Projetos de Pesquisa

 

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Mônica Cavalcanti Sá de Abreu

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • proposição de estratégias com pensamento sistêmico para lidar com problemas perversos das crises hídrica e energética
  • O projeto envolve uma agenda de pesquisa em torno dos problemas perversos, definidos como dilemas de planejamento social e político que resistem a definições claras e conjuntos pré-determinados de soluções oriundos das ciências naturais e engenharia. Lidar com os problemas perversos exige uma perspectiva sistêmica que envolve a complexidade e a riqueza de interações que caracterizam os regimes de governança e os ciclos de aprendizagem social. No planejamento desse estudo, serão abordadas estratégias de adaptação às mudanças climáticas adotadas por atores, empresas e instituições no Brasil, Canadá e Portugal. O projeto desenvolverá estudos multiníveis, em um contexto temporal e espacial, os quais permitem análises comparativas para lidar com os problemas perversos decorrente das crises hídrica e energética. Empresas e instituições enfrentam incertezas sobre a magnitude, o momento dos efeitos das mudanças climáticas e os riscos que provavelmente precisarão enfrentar. Estas incertezas incluem políticas públicas nacionais e internacionais, estruturas regulatórias obscuras e em evolução, visão de curto prazo e comportamento de negação dos riscos climáticos nos níveis individual, organizacional e institucional, além de uma relativa escassez de inovações de baixo carbono. Abordar essas incertezas requer que empresas e instituições utilizem significativos recursos financeiros, tecnológicos e humanos. Para a compreensão desse fenômeno, foram elaborados frameworks analíticos, fundamentados na teoria institucional, nos regimes de governança colaborativa e adaptativa, e nos ciclos de aprendizagem social. O projeto adota metodologias quantitativas e qualitativas para lidar com problemas perversos que afetam o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável, e possibilita uma orientação prática para processos de transição para sistemas mais adaptativos.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Monica Cristina de Moura

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • design e inclusão de pessoas com ou sem deficiência visual em tempos de e pós pandemia
  • A pandemia SARS - Covid 19 impôs o isolamento social, fato que agravou os problemas relacionados a solidão nos grupos sociais vulneráveis e em pessoas com deficiência. Fundamentados no design inclusivo, em pesquisas anteriores, seus desdobramentos e resultados, identificamos a necessidade da criação de um sistema efetivo para comunicação, interação e integração, a fim de constituir uma rede de apoio para pessoas com ou sem deficiência visual, promovendo a autonomia e bem-estar a partir do desenvolvimento científico-tecnológico. Design inclusivo se refere a pesquisa e desenvolvimento com acesso democrático a produtos, serviços e sistemas que proporcionam conforto, acolhimento e qualidade de vida aos envolvidos. Essas premissas nortearam o projeto piloto “Lembrei de Você - LDV”, uma rede de voluntários corresponsáveis pela organização, leitura, gravação e envio de áudios às pessoas com ou sem deficiência visual (atendemos a quatro instituições e, aproximadamente, 800 pessoas) em estado de solidão e vulnerabilidade social. O projeto piloto apontou a necessidade de novos estudos, de desenvolvimento cientifico- tecnológico, da criação de sistema apropriado à disseminação, facilitação e otimização dos acessos e processos envolvidos. A questão específica se refere ao desenvolvimento de um sistema no âmbito do design socialmente inclusivo que integre as relações orais e sonoras e colabore no estímulo a autonomia, propicie acolhimento e melhoria da satisfação cotidiana do público atendido. As evidências de plausibilidade são corroboradas pelos participantes do projeto piloto LDV que, em seus relatos, apontam a efetividade da experiência sensível, memorial, diversão, conforto e bem-estar propiciados pelos áudios recebidos. A estratégia metodológica é qualitativa e envolve abordagens de pesquisa bibliográfica, de campo, do Modelo Social de Prática de Design, processos inclusivo, participativo e colaborativo e análises de eficácia e efetividade do sistema.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Tue Aug 16 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
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Mónica de la Fare

