Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Chile
Coréia do Sul
Estados Unidos
França
Inglaterra
Portugal
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Não Informado
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA
ASSOCIACAO INSTITUTO TECNOLOGICO VALE - ITV
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a
Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
BIOMTEC TECNOLOGIAS EM BIOMATERIAIS LTDA
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro Cerâmico do Brasil
Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
ESTADO DA BAHIA
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO DOM CABRAL
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
IBRV - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
Inha University
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - IATI
Instituto Biológico
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Museus
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Ciência na Rua
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto de Aeronáutica e Espaço
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia do Paraná
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Iowa State University
Laboratório Nacional de Computação Científica
Laboratório Nacional de Energia e Geologia
MAGTECH SOLUCOES EM NANOPARTICULAS MAGNETICAS LTDA
Museu da Amazonia
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de História Natural Capão da Imbuia
Museu Paraense Emílio Goeldi
NANOVIEW NANOTECNOLOGIA LTDA
Pontificia Universidad Católica de Chile
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Canoas
Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Olinda
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP
S B I
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
SECRETARIA DE ESTADO DA CIENCIA, TECNOLOGIA, INOVACAO E ENSINO SUPERIOR
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Pi
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina
SENAI - Departamento Regional do Paraná
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro
Superintendencia de Vigilancia em Saude do Amapá
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Minho
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondonópolis
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade La Salle - Canoas
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SAO CAETANO DO SUL
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Vale do Rio Doce
University of London
Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Demografia
Desenho Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Segurança Contra Incêndio
Serviço Social
Sociologia
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Iraildes Pereira Assuncao
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
apoio à formação de doutores em áreas estratégica na ufal
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
Wed Mar 18 00:00:00 BRT 2020-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Iraneide Soares da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
obereri - olimpíada brasileira de relações étnico-raciais, afro-brasileiras, africanas e indígenas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a - DF - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Irene Gyongyver Heidemarie Lorand-Metze
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dna circulante tumoral como forma de classificação genética, estratificação de risco e acompanhamento de pacientes com linfoma difuso de grandes células b
Resumo:
No Brasil, estima-se que ocorreram mais de 12.000 novos casos de linfoma não Hodgkin (LNH) em 2020, sendo a oitava neoplasia mais frequente em homens e a décima em mulheres (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, 2019). O linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) é o subtipo mais frequente e em torno de 60% destes pacientes são curados com tratamento convencional. Pacientes refratários, independente das próximas linhas terapêuticas escolhidas, tem uma sobrevida global mediana inferior a sete meses (Crump, Neelapu et al. 2017). Portanto, um dos grandes problemas no tratamento desses pacientes é a não resposta a terapia de primeira linha. DNA livre circulante são fragmentos de DNA dentro da corrente sanguínea. No câncer foi demonstrada sua correlação com a presença de neoplasia ativa, na forma de DNA circulante tumoral (ctDNA), e tem tido destaque clínico pela capacidade de diagnóstico e acompanhamento (Hao, Shi et al. 2014). A análise do ctDNA por técnicas utilizando sequenciamento de nova geração (NGS) é capaz de detectar as mutações associadas ao LDGCB com alta sensibilidade e especificidade, quando comparada à biópsia (Rossi, Diop et al. 2017). Isso permite a genotipagem do tumor individualmente para cada paciente sem a necessidade da biópsia tecidual. Além disso, o ctDNA é capaz de monitorar a resposta ao tratamento e, principalmente, predizer quais pacientes não responderão de maneira adequada (Wu, Lu et al. 2019). Com a análise do ctDNA em diferentes momentos (ao diagnóstico, no meio do tratamento quimioterápico, ao seu término e como acompanhamento), esperamos: auxiliar na caracterização genotípica desse câncer em pacientes brasileiros; correlacionar com outros parâmetros e traçar modelos prognósticos; estabelecer uma plataforma para estudos clínicos nos casos de maior risco; contribuir no cuidado de pacientes do SUS com LDGCB.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 06 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Irina Naskova Nasteva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede de pesquisa - detecção de neutrinos de reator com skipper-ccds no experimento connie
