Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriana Gomes Dickman

Ciências Humanas

Educação
  • licenciatura interdisciplinar: estudos e propostas baseados na integração curricular das ciências da natureza
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (DCNFP) de 2015, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e o recém implantado Novo Ensino Médio trazem uma proposta de ensino integrado das disciplinas que compõem as Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química, exigindo um maior domínio do professor nas três áreas de conhecimento. Esse fato representa uma grande mudança em termos de educação científica no Brasil, acarretando alterações significativas na formação de professores, essencialmente disciplinar, para a educação básica. Assim, surge o questionamento: como esses professores estão se adaptando à nova realidade? Neste projeto iremos investigar a situação do professor de ensino médio, em MG e SP, por meio de um questionário online, e entrevistas, buscando identificar situações que indiquem possíveis dificuldades na implementação da nova proposta na percepção desses sujeitos. Em uma outra frente, iremos mapear, por meio de análise documental, as principais licenciaturas inovadoras já catalogadas em publicações da área, bem como as novas propostas curriculares estaduais, a BNCC e documentos associados e os livros didáticos aprovados no PNLD 2022. Através da análise dos dados faremos uma reflexão sobre os desafios e potencialidades do professor em sala de aula durante a implantação da BNCC, especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Esta investigação tem como objetivo mapear os principais desafios vivenciados pelos professores e construir uma cartografia das inovações curriculares e de ações docentes diante deste novo cenário para o ensino de ciências. Os resultados da pesquisa darão subsídios para o desenvolvimento de uma nova licenciatura interdisciplinar, ou para a realização de adaptações nas licenciaturas existentes de maneira a propiciar uma formação inicial aos docentes mais adequada ao ensino delineado pelas normas da BNCC.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Gomes Magalhães

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • despertar: uma proposta de intervenção educativa para o cuidado no ciclo gravídico puerperal
  • A morte materna é uma grave violação dos direitos humanos que envolve óbitos prematuros evitáveis. No Brasil, a taxa de mortalidade materna permanece como foco de preocupação, com destaque para a Região Nordeste e o Rio Grande do Norte(DATASUS, 2023). Os profissionais atuantes na APS devem estar capacitados para identificar fatores que podem comprometer a vida da mulher durante a gestação, parto e pós-parto, e implementar ações para reduzir a mortalidade materna. Este estudo objetiva desenvolver e analisar intervenções educativas sobre a promoção do cuidado em saúde durante o ciclo gravídico puerperal para equipes de saúde da APS, com vistas à redução da mortalidade materna do RN. Justifica-se pelo potencial de promover benefícios sociais, econômicos e científicos. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo quase experimental, com realização de etapa exploratória antes e após intervenções educativas. O fluxo de execução do estudo dialogará com todos os atores envolvidos durante o processo, desde a elaboração da proposta, através da metodologia da ação-reflexão. Pesquisas realizadas com PPI (Patient and Public Involvement) promovem melhoria na qualidade, com impacto direto sobre as políticas públicas. O público-alvo será formado por profissionais de saúde da APS das oito Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP) do Rio Grande do Norte. Será realizado cálculo amostral considerando como população o número total de profissionais atuantes na APS do RN que estejam registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Espera-se favorecer a garantia das mulheres em seus direitos à vida e à segurança, fortalecer a educação permanente em saúde, sensibilizar acerca da necessidade de redução da mortalidade materna e melhor qualificação ao cuidado à mulher no ciclo gravídico puerperal e promover mudanças do cenário atual. E contribuir para o fortalecimento dos programas de pós-graduação envolvidos na proposta e potencializar a articulação.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 30/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Leiras

Engenharias

Engenharia de Produção
  • mapeando as interligações entre mudanças climáticas, operações humanitárias e objetivos de desenvolvimento sustentável para fortalecimento da agenda 2030
  • As consequências das mudanças climáticas (MC) incluem desastres que afetam significativamente o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que estão intrinsecamente interligados. Por exemplo, o aumento da população em extrema pobreza (ODS1) aumenta a insegurança alimentar (ODS2) que, por sua vez, impacta no trabalho digno e no crescimento econômico (ODS8). Por isso, intervenções específicas podem gerar sinergias e tradeoffs. Por um lado, os impactos das mudanças climáticas vêm acarretando o aumento da frequência e magnitude de diversos desastres, como enchentes e secas, que acabam por aumentar a demanda por mais políticas de assistência e, consequentemente, por mais Operações Humanitárias (OH), buscando equilibrar as respostas de curto prazo com as intervenções de desenvolvimento econômico e social de longo prazo. Por outro lado, as OH podem resultar em aumento de resíduos, dependência da comunidade assistida, baixo envolvimento da comunidade nas operações de desenvolvimento, e alocação ineficiente de recursos, levando a sinergias e tradeoffs com ODS específicos. Nesse contexto, este projeto visa investigar as interligações entre os ODS, a fim de alavancar políticas de combate às MC, e seus impactos decorrentes, com ênfase em políticas de OH. Os resultados esperados são a geração de conhecimento, inovação científica e a formação de recursos humanos qualificados. Têm-se como metas para os 48 meses de projeto, a formação de 4 bolsistas de iniciação tecnológica e industrial (ITI), 4 de desenvolvimento tecnológico industrial (DTI), 2 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado, bem como a publicação de, pelo menos, 8 artigos em periódicos científicos e 24 apresentações orais em conferências científicas. O projeto ainda contribui com o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para embasar as ações de combate às mudanças climáticas considerando políticas mais adequadas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 26/12/2022-31/12/2026