Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Paula Ribeiro Rodrigues

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • estratégias para a restauração da função das gônadas feminina e masculina ovinas após criopreservação
  • Ao contrário da criopreservação de embriões, oócitos maduros ou espermatozóides, a criopreservação do ovário e testículo não necessita de estimulação gonadal; pode ser realizada em qualquer idade e fase da vida reprodutiva do indivíduo, podendo também ser realizada após a morte do animal. Além disso, a criopreservação e cultivo in vitro (CIV) de gônadas é uma das opções mais promissoras para a preservação da fertilidade feminina e masculina de indivíduos economicamente valiosos, como os ovinos, quando não podem ser submetidos a técnicas convencionais de reprodução assistida. O CIV de ovário ou testículo após um período indefinido de crioestocagem permite a retomada da função gonadal para posterior utilização em técnicas de reprodução assistida e finalmente, a produção de crias viáveis. Embora nossa equipe já tenha definido um protocolo para a criopreservação do ovário de ovelhas, a obtenção de oócitos fertilizáveis após o CIV de ovário ainda é um grande desafio. No entanto, estudos têm mostrado que o co-CIV com células-tronco mesenquimais (CTMs) tem resultado em avanços significativos para o desenvolvimento de embriões e folículos isolados. Portanto, como será investigado nesse estudo, nós acreditamos que o co-CIV de ovários com CTMs após a criopreservação, possa garantir o desenvolvimento de folículos pré-antrais presentes no córtex ovariano. No tocante ao testículo, a literatura também mostra resultados promissores em camundongos (espermatogênese completa) após o CIV de fragmentos testiculares. No entanto, tem sido observado que o centro do fragmento é pouco perfundido pelo meio, o que leva à degeneração dos túbulos seminíferos. Assim, a difusão do tecido pode facilitar a penetração do meio, a nutrição celular e naturalmente, a manutenção da morfologia e função celular e tecidual, o qual será investigado no presente estudo.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Paula Santana Coelho Almeida

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • reutilização do serviço de emergência e vínculo com atenção primária à saúde: estudo de coorte
  • A organização nos serviços de saúde em rede guarda uma relação intrínseca com os objetivos da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto, os serviços de urgência e emergência são fundamentais, funcionando como porta de entrada para o sistema. Entretanto, apresentam dificuldade para seu funcionamento, destacando-se a superlotação dos serviços, a qual pode ser explicada, em boa medida, pela reutilização frequente por parte de usuários. Apesar do conhecimento dessa situação, as informações sobre a temática são escassas no Brasil, especialmente com relação a reutilização de serviços de urgência e emergência. Assim, este projeto objetiva mensurar a reutilização dos serviços de urgência e emergência, identificar os fatores associados e verificar o efeito do vínculo com a Atenção Primária à Saúde nesse processo. O estudo possui delineamento longitudinal do tipo coorte com acompanhamento de 5 anos (2020 a 2024). O estudo tem como linha de base (baseline) a pesquisa realizada em 2019, por este grupo de pesquisa (Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018), que teve como objetivo, dentre outros, mensurar e predizer a reutilização do serviço de urgência e emergência num período de 12 meses. O acompanhamento dessa pesquisa foi atravessado pela pandemia de COVID-19 em 2020, o que modificou o padrão de utilização do Pronto Atendimento. Dessa forma, esta proposta é um estudo de coorte que busca ampliar o período de acompanhamento visando compreender melhor o fenômeno estudado. Serão incluídos 1.177 indivíduos que participaram do estudo baseline e os dados sobre o uso do pronto atendimento e de vínculo com a APS serão extraídos do sistema de registro eletrônico na Prefeitura Municipal de Vitória. Serão realizadas análises descritivas, calculada a prevalência das variáveis principais e seus respectivos intervalos de confiança. Para as análises bivariadas e ajustadas utilizaremos regressão de poisson, considerando um nível de significância de 5%.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Paula Santos de Melo Fiori

Outra

Multidisciplinar
  • vi feira de ciências ambientais: estimulando o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio
  • Em agosto de 1995, O Campus Marechal Deodoro iniciou suas atividades na conhecida “Terra dos Marechais”, então como Unidade Descentralizada (Uned) da antiga Escola Técnica Federal, que em 1999 foi transformada em Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica). Em 2008, o governo federal transformou o Cefet na rede de Institutos Federais. Hoje, o IFAL - Campus Marechal Deodoro oferece os cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Guia de Turismo, além do curso técnicos na modalidade: Proeja de Cozinha e Hospedagem. No mesmo ano, foram iniciadas a oferta do curso Tecnologia em Gestão Ambiental. Em 2014, a pós-graduação em Educação e Meio Ambiente, sendo em 2016 iniciada a primeira turma do Programa de Pós-Graduação strictu sensu, a nível mestrado em Tecnologias Ambientais. Aliando o perfil do munícipio, com as carreiras ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro (IFAL – MD), este documento apresenta uma proposta para desenvolvimento VI Edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro - AL, na esfera municipal, de forma a possibilitar despertar dos estudantes do ensino médio para as carreiras ambientais ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Como também busca desenvolver um pensamento crítico sobre os problemas ambientais da região onde o munícipio está inserido, e alinhamento com os “ODS”, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ampliados estes para uma a esfera global, buscando desta forma a formação de profissionais com pensamento crítico e preparados para buscar soluções que visem o desenvolvimento sustentável.
  • IFAL - Marechal Deodoro - AL - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Pires do Prado

Ciências Humanas

Educação
  • análise das escolhas, trajetórias educacionais e expectativas de estudantes de ensino médio e das licenciaturas
  • O objetivo da pesquisa é mapear e analisar as escolhas, as trajetórias e as expectativas de estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro e dos estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pretendemos analisar o perfil socioeconômico (renda, nível de formação e tipo de ocupação dos pais, necessidade ou não de trabalhar durante o curso), as trajetórias educacionais e os caminhos percorridos (tipo de escola frequentada, desempenho escolar, repetência, abandono, transferência de escolas/cursos e turnos) e os procedimentos de escolha e acesso ao ensino superior, especificamente aos cursos de licenciaturas. Analisaremos esses processos com questionários, grupos focais, entrevistas em profundidade e observações participantes entre estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro que estão fazendo suas escolhas de transição ao ensino superior para cursos de licenciaturas e entre licenciandos do primeiro ano e concluintes de cursos de formação de professores da UFRJ. O projeto está inserido na temática da desigualdade de oportunidades educacionais e dá sequência às pesquisas anteriores sobre as transições entre as fases da educação básica e inclui a inserção no ensino superior e nos cursos de formação de professores. Temos como argumento central que há uma estratificação das escolas de uma mesma rede de ensino, com processos desiguais de formação dos estudantes, que influenciam em suas escolhas e trajetórias no ensino superior, particularmente nos cursos de licenciaturas. Nossa hipótese é que a transição ao ensino superior mantém esta estratificação, em que os estudantes de escolas de maior reputação e prestígio seguem para cursos e universidades de maior prestígio. A literatura sociológica brasileira tem demonstrado a estratificação horizontal da educação superior no Brasil e queremos observar esse processo entre os cursos de licenciatura da UFRJ.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi

Ciências Humanas

História
  • a fabricação de um interior para o brasil: o alto sertão e as lutas de independência
  • O processo de independência brasileiro foi marcado também pelo esforço para estabelecer o território da nação, com a manutenção dos limites da antiga América Portuguesa, num processo inverso à fragmentação experimentada pela vizinha América Espanhola. Internamente, a definição do espaço político e administrativo, bem como suas fronteiras, foi controversa. Trata-se da tentativa de domínio de um espaço que ficou conhecido como Alto Sertão, distante do centro administrativo da nova nação, e que desafiava o poder e alcance da Corte do Rio de Janeiro, bem como os limites geopolíticos das províncias do Norte. Importa entender a tensão entre uma delimitação territorial alheia aos projetos de integração e a consolidação do território e do Império do Brasil nos moldes da Corte. Para isso, é necessário superar uma discussão que restringe o período da independência como passivo e pacífico e evidenciar como esse processo foi demorado, tendo efeitos até 1825, e não imediatista, como marcado pela historiografia tradicional do evento ‘independência ou morte’. E compreender quão ameaçadora pode ter sido a ocorrência de revoltas para os projetos de integração e manutenção do território brasileiro em toda a sua extensão; analisar em que medida a Revolução Pernambucana (1817) e a Confederação do Equador (1824) se constituem, junto à revolta de Pinto Madeira (1831), no Ceará, três momentos de um mesmo conflito em torno do território e suas bases de poder (que contribuíam para uma centralização administrativa e a formação da nação); e, nesse processo, estudar as tensões entre proprietários de terras e políticos do Alto Sertão, com relação à produção do território da nação. A documentação arrolada para a pesquisa é em parte inédita e constituída por fontes cartoriais, cartográficas, correspondências oficiais, documentos militares e processos-crimes relacionados às questões de terra e marcos espaciais do chamado Alto Sertão.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Wed Aug 24 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Teles da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • 60 anos da coleção de arte africana no mnba – fortalecendo identidades.
  • Este projeto pretende analisar a trajetória e o lugar que a coleção de Arte Africana no Museu Nacional de Belas Artes [doravante MNBA] ocupou nos 60 anos desde sua aquisição e fornecer subsídios para o setor educativo e o museu, como um todo, para promoção de maior visibilidade e representatividade desta coleção. Neste sentido, o projeto apresentado visa lançar um novo olhar para coleção de Arte Africana do MNBA, 60 anos após a sua aquisição. Percurso marcado por grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, que nos permitem vislumbrar outras questões em relação a esse acervo, que é formado por 110 objetos artísticos, oriundos de vários países do continente negro africano, relacionando-os a construção da identidade do povo brasileiro. Torna-se premente e necessária sua reavaliação, especialmente, diante das novas reivindicações advindas da sociedade civil que resultaram em leis e medidas públicas que visam a isonomia de direitos e esses passam também, pelo reconhecimento e o tratamento valorativo de suas origens. São metas não apenas nacional, mas de âmbito mundial dentro dos compromissos assumidos pelos países signatários da agenda 2030. Perspectiva que possibilitará outras leituras e posturas da instituição e da própria sociedade Dessa forma propomos uma revisão das informações da coleção em si, bem como análise da trajetória desta coleção no MNBA visando compreender o lugar que esta ocupou no que tange a sua (in)visibilidade e aos tratamentos expositivos recebidos; enquanto objetos etnográficos, origem das matrizes culturais brasileiras ou obras de Arte. Através desse processo discutira-se sobre os conceitos de arte veiculados por um museu, que tem papel preponderante na guarda do patrimônio artístico nacional, que deveria ser representativa das diversidades étnicas e culturais da sociedade brasileira. A partir disso, poderá se refletir sobre a diversidade de representações de artistas não brancos e não europeus em museus de arte.
  • Instituto Brasileiro de Museus - DF - Brasil
  • Thu Jan 05 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Tereza de Abreu Lima

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • 1a olimpíada do oeste potiguar de astronomia e astronáutica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Tereza Reis da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • educando para o antirracismo: práticas educativas interculturais e decoloniais para a promoção da igualdade racial
  • O combate ao racismo no Brasil ganhou um novo impulso com a obrigatoriedade do ensino das culturas e histórias dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na educação básica (Gomes, 2017; Munduruku, 2012). Não obstante, pesquisas recentes têm demonstrado que a maioria das escolas ainda não contam com projetos educativos regulares para a promoção da igualdade racial ou apenas desenvolvem ações esporádicas, nas datas comemorativas. Diversos aspectos contribuem para esse quadro: falta de apoio técnico especializado que ofereça às escolas e suas equipes um repertório amplo de recursos didáticos, pedagógicos, inovações metodológicas e fundamentação teórica; lacunas na formação inicial e continuada das/os professoras/es; ausência de ações de acompanhamento e avaliação para identificar dificuldades e definir a correção de rumos (Benedito, Carneiro e Portella, 2023). Este projeto objetiva: 1) mapear e analisar entraves à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/03, com aplicação de questionário junto a Secretarias Municipais de Educação, propondo estratégias para superá-los; 2) levantar e divulgar experiências exitosas de educação antirracista, através de observação participante e entrevistas com equipes pedagógicas e docentes de escolas públicas, visando inspirar e fomentar outras iniciativas; 3) realizar cursos de formação continuada e letramento racial para professoras/es, em parceria com grupos de pesquisa, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB’s), movimentos sociais, lideranças e intelectualidades negras e indígenas. A pesquisa será desenvolvida nas 5 regiões do país, nos municípios de atuação das/os pesquisadoras/es nela envolvidos, fortalecendo redes de parceria e colaboração já instituídas. O projeto terá uma etapa de internacionalização que envolverá visitas técnicas, diálogos e colaboração com pesquisadoras/es do México, Espanha e Estados Unidos visando o desenvolvimento de análises em perspectiva comparada no campo da educação antirracista.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Valéria Machado Mendonça

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • rompendo as barreiras da desinformação: a ciência cidadã como aliada na educação, informação, comunicação e na tradução do conhecimento à promoção da saúde
  • O crescimento exponencial de informações imprecisas, falsas ou enganosas, contribuiu para a disseminação da desinformação em saúde nas redes digitais. A desinformação pode ter consequências graves aos processos de cuidado, saúde-doença da população. Serão exploradas seis questões de pesquisa, que versam desde o conhecimento, atitudes e práticas dos profissionais que atuam na APS/ESF, sobre o fenômeno desinformação em saúde até o desenho de estratégias à tradução do conhecimento em saúde para que profissionais da APS/ESF desenvolvam alfabetização midiática como habilidade crítica para navegar em ambientes digitais e tomar decisões embasadas sobre quais informações, confiar e compartilhar, e como isso pode influenciar à promoção da saúde e prevenção de doenças. Visa analisar as características da desinformação em saúde evidenciando possibilidades comunicacionais baseadas na qualidade da informação em saúde em apoio à tomada de decisões sobre os processos de cuidar da saúde e doença de situações agudas ou crônicas pelos profissionais da APS/ESF, à prevenção da desinformação e seus reflexos na saúde da comunidade. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo e experimental-analítico de abordagem mista quali-quantitativa, nas cinco regiões. Produzirá revisões de literatura e aplicará metodologias de múltiplos métodos para analisar o processo de desinformação em saúde, seus reflexos e consequências. Espera-se a compreensão da atuação dos ACS e ACE da APS/ESF quanto ao acesso, uso e gestão da informação e desinformação em saúde; aferição da qualidade da informação em saúde nas fontes oficiais de informação em saúde; caracterização dos conteúdos desinformativos com foco na criação e aplicação de parâmetros com vistas à aferição do conteúdo analisado existente nas mídias sociais; desenvolvimento de mapas das redes oficiais do Ministério da Saúde; produção de fact sheet e visual abstract com os resultados para gestores e técnicos, profissionais do Sistema Único de Saúde.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ananda Portella Félix

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estudo longitudinal sobre as alterações na digestibilidade da dieta medidas in vivo e in vitro e nos metabólitos de fermentação e microbioma intestinal em cães em crescimento
  • Embora a avaliação da digestibilidade da dieta em cães seja considerada um procedimento não invasivo, pode induzir estresse aos animais devido ao tempo de confinamento para coleta de fezes. Desta forma, o desenvolvimento de técnicas in vitro, que simulem situações experimentais in vivo, é de grande importância para o futuro da ciência e do bem-estar de animais de laboratório. Embora métodos de digestibilidade in vitro já tenham sido desenvolvidos para cães adultos, não foram encontrados estudos que comparassem os resultados obtidos in vitro com os obtidos in vivo em cães filhotes. Como na fase de crescimento o sistema gastrointestinal dos filhotes ainda está em amadurecimento e o seu microbioma intestinal ainda não está bem estabelecido, é possível que resultados obtidos in vitro não sejam representativos dos obtidos in vivo em filhotes. Dessa forma, objetivou-se comparar os métodos in vivo e in vitro de determinação da digestibilidade da dieta em cães filhotes durante o seu crescimento. Ainda, objetiva-se avaliar o efeito da idade sobre os metabólitos de fermentação e microbioma intestinal em cães em crescimento. Serão utilizados 8 cães da raça Beagle (4 machos e 4 fêmeas), não castrados, com idade inicial de 60 dias até os 12 meses de idade. Os animais serão alimentados com uma mesma dieta seca extrusada comercial para cães em crescimento. Serão avaliados dois métodos para análise de digestibilidade da dieta: in vivo (coleta total de fezes) e in vitro (utilizando pepsina e pancreatina). Fezes serão coletadas com 2, 6, 9 e 12 meses de idade para avaliação in vivo da digestibilidade, metabólitos de fermentação (aminas biogênicas, ácidos graxos de cadeia curta e ramificada, fenóis, indóis e amônia) e microbioma por sequenciamento de nova geração. Os dados serão analisados utilizando o PROC MIXED do SAS, considerando P<0,05, com exceção dos dados de microbioma, nos quais a abundância diferencial entre os gêneros será analisada pelo teste LEfSe (P-ajustado < 0,05).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ananias Francisco Dias Júnior

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • explorando o potencial terapêutico de nanopartículas formadas do bio-óleo obtido da pirólise da biomassa para o tratamento de doenças infecciosas e crônicas
  • As doenças crônicas e infecciosas representam um enorme desafio para a saúde pública global. Enquanto as doenças crônicas, como o câncer, impactam milhões de pessoas com efeitos a longo prazo, as doenças infecciosas causadas por microrganismos podem se disseminar rapidamente, resultando em surtos devastadores. Nesse contexto, o bio-óleo (BO) vegetal resultando do processo termoquímico de pirólise surge como uma alternativa eficiente e sustentável para a produção de novos produtos terapêuticos devido à sua rica composição química. Nesse sentido, o resíduo de madeira gerado no fim do ciclo produtivo de Citrus sinensis surge como uma opção para a produção de BO, além de favorecer a reutilização desse resíduo. Um dos principais desafios do uso do BO em indústrias, especialmente na farmacêutica, é sua instabilidade. Portanto, este projeto tem como objetivo principal produzir nanopartículas a partir de bio-óleo obtido da pirólise da madeira residual de C. sinensis e avaliar seu potencial bioativo, visando estabelecer uma base para o desenvolvimento de novos medicamentos. A madeira residual de C. sinensis será caracterizada física e quimicamente. Em seguida, o material será submetido ao processo de pirólise para obtenção dos BOs. Estes, passarão pelo processo de destilação e purificação onde serão determinados suas características físicas e composição química (GC-MS; FTIR e UV-Vis). Posteriormente, serão produzidas as nanopartículas a partir de BOs (NBOs) produzidos com material bruto, destilado e bidestilado e avaliados sua estabilidade em função do tempo e temperatura. Suas propriedades bioativas serão avaliadas a partir de ensaios de citotoxicidade com células normais e cancerígenas, atividade antioxidante e atividade antimicrobiana e antibiofilme contra leveduras e bactérias Gram-positivas e Gram-negativas de importância clínica.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Sat Jan 06 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson Castro Soares de Oliveira

Outra

Multidisciplinar
  • a feira de ciências e mostra científica da ufmt: impulsionando a cultura científica na educação básica
  • A Feira de Ciências e Mostra Científica da UFMT (FCMC/UFMT) é um projeto educacional inovador que tem como base as escolas dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, mas está aberto para a participação de escolas de outros municípios. O principal objetivo da FCMC/UFMT é promover a cultura científica entre os jovens, integrando-os em uma atmosfera investigativa e científica. A proposta se concentra em formar estudantes, estimular a criatividade, promover a pesquisa aplicada e desenvolver uma visão crítica e valorização da cultura. Além disso, a FCMC/UFMT busca disseminar o conhecimento por meio de atividades educativas, atraindo alunos, professores e a sociedade em geral. Este projeto não apenas fortalece a educação científica nas escolas, mas também pavimenta o caminho para um futuro mais iluminado, informado e sustentável. A FCMC/UFMT acredita que o conhecimento científico é para todos, independentemente de onde estejam localizadas as escolas, e convida escolas de todos os municípios a se juntarem a nós nesta emocionante jornada de descoberta e aprendizado.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Anderson Costa dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • geociência interativa - sociedade consciente
  • Vide projeto anexo
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson da Cunha Baia

Ciências Humanas

Educação
  • o instituto central de ginástica sueca de estocolmo: formação, sujeitos e métodos (1814 a 1900)
  • Este projeto propõe investigar o Instituto Central e Real de Ginástica de Estocolmo (GCI). A ginástica sueca foi constituinte de um movimento europeu que emergiu nos fins do século XVIII, orientado por uma abordagem de corpo ancorada nos discursos científicos e higiênicos. O sueco Pehr Henrick Ling propõe a seu governo a criação de um Instituto que atuaria no treinamento de jovens, por meio da ginástica. Nasce, em 1814, o Instituto sob a tutela da coroa sueca, que desenvolve e divulga o sistema lingiano - Ginástica Sueca - em diferentes partes do mundo. Essa proposta faz parte de estudos que o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ginástica tem realizado, e que tem se inquietado com lacunas no campo: Como foi a formação em ginástica ofertada pelo GCI ao longo do século XIX? Quais os atores envolvidos nas definições da formação proposta? Como os alunos do GCI reproduziam/ressignificavam o que lá aprendiam? Assim, temos como objetivo geral compreender o protagonismo do Instituto no que diz respeito a formação de professores de ginástica, a circulação dos diversos sujeitos que no GCI tiveram sua formação e a fizeram circular pelo mundo, e, os diferentes métodos de ginástica sueca que surgiram a partir desses sujeitos, no período de 1814 a 1900. Metodologicamente, apoiamos nos conceitos de mediação cultural e circulação, de Gruzinski, e apropriação, de Chartier, os quais nos ajudarão na leitura de um leque de fontes colhidas, e ainda não analisadas, no atual Instituto de Ginástica de Estocolmo, na Suécia, que ao longo do tempo abrigou a história do GCI. Acreditamos que o GCI se torna o epicentro da ginástica de Ling no mundo, divulgando o método e fazendo-o viajar além das fronteiras suecas. Estudar, pois, a formação ofertada por esta instituição, os sujeitos que do Instituto saíram e reproduziam e ressignificavam o que lá aprendiam, assim como construíam diferentes formas de praticar a ginástica sueca em diferentes lugares do mundo, parece-nos imprescindível.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson de Moura Zanine

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • modulação do déficit hídrico com silicato de sódio estabilizado e microrganismos associados: processos ecofisiológicos, estequiometria, sanidade e eficiência agronômica do milho e sorgo para produção de grãos e silagens em dietas de ruminantes na entressa
  • A proposta é um projeto de inovação e, tem como meta de mostrar que é possível diminuir N-fertilizante com o emprego de Azospirillum, como alternativa de FBN na tentativa de diminuir a fertilização química, e consequentemente as deposições de Nr nos ecossistemas, assim como melhorar a eficiência do uso da água a partir do emprego da fertirrigação com Si estabelecendo as doses viáveis agronomicamente e zootecnicamente para o cultivo irrigado do milho e do sorgo e, na produção de grãos e silagens. Para o exp. 1, será utilizado o delineamento experimental em blocos ao acaso em esquema fatorial 2x4x2 com cinco repetições, sendo duas culturas, sorgo forrageiro e o milho híbrido; quatro doses de Si fornecidas via fertirrigação: 0; 4; 8 e 12 kg/ha com e sem inoculação das sementes com A. brasilense (cepas Ab-V5 e Ab-V6). Serão por 2 anos avaliadas (duas secas) as características ecofisiológicos, produtivas, sanidade, eficiência agronômica e índice de colheita de grãos das culturas. No exp. 2, será avaliado as silagens de milho e sorgo, da forma tradicional no momento da colheita com grão farináceo, oriunda do mesmo delineamento supracitados. No exp. 3, será avaliado as silagens de milho e sorgo, oriunda dos tratamentos supracitados, mas, na forma de silagem de ração total para dietas de bovinos, utilizando o mesmo delineamento experimental. As dietas experimentais, na forma de ração completa (SRC), serão feitas de maneira a atender as exigências nutricionais de vacas leiteiras confinadas de acordo com NRC (2001). No exp. 4, de forma similar, será avaliado as silagens de milho e sorgo, oriunda dos tratamentos supracitados, mas na forma de SRC para dietas de ovinos confinados (NRC, 2007), utilizando o mesmo delineamento. Assim a intenção seria indicar além da tecnologia de plantio e colheita para silagens na forma tradicional, irá se estabelecer também, uma dieta completa para as vacas de leite e para ovinos como efeito aditivo à aplicação da tecnologia para os produtores.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson de Oliveira Lobo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • bioimpressão de plataformas biomiméticas utilizando hidrogéis inteligentes para aplicações osteocondrais
  • Neste projeto vislumbra-se desenvolver hidrogéis inteligentes com liberação controlada de oxigênio para serem utilizados como biotintas para a bioimpressão 3D. Sendo assim, propõe-se o desenvolvimento de plataformas biomiméticas tridimensionais para o estudo de modelos in vitro e in vivo de falhas ósseas e osteocondrais. Hidrogéis contendo micro e nanopartículas inteligentes que liberam oxigênio, células tronco mesenquimais serão bioimpressos e criobiompressas e estudado utilizando microbioreatores e plataformas do tipo Lab on a Chip para o estudo de modelos de patologias relacionadas a reparação óssea e junção osteocondral in vitro. Os conjuntos de biomateriais que se destacarem serão analisados em modelos in vivo em modelos animais de falhas ósseas e osteoartrite. Com todos estes argumentos e propostas, espera-se que este projeto consiga: (i) iniciar uma linha de pesquisa inovadora no Brasil e especialmente na região Nordeste; (ii) dar continuidade a formação de recursos humanos na área de Nanobiomateriais e Bioimpressão 3D; (ii) estreitar e ampliar a rede colaborativa já criada na UFPI com excelentes centros de pesquisa nacional e mundial; (iii) explicar a importância de se obter estruturas biomiméticas utilizando biomateriais inteligentes; (iv) explicar a influência e dependência do oxigênio para controlar a formação de tecido ósseo e cartilaginoso especialmente para o tratamento de osteoartite; (v) desenvolver plataformas do tipo “Lab on a Chip” para o estudo e tratamento de patologias relacionadas a falhas ósseas e junção osteocondral in vitro e (vi) avaliar os novos biomateriais inteligentes desenvolvidos em modelos animais.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Tue Dec 26 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson de Oliveira Lobo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • criobioimpressão de scaffolds biomiméticos utilizando hidrogéis inteligentes para aplicações osteocondrais
  • Neste projeto vislumbra-se criobioimprimir hidrogéis inteligentes com liberação controlada de oxigênio contendo micro/nanopartículas e nanofibras poliméricas incorporadas para aplicações osteocondrais. Sendo assim, propõe-se o desenvolvimento de plataformas biomiméticas tridimensionais para o estudo de modelos in vitro e in vivo de lesões ósseas e osteocondrais. Hidrogéis contendo micro e nanopartículas inteligentes que liberam oxigênio, osteoblastos, condrócitos e células tronco mesenquimais serão bioimpressos e CRIObioimpressos e estudado utilizando microbioreatores e plataformas do tipo Lab on a Chip para o estudo de modelos de patologias relacionadas a junção osteocondral in vitro. Os conjuntos de biomateriais que se destacarem serão analisados em modelos in vivo em modelo animal de osteoporose e osteoartrite. Com todos estes argumentos e propostas, espera-se que este projeto consiga: (i) iniciar uma linha de pesquisa inovadora no Brasil e especialmente na região Nordeste; (ii) dar continuidade a formação de recursos humanos na área de Nanobiomateriais e Bioimpressão 3D; (ii) estreitar e ampliar a rede colaborativa já criada na UFPI com excelentes centros de pesquisa nacional e mundial; (iii) explicar a importância de se obter estruturas biomiméticas utilizando biomateriais inteligentes; (iv) explicar a influência e dependência do oxigênio para controlar a formação de tecido ósseo e cartilaginoso especialmente para o tratamento de osteoartite; (v) desenvolver plataformas do tipo “Lab on a Chip” para o estudo e tratamento de patologias relacionadas a junção osteocondral in vitro e (vi) avaliar os novos biomateriais inteligentes desenvolvidos em modelos animais.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson de Rezende Rocha

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • inteligência artificial no estudo de biosinais com dispositivos vestíveis para promoção da saúde e bem-estar
  • Em 2021, estabelecemos uma parceria chave entre a indústria de tecnologia e as seguintes unidades da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): Instituto de Computação, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Faculdade de Educação Física e Instituto de Física Gleb Wataghin. Juntos, lançamos o Hub de Saúde e Bem-Estar chamado "Viva Bem", financiado, até o momento, majoritariamente por recursos privados. O Hub Viva Bem tem como foco principal o desenvolvimento de métodos de inteligência artificial (IA) para a promoção da saúde e do bem-estar, utilizando dispositivos de tecnologia vestível, como smartwatches (relógios inteligentes). À medida que nos aproximamos do final do segundo ano do projeto, que tem uma duração de 5 anos, com a possibilidade de renovações, identificamos a necessidade de validar muitas das pesquisas realizadas com dispositivos padrão ouro ou tradicionalmente aceitos na área médica, e que não dispomos atualmente no Hub. Tais equipamentos não fazem parte dos recursos atualmente aportados no projeto. Portanto, a presente solicitação de financiamento da CNPq visa preencher essa lacuna crucial e complementar um projeto que tem demonstrado ser bem-sucedido, disruptivo e inovador, realizando pesquisa de ponta e fazendo a tão necessária translação de resultados científicos à indústria, levando o que há de melhor na Ciência aplicada a saúde e bem estar à população em geral. Quanto à aplicabilidade ao Sistema Único de Saúde (SUS), este projeto é altamente relevante. O SUS enfrenta desafios significativos, incluindo a sobrecarga do sistema de saúde,diagnóstico tardio de doenças crônicas e um melhor monitoramento destas. A detecção precoce e o acompanhamento contínuo de condições médicas podem resultar em intervenções mais eficazes e de menor custo financeiro. A IA pode melhorar o diagnóstico precoce, o acompanhamento de pacientes e a gestão de recursos no SUS.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson Junger Teodoro

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • aproveitamento integral de frutas nativas da mata atlântica: avaliação do potencial bioativo e tecnológico de óleos essenciais de frutas para formulação de bebidas fermentadas
  • O conhecimento na área de Ciência de Alimentos é fundamental para apoio da bioeconomia que gera desenvolvimento de produtos, processos e serviços. Espécies frutíferas nativas aumentam a perspectiva de produtos que agregam valor às matérias primas local, atuando na diversificação e crescimento econômico, como alternativas agrícolas que atendam às inovações e produtos mais saudáveis. Os óleos essenciais de frutas apresentam compostos aromáticos e bioativos, que trazem vantagens biológicas e tecnológicas para uso como ingrediente/aditivos. Os trabalhos desenvolvidos no Brasil com a produção local e integrada ainda são escassos, tendo a necessidade de informações sobre estes óleos para sua utilização no desenvolvimento de novos produtos e benefícios para a saúde humana. A proposta visa atender a demanda por ingredientes alimentares provenientes da biodiversidade brasileira. Os óleos essenciais extraídos de frutas apresentam um elevado potencial para uso como aromatizante e conservante natural, que podem melhorar as características sensoriais e microbiológicas, além do valor nutricional e da funcionalidade do produto final. O projeto inovador, multiusuário, interinstitucional e dentro das áreas estratégicas do MCTIC envolverá quatro etapas: na primeira serão realizados ensaios para caracterização nutricional e química de resíduos e polpas frutas nativas e exóticas, de diferentes safras, com posterior produção de extratos e óleo essencial, para utilização em modelos celulares e animais. Na segunda, com base do potencial bioativo identificado, será realizado planejamento experimental para elaboração dos oleogéis com a incorporação dos óleos essenciais como ingrediente/aditivo capaz de controlar a liberação de aroma e atividade antimicrobiana em bebidas fermentadas, seguida da terceira etapa, onde serão avaliadas a atividade biológica in vitro em linhagens humanas de câncer e a atividade biológica in vivo, através de modelos animais suplementados com extratos e bebidas.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson Luis do Espírito Santo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • observatório de inovação social da fronteira: fortalecendo a democracia na fronteira brasil-bolívia
  • Debater a inovação social atrelada à abordagem do Bem Viver, surge como uma proposta potente para reconhecermos o enfrentamento dos desafios das sociedades latino-americanas, promovendo e valorizando a participação democrática, reavivando os laços comunitários e a busca por uma relação menos predatória com a Natureza. Assim, o estudo dos Ecossistemas de Inovação Social (EIS) sua emergência, desenvolvimento e consequências nas Arenas Públicas das cidades mostra-se relevante, afinal, diante de desafios socioambientais, inúmeras ações acabam emergindo visando fazer face à complexidade dos problemas públicos contemporâneos. Mas, como diferentes coletivos, organizações e instituições promovem inovação social na fronteira Brasil-Bolívia? (onde será realizada essa pesquisa). Em que medida essas organizações interagem em rede e tem gerado transformação social nessa fronteira? Esse projeto parte do Observatório de Inovação Social da Fronteira (OBISFRON), plataforma digital e colaborativa que tem por objetivo fortalecer e apoiar a democracia em Corumbá e Ladário (Brasil) e Puerto Suárez e Puerto Quijarro (Bolívia). Parte-se da evidência que na fronteira a democracia é confundida com segurança pública, foco majoritário das políticas públicas. As ações do poder público não tem dialogado com as ações/demandas da sociedade civil. Portanto, reconhecer um EIS é uma forma democrática de demonstrar e apoiar as experiências participativas nessa fronteira, colocando em destaque a ação das comunidades (seus desafios, atividades, necessidades e parcerias). Metodologicamente, o enfoque teórico-analítico articula os estudos sobre EIS, a sociologia dos problemas públicos e o Bem Viver para cartografar o EIS apresentado no OBISFRON e gerar artigos, cartilhas, palestras, seminários e ações de extensão com as comunidades (visando seu fortalecimento), com os discentes das escolas públicas(aprendizagem) e com os agentes públicos (dialogar a gestão e as políticas públicas com a comunidade).
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson Luiz Ribeiro de Paiva

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • avaliação da filtração em margem como alternativa para o suprimento de água potável na região semiárida do estado de pernambuco
  • A Filtração em Margem (FM) consiste na construção de poços de bombeamento próximo às margens de um manancial superficial. A ação de bombeamento provoca uma diferença do gradiente hidráulico entre o manancial superficial e o manancial subterrâneo, induzindo, ainda mais, o fluxo da água do manancial superficial pelo meio poroso até o poço de bombeamento. Nessa passagem da água pelos sedimentos do solo, ocorrem diversos processos físicos, químicos e biológicos responsáveis pela atenuação de poluentes. A FM se sobressai ao tratamento convencional utilizado em estações de tratamento de água por ter processos naturais, que causam redução no uso de produtos químicos durante o tratamento e, consequentemente, os custos da FM são menores quando comparados aos métodos tradicionais. Por esses benefícios, essa técnica já vem sendo utilizada para abastecimento público em várias partes do mundo. A técnica de FM vem se mostrando eficiente na remoção de contaminantes emergentes, sobretudo os fármacos. Esse tipo de contaminação tem sido de grande preocupação científica, devido seus efeitos toxicológicos. Além disso, métodos convencionais de tratamento de água não são eficientes na remoção desses compostos. Para aprimorar os estudos sobre a FM a compreensão dos processos que ocorrem na interface rio-aquífero é essencial. Vários estudos vêm surgindo sobre a Zona Hiporreica, que é considerado um ambiente de transição entre as águas superficiais e subterrâneas. Nesse ambiente ocorrem intensas atividades biogeoquímicas que auxiliam na atenuação de diversos poluentes. O trabalho tem por objetivo avaliar o potencial do município de Petrolândia, situado no semiárido pernambucano, e implementar um sistema de FM para complementação do abastecimento público na região. Além disso, avaliar a eficiência da FM na remoção de compostos farmacêuticos e aprimorar os estudos físico-químicos e biológicos em relação a zona hiporreica e sua influência na melhoria da qualidade de água durante a FM.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 01 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Anderson Mutter Teixeira

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • a interação entre as políticas monetária, fiscal e a regulação macroprudencial: uma abordagem empírica, dinâmica e estocástica
  • Este projeto de pesquisa é composto por dois temas centrais relativos a regulação bancária, a política monetária e a política fiscal tratando do tema da interação entre diferentes políticas. No primeiro tema pretende-se fazer a análise da efetividade dos instrumentos macroprudenciais na contenção do risco sistêmico, via diferentes medidas de risco sistêmico e investigar a coordenação entre a política monetária e estes instrumentos. Para isso, serão utilizadas bases de dados internacionais de 32 países, incluindo diversas fontes, bem como modelos de painel de dados dinâmico e com efeito fixo, e estimações de regras de Taylor para identificar períodos de expansão e retração da política monetária, estimar a ciclicidade da política fiscal nos países da amostra. O segundo tema trata tem como objetivo construir um modelo DSGE com fricções financeiras e choques fiscais para uma pequena economia aberta em especial para o Brasil. Por meio, de choques de política monetária na regra de Taylor, de política macroprudencial, via um conjunto de instrumentos, tais como (Limits to Loan-To-value (LTV), countercyclical capital buffer (CCyB),capital requirements (CT), Reserve Requirements (RR) and Limits on Leverage of banks (LVR), na política fiscal no superávit primário, na tributação, e na meta de superávit primário, espera-se compreender seus efeitos de curto e longo prazo e a identificação de quando tais políticas são conflitantes ou complementares. Isso ganha relevância, principalmente quando as politicas consideradas diferem em vários ambientes, destaca-se quando os ciclos de negócios e financeiros sejam inconsistentes ou conflitantes. Além disso, os dados recentes que englobam os efeitos da pandemia de Covid-19 na regulação bancária, mudanças na conduta da política monetária e na política fiscal podem trazer novas evidências sobre a efetividade destes instrumentos, bem como da coodenação de tais políticas para o bom funcionamento do sistema bancário e financeiro.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson Rafael Correia Buarque da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • mostra científico-cultural de penedo: conectando arte, ciência, tecnologia e inovação
  • Este projeto tem como objetivo criar a Mostra Científico-Cultural de Penedo, um evento que reúne arte, ciência, tecnologia e inovação. Ele proporcionará uma plataforma para estudantes e professores compartilharem seus trabalhos científicos e tecnológicos das escolas de educação básica pública em Alagoas. A ideia é unir o Circuito Penedo de Cinema a um evento científico, promovendo a interdisciplinaridade entre diversas áreas do conhecimento. O foco desta iniciativa é preencher a lacuna entre diferentes campos, como arte, ciência e tecnologia, promovendo um intercâmbio dinâmico de conhecimento e destacando os resultados de vários programas de ciência e feiras no estado. O problema geral abordado por esta proposta é a necessidade de aprimorar a conexão entre os diferentes componentes educacionais e promover a ciência, a tecnologia e a cultura em uma região historicamente desfavorecida, como Alagoas. Especificamente, pretendemos investigar como a integração da ciência, tecnologia, arte e cultura pode melhorar a qualidade da educação e contribuir para o desenvolvimento sustentável. As melhorias recentes na educação e os crescentes avanços científicos em Alagoas sugerem a viabilidade de nossa abordagem, enfatizando o valor da colaboração multidisciplinar. Nossa estratégia envolve a organização da Mostra Científico-Cultural de Penedo para fornecer uma plataforma inclusiva para estudantes e professores apresentarem seus trabalhos, criando um espaço para diálogos interdisciplinares e avanços educacionais.
  • Governo do Estado de Alagoas - AL - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Anderson Ribeiro Correia

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • ferramentas computacionais para avaliação do impacto econômico e social de aeroportos com base em técnicas de inteligência artificial
  • O presente projeto pretende desenvolver uma metodologia para avaliação do impacto econômico e social de infraestruturas aeroportuárias existentes no País, responsáveis, principalmente, pelo desenvolvimento da região que a abriga; e, consequentemente desenvolver as ferramentas computacionais para implementação no setor regulatório, com o objetivo de se alcançar maior eficiência operacional. Dentre as principais ferramentas metodológicas, o método de análise insumo-produto será empregado para estimar indicadores de impacto sobre a renda, emprego e produtos dos aeroportos selecionados, a partir de dados coletados de bancos de dados oficiais e pré-processados com o auxílio de técnicas de inteligência artificial e ciência de dados (clusterização, regressão, dentro outras). Após aplicação da metodologia, será possível quantificar como o crescimento de uma infraestrutura aeroportuária pode proporcionar a melhoria de indicadores econômicos e sociais em uma região. Como produtos tecnológicos, o projeto propõe o desenvolvimento de um aplicativo que será utilizado para futuras análises, monitoramentos e benchmarking entre as infraestruturas aeroportuárias. Além de promover o avanço da ciência e tecnologia. O projeto também tem a finalidade de oferecer um produto prático para a comunidade de profissionais do setor aeroportuário. A contribuição deste trabalho é muito importante para o País, haja vista que não existe, até o presente momento, um modelo próprio, original, brasileiro, para a análise do impacto socioeconômico de uma infraestrutura aeroportuária. Resultados para esta lacuna tem sido cada vez mais solicitados, uma vez que ações de investimentos, negociações e renegociações entre concessionárias privadas e órgãos governamentais dependem de referências concretas sobre o status, o poder e a saúde de suas infraestruturas aeroportuárias.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Tue Dec 20 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Anderson Spohr Nedel

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • criação de um sistema de alerta a saúde de idosos baseado nas condições de tempo
  • A meteorologia tem evoluído nos últimos anos desenvolvendo modelos meteorológicos cada vez mais precisos e sofisticados, elevando o índice de acerto e a confiabilidade de suas previsões (de tempo e clima). Porém, ainda não se utilizam os resultados prognosticados por esses modelos para a estimativa da morbimortalidade respiratória e cardiovascular. Assim, fazendo-se uso das informações das previsões numéricas de Tempo é possível sim prognosticar situações adversas de Tempo que impactam à saúde humana. Deste modo, modelos matemáticos e estatísticos acoplados a modelos de previsão do tempo (clima) poderiam, futuramente, serem utilizados para predizer agravos à saúde humana, como, por exemplo, doenças do sistema cardiovascular. Este projeto caracteriza-se como um projeto inovador, na área de biometeorologia humana, em crescente evolução nos últimos anos, e que relaciona o impacto das variáveis do tempo e clima sobre à saúde humana. A presente pesquisa se propõe mostrar que a previsibilidade de problemas associados à saúde de pessoas idosas, a partir de mudanças nas condições de tempo e clima é possível de ser realizada. O projeto busca utilizar o avanço tecnológico em benefício da saúde pública, fornecendo subsídios, como a criação de um sistema de alerta à saúde, auxiliando na tomada de ações mitigativas e preventivas (na administração hospitalar, por exemplo), frente ao impacto provocado (à saúde) por ventos extremos de tempo, como (nessa pesquisa) ondas de calor. Conhecendo-se antecipadamente a influência que fenômenos extremos de tempo podem causar à saúde da população (idosa), seria possível, também, auxiliar em decisões que tratam sobre a distribuição inteligente de recursos econômicos e humanos, além da melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anderson Stevens Leonidas Gomes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • fotônica não linear
  • Tendo como meta os objetivos gerais descritos acima, o presente projeto envolverá pesquisadores de três instituições nacionais com PPG (programa de pós-graduação) em Física, sendo uma com PPG nota 7 (UFPE), 01 com PPG nota 5 (UFAL) e uma com PPG nota 3 (UTFPR). Do lado internacional, participarão 07 Universidades, sendo 3 no Canadá (Polytechnique Montreal, McMaster e INRS), 1 na Alemanha (Ludwig-Maximilians-Universität München, 1 na França (Université d’Angers) e 2 no Chile ( Universidad de La Frontera, Temuco e Pontificia Universidad Católica de Chile). O coordenador do projeto em Montreal, será o Prof Raman Kashyap. No Canadá, estará estabelecendo colaboração com o Prof. Roberto Morandotti (INRS) e Prof. A Turak, Department of Engineering Physics, McMaster University. Na Alemanha, a colaboração será com o professor Leonardo Menezes, atualmente licenciado do DF, atuando agora na Ludwig-Maximilians-Universität München. Na França a colaboração com o Prof. Georges Boudebs. No Chile, a colaboração será com o Prof Pablo Riquelme (Universidade de la Frontera) e Melissa Maldonado, PUC Chile). No Brasil, já tem colaboração estabelecida com UFAL e estará estendendo para UTFPR. A parte cientifica do projeto consiste de 7 sub-projetos (ver projeto completo), cada um com um responsável principal. Cada subprojeto terá a coordenação geral do proponente, mas também um responsável científico em cada instituição participante, além do responsável na instituição parceira internacional. Importante destacar que em alguns casos em que já há colaboração de longo prazo (caso da Polytechnique Montreal) não estamos solicitando passagens, pois há alternativas em outros projetos que serão usados como contra-partida. Nos objetivos específicos descrevemos de forma mais detalhada o que está previsto para cada subprojeto.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Jan 12 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

André Alves de Resende

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • avaliação metalúrgica do processo de soldagem tig-mig/mag: influência das correntes de soldagem
  • A combinação de processos de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) e MIG/MAG (Metal Inert Gas / Metal Active Gas), tem se mostrado uma alternativa interessante para melhorar a capacidade produtiva, a qualidade dos cordões de solda e reduzir os custos operacionais. Neste sentido, este projeto tem como objetivo a avaliação metalúrgica do processo de soldagem TIG-MIG/MAG. A combinação de processos visa melhorar a capacidade produtiva, a qualidade dos cordões de solda e reduzir os custos operacionais, resultando em um aumento significativo de produtividade. A proposta se concentrará na caracterização metalúrgica e medição do perfil de micro dureza do cordão de solda obtido pelo processo TIG-MIG/MAG e sua comparação com o processo convencional MIG/MAG para diferentes correntes de soldagem. Será investigado como o arco TIG influencia a metalurgia do cordão de solda depositado pela parte MIG/MAG do processo, com vistas a potenciais aplicações industriais. O entendimento das propriedades mecânicas, metalúrgicas do processo TIG-MIG/MAG ainda não está bem estabelecido na comunidade científica. A necessidade de estudos nessa área é crucial para otimizar a utilização desse processo híbrido inovador, melhorando a qualidade e a produtividade na indústria metal mecânica. A questão central deste projeto é: Como o processo de soldagem híbrido TIG-MIG/MAG afeta a microestrutura e as propriedades mecânicas do cordão de solda em comparação com o processo convencional MIG/MAG? Para resolver essa questão, serão realizados experimentos utilizando uma bancada dedicada ao processo TIG-MIG/MAG. As soldas serão realizadas em chapas de aço SAE 1020, variando os parâmetros de soldagem, e posteriormente, as amostras serão seccionadas e preparadas para análise metalográfica e medição de micro dureza em todo o perfil da seção transversal do cordão de solda. A análise dos resultados permitirá compreender as características metalúrgicas obtidos pelo processo híbrido quando comparado com o convencional.
  • Universidade Federal de Catalão - GO - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

André Angelo Medeiros Gomes

Ciências Agrárias

Agronomia
  • identificação molecular, potencial toxigênico e controle biológico de isolados de fusarium associados a podridão de frutos no brasil
  • A preocupação com a contaminação de grãos e frutas frescas por micotoxinas tem crescido consideravelmente em todo o mundo. Estima-se que aproximadamente 25% de todos os produtos agrícolas estejam contaminados por essas substâncias, sendo os gêneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium os mais frequentemente associados à ocorrência natural de micotoxinas. Embora haja muitos estudos dedicados à presença de micotoxinas em grãos, são escassas as pesquisas direcionadas à contaminação de frutas por micotoxinas, especialmente quando associadas a sintomas de podridões causadas por espécies de Fusarium. Portanto, o objetivo deste estudo é: (i) elucidar a identidade dos isolados de Fusarium associados a sintomas de podridão em frutos de tomate, pimenta malagueta e café; (ii) avaliar o potencial desses isolados na produção de micotoxinas; e (iii) analisar o efeito da micofumigação com Induratia sp. no desenvolvimento da doença. Serão obtidos isolados fúngicos com características morfológicas semelhantes às do gênero Fusarium da coleção de fungos LPPC/UFRPE, bem como por meio de isolamento em frutos com sintomas de podridão. Esses isolados serão identificados por meio de ferramentas de biologia molecular e caracterizados quanto ao potencial de produção de Fumonisinas in vitro. Com o intuito de estabelecer estratégias alternativas para o manejo de doenças pós-colheita, será avaliada a capacidade de isolado de Induratia sp., conhecido por emitir compostos voláteis antimicrobianos (Processo CNPq: 427751/2018-7), em inibir o desenvolvimento de Fusarium spp. associados a sintomas de podridão em frutos de tomate e pimenta malagueta. Ao final do estudo, espera-se obter informações sobre a diversidade e o potencial toxigênico das espécies de Fusarium associadas a sintomas de podridão em frutos de café, tomate e pimenta malagueta, além de conhecer o efeito de Induratia sp. sobre Fusarium spp., causando podridão em frutos de tomate e pimenta.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Andre Asevedo Nepomuceno

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de simulações computacionais e aplicações de aprendizagem de máquina em experimentos de física nuclear
  • Os experimentos do LHC tem testado o Modelo Padrão das partículas ementares em energias na escala de TeV, sem apontar nenhum sinal de nova física. Até o presente, as evidências mais claras de física além do Modelo Padrão são a massa dos neutrinos e a assimetria bariônica do universo (BAU). Se o estado inicial do universo era simétrico em relação a bárions/antibários, claramente é necessário um mecanismo de violação de número bariônico (BNV) para explicar a assimetria observada. A oscilação de nêutrons para antinêutrons (nnbar) é um dos processos que podem ser estudados para a observação de BNV. Um outro argumento em favor da busca por sinais da oscilação nnbar é simbiose existente entre esse processo e o decaimento beta duplo sem neutrinos: ambos violam número bariônico/leptônico (B – L) em duas unidades. Para a confirmação de um possível sinal de oscilação nnbar, está sendo planejado na cidade de Lund, na Suécia, o experimento HIBEAM/NNBAR, que vai buscar por sinais de conversão de nêutrons através de diferentes processos que violam número bariônico. A fonte de nêutrons usada pelo experimento será o European Spallation Source (ESS). Para alcançar a sensibilidade desejada, é crucial estudos de modelos de detectores que sejam otimizados para identificação de partículas e medidas de precisão nas energias consideradas, bem como técnicas de separação de sinal e ruído de fundo. O projeto aqui proposto se insere nesse contexto, focando no desenvolvimento de simulações computacionais detalhadas e parametrizadas de detectores para o experimento NNBAR, e na aplicação de técnicas de inteligência artificial para mitigação de ruídos de fundo. Os algoritmos de inteligência artificial também serão implementados em análises de experimentos de física nuclear no regime de baixas energias. Este projeto tem caráter multidisciplinar e envolve pesquisadores tanto da área de física de altas energias quanto da área de física nuclear de baixas energias.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

André Bergsten Mendes

Engenharias

Engenharia Naval e Oceânica
  • projeto de um sistema de monitoramento da navegação na bacia amazônica
  • O presente projeto de pesquisa visa desenvolver o projeto conceitual de uma embarcação do tipo patrulha que será utilizada pela Marinha do Brasil, na sua constante luta por enfrentar a pirataria recorrente nas hidrovias da região amazônica, que coloca em risco não apenas as cargas transportadas, mas também os passageiros e tripulação a bordo das diversas embarcações que navegam pelos rios do estado do Amazonas. Logo, de forma a realizar intervenções ágeis, devido a possíveis ameaças, a embarcação patrulha deve ser uma embarcação de alta velocidade, cujo elevado desempenho e capacidade de manobra lhe permitem realizar ações rápidas. Além disso, devem-se levar em conta as particularidades da hidrovia onde a embarcação vai operar (correnteza, restrição de calado devido à enchente/seca, etc.), que influenciam de forma considerável o desenvolvimento do projeto da embarcação e, por consequência o desempenho real numa determinada missão. Finalmente, de forma a auxiliar à embarcação patrulha, este projeto pretende especificar um drone (de longo alcance e elevada autonomia), que faça a monitoração rápida de diversos pontos ao longo da rota (sobretudo aqueles de maior incidência de pirataria) e que envie alarmes em tempo real à embarcação de forma a minimizar o tempo para realizar as intervenções. A originalidade da proposta está baseada no uso de métodos de otimização tanto para o projeto das embarcações, e na concepção de um sistema de planejamento de missões (embarcações e drones) que considera as particularidades da bacia amazônica. Além disso almeja-se desenvolver uma ferramenta computacional com tecnologia genuinamente brasileira que incorporará todas as informações levantadas, bem como o modelo de síntese e otimização desenvolvido no projeto. Embora se tenha relatos de iniciativas pontuais, não existe registro de ferramenta similar desenvolvida no âmbito nacional que incorpore de maneira transparente técnicas de otimização ao projeto de embarcações.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 01 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026