Projetos de Pesquisa

 

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Valeria Monteiro da Silva Eleuterio Pulitano

Ciências Humanas

Filosofia
  • vi feira de ciências, arte e cultura do ifsp matão
  • De acordo com a legislação federal, na forma da Lei de Diretrizes Básicas (LDB9394/96) e dos PCNs, a contextualização e interdisciplinaridade são muito importantes no ensino. Também vivenciamos muitas discussões e debates sobre as mudanças no processo ensino-aprendizagem, no sentido de envolver, animar e estimular os alunos nos diversos segmentos da educação. Neste sentindo, as feiras constituem boas oportunidades, uma vez que, permitem aos alunos relacionarem a teoria com a prática e articular conhecimentos diversos na busca de soluções para problemas reais presentes no seu cotidiano. As feiras/mostras científicas e culturais trazem um enriquecimento curricular significativo tanto aos discentes, que ao deixarem de ser meros espectadores, assumem papel de atores principais no processo de aprendizagem, quanto aos docentes que os orientam, já que muitas vezes também são desafiados a mudarem suas perspectivas e visão de mundo, a fim de encontrarem resoluções não tão fáceis para determinados questionamentos ou problemas. Além disso, por propiciarem maior aproximação com os alunos, tais eventos permitem que o docente possa melhor compreendê-los, entendendo seus anseios, necessidades e comportamento o que, inclusive, pode melhorar a relação professor-aluno e aluno-escola, extremamente importante, sobretudo, nos dias atuais. As escolas da cidade de Matão atendem a alunos de várias faixas etárias e com grande diversidade sociocultural, apresentando problemas comuns tais como: alunos desmotivados, sem pré-requisitos, sem acompanhamento familiar, falta de verbas para melhorias na estrutura física. Tendo em vista a necessidade de contextualização interdisciplinar e de uma melhor integração professor/aluno/comunidade e com o intuito de amenizar esses problemas, as escolas realizam anualmente feiras de ciências em nosso município. Considerando a tendência de viabilizar a pesquisa na educação básica, nota-se a necessidade de realização de um evento a nível municipal. Um evento, tal como uma feira, que possa reunir os trabalhos desenvolvidos por alunos de várias escolas, promovendo a integração científica e social desses alunos. Desta forma, surge o projeto VI Feira de Ciências, Arte e Cultura do IFSP-Matão que, ao buscar a valorização do aluno e do conhecimento, por meio da difusão do conhecimento cultural, tecnológico e científico entre a comunidade interna do IFSP- Matão e a sociedade matonense, contará com a apresentação de até 60 trabalhos de alunos de ensino médio do IFSP-Matão (1° e 2° anos) e de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares desta cidade que estão cursando o ensino fundamental (9º ano) e ensino médio (1º e 2º anos) integrado ou não ao ensino técnico. Os trabalhos envolverão a elaboração de experimentos científicos e mostras culturais e, além dos alunos que apresentarão seus trabalhos, serão convidados a prestigiar a feira os demais alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de Matão, docentes e demais servidores destas escolas, pais, empresários e a comunidade de Matão. A VI FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA DO IFSP MATÃO terá um modelo híbrido, isto é, será realizada com apresentações presenciais e virtuais dos projetos participantes. O modelo presencial terá abrangência municipal e será voltado para a comunidade interna do IFSP - Matão e para os cidadãos matonenses. Já o modelo virtual contará com servidor e domínio institucional, em que estará hospedado um site com recursos de organização e apresentação de materiais multimídia desenvolvidos pelos participantes; também conterá outros elementos informativos sobre o tema escolhido e aspectos de arte e cultura correlatos, cuidadosamente selecionados pela comissão organizadora, e poderá ser acessado por todo Brasil. O modelo virtual será adotado em sua totalidade, atendendo as normas estabelecidas nesta proposta, caso a situação de pandemia perdure até a data de sua realização, o que acontecerá durante a 18a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O projeto visa que docentes, servidores e alunos do IFSP aprimorem seus conhecimentos e habilidades na organização, desenvolvimento e avaliação de uma feira científica. Pretende-se também que os professores de várias escolas possam valorizar os trabalhos de seus alunos ao apresentá-los em evento de abrangência municipal. Além disso, proporcionará aos alunos a oportunidade de escolher um tema que desperte neles a curiosidade e o interesse, tornando-os construtores do próprio conhecimento e preparando-os para serem cidadãos reflexivos, participativos e autônomos.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 20/01/2021-31/01/2023
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Valéria Pagotto

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • programa de formação para organização e qualificação do cuidado às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária do estado de goiás
  • As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) são problemas prioritários para saúde pública, devido ao forte impacto na morbimortalidade e na qualidade de vida dos indivíduos, bem como pelo efeitos econômicos adversos gerados para os serviços de saúde e sociedade em geral. A formação na gestão do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) desses agravos é fundamental para redução dos efeitos negativos das DCNT. O objetivo geral desta proposta é analisar a situação da organização do cuidado às pessoas com DCNT, as necessidades de formação dos profissionais de saúde e gestores da APS, desenvolver estratégias para formação dos profissionais e gestores, e avaliar o processo de formação na organização do processo de trabalho em municípios do Estado de Goiás. O estudo será realizado em quatro eixos. No eixo diagnóstico situacional, será traçado panorama dos indicadores de saúde nos municípios, por meio de estudo ecológico com base em dados secundários e verificadas as necessidades de formação de profissionais e gestores da APS e lacunas passíveis de mudanças, além da qualidade do cuidado em DCNT pela mensuração da presença e extensão dos atributos da APS por meio de estudo transversal de métodos mistos. No eixo de formação, será desenvolvido um Programa de Formação para profissionais de nível superior e gestores da APS, considerando o diagnóstico situacional, fundamentado na Metodologia da Problematização. O programa será estruturado em três seminários presenciais com carga horária de 36 horas para profissionais de saúde e oito horas para gestores da APS e em quatro Unidades de Aprendizagem na modalidade à distância em Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo 144 horas para profissionais, e 32 horas para gestores, com conteúdos divididos em módulos. O eixo de avaliação consistirá na avaliação da satisfação e de impactos do processo formativo na visão dos participantes, considerando-se as dimensões alcance, adesão, autoavaliação de impacto, efetividade da formação e análise crítica da implementação das mudanças por meio de duas abordagens metodológicas: um estudo transversal quantitativo e um qualitativo. Análise será realizada para verificar o efeito do Programa de Formação nos atributos da APS no estudo transversal. O quarto eixo, difusão e tradução do conhecimento, será realizado por meio da disseminação e popularização do conhecimento produzido no Programa de Formação, entre profissionais, gestores, usuários da APS e organismos sociais regionais. Será realizada identidade visual e site específico do Programa de Formação, além de materiais didáticos para profissionais e gestores da APS. As atividades da presente proposta contribuirão para o aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais que atuam na APS, para a organização dos serviços e gestão do cuidado em DCNT. Dessa forma, proporcionará intervenções efetivas no sistema de saúde que impactam positivamente na saúde da população, além de produzir um modelo de Programa de Formação que poderá ser multiplicado em outros contextos.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 29/01/2021-31/01/2024
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Valéria Pereira Hernandes

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de uma plataforma multiplex de citometria de fluxo para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar
  • A leishmaniose tegumentar (LT) é um grave problema de saúde pública, com cerca de 1,5 milhões de casos anuais cujas formas clínicas variam de lesões cutâneas localizadas até lesões mutilantes nas mucosas. O Brasil exibe a maior prevalência nas Américas, destacando a Leishmania (V.) braziliensis como agente etiológico. Uma das principais medidas de controle da LT é o diagnóstico precoce; porém, até o momento ainda não foi estabelecido um teste considerado padrão-ouro. Os testes laboratoriais variam em desempenho, pois a maioria é baseada na detecção de apenas um fator (parasitológico, imunológico ou molecular). Assim, sistemas de diagnóstico multiplex mostram-se mais vantajosos, pois são capazes de identificar ao mesmo tempo mais de um fator em uma amostra. Desse modo, a citometria de fluxo (CF) surge como uma valiosa ferramenta para diagnóstico com possibilidade para multiplexagem. Nosso grupo utiliza a CF como método para diagnóstico sorológico da LT e, recentemente identificamos, e construímos proteínas quiméricas visando aprimorar o desempenho do teste. Nosso grupo também usa abordagens in silico, como métodos de imunoinformática para elucidar mecanismos de reconhecimento molecular importantes no fenômeno de ligação nos complexos anticorpo-antígeno para LT. A incorporação de beads para detecção do material genético do parasita tem sido explorada na CF também para aumentar o desempenho do diagnóstico. Dessa forma, o presente estudo pretende desenvolver um sistema multiplex que alia abordagens sorológicas à moleculares de forma inédita para o diagnóstico da LT. Isso será realizado avaliando simultaneamente em amostras de pacientes, os títulos de anticorpos utilizando beads de poliestireno e proteínas quiméricas de L. (V.) braziliensis e a identificação do material genético desse parasita utilizando um sistema fluorescente de sondas e beads. Portanto, será possível obter um método eficaz, sensível e específico para a detecção precoce de portadores da LT.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Valéria Régia Franco Sousa

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • correlação da carga parasitária às citocinas séricas em cães com leishmaniose visceral tratados com miltefosina e alopurinol
  • A leishmaniose visceral (LV) é uma doença negligenciada transmitida por vetores flebotomíneos aos cães, principal reservatório urbano na América Latina. As medidas de controle desta zoonose preconizadas no Brasil, como a identificação e a eutanásia de cães infectados apresentam resultados controversos. Além destas estratégias, o uso de coleiras impregnadas de inseticida e a vacinação dos cães promovem redução da infectividade dos cães para os flebotomíneos, assim como o tratamento. Além disso, o tratamento repercute na remissão dos sinais clínicos e dos parâmetros laboratoriais a depender da interação da resposta imunológica do hospedeiro com o parasito. Em vista disso, o objetivo deste projeto é associar a carga parasitária de Leishmania infantum na pele e medula óssea à resposta imunológica mediada por citocinas de cães em tratamento com alopurinol associada ou não a miltefosina por um período de 12 meses. Para tanto, serão formados dois grupos com pelos 20 cães a serem tratados com alopurinol mais miltefosina e alopurinol. Estes animais serão avaliados clínica e laboratorialmente antes do tratamento, após 30 dias e depois a cada 3 meses pelo período total de 12 meses.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025