Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Ensino Médio 03 do Gama
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos
Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PREFEITURA MUNICIPAL
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Eusébio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Nova Venecia
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Prefeitura Municipal de Tangará
Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULSITA-PE
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
S B I
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação de Goiás
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES
UNIDADE EXECUTORA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ANTONIO DE AGUIAR
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade da Região da Campanha
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amapá
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
VOAR TEATRO DE BONECOS
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Luiz Henrique Rosa
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
micologia antártica ii: catálogo de fungos da antártica para estudos de sistemática, dispersão e conexões com a américa do sul e bioprospecção de substâncias para uso na medicina, indústria e agricultura
Resumo:
Neste novo projeto, amostras de diferentes ecossistemas antárticos serão obtidas tais como, solos [em especial os solos ácidos, pobres em nutrientes, secos, congelados (permafrost) e ornitogênicos], gelo e neve milenares, sedimentos marinhos e de lagos, água marinha e de lagos, rochas, ar, invertebrados, plantas, macroalgas e artefatos arqueológicos. Estes substratos serão obtidos em diferentes pontos da Península Antártica, por meio do embarque no NPo Alm. Maximiano e utilização do Laboratório de Microbiologia Antártica. Também serão coletadas amostras de solos, rochas, ar, plantas, neve e gelo na região da Antártica Continental, por meio do acesso a rota Módulo Criosfera I e por meio de colaborações com programas antárticos do Chile, Austrália, e Nova Zelândia. Ambas regiões de coleta representarão áreas ainda inexploradas pelo PROANTAR e aumentará sua influência internacional junto ao SCAR. Os resultados do projeto também serão importantes para consolidar o PROANTAR no cenário mundial nas áreas de biodiversidade e bioprospecção biológica na Antártica. Para obtenção e processamento das amostras em condições de esterilidade, esta proposta também irá melhorar a estrutura do Laboratório de Microbiologia Antártica a bordo do NPo Alm. Maximiano para processamento de amostras raras por meio da instalação de mais equipamentos de microbiologia (mais um fluxo laminar, estufas de cultivo, destilador de água milliQ, freezers, geladeiras e equipamentos para extração e sequenciamento de DNA fúngicos). A melhoria na estrutura laboratorial a bordo nos dará melhores condições de trabalho e maior mobilidade para acesso as áreas ainda inexploradas da Península Antártica. A longo do desenvolvimento do estudo serão utilizadas diferentes técnicas de isolamento e identificação micológica (taxonomia polifásica utilizando técnicas morfológicas, fisiológicas e moleculares), processos fermentativos, modernos ensaios biológicos, bem como técnicas de desreplicação para caracterização, isolamento e identificação das substâncias bioativas produzidas pelos fungos antárticos. A realização do projeto também tem como objetivo o consolidar um Laboratório de Microbiologia Polar e Conexões Tropicais do Departamento de Microbiologia da UFMG e aumentar nossas parcerias interdisciplinares para execução de projetos em cooperação nacional e internacional na linha sistemática e biotecnologia de fungos da Antártica. A equipe do MycoAntar inclui pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento com interfase da biologia com a botânica, geologia, química, farmácia, agricultura, zoologia, oceanografia. Fazem parte da equipe pesquisadores das instituições no Brasil e no exterior.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
25/12/2018-30/06/2024
Luiz Henrique Rosa
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fungos presentes em sedimentos de lagos da antártica: bioprospecção de enzimas e biossurfactantes de interesse na indústria e metabólitos herbicidas e antifúngicos de interesse na agricultura
Resumo:
Os lagos antárticos apresentam diversas condições limitantes à biota residente, como baixa disponibilidade de nutrientes e alta incidência de radiação ultravioleta, o que não impede o desenvolvimento de micro-organismos, incluindo fungos, nesse ecossistema. Os micro-organismos psicrofílicos isolados da Antártica são uma fonte expressiva de enzimas ativas a baixas temperaturas, as quais podem ser até 10 vezes mais ativas em temperaturas baixas e moderadas quando comparadas às de mesofílicos e podem ser utilizadas em diversos processos industriais. Os biossurfactantes, surfactantes produzidos principalmente por micro-organismos, representam alternativas atraentes em comparação aos surfactantes sintéticos, uma vez que os sintéticos apresentam baixa biodegradabilidade, alta toxicidade ao meio ambiente e aos seres vivos e podem solubilizar xenobióticos hidrofóbicos que afetam a qualidade da água potável em lagoas e riachos. Já os metabólitos secundários representam modelos de estruturas químicas que servem como protótipos para o desenvolvimento de fármacos de interesse na medicina, bem como herbicidas e pesticidas com potencial uso na agricultura. Devido ao isolamento geográfico e por estarem sob constantes efeitos das condições extremas da Antártica, os fungos antárticos pode possuir vias metabólicas diferenciadas e únicas para produção desses metabólitos secundários bioativos. Dessa forma, considerando a diversidade e ecologia dos fungos residentes nos diferentes ambientes da Antártica e, principalmente, sua capacidade de produção de diversos metabólitos, é importante que mais estudos sejam conduzidos nos sedimentos dos lagos antárticos para ampliar o conhecimento sobre o potencial da sua diversidade em relação à bioprospecção de enzimas, biosurfactantes e metabólitos herbicidas e antifúngicos com potenciais aplicações biotecnológicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Luiz José Dietrich
