Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Chile
Coréia do Sul
Estados Unidos
França
Inglaterra
Portugal
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Não Informado
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA
ASSOCIACAO INSTITUTO TECNOLOGICO VALE - ITV
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a
Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
BIOMTEC TECNOLOGIAS EM BIOMATERIAIS LTDA
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro Cerâmico do Brasil
Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
ESTADO DA BAHIA
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO DOM CABRAL
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
IBRV - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
Inha University
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - IATI
Instituto Biológico
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Museus
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Ciência na Rua
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto de Aeronáutica e Espaço
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia do Paraná
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Iowa State University
Laboratório Nacional de Computação Científica
Laboratório Nacional de Energia e Geologia
MAGTECH SOLUCOES EM NANOPARTICULAS MAGNETICAS LTDA
Museu da Amazonia
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de História Natural Capão da Imbuia
Museu Paraense Emílio Goeldi
NANOVIEW NANOTECNOLOGIA LTDA
Pontificia Universidad Católica de Chile
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Canoas
Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Olinda
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP
S B I
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
SECRETARIA DE ESTADO DA CIENCIA, TECNOLOGIA, INOVACAO E ENSINO SUPERIOR
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Pi
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina
SENAI - Departamento Regional do Paraná
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro
Superintendencia de Vigilancia em Saude do Amapá
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Minho
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondonópolis
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade La Salle - Canoas
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SAO CAETANO DO SUL
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Vale do Rio Doce
University of London
Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Demografia
Desenho Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Segurança Contra Incêndio
Serviço Social
Sociologia
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Elena Riet Correa Rivero
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto das interações bidirecionais entre transição epitélio-mesenquimal e senescência no tratamento oncológico e no prognóstico do carcinoma epidermoide de boca
Resumo:
No triênio 2023-2025 são estimados 15 mil novos casos de câncer bucal no Brasil, com o carcinoma epidermoide bucal (CEB) representando 90% dos casos. Mesmo com avanços no diagnóstico e tratamento, a sobrevida destes pacientes permanece limitada a 50% nos 5 anos pós-tratamento. Uma das razões para isso é a resistência das células tumorais aos quimioterápicos existentes, que se dá por meio de diversos mecanismos, dentre eles a transição epitélio-mesenquimal (TEM) e a senescência (SN). Tanto a TEM quando a SN foram relacionadas a alterações moleculares que facilitam a sobrevivência e/ou aumentam o potencial invasivo de células malignas. O objetivo deste projeto é investigar a influência da TEM e da SN na efetividade do tratamento quimioterápico e no prognóstico do carcinoma, explorando as semelhanças e diferenças compartilhadas por esses processos. Estudos em câncer de próstata, mama e pâncreas indicaram que fibroblastos senescentes promoveram o crescimento e progressão tumoral através do aumento da proliferação e invasão através da ativação de fatores de transcrição intensificadores da TEM, presentes nas células neoplásicas malignas. Apesar de indícios da relação entre SN e TEM no comportamento celular e na aquisição da quimiorresistência, esse assunto ainda é pouco explorado. A estratégia a ser utilizada para alcançar o objetivo proposto será através da modulação in vitro da SN e TEM em duas linhagens celulares de CEB (linhagem CAL27 e SCC9) e avaliação da resposta celular aos fármacos (Venetoclax, Cetuximabe, Cisplatina e Docetaxel), nos diferentes contextos de SN e TEM. Adicionalmente a avaliação imuno-histoquímica de marcadores para SN e TEM será realizada em amostras de CEB para avaliar a relação com o prognóstico e características clínico-patológicas dos pacientes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Elenice Souza dos Reis Goes
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
jejum pré-abate em diferentes tempos e temperaturas sobre o bem-estar e qualidade da carne da tilápia-do-nilo
Resumo:
A criação de tilápias busca incorporar técnicas para melhorias dos parâmetros produtivos em sistemas intensivos de produção. Apesar disso, o manejo pré-abate ainda não foi extensivamente estudado para a tilápia, e percebe-se que as práticas realizadas hoje em dia implicam em perdas expressivas, tanto na mortalidade pós-transporte quanto na incidência de filés de qualidade inferior (moles ou escuros). Esse manejo inicia-se com o jejum, e apesar do reconhecimento desta prática como benéfica para o bem-estar e transporte posterior, períodos curtos de jejum podem não proporcionar esvaziamento do trato digestório, e períodos longos podem estressar os animais. Além disso, a temperatura da água influencia o tempo de jejum, uma vez que é responsável pela velocidade do metabolismo em peixes. Porém, ainda não temos um protocolo que defina o tempo necessário de jejum da tilápia conforme a temperatura, que seja suficiente para o esvaziamento gastrointestinal e não cause estresse nos animais (e nem ingestão de sedimento). Estudos recentes têm observado os efeitos do jejum sobre a qualidade dos filés da truta, inclusive com esforços em definir o período de jejum como graus dias cumulativos (soma das temperaturas médias dos dias de jejum). Este projeto pretende determinar o melhor tempo de jejum para a tilápia-do-Nilo, conforme a temperatura da água, com vistas a proporcionar bem-estar e impactos mínimos na qualidade dos filés. Para tanto, serão conduzidos três experimentos, em viveiros escavados, em três temperaturas médias da água. Na temperatura de 15 graus Celsius, serão testadas 0, 12, 24, 36, 48, 60 e 72 horas de jejum, e nas temperaturas de 20 e 25 graus C, serão testadas 0, 12, 16, 20, 24, 28, 32 e 36 horas de jejum. De cada tratamento serão amostrados 15 animais. Serão realizadas análises hematológicas, bioquímica do sangue, músculo e fígado, determinação do conteúdo gastrointestinal, índice de rigor mortis e análises de qualidade dos filés.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Eleonora Frenkel Barretto
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
poetas performers latino-americanas, práticas artísticas e políticas culturais
Resumo:
O tema proposto é a relação entre poesia, performance e ativismo que se pode perceber no trabalho de artistas latino-americanas contemporâneas como Vicuña, Galindo e Carrillo. Interessa a esta pesquisa, em particular, como se combinam em suas criações multimídia, a memória política e social de seus países e da América Latina, modos de intervenção política no presente, ações sociais e educativas. O problema a ser abordado é como potencializar as relações encontradas nesses trabalhos artísticos em processos de ensino-aprendizagem e/ou de criação coletiva que envolvam expressões poéticas, vocais e/ou corporais, bem como causas políticas e intervenções sociais. A relevância do estudo está em contribuir para uma compreensão de poesia em campo expandido, pensada com outras artes, bem como em promover o incentivo à leitura e criação poética em espaços de formação e produção cultural, a partir de sua articulação com práticas corporais de vocalização e de sua vinculação com temas e problemas sociais nos contextos de recepção e produção. As hipóteses de trabalho são: 1) que o corpus de poetas, performers e ativistas configura um perfil singular na literatura contemporânea latino-americana; 2) que há coletivos de poetas performers ativistas em Florianópolis que compõem esse perfil; 3) que o levantamento das ações desenvolvidas por essas artistas pode subsidiar conteúdos para a formulação de políticas culturais voltadas para o incentivo à leitura e criação poética e performática. Tais perspectivas se evidenciam pela profusão de artistas-ativistas latino-americanas e pelo fato de que Vicuña e Carrillo fundaram uma plataforma-escola e um centro cultural dedicadas a promover a memória ancestral indígena e afrodescendente, através de oficinas e práticas pedagógicas e artísticas. O método de pesquisa baseia-se no levantamento e análise de material bibliográfico e audiovisual e na realização de ações formativas e culturais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Fri Dec 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Eleonora Kurtenbach
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
espaço ciência viva: 40 anos em contínua revitalização com ações colaborativas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Espaço Ciência Viva - RJ - Brasil
Vigência:
Sat Jan 14 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Elessandra da Rosa Zavareze
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biomassa alternativa para produção de nanobiomateriais por electrospinning: algas e insetos
Resumo:
O desenvolvimento da nanotecnologia tem facilitado as transformações dos setores tradicionais de alimentos e agricultura, particularmente a invenção de embalagens inteligentes e ativas, nanosensores, entre outros. Em especial, nanomateriais são desenvolvidos para melhorar a qualidade e a segurança dos alimentos. Além disso, a nanotecnologia permite a proteção e liberação controlada de compostos bioativos nos bionanomateriais. O projeto objetiva produzir nanobiomateriais a partir de biomassas alternativas oriundas de algas e insetos. As algas que serão estudadas são: Scendesmus acutus, Nostoc muscocrum e Sarcopeltis skottsbergii, sendo esta última subantártica. Das algas serão isolados polissacarídeos, carragenana e alginato, para utilização como biopolímero na produção de nanofibras por electrospinning. Proteínas e lipídeos serão isolados de insetos (moscas Black Soldier e Musca Domestica) para produção dos bionanomateriais. Essas biomassas possuem potencial para produção de derivados com potencial ação bioativa. As proteínas serão isoladas pelo processo de solubilização proteica e será produzido o hidrolisado proteico para obtenção de peptídeos bioativos. As macromoléculas isoladas serão utilizadas para elaboração de nanofibras e avaliadas quanto ao seu potencial bioativo para aplicação em embalagens ativas e/ou inteligentes para conservação de alimentos. Os bionanomateriais serão produzidos a partir de nanofibras produzidas por electrospinning convencional e Nanospider, depositadas em filmes biodegradáveis, formando filmes multicamadas. Os bionanomateriais serão avaliados pelo potencial antimicrobiano e antioxidante, e quanto a morfologia, propriedades mecânicas, solubilidade e biodegradabilidade. O projeto é formado por 11 pesquisadores, sendo 6 da UFPel, 2 da Unipampa- Bagé, 1 da Unipampa-Itaqui, 1 doutora da Startup TerraMares e 1 pesquisador da Universidade de Magallanes do Chile. Também possui parceria internacionaL e de startups para fornecer a biomassa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Eli Wilfredo Zavaleta Aguilar