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Dec 28 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Irineu Antônio Schadach de Brum
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
processamento de minério de cobre sulfetado utilizando pré-concentradores
Resumo:
Cada vez mais a indústria mineral enfrenta problemas relacionados ao processamento de minérios de baixo teor e/ou complexos. Estes sistemas minerais exigem o manuseio, tratamento e descarte de grande volumes de materiais, o que normalmente resulta em consumos de água e energia elevados, usinas maiores e a necessidade de grandes área de descartes de resíduos (estéril e rejeitos). Todos estes fatores levam a relevantes impactos ao meio ambiente e, em particular, elevado consumo de água. Com base nessa realidade, estudos de pré-concentração mineral têm se tornado uma alternativa importante para sistemas de processamento, objetivando, em diferentes etapas do processo, a redução da massa de material pobre em componentes de valor e maior seletividade. Com isso a capacidade dos equipamentos é otimizada e se pode obter a redução do consumo de água e energia. Este projeto buscará analisar possíveis rotas para o processamento de minério sulfetado de cobre no munícipio de Caçapava do Sul/RS. Esta região possui histórico e forte potencial para a exploração de metais a partir de sulfetos, sendo que atualmente se tem buscado vencer barreiras de aceitação social e ambiental através da implantação de empreendimentos mineiros com o que há de mais moderno e inovador no segmento da mineração e conservação ambiental. O estudo visa avaliar diferentes sistemas de pré-concentração como jigagem, centrífuga e ore sorting que melhor se ajustem ao minério de cobre, resultando em qualificação da alimentação em diferentes etapa do circuito. Como resultados são esperados a identificação dos melhores sistemas/equipamentos de pré-concentração, análise de eficiência em função de diferentes faixas granulométricas, parâmetros operacionais e de separação (teor e recuperação). Ao final serão avaliados os impactos na etapa de flotação, comparando os cenários de flotação com e sem pré-concentração. Com os resultados obtidos, se buscará propor o fluxograma de beneficiamento para uma usina otimizada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Thu Dec 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Iris Verena Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cativeiro estatístico: currículo, expulsão escolar e genocídio da juventude negra.
Resumo:
Este projeto de pesquisa propõe recolocar o problema do racismo no currículo, tanto do ponto de vista teórico quanto do enfrentamento pelas políticas públicas em educação. Para tanto, parte da dupla conexão de violência que atinge jovens meninos negros: os indicadores educacionais de abandono, evasão e distorção idade-série e o perfil dos assassinados pelas políticas de segurança pública dos estados da Bahia e Rio de Janeiro. A proposta envolve a articulação de uma rede internacional de pesquisadores em currículo implicados em realizar uma leitura à contrapelo, informada pelo pensamento negro radical, complicada por formulações neomateralistas feministas, do cativeiro estatístico. Esta expressão título explora a impossibilidade de uma analítica do racismo nos currículos de maneira progressiva e linear no tempo bem como interroga fixações produzidas sobre jovens meninos negros, por vezes lidos como estudantes-problema dos muros para dentro e como envolvidos dos muros para fora da escola. Metodologicamente, a pesquisa traça cenas performativas, nas quais índices de violência e segurança pública e diferentes indicadores educacionais dos dois estados serão emaranhados e difratados a partir de diferentes suportes semióticos (discursos na imprensa, narrativas literárias e artísticas). Ao interrogar as conexões entre raça, temporalidade e ontologia humanista, o projeto espera contribuir com teorizações curriculares que destacam a escola como espaço de negociação com a alteridade, mesmo diante das tentativas de obliteração da diferença. Trata-se de recolocar o genocídio da juventude negra como um questionamento ontológico à condição de estudante, ao currículo e à educação ao estabelecer uma relação entre violência, luto e a escolarização de jovens meninos negros.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Irlon Maciel Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo de microrganismos isolados de ambientes amazônicos como biocatalisadores na obtenção de moléculas orgânicas bioativas