Ciências Humanas

Educação
  • mulheres egressas do ensino médio da eja na educação superior
  • Este projeto de pesquisa busca conhecer aspectos das trajetórias escolares e das estratégias de mulheres egressas do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para acessar, permanecer e concluir a Educação Superior, considerando as transformações desse espaço no Brasil nas últimas décadas. O referencial teórico se baseia no Estruturalismo Construtivista de Pierre Bourdieu e de outros autores do campo intelectual francês e de outros países latino-americanos, que desenvolveram teorizações e pesquisas empíricas sobre trajetórias educativas nessa perspectiva. Trata-se de uma visão relacional que prioriza a superação de dualismos tradicionais das ciências humanas e sociais e propõe uma trama de conceitos indissociáveis, tais como campo/capital/habitus aos que se articulam o de trajetórias sociais e estratégias. Esses construtos teóricos resultam pertinentes para compreender as dinâmicas de espaços sociais (campos) historicamente distantes, como são a Educação Superior e a EJA. Esta perspectiva teórica propõe a condição inseparável entre teoria e metodologia, por isso a pesquisa priorizará o trabalho com dados quantitativos e qualitativos. Os primeiros provenientes de distintas fontes estatísticas: microdados do ENEM, Censos da Educação Superior e da Educação Básica (INEP), neste último caso especificamente referidos à EJA escolar, correspondentes aos últimos cinco anos. Essa primeira etapa também incluirá análise de documentos de política pública. Posteriormente, serão consideradas as características dos estudantes e egressos da EJA que tentaram ingressar à universidade pelo ENEM na cidade de Porto Alegre. As tendências identificadas através das estatísticas serão contrastadas com informações qualitativas provenientes de entrevistas em profundidade com dez estudantes da Educação Superior egressas da EJA. Com esta pesquisa busca-se fortalecer aproximações entre as escolas da EJA e a Educação Superior, contribuir com produções acadêmicas ao campo da pesquisa edu
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Mônica dos Santos Marçal

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • conectividade fluvial quaternária em rios de ambientes tropicais úmidos no norte fluminense
  • O estudo da conectividade da paisagem oferece aporte teórico-metodológico para a compreensão da estrutura dos sistemas fluviais, onde formas como terraços e planícies são elementos importantes para elaboração de modelos evolutivos em bacias de drenagem. Os estudos que integram as abordagens morfoestratigráficas, morfotectônicas e de datação permitem elucidar a trajetória dos processos fluviais considerando os eventos climáticos extremos e neotectônicos, como mudanças de níveis de base, incisão e migração lateral dos canais. Assim, os registros sedimentares fluviais são indicadores das interações encosta-planície-canal, constituindo importantes chaves interpretativas do processo de evolução dos rios e eventos deposicionais. O objetivo da pesquisa é o estudo da conectividade fluvial quaternária nos sistemas de drenagem dos Rios Macaé e Macabu, no Norte Fluminense. Os eventos climáticos extremos são fenômenos que sempre ocorreram durante o período Quaternário, sendo fundamentais para a compreensão da evolução dos processos fluviais em função do significativo aporte de sedimentos nos rios. Há na literatura número relevante de trabalhos que abordam essa temática associada à processos de encosta, mas pouco sabemos em relação aos impactos que esses fenômenos geram na trajetória de evolução dos rios. Os estudos da conectividade fluvial com base em análises estratigráficas, neotectônica e de datação, podem revelar mudanças ocorridas na dinâmica dos processos fluviais frente aos eventos climáticos extremos e/ou neotectônicos. Nas áreas a montante e jusante nas duas bacias de drenagem ocorrem depósitos fluviais em forma de terraços e planícies, além de evidências de neotectônica que permitem construir um quadro de informações para projetar cenários evolutivos sobre a conectividade em diferentes tipologias fluviais. A estratégia metodológica abrange mapeamentos de depósitos fluviais, seções estratigráficas, análise granulométrica e datação através dos métodos LOE e carbono 14.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Monica Guimaraes Teixeira do Amaral

