Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Bruno Milanez

Ciências Humanas

Geografia
  • o setor mineral e suas estratégias: o exercício de poder para a captura de valor
  • O modelo das Redes Globais de Produção (RGP) é uma base teórico-metodológica para pesquisas sobre corporações em múltiplas escalas. A globalização é entendida como um sistema de integração funcional de atividades espacialmente dispersas que envolvem a extração de matéria-prima, a produção de bens, a oferta de serviços, e o descarte de rejeitos. O modelo lança mão de categorias específicas (valor, poder e enraizamento) para estudar a relação entre agentes econômicos (firmas) e não-econômicos (Estado, sindicatos, movimentos sociais etc.). Estratégias corporativas são entendidas como um repertório de ações coordenadas desempenhadas por um ou mais agentes com o objetivo de aumentar sua capacidade de capturar valor; ampliar seu poder relativo, ou modificar condições de enraizamento. De forma a operacionalizar a pesquisa, agrupamos as estratégias em sete dimensões: mercado, investimento, financeiras, relações de trabalho, institucionais, sociais e territoriais. Ao longo da pesquisa se buscará identificar e analisar estratégias específicas de empresas do setor de minerais metálicos, bem como seus efeitos. Essa proposta parte do pressuposto de que desde o último boom das commodities, o Brasil aprofundou sua estratégia neoextrativista de crescimento, o que aumentou o poder econômico e político das empresas do setor e ampliou seus impactos territoriais. Consequências desse processo podem ser percebidas nas mudanças recentes na legislação federal relativa ao setor mineral, bem como na ampliação, identificada nos últimos anos, dos conflitos territoriais em torno de projetos minerais. A pesquisa será realizada a partir de revisão bibliográfica, consulta a relatórios setoriais e bancos de dados, acompanhamento da expansão dos pedidos de direitos minerais e entrevistas semiestruturadas com informantes-chave vinculados a diferentes grupos sociais (sindicatos, agências reguladoras, movimentos sociais, organizações não governamentais, associações de classe e empresas mineradoras).
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Bruno Nubens Barbosa Miragem

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • cultura do pagamento: aplicativo para elaboração do plano de pagamento voluntário ao tratamento do superendividamento dos consumidores.
  • A sociedade de consumo, diante da concessão de crédito, gerou uma parcela significativa da população brasileira que está em situação de superendividamento, comprometendo o mínimo existencial e permanecendo em condição de exclusão. A Lei 14.181, aprovada em 01 de julho, de 2021, aperfeiçoou o Código de Defesa do Consumidor, criando um sistema de prevenção e tratamento ao consumidor superendividado. Para o tratamento, a legislação faz menção a audiências de negociação, com a reunião de todos os credores, mediante a apresentação de um plano de pagamento para revisão e renegociação da dívida. Neste sentido, o tema do projeto é o superendividamento do consumidor, delimitado ao plano de pagamento a ser ofertado pelos consumidores em audiência de negociação junto ao Balcão do Consumidor e do Observatório do Crédito e Superendividamento da Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A proposta está em criar aplicativo virtual para que os consumidores possam lançar os dados de seus débitos em um questionário socioeconômico, que gerará um plano de pagamento a ser ofertado aos credores. O projeto mostra-se relevante ao criar espaço de atendimento à população superendividada, construindo um cenário de fomento à dignidade da pessoa humana, além de contribuir com a formação acadêmica dos alunos envolvidos no projeto, permitindo o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Os dados colhidos e a análise dos atendimentos apontam indicadores que podem subsidiar a implementação de políticas públicas em defesa dos consumidores e harmonização das relações de consumo. A estratégia de criação, implementação e execução atende as etapas de seleção de equipe, contratação de empresa para desenvolvimento de aplicativo, divulgação do serviço, realização das audiências, análise dos dados, produção de relatórios, estudo de casos e encaminhamento às autoridades competentes de sugestões para ações e políticas públicas de prevenção e tratamento ao superendividamento.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Bruno Oliveira da Silva Duran

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • abordagens ômicas para o estudo do microambiente tecidual das células musculares de peixes e identificação de potenciais biomarcadores do crescimento muscular de peixes com interesse econômico.
  • Os peixes são organismos de extrema importância econômica, devido à produção de carne destinada à alimentação dos seres humanos, composta basicamente por músculo esquelético. Nesse contexto, as culturas de células musculares de peixes configuram um modelo muito útil para o estudo in vitro da regulação da miogênese e crescimento muscular, em um ambiente mais controlado. Esse modelo in vitro pode ser comparado ao organismo vivo, permitindo a compreensão da complexidade do músculo esquelético num nível sistêmico, influenciado por outros tipos celulares através de sinalizações parácrinas e/ou endócrinas. Além disso, apesar do enorme avanço na compreensão da biologia molecular do músculo esquelético, ainda não há estudos que integrem e comparem os dados ômicos disponíveis em bancos públicos (meta-análise), fornecendo oportunidades para a identificação de marcadores moleculares envolvidos com o controle da massa muscular. Dessa forma, o projeto proposto tem 2 objetivos: 1) Obter e comparar os transcriptomas de células musculares in vitro e in vivo para a compreensão do microambiente tecidual e sua regulação do crescimento muscular. O pacu (Piaractus mesopotamicus) será utilizado como modelo experimental, mas os resultados poderão ser extrapolados para outras espécies de peixes também economicamente relevantes. 2) Re-analisar, integrar e comparar o perfil de expressão gênica muscular em diferentes espécies de peixes a partir de dados ômicos públicos, identificando possíveis especificidades e potenciais biomarcadores envolvidos com a manutenção do fenótipo e crescimento muscular de peixes. Serão conduzidas análises bioinformáticas para obtenção dos genes diferencialmente expressos, ontologia de vias de sinalização e construção de redes de interações. Posteriormente, componentes moleculares relevantes e potenciais biomarcadores serão validados em análises morfológicas e PCR em tempo real, em diferentes espécies de peixes, o que pode trazer benefícios na produção aquícola.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Bruno Rangel Capilé de Souza

Ciências Humanas

História
  • história ambiental das transformações das paisagens ribeirinhas e das relações socioecológicas no rio doce, governador valadares, mg.
  • As sociedades humanas possuem uma diversidade de relações socioecológicas com rios e suas bacias hídricas, dotadas de valor econômico, político, cultural e espiritual. Nas cidades brasileiras, as margens dos rios foram intensamente disputadas por diferentes protagonistas em uma complexa rede de relações de poder. Em Governador Valadares (MG), a cidade possui uma relação histórica com a bacia do rio Doce e sua dinâmica de cheias e secas. A formação territorial propiciou uma diversa migração populacional que refletiu na heterogeneidade de seus usos sociais. Analisaremos como as relações sociais e ecológicas se deram ao longo do trecho do Rio Doce na cidade de Governador Valadares nas últimas quatro décadas. Nesse intervalo de espaço e de tempo, a sociedade valadarense transformou sua paisagem ribeirinha, assim como adaptou-se às suas dinâmicas fluviais - como na organização de redes de solidariedade durante eventos de crise nas grandes enchentes. As históricas relações entre a população ribeirinha valadarense e o rio Doce foram afetadas drasticamente com a chegada da lama tóxica da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, em Mariana, no mês de novembro de 2015. Com o desastre-crime, os moradores atingidos vêm se organizando, junto a outros grupos sociais, de modo a reivindicar seus direitos e serem ouvidos. E desde o evento diversas instituições científicas têm desenvolvido pesquisas sobre as condições locais do solo, da água e da biodiversidade. De modo a compreender as relações socioecológicas e as transformações da paisagem fluvial serão utilizadas fontes históricas, dados científicos atuais, assim como entrevistas de valadarenses ribeirinhos, especialmente para dar voz aos atingidos pela lama da Samarco. E buscando construir coletivamente histórias futuras com o rio Doce, ocorrerá um curso de extensão para professores e agentes de turismo, e a articulação de moradores locais e o poder público para elaborar um projeto de conservação das margens do rio.
  • Universidade Vale do Rio Doce - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Bruno Rodrigues

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • efeitos da estimulação transcraniana por corrente direta (tdcs) na pressão arterial e fluxo sanguíneo cerebral de pacientes hipertensos resistentes: um estudo dos mecanismos autonômicos, vasculares e inflamatórios
  • A hipertensão arterial resistente (HAR) é uma doença complexa e multifatorial, sendo a hiperatividade do sistema nervoso simpático (SNS) e redução da atividade vagal consideradas algumas das principais causas da refratariedade ao tratamento. Ademais, nos últimos anos têm sido demonstradas relações entre os sistemas nervoso autonômico, imunológico e sistema nervoso central. Terapias invasivas, bem como protocolos de exercício físico têm sido desenvolvidos para o tratamento da HAR, porém a hiperatividade do SNS ainda permanece como um desafio para o controle dos níveis de pressão arterial (PA). A possibilidade de se utilizar técnicas de estimulação cerebral, tais como a estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) não invasiva no córtex cerebral na HAR pode ser promissora para reduzir a PA não controlável por medidas farmacológicas e não farmacológicas. Estudos prévios mostraram que a modulação simpática cortical após tDCS pode reduzir os níveis pressóricos, melhorar a função autonômica e capacidade de exercício, no entanto, os desfechos principais estavam associados à melhora da depressão psíquica em pacientes não portadores de HAR, bem como à performance de atletas. Adicionalmente, esta ferramenta terapêutica poderia aumentar o fluxo sanguíneo cerebral (já demonstrado na literatura em outras condições clínicas), prejudicado em pacientes hipertensos em razão da aumentada resistência vascular periférica e remodelamento vascular. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar se a tDCS agudamente ou por 2 semanas, controlada por placebo-sham, pode reduzir a PA de hipertensos resistente através da redução da atividade nervosa simpática, melhora a modulação autonômica cardiovascular, aumento do fluxo sanguíneo cerebral, bem como das alterações positivas em parâmetros hemodinâmicos e inflamatórios. Testaremos as hipóteses de que a tDCS (aguda ou cronicamente) poderá modular positivamente os níveis pressóricos de pacientes hipertensos e aumentar o fluxo sanguíneo, alterações estas possivelmente mediadas por benefícios autonômicos, bioquímicos e inflamatórios.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023