento e em todos os níveis de ensino. Como o próprio tema proposto para o evento evidencia, o foco principal da mostra serão as atividades relacionadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), tais como a cultura e a história africana e afro-brasileira, os povos indígenas que habitam tradicionalmente o estado do Paraná, as políticas afirmativas e as relações para a diversidade e suas implicações para a construção e fortalecimento de relações inclusivas e não violentas. O trabalho de organização do evento será realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPR Câmpus Pinhais (NEABI/Pinhais), que atua diretamente na Educação para as Relações étnico-raciais (ERER) na instituição desde 2018 e pelo Núcleo de Direitos Humanos do IFPR Câmpus Pinhais (NUDH), em parceria com a Coordenadoria de Pesquisa e Extensão (COPEX Pinhais) e com o Fórum da Diversidade de Pinhais, este coordenado pela Secretaria de Educação do Município.
Instituição/UF/País:
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - PR - Brasil
Vigência:
29/12/2023-31/12/2025
Álvaro Silva Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avanços em processos de extração e purificação sustentáveis de princípios ativos para biorefinaria industrial
Resumo:
O presente projeto destina-se a realização de curso que versa sobre Avanços em Processos de Extração e Purificação Sustentáveis de Princípios Ativos para Biorefinaria Industrial. Neste contexto, traremos as mais inovativas abordagens sobre os referidos processos, de modo mais sustentável e dentro do escopo da biorefinaria. O curso destina-se a discentes de pós-graduação (mestrado ou doutorado), mesclando ministrantes de países membros do CABBIO (Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia). Os ministrantes são agrupados em pares de acordo com suas expertises, para possibilitar interações e trocas de experiência. Desta forma busca o estabelecimento de cooperação entre os docentes. Os docentes brasileiros são provenientes da UFBA (Bahia) e de duas Universidades do Nordeste do Brasil (UFC - Ceará e UFPB - Paraíba) e de uma Universidade do Sul do Brasil (UEM - Paraná). Do ponto de vista discente a distribuição de vagas padrão para alunos provenientes das regiões do Brasil e dos demais países do CABBIO, permitirá a troca de experiências e informações. Desta maneira, o curso contribuirá para o enriquecimento de conhecimentos na área da biotecnologia industrial, uma vez que oferece insumos de alta tecnologia para ser aplicado no campo industrial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
12/12/2023-30/06/2025
Alzir Azevedo Batista
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
complexes fosfinicos de rutênio: potenciais anticancerígenos, estudos in vitro e in vivo
Resumo:
A bioinorgânica juntamente com a química medicinal vem contribuindo para a saúde publica, com o desenvolvimento e aplicação de metalofármacos como drogas e agentes terapêuticos, principalmente no tratamento de alguns tipos de câncer, baseado em complexos de platina. Neste contexto diversos pesquisadores têm se dedicado à química sintética de compostos de coordenação, buscando por novos compostos com atividade biológica e modelando os já existentes para diminuir seus efeitos colaterais. Dentre os estudados na literatura destacam-se os compostos de rutênio que tem mostrado resultados positivos frente à atividade anticâncer e animetastáticos. O presente projeto se fundamentam na síntese e caracterização de complexos os quais poderão apresentar as seguintes fórmulas estruturais: [Ru(L)(dppe)(bipy)]PF6, [Ru(L)(dppb)(bipy)]PF6, [Ru(L)(DPEPhos)(bipy)]PF6, onde L = lapachol (4-Hydroxy-3-(3-methylbut-2-enyl)naphthalene-1,2-dione) e derivados da lausona (2-hidroxi-1,4-naftoquinona), bipy = 2,2-bipiridina, dppe = 1,2-bis(difenilfosfina)etano e DPEPhos = Bis[2-(difenilfosfina)fenil]éter. Serão caracterizados pelas técnicas: análise elementar, condutividade, espectroscopia de absorção na região do IV e do UV/Vis, voltametria cíclica e de onda quadrada, ressonância magnética nuclear de 31P{1H}, 1H e 13C e difração de raio-X. Os novos complexos sintetizados serão avaliados quanto às suas atividades citotóxicas nas linhagens celulares de câncer de próstata (DU-145), pulmão (A549), mama (MCF-7 e MDA-MB-231) e não tumoral de mama (MCF-10A) e quais apresentares melhores resultados submetidos a novos estudos biológicos. Os resultados por meio dos dados químicos e biológicos fornecerão subsídios para formular um possível mecanismo de ação para os complexo. É sabido que o câncer é uma das doenças que mais mata atualmente, razão pela qual pesquisas sobre o tema é fundamental, o que mostra a importância de nosso projeto, em termos não apenhas científico, mas também sociais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diplomacia científica e inovação para cooperação digital
