Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ann Honor Mounteer

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • pós-tratamento de esgoto do reator uasb em fotobiorreator para remoção de toxicidade e obtenção de produtos de valor agregado
  • No Brasil, o lançamento de esgotos sem tratamento ou apenas parcialmente tratados constitui a principal fonte de poluição dos corpos d’água, a consequências nocivas ao equilíbrio ambiental e à saúde da população. O reator UASB é uma das tecnologias de tratamento de esgotos mais difundidas no Brasil, por apresentar eficiência na remoção de matéria orgânica e sólidos em suspensão, com custos de implementação e operação relativamente baixos. No entanto, não promove a redução de nutrientes e micropoluentes responsáveis por efeitos tóxicos e estrogênicos no ambiente aquático. A necessidade do pós-tratamento do reator UASB para completar a remoção da matéria orgânica, toxicidade e estrogenicidade dos esgotos, aliada à possibilidade de recuperar materiais e energia durante o tratamento de esgotos, concedeu destaque à utilização de microalgas para o tratamento de esgotos e sua posterior conversão em bioprodutos. Pesquisas recentes têm focado, ou na produção de biomassa algal em diferentes águas residuárias, ou na remoção de determinados micropoluentes em fotobiorreatores contendo meio de cultivo ou efluente sintético. Ainda não existem estudos na literatura demonstrando o uso combinado do reator UASB e fotobiorreator no que tange a toxicidade e estrogenicidade do efluente final, o objetivo desta pesquisa. Esgoto coletado na saída de um reator UASB em escala real será tratado em fotobiorreatores, operados sob diferentes condições, para avaliar a eficiência do tratamento e os mecanismos (biodegradação, fotodegradação, adsorção) responsáveis pela remoção, ou não, de toxicidade e estrogenicidade. A biomassa produzida durante o tratamento que se mostrar capaz de reduzir/remover a toxicidade será coletada e transformada em biocarvão e bioplástico, que serão caracterizados para avaliar a viabilidade de recuperação de materiais de valor agregado.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anna Abrahão

Ciências Biológicas

Ecologia
  • fungos endofíticos, melanizados e septados do semiárido: são uma solução oculta para produtividade agrícola e tolerância à seca?
  • Fungos melanizados septados são fungos que colonizam raízes de plantas de ambientes com altos níveis de estresse sem causar dano à planta. Esses são conhecidos como dark septate endophytes (DSEs). Há evidências de que DSEs atuam como promotores de crescimento vegetal, facilitam a absorção de nutrientes de formas orgânicas e protegem as plantas de estresse biótico (patógenos) ou abióticos (seca, altas temperaturas e salinidade). Embora os DSEs sejam particularmente abundantes em áreas sazonalmente secas, ainda são pouco conhecidos no semiárido brasileiro, quando comparados aos fungos micorrízicos. Sabendo-se que os DSEs afetam positivamente o status nutricional e hídrico e, consequentemente, diminuem o estresse oxidativo em plantas de ambientes secos, nossa hipótese é: fungos DSEs, isolados de raízes finas de plantas da Caatinga, promovem maior crescimento e tolerância de plantas à seca. O objetivo da nossa proposta é (i) isolar e identificar DSEs presentes em raízes de marmeleiro preto (Croton sonderianus) que cresce sobre diferentes níveis de umidade e fertilidade do solo. Esta arbórea pioneira da Caatinga, na qual já observamos associações com DSEs, tem grande potencial para uso na restauração de áreas degradadas da Caatinga. O segundo objetivo é, (ii) em experimento de casa de vegetação, entender se associações de C. sonderianus com DSEs aumentam a tolerância à seca e promovem o crescimento dessa espécie arbórea. Em caso positivo, (iii) investigaremos o potencial e os mecanismos de ação dos DSEs no aumento da tolerância à seca e no crescimento do feijão caupi, cultura agrícola importante na economia do Ceará. Encontrar soluções baseadas na natureza para a produção de mudas para a restauração de áreas degradadas e para o cultivo agrícola de subsistência em áreas secas, torna esse projeto relevante para minimizar impactos das mudanças climáticas no semiárido brasileiro.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anna Alice Figueirêdo de Almeida

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • desenvolvimento de um modelo inteligente para reconhecimento de transtornos mentais a partir da voz
  • Os transtornos mentais (TM) são agravos de saúde de grande impacto social. Avanços recentes permitem o desenvolvimento de sistemas de análise de voz que possam auxiliar na detecção de transtornos. OBJETIVO: desenvolver um modelo inteligente, a partir de métodos de aprendizado de máquina da inteligência artificial, para classificação automática dos TM a partir da voz. MÉTODO: Estudo observacional e transversal. Constará de três etapas: 1) Construção do corpus composto por vozes de pessoas com diferentes diagnósticos de TM. Contará com pacientes do Serviço de Psiquiatria de um Hospital Universitário. Serão coletados instrumentos de caracterização da amostra, de rastreio de problemas de voz e de transtornos mentais, bem como sintomas de ansiedade e depressão. Serão coletadas amostras vocais para extração de medidas acústicas. 2) Avaliação das medidas perceptuais do corpus. envolverá dois grupos de juízes (experts e leigos) que irão realizar o julgamento perceptivoauditivo (JPA) das amostras vocais. Realizarão o JPA do corpus coletado na Etapa 1, e responderão protocolo que focará na avaliação de atributos prosódicos, como: pitch, loudness, articulação, velocidade de fala, modulação da frequência e pausas. 3) Desenvolvimento de um modelo inteligente para reconhecimento dos TM a partir da voz. Envolverá o reconhecimento de padrões, onde será utilizada inteligência artificial a partir de RNA. Assim, sugere-se desenvolver um modelo inteligente que realize uma classificação automática dos TM a partir da voz. O processo de reconhecimento de padrões envolve as seguintes fases: 1) Pré-processamento do áudio; 2) Extração de características do sinal; 3) Construção do modelo; 4) Treinamento do modelo; 5) Validação e ajuste e Teste do modelo. ESPERA-SE: um sistema de interação homem-máquina de reconhecimento de transtornos mentais seja construído com as características acústicas e padrões definidos da voz para o rastreio de transtornos mentais para termos uma assistência precoce.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Fri Feb 23 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Anna Catarina Morawska Vianna

Ciências Humanas

Antropologia
  • etnografias da dívida: rede de pesquisas sobre financeirização em perspectiva comparada
  • Há uma vasta discussão em economia política sobre a expansão de processos de financeirização em economias emergentes (Grün, 2013; Kaltenbrunner; Painceira, 2018; Alves; Toporowski, 2019). Trabalhos recentes destacam como programas de transferência de renda vêm sendo usados como garantia ao acesso a créditos de instituições financeiras, o que culminou no crescimento do endividamento subscrito por gastos públicos (Pinheiro-Machado; Scalco, 2020; Lavinas, 2017). A antropologia vem contribuindo com o debate por meio de um crescente número de etnografias sobre a dívida (Müller, 2014; Fotta,2018; Kolling, 2021). Inspirada nesses debates, esta pesquisa propõe uma comparação etnográfica de processos de financeirização e endividamento em diferentes contextos brasileiros. Os objetivos específicos são: 1) realizar uma comparação etnográfica sobre a dívida em 7 estados brasileiros (SP, TO, MG, PE, AM, AP, PA), apontando para como: a) dispositivos técnicos de mercado vêm alargando o endividamento ao abrir novos nichos de mercado; e b) beneficiários de programas sociais lidam com novas e antigas formas de dívida em uma paisagem crescentemente financeirizada; 2) Realizar uma ampla revisão bibliográfica sobre a questão da dívida na teoria antropológica e social por meio de encontros remotos entre pesquisadores da UFSCar, UFAM, UFMG, USP, UFNT, Queen Mary University of London, University of Leeds, imuê - Instituto Mulheres e Economia; 3) Articular uma rede internacional de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que trabalham com a temática da dívida e financeirização no Brasil; 4) Promover o debate público sobre financeirização, endividamento e desigualdade social. Ao propor o diálogo e colaboração em uma rede de antropólogos, reforça-se a importância de uma perspectiva etnográfica e comparada para compreender como processos globais de financeirização incidem singularmente a cada contexto, somando-se assim a perspectivas econômicas e macrossociológicas na análise desses fenômenos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anna Cristina Calçada Carvalho