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
controle e calibração embarcados de elevada precisão de heliostato para concentração solar
Resumo:
A energia solar térmica concentrada possui um grande potencial de uso e pode ocupar uma participação de mercado na infraestrutura de energia descarbonizada, incluindo eletricidade (CSP - Concentrated Solar Power), calor de processo industrial (90% do calor é de origem fóssil e 70% dos processos requerem temperaturas > 150°C) e combustível solar. Uma torre solar pode proporcionar temperatura suficiente para atender essas aplicações. A torre solar consiste em um campo de heliostatos onde cada um se movimenta independentemente rastreando o sol em dois eixos de forma que a radiação solar direta neles refletida atinja um receptor. Um estudo conduzido pela NREL, HelioCon, Sandia Lab, em 2022 indica que os heliostatos deveriam ser de baixo custo, alto desempenho e com despesas anuais mínimas, além disso, sistemas de controle embarcado via Wi-Fi é mostrado como um sistema promissor. Elevados erros angulares de seguimento da estrutura do heliostato podem resultar em reduções de energia elevadas em plantas CSP. A faixa estreita de erro depende da construção da estrutura, do sistema e controle de movimentação e da correção de erros ou calibração. O sistema de correção de erros pode ser realizado pela medição de erros angulares (metrologia opto-mecânica) dos eixos de rotação de altitude solar e azimute, porém, devido a erros de inércia de movimentos ou de forças elevadas do vento, o sistema pode ocasionar um offset desses ângulos fazendo com que o erro permaneça sem ser detectado e corrigido. Esse projeto se objetiva a desenvolver um sistema de controle e rastreamento embarcado usando inteligência artificial que será imune aos erros indicados já que os espelhos do heliostato sempre apontará ao alvo, além disso o sistema será de baixo custo e possuirá erros menores a 2 mrad. O sistema será construído e testado em condições reais de funcionamento em um heliostato DLR na Unesp de Itapeva, bem como, em um conjunto de heliostatos na USP de Pirassununga.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Eliade Ferreira Lima
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
6ª feira de ciências universidade-comunidade
Resumo:
O presente projeto pretende através de uma feira de ciências, fomentar discussões e empoderamento da comunidade escolar na região fronteiriça do Rio Grande do Sul, acerca da contribuição da CT&I e impulsionar inovações metodológicas para o desenvolvimento de tecnologias de aprendizagem significativa voltadas ao incentivo da participação dos estudantes, em especial das meninas, considerando suas heranças, tradições, contextos, pertencimentos e sua integralidade, e desenvolver a capacidade criativa e investigativa nestes, proporcionando o surgimento de vocações para as carreiras ligadas às áreas científicas e tecnológicas e docente. A 6ª edição da Feira de Ciências Universidade-Comunidade visa envolver alunos e alunas dos anos Finais do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio dos municípios de Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí em uma proposta de elaboração de tecnologias das mais diversas áreas da CT&I. Os projetos deverão ser apresentados nas modalidades, projeto maker, que pretende incentivar a criatividade e inovação entre estudantes do ensino médio ao colocarem em prática conhecimentos de Ciências da Natureza e suas tecnologias aprendidos na escola para modificarem, consertarem ou construírem objetos. E o projeto investigativo de turma, modalidade em que partirá de uma situação problema a ser resolvida, que geralmente é expressa em forma de uma pergunta. Nesta modalidade, a situação problema deverá obrigatoriamente envolver as questões étnico-raciais e os trabalhos apresentados devem ser referenciados em descobertas, invenções e costumes que envolvam a população negra e/ou os povos originários e sua contribuição para as áreas da CT&I, e devem proporcionar oportunidades de conhecimento, por meio de desafios, reflexões, interações e ações. A Feira de Ciências Universidade-Comunidade já faz parte do calendário escolar do município e os resultados relativos à implementação desses projetos em ambientes escolares, são tidos como uma possibilidade de compl
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
Vigência:
Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Eliana Barreto Bergter
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
glicoconjugados de fungos patogênicos e oportunistas: estrutura química, envolvimento na patogênese fúngica, alvos em potencial de agentes antifúngicos e bioestimuladores da resistência em plantas
Resumo:
As infecções fúngicas vêm causando cada vez mais impacto na saúde pública, com incidência crescente no homem e com altas taxas de resistência e mortalidade. Em plantas, as doenças causadas por fungos representam uma grande preocupação devido ao potencial desses fitopatógenos em causar graves perdas econômicas na agricultura.Os fungos filamentosos oportunistas, representados por espécies de Scedosporium/Lomentospora, Fusarium, Aspergillus e Mucorales vem sendo estudados. Assim, o entendimento dos mecanismos de estabelecimento das infecções, seja no homem ou em vegetais, é crucial para combater os danos causados pelas micoses. Nesse contexto, a parede celular fúngica e seus glicoconjugados ganham uma relevância significativa, por serem moléculas essenciais para processos de crescimento fúngico, virulência e interação com o hospedeiro humano e vegetal. O presente projeto visa extrair e caracterizar os glicoconjugados da parede celular de Scedosporium/Lomentospora, Fusarium e Mucorales e evidenciar a participação dessas moléculas em processos de interação com o hospedeiro. Para isso, técnicas espectrométricas e espectroscópicas, de biologia celular e ensaios imunoenzimáticos serão realizadas, com o intuito de avaliar o papel dos glicoconjugados na interação in vitro com o hospedeiro e ensaios in vivo utilizando o modelo de Galleria mellonella. Considerando que os glicoconjugados são promissores alvos para agentes antifúngicos, diversos compostos naturais e sintéticos, comerciais ou não, serão investigados em relação à sua atividade antifúngica, visando identificar novos compostos que possuem o potencial de inibir o crescimento fúngico. No contexto do papel dos glicoconjugados na interação fungo-plantas, ensaios em vegetais visam demonstrar a indução de mecanismos de defesa pelos glicoconjugados de fungos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Eliana Merlin Deganutti de Barros
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
percursos formativos para monitores do laboratório integrado de letramentos acadêmico-científicos-lila
Resumo:
O projeto de pesquisa Percursos formativos para monitores do laboratório integrado de letramentos acadêmico-científicos-LILA é um desdobramento do macroprojeto Laboratório integrado de letramentos Acadêmico-científicos LILA sediado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o qual agrega várias instituições do ensino superior (IES) do Estado do Paraná, cujo objetivo é desenvolver ações didáticas em prol de letramentos acadêmico-científicos para as comunidades interna e externa das IES envolvidas. O LILA foi aprovado, como projeto multicêntrico, pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP) da UEL, em 22 de abril de 2021, com o CAAE 44382721.6.1001.5231 e número do parecer 4.663.545. O projeto ora submetido está vinculado à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), uma das IES do LILA. A proposta busca criar um laboratório de letramentos acadêmico-científicos na UENP e implementar ações de monitoria acadêmica. Para tanto, o projeto objetiva elaborar e validar, de forma colaborativa, percursos formativos para monitores do LILA, que possam ser desenvolvidos tanto na modalidade a distância como híbrida, não somente na UENP, mas também nas demais IES da rede LILA. A intenção da pesquisa, com essa validação, é avaliar o potencial dos percursos formativos como instrumentos de desenvolvimento de capacidades linguageiras dos monitores na sua atuação como agentes de letramentos acadêmico-científicos. A bolsa de Apoio Técnico tem a finalidade, assim, de subsidiar as atividades da monitoria.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Norte do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Fri Feb 23 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Eliana Ofelia Llapa-Rodriguez
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
lean startup para validação de um produto tecnológico em saúde
Resumo:
Startups vem revolucionando o mercado com soluções inovadoras que utilizam tecnologias emergentes para inventar ou reinventar um produto com alta eficiência. Lean startup é uma metodologia comumente utilizada para criar empresas de sucesso. A metodologia ajuda a empreendedores a testar soluções inovadoras evitando erros e aumentando a probabilidade de sucesso. A saúde apresenta particularidade de constituir vínculo entre os sistemas nacionais de inovação e os de bem-estar social. No Brasil, doenças infecciosas continuam a ocupar lugar de destaque no que se refere à saúde infantil. Nesse sentido, apresentar um produto tecnológico focado em medidas de controle e prevenção para combater doenças infecções em crianças, torna a presente proposta como de relevância social. Associado a esse contexto, o cenário pandêmico mostrou discussões sobre a capacidade do ser humano quanto ao gerenciamento de surtos, epidemias e pandemias, o que torna esta proposta relevante. Objetivo: Validar um produto tecnológico na área da saúde, focado no controle e prevenção de doenças infecciosas em crianças. Material e método: Estudo metodológico, que possibilitará a validação de um mínimo produto viável (MPV). O projeto utilizará a metodologia Lean Startup ou Startup enxuta, por meio do desenvolvimento ágil, utilizando quatro etapas. A amostra será composta por potenciais usuários finais, segundo critérios de inclusão e exclusão e que aceitarem participar da pesquisa. A construção do MPV ocorrerá partir de ampla revisão de literatura e seguindo o referencial metodológico acima descrito. A análise de dados utilizará a estatísticas descritiva e analítica. Resultados esperados: Espera-se apresentar um MVP focado no objetivo proposto.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Eliana Saul Furquim Werneck Abdelhay
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento, validação e implementação de plataforma de diagnóstico e definição de risco para a leucemia mieloide aguda.
Resumo:
A leucemia mieloide aguda (LMA) é um grupo heterogêneo de neoplasias malignas caracterizadas pelo bloqueio da diferenciação celular e pela expansão clonal de células-tronco ou progenitores mieloides na medula óssea (1,2). A LMA é o tipo de leucemia aguda mais comum entre os adultos e é responsável por cerca de 20% das leucemias na infância sendo sua taxa de sobrevida bastante sombria (11). Isto ocorre principalmente pela falta de ferramentas que consigam classificar corretamente o paciente quanto ao seu risco e encaminha-lo para terapias específicas. Com os recentes avanços sobretudo com advento de sequenciamento em larga escala (NGS), o panorama genômico da LMA vem sendo cada vez mais compreendido. Os eventos genéticos envolvidos têm se tornado cada vez mais conhecidos, assim como o real impacto deles no diagnóstico, no curso da doença e na escolha terapêutica a ser adotada (13,14). Sendo assim, a investigação das anormalidades genéticas recorrentes da LMA são de suma importância para o estabelecimento do diagnóstico preciso da doença. Além disso, também permitem a estratificação de risco dos pacientes em diferentes grupos de risco de recaída. Esta é uma estratégia fundamental para definição da melhor abordagem terapêutica a ser utilizada no combate à doença e, consequentemente, na melhora da sobrevida desses pacientes. Desta forma propomos o desenvolvimento de uma plataforma própria com painel gênico customizado que poderá permitir uma análise suficientemente abrangente para detecção das anormalidades genéticas relevantes na LMA, ajustadas às novas recomendações da OMS/ELN 2022, sem aumentar significativamente o custo do exame, trazendo benefícios tanto para os pacientes quanto para o SUS. Os diagnósticos mais precisos, a criação de algoritmos prognósticos e uma oferta de terapia estratificada pelo risco certamente contribuirá para melhoria significativa nas taxas de sobrevida dos pacientes adultos e pediátricos com LMA em atendimento no SUS.
Instituição/UF/País:
Instituto Nacional de Câncer - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Apr 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Apr 30 00:00:00 BRT 2026
Eliane Christine Santos de Campos
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
insegurança alimentar nos territórios vulneráveis de londrina/pr: fortalecendo as estratégias de participação e controle social para o desenvolvimento local
Resumo:
O sul do país, embora considerado uma potência agrícola e contribuía com 16,2 do PIB, segundo IBGE (2022), possui 48,2% de sua população com algum grau de insegurança alimentar, conforme demonstra o II VigiSAN (2022). Londrina, localizada no norte do Paraná, é a segunda maior cidade do estado, com 555.937 habitantes (CENSO 2022) e a quarta da região sul do país. Como muitos municípios do mesmo porte populacional, convive ao mesmo tempo com os avanços econômicos e com a intensificação dos territórios vulneráveis socialmente e ambientalmente (CENSO, 2022). Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, Londrina tem 73.009 mil famílias inscritas no Cadastro Único. Atualmente, na cidade, 32.141 famílias estão em situação de extrema pobreza, o que dá, aproximadamente, 130 mil pessoas. Nesse contexto temos que destacar as regiões com povos originários e assentamentos rurais. Cabe ressaltar que: Desse total, uma parte das famílias têm vivido em ocupações irregulares (favelas) na cidade de Londrina. São famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, que dependem de ações e políticas públicas para terem acesso ao mínimo, como por exemplo, a alimentação (ANTONELLO; VEIGA, ALIEVI, 2023, p.442). Ações, envolvendo a gestão municipal e instituições privadas, são desenvolvidas para o enfrentamento a insegurança alimentar e nutricional no município. Contudo, há a necessidade de organizar as ações, qualificar os gestores, priorizando os territórios vulneráveis, conforme demonstra o relatório da 5ª Conferencia Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina realizada em julho de 2023. O enfretamento das vulnerabilidades territoriais, visando mitigar os problemas decorrentes da situação nutricional da população, exige qualificar gestores e conselheiros para que o planejamento e controle social se pautem no conhecimento adensado da realidade municipal dando efetividade ao Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - SIMSAN- LD.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Eliane Gasparino
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
marcadores morfológicos, bioquímicos e moleculares na análise da efetividade do uso aditivos fitogênicos em dietas de frangos de corte submetidos a desafios térmicos e sanitários
Resumo:
A produção avícola enfrenta grandes desafios para se manter produtiva. Entre estes estão a necessidade de continuar produzindo de maneira eficiente na ausência de promotores de crescimento antimicrobianos; e o estresse térmico que continua sendo causa de enormes perdas econômicas na produção de frangos de corte todos os anos. Nesse sentido, esses fatores têm aumentado o esforço da comunidade científica em identificar estratégias que sejam viáveis e possam melhorar o desempenho das aves. Desta forma, o objetivo geral desse projeto é verificar a efetividade do uso de aditivos fitogênicos em dietas de frangos de corte submetidos a desafios térmicos e sanitários. Para atingir esse objetivo dois grandes experimentos são propostos: Experimento I - Desempenho, expressão gênica, atividade enzimática e a histomorfometria intestinal de frangos de corte alimentados com dietas contendo diferentes níveis de blend de óleos essenciais (capsaicina, carvacrol, cinamaldeído e eugenol) e submetidos a diferentes temperaturas ambientais; Experimento II - Frangos de corte alimentados com dietas contendo blend de óleos essenciais, desafiados com microorganismos patogenicos e submetidos a duas temperaturas ambientais, conforto térmico e estresse por calor intermitente. Vide anexo - Texto completo
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Eliane Guaraldo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
patrimônio, memória e cultura para todos: divulgação científica e popularização da coleção arakelian do laboratorio de pesquisa e documentação de arquitetura e urbanismo da ufms
Resumo:
O projeto tem como objetivo geral desenvolver o potencial de divulgação in situ e ex situ da coleção Arménio Iranick Arakelian, recebida por doação para o Laboratório de Pesquisa e Documentação em Arquitetura e Urbanismo-AU.doc, campus da UFMS. Arakelian foi arquiteto moderno graduado na FAUUSP e protagonista dos primeiros e emblemáticos edifícios do campus, nos anos 1970, hoje referências arquitetônicas e culturais na universidade e reconhecidos como Patrimônio Cultural do município. Será desenvolvido por meio de 3 eixos: 1. organização, catalogação , armazenamento e proteção de documentos originais- desenhos, projetos, impressos, aquarelas, maquetes; 2. seleção e digitalização 2D e 3D para circulação do acervo e divulgação institucional; e, 3. produção de narrativas orais e iconográficas e divulgação por meio de mídia digital, com a criação de um website para o acervo, baseado em experiências bem sucedidas na área de comunicação patrimonial. As imagens de projetos, desenhos e documentos no website proposto estarão vinculadas a narrativas orais e audiovisuais da obra do arquiteto Armênio Arakelian e contextualizadas no campo da arquitetura e urbanismo. O projeto contará com a experiência dos parceiros: Laboratório Atrivm- FCH UFMS- digitalização e catalogação e treinamento de equipe); Laboratório de Hipermídias, do curso de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - criação de website da coleção e produção de narrativas orais e audiovisuais; Diretoria de Popularização da Ciência- UFMS -criação e inserção de circuito institucional de divulgação para público local do Museu de Ciências e o Grupo Arandú - difusão em grupos e circuitos nacionais de divulgação científica. Os resultados poderão fomentar debates, eventos, pesquisa e ensino sobre patrimônio material e cultural e sua proteção, e além disso subsidiarão a inclusão futura dos outros espólios do laboratório, disponibilizando-os a pesquisadores e interessados em geral.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Eliane Lopes Rosado
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nutrição de precisão: avaliação ampla de marcadores genéticos, dietéticos, fenotípicos e de microbiota intestinal em pacientes com obesidade e submetidos à cirurgia bariátrica
Resumo:
Introdução: A obesidade é uma pandemia de difícil controle e a cirurgia bariátrica (CB) é uma alternativa de tratamento na obesidade grave, porém com diferentes respostas individuais. Interações entre a dieta, polimorfismos genéticos, microbiota intestinal (MI) e sistema endocanabinoide têm despertado o interesse científico, pois podem influenciar no peso, composição corporal e metabolismo de indivíduos com obesidade e após a CB. Objetivo: Identificar interações entre marcadores genéticos, fenotípicos e de MI para fins de avaliação do prognóstico de pacientes com obesidade e submetidos a CB. Metodologia: Serão avaliados pacientes do Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da UFRJ e do Hospital Estadual Geral de Goiânia, no pré e pós-operatório de 6 e 12 meses da CB. O consumo alimentar será avaliado por recordatórios de 24h. A genotipagem de 85 mil polimorfismos será realizada pela plataforma GeneTitan. A MI será analisada por sequenciamento do DNA bacteriano e quantificação das bactérias (fezes). Serão avaliadas sintomatologia gastrointestinal e tipologia de fezes, indicadores antropométricos e composição corporal. Serão avaliados o perfil lipídico e glicídico, produtos de glicação avançada, sistema endocanabioide, grelina ativa e leptina em sangue. Resultados esperados: será possível identificar marcadores que interferem no peso corporal na obesidade grave e após CB; entender se as alterações antropométricas e metabólicas pós CB se associam com o consumo alimentar e/ou técnica da CB, MI, endocanabinoma e hormônios; esclarecer se a riqueza/diversidade da MI estão associadas com consumo alimentar e CB; e se os polimorfismos genéticos podem ser preditores da trajetória de peso corporal após a CB, bem como interagir com os demais marcadores avaliados. O presente projeto pode contribuir para o melhor direcionamento e terapêutica de indivíduos com obesidade e após CB. É um tema inovador, por utilizar técnicas sofisticadas e pela escassez de estudos com humanos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Eliane Maria de Oliveira Araman
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
um modelo teórico para estruturar ações de formação de professores com vistas a promoção do raciocínio matemático
Resumo:
Pesquisas nacionais e internacionais indicam a importância do Raciocínio Matemático (RM) como um dos principais aspectos a ser promovido em todos os níveis de escolarização. Entretanto, para que tal promoção realmente se efetive desde a Educação Básica até o Ensino Superior, é mister direcionar o olhar para a formação do professor que ensina Matemática, uma vez que, para contribuir para que os alunos raciocinem matematicamente, dois aspectos precisam ser considerados: as tarefas matemáticas que os professores propõem aos alunos e a forma como tais tarefas são abordadas em sala de aula por eles. Assim, o projeto que ora apresentamos se assenta na necessidade de proporcionar ações de formação de professores que permitam a eles se apropriar de conhecimentos teóricos sobre o RM e possibilidades metodológicas de promovê-lo junto aos estudantes. Nossa hipótese é de que, ao participar de ações formadoras que visam a promoção do RM, os professores podem aprimorar sua prática letiva e, em consequência disso, contribuir para a aprendizagem matemática dos estudantes. Esta hipótese se sustenta no fato de que o conhecimento do professor sobre esse tema (RM) influencia diretamente as práticas em sala de aula, sendo necessário que os professores conheçam os processos de raciocínio dos seus alunos e reflitam sobre eles. Para isso, será elaborado um modelo teórico de ações de formação de professores, desenvolvidos no âmbito de instituições que integram o projeto, estruturadas seguindo pressupostos teóricos e metodológicos das atuais pesquisas sobre formação de professores, bem como das experiências de cada país envolvido. O modelo teórico a ser estruturado balizará ações formadoras com vistas a promoção do Raciocínio Matemático. A pesquisa é de natureza qualitativa e adota pressupostos da investigação baseada em design. Pretende-se, como resultados delinear alguns princípios para estruturar ações de formação de professores que ensinam Matemática, em forma de um modelo teórico.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Fri Jan 12 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Eliane Matesco Cristovão
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o conhecimento matemático próprio da docência na pesquisa em educação matemática: a necessária renovação da formação de professore(a)s, tendo em vista a profissão
Resumo:
As dificuldades com o ensino e a aprendizagem da matemática são notórias e um dos elementos centrais para avançar sobre elas é a formação de professores, cujo modelo dominante se organiza de forma distante das demandas da prática docente. A formação de professores de Matemática apresenta especificidades, podendo-se destacar como o próprio conhecimento matemático é estudado, pois este profissional não irá só aplicar o conhecimento, irá ensinar, explicar de modos diferenciados, resolver dificuldades que surgem sem planejamento e avaliar continuamente educandos jovens. A partir de pesquisa em curso, consideramos o entendimento do conhecimento matemático próprio da docência como aquele que contempla as especificidades da prática deste profissional. O projeto de pesquisa pretende levantar, sistematizar e analisar elementos presentes em dissertações e teses do campo da Educação Matemática que possam contribuir para o entendimento destes conhecimentos matemáticos próprios para a docência. Tais elementos são fundamentais para os processos de formação de professores de Matemática que rompa com o modelo formativo dominante no Brasil. Nossa hipótese é que já existem estudos no âmbito da Educação Matemática que contemplam conhecimentos próprios da docência em relação a Números e Operações, Álgebra, Grandezas e Medidas, Geometria, Estatística e Matemática Financeira, de modo que a pesquisa pretende identificá-los e sistematizá-los. É sabido que há pesquisas sobre metodologias de ensino de matemática, tratamento de dificuldades de aprendizagens, matemática relacionada a outras áreas e a temas sociais, enfim, um conjunto de temáticas que podem se articular no sentido de maior compreensão do conhecimento matemático próprio da docência. Nossa estratégia metodológica é iniciar com uma busca na BDTD e Banco de Teses Capes-CNPQ, elaborar uma ficha de registro dos dados, debater entre os pesquisadores e com especialistas, sistematizar e elaborar um ebook, comunicações e artigos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
Vigência:
Wed Feb 28 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Elias Paiva Ferreira Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aerogéis híbridos fotoativos com organização anisotrópica de poros para descontaminação e desinfecção de água em fluxo
Resumo:
A presença de contaminantes nocivos em corpos aquáticos é um grave problema ambiental contemporâneo, que a ameaça garantia do suprimento mundial de água potável de qualidade. Dada a suas propriedades eletrônicas e de superfícies únicas, nanomateriais inorgânicos apresentam propriedades (foto)catalíticas e adsortivas superiores, com alto potencial para remoção descontaminação e desinfecção de água. Entretanto, o uso de nanomateriais na forma de suspensão ou pó para tratamento de água é inviável, acarretando diversas dificuldades operacionais e econômicas em relação ao manejo e recuperação dos materiais. Neste projeto propõe-se o desenvolvimento de aerogéis híbridos orgânico-inorgânicos que mantenham o excelente desempenho de remoção foto-assistida de contaminantes dos nanomateriais inorgânicos, mas que apresentem natureza macroscópica de fácil manejo e que permitam aplicação prática para purificação de água em fluxo. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de aerogéis híbridos com organização anisotrópica via congelamento direcional de suspensões de nanofibras coloidais, visando obter estrutura de macroporos na forma de canais para difusão facilitada de líquidos pela estrutura interna. A estrutura das nanofibras compósitas por sua vez será planejada cuidadosamente com relação a função de cada componente: 1) Nanofibras de celulose como componente estrutural principal de alta estabilidade mecânica e flexibilidade; 2) Camada mesoporosa de sílica como suporte funcional, para aumento de área supercial ativa e proteção do biopolímero a degradação; 3) Heterojunções fotocatalíticas de BiVO4/MoS2/Prussian Blue e TiO2/MoS2/Prussian Blue para atingir alta fotoatividade sob luz visível e ativação de aditivos oxidativos como H2O2 e K2S2O8. Os materiais desenvolvidos serão aplicados para purificação em fluxo continuo e fluxo recirculante visando a remoção de metais pesados, contaminantes emergentes e microorganismos, bem como efluente hospitalar e água de poços contaminados.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Elias Terra Werner
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção de mudas de jequitibá rosa por micropropagação: uma estratégia para conservação e uso sustentável em áreas rurais da espécie símbolo do estado do espírito santo
Resumo:
A Mata Atlântica é um bioma com um alto grau de ameaça e risco, e o desmatamento vem aumentando mesmo em relação a um patamar já inaceitável de perda da vegetação nativa. Neste cenário, torna-se necessário que se invista em estratégias para a conservação, propagação e reflorestamento de espécies arbóreas representantes da Mata Atlântica, como jequitibá-rosa (Cariniana legalis (Mart.) Kuntze), que é considerada a árvore símbolo do Estado do Espírito Santo (Lei Nº 6.146, de 8 de fevereiro de 2000), está desde 1998 classificada como vulnerável de extinção, e que sofre ainda hoje com erosão genética devido à destruição de seus habitats, seleção natural e agentes bióticos e abióticos. Pensando nesta problemática do jequitibá-rosa sob ameaça de extinção e devido sua importância ecológica, histórica, cultural e comercial, uma das soluções para reverter essa situação está na produção, distribuição e plantio de mudas. A produção de mudas pode ser feita utilizando técnicas de propagação vegetativa, tais como a micropropagação, definida como uma propagação clonal de plantas a partir de pequenas partes de plantas (0,2-10,0 mm) sob condições in vitro. Mediante isto, a presente proposta tem como objetivo geral desenvolver um protocolo de micropropagação do jequitibá-rosa, no sentido de avaliar as condições mais favoráveis à germinação, estabelecimento in vitro com uso de nanopartículas de prata e micropropagação com uso de reguladores de crescimento vegetal, além de verificar possíveis alterações genéticas e anatômicas ao longo do processo, a fim de possibilitar a regeneração de plântulas e produção de mudas viáveis para distribuição a produtores rurais da região no Sul do Estado do Espírito Santo para conservação e uso sustentável da Mata Atlântica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Elidia Maria Guerra
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
comparação entre teste de scott e sistemas eletroquímicos para determinação de fármacos alcaloides de interesse forense
Resumo:
Algumas drogas ou fármacos são conhecidos como alcaloides pela sua basicidade. Esses fármacos podem ser definidos como um alcaloides tropânicos (agentes anticolinérgicos, inibindo a ação da acetilcolina) e podem estar misturados com uma grande variedade de adulterantes. Assim, a identificação dessas misturas de drogas é normalmente realizada por meio de kits de testes colorimétricos, mas podem produzir resultados falso-positivos ou falso-negativos. Quando há mistura de outros alcaloides, testes comerciais não são capazes de serem seletivos. Este projeto tem por objetivo central consolidar os trabalhos de pesquisa científica e de inovação tecnológica do Grupo de Pesquisa Materiais Híbridos e Inorgânicos (GPMHI/UFSJ) voltados ao desenvolvimento sensores para detecção de alcaloides como forma de contornar falso-positivos ou falso-negativos e estudo de análise de subprodutos para possíveis aplicações, obtido pelo processo de degradação eletroquímica dessas drogas. Atrelados a esse objetivo encontram-se metodologias que vão desde a caracterização eletroquímica de detecção de alcaloides, passando por estratégias para melhoria do custo-efetividade de tais sensores no país, bem como, uma investigação dos possíveis subprodutos gerados no processo de degradação eletroquímica de tais alcaloides para possíveis aplicações. Estudo de subproduto de eletrodegradação de alcalóides também serão avaliados por meio de cromatografia líquida de alta eficiência e ressonância magnética nuclear para viabilidade de aplicações. Não obstante esse apelo tecnológico, destaca-se ainda que, a preparação e desenvolvimento de sensores para detecção de alcaloides que não apresente falso positivo, proporcionará uma oportunidade única de inovar e atrelar o estudo científico com o desenvolvimento de sensores modificados e degradação de fármacos com baixo custo e de grande apelo tecnológico, econômico e social.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Página 73 de 258
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 1.441 - 1.460 de 5.157 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript