Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alice Kazuko Inoue Nagata

Ciências Agrárias

Agronomia
  • compreendendo a reemergência do potato virus y em culturas solanáceas e aprendendo a manejar com abordagens genômicas e genéticas
  • O potato virus Y (PVY) vem reemergindo como uma grande ameaça a cultivos de solanáceas, com surtos em batateira, tomateiro e pimenteira. Há dúvidas se essas epidemias são resultantes do surgimento de novas variantes virais (devido a mutações e recombinações) ou de novas condições de dispersão e infecção. Para enfrentar esse desafio, este projeto estabelece quatro temas fundamentais. O primeiro reside na relação entre variações genômicas virais, espontâneas e frequentes, na geração de quasispecies e consequente aumento da prevalência da doença nas três culturas. É esperado que o PVY exiba afinidade distinta por hospedeiros específicos, dificultando sua disseminação para outras culturas, mesmo que botanicamente relacionadas. No entanto, a rápida seleção de haplótipos adaptados a um novo hospedeiro representa uma ameaça latente. Para elucidar essa questão, otimizaremos e usaremos a técnica de sequenciamento via Nanopore para examinar as variantes do PVY presentes nas três culturas, avaliando a capacidade adaptativa ao hospedeiro por meio da análise da taxa de infecção, sintomatologia e modificações genômicas de isolados de PVY coletados em campo e em inoculações sequenciais em hospedeiros distintos para cada isolado. O segundo tema aborda o nível de resistência ao PVY de cultivares comerciais atualmente em uso nas três culturas, com a identificação daquelas de maior resistência a isolados prevalentes. A terceira temática está relacionada à indução de premunização de plantas a partir de mutantes naturais defectivos do PVY. Caracterizaremos esses mutantes e avaliaremos seu potencial como uma ferramenta para induzir proteção de plantas contra isolados agressivos do PVY. O quarto tema tem como foco o levantamento de outros vírus que ocorrem na batateira por high throughput sequencing, podendo revelar vírus desconhecidos. O PVY vem sendo negligenciado e este projeto vai suprir esta demanda por informações e contribuir para o manejo mais eficiente deste vírus.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alice Ribeiro Casimiro Lopes

Ciências Humanas

Educação
  • políticas de currículo para o ensino médio: mudanças na organização curricular
  • Temos por objetivo operar com a tradução (Derrida) na pesquisa dos processos de “pôr em prática” a reforma do ensino médio, com foco na noção de itinerário formativo e nos projetos de vida. Tencionamos investigar quais leituras são feitas visando modificar a organização curricular; qual a relação é estabelecida com as comunidades disciplinares, na medida em que o itinerário formativo é organizado por áreas de conhecimento; quais possibilidades são forjadas para que o diferir, associado aos contextos locais, não seja bloqueado; quais bloqueios do diferir se realizam; como redes políticas de instituições privadas e filantrópicas operam na política; como a noção de projeto de vida tenta forjar o futuro dos jovens. Simultaneamente, investigamos as questões teóricas relativas à tradução, ao deslocamento/antagonismo e resistência nas políticas de currículo. Argumentamos que tanto o antagonismo que se constitui entre os projetos de formação para o mercado e formação para cidadania no nível médio de ensino, quanto a ideia de resistência por parte dos docentes e das escolas são insuficientes para interpretar a trama de diferentes discursos articulados na política curricular para esse nível de ensino. Pela investigação das políticas de currículo em diferentes estados (BA, MT, MG, RN e RJ), interpretados como contextos de lutas políticas e relações de poder distintas, sem expectativa de representação de casos exemplares, queremos realçar os diferimentos e a tradução nas/das políticas, destacando as contingências que tendem a ser apagadas. Os resultados deste projeto apontam para pensar de forma distinta a educação, e nela particularmente as políticas de currículo, de maneira a contribuir para elaboração de políticas públicas que venham a possibilitar melhor qualidade de vida para a população, expressando assim a aderência deste projeto às áreas estratégicas definidas pelo MCTIC, notadamente as tecnologias para a qualidade de vida.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026