Resumo:
O patrimônio biológico do Brasil destaca-se como estratégico para a exploração de novos microrganismos com características para diversas aplicações biotecnológicas, entre elas a biotransformação de compostos orgânicos. Contudo, essa enorme biodiversidade, especialmente na Amazônia, não se traduz em número de estudos publicados envolvendo células totais ou enzimas de fungos capazes de biotransformarem compostos orgânicos, tornando-se um assunto, cientificamente, sub-explorado. Portanto, o projeto visa explorar o potencial enzimático de fungos filamentosos, isolados de ambientes amazônicos, na biotransformação de compostos orgânicos (de elevado valor agregado) demandados pela indústria química e farmacêuticas. Inicialmente, as linhagens que serão utilizadas neste projeto já fazem parte da Micoteca do Laboratório de Biocatálise e Síntese Orgânica Aplicada (UNIFAP) e da Micoteca do Laboratório de Síntese Orgânica e Aplicações Biotecnológicas (LASOAB), as quais foram isoladas de diferentes locais: solo de atividade miniredora, amêndoas de Bertholletia excelsa; isolados do solo de área de floresta e isolados de lagoa de rejeitos de minério. O processo de biotransformação, bem como isolamento e elucidação estrutural, dos compostos de origem naturais ou sintéticos, empregados no projeto, serão preparados seguindo metodologia já estabelecida pelo grupo de pesquisa. Assim, espera-se obter de forma pioneira, a descrição de novas rotas biocatalíticas na obtenção de moléculas, importantes moléculas, além disso, o financiamento deste projeto promoverá a formação de recursos humanos qualificados para atuar na química sustentável com setores transversais ao projeto (governo, universidade e iniciativa privada).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
Vigência:
Thu Feb 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Isabel Alves dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
abelhas polinizadoras de espécies frutíferas de myrtaceae
Resumo:
Os serviços ecossistêmicos prestados pelos polinizadores beneficiam diretamente a humanidade com alimentos, produtos medicinais, além de manter a variabilidade genética de populações de plantas nativas que sustentam a biodiversidade e demais funções ecossistêmicas. No Brasil, os serviços de polinização ganham valores econômicos próximos de 12 bilhões de dólares por ano quando relacionados à produção de alimentos. As abelhas são os principais polinizadores de Angiospermas em áreas de vegetação natural e de cultivos agrícolas. Muitas espécies de Myrtaceae nativas são de importância econômica, seus principais polinizadores são as abelhas, no entanto, poucos trabalhos abordam a efetividade dos polinizadores. Além disso, a maioria dos estudos não registrou as observações dos visitantes florais durante o crepúsculo, o período da antese floral de muitas espécies de Myrtaceae. Como consequência, boa parte das abelhas noturnas e crepusculares deixaram de ser contabilizadas. Algumas espécies de Myrtaceae dependem exclusivamente de polinizadores específicos como abelhas noturnas, mas outras são polinizadas por abelhas diurnas e/ou generalistas. O presente projeto vai estudar a polinização de cinco espécies de Myrtaceae com importância econômica, em área de cultivo, são elas: sete-capotes (Campomanesia guazumifolia), Campomanesia pubescens (gabiroba), Eugenia brasiliensis (grumixama), E. dysenterica (cagaita) e E. pyriformis (uvaia). Essas espécies são empregadas em cultivos regionais e locais, seus frutos são consumidos in natura, mas também são utilizados em sorvetes, doces e bebidas. Nossa proposta de projeto envolve estudos de polinização e de, comunicação planta-polinizador (canais visuais e olfativos), bem como experimentos para aumentar a produção dos frutos e valoração dos serviços ecossistêmicos prestados pelos polinizadores.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Thu Aug 04 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ensino de argumentação a serviço da emancipação humana em tempos pós-pandêmicos
Resumo:
O ensino de argumentação em disciplinas de línguas e de ciências é objeto de pesquisa nas Américas e na Europa há mais de vinte anos e as propostas apresentadas voltam-se ao processo de persuasão (retórica), o procedimento da argumentação (dialética) e/ou o seu produto (lógica). Com raras exceções, visam discutir estratégias pedagógicas para promover a emancipação humana, negligenciando que a argumentação é um processo social e dinâmico, que promove o engajamento dos sujeitos em um tipo de pensar, construir e criticar o conhecimento que não acontece sem haver orientação apropriada a esse escopo. Após a pandemia de covid-19, Brasil e Argentina registraram aprofundamento das assimetrias educacionais em todos os níveis de ensino, o que têm solicitado a construção de conhecimentos específicos para sustentar ações formativas de docentes e discentes. Alinhando-se ao ODS n. 4, este projeto propõe: 1. mapear princípios para compor currículos para a educação básica e ensino superior; 2. identificar desafios argumentativos na