Ciências da Saúde

Medicina
  • coorte prospectiva de crianças e adolescentes com tuberculose presuntiva na região metropolitana do rio de janeiro
  • A OMS estima que em 2021 tenham ocorrido 10,6 milhões de casos de TB em todo o mundo e que 1,6 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, tenham morrido devido à TB. Menores de 15 anos representam 14% da carga mundial da doença, mas até recentemente não eram considerados uma prioridade devido a menor transmissibilidade da TB por crianças pequenas. No entanto, crianças são mais vulneráveis à TB, progredindo mais rapidamente da infecção para a doença e desenvolvendo formas mais graves caso medidas preventivas e terapêuticas tempestivas não sejam adotadas. O diagnóstico da TB em crianças é dificultado pela baixa carga bacilar e o acesso inadequado a testes de maior acurácia, levando a estatísticas imprecisas sobre o real número de casos e óbitos por TB em crianças. A mortalidade estimada de crianças com TB que não recebem tratamento específico é de 22% (até 43% em < 5 anos), em comparação com 0,9% naquelas tratadas. Em 2022 o número de casos notificados de TB no Brasil aumentou para 78.057, com os maiores aumentos relativos do risco de adoecimento entre menores de 15 anos: 2.703 casos, 3,5% do total, o maior percentual registrado na série histórica de 2012 a 2022, mas ainda assim subestimado. Por meio de um estudo observacional, prospectivo, quantitativo e multicêntrico avaliaremos as características epidemiológicas, clínicas, laboratoriais e o desfecho de tratamento da TB em idade pediátrica atendidos em unidades básicas e centros de referência para TB da região metropolitana do Rio de Janeiro, 3° estado com maior taxa de incidência de TB do Brasil. As características clínico-laboratoriais (tempo 0, mês 2 e final), critérios diagnósticos adotados, perfil de sensibilidade do MTB aos fármacos anti-TB de 1ª e 2a linha por novos testes moleculares (Ultra, Truenat e LPA), com as respectivas acurácias diagnósticas, e os eventos adversos ao tratamento anti-TB serão descritos. Os resultados do estudo poderão auxiliar na revisão de condutas da TB pediátrica no nosso país.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anna Jessica Duarte Silva

Ciências Biológicas

Genética
  • uso de levedura como plataforma para terapia gênica contra o c ncer cervical visando remodelar o perfil de macrófagos do microambiente tumoral
  • O câncer cervical no Brasil é o terceiro mais prevalente entre as mulheres, 16.710 novos casos por ano, e está relacionado a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). Em 2020, este câncer foi responsável por mais de 341.000 mortes no mundo. A vacina profilática para o HPV oferecida pelo SUS cobre os tipos virais 6 e 11 (responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais), e 16 e 18 (responsáveis globalmente por 71% dos casos de câncer cervical). Embora a vacina seja eficaz e contribua para uma redução significativa na taxa de incidência câncer cervical, elas não beneficiam pacientes com tumores estabelecidos. Atualmente, a cirurgia e a radioterapia são os principais tratamentos vigentes, seguidos da quimioterapia. Terapias alternativas são necessárias para melhorar o controle da doença e a sobrevida em pacientes com tumores desde estágios precoces até os mais avançados, podendo atuar de forma combinada aos tratamentos vigentes. Silenciamento de genes-alvo através de sequências curtas de RNA de interferência (RNAi) tem se mostrado uma estratégia promissora no tratamento do câncer cervical. Os principais alvos para essa abordagem são direcionados para modulação da resposta antitumoral, considerando os componentes do microambiente tumoral, como os macrófagos a associados tumores com perfil imunossupressivo (M2). Entretanto, uma das dificuldades para estabelecer abordagens de imunomodulação é a garantia de um delivery específico para as células adequadas. Leveduras têm se mostrado carreadores interessantes devido a sua interação com receptores de macrófagos e células dendríticas, e tem emergido como potenciais vetores para carreamento para DNA, RNAm e RNAi. Este projeto propõe o desenvolvimento de um produto de terapia gênica a partir do uso da levedura Pichia pastoris como sistema de carreamento para RNAi, tendo como alvo o CSF1R de modo a modular a expressão de macrófagos M2, visando induzir um perfil anti-tumoral nos macrófagos associados a tumores HPV-positivos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Anna Myrna Jaguaribe de Lima

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeito do treinamento muscular inspiratório sobre os marcadores inflamatórios e epigenéticos, modulação autonômica cardíaca e parâmetros do sono na apneia obstrutiva do sono: um estudo controlado e randomizado
  • A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) se caracteriza pela obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em hipóxia intermitente, despertares repetitivos e fragmentação do sono, causando uma série de commorbidades que pioram a qualidade de vida e a saúde geral do indivíduo. O treinamento muscular inspiratório (TMI) é uma modalidade terapêutica de baixo custo e fácil aplicabilidade. Como a adesão à terapia de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) ainda não é a ideal, tratamentos alternativos são necessários. O TMI, embora bem documentado em diversas condições, ainda é pouco explorado na população com AOS. Desta forma, o objetivo do trabalho é determinar o efeito do treinamento muscular inspiratório sobre os marcadores inflamatórios e epigenéticos, balanço autonômico cardíaco e padrão de sono em pacientes com AOS. Será um estudo do tipo ensaio clínico controlado e randomizado, realizado indivíduos de ambos os sexos, na faixa etária dos 30 aos 70 anos com diagnóstico de apneia obstrutiva do sono moderada ou grave e divididos em dois grupos: Grupo TMI (uma sessão com carga de 70% da pressão inspiratória máxima) e grupo placebo (treinamento sem resistência). Os participantes realizarão três ciclos de 30 incursões respiratórias, com um intervalo de um minuto entre as séries. Serão avaliadas as seguintes variáveis: variabilidade de frequência cardíaca (domínio da frequência), marcadores epigenéticos e citocinas inflamatórias (citometria de fluxo) e parâmetros do sono (actigrafia e questionários validados). Os resultados esperados incluem modulação de marcadores inflamatórios e fenômenos epigenéticos, melhora do equilíbrio autonômico cardíaco e melhora dos padrões de sono. Ao avaliar esses parâmetros, o estudo visa destacar os efeitos mais amplos do IMT além do condicionamento muscular, fornecendo uma opção de tratamento adjuvante acessível e não invasiva para os pacientes com AOS.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anna Sara Shafferman Levin