Resumo:
O projeto tem por objetivo desenvolver uma plataforma de diplomacia científica e inovação (DCI) que possa auxiliar nas políticas públicas de pesquisa e desenvolvimento. A partir da rede de pesquisadores e instituições nacionais e internacionais ligadas à Escola de Diplomacia Científica e Inovação (InnSciD SP) será projetada uma plataforma para facilitar a cooperação da academia com organismos internacionais, sociedade civil, iniciativa públicas e privadas. DCI consiste no conjunto de ideias, princípios, visões, estratégias e práticas que se encontram na interseção de inovação e política externa. (...) emprega ferramentas e processos diplomáticos para melhorar as capacidades de inovação. Abarca ações bilaterais, regionais, inter-regionais, bem como compromissos multilaterais que visam promover a cooperação para benefício comum. Iteligência Artificial e suas aplicações será o tema inicial para o desenvolvimento da primeira versão da plataforma. Para tanto, será desenvolvida uma metodologia de solução de problemas com ciclos de consultas entre a rede com atores da sociedade civil brasileira. Após, serão debatidos quais as métricas e instrumentos de mensuração adequados para avaliar se iniciativas de DCI estão ou não de acordo com os princípios e valores definidos, bem como desenvolvidos mecanismos de avaliação. Os resultados parciais serão testados junto à comunidade da InnSciD, e obter-se-á o feedback sobre as métricas e instrumentos de mensuração. Por fim, serão construídas, estratégias para se alcançar modelos de DCI orientados pelas normativas desenvolvidas pela rede. Os resultados serão avaliados, bem como repensadas formas de como aprimorar a definição dos princípios e valores, a mensuração e as estratégias. A plataforma proposta estará alicerçada na busca por soluções transnacionais e multidisciplinares de problemas, a partir de uma perspectiva do sul, que vise à sustentabilidade, autonomia, diversidade, competitividade, e respeito aos direitos humanos.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/12/2022-28/02/2026
Amanda Christinne Nascimento Marques
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
trilhas de pesquisas em comunidades quilombolas: troca de saberes e análise de políticas públicas nos territórios rurais e da cidadania da mata sul e do piemonte da borborema, paraíba brasil.
Resumo:
Este projeto objetiva promover um diálogo de conhecimentos e saberes com as comunidades quilombolas dos territórios rurais e da cidadania da Mata Sul e do Piemonte da Borborema/PB, considerando as suas demandas e práticas coletivas. Buscamos a continuidade de pesquisas e ações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Gestar: território, trabalho e cidadania, credenciado no CNPq e vinculado à UFPB e do Laboratório Gestar: Território, Cultura e Etnicidade, vinculado ao Departamento de Geociências e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. O Gestar atua na formação de jovens pesquisadores por meio da execução de projetos de pesquisa e de extensão universitária. Tomando como eixo central as dinâmicas territoriais quilombolas, acompanharemos os grupos situados naqueles territórios. Dados preliminares nos levam à relevância do tema, diante da vulnerabilidade de tais grupos, cujos instrumentos legais que garantem a titularidade de suas terras, a exemplo da CF/1988 e do Decreto Federal 4.887/2003, não foram aplicados em sua plenitude. Além de seminários sistemáticos, realizaremos pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Com uma perspectiva quantitativa e qualitativa, faremos levantamentos de dados sobre políticas