escrita acadêmica; 3. cartografar práticas pedagógicas, para reconhecer propostas de ações voltadas ao agir em sociedade; 4. associar conteúdos multidisciplinares da argumentação às metodologias ativas de ensino e aprendizagem; 5. propor metodologias síncronas e assíncronas para a aprendizagem da argumentação e da autorregulação da aprendizagem. Parte-se da hipótese de que a aprendizagem ecológica, intercultural e interdisciplinar desenvolve capacidades transversais que colaboram com a organização de espaços sociais favoráveis ao desenvolvimento da argumentação em ambiente formal e ao efetivo uso da linguagem entre sujeitos em interação. Trata-se de um projeto de base teórico-prática, cuja base atende a exames bibliográfico, documental e analítico. Espera-se fornecer subsídios para a elaboração de propostas de ensino da argumentação comprometidas com a humanização e a educação emancipatória a subsidiar as práticas docentes nos dois países
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
Thu Jan 25 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Isabel de Camargo Neves Sacco
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
implementação de uma intervenção contextualmente adequada na atenção básica para o cuidado dos pés de pessoas com diabetes - focain
Resumo:
Diabetes (DM) é um grave problema de saúde pública, afetando a qualidade de vida. A prevenção às úlceras e amputações resultantes ainda são negligenciadas no SUS. A mortalidade em 5anos de pessoas com úlceras supera o câncer de mama, cujas políticas públicas são robustas, diferentemente das políticas para prevenção de úlceras, apesar de recomendações internacionais para exercícios para os pés. A lacuna entre pesquisa acadêmica e prática clínica é preocupante, e o FOCAIN, fundamentado na ciência da implementação, visa preencher essa lacuna, incorporando estratégias preventivas eficazes baseadas em evidências. O FOCAIN é um estudo híbrido do tipo 2 implementação-efetividade que testará simultaneamente uma intervenção clínica e a estratégia de implementação na atenção básica de Limeira. Implementaremos ações educativas de autocuidado e um programa de exercícios para os pés para a prevenção de úlceras junto à linha de cuidado do DM Tipo 2 no Adulto, adequando-os ao contexto local, capacitando os profissionais de saúde e monitorando o alcance, a adesão e os desfechos relacionados à DM e de qualidade de vida. Na fase 1, de pré-implementação, os facilitadores e barreiras para a implementação serão estudados e o time de implementação será constituído. Na fase 2, o time estruturará as ações para a implementação da intervenção adequando-a ao contexto definido na fase 1, elaborando a capacitação dos profissionais de saúde quanto à intervenção clínica. Na fase 3, a intervenção clínica estruturada por meio de uma cartilha ou de um software com um programa de exercícios para os pés terá sua implementação e efetividade testadas por meio de um ensaio clínico controlado randomizado por clusters em 12 semanas. O alcance, a adoção e a implementação serão avaliadas pelo RE-AIM. Na fase 4, prevemos a manutenção e ampliação das ações, promovendo o compartilhamento da experiência com outras instituições públicas da região, alavancando e facilitando a implementação para outros municípios.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo da mudança linguística em tempo real: ampliação do banco de dados de fala do projeto varsul
Resumo:
O projeto de pesquisa Estudo da mudança linguística em tempo real: ampliação do Banco de Dados de Fala do Projeto VARSUL tem como principal objetivo a ampliação da Amostra Base VARSUL das capitais da Região Sul do país Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba constituída nos anos 1990 do século XX, com o intuito de realizar estudos de mudança em tempo real. A proposta abrange dois tipos de estudos: de painel e de tendência. No primeiro caso, pretende-se obter regravações com os mesmos informantes da Amostra Base das capitais, visando a verificar o comportamento linguístico desses indivíduos. No segundo caso, pretende-se proceder à constituição de uma nova amostra de fala das capitais, de acordo com os mesmos parâmetros estratificados da Amostra Base: etnia/colonização, sexo, faixa etária e escolaridade, visando a verificar o comportamento linguístico da comunidade. A fim de garantir a comparabilidade das amostras de fala, todas as entrevistas obedecerão aos procedimentos utilizados na constituição da Amostra Base, os quais se fundamentam na metodologia da sociolinguística variacionista (conforme Weinreich, Labov e Herzog (1968), Labov 1994, 2008 [1972]). As principais contribuições científicas e tecnológicas deste projeto de pesquisa que considera, sobretudo, a fala de comunidades urbanas, podem ser organizadas em duas grandes frentes: uma relacionada à ampliação da amostra do banco de dados VARSUL, seguida de armazenamento, transcrição e disponibilização das entrevistas, e outra relacionada à descrição e análise de fenômenos linguísticos em variação e/ou mudança, com base em estudos de painel e de tendência. Além da produção de conhecimento científico, ressaltamos a contribuição social deste projeto na formação de novos pesquisadores na área de Linguística, dando continuidade ao trabalho realizado pelo Projeto VARSUL nos últimos trinta anos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Isabela Brandão Furtado
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas públicas para promoção de saúde materno infantil no brasil: mapeamento das intervenções e evidências de resultados alcançados
Resumo:
A saúde ao nascer tem sido foco de estudo e objeto de elaboração de políticas públicas pela constante associação com a piora da saúde neonatal e mortalidade infantil. Adicionalmente, um corpo crescente de literatura econômica, tem enfatizado que a saúde ao nascer pode ter efeitos não apenas de curto prazo (saúde neonatal e infantil), mas também efeitos de médio e longo prazo medidos pelos resultados educacionais e condição socioeconômica na vida adulta. Por outro lado, a literatura econômica também tem mostrado que investimentos em saúde e educação feitos principalmente até os 3 anos possuem alto retorno e estão fortemente associados a melhores resultados socioeconômicos na vida adulta. Assim, os efeitos futuros de uma condição frágil de saúde ao nascer podem ser mitigados com esforços e políticas adequadas, promovendo maior igualdade de oportunidade para todos. Nas últimas décadas, uma série de políticas de promoção de saúde materno infantil têm sido implementadas no Brasil (ex: Rede Cegonha, Criança Feliz, Rede Mãe Paulistana, Mãe Coruja Recife etc.). Mas há pouca evidência sistematizada sobre os resultados efetivamente alcançados por esses programas. Este projeto objetiva criar um mapa de evidência das políticas de saúde materno-infantil implementadas no Brasil a nível nacional, estadual e municipal a partir de 2000. Tal mapa irá sistematizar as ações (intervenções) realizadas, os resultados desejados, os resultados efetivamente alcançados para as políticas em que foi conduzida uma avaliação e indicar ausência de avaliação quando for o caso. O mapa é ponto de partida para 4 aplicações futuras: 1) estudos voltados a melhor compreensão do papel dessas políticas para mitigar os efeitos da saúde ao nascer no longo prazo no Brasil; 2) servir de guia para gestores públicos identificar políticas que são bem-sucedidas; 3) orientar os gestores públicos no redesenho de políticas ineficazes; 4) apoiar na avalição de impacto de políticas que ainda não foram avaliada
Instituição/UF/País:
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Isabela Galarda Varassin
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
síntese do conhecimento das interações planta-polinizador nos biomas brasileiros
Resumo:
A síntese de dados biológicos é área prioritária em ciência da biodiversidade, e representa o primeiro passo para orientar a conservação da biodiversidade, informar o planejamento de políticas e desenvolver estratégias de gestão sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Nessa proposta, iremos compilar e padronizar os dados publicados sobre as interações planta-polinizador para o Brasil e organizá-los na base de dados online da Rede Brasileira de Interação Planta-Polinizador (REBIPP). A partir disso, identificaremos os vieses e lacunas de conhecimento espacial de interações planta-polinizador em cada bioma; avaliaremos as espécies chave nas redes de interação em cada bioma; investigaremos os padrões de distribuição espacial potenciais e em cenários futuros de mudanças climáticas de polinizadores ameaçados de extinção. Por fim, mapearemos os papeis das espécies ameaçadas na metarede com os valores de adequabilidade climática atual e em cenários futuros para avaliar onde o papel na rede será mantido e onde terá chance de ser extirpado da comunidade. Apesar de ser uma tarefa grande, a equipe apresenta parcerias de longa data como BPBES-REBIPP com o Relatório temático sobre polinização, polinizadores e produção de alimentos no país e e a criação do padrões para dados e metadados de interações planta-polinizador, os projetos SURPASS-FAPESP, SPIN-SinBiose-CNPq e projeto Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Informações sobre Interações Planta-Polinizador" (JBRJ e Granado). A proposta resultará na habilitação da comunidade de cientistas brasileiros a produzir dados estandardizados e disponibilizados publicamente na base de dados da REBIPP. Com a geração dos diagnósticos, mapas e disponibilização de dados públicos, espera-se também atingir vários públicos, desde apicultores como os gestores públicos de órgãos ambientais, como o IBAMA e o ICMBio.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Isabela Heineck
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo multicêntrico sobre a farmacovigilância no ensino e em serviços de farmácia
Resumo:
A farmacovigilância compreende as atividades relativas à identificação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer outro problema relacionado ao uso dos medicamentos. É um dos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Farmácia/ 2017 e uma das responsabilidades atribuídas ao profissional farmacêutico pela Lei nº 13.021/14. Além desses dispositivos, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, criado por meio da Portaria MS/GM nº 529/2013 e a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa RDC n°36/2013 estimulam ações para qualificar o ensino de graduação e pós, a estruturação dos serviços de saúde e o desenvolvimento de atividades voltadas à segurança do paciente. Neste contexto, este estudo pretende traçar um panorama do ensino da farmacovigilância nos cursos de farmácia, bem como das atividades relativas a esse tema nos serviços, considerando os três níveis de atenção à saúde. O estudo, com desenho transversal, será realizado em duas etapas. A Etapa I, relacionada ao ensino, prevê o envio de um questionário semiestruturado para preenchimento de forma remota pelas coordenações dos cursos de farmácia do Brasil. A Etapa II prevê a realização de um estudo multicêntrico com aplicação in loco de questionário semiestruturado em uma amostra de serviços de farmácia de diferentes níveis de atenção à saúde. A coleta de dados será realizada nas cidades dos centros de pesquisa participantes, a saber: Porto Alegre (UFRGS), Alfenas (UNIFAL), Brasília (UNB) e Vila Velha (UVV). O diagnóstico permitirá verificar se as políticas públicas estão sendo observadas pelas Instituições de Ensino Superior e pelos Serviços de Farmácia nos diferentes níveis de atenção, além de subsidiar ações para qualificar ensino e atividade profissional relativas à farmacovigilância e a segurança do paciente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Sun Dec 24 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Isabela Maia Toaldo Fedrigo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biodisponibilidade e bioatividade em células humanas de fenólicos e proteínas de frutas tropicais e leguminosas como alimentos básicos brasileiros sob uma perspectiva de segurança alimentar e nutricional
Resumo:
Saúde e bem-estar são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As leguminosas e as frutas contribuem para uma alimentação e vida saudáveis, sendo fontes de proteínas e compostos fenólicos antioxidantes. O Brasil insere-se hoje num novo cenário de Alimentação-Saúde, como premissa da Segurança Alimentar e Nutricional das populações. Sabe-se que interações entre componentes dos alimentos como proteínas e fenólicos podem interferir na sua bioacessibilidade e, consequentemente, em suas propriedades nutricionais e bioativas. O objetivo deste projeto é investigar os efeitos biológicos e interações com potencial em saúde de proteínas vegetais e fenólicos de alimentos básicos tradicionalmente brasileiros como o feijão, a lentilha e as frutas tropicais abacaxi, laranja e limão, empregando estudos de digestão e codigestão in vitro, bioacessibilidade, biodisponibilidade e bioatividade em células humanas. A proposta visa valorizar essas culturas essenciais no contexto social brasileiro e aproximar a pesquisa brasileira de tendências internacionais, em que cada vez mais fazem-se necessárias evidências biológicas para a definição de reais efeitos bioativos. A hipótese norteadora do projeto baseia-se nos efeitos de interação entre fenólicos e proteínas, que poderiam modular a ação biológica dessas substâncias a partir de sinergismos durante a digestão. Esses efeitos são desconhecidos em relação a alimentos básicos e disseminados na alimentação brasileira, como o feijão, a lentilha e as frutas tropicais. As atividades do projeto incluem a caracterização da composição fenólica antioxidante e do perfil proteico e peptídico das amostras e das frações bioacessíveis e biodisponíveis obtidas nos ensaios de digestão in vitro e de transporte celular em células Caco-2, empregando métodos espectrofotométricos, CLAE-DAD e eletroforese SDS-PAGE. A bioatividade das frações biodisponíveis será testada em células humanas de tecidos-alvos, como células intestinais, hepáticas e endoteliais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Isabele da Costa Angelo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
implicações de fungos entomopatogênicos na resposta imune do carrapato dos bovinos e mosquito da dengue
Resumo:
O carrapato Rhipicephalus microplus e o mosquito Aedes aegypti são vetores de importância na Medicina Veterinária e na Saúde Pública. O parasitismo causado por R. microplus representa um dos principais problemas para a pecuária brasileira, especialmente para a cadeia de produção de leite e derivados, incluindo a transmissão de patógenos que causam doenças e morte dos animais e a resistência à maioria dos compostos sintéticos disponíveis. No Brasil, os prejuízos decorrentes do seu parasitismo e controle foram estimados em mais de 3 bilhões de dólares/ano. A. aegypti transmite patógenos que causam doenças que impactam diretamente a economia do Brasil gerando danos econômicos, sociais e um aumento significativo dos gastos com saúde. O controle desses vetores com fungos entomopatogênicos (FEPs) se mostra promissor por sua alta especificidade parasitária, elevada virulência e alto potencial de aplicabilidade, além