Ciências da Saúde

Medicina
  • uso de nariz eletrônico de baixo custo para diagnóstico de doenças infecciosas em amostras clínicas de saliva, ar expirado e urinamado
  • Doenças infecciosas representam grande causa de morbimortalidade no mundo. A infecção pelo HIV/Aids, a tuberculose, as infecções respiratórias, a malária e as doenças diarreicas estão dentre as dez principais causas de óbito em países de baixa renda. O diagnóstico, muitas vezes pouco acessível e tardio, contribui para o impacto destas doenças na saúde populacional. Compostos voláteis orgânicos (VOC) são substâncias com composição baseada em carbono com alta pressão de vapor que emanam de materiais líquidos ou sólidos. Já foi catalogada a presença de milhares de VOC em amostras biológicas. A detecção de VOCs é feita por narizes eletrônicos, equipamentos compostos por sensores de gases químicos ligados a um recipiente de condicionamento de amostra biológica e a um mecanismo eletrônico de aquisição de dados e análise de padrões de resposta. O desenvolvimento desta tecnologia pode ter papel importante na identificação de doenças infecciosas, especialmente em contextos clínicos de baixa complexidade sem acesso a aparato laboratorial complexo. Este estudo tem como objetivos: 1- Avaliar o desempenho de um nariz eletrônico construído com sensores baseados em ionogel no diagnóstico da Covid-19, através da análise de amostras de saliva e ar expirado de pacientes infectados. 2- Comparar o desempenho desse nariz eletrônico de baixo custo com um nariz eletrônico comercialmente disponível (Cyranose® 320) na identificação de diferentes padrões de infecção/contaminação/colonização em urina de pacientes ambulatoriais. O estudo é prospectivo, em diferentes unidades de saúde. As amostras para COVID-19 foram coletadas prospectivamente durante a pandemia e submetidas ao nariz eletrônico. O padrão ouro será o resultado do exame colhido por indicação clínica (PCR). As amostras de urina serão coletadas por indicação clínica e os resultados (Urina 1 e urocultura) serão utilizados como padrão-ouro. Será realizada análise de componentes principais e algoritmos de "machine learning".
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anne Fayma Lopes Chaves

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • promoção da amamentação: desenvolvimento e eficácia de tecnologia assistiva para mães com deficiência visual
  • As mulheres com deficiência visual consideram a amamentação uma prática difícil (DIAS et al., 2018). Os principais problemas referem-se à falta de preparo no pré-natal, estresse diante do enfrentamento do papel materno e posição do bebê (CEZÁRIO et al., 2016; PAGLIUCA et al., 2009). As barreiras associadas à amamentação devem ser vistas com outro olhar pelos profissionais de saúde, incluindo a mulher cega de forma empoderada (OLIVEIRA et al., 2017). Logo, os profissionais possuem a responsabilidade de proporcionar nível de independência desejável e autonomia dessas mães para alimentar seus filhos (SILVA et al., 2014; OLIVEIRA, 2020; BEZERRA, 2020). Mães cegas não tiveram acesso à orientações sobre amamentação e cuidados com o recém-nascido, bem como momentos de diálogos com profissionais (GIUGLIANI, 2014; BEZERRA, 2020). Visando favorecer o aprendizado, profissionais têm se apropriado de tecnologias assistivas que estão inseridas nas seis dimensões de acessibilidade, visando autonomia, independência, inclusão e melhora da qualidade de vida (BERSCH, 2017; SASSAKI, 2009). Desse modo, é imperativa a necessidade de desenvolver tecnologias que auxiliem a mulher com deficiência visual a amamentar, visando favorecer a adesão à amamentação, prevenir desmame precoce, além de ser uma ferramenta útil para auxiliar os profissionais no empoderamento dessas mães. Objetiva-se construir, validar e testar eficácia de tecnologia assistiva sobre amamentação para mães com deficiência visual. Estudo metodológico, que ocorrerá em três etapas: 1. Diagnóstico situacional que abordará mães cegas que amamentaram anteriormente para compreender as dificuldades vivenciadas ao amamentar; 2. Desenvolvimento do podcast com o planejamento e a produção; 3. Validação de conteúdo com juízes e público-alvo. Posteriormente será realizado estudo quase experimental com mulheres cegas que estão amamentando, para testar a eficácia da tecnologia assistiva.
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Anne Gabriella Dias Santos

Outra

Divulgação Científica
  • núcleo de divulgação científica fanaticos da química: divulgando a ciência através de teatro de temática científica e experimentos lúdicos.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Sun Dec 25 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026