Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alex Cardoso Bastos

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • reconstrução paleoambiental da plataforma de abrolhos e do espirito santo: registros morfológicos e sedimentológicos da subida do nível do mar nos últimos 20.000 anos
  • Com o fim do último período glacial, as plataformas continentais passaram por um processo transgressivo que durou cerca de 17,000 anos, levando a inundação de todo o ambiente exposto. Durante o processo de deglaciação, eventos decadais e centeniais associados à variabilidade climática foram registrados, como por exemplo, o evento de resfriamento Younger Dryas, pulsos de degelo, e o evento de aquecimento Bølling–Allerød, entre outros. Esses eventos estão geralmente associados a flutuações climáticas que respondem com aquecimento ou resfriamento do planeta, e muitas vezes influenciam diretamente as taxas de subida do nível do mar. A relação entre as taxas de subida relativa do nível do mar, aporte sedimentar e produção de CaCO3 irão influenciar diretamente mudanças no padrão de sedimentação e na composição química e mineralógica dos sedimentos ao longo da plataforma continental, levando à mudanças paleoambientais e paleoecológicas. A subida do nível do mar pós-último máximo glacial foi caraterizada por fases de estabilização e de aceleração que causaram rápidas inundações. Neste contexto, a plataforma de Abrolhos e do Espirito Santo possuem várias evidências morfológicas e sedimentológicas da formação de ambientes costeiros formados durante o YD e posteriormente afogados pelo pulso de degelo 1B (Bastos et al., 2022). O objetivo desse projeto é reconstruir os paleoambientes na plataforma de Abrolhos e do Espirito Santo (Depressão de Abrolhos e Vales incisos) com foco nos ambientes formados durante um período mais frio e de estabilização do nível do mar (YD) e o período subsequente de rápida inundação da plataforma e a instauração do domínio marinho. Ainda pouco estudado, o Banco Royal Charlote será também alvo de estudo deste projeto. A proposta usará testemunhos, dados geoquímicos, mineralógicos, sísmicos e de multifeixe para investigar a variação espacial dos paleoambientes formados na plataforma leste brasileira e sua evolução frente à subida do nível do mar.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alex Corrêa Abreu

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • moduli e singularidades de curvas algébricas
  • A Geometria algébrica é o estudo de equações polinomiais. Em seu caso mais simples, quando se tem uma equação em duas variáveis, descreve-se uma curva algébrica. Apesar de considerar apenas uma única equação, o estudo de curvas algébricas é um dos temas centrais da geometria algébrica até hoje. O problema de classificação de curvas algébricas remontam a Riemann que introduziu o conceito de moduli de curvas com o seu celebre calculo do número de parametros necessários para definir uma curva algébrica suave de genero fixado. Apesar de, originalmente, o estudo de curvas algébricas ser principalmente sobre curvas suaves e em característica 0, atualmente, muitos dos avanços em curvas algébricas se dá pelo estudo de curvas singulares e em característica positiva. Note que muitos resultados sobre curvas suaves podem ser obtidos também através do estudo de curvas singulares (que são degenerações de curvas suaves). Nesta direção, queremos avançar o estudo de Jacobianas para curvas singulares, o que é naturalmente conectado a fibrados de Higgs sobre curvas e classificar invariantes de singularidades de curvas em característica positiva.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026