Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Angélica Marquetotti Salcedo Vieira

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • desenvolvimento de adsorventes naturais funcionalizados para aplicação no tratamento de águas contaminadas com fármacos
  • Os resíduos fármacos têm atraído atenção na pesquisa por serem poluentes emergentes e devido a sua alta disposição no meio ambiente. Além disso, os tratamentos convencionais que são aplicados nas estações de tratamento não são eficazes na remoção dos fármacos das águas para abastecimento, trazendo riscos diretos para seres humanos. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de processos alternativos para remoção desses contaminantes. A adsorção mostra-se como uma excelente alternativa, dado seu desempenho, flexibilidade, custo e adequação ambiental, visto que o material adsorvente pode ser natural e regenerado. Dentre os adsorventes utilizados, nos ultimos anos verifica-se uma tendência a utilizar materiais naturais ou renováveis. Nesse contexto, encontram-se as zeólitas naturais, que se destacam por suas qualidades físicas e químicas e disponibilidade em diversos locais do mundo. Tendo em vista que a aplicação de zeólitas naturais e carvão ativado para o tratamento de água já é uma técnica existente e com mercado consumidor consolidado, o presente projeto estará focado no desenvolvimento e avaliação destes materiais adsorventes funcionalizados com nanopartículas metálicas, por meio de métodos verdes ou químicos, gerando uma estrutura livre de impurezas e maior potencial de adsorção, para remoção de fármacos a partir de águas contaminadas. Experiências prévias do grupo de pesquisa na área de funcionalização com nanopartículas nos encorajam a propor o uso dos adsorventes zeolitas e carvões ativados como base do trabalho. Na metodologia proposta, os adsorventes serão funcionalizados, caracterizados físico-quimicamente, avaliados quanto à capacidade de adsorção em batelada, vida útil dos adsorventes e possibilidade de uso em colunas de adsorção e processos de regeneração. Os novos materiais desenvolvidos podem aumentar a eficiência de filtros empregados para o tratamento de água para consumo humano.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Angélica Simone Cravo Pereira

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • wagyu em clima tropical: desempenho, qualidade da carcaça, carne e expressão gênica em progênies
  • A pecuária brasileira precisa evoluir, a fim de atender à demanda dos consumidores que estão dispostos a pagar por produtos de melhor qualidade sensorial. Neste contexto, a melhoria da qualidade da carne é fundamental. Este estudo objetiva caracterizar as progênies de touros representantes das principais famílias da raça Wagyu Kuroge. Serão utilizadas 40 progênies, de touros, que representam as principais famílias dos ancestrais da raça Wagyu Kuroge. Os animais, mesmo grupo contemporâneo, serão criados em pasto com suas mães, desmamados aos 6 meses, castrados e recriados em um sistema de semi-confinamento. As progênies serão confinadas com 16 meses e protocoladas pelo programa Carne Wagyu Certificada. Durante o abate, serão coletadas amostras do músculo Longissimus (LO) para extração de RNA e proteína. Serão coletadas amostras de LO para análise de colágeno, marmorização, cor, comprimento de sarcômero, maciez objetiva e sensorial, composição da carne e perfil de ácidos graxos. Será analisada a expressão de alguns genes relacionados à adipogênese e lipogênese, como o C/EBPalfa, PPAR, LEP, FABP4, SCD e TORC2, dentre outros. A importância deste estudo inovador infere no impacto da identificação de como as progênies dos principais touros da raça Wagyu se comportam, quando produzidos em condições tropicais. O conhecimento das características de carcaça, carne e como os genes se comportam poderá indicar a seleção genética para propiciar uma evolução rápida e precisa dos animais mais adaptados para nosso sistema de produção, com garantia de carne de qualidade, com características sensoriais desejadas pelos consumidores.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Angelica Thomaz Vieira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • efeito da interação entre dieta, microbiota e hospedeiro sobre a resistência bacteriana a antimicrobianos e suas consequências sobre os eixos intestino-pulmão e intestino- cérebro
  • É alarmante, ainda no século 21, a alta disseminação de bactérias resistentes aos antimicrobianos (RAM). O uso excessivo de antibióticos é um dos principais fatores para a resistência, embora os esforços para limitar o uso destes, não tenham tido os efeitos esperados. Isso sugere que desconhecemos outros fatores que possam contribuir para o aumento da resistência. É sabido, que a microbiota humana pode servir como reservatório de genes de resistência. Nossa microbiota inclui trilhões de microrganismos, que habitam nosso corpo, na sua maioria no intestino. O desequilíbrio na composição da microbiota (disbiose) interfere na quebra da homeostase intestinal e contribuem no surgimento de doenças. As mudanças dietéticas associadas ao estilo de vida ocidental afetam a microbiota e estão associadas com a incidência de doenças, tais quais, obesidade, doenças respiratórias e até mesmo doenças neurológicas. Todavia, é evidente que estratégias terapêuticas de modulação da microbiota (fibras dietéticas e probióticos) exercem efeitos imunomoduladores nessas doenças, como já demonstrado pelo nosso grupo de pesquisa. No entanto, é menos evidente se existe uma conexão direta entre disbiose induzida por fatores dietéticos e o aumento da resistência antimicrobiana. Assim, é nossa hipótese que a disbiose induzida por diferentes dietas ocidentais (dietas obesogênicas, ricas em lipídios e/ou dietas com baixo teor de fibras), contribuem com a seleção de bactérias RAM na microbiota do hospedeiro, e que também, essa seleção, favorece a quebra da barreira epitelial intestinal e alterações inflamatórias na mucosa intestinal que irão afetar outros sítios, como, o pulmão e o cérebro. Para isso, serão utilizados modelos experimentais murinos, incluindo animais nocautes e animais gnotobióticos, manipulações dietéticas, sequenciamento de larga escala para a caracterização dos mecanismos envolvidos no eixo intestino-pulmão-cérebro que possam atuar no processo de resistência antimicrobiana.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Apr 20 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ângelo Brandelli Costa