públicas e acerca daquelas comunidades, em órgãos e sites oficiais, a exemplo da Fundação Cultural Palmares, do INCRA, da EMATER e da Coordenação Estadual das Comunidades Negras e Quilombolas. Também realizaremos entrevistas com coordenadores/as de entidades que atuam na Paraíba, com lideranças das associações comunitárias e com a equipe técnica que atua naqueles territórios. Com o projeto, buscamos contribuir com as reflexões sobre as práticas coletivas em territórios quilombolas, assim como fortalecer nossas parcerias, com vistas à proposição de uma agenda de ações, considerando a essencialidade das políticas públicas para esses territórios, indispensáveis ao desenvolvimento local.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
14/12/2023-31/12/2026
Amanda Danuello Pivatto
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
identificação química de marcas olfativas da abelha xylocopa frontalis para otimização da polinização de cultivos de maracujá-amarelo (passiflora edulis)
Resumo:
O Brasil se destaca como um dos principais produtores mundiais de maracujá-amarelo, espécie de grande interesse econômico que, devido à autoincompatibilidade, depende de polinizadores para a formação de frutos. Os principais polinizadores do maracujá são as grandes abelhas solitárias do gênero Xylocopa, comumente conhecidas como mamangavas. Considerando o manejo dessas abelhas para incremento da polinização do maracujá-amarelo, um dos desafios é a atração e manutenção de ninhos em larga escala para o uso em cultivos agrícolas. Nesse contexto, o objetivo dessa proposta visa o uso da identificação química de marcas olfativas do principal polinizador do maracujá (Xylocopa frontalis) como ferramenta para aprimoramento de técnicas de manejo, o que pode representar impactos positivos na conservação e no uso comercial desses importantes polinizadores. As amostras serão coletadas de indivíduos de X. frontalis e de seus ninhos, tanto em áreas de criação quanto de indivíduos que nidificam em ninhos naturais. Os componentes voláteis liberados pelas abelhas serão coletados utilizando duas metodologias: i) aeração e ii) extração por solvente e ambas serão desenvolvidas evitando o sacrifício das abelhas. As amostras obtidas através das diferentes metodologias de coleta serão analisadas por Cromatografia a Gás acoplada à Espectrometria de Massas (CG-EM). A elucidação estrutural dos componentes presentes nos extratos será realizada por meio de análises cromatográficas, espectrometria de massas e ressonância magnética nuclear. Após identificação dos compostos responsáveis pela comunicação entre os indivíduos de X. frontalis, pretende-se desenvolver uma solução atrativa (spray) para a espécie e avaliar sua eficácia na atratividade de fêmeas de X. frontalis em dois abrigos de abelhas com ninhos-armadilha novos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
11/01/2024-31/01/2027
Amanda Duarte Gondim
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
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Currículo
Título do Projeto:
estudo de condições reacionais para produção de bioquerosene de aviação por hidroprocessamento (reator contínuo) e eletroquímica.
Resumo:
A demanda por combustíveis de alto potencial energético é crescente, além das pressões por uma matriz diversificada e limpa, que conciliam a sua expansão em uma base sustentável, renovável e com baixas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Dentro dos transportes, o aéreo merece uma atenção especial, pois para cumprir as metas de redução da emissão de CO2 estabelecidas pelo Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) à partir de 2027, uma das opções mais efetivas e viáveis é a troca do combustível fóssil por combustíveis sustentáveis, pois a possibilidade de eletrificação a curto e médio prazo é inexistente. Diante disso, o desenvolvimento de tecnologia e inovação fornecerá segurança para que o setor produtivo invista na estruturação da cadeia de produção e uso para o bioquerosene de aviação no Brasil. Portanto, esse projeto tem como objetivo estudar as condições reacionais para produção de bioquerosene de aviação em um reator catalítico contínuo e por método eletroquímico a partir de óleos vegetais que têm