Projetos de Pesquisa

 

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Alexandre Fernandes Perazzo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estratégias de sistemas integrados de produção e conservação de forragens para o aumento da capacidade de suporte de unidades familiares do semiárido
  • A atividade agropecuária no Nordeste do Brasil é extensiva e descontínua, caracterizado por baixo nível tecnológico e dependência da vegetação da Caatinga. Isso afeta a produtividade de leite e carne devido à escassez de forragem de baixo valor nutritivo. A economia local é baseada na agricultura familiar, porém, muitos vivem em extrema pobreza. O conceito de "produção agrícola sustentável" tem ganhado destaque, impulsionando sistemas integrados de Agricultura-Pecuária-Floresta (ILPF). Esses sistemas buscam recuperar áreas degradadas e produzir de forma sustentável. No Nordeste, a pesquisa em ILPF é incipiente, mas promissora. É crucial adaptar os modelos de ILPF à região, usando estratégias específicas e plantas adaptadas. Serão conduzidos ensaios experimentais tendo como base o cultivo de 5 forrageiras perenes e duas anuais: Palma forrageira (Opuntia sp. e Nopalea sp.), Gliricídia (Gliricidia sepium), Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth), Pornunça (Manihot sp. – Euphorbiaceae), e Moringa (Moringa oleífera) em espaçamento de 2,0 m (plantas) x 3,5 m (linhas) e semeados nas entrelinhas com as culturas anuais. As forrageiras perenes serão consorciadas com Sorgo BRS Ponta Negra (Sorghum bicolor L) e Milho variedade Saboroso (Zea mays) com espaçamento de 0,5m x 0,16m para consorciação com sorgo e 0,5m x 0,25m para consorciação do milho. O experimento 02 terá plantas forrageiras provenientes do experimento 1 para produção de silagens mistas adotando a tecnologia da conservação de forragens para sistemas integrados do Semiárido. Serão 14 ensaios experimentais de silagens mistas utilizando níveis de inclusão de misturas de plantas visando fornecer soluções tecnológicas de silagens de qualidade utilizando plantas adaptados do Semiárido. As principais metas são disponibilizar para os produtores soluções tecnológicas de adoção de consórcio, e desenvolver tecnologicamente para sociedade mais de 22 modelos de silagens mistas.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
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Alexandre Fernandez Vaz

Ciências Humanas

Educação
  • teoria crítica, racionalidades e educação vi: estudos para a compreensão do tempo presente
  • A proposta pretende fazer prosseguir o programa de pesquisa que temos desenvolvido desde 2005, com apoio do CNPq (Editais Universais, bolsas PQ e diversos outros financiamentos), que procura desenvolver uma Teoria Crítica do presente com interesse na e para a educação. Isso vem se efetuando pelo constante reexame do legado e do potencial da Escola de Frankfurt, em confronto com novas questões que buscam realimentar essa tradição analítica, atualizando-a. Para esta etapa, objetivamos, com um amplo e diversificado grupo, o seguinte: Reconstruir e analisar o percurso de elaboração dos modelos críticos para a educação propostos por Theodor W. Adorno, Walter Benjamin e Oskar Negt, com ênfase na articulação dialética entre formação (Bildung), semiformação (Halbbildung); esvaziamento da formação (Bildungslosigkeit); Desenvolver trabalhos sobre relação entre cultura e sociedade, com interesse em materiais da literatura e do cinema latino-americanos; Investigar itinerários da educação do corpo e da sensibilidade em triplo registro: nos termos de uma teoria da educação do corpo e das sensibilidades (Adorno, Lacan, Plessner); na relação entre corpos afirmativos e corpos dissonantes no esporte e na escola (Marcuse); na constituição de uma obra esportiva como expressão estética. A pesquisa acompanha o movimento de constituição dos objetos, procurando reconhecer-lhes fidelidade, respeitar-lhes a primazia – Vorrang des Objekts. Os objetivos devem permanecer entre si articulados, de modo a formar um quadro de referências que faça com que cada um, ao mesmo tempo em que procure o não idêntico (das Nicht-Identische), possa se reconhecer e ser reconhecido como parte de um mesmo impulso teórico-reflexivo. De forma geral, trata-se de observar a tensão dialética entre o idêntico e o não-idêntico, alcançando o não-conceitual por meio do conceito, mas sem destruí-lo; ao contrário, reconhecendo-lhe os contornos em toda sua radicalidade.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026