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Instituto Federal de São Paulo
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Vania Zanella Pinto
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
gryllus assimilis como proteína alternativa para alimentação humana e animal
Resumo:
Objetiva-se desenvolver criação de Gryllus assimilis processos e produtos derivados, como fonte de proteína alternativa para alimentação humana e animal. A proposta será executada em 4 partes: Estudo da biologia e comportamento dos grilos em diferentes dietas e análise de custos da produção; Processamento, caracterização e desenvolvimento de produtos; Digestibilidade, avaliação nutricional, desempenho zootécnico e metabólico em Tilápias; Estudo de tecnologias inovadoras no processamento de proteínas de grilo. Em cada subprojeto serão feitas avaliações específicas para cumprir os 8 marcos físicos previstos. Almeja-se dar continuidade e aprofundar as atividades desenvolvidas nos projetos iniciais já em execução, que possuem financiamento e bolsas de IC e permitiram o início da criação de grilos. As temáticas abordadas pelos projetos individuais já aprovados possuem convergência e complementam os marcos físicos e objetivos idealizados nesta proposta. A equipe multidisciplinar será composta por 1 eng. de alimentos, 2 eng. químicos, 2 biólogas, 1 farmacêutica, 1 eng. agrônomo e 1 contador, todos doutores. O projeto apresenta relevância científica, tecnológica e de inovação pelo desenvolvimento de sistema sustentável para produção de alimentos para consumo humano e animal, estuda os efeitos do processamento da matéria-prima e a sua estabilidade e, também o desempenho zootécnico de animais aquáticos alimentados com grilo. Ainda, emprega diferentes estratégias inovadoras de processamento, como tratamento com plasma, eletrofiação e impressão 3D. Os resultados promoverão avanços na fronteira do conhecimento das áreas de alcance da proposta, contribuirão para a consolidação dos grupos de pesquisa envolvidos, fortalecerá os PPGCTAL e PPGADRS, ampliará a formação de recursos humanos, a divulgação da ciência e dos métodos propostos, com ampla divulgação e publicações de elevado impacto e fomentará a inovação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Velci Queiróz de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
utilização de compostos bioativos obtidos de plantas do bioma pampa gaúcho em terapias de desordens decorrentes do envelhecimento.
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
Vigência:
Thu Jan 23 00:00:00 BRT 2020-Wed Jan 22 00:00:00 BRT 2025
Venceslau Xavier de Lima Filho
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fabricação de ligas intermetálicas para aplicações aeronáuticas e espaciais por manufatura aditiva
Resumo:
As duas principais formas de melhorar o desempenho de aeronaves são a redução de peso de seus componentes e o uso de materiais resistentes à altas temperaturas. Através da utilização intensiva de materiais leves no peso dos componentes aeroespaciais, o peso final pode ser significativamente reduzido. Uma redução no peso aumenta a relação empuxo- peso resultando em economia de combustível e emissões de carbono mais baixas. As ligas intermetálicas TiAl apresentam grande potencial para a utilização em aplicações aeroespaciais devido tanto ao seu baixo peso quanto à sua excelente resistência à altas temperaturas. No projeto proposto, será utilizada a tecnologia inovadora de manufatura aditiva para produção de peças de materiais leves de TiAl. Processos de manufatura aditiva como Sinterização Direta de Metais por Laser (DMLS) permitem a fabricação de componentes metálicos de formatos complexos diretamente através do pó utilizando-se de projetos de modelos digitais em softwares específicos para tal. Esta tecnologia também permite a fabricação de peças com designs inovadores impossíveis de serem produzidas através de processos convencionais, além de redução de custos e de tempo devido ao seu processo de fabricação não necessitar de etapas posteriores de usinagem. Todos esses fatores são muito desejáveis na indústria aeroespacial. Será realizada a completa caracterização das ligas de TiAl produzidas por manufatura aditiva incluindo análises de textura cristalográfica, microestrutura e químicas, além de análise de propriedades mecânicas. Será também estudado o comportamento do material em resposta à aplicação de diferentes tratamentos térmicos incluindo testes de resistência à corrosão a altas temperaturas. Serão medidas as tensões residuais nas peças fabricadas. Após toda a caracterização, serão otimizados os parâmetros de processo e finalmente, formas geométricas, incluindo protótipos de peças aeroespaciais serão produzidas e analisadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Thu Apr 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Vera Cascon
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xv fecti décima quinta feira de ciência, tecnologia e inovação do estado do rio de janeiro.
Resumo:
O objetivo do presente projeto é a realização da XV FECTI - Décima Quinta Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, organizada pela Fundação CECIERJ, fundação pública de direito público, órgão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. A realização da feira de ciências estadual FECTI integra as ações executadas pela Fundação CECIERJ, que tem como origem o Centro de Ciências do Estado da Guanabara (CECIGUA), que foi criado em 1965 como o objetivo de promover a educação científica do povo, atuando na capacitação de professores, produzindo e distribuindo livros-texto e materiais para os laboratórios das escolas, além de ter realizado feiras de ciências estaduais de 1968 a 1974. A Fundação CECIERJ, comprometida com a difusão e popularização da ciência e com a melhoria do ensino de ciências, retoma a iniciativa de feiras de ciências em 2005 com o estabelecimento do programa FECTI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Anexo I). A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro e tem contado com o auxílio da FAPERJ desde sua primeira versão, em 2005, e das chamadas organizadas pelo CNPq para feiras de ciência e mostras científicas, desde 2010. A participação, gratuita, na FECTI ocorre de duas formas: por inscrição avulsa no site, ou por meio de indicação de feiras afiliadas, que sejam realizadas até o final da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todos os projetos, mesmo os indicados por feiras afiliadas, necessitam se inscrever na FECTI, enviando um relatório do projeto que será avaliado pela comissão científica da FECTI. Os estudantes de 6º ao 9º ano poderão inscrever seus projetos nas categorias Ciências no Ensino Fundamental II- 6º e 7º ano e Ciências no Ensino Fundamental II- 8º e 9º ano; e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias: Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Desenvolvimento de Tecnologia, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência). Os projetos inscritos na FECTI são submetidos a uma pré-seleção realizada pela equipe da Divulgação Científica da Fundação CECIERJ. Nessa pré-seleção, são considerados a originalidade, o cumprimento às normas da FECTI (Anexo II) e aos princípios éticos que regem a pesquisa com seres vivos. Os projetos considerados aptos a participar da FECTI são avaliados pelo Comitê Científico, composto por cerca de 160 professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência (Anexo III). A seleção para a mostra da XV FECTI levará em consideração a qualidade e o número máximo de 190 projetos finalistas. Os relatórios dos projetos finalistas serão publicados nos Anais da XV FECTI, em mídia digital. A XV FECTI será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2021, no CEFET/RJ, Campus Maracanã, cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, das 10h às 17h, com entrada gratuita, os projetos serão apresentados pelos estudantes ao público e à comissão de avaliação. Concomitantemente com a feira, irá ocorrer nas dependências do CEFET/RJ o 5º. Encontro de professores FECTI, para troca de experiências entre professores, com a participação de especialistas em ensino de ciências e dos professores orientadores dos projetos expostos na FECTI. Também serão oferecidas oficinas para formação continuada aos professores, ministradas pelos professores integrantes da Praça da Ciência Itinerante, programa da Fundação CECIERJ voltado à formação continuada de professores da educação básica. Para os estudantes, será realizada a visitação aos laboratórios do CEFET/RJ, uma oportunidade de incentivar esses jovens a seguirem seus estudos, especialmente nas carreiras de ciência e tecnologia. Ao final do evento, os expositores, alunos, professores e suas escolas, receberão o certificado de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados. A realização anual da FECTI promove o desenvolvimento no ambiente escolar de projetos de pesquisa, nas diversas áreas de ciência e tecnologia, envolvendo estudantes e seus professores na investigação científica, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências e matemática e abrindo caminho para a formação de jovens com um pensamento inventivo e crítico. A realização do evento, aberto e gratuito, permite à população o desenvolvimento de uma cultura científica. Assim, além de despertar o gosto de jovens pelas carreiras científicas e tecnológicas, espera-se contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos.
Instituição/UF/País:
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
Vigência:
Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Vera Cascon
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xvi fecti décima sexta feira de ciência, tecnologia e inovação do estado do rio de janeiro
Resumo:
O objetivo do presente projeto é a realização da XVI FECTI - Décima Sexta Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, organizada pela Fundação CECIERJ. A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro e atua promovendo o desenvolvimento no ambiente escolar de projetos de pesquisa, desde 2005. Os estudantes de 6º ao 9º ano poderão inscrever, gratuitamente seus trabalhos nas categorias Ciências no Ensino Fundamental II e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias: Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Desenvolvimento de Tecnologia, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência), Os projetos são avaliados pelo Comitê Científico, composto por cerca de 160 professores e pesquisadores. A seleção para a mostra da XVI FECTI levará em consideração a qualidade e o número máximo de 190 projetos finalistas. A XVI FECTI será realizada dias 2 e 3 de dezembro de 2022, em formato misto: Presencial: apresentação dos projetos finalistas das Modalidades 1 e 2 em evento sediado no CEFET/RJ Campus Maracanã. Virtual: apresentação dos projetos selecionados da Modalidade 3 a membros do Comitê Científico e exposição de vídeos com apresentação dos projetos pelos estudantes. Durante o evento presencial, das 10h às 17h, com entrada gratuita, os trabalhos serão apresentados pelos estudantes ao público e à comissão de avaliação. Concomitantemente, irá ocorrer o 4º. Encontro de professores FECTI, para troca de experiências de especialistas em ensino de ciências com os professores orientadores. Também serão oferecidas oficinas para formação continuada aos professores. A realização do evento, aberto e gratuito, permite à população o desenvolvimento de uma cultura científica. Assim, além de estimular os jovens a seguir carreiras científicas e tecnológicas, espera-se contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos.
Instituição/UF/País:
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
Vigência:
Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Vera Lucia Amaral Ferlini
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
base digital de história do açúcar: do mediterrâneo ao tlântico ( séculos vi a xxi)
Resumo:
O açúcar constitui um dos marcos da formação da sociedade ocidental, desde a introdução pelos árabes no Mediterrâneo, sua expansão pelas ilhas do Atlântico e sua expansão nas Américas. Nesse processo, a ocupação e da colonização européia foram fundados na produção açucareira, responsável pelo desenvolvimento do escravismo, pela concentração de riqueza e poder nas Américas. O Prjeto apresentado insere-se nas atividades do Grupo de Pesquisa CNPq, Civilizações do Açúcar, que congrega pesquisadores do Brasil e do exterior, articulados na Rede Internacional de História do Açúcar. Dentro da perspectiva da História Global e das Humanidades Digitaia, objetiva oferecer à comunidade científica e ao público em geral elementos de pesquisa e reflexão sobre a História do Açúcar. Trata-se de Plataforma Digital, com dados das áreas de produção acúcareira, desde o século VI, no Mediterrâneo até a atualidade Atlântica. Baseada em pesquisa documental, bibliográfica, iconográfica e cartográfica, permite obter, nas áreas georreferenciadas, dados históricos, econômicos e técnicos, bem como bibliografia e fontes disponíveis. Acompanha essas áreas, através do tempo, apontando sua situação atual, atividades econômicas e IDH, permitindo questionar esse percurso e lançar novas questões.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Vera Lúcia Lopes Cristovão
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
laboratório integrado de letramentos acadêmico-científicos (lila): compreensão e produção textual na educação superior
Resumo:
A compreensão e produção de textos de estudantes universitários e as especificidades dessas práticas nas várias culturas disciplinares (HYLAND, 2004) vêm se estabelecendo como objeto de estudo de pesquisadores da Linguística Aplicada (LA) há anos. Nesse contexto, o Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos (LILA) nasceu de resultados de dois tipos de pesquisa: i) o estado da arte sobre letramentos acadêmicos (LEA;STREET, 1998) e científicos (MAGALHÃES;CRISTOVÃO, 2018) no Brasil; e ii) a análise das ementas de disciplinas dos cursos de graduação de três instituições (UEL, UTFPR e UNESPAR) e das respostas a questionários dirigidos a discentes, docentes e gestores. Essas análises objetivaram levantar ações didáticas em prol de letramentos acadêmicos-científicos existentes e as possibilidades de atuação do LILA nas necessidades evidenciadas no conjunto de resultados. Tendo sido criada a rede LILA, que atualmente conta com pesquisadores de dez IES paranaenses, faz-se premente a pesquisa das ações implementadas no laboratório para avaliar seus impactos nos letramentos acadêmico-científicos nas instituições envolvidas. Logo, a proposta consiste no estudo de dados gerados em ações de ensino e extensão a serem realizadas pelo LILA, evidenciando o movimento cíclico planejamento, implementação, avaliação inerente ao projeto. A hipótese é que tais ações, coletivas, colaborativas e interinstitucionais podem gerar inovação na busca por superar dificuldades postas nas universidades quanto a letramentos acadêmico-científicos. Em especial, destacamos os percursos formativos e dispositivos didáticos propostos em colaboração interinstitucional entre laboratórios e projetos voltados aos letramentos acadêmico-científicos em âmbito estadual, para a formação de docentes e discentes de culturas disciplinares selecionadas, conforme a necessidade das IES integrantes.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
Sun Feb 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Vera Lucia Pontes dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
simpósio intermunicipal de pesquisa e tecnologia na educação básica: a função social da universidade em debate sinpete
Resumo:
O SINPETE tem como tema: Ciência e Universidade: pesquisa e extensão na produção do conhecimento e do desenvolvimento sustentável para as atuais e futuras gerações. O tema remete ao debate sobre o papel da universidade enquanto instituição promotora do conhecimento científico e tem como escopo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre outras questões, os ODS tratam de erradicação da pobreza, trabalho decente, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero e redução de desigualdades. O Simpósio propõe-se a um ciclo de debates intermunicipal que fomente a reflexão, a troca de experiências, a socialização e a popularização da ciência, tecnologia e inovação, numa interface Universidade-Escola, em torno da seguinte questão-problema: qual o papel social da universidade na produção e disseminação do conhecimento científico para o desenvolvimento sustentável? A realização e o estímulo de ações que fomentem o necessário desenvolvimento de práticas sustentáveis na escola, incentivando a integração entre ciência, tecnologia e inovação no ambiente escolar e para além dele, contribui para fortalecer a popularização e a divulgação científica dos ODS, inspirando e engajando jovens em ações e políticas de desenvolvimento sustentável. O fomento de práticas de desenvolvimento sustentável na escola, orientadas pelo tripé ciência-tecnologia-inovação, possibilita que os cidadãos estejam preparados para atuar em decisões importantes e participar mais de perto dos avanços tecnológicos e científicos para a sociedade. Para isso, uma formação científica básica, desde o início do processo escolar, é fundamental (UNESCO, 2022, p. 1), o que pode ser viabilizado através da atuação conjunta das municipalidades e da universidade, ao implementar ações de pesquisa e extensão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
Sun Sep 18 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Vera Lucia Tieko Suguihiro
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aplicação de recursos públicos em políticas sociais: uma análise dos custos em municípios paranaenses
Resumo:
Em 2009, o Decreto Presidencial 7.053/09, instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Inter setorial de Acompanhamento e Monitoramento. O Estado assume a responsabilidade de dar atendimento à esta população de rua, desempenhando com eficiência o seu papel de articulador entre as diferentes áreas das políticas públicas, como medida de proteção social. Os problemas envolvendo esse público é tratado no âmbito da assistencial social de caráter pontual, o que não tem mitigado as condições de vulnerabilidade desta população que vive o cotidiano de sem emprego, sem teto, sem saúde, sem alimento, mantendo-os sob o manto da invisibilidade. O estudo parte do pressuposto de que o problema deve ganhar relevância no âmbito das políticas públicas, tendo por base a confluência de ações, em uma perspectiva intersetorial. A pesquisa tem por objetivo compreender a aplicação dos recursos das diversas políticas públicas de atendimento à população de rua, de modo a calcular, analisar e avaliar os custos e os gastos incorridos nas políticas públicas nas áreas da saúde, assistência social, habitação, em uma perspectiva intersetorial. A pesquisa terá como campo empírico os municípios de Londrina, Apucarana e Cornélio Procópio, região norte do Paraná, para uma melhor compreensão do fenômeno nos diferentes contextos (porte dos municípios analisados - 2019,2020 e 2021), levando em consideração áreas georreferencidas das Instituições de Ensino Superior/ Paraná, participantes da pesquisa. Optou-se por uma metodologia que permite articular a investigação de base quantitativa e qualitativa, garantindo a integração dos dados. A pesquisa contará com análise documental, estudos bibliográficos, legislações e regulamentos da administração pública. Serão realizadas entrevistas com gestores municipais para coleta de dados referentes aos recursos aplicados nas referidas políticas públicas, tendo os custos das políticas públicas como objeto central de investigação.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Vera Maria Ribeiro Nogueira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a covid-19 em regiões transfronteiriças: consequências e impactos na institucionalidade dos sistemas locais de saúde e proteção social
Resumo:
A pandemia atual revelou dimensões insuspeitáveis de desigualdade e precariedade entre a população residente nas fronteiras entre os países do Mercosul, requerendo a intervenção dos Estados em três âmbitos: na ampliação de recursos financeiros para resguardar a capacidade operacional dos sistemas de saúde; proteção social à população vulnerável, visando garantir a renda familiar devido à retração econômica; as ações protetivas face ao fechamento dos limites internacionais, com graves consequências econômicas, sociais e sanitárias para os transfronteiriços. Neste cenário acentuam-se as preocupações com os impactos atuais e futuros na região transfronteiriça o que sugere, como indagação central: em que medida as alterações nos sistemas de saúde e proteção social contribuíram para reduzir as desigualdades quanto ao acesso aos serviços de saúde e proteção social para a população residente em ambos os lados da fronteira. Assim, indica-se como objetivo geral avaliar o impacto da pandemia pela Covid-19 e as suas consequências na institucionalidade das políticas de saúde e assistência social na região transfronteiriça favorecendo, ou não, a cooperação ou a integração entre os municípios na busca da dimensão social da cidadania regional expressa pelo Instituto Social do Mercosul. A metodologia prevê a identificação do aparato de proteção social dos municípios, as estruturas organizacionais disponíveis e a concretude das propostas de proteção (demandas, serviços, acesso e acessibilidade) aos nacionais e não nacionais. Essas dimensões são viáveis para avaliar o nível de institucionalidade social (CEPAL) nas três temporalidades previstas antes, durante a pandemia e até 3 anos pós-pandemia. Os dados serão obtidos via pesquisa documental e entrevistas em profundidade com gestores e informantes chave. Esta proposta replica projeto aprovado para Bolsa Produtividade, visando ampliar de 6 para 12 cidades gêmeas situadas ns fronteirs entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
Tue Feb 15 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Veridiana Rezende
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
campo conceitual da função afim: contribuições para a educação básica e educação superior
Resumo:
Para esta proposta assume-se que um conceito é desenvolvido pelo estudante durante o processo escolar, em decorrência das situações vivenciadas; e que a compreensão de um conceito não ocorre isoladamente, mas em conexão a outros conceitos, propriedades, situações e representações pertencentes a um campo conceitual. Em face disso, e das dificuldades de estudantes acerca do conceito de função afim, a hipótese de pesquisa é: o mapeamento do campo conceitual da função afim, a partir do estabelecimento da tipologia de situações multiplicativas e mistas que dão significado a este conceito, da identificação de esquemas e invariantes mobilizados em suas resoluções e das diferentes representações para a função afim, fornecerá aos pesquisadores, professores e autores de livros didáticos uma estrutura teórica para o desenho de uma prática para a construção deste conceito, desde os Anos Iniciais até o Ensino Superior. Serão tomados como base os campos conceituais aditivo e multiplicativo estabelecidos por Vergnaud, e para o desenvolvimento da pesquisa serão organizadas quatro frentes de estudos: o Estudo 1 se caracteriza como uma aproximação ao estado da arte da função afim, considerando pesquisas em Educação Matemática publicadas em três países. No Estudo 2 serão classificadas situações multiplicativas (puras ou mistas) associadas à função afim, presentes em livros didáticos da Educação Básica e Superior, avaliações de larga escala e pesquisas em Educação Matemática. No Estudo 3 serão analisados esquemas mobilizados por estudantes da Educação Básica e Superior, ao resolverem situações multiplicativas, explicitando as ideias de função afim, bem como o desenvolvimento dessas ideias ao longo da Educação Básica e Superior. Para o Estudo 4 serão seguidas as etapas da Engenharia Didática para implementar, em sala de aula de Educação Básica e em Cursos de Matemática, sequências didáticas que oportunizem a construção do conceito de função afim.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Verli Fátima Petri da Silveira
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
observatório de práticas sociais e linguageiras: produção de sentidos em tempos de pandemia
Resumo:
Inscrito no quadro teórico e metodológico da análise do discurso francesa em articulação com o campo das discursividades próprias aos estudos antropológicos e enunciativos, o projeto em tela tem como temática os diferentes modos de produção sentidos em tempos de pandemia do novo coronavírus. O objetivo geral é colocar em funcionamento um observatório de práticas sociais (PÊCHEUX, 1995) e linguageiras (ORLANDI, 1996), levando em conta o funcionamento de um observatório como lugar de reflexão crítica e de escuta social (BRAGA, 2015). A pesquisa que procede por meio da observação e da escuta tem se mostrado relevante para a compreensão dos processos de circulação de sentidos e discursos, principalmente em uma sociedade da/em midiatização como a que vivemos. A experiência de construção coletiva do Vocabulário da pandemia do novo coronarírus (disponível em https://www.ufsm.br/coronavirus/vocabulario-da-pandemia-do-novo-coronavirus/), que levou em conta a necessidade de divulgação científica dos estudos da linguagem, as noções de partilha do sensível (RANCIÈRE, 2015) e de autoria compartilhada (BIAZUS, 2019), indicou o nicho de pesquisa que estamos propondo. Para a realização deste projeto vamos contemplar espaços mais institucionalizados (como as escolas) e menos institucionalizados (como as mídias sociais), de acordo com as diferentes condições em que a pandemia afeta realidades também distintas, sempre cotejando com os trabalhos já em desenvolvimento. A proposta de escutar os sentidos que se produzem em tempos de pandemia, pela via de um observatório, permite assim a análise de como esses sentidos se inscrevem nas práticas sociais e linguageiras, pensando-se essa inscrição tanto como inserção quanto como marca, permanência nos/dos discursos em constituição e circulação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
Fri Mar 25 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Veronica Aparecida Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a vinculação de crianças em nova família: avaliação e acompanhamento
Resumo:
O programa de Acolhimento Familiar foi implementado no Brasil como uma política que visa assegurar os direitos da criança e do adolescente em condição de vulnerabilidade e violação dos direitos fundamentais. Em consonância com o marco legal da primeira infância, crianças até seis anos devem preferencialmente ser acolhidas em família. Estudos sobre os efeitos da privação social reforçam a importância da celeridade do acolhimento e, sobretudo, a necessidade, mesmo em caráter provisório, de que o acolhimento supra as necessidades da criança em seu desenvolvimento biopsicossocial. Após o acolhimento, a equipe técnica emite parecer sobre a viabilidade de retorno a família de origem ou encaminhamento à adoção. No acompanhamento de famílias (acolhedoras ou adotivas) observa-se uma lacuna de instrumentos sistematizados para avaliação das condições de vínculo e acolhimento no Brasil. Nesse contexto, o presente projeto encontra-se estruturado em dois estudos. No Estudo 1 propõe-se o desenvolvimento do Inventário sobre Vínculo e Acolhimento em Nova Família (IVANF), que tem como foco a primeira infância, e a investigação de suas evidências preliminares de validade e fidedignidade, atendendo todas as diretrizes e recomendações metodológicas disponíveis na literatura atual. No estudo 2 pretende-se realizar um estudo descritivo e correlacional para mapear as práticas educativas de cerca de 100 casos de famílias (acolhedoras ou adotivas) e investigar as possíveis associações com a qualidade de vínculo e acolhimento estabelecidos. Os estudos serão desenvolvidos inicialmente em duas regiões do país. Para validação, será recolhida amostra em todo o território nacional, via aplicação online. A disponibilização de um instrumento inédito no Brasil (Estudo 1) poderá contribuir na avaliação diagnóstica de práticas de acolhimento em nosso contexto cultural (Estudo 2), o que favorece o planejamento de intervenções junto às famílias que apresentem práticas incompatíveis com as necessidades
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Verônica de Azevedo Mazza
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
resiliência de famílias de crianças com necessidades especiais no contexto da pandemia covid-19
Resumo:
O reconhecimento da resiliência familiar pode contribuir para o equilíbrio entre estresse e capacidades. Faz-se necessário refletir sobre as alterações ocasionadas pelas COVID-19. Estas mudanças conturbam a rotina e adicionam novos focos de tensionamento e estresse, em especial nas famílias de crianças autistas. Estes dois fenômenos demandam das famílias um esforço maior para acolher suas necessidades, com vistas ao suporte e promoção de seu potencial de desenvolvimento. Tem-se como questão norteadora: Como ocorreu o processo de resiliência de famílias com necessidades especiais no contexto da pandemia COVID-19? Objetivo: Analisar o processo de resiliência de famílias de crianças com necessidades especiais no contexto da pandemia COVID-19. O projeto está organizado com os subprojetos: A dinâmica das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista no contexto da pandemia COVID -19; Vivência das famílias de crianças com necessidades especiais em serviços de urgência e emergência: à luz da resiliência familiar; Vivência do irmão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Método: Estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa, descritivo e exploratório, embasado no referencial teórico de Resiliência Familiar. Realizar-se-á entre 2022 a 2024, por meio de entrevistas em ambiente virtual ou presencial, com familiares de crianças com autismo, até 10 anos. A captação nas redes sociais virtuais do Brasil e por bola de neve, com saturação teórica dos dados. Será utilizada a estratégia analítica geral e as técnicas analíticas de combinação de padrão e síntese de casos cruzados, com apoio de software. Pesquisa aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa. . Resultados Esperados: Subsidiar o desenvolvimento do cuidado às famílias com crianças com deficiência, promover a melhoria da qualidade da atenção a estas famílias e contribuir para a implementação de políticas públicas para esta população.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Verônica de Fátima Santana
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o efeito dos incentivos de gestores e auditores na manipulação da informação contábil
Resumo:
Não há consenso na literatura em Contabilidade e Finanças sobre o papel dos incentivos dos gestores na manipulação das demonstrações financeiras de companhias de capital aberto. Um desafio empírico neste campo de pesquisa é estabelecer explicações causais para esta relação. Este projeto tem como objetivo se aprofundar nesta questão seguindo uma abordagem de um modelo estrutural proposto por Gow et al. (2016) para analisar os incentivos dos gestores para manipular as demonstrações financeiras em conjunto com o risco reputacional dos auditores. O efeito da remuneração da administração na probabilidade de manipulação das demonstrações financeiras é um tema prolífico (Edmans & Gabaix, 2011; Healy, 1985; Jensen & Murphy, 1990a, 1990b), mas ainda controverso (Murphy, 2012) devido aos resultados mistos que têm sido encontrados (Burns & Kedia, 2006; Erickson et al., 2006, Armstrong et al., 2010). A contribuição desta pesquisa para resolver este puzzle consiste em tratar o problema através de uma abordagem estrutural que também considera os incentivos e riscos dos auditores, balanceando os custos e benefícios de ambos no processo de manipulação das demonstrações financeiras. Esta abordagem deve permitir inferir os mecanismos subjacentes que geram os mistos encontrados na literatura, ponderando os incentivos e os riscos de dois agentes. De acordo com Gow et al. (2016), este tipo de abordagem metodológica força a entender o comportamento do problema de interesse, deixando claro que tipo de dado é preciso para identificar os parâmetros, e facilita a análise do contrafactual sob condições não observadas. A pesquisa focará em uma análise de vários países incluindo dados do Brasil e de outros países emergentes, além dos EUA para fins de comparação com a literatura existente. Serão manualmente coletados dados de reapresentações de demonstrações financeiras, incentivos de gestores e opiniões de auditores de modo a estimar os parâmetros de interesse do modelo proposto.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário FECAP - SP - Brasil
Vigência:
Fri Mar 25 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Veronica de Medeiros Alves
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
construção e validação de tecnologia educacional para identificação, abordagem e manejo de crianças e adolescentes com automutilação nas escolas
Resumo:
Introdução: A automutilação é o termo utilizado para designar a pessoa que pratica o ato de se cortar em alguma parte do corpo, para obter um alívio de uma dor psíquica intensa. Este projeto está em consonância com a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, mostrando sua necessidade em realizá-lo frente a sua capacidade de resposta às lacunas de conhecimento sobre automutilação em estudantes. Objetivo: Construir e validar tecnologia educacional voltada para identificação, abordagem e manejo de crianças e adolescentes com automutilação nas escolas. Métodos: Para atingir esse objetivo a metodologia proposta divide-se em 3 fases: a) reuniões com profissionais da saúde, professores e gestores da saúde e da educação para identificação das dificuldades e estratégias de identificação, abordagem e manejo dos casos de automutilação nas escolas; b) realização de revisão de escopo para buscar evidências científicas de identificação, abordagem e manejo efetivos de casos de automutilação em crianças e adolescentes nas escolas; c) criação e validação de aplicativo para orientar os professores na identificação, abordagem e manejo de crianças e adolescentes com automutilação nas escolas e construção e validação da cartilha sobre enfrentamento da automutilação por estudantes. A equipe de pesquisadores é interdisciplinar, sendo composta por enfermeiras, educador físico, fisioterapeuta, psicóloga, bióloga e psiquiatra. As reuniões com profissionais da saúde, professores e gestores da saúde e da educação serão baseadas na Teoria da Mudança. As revisões de escopo seguirão o protocolo conforme o método de revisão proposto pelo Instituto Joanna Briggs. Este método permite identificar lacunas do conhecimento. O aplicativo, a cartilha e o vídeo serão elaborados mediante os resultados obtidos nas discussões com os profissionais da saúde, professores e gestores da saúde e da educação e revisão de escopo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Veronica Gitirana Gomes Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
frameagap: framework de acompanhamento e gestão da aprendizagem personalizada
Resumo:
A sociedade atual tem migrado para um ensino que demanda cada vez mais atenção ao estudante. Metodologias ativas buscam um aprendizado mais efetivo à medida que o estudante é o ator principal de seu desenvolvimento, com acompanhamento personalizado pelo professor. Essa prática docente, porém, não é de fácil sistematização, de modo a ofertar um feedback efetivo a cada estudante. É nesse sentido que, cada vez mais, plataformas sociais têm sido desenvolvidas visando um acompanhamento personalizado. Muitas delas, porém, detêm-se no acompanhamento da frequência de ações dos estudantes, não no aprendizado. Nesse sentido, buscamos um modelo de conhecimento matemático que permita o acompanhamento do desenvolvimento do conhecimento do estudante, com implementação computacional. Unimos uma interface que acompanhe os desejos e as práticas docentes, aliando a uma matriz do conhecimento esperado do aluno, que permita também mapear e analisar situações a serem propostas aos estudantes, e uma matriz de avaliação de recursos de conteúdo em vídeos, softwares, textos, etc. Temos como hipótese que um modelo tomando por base a teoria dos campos conceituais desenvolvida pelo Gérard Vergnaud, associada a elementos da inteligência artificial pode nos auxiliar no desenvolvimento de tal solução. Dois estudos de mestrado foram desenvolvidos, adiantando elementos desse desenvolvimento, o primeiro com um participante sobre frações e o segundo com um grupo maior sobre cônicas. É nesse sentido que desenhamos uma pesquisa pautada no Design Experiment dos modelos a partir dos estudos já realizados, e novas etapas iterativas em outros temas da matemática: (a) Construção de bancos de conteúdos e situações de vetores e de funções. (b) Experimentação em sala de aula com acompanhamento das necessidades e desejos de alunos e professor, e (c) revisão do Framework, tanto em termos de modelos e matrizes, como em termos de modelo computacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Veronica Marcela Guridi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a construção de comunidades profissionais e o desenvolvimento de práticas equitativas, identidades e saberes docentes em um programa de formação continuada de professores
Resumo:
Este projeto de pesquisa é desenvolvido no marco de um programa de especialização docente PED, que trabalha com formação de professores, contando com processos de mentoria e de criação de comunidades profissionais docentes para o desenvolvimento profissional, a partir dos princípios: trabalho conjunto entre escola e universidade, conexão teoria e prática, equidade e excelência em salas de aula e coerência curricular. Estes princípios são partilhados por uma rede internacional de programas de formação docente, com uma origem em comum na luta por justiça social nas escolas: o Stanford Teacher Education Program. Pergunta norteadora: Quais as condições e processos de desenvolvimento de professores com relação a práticas equitativas, identidades e saberes docentes? Hipótese: o desenvolvimento profissional docente é favorecido por processos de mentoria que promovam a construção de saberes plurais e práticas equitativas e de um ambiente de ensino efetivo que potencialize a criação de uma comunidade profissional, conectando escola e universidade e propiciando aprendizagem significativa aos estudantes da Educação Básica. Resultados: Avanço teórico e prático sobre a condição docente em mentoria profissional, características de programas de formação continuada de professores e construção da identidade profissional em comunidades docentes. Publicação sobre implicações para políticas públicas. Metodologia exploratória, com abordagem qualitativa, usando dados coletados no processo formativo dos professores da Educação Básica cursistas do PED em suas interações com pares, mentores e formadores e sua atuação em sala de aula. Análise dos dados: com base nas dimensões derivadas dos princípios do PED quanto a ensino efetivo, desafios para a formação docente para o século XXI e centrando em indicadores de práticas voltadas à equidade, fortalecimento das identidades profissionais docentes e aprofundamento dos saberes docentes.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Tue Apr 26 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Veronica Teichrieb
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inteligência analítica de linguagem corporal 3d com proteção de privacidade
Resumo:
A criação de cidades e comunidades sustentáveis é um dos objetivos de desenvolvimento definidos pela Organização das Nações Unidas a serem atingidos até o ano de 2030. Tal objetivo envolve fatores tais como acesso a serviços básicos, sistemas de transporte seguros e acessíveis, urbanização inclusiva, proteção do patrimônio cultural e natural, redução de perdas por catástrofes, gestão de resíduos, acesso universal a espaços públicos, entre outros. A busca por cidades e comunidades mais sustentáveis apresenta uma série de desafios aos gestores e agentes de transformação urbana dos setores público e privado. Alguns dos problemas recorrentes nesse tema são: o conhecimento escasso e impreciso sobre o uso de espaços, a falta de entendimento em larga escala do comportamento dos agentes envolvidos e a sobrecarga de informação. Tais problemas também ocorrem em outras áreas correlatas, como comércio, varejo, indústria e domicílio. Nesse contexto, o presente projeto pretende investigar o uso de dados analíticos de linguagem corporal 3D com proteção de privacidade, a fim de aprimorar espaços inteligentes. O mapeamento comportamental dinâmico com privacidade apresenta potencial para possibilitar a criação de aplicações confiáveis que empoderam as decisões das pessoas. Para isso, a solução a ser desenvolvida visa unir tecnologias para rastreamento humano, reconhecimento de comportamento e linguagem corporal, inteligência analítica de linguagem natural e inferência de semântica de cena. Pretende-se extrair vários níveis de informação a partir da captura de imagens em tempo real com várias câmeras, ao mesmo tempo que são usadas estratégias para proteção e anonimização de imagens.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Tue Aug 16 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Verônica Teixeira Franco Castelo Branco
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
funcionalização de pavimentos asfálticos através da fotocatálise para mitigação de poluição atmosférica
Resumo:
A proposta adequa-se à Infraestrutura de Transporte, linhas de pesquisa Caracterização de Materiais Aplicados à Pavimentação e Transporte e Logística de Carga. É parte das atividades do Grupo de Pesquisa Transportes e Meio Ambiente (TRAMA), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN/UFC). A preocupação ambiental é crescente, resultando em iniciativas para conscientizar governos e sociedade quanto à redução de emissões de poluentes atmosféricos responsáveis por causar danos à saúde, intensificar o efeito estufa e promover chuvas ácidas. A pavimentação asfáltica contribui negativamente para a qualidade do ar, especialmente em centros urbanos. A proposta tem como objetivo mitigar os níveis de poluentes atmosféricos utilizando pavimentos fotocatalíticos funcionalizados com nanopartículas dopadas de TiO2. Serão avaliados os níveis de poluição durante os processos de pavimentação para entender o comportamento dessas emissões e estabelecer parâmetros que mitiguem seus efeitos. O método de amostragem passiva será calibrado em laboratório e utilizado para a avaliação em campo, além da quantificação de material particulado. Após o tratamento dos dados, as concentrações dos poluentes serão obtidas, o prejuízo causado será avaliado, as variáveis que impactam nos processos de emissão e dispersão serão determinadas. Por fim, os pavimentos fotocatalíticos desenvolvidos e testados em laboratório serão avaliados quanto ao seu desempenho para despoluição do ar em contexto real urbano. A proposta, incluída nos objetivos 9, 11 e 13 da Agenda 2030 da ONU, contribui para a melhoria do meio ambiente através do monitoramento da qualidade do ar e da despoluição. Os principais impactos científicos são: desenvolvimento de reator fotocatalítico laboratorial, praticidade e baixo custo da amostragem passiva, o que deve ampliar a rede de monitoramento da poluição e despertar agentes locais para necessidade de legislação específica para a Infraestrutura de Transportes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Vicente Riccio Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise crítica sobre as decisões judiciais relativas a crimes ambientais no amazonas: o caso de apuí e lábrea
Resumo:
O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade de resposta das instituições do sistema de justiça criminal do Estado do Amazonas em relação aos crimes ambientais ocorridos nos municípios com maior índice de desmatamento: Apuí e Lábrea. Desse modo, a pesquisa analisará as decisões sobre crimes ambientais em primeiro e segundo graus de jurisdição nas esferas federal e estadual. A decisões constituem-se como um instrumento relevante para a compreensão do modo como o sistema judicial responde às demandas a ele encaminhadas. No caso em questão, elas constituem objeto importante para a análise das características dos crimes ambientais registrados, investigados e julgados em Apuí e Lábrea. A partir de sua análise e categorização é possível observar a estrutura dos crimes cometidos, os recursos econômicos mobilizados na consecução da atividade criminosa, a natureza do bem jurídico violado, o uso da violência, a relação com agentes públicos e da sociedade civil. Além disso, a pesquisa contará com entrevistas qualitativas com a finalidade explorar percepções dos operadores do sistema de justiça criminal não observáveis a partir da análise das sentenças judiciais. Por isso, a pesquisa adota uma perspectiva quali-quanti. Desse modo, o objetivo da pesquisa é responder às seguintes perguntas: 1. De que maneira a organização dos procedimentos judiciais relativos aos crimes ambientais consegue dar resposta às demandas das cidades de Apuí e Lábrea? 2. Qual é a característica econômica, social e jurídica dos crimes ambientais observados a partir das sentenças relativas a Apuí e Lábrea? 3. Qual é o tempo médio de resolução de um processo por crime ambiental originado nas referidas cidades? 4. De que maneira os atores do sistema de justiça criminal atuantes em Apuí e Lábrea percebem a dinâmica dos crimes ambientais em seu contexto local? Logo, a relação entre contexto de ocorrência de crimes ambientais e efetividade judicial será analisada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Victor Flores Mendes
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
conversores multicelulares de alta banda passante para integração de fontes de geração de energia renovável à rede elétrica
Resumo:
O sistema elétrico mundial passa por uma importante mudança de paradigma. Na geração, destaca-se a descentralização e inserção de fontes de energia renováveis, notadamente eólica e solar. O perfil de consumo também se atualiza, com processos industriais mais exigentes e a tendência de aumento das cargas eletrônicas, destacando-se o processo de eletrificação dos transportes. Neste contexto, os desafios no campo da eletrônica de potência são inúmeros. Em particular, o aumento na potência e a exigência de alto desempenho dos equipamentos pressiona o desenvolvimento de conversores de energia, e diversas topologias multiníveis têm sido estudadas como solução para estes desafios. Neste projeto, pretende-se investigar a aplicação de conversores multicelulares de alta banda passante na integração de fontes de energia renováveis à rede elétrica. De maneira geral, as topologias multicelulares são compostas pela associação de módulos de potência com aspectos construtivos similares, o que as concede apelo comercial e grande potencial de desempenho dinâmico. Contudo, o aumento na quantidade de dispositivos de chaveamento introduz complicações relacionadas à confiabilidade, comando e controle. Estes obstáculos e as vantagens potenciais motivam o desenvolvimento deste projeto. Aproveitando-se da estrutura laboratorial e das competências dos grupos de pesquisa que integram esta proposta, sugere-se um estudo de caráter experimental. Será desenvolvida uma célula básica, com tecnologia Capacitor Flutuante, que irá compor os conversores de três bancos de ensaios: um sistema de geração eólica com bobinas abertas, um filtro ativo série-paralelo e um sistema fotovoltaico com armazenamento de energia. A construção destes bancos permitirá a avaliação dos diferentes aspectos de projeto, comando, controle e desempenho associados a cada uma das aplicações, contribuindo para o avanço do conhecimento científico na área e futuramente viabilizando o emprego destas e outras tecnologias.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Fri Apr 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Victor Márcio Laus Reis Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a midiatização das decisões estratégicas de comunicação: um estudo junto a gestores de comunicação
Resumo:
A digitalização transforma a experiência de consumidores e a gestão da comunicação. Enquanto tendências apontam para novos comportamentos no consumo de campanhas e estratégias comunicacionais, com ênfase em experiências integradas, multissensoriais e multiplataformas, importa destacar as transformações dos processos e práticas de gestão suscitadas pelas tecnologias de apoio às decisões estratégicas. A automatização da compra de mídia, os gerenciadores de campanhas e as plataformas de CRM (Customer Relationship Management) são exemplos dessas inovações tecnológicas. Esse contexto caracteriza uma ambiência digital que configura e condiciona a percepção, a cognição e, consequentemente, as decisões estratégicas de profissionais envolvidos com as atividades de planejamento, implementação e controle das estratégias comunicacionais das organizações. Assim como transformam o consumo, os suportes digitais configuram dispositivos midiáticos que afetam as lógicas de produção e gestão. Partindo da noção de midiatização, que vislumbra a apropriação de lógicas midiáticas em práticas de diversos campos sociais, este projeto pretende investigar a relação entre profissionais, plataformas de gestão e instituições envolvidas nos processos estratégicos de comunicação. Especificamente, como as decisões estratégicas de comunicação são afetadas pela midiatização das práticas de gestão. Como este objetivo, o percurso metodológico da pesquisa inclui uma etapa exploratória com o levantamento e a análise de notícias e reportagens relacionadas à gestão estratégica da comunicação em publicações especializadas (jornais, revistas e sites), seguida por entrevistas semi-estruturadas com gestores de comunicação e profissionais de agências e de serviços especializados do Brasil. Os dados obtidos serão submetidos à análise semântica, uma técnica proposta pelo pesquisador dinamarquês Niels Andersen e fundamentada na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Victor Pellegrini Mammana
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
programa workshop aficionados por software e hardware em são bernardo do campo
Resumo:
(1) O Projeto WASH é um projeto de educação não-formal concebido e construído coletivamente por vários agentes públicos, entre os anos de 2013 a 2018. (2) A proposta nasce da necessidade de dar respostas aos desafios identificados durante a avaliação dos programas federais "One Laptop per Child (OLPC - UCA)" e "Programa de Inclusão Social (PIDIS)", conduzida pelo proponente entre os anos de 2004 e 2010. (3) A método diferencia-se por estabelecer uma ponte entre o ensino fundamental e centros de excelência (universidades federais, estaduais e centros de pesquisa), por meio de alunos de iniciação científica CNPq do ensino médio e superior. (4) A ideia é atuar em várias dimensões do processo de alfabetização científica e tecnológica, sempre na escola pública, com investimentos fundamentalmente em pessoas e não em equipamentos, por meio de bolsas de iniciação científica. (5) A plausabilidade do projeto é confirmada pelo fato de ter atendido mais de 3000 pessoas, com mais de mil eventos em quase 30 cidades diferentes entre os anos de 2013 e 2022. Os indicadores do projeto são gerados por plataforma digital especificamente desenvolvida para esse fim. (6) O programa teve sua metodologia formalizada por meio da Portaria nº 178/2018/SEI-CTI, que aprova o Documento de Referência, o qual orienta a a adesão ao método. O Documento de Referência dá orientações sobre como reproduzir o WASH com definições, atribuições e características das entidades e com os papéis que precisam ser desempenhados pelos participantes. Desde 2019, o WASH está vinculado ao CEMADEN, unidade de pesquisa do MCTI, situado em São José dos Campos, sendo citado na Portaria nº 144/2019/SEI-CEMADEN. No método WASH são realizadas atividades no formato de oficinas com duração fixa e data definida.
Instituição/UF/País:
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - SP - Brasil
Vigência:
Wed Jun 01 00:00:00 BRT 2022-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023
Victor Silveira Coswig
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos agudos e crônicos da suplementação com extrato de açaí (euterpe oleracea mart.) no desempenho de sprints
Resumo:
O açaí (Euterpe oleracea Mart.) é uma das frutas mais famosas do Brasil, que às vezes alcança o status de superfruta ou alimento funcional devido ao seu alto teor de polifenóis e, consequentemente, aos potenciais benefícios à saúde. Estudos têm sido relacionados, mas não limitados, a melhorias em biomarcadores inflamatórios, benefícios no metabolismo oxidativo e lipídico, resposta antidiabética e um efeito cardioprotetor, incluindo tolerância ao exercício. Também é possível especular que esses benefícios podem interagir com a aptidão física. No entanto, os dados disponíveis sugerem que a suplementação crônica com extrato de semente de Açaí pode melhorar o desempenho aeróbio (distância de corrida e tempo de exercício) de roedores saudáveis. Em humanos, ao conhecimento dos autores, as pesquisas mais representativas sobre a suplementação de Açaí no desempenho de exercícios mostraram que o consumo de uma bebida funcional de Açaí (carboidratos, açaí liofilizado, glutamina e suco de limão) melhorou as respostas cardiorrespiratórias e o tempo de exaustão em atletas de elite. Nesse contexto, considerando que i) a plausibilidade fisiológica dos benefícios da suplementação de Açaí na execução do exercício já está estabelecida; ii) melhorias reais no desempenho físico já foram mostradas; iii) o consumo e a disponibilidade de Açaí estão crescendo em todo o mundo e iv) as evidências sobre os efeitos do Açaí em diferentes tarefas físicas, especialmente em humanos, ainda estão surgindo, a investigação sobre o tema parece relevante. Existem dois procedimentos experimentais propostos. O primeiro é um ensaio cruzado e randomizado de três condições, com o objetivo de descrever as respostas físicas e fisiológicas agudas à suplementação de Açaí. O segundo é um ensaio clínico randomizado de três grupos, com o objetivo de descrever alterações crônicas na aptidão física e marcadores sanguíneos de saúde após o treinamento e comparar diferentes dosagens de suplementação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Vidal de Freitas Mansano
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistemática, morfologia e filogenia de angiospermas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Jan 28 00:00:00 BRT 2020-Mon Jan 27 00:00:00 BRT 2025
Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito da pressão dos stakeholders, da reputação e do compliance na seleção de fornecedor socialmente responsável: uma abordagem experimental com gestores do brasil, estados unidos e reino unido
Resumo:
A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é central por sua contribuição nas dimensões ambiental e econômica, mas há ainda um longo caminho a percorrer na dimensão social. A RSC pode ser vista como uma prática que as empresas devem executar para integrar os direitos sociais, ambientais, éticos, humanos e as preocupações dos consumidores nas operações dos seus negócios. Este projeto busca superar dois desafios científicos. O primeiro está relacionado à cadeia de suprimentos socialmente responsável (CSSR). A CSSR apresenta uma literatura em que as pesquisas empíricas ainda são incipientes. O segundo, visa-se contribuir para um tópico central da CSSR, a seleção de fornecedores socialmente responsáveis (SFSR). Diante disso, este projeto apresenta a seguinte questão de pesquisa: Como a pressão dos stakeholders, compliance e reputação afetam a decisão de seleção de um fornecedor socialmente responsável? Este problema é relevante uma vez que estímulos a programas de integridade e melhorias na reputação podem ser utilizados para promover a SFSR. As compras socialmente responsáveis auxiliam na redução da desigualdade social, ao incluírem pequenos negócios e empresas situadas em países em desenvolvimento. Além disso, podem ampliar a competitividade das organizações em mercados sensíveis aos aspectos sociais. Ações e estratégias relacionadas à gestão da cadeia de suprimentos de negócios precisam ser alinhadas ao conceito de RSC. Fornecedores precisam ser reorganizados e estimulados a produzirem produtos e serviços alinhados a essa nova preocupação da empresa compradora. Nada adianta a empresa compradora ter práticas de RSC, se os seus fornecedores não prezarem por práticas de RSC. Para isso, propõe-se a realização de um estudo causal, por meio de um experimento baseado em vinheta, com gestores do Brasil, EUA e do Reino Unido. A partir da manipulação das variáveis independentes, espera-se identificar como a pressão dos stakeholders, compliance e a reputação afetam a SFSR.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Vilmar Rodrigues Moreira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desempenho social de cooperativas de crédito
Resumo:
Um dos principais objetivos das cooperativas é fomentar o desenvolvimento econômico e social dos seus associados e, como consequência, contribuir para dinamizar a economia e o desenvolvimento de comunidades locais. Por isso, a mensuração do desempenho organizacional dessas entidades deve se dar em ambas as dimensões: econômico-financeira e social. Mas em muitos casos os conceitos relacionados a desempenho em cooperativas não encontram convergência na literatura, sobretudo em relação à dimensão social. Considerando que o pressuposto para a proposição de ferramentas e técnicas para auxiliar a análise de desempenho depende da adequada definição dos temas, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre desempenho em cooperativas. O tema análise de desempenho é considerado de grande importância no contexto das cooperativas, sobretudo pela necessidade de expansão das análises, ultrapassando os interesses de avaliação financeira e operacional e considerando outras dimensões alinhadas aos princípios cooperativistas, como por exemplo o desempenho social do relacionamento entre cooperativa e cooperados. O desempenho social das cooperativas pode ser relacionado às expectativas e necessidades dos cooperados. Com o crescimento acelerado das cooperativas de crédito nos últimos anos, essas organizações precisam se preocupar com a continuidade do seu alinhamento aos princípios cooperativistas, com o fomento à educação cooperativista e com o atingimento do desempenho cooperativo equilíbrio entre os desempenhos econômico-financeiro e social. O objetivo deste projeto é analisar como o desempenho social de cooperativas de crédito pode ser adequadamente abordado e medido, considerando as peculiaridades próprias deste tipo de organização e elencando os indicadores e métodos relevantes para sua avaliação.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Nov 17 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Vinícius Andrade Brei
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
atlas de oportunidades: sistema de recomendação para identificação de oportunidades de criação ou expansão de negócios usando inteligência artificial e ciência de dados espaciais
Resumo:
A criação ou expansão de negócios é fundamental para a geração de emprego, renda e para a melhoria da qualidade de vida em qualquer país. Apesar dessa importância, 63,5% das novas empresas brasileiras fecham nos cinco primeiros anos (IBGE, 2020). Uma das razões para tal insucesso é a dificuldade dos empreendedores de encontrar dados gratuitos e acessíveis que facilitem a decisão de qual negócio abrir ou expandir e onde empreender. Esta pesquisa desenvolvida por uma rede de pesquisa internacional busca resolver este problema por meio da criação de um sistema público e gratuito na internet para recomendação de criação, expansão e localização de negócios. O sistema, denominado Atlas de Oportunidades, combinará dados públicos e privados, processando-os com ciência de dados espaciais e algoritmos de Inteligência Artificial. O projeto terá impactos teóricos, metodológicos e práticos. Em relação aos impactos teóricos, o projeto contribuirá para as teorias de estimação de potencial de mercado e de previsão de demanda, utilizadas em marketing para auxiliar na identificação de oportunidades de negócio, mas pouco aplicadas para alimentar sistemas de recomendação. Na metodologia, o projeto inova por combinar métodos de sistemas de recomendação, de ciência de dados espaciais e de Inteligência Artificial. Essa combinação será usada para coleta, tratamento, análise e disponibilização dos dados para a população. Em termos práticos, o Atlas de Oportunidades tem a ambição de se tornar uma fonte gratuita e rápida de informações para qualquer pessoa que queira abrir ou expandir um negócio no Brasil, aumentando a geração de emprego e renda no País por meio da maximização do impacto dos dados públicos oriundos de pesquisas que custam bilhões de reais à sociedade brasileira (ex: Censo, POF e PNAD). Portanto, o projeto amplificará os benefícios dos investimentos públicos em pesquisas já feitos pelo País para a população em geral, em especial para aqueles que querem empreender.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Vinicius Batista Santos
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aplicabilidade do diâmetro da veia cava inferior como indicador clínico dos diagnósticos de enfermagem em pacientes com insuficiência cardíaca aguda
Resumo:
Introdução: A Insuficiência Cardíaca Descompensada (IC Aguda) está associada à manifestação de indicadores clínicos relacionados à retenção volêmica e ao baixo débito cardíaco. Esses sinais clínicos subsidiam a identificação de alguns diagnósticos de enfermagem (DE). O uso de dados mais objetivos, como exames laboratoriais, ou de exames de imagem tem permitido que os enfermeiros identifiquem os DE com maior precisão, porém não foram identificados estudos que utilizaram o tamanho e a distensibilidade da veia cava inferior avaliados pela ultrassonografia para subsidiar a identificação dos DE passíveis de serem identificados em pacientes com IC Aguda. Objetivo: Analisar as evidência de validade de construto clinico dos diagnósticos de enfermagem Volume Líquidos Excessivo (VLE, 00026), Tolerância à atividade diminuída (TAD, 00298) e Débito Cardíaco Diminuído (DCD, 00029) e a aplicabilidade do diâmetro da veia cava inferior como indicador clínico desses diagnósticos. Método: Estudo de validação de construto clínico diagnóstico que será será realizado nas unidades de Cardiologia de um hospital público universitário. Serão incluídos os pacientes hospitalizados por IC Aguda. A variável dependente será a presença e o número de características definidoras (CD) dos diagnósticos de enfermagem (DE) VLE, TAD e DCD e a variável independente o diâmetro e o grau de distensibilidade da veia cava inferior. As características definidoras serão avaliadas conforme as definições conceituais e operacionais validadas em outros estudos e será validada a definição conceitual e operacional da mensuração da veia cava inferior. Os pacientes serão avaliados até 12 horas da admissão hospitalar, 48 horas após a primeira avaliação e na alta hospitalar ou no 7º dia de internação. A presença dos diagnósticos de enfermagem será avaliado pelo método de análise de classe latente e será calculado a sensibilidade e especificidade de cada CD inclusive o diâmetro da veia cava inferior.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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