Ciências Humanas

Educação
  • docências compartilhadas, formação continuada e a lei 10.639/03: o papel das culturas urbanas em escolas públicas de diferentes regiões periféricas
  • A pesquisa visa construir uma epistemologia interseccionada e transversal entre ciências, e humanidades com base na história e culturas africana e afro-brasileira, e outras praticadas no território urbano periférico, de modo a contemplar a diversidade étnico-racial do país no âmbito da formação escolar e garantir a efetivação da Lei 10.639/2003. O objetivo é desenvolver um conhecimento transdisciplinar em sala de aula, por meio de pesquisa teórica e de campo, com docentes da rede básica, arte-educadores e pesquisadores das universidades do sudeste e nordeste. Com ênfase na democratização do ensino, pretende-se criar novas estratégias pedagógicas críticas (D’Ambrosio; Freire; Libâneo; Giroux; Duncan-Andrade & Morrel), anticoloniais (Souza; Santos; Krenak; Fanon) e decoloniais (Segato; Maldonado-Torres; Walsh), que sejam culturalmente relevantes (Nascimento, A.; Nascimento, B.; Gomes; Carneiro; Lamont-Hill; hooks). A hipótese é a de que a qualidade do ensino público depende, não apenas de satisfazer necessidades básicas de aprendizagem, ou mesmo aliviar a pobreza, mas também oferecer um currículo que favoreça a permanência discente na escola e o diálogo com os saberes e práticas socioculturais de populações historicamente invisibilizadas. O grupo de pesquisadores desenvolve práticas pedagógicas culturalmente relevantes há mais de dez anos, tendo sido a proposta da FEUSP adotada como política pública de formação de professores pela Prefeitura de São Paulo, em 2015. Por meio de uma plataforma digital, pretende-se integrar redes de colaboração entre as experiências de São Paulo, com o Ensino Fundamental II e Médio (FEUSP, IFUSP, UFSCar), do Rio de Janeiro (UFRRJ, UERJ), com o Ensino Fundamental I e da Paraíba (UFPB e UEPB), com os três níveis de ensino. A metodologia envolverá docências compartilhadas entre professores do ensino básico, arte-educadores e pesquisadores em 08 escolas públicas, que darão subsídios para epistemologias e práticas de ensino transdisciplinares.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Mônica Larucci Vieira

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • mecanismos moleculares de modulação da função de plaquetas por bactérias espiroquetas e a origem de distúrbios hemostáticos durante as infecções
  • A sífilis e a leptospirose são doenças re-emergentes causadas pelas bactérias espiroquetas Treponema pallidum e Leptospira, respectivamente. O conhecimento deficiente dos fatores de virulência e processos infecciosos desses patógenos dificulta o desenvolvimento de medidas terapêuticas e profiláticas eficazes contra as doenças. As plaquetas são centrais na hemostasia e cada vez mais são reconhecidas por funções adicionais, como regulação imune e inflamação. A modulação da função plaquetária por patógenos é uma estratégia de virulência essencial, com diferentes consequências para o hospedeiro. Tanto na sífilis quanto na leptospirose, as bactérias se disseminam pela corrente sanguínea e o comprometimento hemostático, trombocitopenia e coagulopatias são frequentes e associados a resultados adversos. Embora a interação de T. pallidum e Leptospira com as plaquetas tenha sido demonstrada in vitro, os mecanismos moleculares subjacentes e as consequências permanecem desconhecidos. Sabendo que a ligação do fator de von Willebrand (vWF) à membrana plaquetária e a desialilação são dois mecanismos bem conhecidos de clearance plaquetário, hipotetizamos que isso poderia ter papel na sífilis e na leptospirose. Por análises bioinformáticas dos genomas de T. pallidum e L. interrogans, identificamos 3 sialidases putativas e 4 proteínas contendo domínios de vWF tipo A. Nesta proposta, pretendemos estudar a possível desialilação plaquetária direta pelas sialidases bacterianas putativas, e a consequência das proteínas com domínio vWFA predito na disfunção plaquetária e desialilação mediada por enzimas. Avaliaremos se essas proteínas podem contribuir para o clearance plaquetário e trombocitopenia observada na sífilis e leptospirose, além de promover disfunção plaquetária e disseminação bacteriana. Esta proposta poderá identificar mecanismos de virulência e fisiopatologia nessas espiroquetoses e servir como base para o desenvolvimento de métodos profiláticos e terapêuticos inovadores.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Monica Macedo Bastos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • novos derivados oxoindólicos como possíveis inibidores da enzima tirosina quinase bcr-abl com potencial aplicação para leucemia mieloide crônica (lmc)
  • Câncer é um termo geral para descrever um grupo de doenças que tem em comum o crescimento desordenado das células, sendo um dos maiores causadores de óbito da história da humanidade. A leucemia é uma neoplasia hematológica, que provoca a proliferação desordenada de leucócitos, sendo classificada como mieloide ou linfoide e como crônica ou aguda. A leucemia mieloide crônica (LMC) é uma desordem clonal de células-tronco hematopoiéticas com incidência anual de cerca de 15% de todas as leucemias. Esta desordem do sistema hematológico está diretamente associada ao cromossomo Filadélfia (Ph), que leva à formação de uma proteína denominada tirosina quinase Bcr-Abl. Cientistas da Ciba-Geigy (atual Novartis) identificaram o esqueleto fenilamino pirimidina piridina (FAPP) como potente e não específico inibidor de quinase. O imatinibe, que contém o esqueleto FAPP, é um fármaco efetivo no tratamento da LMC; porém, já são descritos casos de resistência e reincidência. Assim, torna-se crucial o desenvolvimento de novos inibidores de tirosina quinase. Desta forma, este projeto tem por objetivo a obtenção, caracterização e avaliação biológica de três novas séries de substâncias com potencial atividade antineoplásica. Todos os compostos são baseados em estruturas híbridas com o esqueleto FAPP e a isatina substituída no carbono C-5, visto que é um núcleo amplamente empregado na busca por novas substâncias biologicamente ativas frente ao câncer e a LMC. Adicionalmente, serão realizados estudos de docking molecular para definir o modo de ligação dos potenciais inibidores da enzima tirosina quinase. As metodologias aplicadas para síntese, avaliação biológica e docking molecular já são descritas na literatura, facilitando assim a conclusão do projeto no prazo estabelecido.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Tue Jun 28 00:00:00 BRT 2022-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
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Monica Motta Lino