produtividade no Brasil, como sebo bovino e óleo de dendê. Processos eletroquímicos representam rotas alternativas promissoras para promover transformações redox de forma mais limpa, sustentável e segura. O upgrading descarboxilativo de óleos vegetais via eletrólise de (não-)Kolbe tem demonstrado elevado potencial para obter compostos de maior valor agregado, sobretudo para a indústria de energia. Também serão realizados estudos de estabilidade térmica e oxidativa, bem como ao desenvolvimento de metodologias para determinar a qualidade do produto. Como resultados esperados, a obtenção dos dados da produção de bioquerosene de aviação, estudo da estabilidade térmica e oxidativa e avaliação da qualidade. Os dados produzidos no projeto são de suma importância para incentivar a produção de bioquerosene no Brasil e auxiliar na tomada de decisão de políticas públicas, principalmente no âmbito do Programa Combustível do F
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
23/12/2022-31/12/2026
Amanda Gonçalves Bendia
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aeromicroantar - bioaerossóis marinhos na atmosfera antártica: padrões de dispersão microbiana e impactos climáticos e antropogênicos
Resumo:
No Antropoceno, as mudanças climáticas estão afetando a maior parte da vida na Terra. As evidências do aquecimento global são incontestáveis, com regiões como a Península Antártica já experimentando mudanças significativas em seus ecossistemas devido a intensificação de eventos extremos. Esses eventos podem influenciar a dispersão de células microbianas, transportando bioaerossóis de regiões costeiras ao interior do continente Antártico. Os microrganismos lançados da superfície oceânica em bioaerossóis podem formar núcleos de condensação de nuvens, contribuindo para a forçante climática regional. Há evidências de um aumento na presença de aerossóis marinhos que alcançam o Continente Antártico, sugerindo uma interação complexa entre aerossóis, clima e microrganismos. Esta proposta é motivada por nossos resultados pretéritos que identificaram a presença de microrganismos de origem marinha depositados na neve do módulo Criosfera1, levantando a hipótese de que tais microrganismos poderiam ser transportados através de bioaerossóis da Península Antártica para o interior do continente. Pretendemos responder a esta hipótese analisando o microbioma de amostras de ar na atmosfera antártica, procurando entender a distribuição, viabilidade e mecanismos de sobrevivência dos microrganismos transportados via troposfera em bioaerossóis marinhos, a fim de determinar se os mecanismos de seleção pré e pós-deposicionais são estocásticos ou determinísticos. Este estudo contará com uma abordagem aerobiológica multidisciplinar ao comparar a diversidade microbiana com as mudanças de trajetória de ar devido a eventos extremos como os ciclones bomba. O projeto vai investigar a função dos microrganismos como nucleadores gelo e seu impacto nas mudanças climáticas. Além disso, ele examinará a disseminação de microrganismos patogênicos e genes resistentes a antibióticos perto de estações de pesquisa e áreas turísticas. Os resultados ajudarão a criar programas futuros de monitoramento.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2027
Amanda Marília da Silva Sant'Ana
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
lactofermentação de leite asinino adicionado de extrato do resíduo da pitaia (hylocereus polyrhizus) microencapsulado
Resumo:
O aumento do número de pessoas com alergia à proteína do leite de vaca tem levado à busca por alimentos similares nutritivos, saborosos e com propriedades funcionais, o que coloca em evidência o leite asinino. No Brasil, o consumo de leite asinino e seus derivados ainda é incomum e restrito, por isso é de suma importância estimular essa prática. A elaboração de produtos derivados de leite asinino adicionados de resíduos de frutas é uma proposta que contribui para o consumo e produção responsáveis (ODS 12 da ONU) e para a disponibilização de um produto que auxilia na manutenção da saúde e prevenção de doenças. O aproveitamento do resíduo do processamento agroindustrial da pitaia (majoritariamente casca) visa promover este resíduo a subproduto, considerando