Projetos de Pesquisa

 

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Mauro Jose Alixandrini Junior

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • interfaces tangíveis para sistemas de informação geográfica
  • A complexidade das formas tridimensionais da paisagem como sua morfologia, as estruturas vegetais e as construções modelam processos naturais e antrópicos que afetam a população. Tanto causas como efeitos desses processos devem ser compreendidos por diferentes profissionais e por diferentes perfis de população afim de elaborar soluções interdisciplinares para problemas como: ocupação antrópica do espaço, a erosão, a ventilação, regimes de escoamento das águas, deslizamentos, queimadas, insolação e propagação de doenças infecciosas, etc. A ciência da informação geográfica tem utilizado modelos computacionais e captura da realidade para simular analisar e avaliar esses processos e seu impacto no ambiente. Mas essas análises de geoinformação cada vez mais interdisciplinares demandam interfaces mais versáteis que permitam discussões mais amplas e dinamizem as interações. Apresenta-se então um sistema de visualização de modelagem geoespacial tangível, que deve ser investigado quanto a sua verdadeira capacidade de promover ganhos interdisciplinares. Isso porque tecnologias emergentes desafiam mais e mais a capacidade de elaboração de soluções interdisciplinares que demandam interações mais ativas de profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento. Uma vez que as interfaces já promovem ganho de experiência e habilidades de trabalho em áreas específicas o projeto se debruça para estudar sua capacidade frente a problemas geoespaciais. Propõe-se uma configuração física e arquitetura de software e hardware de um sistema de interface tangível de informação geográfica para investigar seus recursos para usos interdisciplinares. A proposta apoia-se numa metodologia que foca desde a captura da realidade com tecnologias inovativas à preparação de uma base de dados e a construção de uma interface tangível além de uma série de experimentos que possam produzir informações para a avaliação das interações interdisciplinares de profissionais ou mesmo na preparação deles.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Mauro Margalho Coutinho

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inovação tecnológica e educação em comunidades ribeirinhas: contribuições à concepção de cidades inteligentes na amazônia
  • Hoje muito se fala acerca das Cidades Inteligentes e Solidárias e de como elas podem elevar a qualidade de vida da população. Entretanto, em regiões como a Amazônia, onde as cidades são espraiadas em um ecossistema que abarca centenas de áreas ribeirinhas, não se pode pensar o desenvolvimento local sem incluir essas regiões e suas particularidades. Durante a pandemia que assolou a humanidade em 2020 milhares de estudantes ribeirinhos ficaram totalmente desprovidos de quaisquer recursos de ensino por não terem acesso à Internet, infraestrutura que definitivamente ainda não está disponível para a maioria dos que vivem nessa condição. Apesar de haverem soluções alternativas que poderiam ter dado um desfecho diferente a esse problema, o foco sempre se deu nas áreas urbanas com recursos já disponíveis, em uma amostra latente do quão o planejamento estratégico desses grandes centros precisa ser repensado. Esta proposta traz em seu cerne a investigação, desenvolvimento e teste de uma alternativa factível para a comunidade ribeirinha no que tange à continuidade da atividade formativa, mesmo diante de adversidades como foi o caso da pandemia de 2020 que trouxe com ela a necessidade de isolamento social. Cabe ressaltar que este estudo se ancora na comunicação baseada em contatos oportunistas, viabilizados em locais totalmente desprovidos de infraestrutura, como é o caso do espaço sideral, e se alicerça em métodos similares ao adotado nas pesquisas da Internet por se apropriar de uma forma de comunicação remota conhecida como mula de dados. Em tempos normais o sistema poderá ainda ser usado no apoio à formação não presencial através de vídeos aulas disponibilizadas em um sistema amigável, autônomo e que poderá ser alimentado tanto por conteúdo proveniente das instâncias oficiais, como pelas secretarias de educação, além de pela própria comunidade, fomentando um modelo de ciência cidadã e permitindo que o conhecimento ribeirinho se propague para as próximas gerações.
  • Universidade da Amazônia - PA - Brasil
  • 17/12/2022-28/02/2026