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • qualificação profissional e de gestores de santa catarina em dcnt
  • O projeto Qualificação Profissional e de Gestores de Santa Catarina em Doenças Crônicas Não-Transmissíveis constitui-se em uma proposta apresentada pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Departamento de Enfermagem, elaborada com equipe interdisciplinar de pesquisadores, professores e gestores em saúde do Estado de Santa Catarina, assim representados: Departamento de Saúde Pública - UFSC, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Secretaria do Estado de Saúde SES-SC. Trata-se de um projeto sustentado na tríade pesquisa, extensão e formação, que inclui em seu bojo a capacitação de profissionais da saúde e gestores para o cuidado à pessoas com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. A proposta contempla uma análise diagnóstica - aqui denominada como avaliação situacional de Santa Catarina, que será fundamental para orientar as ações do projeto, incluindo, a elaboração dos processos formativos. A análise diagnóstica de Santa Catarina tem como componente a caracterização e capacidade instalada na APS e dos trabalhadores/profissionais envolvidos, cujos parâmetros são descritos detalhadamente na contextualização do presente projeto. Essa etapa será desenvolvida entre dezembro de 2020 e maio de 2021. A etapa de formação tem como objetivo desenvolver estratégias efetivas e inovadoras de formação para trabalhadores de saúde de nível superior e gestores da APS, nas temáticas de promoção da saúde no território e na prevenção e cuidado (farmacológico e não farmacológico) das DCNT, a partir da identificação de seus determinantes e análise situacional no território e orientadas por protocolos, guias e outros instrumentos para o cuidado em doenças crônicas, preconizados pelo Ministério da Saúde. Assim, está organizado em três propostas educacionais: um curso de especialização em cuidado às pessoas com DCNT (360h), um Curso de Aperfeiçoamento em DCNT (180h) e um Curso de Capacitação para Gestores (40h). Essa etapa será desenvolvida entre junho de 2021 e dezembro de 2022. Os processos formativos serão permeados por encontros presenciais com vistas a promover estratégias efetivas e inovadoras de promoção à saúde, prevenção e cuidado da DCNT; oficinas com gestores municipais da APS para apoiar a reorganização e aperfeiçoamento dos serviços e redes locais de atenção à saúde, com vistas à qualificação da prevenção e cuidado das DCNT e promoção da saúde no território do cuidado às pessoas com DCNT, em âmbito individual e coletivo/no território. Ainda, haverá a participação efetiva dos autores deste projeto no Congresso Catarinense de Saúde Coletiva, fomentando a temática DCNT e promovendo rodas de diálogo; a ocorrer entre janeiro e junho de 2023. Após seis meses dos processos formativos será desenvolvida uma pesquisa de avaliação de impacto ex post facto sobre as mudanças produzidas na organização dos serviços de saúde e no processo de trabalho das equipes para a atenção às pessoas com DCNT (junho a outubro de 2023). Os parâmetros para a avaliação pós-intervenção incluirão as dimensões: 1) alcance das formações: caracterização do público formado; 2) adesão: caracterização e dimensionamento dos equipamentos públicos participantes (da rede); 3) efetividade: refere-se ao quanto o objetivo proposto para o curso foi alcançado; e 4) análise crítica da implementação das mudanças: refere-se ao quanto a capacitação tornou-se institucionalizada ou se tornou parte das práticas de rotina e políticas organizacionais. Por fim, cabe salientar que transversalmente serão realizadas e promovidas um conjunto de ações de educação, popularização e/ou divulgação científica do conhecimento junto à sociedade, para diferentes tipos de público, do início ao término do projeto, que sejam transversais às suas etapas, tanto em articulação com a comunidade científica; gestores das três esferas de governo; profissionais de saúde, comunidades locais; conselhos de políticas sociais; e grupos e instituições que atuam nas áreas de educação formal e não formal.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Dec 07 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
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Mônica Oliveira Batista Oriá