de não causarem danos ao ambiente e não determinarem resistência nas populações-alvo. O objetivo desta proposta é estudar as interações entre fungo/mosquito e fungo/carrapato através da análise da resposta imune celular e humoral. Na resposta celular, será avaliada a dinâmica hemocitária após infecção com FEPs, além do estudo inédito do processo de necrose e apoptose de células na presença do FEP. Na resposta humoral, será analisada a expressão de peptídeos antimicrobianos e, pela primeira vez, o aprimoramento imunológico entre gerações após desafio com FEP. O conhecimento sobre a resposta imune desses vetores desafiados com FEPs irá preencher lacunas no conhecimento na interação fungo-hospedeiro, possibilitando a descoberta de novos alvos para o controle. Devido a relevância do tema será possível publicar os resultados em revistas com alto fator de impacto, formar recursos humanos e consolidar uma nova linha de pesquisa com controle de R. microplus e A. aegypti na UFRRJ.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Isabelli Dias Bassin
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção de biogás a partir de resíduos orgânicos: avaliando a codigestão de resíduos alimentares, lodo de esgoto e resíduos verde
Resumo:
O esgotamento gradual dos recursos de combustíveis fósseis, as emissões de gases de efeito estufa e a poluição atmosférica têm levado à busca por novos combustíveis sustentáveis. Como resposta a esse desafio, pesquisas têm sido direcionados para fontes alternativas de energia. O biogás é uma das principais fontes de bioenergia, sendo produzido por meio da digestão anaeróbia (DA) de resíduos orgânicos. Diversos resíduos podem ser utilizados em processos de DA, dentre os quais se destacam, pela sua representatividade, os resíduos sólidos urbanos, incluindo resíduo alimentar (RA) e resíduo verde (RV), e os lodos gerados nas estações de tratamento de esgoto (LE). Afim de melhorar o desempenho e estabilidade da DA é possível combinar diferentes tipos de resíduos orgânicos em um processo conhecido como codigestão. Essa estratégia pode aumentar a eficiência da produção de biogás, resultando em maiores rendimentos de energia em comparação com a digestão individual dos resíduos. Embora seja uma abordagem promissora, ainda existem desafios a serem enfrentados para otimizar o processo e alcançar as melhores condições operacionais para a codigestão de resíduos afim de intensificar a produção de biogás. Essa pesquisa tem como objetivo avaliar o processo de codigestão anaeróbia utilizando uma mistura de RA, RV e LE. Será avaliada a melhor combinação dos substratos, o emprego de pré-tratamentos, a rota da digestão anaeróbia (seca/úmida) e a quantidade de estágios, buscando a maior eficiência de geração de biogás. Testes de potencial bioquímico de metano serão realizados para os resíduos e suas misturas e biorreatores de bancada serão utilizados para a determinação das melhores condições para a DA, observando a geração de metano e características do produto digerido obtido. A partir desse estudo, será possível aprimorar as condições para a codigestão de resíduos e torná-la uma opção cada vez mais sustentável e viável para o gerenciamento de resíduos e produção de energia renovável.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Wed Dec 20 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Isac Almeida de Medeiros
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigação pré-clínica do gel de umbu (spondias tuberosa arruda) sobre a disfunção erétil em ratos com envelhecimento acelerado induzido por d-galactose
Resumo:
A disfunção erétil (DE) é uma condição definida como a incapacidade de obter ou manter uma ereção suficiente para a relação sexual. Embora não seja uma doença com risco de vida, influencia a rotina diária, as interações sociais e o bem-estar, impactando a qualidade de vida humana. Embora alguns fatores de risco desempenhem um papel importante no estabelecimento da TA, os mecanismos morfológicos e fisiológicos envolvidos no processo de envelhecimento, per se, também estão envolvidos no desenvolvimento dessa condição clínica. Danos endoteliais ou danos às terminações NANC (não adrenérgicos e não colinérgicos) que afetam a produção de óxido nítrico são exemplos de efeitos nocivos do envelhecimento. Nos últimos anos, pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novas estratégias para o tratamento da disfunção erétil têm aumentado, com foco em produtos antioxidantes que protegem a função erétil, reduzindo o dano oxidativo e a disfunção endotelial e neuronal. Dados de nosso laboratório demonstram que o extrato hidroalcoólico de umbu (Spondias tuberosa Arruda) possui atividade antioxidante e dilatadora na artéria mesentérica e corpo cavernoso. Nossa proposta torna-se relevante por desenvolver um produto para aplicação tópica à base de um fruto da Caatinga brasileira com capacidade antioxidante comprovada pela análise de DPPH. A fruticultura e revegetação do umbu vem se expandindo e sendo fortalecida pelos programas da EMBRAPA/BRASIL como resultado do apoio à agricultura familiar e suas cooperativas. Assim, nossa proposta aponta para o fortalecimento de toda essa cadeia produtiva, pois o gel de umbu como produto para a saúde masculina sem dúvida agregará valor ao umbu e trará oportunidade econômica aos seus produtores e representará uma rota terapêutica alternativa. O presente estudo elucidará os mecanismos pelos quais o extrato exerce suas ações farmacológicas e se o uso do extrato em forma de gel pode prevenir os efeitos nocivos da senescência e da DE.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Wed Dec 20 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Isael José Santana
