Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Admilson Teixeira Franco

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em reologia de materiais complexos aplicada a tecnologias avançadas - inct-rhe9
  • No atual contexto mundial, produto das mudanças climáticas, é fato que o desenvolvimento tecnológico e econômico dos países nas próximas décadas estará intrinsicamente atrelado ao desenvolvimento de novos materiais e ao aperfeiçoamento de processos que ainda hoje se apresentam ou com baixa eficiência ou com alto custo. Neste sentido, esta proposta tem o objetivo de construir o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Reologia de Materiais Complexos aplicada a Tecnologias Avançadas (INCT-Rhe9). A Reologia é a ciência que estuda a deformação e o escoamento de materiais complexos, estes presentes nos mais diversos setores energéticos como elementos fundamentais dos processos de transformação de energia. Os grupos que comporão este INCT-Rhe9, expoentes na área de reologia do Brasil, atuam em pesquisas não só na linha de redução de custos e aumento de eficiência na produção e transporte de petróleo (atualmente uma matriz energética fundamental para o Brasil), como também olhando para materiais que serão fundamentais para novos produtos, como nanofluidos (que podem ser utilizados em coletores solares, em suspensões de baterias, entre outras muitas aplicações), hidratos (possíveis soluções para captura de CO2 da atmosfera), polímeros (utilizados em diversas aplicações da indústria), além de inúmeros outros fluidos complexos utilizados não apenas na área de energia, mas também na construção civil, farmacêutica, entre outras. O entendimento do comportamento micro e macroscópico de materiais com comportamento reológico complexo é de fundamental importância para aplicações tecnológicas, com foco em aumento de produção, redução da poluição e da emissão de gases de efeito estufa, otimização de processos e busca por novos materiais. Desta forma, o INCT-Rhe9 tem como foco o de impulsionar o desenvolvimento de novos materiais e de novos processos tecnológicos para a transição da matriz energética do Brasil.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 09/01/2023-31/01/2028
Foto de perfil

Adnilson de Almeida Silva

Ciências Humanas

Geografia
  • territorialidades e marcadores territoriais das terras indígenas da amazônia: diálogos e sinapses socioculturais
  • O projeto apresentado ao CNPQ, em virtude decorrência Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 - UNIVERSAL. Será executado no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia - PPGG e Departamento de Geografia/UNIR, pelo Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas – GENTEH, com um horizonte previsto de 30 meses, tem como objetivo principal “Desenvolver pesquisa relacionada às expressões socioculturais mediante à ótica dos ‘marcadores territoriais’ em terras indígenas localizadas na Amazônia sul ocidental”, de modo que buscará compreender as expressões, representações de mundo (culturas, modos de vida), com foco no pertencimento identitário e memorial cosmogônico. A execução será concretizada a partir de estudos acadêmico-científicos, especialmente, aqueles vinculados a orientações nos níveis de Iniciação Científica ao Doutorado, junto ao PPGG/UNIR, inclusive na produção de textos (artigos, capítulos, livros, etc.). As temáticas inerentes a esses estudos ancoram-se na perspectiva de serem imprescindíveis ao entendimento sobre modos de vida, culturas dos povos originários (indígenas) e populações rurais e urbanas amazônicas, ao tempo em que permitirá discutir como essas populações constituem afinidades territoriais, nas quais representações sociais, culturais, socioambientais e territoriais se inserem como elementos, aspectos e fenômenos teóricos na Geografia. Busca ainda demonstrar a pertinência no que se refere às transformações culturais, sociais e econômicas decorrentes da aproximação com a sociedade nacional e que “produzem” mudanças e transformações no modo de relacionamento com as territorialidades. Visa proporcionar discussão teórica que considera a construção e visão de mundo, no realizar-se como espaço de ação, experiência e vivência, cujos códigos se inter-relacionam no modo de compreender o mundo. CONTINUA NO ARQUIVO ANEXO.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • 03/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Ado Jorio de Vasconcelos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • espectroscopia raman de defeitos em grafeno com resolução atômica: instrumentação e picometrologia
  • Este projeto visa a compreensão do comportamento vibracional de defeitos isolados em folhas de grafeno, importante no controle das propriedades elétricas, térmicas e ópticas deste material bidimensional. Para isso, iremos combinar um sistema de nano-espectroscopia (tip-enhanced Raman spectroscopy - TERS) com um sistema de microscopia de tunelamento (scanning tunnelling microscopy - STM) de ultra-alto vácuo (ultra-high vacum - UHV). O sistema TERS foi desenvolvido pela equipe deste projeto, composta por pesquisadores da UFMG e do INMETRO, e as tecnologias foram licenciadas para uma spinoff acadêmica, a Fábrica de Nanossoluções LTDA (FabNS), para sua comercialização. Este equipamento, entretanto, trabalha em condiçôes ambientes e tem resolução óptica na faixa de 10 nanômetros. Com este projeto, este sistema desenvolvido será combinado ao sistema STM-UHV do Centro de Microscopia da UFMG, para atingir resolução sub-angstrom. A teoria de TERS em defeitos será desenvolvida por um dos maiores especialistas mundiais no assunto, hoje professor na Universidade da Pensilvânia, que junto ao coordenador dessa proposta publicou um artigo de TERS em grafeno na revista Nature, em 2021. O orçamento solicitado está integralmente estruturado para a implementação da parte óptica do TERS no STM, incluindo objetiva, nanoposicionadores e peças de adaptação para ambiente de UHV. Além da produção científica de alto impacto e da formação de recursos humanos, com este projeto pretendemos manter o país na liderança mundial do desenvolvimento e utilização da nano-Espectroscopia Raman, em intenso desenvolvimento no mundo, e manter a spinoff acadêmica FabNS competitiva no mercado. O trabalho será divulgado para a comunidade científica nacional e internacional por meio de artigos em periódicos e apresentações em congressos, e para o público geral através de textos e jornais e revistas, palestras e entrevistas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026