Projetos de Pesquisa

 

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Álisson Rocha Machado

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • otimização de geometria de brocas por modelagem computacional na furação do aço aisi 4144m, ferro fundido vermicular fv 450 e liga de alumínio aa 6351 t6, com validação experimental
  • Vide projeto anexo também. O número de caracteres disponíveis não permitiu descrever todo o resumo neste espaço. O processo de usinagem por furação de metais desempenha um papel fundamental na fabricação moderna, permitindo a criação precisa e eficiente de furos em peças metálicas. A furação representa aproximadamente 33% do número de operações e aproximadamente 25% do tempo de todas as operações de usinagem. Essa técnica é essencial para a produção de componentes mecânicos, estruturas industriais e produtos de consumo. Através da usinagem por furação, é possível garantir a integridade dimensional e a qualidade dos furos, possibilitando a montagem precisa de peças, a transmissão eficaz de fluidos e a incorporação de elementos de fixação. Portanto, o processo de usinagem por furação é um pilar crucial na indústria, contribuindo para a fabricação de produtos de alta qualidade e para o funcionamento harmonioso de máquinas e sistemas em diversos setores. A geometria da broca desempenha um papel crucial na eficiência e precisão do processo de usinagem por furação. A forma, ângulos e características geométricas das arestas e guias da broca influenciam diretamente a remoção do material, a dissipação de calor, a evacuação de cavacos e a vida útil da ferramenta. Uma geometria otimizada pode resultar em menor desgaste da broca, menor geração de calor, melhor qualidade do furo e redução do consumo de energia, contribuindo significativamente para a qualidade final do produto, eficiência de produção e economia de recursos. Isto também contribui com a pegada de carbono, pois menor energia será consumida por furo fabricado. Este projeto propõe aplicar a modelagem computacional com o software AdvantEdge para determinar as geometrias de brocas de metal duro mais adequadas para usinar três materiais distintos, aço endurecido AISI 4144M (temperado e revenido), o ferro fundido vermicular FV 450 e uma liga de alumínio 6351 T6.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Alisson Vasconcelos de Brito

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • sistema de diagnóstico de falhas em tempo real em aeronaves de pequeno porte através da análise do caos
  • Este projeto propõe avançar as pesquisas na área de detecção de falhas e comportamentos anômalos em motores a combustão utilizados em aeronaves de pequeno porte. Para isso, será aplicada a técnica inédita desenvolvida pelos pesquisadores proponentes desta proposta, chamada Signal Analysis Based on Chaos using Density of Maxima, ou SAC-DM. Esta técnica permite detectar e diagnosticar falhas mesmo incipientes e com poucos segundos de coleta. Isto permite não apenas a rápida resposta, como também a possibilidade de sua utilização em aplicações de tempo real. Durante o projeto será também desenvolvido sistema embarcado e uma solução em software para detecção e diagnóstico de falhas em aeronaves em tempo real, passando segurança e tranquilidade para o piloto, operadores e passageiros. Para o desenvolvimento da solução serão realizados experimentos em um motor em laboratório e a solução será testada em veículos aéreos reais durante voos, aumentando assim a precisão e confiabilidade da solução proposta.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 05/12/2022-31/12/2025
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Allan Claudius Queiroz Barbosa

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • modelo para dimensionamento de equipes de profissionais de saúde da atenção primária à saúde a partir da localização geográfica e do fluxo dos usuários na rede de atenção à saúde - realização de estudo piloto na região metropolitana de belo horizonte e
  • Tema Global da Proposta: O projeto aborda o dimensionamento de equipes de profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) com base na localização geográfica e no fluxo de usuários na Rede de Atenção à Saúde. Tema Específico da Proposta: O estudo piloto será realizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com validação planejada em Brasília, Florianópolis, Fortaleza e Manaus. Problema Geral: A importância de determinar o tamanho ideal das equipes de APS para garantir serviços de qualidade, considerando a demanda e as particularidades locais, dada a vasta extensão e heterogeneidade do Brasil. Questão Específica: Como dimensionar adequadamente as equipes de profissionais de saúde na APS, levando em conta fatores como demanda, características do território e normas do Ministério da Saúde? Evidências de Plausibilidade: A pesquisa utilizará entrevistas, análise de dados secundários, prontuários eletrônicos e modelos estatísticos para embasar o dimensionamento das equipes. Estratégia Metodológica: O projeto será dividido em quatro etapas, incluindo a construção de indicadores, análise de prontuários eletrônicos, construção do modelo final e estimação dos gastos esperados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026
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Allan Erlikhman Medeiros Santos

Engenharias

Engenharia Civil
  • avaliação da susceptibilidade à ruptura de taludes e escavações subterrâneas com uso de ferramentas de inteligência artificial
  • Este projeto de pesquisa busca desenvolver sistemas avançados de avaliação da susceptibilidade à ruptura de taludes e escavações subterrâneas por meio de técnicas de inteligência artificial, visando reduzir riscos e aprimorar a gestão de áreas suscetíveis a deslizamentos geotécnicos. Com o aumento da intensidade dos períodos chuvosos e a expansão urbana desordenada, a instabilidade geotécnica tornou-se mais frequente e preocupante. A pesquisa concentrar-se-á na análise de dados geotécnicos coletados em trabalhos de campo e ensaios experimentais, utilizando modelos de inteligência artificial para quantificar incertezas e produzir sistemas de avaliação e mapas de susceptibilidade mais confiáveis. A instabilidade de taludes e escavações é uma questão de extrema relevância em engenharia geotécnica, e a necessidade de metodologias mais robustas e confiáveis é crucial para mitigar riscos e proteger vidas e infraestruturas. A literatura científica e o avanço tecnológico no campo da inteligência artificial demonstram que a análise de dados geotécnicos por meio dessas técnicas pode revelar padrões complexos e oferecer informações mais confiáveis sobre a susceptibilidade à ruptura. A aplicação dessas técnicas será direcionada ao estado de Minas Gerais, conhecido por seu relevo acidentado e padrões de chuvas bem definidos, propensos a deslizamentos de terra em ambientes urbanos, atividades de mineração e infraestrutura rodoviária e ferroviária. Espera-se que os resultados obtidos, com informações mais precisas, subsidiem decisões de engenharia e melhorem o planejamento territorial em áreas suscetíveis a rupturas, contribuindo para a gestão de riscos geológicos tanto em âmbito local quanto global. Este projeto busca avançar o conhecimento científico e tecnológico na área de geotecnia, fornecendo uma abordagem mais eficaz e segura para lidar com deslizamentos de terra e contribuindo para a prevenção e mitigação de desastres naturais relacionados.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Allene Carvalho Lage

Ciências Humanas

Educação
  • espelhos epistemológicos das práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores(as) dos movimentos sociais de pernambuco
  • Esta investigação parte da seguinte questão-problema que orientará os caminhos investigativos: Que convergências, especificidades e diálogos podem existir entre as práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores/as dos diferentes movimentos sociais de Pernambuco? Mediante este problema da pesquisa, o objetivo geral é: Refletir sobre as convergências, especificidades e diálogos que podem existir entre as práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores/as dos diferentes movimentos sociais de Pernambuco. Dentre os objetivos específicos, podemos destacar os seguintes, considerando, a delimitação deste projeto: i) Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; ii) Identificar e analisar as convergências entre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; iii) Identificar e analisar as especificidades das práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; iv) Identificar e analisar desafios pedagógicos enfrentados nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco. O aporte metodológico desta investigação define-se por uma pesquisa qualitativa, com estudo articulado e comparado, no sentido de estabelecer pontes para o diálogo entre as experiências (Lage, 2005). Tomamos como objeto de estudo quatro organizações: 2 movimentos sociais e 3 ONGs de Pernambuco, a saber: Coletivo LGBT do MST-PE, Mulheres Arpilleristas do Movimento de Atingidos por Barragens - MAB-PE, Instituto Papai (Recife), Mães da Resistência (Recife) e CEPA (Caruaru).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 26/12/2023-31/12/2026
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Allyne Fortes Vitor

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • elaboração, validaçâo e implementação de teorias e tecnologias na gestão do cuidado em condições crônicas: colaboração brasil-espanha
  • Esta proposta de pesquisa versa sobre a elaboração, validação e implementação de teorias e tecnologias na gestão do cuidado na tríade paciente-cuidador-trabalhador da enfermagem no contexto das doenças crônicas. Apresenta uma vertente teórica sobre a concepção de teorias e uma dimensão prática, com o desenvolvimento de cinco protocolos assistenciais por meio do processo de enfermagem, além de um aplicativo móvel com uso de elementos taxonômicos para gestão do cuidado de pacientes com doenças crônicas. O problema geral pauta-se no impacto que a cronicidade provoca para além do indivíduo cuidado, que inclui o desgaste na saúde de cuidadores e profisionais, a demanda da translação do conhecimento ora produzido para implementar e testar teorias e tecnologias em contextos de saúde mais específicos a fim avaliar seu impacto e assim, favorecer o avanço na qualidade dos serviços. Em virtude de resultados anteriores, gerou-se a seguinte hipótese principal: as evidências geradas a partir de teorias de médio alcance e de tecnologias assistenciais são válidas para melhoria da gestão do cuidado na tríade “paciente-cuidador-trabalhadores da Enfermagem” no contexto das doenças crônicas. Evidências recentes demonstram que, por meio deste tipo de estudo é possível verificar barreiras e dificultadores à utilização nos cuidados de rotina, refinar teorias e tecnologias assistenciais, adequando-as ao contexto, além de possibilitar a elaboração de estratégias de implementação e avaliação de seu impacto, .reforçando assim a plausibilidade da hipótese a ser testada (Stover, 2021;Jones et al., 2022; Sharpe et al., 2023). Serão realizadas três grandes etapas: validação das teorias de médio alcance de enfermagem (validação teórico-causal e acurácia diagnóstica),elaboração de protocolos assistenciais baseados nas melhores evidências, refinamento e testagem do conteúdo e da usabilidade do aplicativo móvel e implementação em serviços de referência no ensino e cuidado no contexto da cronicidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
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Allyson Carvalho de Araújo

Ciências Humanas

Educação
  • consumo, produção e colaboração: experimentos pedagógicos de recursos educacionais digitais com professores de educação física do rio grande do norte
  • Desde 2017, os editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático contemplam os recursos educacionais digitais (REDs) na Educação Básica. Sendo objeto relativamente novo na realidade educacional brasileira, os REDs têm sua criação e circulação pouco explorada pelas políticas públicas e literatura, incorrendo no risco de percorrer o histórico conteudista e centralizado em mercado editorial privado. Em contraponto, temos inúmeras experiências positivas em que professores, mesmo sem uma diretriz e de forma assistemática, criam e disponibilizam REDs de forma eficaz. Indaga-se de que forma a criação de um processo sistemático para a criação de REDs e sua inclusão na formação continuada de professores pode desencadear o desenvolvimento de competências digitais para professores, ao passo que amplia o horizonte de usos pedagógicos dos REDs. Apostando no professor não apenas como usuário de materiais didáticos, este projeto tem como objetivo identificar e sistematizar processos de criação de REDs, bem como descrever sua operacionalização junto a comunidades formativas de professores, com foco na produção, uso e partilha de experiências pedagógicas. Temos como hipótese que tais processos colaborativos podem promover não somente incremento na usabilidade do material didático, como também um processo formativo do professor em suas competências digitais. De abordagem qualitativa, o projeto abarcar duas fases. A primeira refere-se a uma revisão sistemática das diferentes experiências de criação de REDs, seguida do emprego da técnica Delphi, que busca elaborar indicadores de consenso coletivo por meio de consulta sistemática à especialistas do campo. A segunda adere à pesquisa-ação, incluindo oficinas sobre criação de REDs, construção de protótipos por docentes e sua experimentação e análise na Educação Básica. Ao longo do projeto será desenvolvida uma plataforma digital para registro da produção, uso e partilhas dos REDs, sendo um espaço colaborativo entre professores.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026
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Allyson Nogueira Moreira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • papel do supressor de sinalização de citocina-2 (socs-2) na remodelação óssea maxilar: modelo experimental animal
  • Os supressores de sinalização de citocinas (SOCS) são um grupo recentemente descoberto de proteínas que têm a capacidade para regular a sinalização de citocinas. O supressor de sinalização de citocina-2 (SOCS-2) é expresso por muitas células, incluindo osteoblastos. Estudos in vitro têm mostrado que SOCS-2 inibe a transdução de sinal induzida por várias citocinas. No entanto, pouco se sabe sobre o efeito das SOCS-2 nos ossos e suas células, os osteoblastos e osteoclastos, principalmente em se tratando dos ossos maxilares. Na Clínica Odontologia os ossos maxilares são de fundamental importância funcional e estética para suporte dentário e de implantes, na movimentação dentária ortodôntica, suporte periodontal, e acomodação de biomateriais dentre outras. A compressão de moléculas envolvidas o processo de remodelação óssea é de primordial para a saúde bucal. Este estudo tem como objetivo investigar o papel das SOCS2 no processo de remodelação óssea da maxila utilizando-se animais e raiz dental para o receptor de SOCS2, e avaliar a influência da SOCS2 na diferenciação e ativação de osteoblastos e osteoclastos in vitro. Serão utilizados camundongos machos e femeaselvagens (WT) ou knockout para SOCS-2 (SOCS2-/-) aonde serão submetidos a dois diferentes estímulos de remodelação óssea maxilar (movimentação dentária ortodôntica - OTM [remodelação intramembranoso] e expansão rápida da maxila (DRM) [remodelação do tipo endocondral]). Após a indução da OTM (12 dias) ou DRM (7 dias), os ossos maxilares e fêmures serão obtidos por dissecação e será realizada análise histomorfométrica, análise por micro-tomografia computadorizada (uCT), ensaio biomecânico, ELISA e análise molecular por qPCR. Células da medula óssea de animais WT e SOCS-2 serão diferenciadas em osteoblastos e osteoclastos para avaliar o papel desta molécula nas células ósseas. Os dados obtidos poderão ser úteis para conduzir futuras estratégias terapêuticas na modulação da perda óssea associada à remodelação ósse
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
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Allysson Viana Martins

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • desinformação contra povos originários: combate à mentira sobre indígenas brasileiros pelas agências digitais de checagem de fatos
  • Com o espalhamento de informações na internet, sobretudo nas redes sociais, a desinformação se mostrou um fenômeno social que precisa ser combatido, principalmente porque não se reduz a fixar informações mentirosas na mente das pessoas, mas ainda por estimular ações danosas, física ou virtualmente. O problema tem sido enfrentado, por exemplo, a partir da constante verificação de informações, realizada pelas agências de checagem de fatos, as fact-checking, que se proliferam em sites vinculados às empresas jornalísticas. Em tempos de descrédito e constantes ataques, contrariamente, não só o trabalho dos jornalistas ganha relevância, como também o das agências que empregam suas técnicas. Nossa intenção com esta pesquisa não é focar no impacto das fake news nos interatores dessas informações imprecisas, mas no processo de produção empreendido para combatê-las pelas agências de checagem, pois os impactos da desinformação vão além da confusão entre o que é verdade ou mentira. No caso dos povos originários do Brasil, pode até causar o seu genocídio com conivência de uma população que foi desinformada e, portanto, demonstra-se desinteressada por suas causas – que também são nossas – e até pela manutenção de sua cultura e, em última instância, sua vida. Desta forma, verificaremos quais são os padrões das fake news e do fact-checking em relação à desinformação propagada sobre os povos originários brasileiros e checada pelas agências, além de ouvir os próprios indígenas. Embora o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro não tenha dado atenção às demandas indígenas, muitas vezes desconsiderando os seus modos de vida e sua importância para nossa sociedade, é possível observar que na agência Lupa, por exemplo, as checagens em torno dos povos originários aconteceu mais durante sua campanha vencedora. Como metodologia, utilizaremos o enquadramento midiático a partir de Entman (1993) e de seus quatro elementos: definição, interpretação, avaliação e recomendação.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Almir Rogério Silva Santos

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • aspectos topológicos, geométricos e algébricos de variedades diferenciáveis
  • Criada em 2011, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), somente nos últimos anos é que a linha de pesquisa em Geometria Diferencial passou a ser representativa dentro do programa. Vale destacar que a contratação de pesquisadores em geometria foi um fator fundamental para esse desenvolvimento. Este projeto tem como um de seus principais objetivos a consolidação do grupo de pesquisa em Geometria Diferencial da UFS no que diz respeito à formação de recursos humanos e à produção de artigos científicos. Durante a vigência deste projeto, teremos como foco problemas importantes para a melhor compreensão das variedades e suas propriedades topológicas e geométricas, bem como problemas provenientes da Geometria Hiperbólica. Embora o interesse da equipe seja problemas de geometria diferencial de uma forma geral, os principais temas abordados neste projeto serão: deformações de métricas Riemannianas, tais como deformações conformes; problemas de hipersuperfícies com bordo livre, que são hipersuperfícies mínimas que intersectam a fronteira de uma variedade ortogonalmente; sólitons de fluxos geométricos, que são soluções auto similares do fluxo; problemas de geometria hiperbólica, mais especificamente de variedades aritméticas, que envolvem o estudo de invariantes métricos tais como sístole, diâmetro, gap espectral, volume e suas múltiplas relações. Enfatizamos que os problemas que pretendemos abordar são provenientes de temas relevantes de pesquisas recentes na área da Análise Geométrica e da Geometria Hiperbólica. O proponente deste projeto possui experiência em Geometria Diferencial, em especial em Análise Geométrica, tendo publicado nos últimos anos artigos em importantes revistas de circulação internacional. A equipe do projeto é composta por pesquisadores de instituições do país e do exterior, com experiência nos temas de pesquisa propostos: UFAL, UFC, UFF, UFS, UFPR e da Universidad de Chile.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026