Projetos de Pesquisa

 

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Alessandra Marcia da Fonseca Martins

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • terapia contra inibidores de checkpoints empregando anticorpos biespecíficos e pequenos rnas de interferência (sirna) no tratamento da leishmaniose
  • Leishmaniose é um complexo de doenças parasitárias causada por protozoários do gênero Leishmania1. A doença pode apresentar diferentes formas clínicas, sendo que as mais comuns são a leishmaniose cutânea (LC), que causa lesões na pele, e a forma visceral (LV), a mais grave e acomete órgãos como baço, fígado e medula óssea2. O Brasil é endêmico para ambas as formas e detém 90% dos casos registrados da doença nas Américas. Ressalta-se que dos casos de leishmaniose visceral registrados nos anos 2018-2020, 661 foram à óbito3. A terapia convencional é oferecida pelo SUS, no entanto possui alta toxicidade, alto custo, contraindicação para determinados grupos de pacientes e possibilidade de falhas terapêuticas4,5. Neste projeto propomos o desenvolvimento de imunoterapia utilizando anticorpos biespecíficos, que consiste na utilização de um anticorpo com capacidade de se ligar a dois receptores de uma única vez, revertendo a imunossupressão causada pelo parasito e trazendo controle na lesão e reduzindo a dose necessária para a terapia. Concomitante, buscamos o uso de siRNA de PD-L1 que pode regular negativamente a expressão deste receptor em células apresentadoras de antígenos, estimulando a ativação da resposta imune contra a leishmaniose. O caráter inovador provém da ideia de trabalharmos com a geração mais moderna da imunoterapia que está sendo empregada com sucesso em ensaios clínicos contra o câncer e na possibilidade da obtenção dos anticorpos por estabelecimento de parcerias e transferência de tecnologias com as empresas envolvidas. Alinhado a isso, a tecnologia de mRNA que vem sendo utilizada em vacinas, possibilita a utilização de plataformas já preparadas e que podem contribuir na tecnologia da siRNA. Desta forma, poderemos alcançar uma terapia alternativa com mais sucesso de cura e consequente redução da taxa média de letalidade de 9,5% (dados de 2020) como nos casos de leishmaniose visceral.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
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Alessandra Souza Melett Brum

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • minas é cinema
  • Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CPCine: História, Estética e narrativas em cinema e audiovisual, o projeto Minas é Cinema objetiva mapear a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. Dada a amplitude do Estado de MG e o universo abrangente da pesquisa, definimos como etapa desse projeto continuar o levantamento de publicações periódicas voltadas ao cinema na Região Geográfica intermediária de Juiz de Fora, compreendendo o recorte temporal dos primórdios (1897) aos dias atuais; A partir dessas publicações e de pesquisas já desenvolvidas procuramos elencar também as salas de cinemas que existiram ou existem nas cidades foco da pesquisa; Alimentação do banco de dados da Programação das salas de cinema de Juiz de Fora; Realização de entrevistas com cineastas, críticos de cinema, técnicos, curadores de mostra, editores e personalidades que ajudaram e ajudam a fomentar a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais. Nessa etapa as cidades contempladas são: Juiz de Fora (sede); São João Nepomuceno; Rio Novo; Ubá; Cataguases e Além Paraíba. Vale ressaltar que a maior parte das pesquisas relativas às publicações e atividades cinematográficas têm se concentrado preferencialmente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, deixando de contemplar as demais regiões do país. O objetivo do projeto é suprir parte de uma lacuna que se verifica no campo dos estudos do cinema brasileiro a partir do investimento na pesquisa, no registro de depoimentos e no levantamento e organização de dados em torno de publicações ocorridas na região da Zona da Mata Mineira, tudo disponibilizado no site minasecinema.com.br. O Minas é Cinema procura ultrapassar o pólo acadêmico e contribuir para valorização da história local, procurando ampliar seu alcance para além dos muros da Universidade.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
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Alessandro Jacques Ribeiro

Ciências Humanas

Educação
  • aprendizagem profissional de formadores e de futuros professores de matemática: constituindo comunidades de prática e de investigação
  • Considerando resultados de pesquisas nacionais e internacionais, identificamos três lacunas a serem investigadas, atualmente: (i) a necessidade de pesquisas na formação inicial de professores de matemática que tomem a prática letiva como ponto de partida para dar suporte às aprendizagens para o exercício da docência; (ii) uma ampliação da compreensão do papel da matemática que se aprende na formação inicial para fundamentar a matemática que será ensinada pelo futuro professor; (iii) como é a formação de formadores de professores e como estes se desenvolvem profissionalmente para ensinar a ensinar matemática. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como decorre a aprendizagem de futuros professores de matemática e de seus formadores, quando estes constroem um ambiente de colaboração, interação e investigação, mediado por tarefas formativas, que tematizem a prática letiva da escola básica e contemple a matemática e a didática abordadas na Licenciatura com vistas ao ofício futuro de ensinar matemática na Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, a presente proposta se enquadra em uma abordagem qualitativa-interpretativa, tomando como método o Design-Based Research (DBR). A coleta de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante – com registros em áudio e vídeo – e a recolha documental das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e de outros documentos curriculares. Dentre os resultados esperados estão (i) a busca por uma compreensão conceitual acerca de como decorre a aprendizagem profissional de futuros professores de matemática e de seus formadores, bem como (ii) a elaboração, para a formação de professores e de formadores de professores, de materiais curriculares que contemplem a aproximação da matemática acadêmica com a matemática escolar, e visam favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial para a aprendizagem dos futuros professores.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
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Alessandro Jatobá

Engenharias

Engenharia de Produção
  • tecnologias e práticas baseadas em evidências para agentes comunitários de saúde em localidades vulneráveis: ciência da implementação em direção à resiliência na atenção primária
  • Esta proposta visa identificar oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras que fortaleçam a resiliência em intervenções de saúde em comunidades vulneráveis. Populações carentes são negativamente impactadas pelas desigualdades e podem ser resistentes a intervenções de saúde pública que não visam suas circunstâncias únicas, motivações ou problemas específicos. Logo, parcerias comunitárias são fundamentais para melhorar a saúde dessas populações. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) são membros capacitados da comunidade que atendem, constroem relacionamentos, proporcionam contato regular com os moradores e fortalecem a Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS) em comunidades vulneráveis. A partir do arcabouço conceitual da Ciência da Implementação, que visa conciliar políticas e práticas para serviços de saúde mais eficientes, este projeto de característica multidisciplinar utilizará métodos e técnicas da ergonomia, engenharia de resiliência, análise de redes sociais, análise de conteúdo, revisão sistemática da literatura para avaliar e melhorar a resiliência dos programas de ACSs a partir do seu funcionamento e sua articulação com as políticas de saúde. A pesquisa é operacionalizada em 4 objetivos tratados em 5 blocos de trabalho articulados (BTs). A equipe de pesquisa engloba diferentes disciplinas e parceiros nacionais e internacionais para garantir a geração de novos conhecimentos e perspectivas, articulados entre os diversos países participantes, apresentando, assim, potencial para melhorar a resiliência de seus sistemas de APS.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 08/02/2024-28/02/2027
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Alessandro Luiz Rocha de Oliveira

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • influência de aditivos auxiliares de moagem nos parâmetros de quebra das partículas
  • A procura por texturas cada vez mais finas de argilas e materiais pozolânicos têm resultado em crescente demanda da moagem até tamanhos progressivamente mais finos na indústria cimenteira. Os principais equipamentos empregados nessa tarefa são os moinhos de bolas, que geralmente trabalham com aditivos auxiliares de moagem, que são reagentes químicos utilizados principalmente na indústria cimenteira a fim de melhorar a eficiência da moagem, o aumento da fluidez do leito de partículas e uma diminuição na aglomeração de partículas finas e ultrafinas. A fim de reduzir os riscos no projeto de circuitos de moagem, é importante utilizar ferramentas adequadas de previsão de resultados, aliadas a ensaios apropriados que permitam caracterizar a resposta de minérios à cominuição. Nesse contexto se situa o Modelo do Balanço Populacional, ou MBP, uma ferramenta matemática poderosa utilizada para prever o produto de moagem a partir de informações de vários microprocessos relevantes, nomeadamente a taxa e a distribuição de quebra dos produtos, transferência de massa e classificação interna (quando presente). Embora esforços estejam sendo realizados em diferentes partes do mundo no intuito de avaliar o impacto dos aditivos auxiliares de moagem sobre a operação e a eficiência do equipamento, ainda pouco se sabe como os aditivos auxiliares de moagens impactam na modelagem do equipamento e nos microprocessos dos moinhos, dificultando assim a predição do equipamento quando sujeito a esses aditivos. Portanto existem desafios claros associados à necessidade de um estudo mais efetivo que consiga relacionar o efeito entre os aditivos de moagem e os parâmetros de controle dos microprocessos do moinho de bolas, além de elucidar o efeito dos aditivos sobre parâmetros de escalonamento.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ - Brasil
  • 24/01/2024-31/01/2027