Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marinella Silva Laport

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • uma abordagem da resistência antimicrobiana e estratégias para o tratamento e controle de infecções estafilocócicas no contexto de saúde única
  • Bactérias multirresistentes aos antimicrobianos têm ameaçado a saúde humana e, estudos preveem que, até 2050, a resistência causará mais de 10 milhões de óbitos/ano. Soluções devem ser consideradas dentro do conceito multidisciplinar de Saúde Única, que correlaciona a saúde entre humanos, animais e meio ambiente. A busca por estratégias antimicrobianas é essencial para responder à atual disseminação dessas bactérias. Dentre as grandes preocupações de infecções de difícil tratamento, destacam-se aquelas causadas pelo gênero Staphylococcus, constituído por cerca de 60 espécies disseminadas no ambiente, animais e humanos. Esses patógenos apresentam ampla capacidade de aquisição de genes de resistência aos antimicrobianos (GRA). Neste contexto, nosso grupo vem trabalhando na caracterização de Staphylococcus spp. resistentes aos antimicrobianos e nos mecanismos genéticos envolvidos em sua disseminação. A origem dos GRA é desconhecida, e há evidências de que bactérias ambientais seriam seus reservatórios, como aquelas provenientes de invertebrados e águas marinhas. Em contrapartida, demonstramos que bactérias isoladas de esponjas produzem moléculas com atividades antimicrobianas. Nesse contexto, este projeto se propõe a caracterizar bactérias isoladas de esponjas e macroalgas marinhas para detecção de biomoléculas com ação sobre Staphylococcus spp. Em paralelo, nos propomos a analisar Staphylococcus e bacilos gram-negativos de origem humana e animal, visando detectar GRA em diferentes nichos, assim como cepas de origem ambiental que atuem como reservatórios de GRA. Assim, almejamos obter dados sobre cepas resistentes aos antimicrobianos e mecanismos de disseminação de GRA, auxiliando na compreensão do surgimento, propagação e dispersão da resistência aos antimicrobianos. Estratégias para o controle e tratamento de infecções causadas por cepas resistentes aos antimicrobianos também serão apresentadas como uma das formas de combate à resistência aos antimicrobianos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Marinêz Isaac Marques

Ciências Biológicas

Zoologia
  • além do olhar: o uso de vants e bioacústica em estudos comportamentais do jacaré-do-pantanal
  • O Jacaré-do-Pantanal é uma espécie emblemática entre os vertebrados aquáticos do Pantanal. Embora com uma população anteriormente estimada em mais de 10 milhões, observa-se que vem diminuindo, significativamente, nos últimos anos, devido à pressões antropogênicas como incêndios e mudanças nos habitats aquáticos, causadas por secas severas. Para entender como as mudanças ambientais no Pantanal estão afetando sua biodiversidade, é necessário realizar um monitoramento de longo prazo envolvendo múltiplos fatores. Em todo o mundo, os principais métodos utilizados para estimar as populações de crocodilianos são as contagens visuais e a captura de espécimes. No entanto, no Pantanal, esses métodos não são fáceis de aplicar devido à dificuldade de acesso ás áreas remotas, que possuem características ambientais extremas ao longo do ano, além de serem onerosos a longo prazo. Entretanto, existem métodos alternativos de amostragem como a Bioacústica, com aplicação de sistemas automatizados de registros, e métodos de amostragem remota, permitindo o monitoramento da biodiversidade por um longo período de tempo, e em qualquer ambiente, além do uso de Drones (Veículos aéreos não tripulados, VANTs), que possibilita acessar áreas de difícil acesso, e com maior alcance de visualização do que os métodos tradicionais de observações humana. Considerando as vantagens que esses dois métodos, gravadores e VANTs oferecem, este estudo analisará a influência da sazonalidade do Pantanal mato-grossense sobre a densidade de indivíduos do jacaré-do-pantanal (Caiman yacare), e seu comportamento vocal. Para esta avaliação, será realizada uma análise comparativa entre os dados coletados por gravadores e VANTs durante os anos de 2021 e 2022 em quatro baias na área do SESC, Pantanal de Mato Grosso, com os dados a serem coletados em 2024, nas mesmas baías e área de estudo.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026