Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ronaldo Glauber Maia de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • projeto ceará científico 2021 (feira de ciências estadual)
  • As Feiras de Ciências e Cultura, fazem parte do trabalho desenvolvido pela SEDUC há muitos anos. Os projetos são realizados e avaliados nas escolas (etapa escolar), passam por Etapas Regionais também classificatória e eliminatória, até chegar na Etapa Estadual. Na década de 1990, chegou a envolver as escolas particulares, cujas apresentações na etapa estadual se realizavam no então Centro de Convenções do Ceará. No início do ano 2000, juntou-se ao Festival de Talentos da Escola Pública-FESTAL, que agregou à modalidade científica, outras modalidades como a esportiva e a cultural. As Feiras de Ciências foram se aprimorando e a partir de 2006 começaram a ser desenvolvidas numa perspectiva de pesquisa científica, com orientações mais específicas às escolas. No período de 2011 a 2015, com vistas a incentivar o desenvolvimento de programas educativos que concorram para melhorar a divulgação e compreensão dos projetos ambientais formulados pelas escolas estaduais, a Secretaria da educação (SEDUC), por meio da equipe de Educação Ambiental realizou as Mostras de Educação Ambiental, incentivando o diálogo entre os participantes e as práticas exitosas nessa área, realizadas nas escolas. As Mostras Ambientais se constituíam em importantes mecanismos para a reflexão da comunidade escolar e local acerca dos problemas ambientais em âmbito global, nacional, regional, estadual, municipal e escolar, com o objetivo de despertar nos envolvidos o interesse pela solução destes problemas, promovendo a troca de experiências a partir das ações executadas pelos alunos. O CEARÁ CIENTÍFICO na edição de 2016, unificou a X Feira Estadual de Ciências e Cultura e a VI Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino. Essa iniciativa propôs que todos os projetos científicos e artístico-culturais voltados para a Educação Ambiental fossem trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, assim como os projetos das outras modalidades, perpassando as Etapas Escolares, Regionais e culminando na Etapa Estadual premiando os 03 (três) primeiros colocados em cada uma das 08 (oito) categorias correlatas destacadas no item 4 desta proposta e ainda, caracterizando o evento como momento de festa, de socialização das produções de conhecimento e manifestações culturais nas diversas áreas do saber. Até hoje, o CEARÁ CIENTÍFICO faz parte da política educacional de popularização das ciências, cultura e da tecnologia da SEDUC, desenvolvida em três etapas: Escolar, Regional e Estadual. Essas ações pedagógicas objetivam a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo visando a socialização das participações proativas, teóricas, práticas e manifestações artístico-culturais, dos projetos de estudantes, sob a orientação de seus professores, em todas as etapas do processo seletivo e de disseminação das experiências vivenciadas.
  • Secretaria da Educação do Estado do Ceará - CE - Brasil
  • Sat Jul 03 00:00:00 BRT 2021-Mon Jul 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Ronaldo Gonçalves Morato

Ciências Biológicas

Zoologia
  • efeitos do fogo sobre a abundância e diversidade de vertebrados em ambietes savânicos
  • Os incêndios florestais estão entre as principais causas da degradação ambiental e perda de biodiversidade. Dentre as ações de prevenção de incêndios, o Manejo Integrado do Fogo (MIF) ganha cada vez mais destaque no Brasil e no Mundo. O MIF envolve pesquisa e monitoramento dos efeitos do fogo sobre o ambiente, sociedade e biodiversidade e pode contribuir para o ordenamento do uso do fogo para manutenção cultural e sustentabilidade econômica, além de atuar como fator ecológico fundamental em ecossistemas pirofíticos, como nos ambientes savânicos do Cerrado brasileiro. Neste sentido, este projeto visa avaliar os efeitos do fogo sobre a abundância e diversidade de fauna de vertebrados em três diferentes tratamentos que apresentam regimes de fogo distintos: 1) época de ocorrência; 2) tamanho de área queimada, e; 3) frequência e intensidade. Serão avaliados, os efeitos do fogo sobre diversidade, abundância e estrutura das comunidades de vertebrados, antes e após a ocorrência de incêndios, queimas prescritas e queimas controladas, considerando a escala temporal e as funções ecológicas e atributos funcionais das espécies. O levantamento de campo integra transectos lineares para busca ativa, armadilhamento fotográfico, bioacústica e DNA Ambiental. Acreditamos que: 1) tratamentos que gerem fogo de maior intensidade causarão maior redução nas densidades populacionais e na diversidade de espécies pós-fogo e, consequentemente, a recolonização será mais lenta; 2) tratamentos que gerem fogo menos intenso não afetarão, ou afetarão com menor intensidade, as densidades populacionais e a diversidade de espécies detectadas pós-fogo; 3) alternativamente, espécies mais adaptadas ao regime de fogo, terão maior taxa de sobrevivência e, consequentemente, irão recolonizar o ambiente pós-fogo. Nossos resultados subsidiarão planos de manejo integrado do fogo em unidades de conservação e áreas de importância biológica.
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - DF - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ronaldo Lopes Oliveira

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • substrato exaurido da produção do cogumelo na alimentação de pequenos ruminantes
  • O desenvolvimento de um sistema de interseção entre duas cadeias produtivas, cogumelo e pequenos ruminantes, é possível e, ambientalmente correto. A matéria orgânica empregada para cultivo de cogumelos comestíveis é inutilizada pela agroindústria após colheita, sendo descartada no ambiente. Estimativas apontam que por unidade de produto de cogumelo produza-se pelo menos três vezes seu volume em resíduos. Em análises preliminares, desenvolvidas pelo nosso grupo de pesquisa, o resíduo descartado apresenta características nutricionais (15% de proteína bruta e 65% de fibra em detergente neutro) e físicas com potencial de substituir o volumoso na dieta de pequenos ruminantes. Ainda, durante o desenvolvimento do cogumelo diferentes complexos enzimáticos são produzidos e liberados promovendo alterações na composição e ligações físico-químicas do resíduo, e seus efeitos na alimentação animal precisam ser mais bem elucidados. Destas alterações no substrato, trabalhos de avaliação bromatológica destacam a redução da lignina e o aumento nos percentuais de celulose, hemicelulose e compostos fenólicos livres, alterando a quantidade e estrutura química, o que o caracterizaria como uma fonte de volumoso para uso na nutrição de pequenos ruminantes. Assim, objetiva-se determinar o efeito da utilização de resíduos de cogumelos, em substituição do volumoso (feno de tifton), na dieta de ovinos e caprinos sob a performance animal e composição da carcaça. Tendo como foco a determinação de um nível ideal de substituição do volumoso pelo resíduo da produção de cogumelos, para barateamento de custos produtivos e que mantenha a qualidade da carne (maciez, sabor, perfil de ácidos graxos e etc.) destes animais. O projeto será desenvolvido com ovinos e caprinos em crescimento distribuídos em três trabalhos experimentais: 1) Desempenho animal, Comportamento ingestivo e Qualidade da carcaça; 2) Consumo e digestibilidade dos nutrientes; 3) Parâmetros de fermentação ruminal.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ronaldo Nascimento de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese de glicoglicero-heterociclos e avaliação antimalarial e antimicrobiana
  • Nessa proposta moléculas serão preparadas e avaliadas biologicamente contra malária e bactérias resistentes. Estratégias de síntese orgânica serão abordadas na obtenção de híbridos de carboidratos com potencial atividade biológica. Contando com recursos renováveis, como glicerol e D-glicose, dezenas de novos compostos com potencial bioativo serão sintetizados. O carbonato de glicerol é uma estratégia-chave na recuperação do glicerol. Resultados recentes de pesquisas mostraram diferentes modificações estruturais através do potencial reativo desta molécula. Este aprimoramento tornou possível explorar a formação de conjugados de glico-glicerol e abordar novos estudos de funcionalização. Em nosso projeto, iremos desenvolver metodologias sintéticas que forneçam híbridos de carboidratos com heterociclos. A incorporação adicional de uma função como os núcleos triazólico, oxazólico, e bases nucleicas, baseia-se no fato de que uma quantidade notável de compostos bioativos possui glico-ho de moléculas visando aplicações biológicas contra o parasita causador da malária (plasmodium), heterociclos em sua composição. Nossa estratégia sintética tem por objetivo o desenvolvimento de moléculas visando aplicações biológicas, além do combate a infecção devido a Mycobacterium Tuberculosis e bactérias resistentes.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025