Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Marcia de Sá Guimarães

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • avaliação da implementação do sequenciamento de genoma completo para o diagnóstico, detecção de resistência e escolha de esquema terapêutico da tuberculose em condições de prática clínica.
  • A tuberculose resistente a medicamentos (TB-R) é um sério problema de saúde pública, agravado nas populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua e/ou vivendo com HIV. Combater a resistência é uma prioridade do Programa Nacional de Controle da TB. O diagnóstico detalhado e rápido da TB-R é crucial, pois permite o tratamento personalizado, que aumenta o sucesso, reduz efeitos adversos e promove a adesão. No entanto, os testes de sensibilidade utilizados para detectar resistência em isolados do complexo Mycobacterium tuberculosis são laboriosos e não abrangem todos os fármacos e mutações associadas a resistência. Assim, desde 2018 a Organização Mundial da Saúde recomenda o sequenciamento de genoma completo (SGT) de isolados para detecção da TB-R, implementação que permanece pendente no Brasil. No último ano, nosso grupo de pesquisa desenvolveu processos laboratoriais para detecção de resistência utilizando SGT no laboratório de referência do estado de São Paulo (SP). Sequenciamos isolados multi-droga resistentes, estabelecemos critérios de qualidade de sequenciamento e desenvolvemos uma pipeline de bioinformática para detecção de mutações, permitindo a detecção de resistência aos fármacos anti-TB utilizados no país. Neste projeto, pretendemos refinar os processos do diagnóstico laboratorial e desenvolver um laudo diagnóstico. Também avaliaremos os custos do SGT, a transmissão de estirpes resistentes e conduziremos um estudo clínico multicêntrico para avaliar o desfecho do tratamento de pacientes com TB-R que se beneficiaram do diagnóstico de resistência por SGT. Produziremos dois produtos, a pipeline e o laudo diagnóstico, com potencial aplicação nacional. Compreender a doença, as especificidades relacionadas a TB-R e enfrentar o estigma serão as temáticas norteadoras dos materiais e ações do comitê comunitário. Os resultados poderão transformar a visão clínica e epidemiológica da TB-R em SP, com benefícios diretos para atenção primária e especializada do SUS.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Maria Benko Iseppon

Ciências Agrárias

Agronomia
  • peptídeos modificados in silico: bioinformática e biotecnologia na defesa vegetal
  • Estatísticas recentes indicam perdas entre 20 e 40% de toda a produção agrícola do planeta devido a patógenos e pragas, com prejuízos anuais da ordem de 220 bilhões de dólares. Da mesma forma, as perdas pós-colheita trazem enormes prejuízos. O presente projeto pretende avaliar peptídeos antimicrobianos de plantas (P-AMPs, Plant Antimicrobial Peptides) os quais serão racionalmente modificados de modo a incrementar sua ação contra fitopatógenos. Trabalhamos com P-AMPs e bioinformática há 15 anos, tendo desenvolvido um pipeline in silico capaz de identificar e modificar P-AMPs racionalmente, gerando RAMPs (Rationally modified AntiMicrobial Peptides). Após design racional, RAMPs podem ser avaliados via bioinformática contra alvos moleculares de fitopatógenos (via molecular docking), bem como quanto à sua toxicidade, e alergenicidade. Os RAMPs candidatos mais promissores serão testados em laboratório quanto à atividade antimicrobiana contra fitopatógenos. Também serão avaliados in vitro quanto à sua cito-genotoxicidade, mutagenicidade e antimutagenicidade e in vivo em modelo murino. O projeto pretende identificar no mínimo 200 P-AMPs, modificar racionalmente e sintetizar no mínimo trinta RAMPs, selecionando dois para testes em Arabidopsis thaliana e transformação de soja e Feijão-Caupi. Também pretendemos no selecionar no dos RAMPs para expressão heteróloga testando diferentes veículos - bactéria (Escherichia coli), levedura (Pichya pastoris), alga unicelular (Chlamydomonas reinhardtii) e in planta (molecular farming) visando sua produção para uso como veículo para a defesa vegetal e a proteção de alimentos (especialmente frutos) na fase pós-colheita. Pretendemos ao final do projeto ter produzido no mínimo seis eventos de transformação bem sucedidos (2 plantas e quatro para produção heteróloga), oito patentes, registro de dois softwares, bem como 20 artigos científicos, considerando as abordagens do presente projeto.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Feb 06 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Benko Iseppon