que é fonte de compostos bioativos com propriedades biológicas (antioxidante, antimicrobiana, anticancerígena e anti-inflamatória) importantes. A microencapsulação torna os compostos bioativos mais estáveis no produto elaborado, facilitando sua aplicação, e a lactofermentação proporciona biotransformações que aumentam a biodisponibilidade destes compostos. Por isso, a microencapsulação de compostos bioativos do extrato do resíduo da pitaia adicionados ao leite asinino e sua lactofermentação são estratégias que podem garantir o melhor aproveitamento do resíduo da fruta. Diante do exposto, esta proposta tem a hipótese de que compostos bioativos do extrato microencapsulado do resíduo da pitaia estarão mais biodisponíveis em leite asinino após a lactofermentação. Para confirmar esta hipótese, esta pesquisa será executada em quatro etapas, com metodologias para obtenção e caracterização dos extratos do resíduo da pitaia, microencapsulação dos extratos e caracterização das microcápsulas, lactofermentação de leite asinino adicionado do extrato do resíduo da pitaia microencapsulado e digestão gastrointestinal simulada in vitro de leite asinino fermentado adicionado do extrato do resíduo da pitaia microencapsulado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Amaro Nunes Duarte Neto
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
prepare: preparatório em patologia para resposta rápida em epidemias
Resumo:
Óbitos refletem a gravidade de uma doença, especialmente em uma epidemia de doença infecciosa, pois através da taxa de mortalidade, é possível determinar a virulência de um agente infeccioso e definir o caso. Casos de óbitos podem ser os primeiros a ocorrer no início de um surto e epidemia, e o médico patologista pode ser o primeiro profissional a ter que firmar o diagnóstico de caso(s) índice(s). A Cidade de São Paulo foi o epicentro de grandes epidemias no Brasil nos últimos anos, com excesso de óbitos, como na febre amarela, na COVID-19 e na recente Mpox. No Brasil, nenhum laboratório de anatomia patológica está preparado para diagnosticar in situ infecções graves, em amostras de biópsias ou autópsias, como o Ebola, Lassa, Marburg e H5N1, à semelhança como ocorre nos laboratórios do Center for Disease and Control and Prevention, americano, cujo arsenal diagnóstico é amplo e preciso, para os principais agentes infecciosos de alta consequência no mundo. Esse projeto se chama PREPARE ( Preparatório em Patologia para Resposta rápida em Epidemias) e se propõe a tornar laboratórios da rede pública, de referência em patologia, capazes de diagnosticar infecções por patógenos emergentes e reemergentes, de alta consequência, com antecedência, em amostras de biópsias e autópsias; treinar profissionais a identificar tais infecções por meio da patologia, em instituições públicas; em possíveis epidemias, seguindo lista de prioridades da OMS. As principais ferramentas deste estudo serão a metodologia de imuno-histoquímica e a Autópsia Minimamente Invasiva guiada por ultrassom (AMI-USG), pela fácil exequibilidade, reprodutibilidade, custo e portabilidade. A padronização de reagentes de imuno-histoquímica para tais infecções é possível, adquirindo-se com antecedências anticorpos comerciais rastreáveis, com controles positivos, disponibilizando-os para os laboratórios da rede pública, para uma eventual emergência de saúde pública, com resposta rápida no campo da patologia.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
15/12/2023-30/06/2025
Amélia Carlos Tuler
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
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Currículo
Título do Projeto:
revitalização, manutenção e informatização do herbário ufrr como instrumento de pesquisa, divulgação científica e conservação da diversidade vegetal do estado de roraima.
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
Vigência:
16/01/2023-31/07/2025
Amélia Cristina Mendes de Magalhães
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
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Currículo
Título do Projeto:
impacto do treinamento físico e/ou adequação dietética sobre alterações metabólicas e morfofuncionais multi-teciduais em um modelo de envelhecimento e obesidade.
Resumo:
Alterações degenerativas metabólicas e morfofuncionais multi-teciduais são inerentes ao processo de envelhecimento natural. No entanto, evidências apontam para seu agravamento e maiores prejuízos à homeostase sistêmica, mediante alterações na adiposidade associadas à combinação entre envelhecimento, sedentarismo e consumo de dieta obesogênica. Dados prévios do nosso grupo já evidenciaram efeitos deletérios desta combinação na homeostase glicêmica, função e morfologia pancreática, mas não se conhece o impacto sobre demais órgãos e tecidos, e a efetividade de medidas terapêuticas não farmacológicas. Considerando a relevância desta temática frente a epidemia de obesidade e aumento da expectativa de vida da população, propõe-se neste projeto a utilização de um modelo animal que mimetize os processos de envelhecimento natural e gênese da obesidade por dieta hipercalórica como base para o estudo das intervenções terapêuticas dietéticas e de treinamento físico. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da adequação dietética e da prática regular de exercícios físicos, realizados de forma isolada ou combinada, como estratégias de tratamento das alterações metabólicas e morfofuncionais teciduais determinadas pela associação entre envelhecimento e obesidade. Para tal, serão usados 40 ratos Wistar machos (CEUA-UFBA 079/2020) distribuídos em 5 grupos envelhecidos por 18 meses (n=8/grupo): sedentário; sedentário obeso; sedentário obeso submetido à adequação dietética; sedentário obeso submetidos ao treinamento físico e sedentário obeso submetidos à adequação dietética e treinamento físico. A substituição da dieta hiper por normocalórica e treinamento físico moderado serão realizados nos dois últimos meses do protocolo experimental. Amostras de soro, pâncreas, fígado, rim, tecidos adiposos, músculos e ventrículo cardíaco serão coletadas para análises do perfil metabólico, inflamatório e redox por técnicas histológicas, imunológicas, enzimáticas e moleculares.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Amélia Severino Ferreira e Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
sustentabilidade como solução para o lixo do mar
Resumo:
As ações propostas nesse projeto são: conscientização e educação ambiental; fortalecimento da cadeia de reciclagem dos plásticos com ação direta junto às associações de catadores de materiais recicláveis de João Pessoa-PB; desenvolvimento e avaliação de novos nichos de mercado para 3 tipos de resíduos plásticos encontrado nas praias, inclusive o microplástico; avaliação crítica por análise de ciclo de vida (ACV) e economia circular das alternativas reutilizáveis, biodegradáveis e/ou outra classe de material para os 3 produtos plásticos alvos deste projeto, a serem definidos em função da quantidade encontrada no ambiente marinho e do índice de reciclagem dos mesmos; e estudo inédito da estimativa de geração de microplástico ao longo dos anos com base em dados de fotodegradação acelerada em ambiente marinho artificial e dados de mapeamento da fração mássica desses resíduos nas praias urbanas alvo do projeto. A equipe é composta por professores com sólida experiência na área de materiais plásticos, gestão ambiental e tratamento de resíduos, envolvendo membros de 4 instituições brasileiras (UFLA, UFPB, UFRN e SENAI-CIMATEC) e uma instituição dos EUA (USDA). Graças às competências e experiência do grupo, o projeto prevê ações nas 3 linhas temáticas do edital com foco na linha 2 de tratamento e substituição dos plásticos. Todas as ações propostas buscam agregar informações para tomada de decisão com relação à política pública nacional, publicações críticas sobre as alternativas e soluções propostas ao redor do mundo para os resíduos plásticos no mar, pesquisa e divulgação de novos nichos de mercado para os resíduos plásticos, sustentabilidade da inserção sócio-econômica dos catadores no sistema de gestão municipal de resíduos e contribuir para a excelência na educação superior, visando alcançar grande parte dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e da Política Nacional de Combate ao Lixo do Mar (PNCLM).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
16/01/2023-31/01/2026
Amilcar Tanuri
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
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Currículo
Título do Projeto:
uso de um novo agente para delivery de vacinas de mrna e dna
Resumo:
A pandemia da COVID-19 causou um profundo impacto nas redes de saúde, social e econômico. Foram desenvolvidas e administradas na população mundial diferentes vacinas para a contenção de óbitos pela infecção com SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, entre elas, as vacinas de mRNA. A estratégia atual para transfecção de mRNA utiliza nanopartículas lipídicas, formulações que necessitam de equipamentos de microfluídica, tornando dispendiosa a fabricação em larga escala. Outra abordagem vacinal de ácidos nucleicos são as vacinas de DNA (plasmídeos de expressão em células eucariotas), contendo um ou mais genes de interesse . Assim como as vacinas de mRNA, as vacinas de DNA são capazes de estimular respostas imunes de amplo espectro, humoral e celular. Entretanto, uma limitação destas vacinas é a baixa eficiência de transfecção em primatas e algumas abordagens têm sido utilizadas para melhorar o seu sistema de "delivery", como inoculações com eletroporação. Logo, estratégias que visam o melhoramento de protocolos de entrega de vacinas de mRNA ou DNA, ou o barateamento da produção dos componentes necessários para a entrega intracelular, são fundamentais. A proteína C de vírus da Dengue (DENV-C) é uma proteína interna na estrutura do vírus, formando o nucleocapsídeo viral. Nosso grupo mostrou que é uma proteína super-carregada que possui capacidade de transfecção, tal qual seus peptídeos derivados. Desta forma, nossa hipótese é que podemos utilizá-los na manufatura de vacinas. A fim de incorporar novas tecnologias de delivery de mRNA e DNA para vacinas de doenças infecciosas e terapias gênicas, idealizamos a utilização da DENV-C ou peptídeos derivados associados ou não a diferentes formulações com lipídio cationizado. Pretendemos utilizar vacinas de mRNA e DNA contendo o gene que codifica a proteína da espícula de SARS-CoV-2 como prova de conceito. Avaliaremos as respostas imunes induzidas e proteção em em camundongos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
08/12/2022-31/12/2025
Amilton Vieira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
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Currículo
Título do Projeto:
efetividade do treino excêntrico sobre o desempenho de atletas: investigando o uso de novas tecnologias aplicadas ao treinamento de força.
Resumo:
O treino de força (TF) aumenta a força muscular e promove melhorias na saúde física e mental. Atletas se beneficiam do TF pela otimização do desempenho esportivo com menor risco de lesões. O TF com ênfase nas ações excêntricas pode propiciar ganhos de força superiores, e com menor fadiga. Todavia, a sua implementação tem sido inviável com os equipamentos atuais. Diante disso, o principal objetivo da pesquisa é implementar uma nova tecnologia que integra hardware e software para fornecer um estímulo excêntrico adequado. Considerando os resultados de estudos prévios do nosso laboratório, testaremos a hipótese de que o treino excêntrico será mais eficiente (maiores ganhos de desempenho por unidade de trabalho). Para isso, recrutaremos atletas do atletismo, indivíduos que uma mínima melhora no desempenho (~1%) pode ser substancial para o sucesso na carreira (e.g., conquista de medalha). O estudo será conduzido no recém estabelecido Completo de Treinamento de Atletismo da FEF-UnB que recebeu o investimento de 15 mi reforma e ampliação. Os atletas serão alocados em quatro grupos experimentais de forma aleatória (estudo controlado e aleatorizado): (1) treino tradicional, (2) treino excêntrico, (3) treino excêntrico acentuado, e (4) controle. As variáveis dependentes do estudo serão métricas relacionadas à função muscular, com a execução de atividades esportivas (saltos verticais), e o desempenho competitivo (e.g., tempo de prova e parâmetros cinéticos e cinemáticos - força e tempo de contato com o solo na corrida). Será realizada a análise descritiva das variáveis do estudo, aplicando medidas de tendência central e dispersão. A seguir, as modificações nas variáveis dependentes serão comparadas entres os grupos (e.g., ANOVA de modelos mistos com teste post-hoc).
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Aeroespacial
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Currículo
Título do Projeto:
medição e análise da estabilidade termo-oxidativa e velocidade de chama laminar de combustíveis sustentáveis para a aviação
Resumo:
A estabilidade termo-oxidativa de um combustível é definida como a qualidade do combustível em sofrer ciclos sucessivos de aquecimento e resfriamento sem que haja a precipitação de depósitos sólidos insolúveis e consequentemente, a formação de incrustações nas superfícies das tubulações e orifícios, permitindo a operação normal da aeronave. Os mecanismos que levam à formação desses depósitos não são conhecidos na totalidade, assim como a relação entre a composição do combustível e a correspondente estabilidade térmica não é conhecida em detalhe, especialmente, para SAFs. Analogamente, a relação entre a formulação do combustível e a presença de produtos de degradação nas características de combustão também é um tópico que precisa ser aprofundado. Este projeto prevê a adaptação e ampliação da capacidade do teste de degradação térmica em alto número de Reynolds, que submete o combustível a condições mais próximas às das atuais turbinas aeronáuticas do que o teste padrão JFTOT, além de fornecer informações adicionais. Ainda, prevê a adequação do método de medição de velocidade de chama laminar em reator de volume constante aos combustíveis sustentáveis de aviação. O objetivo é o desenvolvimento de métodos de medição rápidos e que empreguem pequenas quantidades de amostra e criar banco de dados de composições e comportamentos medidos, visando a construção de conhecimento e o estabelecimento de relações gerais. O impacto tecnológico principal previsto para o projeto é reduzir o tempo e custo do desenvolvimento de combustíveis e do correspondente processo de homologação. Finalmente, os equipamentos e metodologias desenvolvidos se tornarão disponíveis para utilização e reprodução em outros laboratórios, incluindo laboratórios industriais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
15/02/2023-28/02/2027
Amurabi Pereira de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
história do ensino de sociologia na américa latina: uma perspectiva comparada entre brasil e argentina
Resumo:
Resumo: A história das ciências sociais na América Latina é marcada por uma profunda heterogeneidade, havendo diversos pontos de proximidade e distanciamento mesmo em países próximos, como Brasil e Argentina. No que tange ao ensino esse cenário se torna ainda mais complexo, considerando as particularidades existentes nos diferentes sistemas educacionais, uma vez que na Argentina predomina um modelo de formação disciplinar de sociólogos, com presença da Sociologia no currículo escolar de algumas províncias na orientação de humanidades e ciências sociais, ao passo que no Brasil predomina um modelo de formação interdisciplinar com o ensino de Sociologia na formação geral do ensino médio, com maior presença em algumas orientações no contexto do chamado Novo Ensino Médio. Neste projeto buscaremos analisar de forma comparativa a história do ensino de Sociologia no Brasil e na Argentina, utilizando-se de diversos recursos metodológicos para esse fim. Utilizaremos principalmente dos seguintes recursos metodológicos: análise documental, entrevistas semi-estruturadas, análises de manuais escolares.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
30/12/2023-31/12/2025
Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
academia de curadoria: projeto de arte e tecnologia pedagógico-curatorial edutech
Resumo:
Este projeto de arte e tecnologia para a educação visa o aprimoramento de uma plataforma digital denominada Academia de Curadoria adaptada para dispositivos móveis e desktops, que promove a inovação no campo artístico por meio de um ambiente virtual caracterizado como um laboratório virtual remoto (Fig.1/Anexo). Tem por objetivo desenvolver ações pedagógico-curatoriais digitais, como exposições, oferecendo modelos reprodutíveis de expografia e curadoria digital para museus e instituições culturais cujas equipes não disponham de capacidade técnico-operacional para realiza-las. Por meio do desenvolvimento de exposições digitais que contemplam a pesquisa dos acervos, a estruturação de expografia digital em sites, o planejamento e a efetivação de ações educativas por meio das redes sociais e a realização de planos de comunicação para essas exposições, este projeto possibilita que instituições inovem suas atividades de ensino e difusão de arte pela via digital, visando com isso atender aos públicos de seus espaços. Ademais, prepara pesquisadores e estudantes envolvidos por meio da experimentação pratica, observando critérios metodológicos para desempenharem atividades associadas a exposições digitais, tais como curadoria, arte-educação e comunicação, atuando como vetores de inovação no campo artístico contemporâneo. Desde 2020, o grupo de pesquisa Academia de Curadoria desenvolve projetos para espaços como o Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo e o Museu Nacional da República. O projeto prevê para os próximos dois anos (2024/2025) a realização de novas ações planejadas de maneira modular (Módulo1, Módulo2, Módulo3 e Módulo4) que contemplam distintas instituições de arte e cultura (Fig2/Anexo). Os recursos obtidos através do presente edital irão contemplar o Módulo 1 (detalhado no cronograma de execução), que consiste em realizar uma exposição de caráter digital com museu parceiro. O mod. 1 terá duração de 6 meses.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
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