Ciências Humanas

Psicologia
  • cuidados relacionados ao hiv para homens gays e outros homens que fazem sexo com homens: uma revisão sistemática
  • A presente revisão sistemática seguirá as recomendações do PRISMA (Moher et al., 2009) e AMSTAR 2 (Shea et al, 2017) e será registrada no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO). Os artigos incluídos deverão apresentar dados de pesquisas sobre homens gays, homens que fazem sexo com homens e cuidados relacionados ao HIV. Como proposta dessa revisão, considerou-se que os cuidados relacionados ao HIV abrangem todas as intervenções com o objetivo de prevenir, tratar ou aliviar a carga de HIV em homens gays e HSH. Isso inclui estudos focados em HIV-negativo – como profilaxia pré-exposição e profilaxia pós-exposição – testagem de HIV, assim como artigos relativos ao acesso contínuo de cuidados para HIV, acesso aos profissionais de saúde e adesão ao tratamento. Apenas artigos de pesquisas quantitativas em Inglês, Francês, Português ou Espanhol serão incluídos. Portanto os critérios de inclusão serão os seguintes: (a) ter homens gays e homens que fazem sexo com homens (HSH) como participantes; (b) Analisar, no mínimo, uma forma de cuidado relacionado ao HIV – sendo estas PEP, PrEP, TasP, testagem em HIV, barreiras ou facilitadores à assistência de cuidados de saúde e adesão à TARV; (c) ser um artigo de pesquisa quantitativa; (d) ter sido escrito em Inglês, Francês, Espanhol ou Português; e (f) Ser um artigo revisado por pares. Em contrapartida os critérios de exclusão serão os seguintes: (a) incluir métodos incompletos ou ambíguos; (b) não ser um artigo completo, ou seja, um pôster ou resumo; (c) não está disponível para download; (d) não apresentar análise de resultados diretamente relacionados a homens gays e HSH, como por exemplo, análises de programas governamentais.; e (e) não apresenta nenhum resultado exclusivamente relativo a homens gays ou HSH. Vale ressaltar que artigos relacionados ao uso de preservativo e microbicida retal não serão incluídos na pesquisa. Se selecionados, serão excluídos durante o processo de triagem. Embora estas sejam estratégias de prevenção e, portanto, possam ser consideradas cuidados relativos a HIV/AIDS, foram incluídas exclusivamente estratégias que dependem do acesso a cuidado à saúde. Todos artigos serão coletados no período de 1 mês por 3 pesquisadores treinados em revisão sistemática. Todos artigos das seguintes bases de dados serão incluídas na presente revisão sistemática: PubMed, Scopus, Global Health, Sociological Abstracts, PsycINFO, Web of Science, EBSCO, and POPLine.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Jan 01 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022