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
violências silenciosas contra o gênero feminino
Resumo:
A violência contra o gênero feminino é histórica e decorrente de processos estruturais da formação dos indivíduos, em sociedade marcada pela desigualdade. O estado do Mato Grosso do Sul, sede da IES proponente, é o estado com maior número de feminicídio no Brasil (Monitor da Violência e Fórum da Brasileiro de Segurança Pública, FPSP, 2022). A violência de gênero se encontra em todos os espaços e carrega consigo toda estrutura patriarcal. Os números não nos fornecem dados específicos sobre categorias, sabendo-se que uma parte desta violência ocorre frente a uma vulnerabilidade decorrente de outros fatores como a idade, a condição racial, a metafísica, a concepção de dever decorrente da relação constituída formalmente. Considerando que ela é captada de forma ampla, o recorte da proposta aqui apresentada foca na pouca abordagem direcionada ao etarismo, à religião, ao estupro marital, às indígenas, negras, encarceradas. A importância da pesquisa está em trazer ao lume que, para além de números gerais, é necessário especificar frente aos dados gerais as categorias que trazem consigo a subnotificação. Tomando como referencial o Anuário de Segurança Pública 2023, que traz um levantamento importante quanto a violência de gênero, mas não apresenta dados específicos sobre as categorias propostas, a hipótese é de que os dados podem apontar um silenciamento sobre camadas vulneráveis da sociedade. Os dados podem apontar um silenciamento sobre a violência de uma camada da sociedade, pois os trata como um aspecto comum. Esta pesquisa tem por escopo divulgar e ampliar a informação e sugerir uma reflexão sobre as referidas categorias, a fim de que ações específicas possam ser fomentadas para seu enfrentamento. A pesquisa na literatura bem como a pesquisa empírica são base da metodologia, cuja análise será norteada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015), mais especificamente os ODS 05 e 16.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Isaias Glezer
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigação do envelhecimento do epitélio olfatório e modelagem experimental de presbiosmia através da deficiência da proteína klotho
Resumo:
A perda do olfato prejudica a qualidade de vida e leva indivíduos aos riscos de intoxicação e exposição despercebida a compostos perigosos. A presbiosmia é uma prevalente deterioração do olfato associada ao envelhecimento com insuficiente reposição de neurônios sensoriais olfatórios do epitélio olfatório (OE). A falha neurogênica e a vulnerabilidade celular no OE podem ter relação com fatores intrínsecos do envelhecimento independentemente das repetidas agressões a longo prazo. Os modelos que desenvolvem o envelhecimento em curto prazo permitem dissociar esta longa dinâmica de tempo de vida. A ablação do gene Klotho (Kl), que codifica um fator de longevidade, provoca o óbito prematuro e sintomas precoces de envelhecimento em camundongos. O entendimento da presbiosmia é desafiador, pois as análises após longos decursos temporais mostram diversos fenômenos sobrepostos sem relações estabelecidas. Portanto, é relevante desenvolver novos paradigmas que deflagrem os mecanismos das perdas funcionais nos programas de reposição celular e expressão gênica do OE, permitindo a descoberta de vias com potencial terapêutico de mitigar o desenvolvimento da presbiosmia, atualmente sem tratamento eficaz. Este projeto busca verificar se a deficiência da KLOTHO promove sintomas precoces da presbiosmia, permitindo análises do envelhecimento no OE entre animais de mesma idade, sem a influência da idade avançada. Visto o bem estabelecido papel da KLOTHO (KL) como fator antienvelhecimento e molécula neuroprotetora através de defesa antioxidante, sua ausência deverá promover substancial vulnerabilidade e menor regeneração. As análises de envelhecimento olfatório nos animais deficientes em KLOTHO serão realizadas a partir de estudos de proliferação e expressão gênica do OE, susceptibilidade a agentes agressores, e testes de acuidade olfatória. Uma vez confirmado o perfil senescente no OE, serão testadas estratégias neuroprotetoras com potencial para a prevenção ou tratamento da presbiosmia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Página 113 de 258
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 2.241 - 2.260 de 5.157 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript