Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • educação científica na sociedade de risco: os impactos da ciência e da tecnologia na produção das ameaças contemporâneas e o desenvolvimento de estratégias de ensino para lidar com cenários de incertezas
  • A sociedade atual é, cada vez mais, entendida a partir de seus fenômenos científicos e tecnológicos. Análises sociológicas defendem que a ciência e tecnologias ao mesmo tempo em que oferecem soluções, também contribuem com novas incertezas, produzindo uma Sociedade de Risco. Nessa problemática, a educação científica desempenha um papel importante, pois a participação cidadã em uma sociedade que produz seus próprios problemas requer a capacidade de seus cidadãos em avaliar os riscos e tomar decisões, especialmente em cenários nos quais discursos de contestação à ciência ganham espaço. Neste projeto, visamos abordar dois problemas importantes da educação científica numa Sociedade de Risco: i) quais os conteúdos científicos e as situações de ensino-aprendizagem oferecem meios de desenvolver a capacidade de perceber, avaliar e tomar decisões face aos riscos; ii) como formar os professores para implementarem situações de ensino-aprendizagem que tratem do par risco-confiança e envolvam situações de riscos e suas incertezas características. Entendemos que a educação científica, ao trabalhar com riscos e incertezas, pode proporcionar um ensino mais amplo e orientado à formação cidadã e à tomada de decisão a partir de dados e evidências frente a problemas reais como a emergência climática, a indústria 4.0, as pandemias. Essa perspectiva pode impactar positivamente a percepção da população acerca dos benefícios e malefícios da produção científica, ajudando a posicionar o papel da ciência e da tecnologia atualmente. A estratégia metodológica busca investigar nos alunos da educação básica a percepção de risco e a tomada de decisão a partir da noção de percepção ampliada do risco. Propomos a produção de inovações curriculares ancoradas à sala de aula e advindas de metodologias qualitativas da Pesquisa Baseada em Design e quantitativas como a Ciência das Redes Complexas, tratando dos limites e das possibilidades de ensinar conceitos e procedimentos sobre riscos e incertezas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maurício Ribeiro Baldan

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • produção, síntese e desenvolvimento de materiais avançados para o controle de interferência eletromagnética
  • Esse projeto se caracteriza pela união de competências entre o setor produtivo representado pelas empresas Alltec e CWS e o INPE na produção, síntese e caracterização de materiais aplicados ao setor aeronáutico com ênfase em materiais para o controle de interferência eletromagnética. Visando o desenvolvimento de um projeto conjunto com a iniciativa privada o projeto apresenta três pilares básicos, a saber, 1) a deposição de um Material Absorvedor de Radiação Eletromagnética (MARE) sobre superfície metálica, 2) deposição de MARE sobre materiais compósitos em parceria com a empresa Alltec, 3) Material transparente, radomes, visando proteção de antenas em sistemas embarcados e não embarcados. E ainda o desenvolvimento de metodologia computacional para simular diferentes espessuras e mitigar o efeito da massa em estruturas aeronáuticas. Essa parte do projeto será realizada em parceria com a empresa CWS. Para o desenvolvimento de um MARE, diversos materiais serão objeto de estudos. Podemos destacar os materiais carbonosos, como nanotubos de carbono, espuma de carbono, grafeno, grafite expandido entre outros. Cerâmicas e Ferritas também serão avaliadas como possíveis materiais a serem aplicados como MARE. Individualmente ou combinados os materiais que apresentarem uma perda por reflexão menor -10dB e com ampla janela de absorção, maior que 2Ghz poderão ser avaliados sobre a superfície metálica e sobre um compósito estrutural. A longo do desenvolvimento desse projeto também serão avaliados materiais com baixa tangente de perda menor que 0,0001 visando aplicações em radomes. Esse estudo também será em parceria com a Alltec e as simulações serão desenvolvidas pela empresa CWS. Os materiais depositados serão testados em um ambiente de macrogravidade combinados com temperatura para verificar se há alteração nas propriedade de adesão sobre essas superfícies sem alteração das propriedades eletromagnéticas.Cabe destaca que ensaios tribológicos e mecânicos tb serão avaliados.
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • Mon Dec 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025