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Teologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a tradução da bíblia: violências, limites e desafios
Resumo:
Quase todas as pessoas cristãs leem uma Bíblia traduzida segundo a Teoria da Equivalência Dinâmica, formulada por Eugene Nida entre 1964 e 1975. Embora pouco discutida nas academias brasileiras, esta teoria é muito criticada no campo dos estudos da tradução e da linguística. Para Antoine Berman ela é etnocêntrica, hipertextual e platônica (1985/2007, p. 26). Sua etnocentricidade se revela cooptando tudo a sua própria cultura, domesticando ou negativizando o que é estrangeiro, anexando-o quando considerado bom. De fato, quase todas as Bíblias traduzem o hebraico Qedesháh, de Gn 38,21 e 22, literalmente (mulher) santa, ou consagrada, como prostituta. Ou o grego ékklesía, assembleia, como igreja, mesmo que Paulo e os evangelhos sinóticos estejam a indicar comunidades intrajudaicas em contexto pré-cristão. Esta teoria torna a doutrina de quem traduz a Bíblia num hipertexto que, por exemplo, leva a traduzir como ídolo a palavra terafim (Gn 31,19.34.35) provavelmente imagens de ancestrais divinizados, plenamente aceitas em grande parte da história de Israel, sendo em Gn 31,30.32 inclusive tidas como Deuses (Elohim). Seu platonismo revela-se ao fundar a equivalência na suposição da existência de uma mesma essência nas palavras de todas as línguas. Estes exemplos, multiplicados na Bíblia, mostram como tais traduções escondem a diversidade de Deuses e Deusas (inclusive ocultando ou difamando a Deusa Asherah, largamente cultuada ao lado do Deus YHWH) a diversidade de teologias, sacerdotes, sacerdotisas, liturgias e imagens que por muitos séculos constituiu a religião de Israel. Tal prática tradutória, além de falsear a Escritura Sagrada, reforça e legitima práticas intolerantes e violentas do chamado cristianismo proselitista e fundamentalista. Articular pesquisas, debater teorias, levará a novas traduções, novas teologias e espiritualidades mais respeitosas e acolhedoras das diferenças, mais solidárias e fortalecedoras dos direitos humanos.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Luiz Machado
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
refrigerador solar para armazenamento e transporte de vacinas - modelagem e algoritmos de controle
Resumo:
A era pós Covid-19 demandará intensivos programas de vacinação da população brasileira. Considerando as dificuldades logísticas de transporte em várias partes do território brasileiro, algumas sem eletrificação, um refrigerador solar constitui uma alternativa aos refrigeradores a querosene ou gás, que não atendem às exigências mínimas de segurança e qualificação estabelecidas pela ANVISA. A presente proposta é a continuação de um projeto iniciado em 2021/2 e financiado pela PRPq/UFMG para o desenvolvimento de um refrigerador solar para armazenamento de vacinas, cujos primeiros testes estão previstos para 2022/1. A bancada de testes é constituída por um frigobar por absorção de amônia, no qual o resistor elétrico de aquecimento da solução amônia/água foi substituído por um trocador de calor a óleo térmico, fluido previamente aquecido em um coletor solar e estocado a 200°C em um tanque isolado. Segundo a necessidade de refrigeração das vacinas, o óleo é bombeado, em circuito fechado, entre o tanque e o trocador de calor. A potência do resistor elétrico do frigobar é de 80 W, de modo que um fluxo de radiação solar de 500 W/m², típico no Brasil, seria suficiente para gerar a demanda de energia para o funcionamento do refrigerador. Não obstante, para garantir a operação do refrigerador, dois sistemas de controle são necessários: (i) ajuste no posicionamento do espelho do coletor solar ao longo do dia, garantindo que esse receba radiação solar sempre perpendicularmente à sua superfície refletora; (ii) ajuste da temperatura interna do refrigerador por meio da variação da vazão e temperatura do óleo térmico, garantindo o grau de resfriamento das vacinas recomendado pelo laboratório fabricante. Os desenvolvimentos e instalações desses dois sistemas decorrerão de testes experimentais e de modelos matemáticos do refrigerador visando a determinação dos parâmetros de controle do trocador de calor/compartimento de vacinas e do coletor solar/tanque de óleo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Luiz Otávio Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as mulheres e os processos de institucionalização da medicina tropical: trajetórias, práticas e profissionalização no brasil (1940-1999)
Resumo:
Este projeto busca compreender a inserção e a trajetória de mulheres nas dimensões local e global nos processos de institucionalização da medicina tropical no Brasil, no período de 1940-1999. De modo geral, as abordagens historiográficas sobre a história da medicina tropical são predominantemente masculinas, o que induz a uma falsa impressão de que as mulheres não estavam presentes, ou se apresentavam de forma periférica no campo. Assim, a questão norteadora da pesquisa é: como se deu a inserção e a profissionalização das mulheres no campo da medicina tropical no Brasil entre 1940 e 1999? Tem-se como objetivo principal mapear as trajetórias das mulheres e entendê-las dentro de uma rede de interdependência institucional que é conformadora epistemologicamente (define doenças, modelos de pensamento, uso de métodos científicos e intervenções sociais) e profissionalmente (produz laços, identidades, representações e autoimagens). Um movimento que indica a feminização de alguns campos da saúde. No âmbito global, a década de 1940 tem especificidades na profissionalização e inserção das mulheres, com vínculos à agenda internacional. No caso das instituições de saúde no Brasil, sistematizamos três eixos de pesquisa que se entrelaçam para percorrer a trajetória das mulheres na medicina tropical dentro do recorte estabelecido: (1) as cooperações internacionais, com a Fundação Rockefeller e o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) no financiamento e na formação em medicina tropical e áreas associadas no exterior de médicas e enfermeiras de saúde pública, assim como no estímulo à criação de novos cursos no Brasil; (2) a educação sanitária em medicina tropical e áreas associadas, em movimento peculiar de remodelação para se tornar a educação em saúde, com a inserção de diversas profissionais e uma identidade forjada na interdisciplinaridade e com destaque às mulheres ao longo do tempo; (3) o início das atividades, em 1975, do Special Program for Research and Training in Tropical Diseases (TDR), vinculado à OMS e seu fluxo intenso de pesquisadoras até 1999, com a profissionalização marcada pela espacialização da pesquisa e ênfase na inovação de métodos e de intervenções relativas às doenças tropicais. A metodologia do trabalho busca se adequar ao conjunto variado de fontes, como cartas, cartões de bolsistas, documentos institucionais oficiais, jornais, entrevistas, percebendo nessa variabilidade empírica a base material para compor as redes que envolveram as mulheres. Busca-se como resultado ampliar os estudos e propor estratégias de divulgação científica dos dados para o público mais amplo, por meio da elaboração de um panorama sobre os complexos processos e movimentos de feminização da saúde, em especial na medicina tropical no Brasil.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
29/10/2021-31/10/2024
Luiz Otávio Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a trajetória de haydée guanais dourado (1915-2004) e a institucionalização da enfermagem moderna no brasil, 1938-1988
Resumo:
Os estudos sobre a institucionalização de profissões técnicas e científicas ocorrida no Brasil (século XX), na maioria das vezes, não consideram o recrutamento e o engajamento de mulheres. Desse modo, consolida-se a ideia de que a implantação de instituições e a formulação de políticas públicas de educação saúde e ciência e tecnologia não dependeu da atuação profissional feminina. No entanto, além do caso das professoras primárias (normalistas), a presença de mulheres foi crucial na formação e composição de profissões como enfermagem, farmácia, química, biologia, ciências sociais e outras. Para demonstrar este argumento, a pesquisa proposta irá reconstituir a trajetória e analisar a atuação de Haydeé Guanais Dourado (1915-2004) no processo de institucionalização da enfermagem no Brasil, entre 1932 e 1988. Oriunda de uma família protestante do sertão da Bahia na qual seis irmãs e primas obtiveram o diploma de enfermeira na Escola de Enfermagem Ana Nery, a trajetória profissional e acadêmica de Haydeé, que também se diplomou em ciências sociais e jornalismo, foi densa e inovadora: técnica de enfermagem pela Escola da Missão Presbiteriana de Ponte Nova, na Bahia; enfermeira Diplomada na Escola de Enfermagem Ana Nery, no Rio de Janeiro; e bolsista da Fundação Rockefeller. Ocupou cargos importantes como o de Superintendente de Enfermagem da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose, a direção da Escola de Enfermeiras da Universidade Federal da Bahia e coordenou a elaboração do Relatório final do levantamento de recursos e necessidades de enfermagem no Brasil, 1956-1958, um estudo de âmbito nacional patrocinado pela Associação Brasileira de Enfermagem com o apoio de Fundação Rockefeller, que tinha como propósito a formulação de uma estratégia para solucionar o principal entrave imposto à formação de enfermeiras no Brasil de meados do século XX: o déficit de enfermeiras pela escassa adesão de mulheres escolarizadas em nível secundário e de classe média à profissão.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Luiz Paulo Rouanet
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
consolidação do gegepa - grupo de estudos sobre guerra e paz
Resumo:
1. O Grupo se propõe a estudar autores modernos e contemporâneos que tratem das questões da guerra e da paz. Entre os autores podem ser destacados Erasmo de Roterdã, Hugo Grotius, Samuel Pufendorf, Thomas Hobbes, Immanuel Kant e John Rawls, bem como seus respectivos comentadores e autores de obras gerais sobre o tema da guerra e da paz. 2. Além de promover a integração entre professores e alunos da graduação e da Pós, o Grupo pretende estimular a produção intelectual de todos, fornecendo subsídios para a participação em eventos acadêmicos no país e no exterior, a publicação de artigos e livros. 3. O tema da guerra e paz possui uma tradição que remonta pelo menos ao início da Modernidade e se estende a nossos dias. A realidade contemporânea mostra que a guerra continua presente em várias partes do mundo e, enquanto for assim, continuará havendo a necessidade de se pesquisar e debater a respeito das questões relacionadas da guerra e da paz. 4. O GEGEPA tem como objetivo principal promover o estudo sistemático de autores modernos e contemporâneos cujo assunto seja a guerra e a paz. 5. Do ponto de vista teórico, os estudos do Grupo se centram em autores modernos, como Erasmo de Roterdã, Hugo Grotius, Samuel Pufendorf, Thomas Hobbes, entre outros. No período contemporâneo, são objeto de estudo Clausewitz, Raymond Aron, John Rawls e Michael Walzer, entre outros. 6. O GEGEPA tem como objetivo principal promover o estudo sistemático de autores modernos e contemporâneos cujo assunto seja a guerra e a paz. Como objetivos secundários, mas não menos importantes, estão o de fornecer subsídios metodológicos de pesquisa para alunos de graduação e de pós-graduação, bem como complementar sua formação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Luiz Renato Paranhos
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
custo-efetividade da atenção domiciliar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (dpoc): uma revisão sistemática
Resumo:
Alguns pacientes que necessitam de cuidados intensivos e hospitalizações recorrentes ou, até mesmo contínuas, como os pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), podem elevar os gastos com insumos, medicamentos e profissionais. Nesse contexto, a atenção domiciliar demonstrou-se uma alternativa de cuidados à saúde, propondo a diminuição da demanda por atendimento hospitalar, a redução do período de permanência de usuários internados, a humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários, a desinstitucionalização e a otimização dos recursos financeiros e estruturais. Apesar da existência de estudos primários que avaliam o custo-efetividade desta modalidade de atenção à saúde em portadores de DPOC, ainda existem dúvidas sobre seu real papel no equilíbrio entre os custos e benefícios decorrentes de sua aplicação, faltando evidências concretas que agrupem os achados de diferentes estudos primários para embasar os sistemas de saúde em sua tomada de decisões. Desta forma, esta proposta visa elaborar uma revisão sistemática da literatura, reunindo estudos relevantes que respondam à seguinte pergunta norteadora: A atenção domiciliar apresenta um melhor custo-efetividade para o tratamento de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) quando comparado à atenção hospitalar?. A busca pela literatura será conduzida em onze bases de dados, e a seleção, extração de dados e avaliação do risco de viés será conduzida por dois revisores independentes. Os estudos selecionados que apresentarem análises de custo-efetividade e desfecho comparáveis terão suas estimativas combinadas a partir de metanálise com efeitos aleatórios. As análises estatísticas serão conduzidas e apresentadas com foco em dois contextos: i) achados provenientes do Brasil, e ii) achados provenientes de estudos mundiais. Todas as análises quantitativas serão realizadas por meio do software estatístico Stata.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
06/12/2021-31/12/2022
Luiz Renato Rodrigues Carreiro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
perspectiva dimensional do tdah e sua relação com diferentes modalidades atencionais por meio de registro eletromiográfico e de movimento ocular em jovens adultos
Resumo:
O TDAH afeta 5-6% da população, com expressão significativa de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Entre seus prejuízos estão alterações em diferentes mecanismos atencionais. Manuais diagnósticos descrevem o TDAH como uma entidade categórica, mas há evidências da sua condição dimensional. Este projeto propõe o uso do eye-tracking em conjunto com tarefas computadorizadas na avaliação da atenção. O objetivo é avaliar a orientação espacial automática e voluntária, sustentação e orientação temporal da atenção, para investigar como diferentes aspectos atencionais variam de acordo com os sintomas de TDAH. O uso do eye-tracking durante essas tarefas permitirá avaliar medidas complementares aos TR e acurácia. O eye-tracking provê medidas de latências de movimentos sacádicos, durações de fixações, dilatação pupilar e taxa de piscadas. O estudo será realizado com 200 participantes, entre 18 e 28 anos com queixas de TDAH. O tamanho da amostra foi determinado a partir do programa Pass com os parâmetros: 5.8% de prevalência de TDAH e nível de significância (α) de 5%; poder de teste de 80%; erro tolerável de 6%. Serão utilizadas avaliação neuropsicológica computadorizada da atenção para gerar medidas de TR Manual, registro ocular via eye-tracking e eletromiografia da mão utilizada para emitir as respostas. Para análise serão utilizadas: Análise de Classe Latente para identificar clusters em função do perfil atencional, Regressão linear simples para verificar quais classes identificadas pela LCA são preditoras de medidas de atividade fisiológicas e Análise de redes para interpretar associações entra as múltiplas variáveis do estudo. Os achados deste projeto têm potencial para demonstrar como a integração de medidas fisiológicas e comportamentais pode ser utilizada para avaliar o comprometimento de habilidades cognitivas no TDAH.
Instituição/UF/País:
Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Luiz Rogério Pinho de Andrade Lima
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Minas
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
extração de terras raras de monazita e rocha fosfática visando à produção de imãs de alta intensidade
Resumo:
Os elementos terras-raras possuem características químicas particulares e são usados para a produção de ímãs, catalisadores, materiais avançados e em componentes óptico e eletro-eletrônicos. Os principais minérios de terras-raras são: monazita, bastnasita e xenotima, embora estes elementos ocorram associado à rocha fosfática, como nos carbonatitos. O Brasil tem a segunda maior reserva de monazita em areias encontradas em seu cordão litorâneo e relevantes ocorrências de xenotima e de terras raras em rochas fosfáticas. No inicio dos anos 2000 a produção brasileira de terras raras foi encerrada devido à dificuldade de competição com material de origem chinesa. No método convencional a abertura química dos minerais de terras raras pode ser realizada por digestão ácida ou alcalina em temperatura elevada. Processos envolvendo fusão alcalina ou ustulacao salina em temperaturas entre 300 e 700oC foram propostos para conversão de minerais de terras raras em compostos mais facilmente lixiviáveis, como hidróxidos e óxidos. Nestes processos o fosfato é separado a partir de uma lixiviação com água em temperatura ambiente e os elementos terras raras são extraídos do resíduo com uma lixiviação ácida. Estes métodos de tratamento, envolvendo reações em estado sólido em temperaturas intermediarias, são promissores, mas receberam pouca atenção e estão diretamente relacionados a presente proposta. Neste projeto estes métodos serão estudados experimentalmente, incluindo testes cinéticos, e as lixívias serão tratados por extração por solvente visando à separação de terras raras leves de interesse na produção de imas de alta intensidade, como Sm e Nd. Alem disso, os imãs de terras raras produzidos com estes elementos que tem baixa resistência à corrosão, o que limita sua aplicação para concentração mineral a úmido, serão estudados em condição análoga a usada nos processos industriais visando melhorar o seu desempenho e resistência química e mecânica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Luiz Sanches Neto
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
complexidade e justiça social na formação permanente de professores/as de educação física: processos colaborativos e produção de artefatos
Resumo:
A complexidade perpassa aportes teórico-metodológicos que implicam mudanças epistemológicas e ontológicas nas diferentes áreas de conhecimento científico. Nas últimas duas décadas, houve aumento significativo na literatura que vê a educação física através de uma lente investigativa baseada no pensamento da complexidade. Há exemplos sobre formação e desenvolvimento profissional de professores/as, pedagogia não linear do esporte, dinâmica curricular da educação física escolar, contextos de aprendizagem e desenvolvimento motor, condutas docentes de enfrentamento à pandemia de covid-19 (SARS-CoV-2), entre outros temas, com ênfase em uma visão socioecológica complexa da justiça social na educação física. Essa mudança de abordagem baseada na complexidade tem potencial a longo prazo. No entanto, com diferentes pontos de partida, enfoques e matizes de linguagem, a complexidade na formação permanente de professores/as de educação física parece desconectada. Os dois objetivos deste projeto são: identificar se as múltiplas interpretações da complexidade na educação física escolar possuem pontos em comum que podem ser integrados, considerando o trabalho docente nas redes públicas da região metropolitana de Fortaleza; subsidiar uma estrutura convergente para a pesquisa futura na formação permanente de professores/as de educação física. A hipótese é que uma perspectiva complexa está sendo desenvolvida com indícios [https://doi.org/10.1080/13573322.2021.1905624] que conectam diferentes professores/as-pesquisadores/as de educação física em esforços colaborativos duradouros, comprometidos com a justiça social nos processos formativos. A estratégia metodológica é qualitativa, baseada na técnica de incidentes críticos (critical incident technique), grupos focais e entrevistas de explicitação. Na análise haverá triangulação das fontes de dados e colaboração de professores/as-pesquisadores/as com três focos: complexidade, justiça social e produção de artefatos tecnológicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
08/02/2022-28/02/2025
Luiz Sérgio de Almeida Camargo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
seleção genômica e edição gênica embrionária para incremento da pecuária
Resumo:
O presente curso pretende atualizar os alunos em biotecnologias avançadas em bovinos, cujos produtos são econômica e socialmente importantes para os países sul-americanos, como Brasil, Argentina e Uruguai. A aplicação da seleção genômica embrionária e da edição genica em embriões produzidos in vitro deverão abrir uma nova fronteira nesses países para o avanço do melhoramento genético, com reflexo na produtividade e qualidade do alimento. Além da revisão do conhecimento teórico em avaliação genômica e edição genica em embriões, o curso pretende contribuir na capacitação dos alunos em técnicas de biópsias embrionárias, necessárias para obter amostras de células para genotipagem, amplificação de todo o genoma de células embrionárias, necessário para se aumentar a quantidade de material genético disponível para genotipagem, uso de programas de algoritmos para desenho e avaliação de sistema de edição gênica com CRISPR, síntese e avaliação in vitro de sgRNAs, microinjeção de zigotos bovinos, análises de sequenciamento gênico de produtos de PCR. Com o treinamento teórico (16 horas /aula) e prático (24 horas/aula), se espera que os alunos sejam capazes de entender o funcionamento das técnicas e executar as principais etapas para seleção genômica e edição gênica em embriões bovinos, de modo que ao retornarem aos seus países ou regiões, possam contribuir na implantação dessas biotecnologias, visando o melhoramento da produção, com reflexo em toda a cadeia produtiva de carne e leite bovinos.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
18/01/2022-31/07/2024
Lupércio Braga Bezerra
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira de ciências no polo astronômico do sertão de itaparica - floresta - pe
Resumo:
A melhoria na qualidade de vida da população passa pelo incremento de seu conhecimento científico. Historicamente, a astronomia é precursora do desenvolvimento científico. Além disso, estudos demonstram seu efeito motivador junto ao público. Esta proposta pretende continuar promovendo a integração entre estudantes, docentes e leigos, via realização de feira de ciências, no Polo Astronômico do Sertão de Itaparica, capitaneado pelo município pernambucano de Itacuruba, às margens do rio São Francisco, no Semi-Árido nordestino, abrigando projetos relacionados à astronomia. Em que pese a liderança desta cidade, a ideia desta proposta é desenvolver atividades no município pernambucano de Floresta, a 31 km de Itacuruba, recebendo bastante influência desta no que diz respeito à astronomia. O cerne da proposta é despertar a curiosidade dos alunos acerca do Universo. Em 2018, completamos o circuito das 6 cidades que compõem este pólo, cada uma com, pelo menos, uma Feira de Ciências Astronômicas apoiada pelo CNPq: Itacuruba (2010), Floresta (2013), Belém do São Francisco (2014), Petrolândia (2016), Jatobá (2017) e Tacaratu (2018). Em 2019, retomamos a sequência respeitando o ciclo anterior; assim, realizaremos mais uma Feira de Ciências em Itacuruba, atrasada devido à pandemia do Covid-19 (2019), enquanto estamos, em 2020, apresentando este projeto para nova realização em Floresta. O coordenador desta proposta já lidera projetos de ensino e comunicação de ciências junto ao CNPq desde 2003, sendo 12 como coordenador e 1 como colaborador. Os 13 projetos foram todos executados no citado pólo astronômico. Itacuruba, por situar-se em região favorável à observação astronômica (pouca poluição luminosa), sedia o complexo astronômico formado pelo Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica e o Observatório Astronômico Padre Jorge Polman, este onde o projeto será parcialmente executado (a outra parte, mais substancial, ocorrerá em Floresta, com alunos das Escolas de Referência em Ensino Médio Estaduais). Algumas cidades desta região (Itacuruba, Floresta, Belém do São Francisco, Petrolândia, Jatobá e Tacaratu) comungam fato histórico comum ─ foram influenciadas, em 1988, pela Hidrelétrica de Itaparica, com remoção compulsória de suas populações para os sítios atuais, com implicações econômico ─ sociais que ainda hoje perduram. Todas são banhadas pelo mítico Rio São Francisco (de Floresta saí um dos canais do polêmico projeto de transposição deste rio; o outro parte de ponto próximo a Belém do São Francisco), estão na Caatinga Sertaneja (único bioma exclusivamente brasileiro) e também no famigerado Polígono da Maconha. O Sertão de Itaparica (que abriga estas cidades) apresenta sofríveis IDHMs, resultando em baixa qualidade de vida para os moradores. Itacuruba, por fim, está tecnicamente selecionada a sediar a próxima usina nuclear brasileira. O primeiro segmento das ações de integração entre o Polo Astronômico de Itacuruba e Floresta seria apresentar aos estudantes desta a história e finalidades do principal telescópio de Itacuruba, o projeto IMPACTON, observatório para fazer o rastreio de asteroides, alguns até com possibilidade de vir a representar um risco potencial para a Terra. O telescópio, segundo maior do Brasil, tem 1 metro. Recentemente, foi rebatizado como Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica OASI. O segundo segmento das ações de integração seria apresentar aos estudantes de Floresta a história e finalidades do Observatório Astronômico Padre Jorge Polman e do Observatório Astronômico Profª Glauce Cantarelli, ambos também em Itacuruba e pertencentes ao CEA/PE, entidade que coordena projetos de pesquisa, ensino e divulgação de astronomia, além de difusor de ciências, cultura, educação tecnológica e preservação ambiental. Posteriormente, através de atividades, seriam introduzidos temas relacionados a esta ciência, como o Sistema Solar ─ os alunos contemplados, como culminação, confeccionarão maquetes dos principais componentes deste, que serão avaliadas, sendo as melhores posteriormente agraciadas com medalhas. Pretende-se também contemplar Floresta com atividades abertas ao público em geral. Como um dos objetivos do edital é valorizar ações de comunicação da ciência e tecnologia que estimulem práticas interdisciplinares promotoras de interação com o público (1.1.c, pág 1), acreditamos que as atividades desta proposta contemplam o trinômio escola (estudantes e docentes), comunidade (público geral) e instituições de pesquisa (integrantes do Complexo Astronômico em Itacuruba). Ainda, dado que outro objetivo do edital é ampliar a interiorização de ações de popularização da ciência e da tecnologia, propiciando o aumento do número de municípios e estados participantes (1.1.d, pág 1), acreditamos que esta proposta adequa-se perfeitamente a este item, já que envolve a realização de atividades num dos mais desolados rincões brasileiros, o Sertão de Itaparica. Ainda, através de atividades específicas, focaremos num tema vanguardista da ecologia ─ a redução da poluição luminosa e desperdício de energia, contribuindo com a preservação dos céus sertanejos. Por fim, levamos em consideração as mazelas sociais da região do projeto: a)Floresta está inserida na mais seca região do Brasil (11 meses de seca / ano). b)Floresta foi, em 1987, uma das cidades atingidas pelas águas do lago artificial da Hidrelétrica de Itaparica, fato que acabou resultando em alguns transtornos sociais para a cidade que, ainda hoje, perduram. c)Floresta situa-se no famigerado Polígono da Maconha, região sócio-geográfica formada por cidades sertanejas que são grandes produtoras de maconha. d)De Floresta saí um dos canais do polêmico projeto de Transposição do Rio São Francisco.
Instituição/UF/País:
Secretaria de Educação de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
Lupércio Braga Bezerra
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira de ciências no polo astronômico do sertão de itaparica belém de são francisco-pe
Resumo:
Objetiva-se a realização de Feira de Ciências Astronômicas e atividades correlatas, para estudantes, docentes e público leigo, dentro do contexto do Polo Astronômico do Sertão de Itaparica, liderado por Itacuruba-PE e que abriga importantes projetos de astronomia. As atividades dar-se-ão em Belém de São Francisco-PE. Em 2018, completou-se o ciclo das 6 cidades do pólo, cada uma com uma Feira apoiada pelo CNPq: Itacuruba (2010), Floresta (2013), Belém de São Francisco (2014), Petrolândia (2016), Jatobá (2017) e Tacaratu (2018). Em 2019 retoma-se o ciclo - mais uma em Itacuruba e outra em Floresta (2020), enquanto apresentamos este projeto para nova realização em Belém de São Francisco. Desde 2003, o coordenador liderou 15 projetos de ensino e comunicação de ciências junto ao CNPq, todos executados no citado pólo. Itacuruba sedia o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) e o Observatório Astronômico Padre Jorge Polman (OAJP). As 6 cidades comungam fato histórico comum ─ foram atingidas pela Hidrelétrica de Itaparica (1988), com remoção das populações e implicações econômico-sociais que ainda hoje perduram. Banhadas pelo rio São Francisco (próximo a Belém de São Francisco saí um dos canais do polêmico projeto de transposição), estão na Caatinga (único bioma exclusivamente brasileiro) e no famigerado Polígono da Maconha. O Sertão de Itaparica (que abriga as 6 cidades) apresenta baixos IDHMs. Apresentamos o principal telescópio de Itacuruba (OASI, 2º do Brasil), para rastreio de asteroides perigosos a Terra, assim como o OAJP (visita). Através de atividades introduzimos temas astronômicos, como o Sistema Solar ─ como culminação, alunos confeccionarão maquetes dos componentes deste, que serão avaliadas, sendo as melhores agraciadas com medalhas. Ainda, aborda-se tema dos mais vanguardistas da ecologia ─ redução da poluição luminosa e desperdício de energia, contribuindo para a preservação dos céus.
Instituição/UF/País:
Secretaria de Educação de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
08/12/2021-31/12/2023
Lupércio Braga Bezerra
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
snct 2022 no polo astronômico do sertão de itaparica: comunicando ciência na caatinga
Resumo:
Usando como boundary objects alguns dos principais fenômenos astronômicos e temas ambientais correlatos, o projeto propõe atividades de ensino e comunicação de ciências (observações astronômicas, palestras, oficinas e exposições) durante a SNCT 2022, realizadas ainda na modalidade EAD pela persistência da Covid-19. Tais atividades decorreriam em Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco e envolveriam 6 cidades do Pólo Astronômico do Sertão de Itaparica (Itacuruba, Floresta, Belém do São Francisco, Petrolândia, Jatobá e Tacaratu), em pleno Semi-Árido Nordestino. Tais cidades comungam fato histórico comum - foram atingidas, em 1988, pelo lago da Hidrelétrica de Itaparica, acarretando remoção compulsória de suas populações para os sítios atuais, com implicações econômico-sociais que ainda hoje perduram. O Sertão de Itaparica apresenta baixos IDHM e, no interior brasileiro, tem pouco acesso à informação científica. Itacuruba, ainda, deve sediar a próxima usina nuclear brasileira e, por situar-se em região favorável à observação astronômica (pouca poluição luminosa), sedia pólo astronômico (observatórios OASI-ON e OAJP-CEA), atraindo múltiplos interesses visto que abriga, inclusive, o 2º maior telescópio do Brasil, Projeto IMPACTON, pesquisando asteroides que possam representar risco para a Terra. O projeto propõe atividades interativas em 4 áreas do ensino e comunicação de ciências e da preservação ambiental: a) Combate à poluição luminosa artificial e desperdício de energia. b) Acesso ao ensino e comunicação de ciências a estudantes de regiões de PE com baixo IDHM, não servidas por centros de ciências (interiorização do conhecimento), promovendo envolvimento destes jovens com a ciência. c) Promover conscientização, entre estudantes, de intervenções científico-tecnológicas na região (Hidrelétrica, Transposição do Rio São Francisco e Usina Nuclear). d) Promover desenvolvimento sustentável (preservação dos céus sertanejos, rio São Francisco e bioma Caatinga).
Instituição/UF/País:
Secretaria de Educação de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Lupércio Braga Bezerra
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
snct 2021 no polo astronômico do sertão de itaparica: comunicando ciência na caatinga
Resumo:
Sempre usando como boundary objects alguns dos principais fenômenos astronômicos, o projeto propõe atividades de ensino e comunicação de ciências durante a SNCT 2021, realizadas ainda na modalidade de ensino à distância (EAD) devido à persistência da pandemia da Covid-19 em nosso país. Tais atividades decorreriam em Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) de Pernambuco e envolveriam seis cidades do chamado Pólo Astronômico do Sertão de Itaparica (Itacuruba, Floresta, Belém do São Francisco, Petrolândia, Jatobá e Tacaratu), em pleno Semi-Árido Nordestino. Estas cidades comungam de um fato histórico comum - todas foram atingidas, em 1988, pelas águas do lago artificial da Hidrelétrica de Itaparica, acarretando a remoção compulsória de suas populações para os sítios urbanos atuais, com implicações econômico-sociais que ainda hoje perduram. O Sertão de Itaparica apresenta baixos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Itacuruba, ainda, está cotada para sediar a próxima usina nuclear brasileira e, por situar-se em região altamente favorável à observação astronômica (pouquíssima poluição luminosa), sedia um importante pólo astronômico (observatórios OASI-ON/MCTI e OAJP-CEA/PE), que atrai interesse científico regional, nacional e até internacional, visto que abriga, inclusive, o 2º maior telescópio do Brasil (1m), o Projeto IMPACTON, pesquisando asteroides que possam representar risco para a Terra. De um modo geral, o projeto propõe (sempre usando como mote a ciência astronômica) atividades interativas em quatro áreas do ensino de ciências, comunicação em ciências e preservação ambiental: a) Promover o combate à poluição luminosa artificial e o desperdício de energia. b) Proporcionar acesso a comunicação e ensino de ciências a estudantes que habitem regiões de Pernambuco com baixo IDHM, não servidas por museus e centros de ciências (interiorização da ciência), promovendo assim o envolvimento dos jovens locais com a ciência. c) Promover a conscientização, entre estudantes, de intervenções científico-tecnológicas do passado, presente e futuro na região, representados, respectivamente, pela Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, Transposição do Rio São Francisco e Usina Nuclear de Itacuruba. d) Promover o desenvolvimento sustentável na preservação dos céus sertanejos, do rio São Francisco e do bioma Caatinga.
Instituição/UF/País:
Secretaria de Educação de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
Luz Amparo Palacio Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
utilização do co2 na desidrogenação oxidativa de propano usando óxidos metálicos
Resumo:
O propeno é uma matéria prima de alto consumo devido, principalmente, ao uso na produção de polipropileno (reagente básico da indústria dos plásticos), e outros compostos químicos. Com uma demanda crescente, tem-se procurado alternativas para sua obtenção e melhora de rendimento dos processos já existentes. Uma via promissora é a desidrogenação oxidativa do propano (DHOP), a qual tem, entre as principais vantagens, um consumo energético menor e um maior rendimento de propeno. Porém, o inconveniente desta reação é a formação de COx como subprodutos e, por tanto, os rendimentos a propeno obtidos com os catalisadores testados não são o suficientemente altos para sua implementação industrial. Por outro lado, uma forma de reduzir as emissões de CO2 (principal gás de efeito estufa) de fontes fixas é através de seu uso como matéria-prima. Este gás surge com um substituto bastante promissor na DHOP, já que ele é considerado um oxidante brando, que irá produzir menos compostos secundários. Neste contexto, levanta-se a hipótese de que o uso de CO2 como meio oxidante e catalisadores (tipo óxido metálicos) oriundos de hidróxidos duplos lamelares (HDL) na DHOP melhora o rendimento e seletividade a propeno. Trabalhos na literatura para a DHOP com CO2 (DHOPC) mostraram que catalisadores suportados contendo Ga, V e Fe melhoraram os rendimentos para o propeno, mas não há estudos com HDL. Na DHOP com O2, os HDL têm dado resultados favoráveis, pelo qual se espera que na DHOPC sejam ainda melhores. Os HDL contendo metais divalentes Fe, Zn, Mn ou Mg, e trivalentes Al ou Ga serão preparados por coprecipitação. V será incorporado por troca iônica. Os catalisadores serão obtidos a partir da calcinação dos HDL e serão testados na DHOPC, em um reator tubular. Os precursores e catalisadores serão caracterizados quanto a sua estrutura, composição, propriedades texturais, redutibilidade, acidez e basicidade, para uma melhor compreensão das características mais importantes no desempenho da DHO
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Luzia Valentina Modolo
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inibidores de urease de origem natural e sintética para o aumento da nutrição nitrogenada em vegetais
Resumo:
Ureases são enzimas que catalisam a hidrólise da ureia, com formação dos gases amônia (NH3) e gás carbônico (CO2). Perdas significativas de N por volatilização de NH3 são ocasionadas por ureases extracelulares presentes no solo, quando ureia é usada em adubação de cobertura. Além disso, a volatilização de NH3 contribui para a formação de óxido nitroso (N2O), um dos mais relevantes gases do efeito estufa, juntamente com CO2 e metano. Neste contexto, práticas agrícolas pautadas na utilização de inibidores de urease em formulações à base de ureia tem sido amplamente utilizadas para diminuir perdas econômicas e ambientais. A suplementação de um dos fertilizantes nitrogenados mais empregados mundialmente com inibidores de urease tem como premissa promover a inibição transitória da hidrólise ureia para que, por meio de irrigação programada ou episódios de chuva, o fertilizante alcance a rizosfera, seja degradado e o N absorvido pelas plantas. A triamida N-(butyl)tiofosfórica (NBPT) é o inibidor de urease importado mais empregado na agricultura. A baixa estabilidade em solos e vida-de-prateleira do NBPT tem motivado a busca por novos inibidores de urease. Nosso grupo obteve substâncias naturais que se mostraram efetivas na inibição de ureases do solo. Postula-se que promovam aumento da captação de N por plantas e mitigação de volatilização de NH3 sem impacto negativo ao metabolismo vegetal e da microbiota do solo, sendo promissoras como aditivos à ureia. Pretende-se desenvolver formulações de ureia+inibidor para testes em sistemas solo-milheto (ou milho) dos quais serão aferidos seus efeitos na translocação de nutrientes minerais nas plantas, na biodiversidade e metabolismo da microbiota de quatro tipos de solo além de citotoxicidade às plantas e micro-organismos. Triagem de outros produtos naturais e derivados sintéticos e estudos de docking molecular serão realizados para determinar características estruturais que governam a atividade inibitória de ureases.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
20/03/2022-31/03/2025
Lydia Masako Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
membranas biopoliméricas na reconstrução tecidual periosteal e em modelos de compressão estática contínua
Resumo:
O desenvolvimento de biomateriais para substitutos de tecidos moles como pele e membranas têm sido uma preocupação constante devido ao fato de que os procedimentos mais utilizados nos casos de perdas teciduais envolverem remoção de tecidos autógenos de outras áreas doadoras, o que implica em mais danos teciduais e em algumas vezes morbidade na área doadora, uma vez que a quantidade necessária na maioria dos casos é grande. Outra fonte para coberturas de tecidos moles tem sido os materiais de origem xenógena, porém apresentam limitação de tamanho, custo elevado e alguma preocupação quanto ao aspecto imunogênico. Os materiais sintéticos também vem sendo utilizados como as membranas de PLA (ácido poli lático) e PLGA (ácido poli lático co-glicólico), porém estes materiais necessitam de tecnologia para sua elaboração e ainda apresentam um custo muito elevado para a realidade brasileira. Os uso de materiais biopoliméricos como os alginatos, quitosanas entre outros poderiam ser uma alternativa dentro dos materiais sintéticos. O seu uso tem utilizado apenas um biopolimero, de misturas ou blends destes biopolímeros e que podem enriquecer o produto final melhorando as características físico-químicas e de microestrutura destes biomateriais os tornando uma alternativa viável para o desenvolvimento de substitutos dérmicos, de mucosa e de perósteo. Neste estudo proposto serão produzidas membranas de quitosana e xantana por complexação dos polissacarídeos Quitosana (Ch) e Xantana (Xn) em solução, na proporção de massa 1:1. As membranas porosas serão obtidas por adição de Pluronic F127 à mistura de polissacarídeos antes da sua modelagem nas placas de poliestireno. A caracterização das membranas será realizada por meio da análise da morfologia, espessura, capacidade de absorção e resistência mecânica. As membranas serão utilizadas como arcabouços tridimensionais, em modelos compressivos in vitro sob cargas continuas sendo avaliadas as expressões gênicas de proteínas ligadas à osteoclastogênese. O modelo periosteal será avaliado in vitro: as membranas serão depositadas sobre blocos de osso xenógeno, em placas de seis poços imersos em meio DMEM e in vivo, utilizando um modelo experimental animal de defeito crítico periosteal.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2023
Lygia Maria Policarpio Ferreira
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ciência e tecnologia do sul e sudeste do pará
Resumo:
A presente proposta tem como objetivo desenvolver eventos científicos integrados, organizados pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará, Universidade Aberta do Brasil e outras instituições parceiras, visando a divulgação e popularização dos conhecimentos científicos no âmbito dos cursos técnicos e de graduação das instituições envolvidas, incluindo os cursos das áreas de ciência e tecnologia. Nesse sentido, acredita-se que os eventos irão contribuir para o desenvolvimento regional, promulgarão a diversidade, democracia da igualdade e da justiça social, por meio da formação de sujeitos em sua complexidade, como no campo da cultura, do direito e dos conhecimentos científicos e saberes populares historicamente produzidos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
Vigência:
15/09/2022-31/03/2023
Página 115 de 193
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138
139
140
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 2.281 - 2.300 de 3.845 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript