Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Cristiano Ceron Jayme

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • aplicação de biossensor a base de grafeno para desenvolvimento de multiplataforma de detecção e monitoramento de câncer.
  • O presente projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar um biossensor à base de grafeno, nanopartículas de zircônio e DNA para funcionar como multiplataforma de diagnóstico e monitoramento de câncer de forma minimamente invasivo, através de biomarcadores (exossomos) presentes no sangue. O futuro dispositivo desenvolvido, poderá ser utilizado no cenário clínico (in situ), renovando significativamente todo o campo da oncologia médica, além de ser altamente atrativo pelo baixo custo e rapidez de operação se comparado as metodologias de diagnóstico tradicionais. Atualmente, as formas de detecção da maioria dos tumores requerem cirurgia para coleta de tecidos ou a realização de perfis genéticos de tumores para classificação da doença e orientação da terapia. O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (> 70 anos). Dentre esses, podemos destacar alguns por conta da sua letalidade e também a dificuldade de se diagnosticar precocemente, tais como os cânceres de pâncreas e cerebral. Desta maneira se faz de extrema necessidade a implementação no mercado de alternativas mais atrativas e menos invasivas de diagnóstico. A identificação de biomarcadores específicos de câncer numa fase precoce pode melhorar significativamente a taxa de sucesso clínico e consequentemente reduzir a mortalidade relacionada à doença. É importante ressaltar, que a presente proposta já está em andamento e em fase de validação do presente dispositivo. O mesmo apresentou alta sensibilidade e seletividade na detecção de exossomos derivados de glioma. Os experimentos realizados serviram de base para comprovação inicial das ideias apresentadas na presente proposta, associando a competência da equipe no desenvolvimento do projeto. Portanto, nossa proposta, preconiza a pesquisa e desenvolvimento de um produto inexistente no mercado e com alto poder competitivo aos métodos convencionais de biópsia já existentes.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Nov 28 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cristiano José de Andrade

Engenharias

Engenharia Química
  • produção de surfactina a partir de cepa geneticamente modificada: aplicação nas indústria petroquímica
  • Bacillus subtilis é o principal produtor de surfactina, um dos mais potentes biossurfactantes conhecidos, devido à sua elevada capacidade de redução da tensão superficial e interfacial associada à propriedades biológicas e sustentáveis (generally recognized as safe - GRAS). Assim, a surfactina pode ser aplicada em um amplo aspecto de áreas, por exemplo recuperação microbiológica avançada de petróleo (Microbial Enhanced Oil Recovery - MEOR em inglês), hierarquização de zeólitas, biorremediação e sistemas de tratamento (petróleo), agente farmacêutico (anticâncer), emulsificante (alimentos), entre outras. A purificação dos biossurfactantes, de forma geral, representa cerca de 60% do custo de produção, enquanto o meio de cultura representa cerca de 30%. De acordo com o depósito de patente obtido por ANDRADE et al. (2015) (proponente), o resíduo da produção de farinha de mandioca (manipueira) pode ser utilizado na produção de biossurfactantes. Neste contexto, a cepa B. subtilis 3NA (LARS LILGE et al., 2020), que foi modifica geneticamente pelo grupo do prof. Rudolf Hausmann (Universität Hohenheim) (pesquisador nesta proposta), produz cerca de 25 g de surfactina/L de meio sintético, ou seja, trata-se da maior produção, com grande margem, reportada na literatura, visto os 800 mg/L de uma cepa selvagem, ou < 7 g/L de outras cepas modificadas. Portanto, o objetivo deste trabalho é (I) produzir a surfactina por B. subtilis 3NA usando manipueira como meio de cultura de baixo custo; (II) purificar a surfactina por ultrafiltração; e (III) aplicar a surfactina na: (III a) hierarquização de zeólitas, (III b) MEOR, (III c) tratamento da água produzida (extração de petróleo) e, (III d) biorremediação de áreas contaminadas com petróleo.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristina Bonorino

Ciências Biológicas

Imunologia
  • desenvolvimento de uma molécula ctla-4-ig para uso em imunoterapia imunossupressora
  • A resposta imune de memória é regida pela interação de linfócitos T com células apresentadoras de antígenos (APCs). As APCs instruem os linfócitos T através de três sinais moleculares, e o segundo sinal - fornecido pelas moléculas CD80/CD86 - é o que determina imuno-ativação ou imunossupressão. Esse sinal foi o primeiro "checkpoint" imune explorado e usado em humanos para imunoterapia. Quando o CD80/CD86 engaja a molécula CD28 no linfócito T, ele fornece um sinal positivo - O linfócito é ativado e prolifera, iniciando o programa que pode levar ao desenvolvimento de memória imune. Ao mesmo tempo, o linfócito inicia um programa que previne a exacerbação da resposta T, aumentando a expressão de CTLA-4. A molécula CTLA-4 compete com o CD28 pela ligação com CD80/CD86, mas fornece um sinal negativo para o linfócito T. O bloqueio do segundo sinal usando a molécula CTLA-4 conjugada a um fragmento Fc de Imunoglobulina foi idealizado por Jeffrey Bluestone para bloquear respostas T em situações patológicas, como em doenças autoimunes ou na rejeição a transplantes. Hoje existem dois medicamentos, o abatacept, usado em pacientes de artrite reumatoide; e o belatacept, usado em transplantes, com eficácias variadas, por causas ainda pouco compreendidas. Tais medicamentos não estão disponíveis para o SUS. A empresa que explora comercialmente o medicamento não tem investido no estudo da otimização da eficácia. Recentemente, a droga tem faltado no mercado, deixando pacientes sem opções de tratamento. Neste projeto, propomos contribuir para o conhecimento da interação entre o CD80/CD86 e o CTLA-4, desenvolvendo uma molécula equivalente ao CTLA-4-Ig que possa ser posteriormente incorporada para uso clinico. Utilizaremos uma abordagem que combina técnicas de imunologia, biologia molecular e inteligência artificial. Testaremos sua atividade em modelos animais in vivo de transplante; e in vitro, em 3D, em célula de pacientes com artrite.
  • FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE - RS - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristina Araripe Ferreira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • 12ª obsma fiocruz - ações educativas e de popularização da ciência e premiações regionais e nacional (2024)
  • Vide projeto anexo
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Ciências Humanas

Educação
  • avaliação de narrativas em libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos da educação básica: aplicação, análise, formação e implicações pedagógicas
  • A aprendizagem do aluno surdo está intrinsecamente relacionada aos seus conhecimentos em Libras; no entanto, essa língua não é enunciada no cotidiano de famílias ouvintes que tem filho surdo, cabendo à escola viabilizar a apropriação da Libras pelos alunos nas relações entre pares e professores. Considera-se, porém, que, se a escola tem pouca tradição com práticas voltadas ao desenvolvimento da linguagem oral de alunos ouvintes, estas ainda são mais incipientes para a Libras, o que contribui para dificuldades que poderiam ser evitadas com maior domínio da Libras pelos alunos. Tendo em conta esta realidade, a coordenadora deste projeto, em estágio pós-doutoral (Fapesp e CNPq, 2017), desenvolveu, com pesquisadores da Universidade de Barcelona, dois instrumentos de avaliação de narrativa em língua de sinais – um de expressão (NarVal - prod) e outro de compreensão de narrativa (NarVal - comp) – que foram adaptados para a Libras. Este projeto se propõem então a: a) (re)avaliar a linguagem, por meio do NarVal, de alunos surdos matriculados em escolas de redes municipais de ensino ofereçam uma educação em Libras; e b) com os dados das avaliações periódicas dos alunos, formar professores e gestores para que, de forma colaborativa, se possa elaborar planos de intervenção pedagógica visando a construção de conhecimento da Libras e escolares em Libras pelos alunos. Para isso, foi constituída rede de pesquisadores de diferentes universidades públicas, que se responsabilizarão pela: i) aplicação do NarVal; ii) análise das avaliações dos alunos; e iii) formação a professores e gestores. Acredita-se que os dados obtidos possam contribuir para se pensar práticas que auxiliem os alunos surdos em seu processo de apropriação da Libras, na construção dos conhecimentos escolares nessa língua, e para a implantação de políticas públicas relativas à educação bilíngue de surdos, de forma que este público, no futuro, possa alcançar melhores resultados acadêmicos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristina Celia Silveira Brandão

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • remoção de per e polifluoralquilas (pfas) de cadeias longa e curta por membranas de nanofiltração
  • As per e polifluoralquilas (PFAS), conhecidas como “forever chemical”, são substâncias sintetizadas desde a década de 1940 e estão presentes em diversos produtos do cotidiano, como carpetes, roupas, panelas antiaderentes, embalagens de alimentos, espuma de combate a incêndio, pesticidas, produtos de higiene pessoal, dentre outros. Em vários países, incluindo Brasil, estes compostos já foram detectados em efluentes domésticos, águas superficiais, subterrâneas e água para consumo humano, sendo esse último considerado a principal via de ingestão do homem. Os PFAS são associados a problemas de saúde, como alterações no sistema endócrino e imune, e na incidência de cânceres, como o testicular e de fígado, entre outros. Por essas razões, a Comunidade Europeia, a Austrália, a Nova Zelândia e Estados Unidos recentemente estabeleceram limites máximos restritivos de vários PFAS na água para consumo humano. A nanofiltração (NF) é um dos processos que removem com eficiência o PFAS da água. Porém, a maioria dos estudos tem focado na aplicação da NF para a remoção de PFAS de cadeia longa (> 7 carbonos), como PFOA e PFOS, dando menor ênfase aos de cadeia curta (< 6 carbonos). Os PFAS de cadeia curta têm sido cada vez mais prevalentes no meio devido ao seu uso em substituição aos de cadeia longa, que vem sendo proibidos. Logo, estudos de NF que envolvam também os PFAS de cadeia curta têm sido necessários e indicados pela literatura atual. Sendo assim, esse projeto visa avaliar, por meio de ensaios em bancada em fluxo contínuo, a aplicação da NF para remoção de PFAS de diferentes tamanhos de cadeia e grupos funcionais, considerando tanto a influência da qualidade da matriz de alimentação como as características da membrana. Os resultados desse trabalho irão ajudar na compreensão dos mecanismos de remoção dos PFAS, do comportamento operacional das membranas, além de contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais efetivas para a sua remoção da água para consumo humano.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristina Dai Prá Martens

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • compreendendo e potencializando negócios de impacto socioambiental com base no empreendedorismo, na inovação, na transformação digital e no gerenciamento de projetos
  • Nos últimos anos, houve um considerável aumento no interesse por modelos de negócios que buscam mais do que apenas lucro financeiro, visando também causar impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Esses modelos, conhecidos como Negócios de Impacto Socioambiental (NIS), englobam diversas abordagens, como negócios sociais, inclusivos, da base da pirâmide, soluções de impacto social e empreendimentos sociais. Surgindo no início do século XXI, eles se situam entre o segundo e o terceiro setor e têm como objetivo solucionar desafios sociais ou ambientais, utilizando métodos de negócios para gerar impacto positivo e sustentável. Ainda que busquem lucro para sustentar suas operações e crescimento, enfrentam desafios únicos. Suas prioridades, valores, partes interessadas e métricas de sucesso são distintos dos negócios tradicionais, demandando uma abordagem particular. Nesse contexto, a problemática deste estudo está em como fortalecer os negócios de impacto socioambiental por meio da orientação empreendedora, da inovação, da transformação digital e do gerenciamento de projetos. No Brasil, os NIS ainda são relativamente novos, com a maioria operando por menos de cinco anos. Melhores práticas de gestão, ancoradas em empreendedorismo, inovação, transformação digital e gerenciamento de projetos, podem aprimorar seu desempenho e contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este estudo adota uma abordagem multimétodo e se divide em quatro etapas principais. Primeiramente, emprega técnicas como revisão sistemática de literatura, bibliometria e análise de conteúdo. Na sequência, conduz estudos de caso exploratórios em NIS, coletando dados primários e secundários e entrevistando empreendedores, gestores e stakeholders. Depois, recorre à Design Science Research (DSR) para desenvolver artefatos direcionados aos NIS. Por fim, propõe a realização de pesquisa survey.
  • Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
  • Tue Dec 19 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristina Fioreze

Ciências Humanas

Educação
  • a diversidade no perfil dos estudantes e a formação de profissionais comprometidos com o bem público na educação superior
  • Em sociedades desiguais como a brasileira, uma formação superior que prepare profissionais comprometidos com o bem público, com responsabilidade social e capazes de contribuir com a justiça, a democracia e o desenvolvimento sustentável, é fator fundamental. O documento base da Conferência Mundial sobre Educação Superior, de 2022, defende que sistemas mais inclusivos e plurais, que distribuem oportunidades com equidade, são a base do desenvolvimento sustentável e da construção de sociedades justas, pacíficas e democráticas. Nos últimos vinte anos o Brasil avançou no âmbito da inclusão e equidade, investindo na expansão e democratização do acesso. Todavia, não existem estudos que indiquem o quanto isso tem contribuído para a formação dos estudantes. Nesse aspecto, após mais de uma década de políticas de ação afirmativa, pouco se conhece sobre os reflexos da diversidade que está gradativamente se estabelecendo nos campi universitários e suas salas de aula em termos de poder aquisitivo, cor da pele, idade, deficiência, crenças e valores. Tal conhecimento, todavia, é fundamental para a formulação de políticas públicas e para a própria avaliação da Lei de Cotas e do Prouni. Diante disso, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: cursos de ensino superior mais heterogêneos em termos de diversidade no perfil social, econômico, cultural e étnico dos estudantes contribuem mais significativamente para a formação de profissionais comprometidos com o bem público? Literatura da sociologia e da economia, com conceitos como externalidades e transbordamento, indicam que a diversidade de perfis é importante fator de ganhos coletivos. Para responder à questão colocada, metodologicamente propõe-se o desenvolvimento de uma pesquisa mista, de caráter quantitativo, a partir dos dados da base do ENADE e com o uso de recursos de inteligência artificial, e qualitativo, com a aplicação de grupos focais.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristina Maria Garcia de Lima Parada

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • saúde da criança no período escolar: estudo clab – fase ii
  • A saúde pregressa da criança constitui importante objeto de investigação, uma vez que permite correlacionar desfechos atuais e outros que possam ocorrer ao longo da vida dos indivíduos. Nesse sentido, o presente projeto, Fase II da Coorte de Lactentes de Botucatu – a qual acompanhou 656 bebês do nascimento até completarem um ano de vida – irá investigar a saúde da criança em idade escolar, com especial interesse nos padrões de crescimento e comportamento, estado nutricional, consumo alimentar, composição da microbiota intestinal e ocorrência de alergias, morbidade respiratória e situação vacinal. O projeto tem enfoque em dois fatores de exposição pregressos: a via de nascimento (cesárea eletiva, cesárea indicada e parto vaginal) e a idade gestacional ao nascimento (prematuro tardio e termo precoce). A coleta de dados será realizada por entrevistadores treinados, mediante contato prévio por telefone com as mães ou outros cuidadores das crianças incluídas na Fase I da Coorte de Lactentes de Botucatu, quando será realizado agendamento de visita domiciliar. Nesta visita, serão obtidos os dados de interesse por meio da aplicação de questionário sobre aspectos sociodemográficos, de morbidade infantil referida e de consumo alimentar, entre outros, bem como será aplicado teste de avaliação de comportamento, realizada antropometria e orientação e entrega de material para coleta de fezes para investigação da microbiota intestinal, com agendamento para recolhimento da amostra. Posteriormente, por telefone, serão coletadas novas informações sobre consumo alimentar. A análise dos dados envolverá equipe especializada e incluirá o manejo de missings e de erros de informação nos desfechos. As análises a serem propostas respeitarão a estrutura de observação dos dados e a tipologia dos desfechos e serão realizadas utilizando os softwares SPSS 21 e R 4.4.1. Esse estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa local sob o parecer Nº 5.382.030.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristina Marta Del-Ben

Ciências da Saúde

Medicina
  • perfil genético e epigenético de biomarcadores preditivos de resposta ao antipsicótico em estágios iniciais de psicose usando sequenciamento de nanoporos
  • Estudos de farmacogenômica de resposta ao tratamento nas psicoses tem explorado alguns genes candidatos no sangue periférico. No entanto, a resposta à terapia antipsicótica é altamente variável e 30% dos pacientes com psicose são refratários ao tratamento com antipsicótico. Nós nos concentraremos inicialmente em duas vias patofisiológicas que anteriormente mostraram enriquecimento significativo e são particularmente alteradas em pacientes resistentes ao tratamento (1) glutamato e (2) interneurônios, e geraremos dados de outras vias potencialmente importantes, incluindo a via dopaminérgica e vias envolvidas na resposta ao estresse e em mecanismos neurotróficos. Propomos investigar se a metilação do DNA, um mecanismo epigenético, variantes genéticas e adversidades ambientais (trauma na infância, uso de substâncias psicoativas e tabagismo) afetam a resposta ao tratamento com antipsicótico nos estágios iniciais da psicose. Este estudo prospectivo incluirá 100 pacientes, de ambos os sexos, com idades entre 16 e 64 anos e residentes na área de abrangência de Ribeirão Preto, Brasil, captados durante um período de dois anos. A avaliação clínica e a coleta de sangue periférico dos participantes serão realizadas no início e após 6 meses. Faremos o sequenciamento de nanoporos, uma técnica inovadora, rápida e econômica, para identificar os perfis de metilação e genético dos genes de risco na psicose. As adversidades ambientais serão avaliadas por meio das escalas Childhood Trauma Questionnaire, Cannabis Experience Questionnaire. A escala PANSS será utilizada para avaliar a evolução da gravidade de sintomas e resposta ao tratamento. Valor de alfa=0,05 será considerado aplicando correções para comparações múltiplas. Nenhum estudo ainda explorou se essas variantes genéticas e exposições ambientais juntas levam a um perfil distinto de metilação do DNA relacionado a essas vias biológicas e preveem uma resposta antipsicótica na psicose longitudinalmente.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Sat Dec 30 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristina Meneguello

Outra

Divulgação Científica
  • 4ª olimpíada nacional em história do brasil a - aberta para todos
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cristina Paludo Santos

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • olimpíada missioneira de robótica: tecendo espaços e experiências para despertar novos talentos
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
  • Mon Feb 05 00:00:00 BRT 2024-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristine Elizabeth Alvarenga Carneiro

Outra

Divulgação Científica
  • iii feira de inovação e ciências do oeste da bahia - interconexões do ecossistema educacional com a cultura e inovação para desenvolvimento e sustentabilidade do oeste da bahia
  • A III Feira de Inovação e Ciências do Oeste da Bahia, III FICOB, tem como objetivo principal estimular os alunos ao ensino, à inovação e ao empreendedorismo, instigando a capacidade investigativa e inventiva de todos por meio do desenvolvimento de projetos atendendo as premissas propostas na agenda 2030. Nesta edição será trabalhado o incentivo ao desenvolvimento sustentável e a valorização das pessoas trazendo o tema: Interconexões do ecossistema educacional com a cultura e inovação para desenvolvimento e sustentabilidade do Oeste da Bahia. A abordagem é um esforço para que a região cresça não só economicamente e tecnologicamente, mas que o desenvolvimento possa trazer e assegurar direitos humanos e equidade de toda a sociedade. Para atingir os objetivos das estratégias nacional, estaremos trabalhando com os pilares estabelecidos nas ODS e também de ESG. A FICOB abrange três Núcleos Territoriais de Ensino do Estado da Bahia NTE11, NTE02 e NTE23 alcançando 41 municípios, os quais participarão com a submissão dos projetos das escolas públicas, sendo estas 80% da participação, e privadas do fundamental II, ensino médio e profissional. Em de 2024 passa a contar com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação. Durante os três dias de evento, serão realizados cursos, palestras, mesa redonda e discussões sobre ciências e inovação. Neste ano serão abordados assuntos sobre as origens e culturas regionais, desenvolvimento tecnológico e inovações. Teremos um espaço dedicado aos professores para que possam mostrar o trabalho e a importância da inovação, tecnologia e empreendedorismo nas escolas. Mantendo sua tradição a feira traz o empoderamento científico feminino, incentivando e motivando a participação de mulheres e meninas. A realização do evento em 2024 é uma estratégia para maior alcance da divulgação científica e inovação fazendo com que toda a sociedade tenha oportunidades e que o desenvolvimento do país tenha bases para a sustentabilidade.
  • Universidade Federal do Oeste da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cristine Fortes Lia

Ciências Humanas

História
  • mobilidade humana: acolhimento aos migrantes na serra gaúcha
  • As dinâmicas de deslocamentos populacionais têm estimulado o debate sobre migrações, considerando a temática imprescindível para a compreensão do século XXI. Além do debate teórico normativo sobre o tema, com a descrição de cenários desfavoráveis para a garantia de direitos humanos aos deslocados, busca-se a identificação das negociações estabelecidas pelas comunidades migrantes por meio de suas experiências sociais. Dessa forma, o presente projeto objetiva analisar as possibilidades de mobilidade humana na Serra Gaúcha, observando os limites impostos pela sociedade local e acolhendo demandas dos grupos em deslocamento. Destaca-se que, desde os primeiros anos do século XXI, esta região do Rio Grande do Sul vem recebendo expressivo fluxo de migrantes oriundos de países africanos, do Oriente Médio e da América Latina, fazendo com que seu acolhimento seja pauta de debate constante na localidade. Assim, a equipe propõe a elaboração de instrumentos de pesquisa em História Oral, para ouvir e registrar as vivências culturais e as necessidades de mediação para assegurar o respeito e o direito às condições de migração destes indivíduos. Com o resultado dos dados coletados e analisados, intenciona-se a construção de um produto mobilizador que promova o debate e o entendimento sobre a garantia dos direitos humanos no que tange às práticas migratórias. A abrangência de inserção deste produto está associada aos espaços de educação e do mundo do trabalho. Da mesma forma, por meio do estudo das trajetórias migrantes e suas recepções pelas sociedades locais, é possível contribuir para a construção da História do Brasil, na perspectiva do direito à fala dos sujeitos que protagonizam esta experiência.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • Thu Dec 28 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristine Homsi Jorge

Ciências da Saúde

Educação Física
  • diretriz clínicas para abordagem fisioterapêutica da incontinência urinária feminina não-neurogênica
  • Diretrizes Clínicas são recomendações desenvolvidas sistematicamente para auxiliar os profissionais de saúde, administradores e pacientes na tomada de decisão clínica específica na área de saúde. A incontinência urinária (IU) é uma importante condição associada às principais doenças crônicas que requerem reabilitação, levando muitas vezes ao agravamento dessas condições e limitação da funcionalidade. Apesar das evidências robustas disponíveis mostrando que as intervenções fisioterapêuticas devem ser a abordagem de primeira linha na prevenção e tratamento da IU, essa condição permanece subdiagnosticada/tratada. Além disso, cada vez mais observa-se a divulgação de intervenções fisioterapêuticas ineficazes nas redes sociais e em artigos científicos de baixa qualidade metodológica. Assim, é essencial que associações científicas somem esforços a pesquisadores para oferecer aos fisioterapeutas uma diretriz nacional e treinamento para abordagem efetiva da IU feminina não neurogênica no Brasil. O objetivo deste projeto é desenvolver uma Diretriz Nacional para a Prática Clínica do fisioterapeuta na abordagem da IU feminina não neurogênica. A diretriz seguirá as recomendações internacionais para produção de guias de prática clínica baseados no instrumento AGREE II e da Cochrane Collaboration para revisões sistemáticas. A equipe de elaboração das Diretrizes Clínicas será composta por pesquisadores da área de Fisioterapia em Saúde da Mulher. Inicialmente serão elaboradas perguntas norteadoras, em seguida será realizada todas as etapas da revisão sistemática, avaliação do risco de viés e julgamento da qualidade da evidência. As recomendações serão redigidas pela equipe primária e em seguida avaliadas pela equipe externa (fisioterapeutas, outros profissionais de saúde e mulheres da comunidade de todas as regiões do Brasil). A diretriz será amplamente divulgada e serão oferecidos treinamentos aos fisioterapeutas de diferentes regiões do Brasil.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Jan 09 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Cristine Rodrigues

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • microbioma e metaboloma de kombuchas produzidos com scobys de diferentes regiões da américa latina: contribuições para a segurança alimentar, regulamentação do consumo e desenvolvimento de novos produtos
  • O presente projeto tem como objetivo elucidar as reais potencialidades da produção de Kombuchas e contribuir com o mercado consumidor. Kombucha é uma bebida tradicionalmente obtida da fermentação do extrato aquoso de Camellia sinensis adicionado de sacarose por associação simbiótica de leveduras e bactérias (no inglês, SCOBY). Embora o crescimento do consumo de Kombucha seja notável nas últimas décadas, estudos sobre a composição química da bebida, efeitos relacionados à saúde e elucidação da composição do consórcio microbiano e suas relações com as moléculas bioativas produzidas são necessários para auxiliar na definição de parâmetros de controle durante a produção, utilização e consumo adequado de Kombucha. A proposta metodológica a que se propõe este projeto visa à elucidação da natureza bioativa de Kombuchas produzidas com diferentes substratos e SCOBYs contribuindo para a obtenção de produtos padronizados que possam ser utilizados como bebidas funcionais seguras para a saúde do consumidor. Serão desenvolvidas as seguintes etapas: 1) Produzir bebidas tipo Kombucha com SCOBYs de diferentes regiões da América Latina utilizando diferentes plantas e seus extratos aquosos; 2) Caracterizar a microbiota presente nos diferentes SCOBYs através de metagenômica e sua relação com as características dos produtos obtidos; 3) Estabelecer e padronizar métodos analíticos de identificação e quantificação para diferentes biomoléculas e/ou grupo de biomoléculas obtidas no processo de produção de Kombucha. Após compilar os dados de análises dos extratos e das Kombuchas (metabolômica) com os dados da metagênomica, pretende-se encontrar padrões de controle e qualidade para a obtenção de novos produtos. Desta forma,as publicações e/ou patentes geradas visam contribuir para a definição e/ou melhoria de normativas que possibilitem o consumo seguro de Kombucha de fermentação natural.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristovam Guerreiro Diniz

Ciências Biológicas

Morfologia
  • expressão gênica, neuroinflamação e progressão do declínio cognitivo senil: influência do exercício e do diabetes tipo 2 em ensaio clínico e experimental
  • O desempenho cognitivo do paciente com diabetes é caracterizado por déficits mnemônicos, inflexibilidade cognitiva e baixo desempenho psicomotor e isso parece estar associado à hiperglicemia, resistência à insulina e sinalização alterada da insulina induzindo neuroinflamação, lesão microvascular cerebral e acúmulo cerebral de beta-amiloide e proteína tau fosforilada. O diabetes tipo 2, agrava a disfunção endotelial e a condição inflamatória crônica, em torno da qual ocorrem as alterações moleculares subjacentes ao envelhecimento. O risco de demência, no entanto, é significativamente reduzido em pacientes com altos escores de qualidade de vida. Uma revisão sistemática dedicada a intervenções não farmacológicas para melhorar o desempenho cognitivo revelou, no entanto, que os dados disponíveis são contraditórios e insuficientes para uma avaliação dos efeitos de intervenções não farmacológicas. Esta proposta investiga as bases moleculares dos efeitos benéficos do exercício físico e enriquecimento ambiental em um modelo experimental murino de diabetes tipo 2 induzido por dieta hipercalórica e estreptozotocina, e de estimulação cognitiva e exercício resistido em dupla tarefa em pacientes humanos com diabetes. A análise da expressão gênica diferencial no hipocampo de camundongos diabéticos e controles será utilizada para ensaios moleculares utilizando análise transcriptômica. Testes comportamentais para avaliação das funções cognitivas dependentes do hipocampo serão realizados em camundongos e pacientes diabéticos e controles submetidos ou não a intervenção não farmacológica e os resultados serão correlacionados com a expressão diferencial de genes relacionados às funções que se beneficiaram com a intervenção. Espera-se que o exercício físico resistido associado à estimulação cognitiva em dupla tarefa em humanos, e exercício físico e estimulação visuoespacial e somatomotora em camundongos, apontem aos mecanismos relacionados com os efeitos benéficos da intervenção.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - PA - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristóvão Domingos de Almeida

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • comunicação, cidadania e migrações transnacionais: trabalhadores do conhecimento no brasil
  • O objetivo é compreender como os migrantes latino-americanos, especialmente venezuelanos, bolivianos e haitianos, convivem e vivem no Brasil, para isso, como ponto de partida, identificaremos pelo viés do capital social duas dimensões: a visão socioeconômica da migração e as redes solidárias migratórias que usam as redes sociais digitais e o aplicativo WhatsApp para se informar, receber indicação de emprego, divulgar atividades de empreendedorismo e outros apoios que os auxiliam na inserção laboral e na geração de renda. Diante disso, a questão norteadora é: como a rede de apoio ao migrante os auxiliam na inserção ao mundo do trabalho? Isso se justifica porque ao verificar a trajetória dos migrantes e as formas de inserção na sociedade, pontuando essencialmente a mediação da rede de apoio e as redes sociais obtém centralidade nesse processo, pois se de um lado, existem as representações sociais construídas a partir da imigração, por outro, há acolhida, cooperação, solidariedade e fortalecimento ao processo de inclusão dos migrantes qualificados ou em processo de capacitação em ambiente laborais. Como exercício metodológico, ampara-se nos princípios da netnografia, seguindo as fases de coleta de dados, situar-se, observar, registrar e descrever as ambiências que retratam o cotidiano, a inserção no mundo do trabalho e as interações socioculturais dos migrantes. Para isso, iniciaremos com aproximações junto as Casas de Acolhida do Migrante, em Cuiabá/MT, Brasília/DF e São Paulo/SP, com identificações das localizações dos migrantes, com intuito de realizar um mapa noturno (BARBERO, 2010) em três dimensões: a mediação da temporalidade, as experiências cotidianas e a matriz cultural da oralidade - origem, família, educação, profissão, religiosidade, cultura -, bem como mapear as redes sociais utilizadas pelos migrante que contribuem para sua inserção no mundo do trabalho, compreendendo o trabalho como novas possibilidades de organização e de interação social.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cristovão Henrique Ribeiro da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • geolab | horizon - risco climático
  • As Mudanças climáticas representam uma ameaça global para a humanidade, com efeitos significativos em diversas regiões, afetando o meio ambiente, economia e sociedades. A necessidade de adaptar-se e construir resiliência é uma questão urgente reconhecida internacionalmente. O projeto Horizon desenvolvido pelo Grupo e Instituto de Pesquisa GeoLAB no estado do Acre, concentra-se na Amazônia Sul-Ocidental, propondo uma ferramenta de risco climático que oferece dados de modelos climáticos regionalizados, adaptáveis a diferentes cenários de mudanças climáticas até 2100. O problema central é a lacuna de recursos práticos para ajudar comunidades, governos e empresas a entender e adaptar-se a riscos climáticos específicos na região Amazônica, um ecossistema vital e sensível. A questão específica a ser investigada é como desenvolver e implementar uma ferramenta eficaz que auxilie na mitigação dos riscos climáticos, considerando os desafios únicos da Amazônia Sul-Ocidental. Com 70% das perdas devido a eventos climáticos ainda não seguradas globalmente e uma necessidade estimada de USD 200 bilhões anualmente para combater impactos climáticos, a plausibilidade da questão e a necessidade de ação são evidentes. A estratégia metodológica envolve o desenvolvimento da ferramenta Horizon, que integra dados de modelos climáticos com foco em diferentes cenários de alterações climáticas, sendo aplicável na Amazônia e alinhada com os Princípios de Resiliência Climática, abordando os diferentes componentes de risco.
  • Universidade Federal do Acre - AC - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cybelle Barbosa e Lima Vasconcelos

Outra

Multidisciplinar
  • olimpíada científica roverxpedição caatinga 2024
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cybelle Menolli Longhini

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • impactos da acidificação dos oceanos na química do sistema carbonato e metabolismo de recifes de corais – uma aborgadem em escala ecossistêmica
  • Os recifes de corais são ecossistemas em que a complexidade estrutural é moldada pela calcificação de organismos construtores, principalmente os corais, resultando em elevada biodiversidade a nível global. A Acidificação dos Oceanos (AO) é um estressor global que afeta a saúde e manutenção desses ambientes, cujas estruturas se tornam altamente suscetíveis à solubilização. A difusão de CO2 para os oceanos em resposta às emissões antropogênicas deste gás para a atmosfera, leva ao decréscimo do pH da água do mar e consumo de um dos principais blocos construtores dos esqueletos pelos corais, os íons carbonato (CO32-). Apesar dos impactos reconhecidos da AO para o funcionamento dos ecossistemas coralíneos, a maior parte dos estudos traz enfoque experimental com respostas espécie-específicas e poucos se comprometem a entender os efeitos da AO à nível ecossistêmico. Assim, o presente projeto propõe responder à questão científica “Qual o grau de vulnerabilidade dos recifes de corais à Acidificação dos Oceanos?”. Para isso, o recife de coral de Rio do Fogo, localizado na Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais (APARC, Rio Grande do Norte) será utilizado como modelo ambiental para a avaliação de proxies do sistema carbonato (pH, CO32-, carbono inorgânico dissolvido – CID e estado de saturação de CaCO3 - Ωarag) em três abordagens distintas: (1) determinação do metabolismo líquido do ecossistema quanto aos processos de calcificação/dissolução de CaCO3 e Produção Primária Líquida - PPL; (2) avaliação dos fluxos de CO2 na interface atmosfera-água do mar; (3) análise dos proxies selecionados quanto às condições futuras de CO2 e pH em experimentos de laboratório. A partir dos resultados integrados aos diferentes elementos de paisagem do recife (e.g. cobertura bentônica e sedimentos de fundo), será possível compreender o estado de vulnerabilidade do ecossistema à AO e propor métodos de monitoramento a serem implementados em diferentes recifes de corais no mundo.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Cynthia Harumy Watanabe Correa

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • destinos turísticos inteligentes e desenvolvimento sustentável: práticas inovadoras no mercosul.
  • Desde 1972, a temática da preservação e melhoria do ambiente humano integra a pauta da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Manifesto Ambiental produto da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, Suécia. Em 2015, A ONU estabeleceu a Agenda 2030 com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dada a relevância econômica do turismo em nível global, o setor tem potencial para colaborar com o avanço dos ODS, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Nessa perspectiva, os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) figuram como essenciais para contribuir com a Agenda 2030, visando promover o turismo de forma mais responsável e sustentável. Um DTI deve ser inovador e dispor de uma infraestrutura tecnológica de ponta para garantir a gestão eficiente dos recursos e o desenvolvimento sustentável do território, de modo a facilitar a interação e integração do visitante com o meio ambiente para aprimorar a experiência no destino, bem como incrementar a qualidade de vida dos residentes. O problema de pesquisa em questão é: como os DTI no âmbito do Mercosul têm contribuído com iniciativas inovadoras para contemplar os Objetivos 8, 12 e 14: crescimento econômico inclusivo e sustentável, consumo e produção sustentáveis e uso sustentável de oceanos e recursos marinhos, respectivamente, definidos como prioritários pela OMT no Relatório Turismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de 2019? O objetivo geral da pesquisa é investigar as práticas inovadoras sustentáveis dos DTI na esfera do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) visando contribuir com os ODS da ONU. Os percursos metodológicos serão apoiados em revisão bibliográfica, pesquisa documental, condução de entrevistas com gestores públicos e privados dos DTI em estudo, realização de visitas técnicas para observação in loco e análise SWOT para fazer uma avaliação estratégica dos DTI. Como produto, um protocolo de práticas sustentáveis em DTI será elaborado.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Mar 01 00:00:00 BRT 2024-Wed Mar 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Cyntia Meireles Martins

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • sustentabilidade e bioeconomia de alimentos da amazônia: diagnóstico e ações propositivas para construção de cadeias de valor a partir de cooperativas agrícolas no estado do pará
  • A ampla noção de sustentabilidade (social, econômica e ambiental) e da percepção que os stakeholders (clientes e governo) influenciam as cadeias colocou em evidencia os desafios da Gestão Sustentável. Contudo, existe uma lacuna tanto teórica que relacione as práticas sustentáveis, a influência dos atores sociais que se diferenciam em práticas, a pressão dos stakeholders, a colaboração para sustentabilidade bem como a necessidade de evidenciar tais teorias em cooperativas agrícolas. Esta pesquisa objetiva analisar a partir das cooperativas agrícolas do estado do Pará suas práticas de sustentabilidade, estratégias de economia circular e seus relacionamentos colaborativos que possibilitam e tem potencial de construção de valor para as cadeias de alimentos da bioeconomia da Amazônia. Nesta pesquisa serão pesquisadas 29 cooperativas agrícolas, sendo 40,28% do total. Será realizada análise de conteúdo de documentos e de entrevistas semiestruturadas com instituições, diretoria das cooperativas e empreendedores institucionais. A parte quantitativa será realizada com survey junto aos cooperados e aplicada análise fatorial, regressão e cluster. Como resultado será gerado um modelo operacional que dará suporte às cooperativas agrícolas no processo de desenvolvimento de fornecedores para sustentabilidade, contribuindo para construção de valor. Ademais, busca-se consolidar parcerias entre os gestores públicos, cooperativas, instituições privadas e outras de interesse, a fim de subsidiar a gestão sustentável, o apoio à tomada de decisão e o fomento a políticas públicas que possam melhorar o desempenho sustentável das cooperativas e seus cooperados que operam e constroem valor em cadeias de alimentos da bioeconomia da Amazônia.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Dachamir Hotza

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de estruturas geopoliméricas via impressão 3d para aplicações ambientais
  • Os geopolímeros são materiais cimentícios de alta performance e versatilidade, difundidos inicialmente na área de construção civil. Sintetizados a partir da ativação alcalina de aluminossilicatos, eles possuem microporosidade intrínseca, o que pode representar um defeito em termos de resistência mecânica. Por outro lado, materiais porosos são muito requisitados na área ambiental, principalmente em processos de separação e/ou imobilização. Recentemente, geopolímeros tem sido introduzidos no tratamento de águas residuárias. Vários trabalhos indicam a eficiência em termos de remoção de substâncias tóxicas do ambiente, sugerindo fortemente o potencial de substituição de materiais tradicionais por geopolímeros. Contudo, a produção convencional de geopolímero a partir de moldes não permite atingir alta porosidade e tampouco um elevado controle da interconectividade entre os poros, prejudicando suas aplicações em catálise, adsorção, filtração e outros processos avançados. A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D (3DP), pode oferecer uma solução para esses problemas. A 3DP de materiais geopoliméricos permite a fabricação de estruturas padronizadas e com caminhos de poros bem desenvolvidos. Assim, esta proposta visa projetar e produzir estruturas 3D a partir da extrusão de uma pasta geopolimérica para tratamento de águas residuárias. Nesse sentido, a cooperação estabelecida com instituições de Portugal, Itália, Espanha e Colômbia, experts em impressão 3D e/ou biotecnologia aplicada a questões ambientais, se mostra promissora para colocar o Brasil e parceiros da América Latina na vanguarda de tecnologias sustentáveis.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Sat Jan 06 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Dachamir Hotza

Engenharias

Engenharia Química
  • rede sul de hidrogênio verde - novos materiais e intensificação de processos para produção de hidrogênio verde a partir de fontes de energia e insumos renováveis
  • Este projeto busca consolidar uma rede de especialistas multidisciplinar, com foco no desenvolvimento de novos catalisadores e intensificação de processos catalíticos para produção de hidrogênio verde, fazendo uso de fontes renováveis disponíveis no sul do Brasil. A região Sul apresenta grande disponibilidade de biogás, biomassa (tanto biomassa sólida quanto efluentes líquidos), e incidência solar, justificando o uso da reforma e fotorreforma como soluções tecnológicas para a produção de hidrogênio. Estes processos possuem potencial para contribuir com a sustentabilidade, garantindo a demanda energética ao mesmo tempo que estão associados à mitigação de impactos ambientais. A adoção dessas tecnologias apresenta grandes desafios técnicos, aqui abordados nas diferentes escalas do processo (composição e projeto dos catalisadores, intensificação e integração de processos, modelagem matemática, simulação, e projeto-construção de protótipos e sistemas), buscando um alto impacto de inovação e uma maior aplicabilidade das tecnologias. Assim, este projeto busca convergir diversas áreas numa abordagem única, integrando as diferentes escalas do processo e projeto do reator, aumentando o potencial de inovação, de estratégias e de processos possíveis, e acelerando o desenvolvimento destas tecnologias em benefício da sociedade. A equipe de pesquisadores pertencentes a laboratórios dos 3 Estados da região Sul atuará na busca sinérgica de catalisadores ativos e resistentes à desativação no processo de birreforma do biogás, incluindo a concepção, projeto, construção e operação do reformador de biogás para a produção de H2. Biomassas (rejeitos orgânicos) típicas da região Sul também serão utilizadas para produção de hidrogênio através da fotorreforma sob luz solar. Assim, serão executadas as etapas de desenvolvimento de fotocatalisadores sensíveis à luz visível, assim como uma plataforma para avaliação da fotorreforma, e intensificação da produção de H2 sob iluminação intermitente.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Dec 14 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Dachamir Hotza

Engenharias

Engenharia Química
  • rota de produção sustentável de agrominerais como fonte alternativa de potássio para remineralizadores de solo a partir de resíduos de rochas de nefelina sienito
  • No Brasil, mais de 85% dos fertilizantes utilizados são importados, evidenciando um elevado nível de dependência externa em um mercado dominado por poucos fornecedores. No caso do potássio, o percentual importado é de cerca de 95%, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os remineralizadores, fertilizantes obtidos por meio de rochas moídas, são uma alternativa para a correção de solos agrícolas. Com o desenvolvimento da respectiva cadeia logística, será estimulada a produção nacional de fertilizantes, em particular fontes alternativas de potássio oriundo de rochas silicáticas, como é o caso da nefelina sienito. Esse mineral é uma das matérias-primas essenciais para a indústria de vidros e cerâmicas. Dos resíduos gerados no processamento dessa rocha encontra-se um potencial agromineral com teor de potássio de cerca de 7%, além de outros macro e micronutrientes necessários em solos degradados. Assim, a partir do desenvolvimento de remineralizadores a base de K (ReminK), o objetivo deste projeto é produzir agrominerais para fornecimento de potássio com foco na economia circular e sustentabilidade.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Dec 14 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Dachamir Hotza

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • geopolímeros fabricados por impressão 3d aplicados para remediação de drenagem ácida de minas
  • A extração mineral, especialmente do carvão, é uma importante atividade econômica na Região Sul do Brasil, empregando milhares de pessoas e gerando receitas bilionárias. Em Santa Catarina, há jazidas de diversos tamanhos, algumas em operação e outras desativadas. No entanto, as indústrias desse setor são consideradas altamente poluidoras pelos órgãos ambientais. Durante o beneficiamento do carvão, grandes quantidades de rejeitos são geradas e dispostas a céu aberto, incluindo a pirita, que, ao oxidar, origina a drenagem ácida de minas (DAM). Essa água residuária ácida contém altas concentrações de sulfato, ferro e outros metais, contaminando solo, água e biota. Os problemas causados podem persistir por décadas ou séculos devido aos grandes depósitos de rejeitos. Por isso, estudos visando a remediação dessas áreas contaminadas pela mineração são essenciais. A precipitação, adsorção e oxidação avançada são processos eficazes de neutralização, separação e degradação para recuperar essa água residuária. O geopolímero (GP) é um material altamente versátil e estável, produzido a partir da ativação alcalina de aluminossilicatos, que possui características vantajosas para a remediação da DAM. O GP libera sódio durante sua eflorescência, o que neutraliza as cargas ácidas e promove a precipitação. Além disso, sua microporosidade intrínseca fornece sítios para adsorção e a incorporação da pirita no GP catalisa reações de oxidação. Para aumentar a eficácia dessa estratégia, a chave está na estruturação hierárquica controlada e no formato dado ao GP. A técnica de impressão 3D será aplicada para formar uma maior área de contato e permitir a reutilização do GP. Embora seja uma abordagem inédita, há suporte em trabalhos correlatos recentemente publicados sobre o desenvolvimento de um GP com estrutura e porosidade controlada a partir da impressão 3D para a remediação da DAM.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Dagoberto Yukio Okada

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • avaliação da recuperação de recursos no tratamento de lodo de esgoto pela aplicação de coagulantes naturais e biofloculantes
  • Um dos maiores custos no tratamento de esgoto sanitário está associado ao tratamento e disposição final do lodo de esgoto. Esse resíduo sólido possui um potencial para a recuperação de recursos, como energia e nutrientes, os quais podem ser melhor aproveitados de acordo com os produtos aplicados no tratamento desses lodos. Os produtos frequentemente utilizados no tratamento de lodos são sintéticos a base de sais de metais que podem oferecer riscos de contaminação ou à saúde, além de aumentar a parcela de material inerte na disposição final. O uso de coagulantes naturais e biofloculantes podem aumentar o potencial de geração de energia uma vez que tais produtos são biodegradáveis, além de oferecer menos riscos de toxicidade no caso de uma aplicação agrícola, como fertilizante. Assim, esse projeto pretende avaliar alternativas de tratamentos e disposição de lodo de esgoto, de forma a otimizar a recuperação de recursos. Serão realizados ensaios de jarteste com coagulantes naturais e biofloculante, para o tratamento primário de esgoto sanitário e para o condicionamento de lodo aeróbio estabilizado. Serão avaliados a compostagem e o potencial de geração de metano dos resíduos gerados, assim como a toxicidade em solos tropicais dos mesmos. A diversidade e comunidade microbiana dos solos e dos lodos serão avaliados por meio de sequenciamento do gene 16S rRNA.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daiana Silva de Ávila

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • investigação da interação de organoselenetos na homeostase de metais e no eixo intestino- cérebro para a saúde geral e do cérebro
  • O microbioma e a barreira intestinal desempenham papéis importantes na comunicação entre o intestino e o cérebro, desempenhando um papel fundamental na saúde geral e no funcionamento do organismo. A disbiose é o desequilíbrio na composição, diversidade e função da microbiota, a qual pode alterar-se ao longo da vida do indivíduo.Estudos demonstram que a exposição dietética ou ocupacional a metais altera a microbiota e as suas interações com o hospedeiro, também causando disbiose. Adicionalmente, o acúmulo de ferro e outros metais e a neuroinflamação são condições patológicas encontradas em Doença de Alzheimer e Doença de Parkinson e podem levar às alterações nesta conexão intestino-cérebro. Portanto, explorar os efeitos de metais como o ferro sobre a microbiota e o sistema nervoso e sua relação com modelos de doenças neurodegenerativas é essencial na busca de agentes terapêuticos que atenuem esses processos. Neste sentido, os compostos orgânicos de selênio vem demonstrando atividades antiinflamatórias, neuroprotetoras, antioxidantes e, particularmente, a suplementação com selênio como pré-biótico já vem sendo fortemente evidenciada. Desta forma, este projeto prevê a avaliação de compostos orgânicos de selênio que apresentaram atividade anti-inflamatória em estudos prévios, em modelos de doenças neurodegenerativas expostos a uma sobrecarga de ferro. Adicionalmente, a interação dano neuronal com alteração na microbiota será avaliada. Para atingir tais objetivos, nós iremos utilizar modelos in vitro (culturas de células) e in vivo (Caenorhabditis elegans e ratos) os quais serão modificados geneticamente ou induzidos com agentes químicos para mimetizar DA e DP. Serão realizadas técnicas que não estão disponíveis nos laboratórios brasileiros, a fim de treinar pessoal nestes ensaios e trazer esta expertise para o Brasil, a fim de implementar, a posteriori, as tecnologias inovadoras em laboratórios brasileiros. Também se espera trazer mais robustez aos projetos envolvidos.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Mon Jan 15 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daiane Cristina Sass

Ciências Agrárias

Agronomia
  • avaliação da atividade antibacteriana e efeito sinérgico das emulsões formadas por ramnolipídios e óleos essenciais contra xanthomonas
  • Bactérias do gênero Xanthomonas afetam culturas agrícolas de grande importância econômica em todo o mundo, como citros, morango e tomate. O controle destas bactérias geralmente é realizado pela utilização de compostos químicos sintéticos (a maioria a base de cobre), entre outras práticas, que causam impactos negativos na saúde e ao meio ambiente, tornando a busca de alternativas sustentáveis de combate a estas bactérias cada vez mais importante. Uma possível alternativa aos produtos químicos sintéticos que tem despertado grande interesse é a utilização de óleos essenciais, em geral, os componentes ativos de óleos essenciais mostram baixa toxicidade para mamíferos e uma persistência reduzida no ambiente. Estas características, associadas às atividades antifúngica e antibacteriana, colocam os óleos essenciais como candidatos viáveis a serem explorados no desenvolvimento defensivos agrícolas naturais. Ramnolipídios são biossurfactantes glicolipídicos produzidos principalmente por Pseudomonas aeruginosa, estes compostos têm sido relatados como metabólitos potenciais para ao controle de bactérias fitopatogênicas, além disso, eles têm propriedades físico-químicas que promovem a formação de emulsões, o que permite que esses biossurfactantes sejam misturados com outros compostos, como os óleos essenciais, promovendo a formação de emulsões, que além de apresentar uma melhor aplicabilidade na indústria pode aumentar a atividade antimicrobiana (efeito sinérgico) e a estabilidade. Neste sentido, este projeto pretende avaliar a ação antibacteriana in vitro, planta e fruto, bem como o efeito sinérgico das emulsões formadas por ramnolipídios e óleos essenciais contra Xanthomonas que causam doenças em citros, morango e tomate.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026