Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tiago do Prado Paim

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • inovação para intensificação sustentável de sistemas integrados de produção agropecuária
  • O uso de sistemas sustentáveis de produção de alimentos é uma demanda global, em especial sistemas que proporcionem maior sequestro de Carbono. Em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, têm-se pouca informação quanto as consequências do manejo animal sobre os demais componentes produtivos. Objetiva-se neste projeto avaliar os efeitos do pastejo em diferentes plantas de cobertura, bem como, avaliar os efeitos de diferentes níveis de suplementação dos animais durante a fase pecuária do sistema integrado. Para isto, serão realizados dois experimentos. No experimento 1, serão testados os efeitos do pastejo (com e sem) e de seis sistemas de plantas de cobertura (solteiro e consorciado), sendo: 1- Urochloa ruziziensis+Pennisetum glaucum+Fagopyrum esculentum+Crotalaria juncea; 2 - U. Ruziziensis+P. glaucum+F. esculentum; 3 – U. ruziziensis; 4 – Panicum maximum cv. Mombaça + P. glaucum+F. esculentum+C. juncea; 5 – P. maximum cv. Mombaça + P. glaucum+F. esculentum; 6 – P. maximum cv. Mombaça. No experimento 2, serão avaliados três níveis de suplementação dos animais (1 - sal mineral, 2 - proteinado na proporção de 0,5% do peso vivo (PV), 3 – concentrado a 1,5% do PV) em pastejo de Panicum maximum cv. Zuri, semeado em sucessão a soja. A hipótese a ser avaliada é a consequência do pastejo e da suplementação intensiva dos animais sobre a produtividade de soja em sucessão devido a maior aporte e ciclagem de nutrientes para o sistema e possível melhoria nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Também será determinado o estoque de carbono total existente em cada camada e tratamento, bem como suas frações físicas e químicas. Será avaliada a distribuição geográfica dos animais ao longo do período de pastejo para relação com os parâmetros do solo, bem como produtividade da soja na safra seguinte. Outro ponto importante a ser determinado é o resultado econômico das diferentes estratégias de sistema produtivo integrado.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 01/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Tiago Dziekaniak Figueiredo

Ciências Humanas

Educação
  • a liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?
  • O projeto, vinculado ao Grupo de Pesquisa Tangram visa a realização de oficinas pedagógicas em quatro cidades do extremo sul do Brasil e um encontro de integração na sede da Universidade Federal do Rio Grande. Serão propostas oficinas envolvendo 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipais e estadual das cidades de Rio Grande São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí, buscando constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região do extremo sul do Rio Grande do Sul para difundir ações que possibilitem um (re)pensar sobre os avanços das tecnologias digitais e a liberdade na sociedade do conhecimento ao longo dos 200 anos de independência do Brasil. Também será organizado e publicado um livro em formatos físico e digital de acesso aberto contendo relatos das experiências vividas pelos sujeitos participantes. Os livros em formato físico serão distribuídos para todas as escolas das redes públicas das cidades participantes. Com o projeto escolas, professores e estudantes terão um espaço de divulgação e valorização, podendo despertar nos demais o gosto e a vontade de fazer e divulgar ciência.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 14/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Tiago Dziekaniak Figueiredo

Ciências Humanas

Educação
  • “dando voltas com” a escola, a comunidade e a universidade: fazer e divulgar ciência em tempos de pandemia
  • O projeto visa a realização de atividades virtuais (lives) para promoção e divulgação da ciência produzida em escolas do extremo sul do Rio Grande do Sul, como forma de constituição de espaços coletivos capazes de integrar e evidenciar ações desenvolvidas no contexto escolar durante o período pandêmico causado pelo novo Coronavirus. Serão propostas 5 lives envolvendo escolas das redes públicas municipais e estadual das cidades de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí, nas quais as mesmas terão espaço para divulgar projetos e atividades científicas desenvolvidos por seus professores e estudantes. Também será organizado e publicado um livro em formatos físico e digital de acesso aberto contendo relatos das experiências vividas pelos sujeitos participantes das lives. Os livros em formato físico serão distribuídos para todas as escolas das redes públicas das cidades participantes. Com o projeto escolas, professores e estudantes terão um espaço de divulgação e valorização, podendo despertar nos demais o gosto e a vontade de fazer e divulgar ciência.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
Foto de perfil

Tiago Felipe de Abreu Santos

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • tratamentos termomecânico e termoquímico de resíduos de escória de soldagem por arco submerso visando o design de novas composições inorgânicas para aplicação em materiais cimentícios
  • O processo de soldagem por arco submerso apresenta ótimas vantagens em termos de produtividade, altas taxas de rendimento, facilidade de automação, sendo um processo altamente requisitado na fabricação de peças de grandes espessuras, objeto de vários setores produtivos. Entretanto, a produção elevada de escória associada à soldagem por arco submerso é inerente à aplicação, o que representa um desafio relevante e atual em termos de seu reaproveitamento. Portanto, o objetivo deste projeto perpassa pela coleta, como também no reaproveitamento de resíduos de escória e fluxos termicamente modificados, oriundos da soldagem de arco submerso frequentemente usado em indústrias de transformação, a partir de tratamentos termomecânico e termoquímico visando aplicações em materiais de construção. Assim, após a coleta e realização de tratamentos termomecânico e termoquímico das escórias fornecidas pelas indústrias parceiras, os produtos serão caracterizados em termos de propriedades estruturais/microestruturais, composicionais, reatividade e toxicidade. A partir destes dados, será realizado o design, a preparação e a caracterização de novas composições inorgânicas para aplicação em materiais cimentícios sustentáveis. Posteriormente, as composições inorgânicas projetadas serão aplicadas em corpos de prova de concretos e argamassas, em que serão realizadas caracterizações estruturais, microestruturais, químicas, ensaios mecânicos e de durabilidade. A partir disto, serão selecionados materiais de construção sustentáveis promissores para aplicação em larga escala. Vale destacar que este projeto conta com uma rede de professores doutores nacionais e internacionais que já possuem colaborações entre si comprovadas por publicações de alto impacto em revistas de prestígio internacionais e que atuam nas diversas áreas que o projeto envolve como soldagem, tratamentos térmicos, química inorgânica, materiais de construção civil, bem como empresas do setor de fabricação de soldagem.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Tiago Fernandes

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeito do treinamento físico aeróbio na miopatia muscular esquelética induzida pela insuficiência cardíaca de etiologia hipertensiva: participação dos micrornas e perspectiva do potencial terapêutico
  • A insuficiência cardíaca (IC) é a via final comum da maioria das doenças que acometem o coração. A hipertensão arterial (HA) é a doença mais frequentemente associada à IC. Caracterizada pela intolerância ao exercício; várias anormalidades do músculo esquelético têm sido descritas na IC. Por outro lado, o treinamento físico aeróbio (TFA) vem sendo utilizado como uma importante terapia não farmacológica para a prevenção e o tratamento da IC; entretanto, os mecanismos moleculares são pouco desconhecidos. Portanto, nosso objetivo é investigar as anormalidades musculares induzida pela IC de etiologia hipertensiva e o potencial papel dos microRNAs nestas alterações periféricas. Ainda, verificar o papel terapêutico do TFA na correção desses parâmetros. Ratos espontaneamente hipertensos (SHR) e seus respectivos controles Wistar Kyoto (WKY) serão divididos em 4 grupos experimentais (n=10/grupo): SHR-IC, SHR-IC treinado (SHR-IC-T), WKY e WKY treinado (WKY-T). O TFA de natação consistirá de 10 semanas de duração, 1x dia/ 5x na semana/ 10 semanas. Serão avaliados: pressão arterial, frequência cardíaca, tolerância ao esforço, VO2 pico e a função cardíaca. Serão feitas análises no sóleo como a área de secção transversa, razão capilar por fibra, perfil de tipos de fibra e função mitocondrial. A partir da análise do perfil de expressão dos microRNAs por microarray, serão validados os diferencialmente expressos por real-time PCR e genes alvo relacionados com o controle do trofismo muscular, metabolismo energético e processo angiogênico por expressão protéica. Avaliaremos o ganho e a perda de função de mioblatos primários e células endoteliais in vitro por meio da transfecção de antagomiR/ miRmimic. Realizaremos o estudo in vivo por meio da terapia gênica para o microRNA selecionado via AAV9 em SHR. Por fim, avaliaremos os níveis dos miRNAs na circulação de pacientes com HA, o qual poderia ser futuramente utilizado como fonte terapêutica e método diagnóstico na progressão da IC.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025