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • uso do preapp na predição da pré-eclâmpsia: avaliação da acurácia e custo-efetividade
  • A pré-eclâmpsia (PE) é uma doença que tem resultado em mais de 70 mil óbitos maternos e 500 mil óbitos neonatais no mundo (BROWN et al., 2018). Estimativas apontam que a PE representa 14% das mortes maternas ocorridas em países pouco desenvolvidos (NGENE; MOODLEY, 2019). Assim, há uma recomendação internacional em predizer a PE, ou seja, identificar gestantes de alto risco para modificar os cuidados pré-natais e instituir medidas de tratamento e prevenção em tempo oportuno, a fim de reduzir complicações e mortes decorrentes de PE. Considerando o desenvolvimento e expansão do eHealth/mhealth esta equipe desenvolveu um aplicativo para rastreamento em massa das gestantes com um teste sensível e de baixo custo que pode ser implementado tanto na rede pública como suplementar de saúde. O rastreamento oportuno além de reduzir mortes maternas e neonatais pode reduzir os custos de saúde e previdência. Logo, esta proposta visa investigar se o uso do aplicativo no 1º trimestre gestacional promove a predição de PE de modo que os profissionais possam implementar cuidados oportunos para evitar desfechos obstétricos e neonatais desastrosos. Além disso, buscaremos verificar a viabilidade econômica do aplicativo para ser utilizado no Sistema Único de Saúde e saúde suplementar. Dados de pesquisa anterior utilizando o algoritmo que deu suporte ao desenvolvimento do aplicativo em uma coorte retrospectiva envolvendo 733 gestantes revelaram uma sensibilidade de 67% com taxa de falso negativo de 10%, o que clinicamente é excelente. Iremos usar o aplicativo em uma coorte prospectiva incluindo as gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde de Fortaleza que serão seguidas até o desfecho (parto) usando o telemonitoramento. Será avaliada a acurácia e calculada a relação custo-efetividade do aplicativo em reais e dólares americanos. O estudo é relevante por trazer uma tecnologia que possa contribuir para a redução da mortalidade materna, meta prioritária da Agenda 2030 das Nações Unidas
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Mônica Pereira dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • de covid a com vida – ainda que remota: experiências docentes de busca de inclusão em tempos de pandemia
  • Em 2020, quando a pandemia da COVID-19 chegou à América Latina, um dos sistemas sociais mais abalados, além do de Saúde, foi o Educacional e os profissionais da Educação. Escolas foram fechadas, crianças e jovens permaneceram em casa e os professores, classe profissional que compõe a principal base de sustentação do sistema educacional de qualquer país, precisaram se reinventar, profissional e pessoalmente. É que neste processo, tiveram revirado o exercício de sua docência, com o advento de diretrizes políticas emergenciais que assolaram o cotidiano das escolas em que trabalham em seus países, o que precarizou ainda mais o trabalho docente e colocou os professores em um lugar de maior exclusão quando analisada a história dessa categoria profissional. Tiveram, ainda, invadidos, pelo chamado ensino remoto, suas casas, vida pessoal, privacidade, sossego. Em decorrência de tudo isso, foram reviradas e invadidas suas saúdes física e mental. Veja-se que a grande maioria dos estudos, até meados de 2020, mais se dedicava à Saúde. Quando se aproximavam do campo da Educação, ficavam ora na escola como um todo, ora nos alunos e suas famílias. Mas não se falava nos professores. Este projeto quer saber e acompanhar que políticas foram e serão aquelas que mencionamos, que impactos causaram e causarão na classe professoral em termos do exercício de sua profissão e de sua saúde, especialmente a mental, e de que forma esses profissionais têm se adaptado e se adaptarão ainda (ou não) a todo este processo pelos próximos 3 anos. Quer, ainda, oferecer soluções a desafios levantados pelos participantes, por meio da edificação e consolidação de uma Rede Internacional Latino-americana de Inclusão na Educação Básica e da exploração e criação de tecnologias. Assim, realizaremos um estudo de delineamento qualitativo, de tipo colaborativo, comparativo e longitudinal (36 meses) com pelo menos 20 professores da Educação Básica (ao menos 5 de cada país) do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025