Ciências Biológicas

Genética
  • bio3apcne – biodiversidade, bioinformática e biotecnologia aplicadas a compostos de plantas do nordeste
  • Plantas são repositórios naturais de moléculas bioativas, compreendendo a base de muitas moléculas de importância para a saúde humana, incluindo moléculas de defesa contra agentes patogênicos. O presente projeto pretende – a partir de dados de ômicas de plantas extremófilas – prospectar peptídeos antimicrobianos (P-AMPs, Plant Antimicrobial Peptides) os quais serão racionalmente modificados de modo a incrementar sua ação contra patógenos importantes na saúde humana. Nosso grupo trabalha com P-AMPs e bioinformática há 15 anos, tendo desenvolvido um pipeline in silico capaz de identificar e modificar P-AMPs racionalmente, gerando peptídeos curtos, aqui designados como MAMPs (Modified AntiMicrobial Peptides). Após seu design racional, MAMPs podem ser avaliados com ferramentas de bioinformática contra alvos moleculares de patógenos selecionados (via molecular docking), bem como quanto à sua toxicidade e alergenicidade. MAMPs gerados por nosso grupo usando estratégias semelhantes foram bem-sucedidos em testes in vitro contra patógenos, incluindo bactérias multirresistentes, vírus e leveduras. Os MAMPs candidatos mais promissores serão testados em laboratório quanto à atividade antimicrobiana contra patógenos humanos e vegetais (fitopatógenos). Também serão avaliados in vitro quanto à sua cito-genotoxicidade, mutagenicidade e antimutagenicidade e in vivo em modelo murino. O projeto pretende identificar no mínimo 200 P-AMPs, modificar racionalmente e sintetizar no mínimo trinta MAMPs, selecionando no mínimo dois para expressão heteróloga testando diferentes veículos – bactéria (Escherichia coli), levedura (Pichya pastoris), alga unicelular (Chlamydomonas reinhardtii) e in planta (molecular farming). Pretendemos ao final do projeto ter produzido no mínimo dois eventos de transformação bem sucedidos, quatro patentes, registro de um software, bem como 10 artigos científicos, considerando as abordagens do presente projeto.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Bueno Nunes

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • projeções do hidroclima em biomas vulneráveis ao risco de fogo
  • A preparação para os impactos das mudanças climáticas na sociedade envolve uma estimativa do aumento do risco de eventos extremos. Com base em projeções numéricas do clima global, recentes estudos apontam para uma possível mudança no ciclo hidrológico na região central da América do Sul até o final do século XXI devido a uma extensão do período seco da monção sul-americana. Como consequência, regiões ricas em biodiversidade e socioeconomicamente importantes poderiam ser afetadas com maior frequência pelos eventos extremos que atuam conjuntamente, como secas, ondas de calor e incêndios florestais. Programas internacionais têm empregado uma redução de escala em projeções globais, através de modelos dinâmicos regionais ou simplesmente downscaling, em estudos regionais dos impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos e o potencial eólico, e uma extensão desta pesquisa é examiná-los sobre o risco de fogo em áreas vulneráveis. A primeira fase da pesquisa avaliará a configuração do sistema regional, “Weather Research and Forecasting Model”, com condições iniciais e de contorno de uma reanálise global de última geração, necessária para a reprodutibilidade do clima atual na América do Sul. Propõe-se, na avaliação do risco de fogo, incluir um domínio com convecção-permitida aninhado sobre os biomas: Pantanal e parte do Cerrado. Na segunda fase, o downscaling dos climas presente e futuro terá a mesma configuração de antes, exceto pelo uso de condições iniciais e de contorno de um modelo climático global de núcleo dinâmico inovador na projeção do risco de fogo. Apenas o downscaling da projeção do modelo global selecionado e conduzido pelo cenário mais extremo do sexto relatório sobre mudanças climáticas será feito, mas almejamos que os resultados sejam de interesse da comunidade científica e dos tomadores de decisão, a fim de utilizar outros cenários e modelos globais em futuras avaliações de risco de fogo.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria D´Ávila Lopes

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • parâmetros ético-jurídicos para a regulação dos avanços da neurotecnologia perante sua interface com a inteligência artificial
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de Fortaleza - CE - Brasil
  • Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026