Projetos de Pesquisa

 

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Solange Fiuza Cardoso Yokozawa

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • geografias culturais ibero-americanas: paisagens, contato, linguagens
  • O projeto visa aprofundar o exame dos intercâmbios culturais entre países ibero-americanos nos séculos XX e XXI. Reúne especialistas de estudos linguísticos e literários lusófonos e hispânicos, cujas pesquisas, centradas nas transposições culturais, concebem questões como migração, diáspora, exílio, contato linguístico, trocas literárias e artísticas. Pretende investigar como transferências pós-coloniais reconfiguram antigos vínculos de subalternidade entre espaços centrais e periféricos no mundo ibero-americano. Para tanto, adota o aporte teórico das Geografias Culturais (Claval, Duncan et al.). Elas estudam como produtos e fenômenos da cultura variam no trânsito de um lugar a outro e como essa circulação modifica o entorno cultural do lugar de destino e impacta a percepção desses bens simbólicos em seu contexto original. Ao integrar estudos filológicos e literários para esquadrinhar as inter-relações entre países hispânicos e lusófonos nas Américas e Europa, este projeto supera os limites de abordagens mais restritas ao âmbito de cada uma das disciplinas convergentes. Assim, permite reconfigurar, em perspectiva transnacional, transcontinental e transdisciplinar, o arquivo linguístico-literário e as relações culturais assimétricas no amplo espaço ibero-americano. O aporte teórico adotado define a cultura como fluida, permeável a contágios e aberta a constantes negociações, o que leva à hipótese de a Ibero-América seguir se definindo na contemporaneidade graças a uma rede de interações de ideias e indivíduos, num processo contínuo, heterogêneo e multifacetado de apropriações e ressignificações de produtos imateriais. Os trabalhos em curso ou já realizados permitem validar tal hipótese. A convergência de saberes da Literatura e da Filologia é esteio seguro para mapear o escopo, detalhar as peculiaridades e dimensionar o impacto do intenso e dinâmico trânsito de línguas, autores e obras entre as culturas brasileira, espanhola, galega, portuguesa e hispano-americanas.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 24/02/2022-28/02/2025
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Solange Helena Ximenes Rocha

Ciências Humanas

Educação
  • formação contínua em colaboração universidade-escola: perspectivas de investigação no contexto amazônico
  • O objetivo deste projeto é investigar práticas de formação contínua em colaboração universidade-escola, num modelo híbrido, de acordo com seguintes eixos: formação científica e tecnológica, colaboração universidade-escola e desenvolvimento profissional docente. A formação científica e tecnológica refere-se a alfabetização e letramento científico em tecnologias digitais por meio de projetos de investigação, eventos científicos e Clubes de Ciências escolares e os ciclos de formação contínua em colaboração. Nos eixos colaboração universidade-escola e desenvolvimento profissional docente serão realizadas análises de aspectos da aprendizagem da docência nos cenários emergentes. A construção da formação contínua se dará por meio de processos e práticas escolares e grupos colaborativos, além das aprendizagens e experiências dos participantes e instituições envolvidas. A proposta tem relação com percursos anteriores de formação de professores de ciências e matemática no estado do Pará, com origem no final da década de 1970 e significativa ampliação nos últimos anos. Representa a continuidade de projetos de formação na região Oeste do Pará, iniciados 2010, no âmbito dos programas Novos Talentos/CAPES e Ciência na Escola/CNPq, além de grupos de pesquisa e programas de Pós-Graduação com estudos já concluídos e em andamento. O ensino remoto também desencadeou processos de reformulação das práticas de formação contínua e a necessidade de novas pesquisas dentro da temática. A pesquisa será desenvolvida a partir de ciclos de estudos temáticos, eventos, atividades curriculares, grupos de estudo e comunidades colaborativas que integram diferentes instituições e redes de ensino dos municípios de abrangência da UFOPA. Será constituído um núcleo de formação contínua em colaboração universidade-escola organizado em coletivos de trabalho em forma de grupos colaborativos, com vistas a formação de pesquisadores desde a educação básica a pós-graduação.
  • Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
  • 24/02/2022-28/02/2025
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Solange Teresinha Carpes

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • produção e aplicação de embalagens biodegradáveis a base de sub-produtos da industria agroalimentar
  • Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde, a qualidade de vida, e com o meio ambiente. É grande o desperdício de alimentos e de subprodutos agroindustriais oriundos dos mais diversos processos. É fundamental entender que a perda de alimentos ao longo da cadeia de abastecimento significa perda de recursos importantes como água, terra e energia. Além disso, o aumento do uso de plásticos criou sérios problemas ecológicos devido à sua resistência à biodegradação. Porém, os biopolímeros podem ser uma solução para esse problema pois eles se degradam facilmente com propriedades semelhantes aos plásticos convencionais. Os resíduos agroindustriais (hortifrúti e produtos apícolas) são uma rica fonte de compostos fenólicos e polissacarídeos. Hoje em dia, casca de frutas e vegetais já vem sendo utilizados para a preparação dos filmes biodegradáveis por meio do processo laboratorial conhecido como “casting”. No entanto, pouco é explorado a produção de filmes biodegradáveis a base de mandioca e de resíduos agroindustriais como antioxidantes naturais por meio do processo industrial como é o de extrusão. O uso direto de uma mistura de resíduos extraídos de fontes agrícolas e blendas de polímeros biodegradáveis sintéticos possuem a vantagem de diminuir etapas do processo e o custo de produção. Além disso, a adição de resíduos bioativos em embalagens de alimentos é uma alternativa aos aditivos sintéticos os quais, aumentam a vida útil dos produtos e podem proporcionar boas propriedades mecânicas aos filmes. O objetivo deste projeto é elaborar filmes biodegradáveis por extrusão com a adição de coprodutos agroindustriais. Serão avaliadas propriedades mecânicas, antioxidantes e antimicrobianas dos filmes. A estabilidade oxidativa e a vida útil de hambúrgueres, queijos e frutas minimamente processadas, embalados com esses novos filmes, a aceitação e intenção de compra desses produtos embalados com esses filmes biodegradáveis serão avaliados.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Solange Wagner Locatelli

Ciências Humanas

Educação
  • análise do ensino por investigação por meio do design-based research: um estudo comparado da formação docente em ciências entre brasil e áfrica do sul
  • Considerando-se a complexidade envolvida no ensino de ciências para as séries iniciais do Ensino Fundamental, com relação à formação docente, a presente pesquisa tem por objetivo investigar em que medida o ensino por investigação (EI) pode auxiliar a aprendizagem profissional destes professores de ciências. A educação científica nos anos iniciais é um tema de ampla importância, devido ao papel fundamental da alfabetização científica no desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à prática cidadã. Ainda nessa linha, a formação docente para essa etapa de ensino é realizada de forma generalista e polivalente, refletindo-se em um ensino com conhecimentos de conteúdo e pedagógicos frágeis, remetendo à propagação de concepções espontâneas nas salas de aula. Com o intuito de ampliar a compreensão acerca desse processo, a presente investigação propõe abarcar duas realidades distintas, visando a um estudo comparado, considerando-se o contexto brasileiro e o sul-africano, por meio de cursos de extensão para ambos os públicos. A metodologia utilizada será uma abordagem qualitativa-interpretativa, construída a partir do design-based research (DBR) que, por se traduzir como uma pesquisa de desenvolvimento, permitirá, por meio de registros audiovisuais e documentais, acesso às concepções de ensino e aprendizagem dos docentes, bem como planejar ações que visem à melhora da aprendizagem profissional. Como resultados prévios, espera-se obter indicadores sobre a compreensão e utilização do EI na formação de professores de ciências dos anos iniciais, com vistas para a produção final, no formato de livro, de materiais didáticos elaborados pelos próprios docentes, materiais esses coerentes com a linha teórico-prática do projeto em tela e com potencial para aplicação imediata nas salas de aula da educação básica, além de possibilitar o fomento de políticas públicas para a melhoria da educação científica, de maneira geral.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 30/03/2022-31/03/2025
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Sonia Aparecida de Andrade Chudzinski

Ciências Humanas

Psicologia
  • xvii olimpíada brasileira de biologia e viabilização da participação dos melhores alunos classificados nas olimpíadas internacionais de biologia
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Butantan - SP - Brasil
  • 28/12/2020-31/05/2023
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Sonia Barbosa dos Santos

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • ceads/uerj, ciência, tecnologia e inovações: a transversalidade de conhecimentos e a sustentabilidade da costa verde
  • A presente solicitação visa obter recursos para a realização de atividades relativas à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/2021 na região sul do Rio Janeiro, conhecida como Costa Verde, e na Ilha Grande, Município de Angra dos Reis, RJ, onde funciona o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) e o Ecomuseu Ilha Grande (ECOMIG), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PR-3). As Unidades da UERJ na Ilha Grande, atuam de forma integrada e complementar, em uma perspectiva voltada à pesquisa, à pós-graduação, à cooperação internacional e à inovação, mas também atendendo às atividades de graduação, extensão e cultura. Visando contemplar uma das missões do CEADS, ligadas à divulgação e popularização da ciência e, com isso, contribuir para a diminuição das desigualdades em relação ao acesso aos conhecimentos científicos produzidos pela academia, é que apresentamos a presente proposta. O objetivo é atender as comunidades escolares da Ilha Grande e da área continental do Município de Angra dos Reis e de três outros municípios da Costa Verde: Paraty, Itaguaí e Mangaratiba, além da população local e flutuante (turistas). Estão sendo propostos um encontro virtual de jovens, palestras, rodas de conversa, projeções de imagens em locais públicos, uma cartilha de divulgação e um encontro dos educadores da Rede de Educação Ambiental da Costa Verde. Devido a pandemia de COVID-19, as atividades ocorrerão primordialmente de forma virtual. A única atividade presencial será a projeção de imagens da Mata Atlântica que ocorrerá em alguns espaços públicos dos municípios da Costa Verde e será realizada de acordo com todas as regras sanitárias exigidas.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 11/10/2021-31/10/2023
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Sônia Bessa da Costa Nicacio Silva

Ciências Humanas

Educação
  • compreensão de conceitos econômicos em professores de contextos sociais diversos: um estudo em localidades do estado de goiás.
  • Esse projeto de pesquisa, faz parte de uma série de estudos que vêm sendo levados a efeito no Laboratório interdisciplinar em Metodologias Ativas LIMA/UEG/CNPQ, cujo foco são pesquisas sobre educação econômica e financeira. O objetivo desta pesquisa é entender como docentes do ensino fundamental do Estado de Goiás compreendem o tema da educação econômica, especificamente as atitudes em relação ao endividamento, dinheiro, estilos de consumo e o nível de alfabetização econômica. Será constituída amostra aleatória de 250 professores, distribuídos em três grupos de três localidades geográficas com diferentes características populacionais: 100 professores de Goiânia; 100 de Formosa e 50 da região quilombola da Chapada dos Veadeiros. A pesquisa empírica será dividida em duas etapas. Na primeira serão utilizados os instrumentos estruturados: Escala de atitudes em relação ao dinheiro e ao endividamento; Teste de Alfabetização Econômica TAE; Questionário sobre estilos de consumo. Na segunda, um subgrupo de 20% da amostra original será escolhido aleatoriamente para entrevistas semiestruturadas destinadas ao aprofundamento da análise por meio de técnicas qualitativas de pesquisa que complementarão às estratégias metodológicas utilizadas. Portanto, a pesquisa será mista sequencial iniciando com uma etapa quantitativa que será seguida de uma etapa qualitativa: levantamento das atitudes dos professores quanto aos fenômenos econômicos e entrevista semiestruturada. A análise dos dados permitirá identificar correlações entre a alfabetização econômica e endividamento e entre atitudes em relação ao dinheiro e estilos de consumo. Estudos empíricos sobre educação econômica entre docentes são escassos na literatura científica brasileira e, esperamos contribuir para a abertura de perspectivas de estudo que contemplem os fenômenos econômicos em diferentes interfaces, na escola e na universidade. Os resultados desta pesquisa representam uma contribuição ao aprofundamento teórico deste tema.
  • Universidade Estadual de Goiás - GO - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Sonia de Oliveira Camara Rangel

Ciências Humanas

Educação
  • por uma cartografia das infâncias e sua judicialização no brasil de 1927 a 1990
  • Em diálogo com os campos da História da Educação, da História Social e da Sociologia, esta proposta de pesquisa objetiva analisar a produção das leis protetivas às infâncias no Brasil. Para isto, considera-se a promulgação do Código de Menores de 1927, do Código de Menores de 1979 e do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, como marcos reguladores das relações sociais concernentes às infâncias e às famílias. Assim, tomamos estes documentos como pontos de inflexão a partir dos quais concepções, ideias e projetos foram debatidos, constituindo-se como referências para a produção de marcadores sociais envolvendo raça, gênero e classe e, por conseguinte, na definição de estratégias e aparatos tutelares voltados às infâncias pobres no Brasil. O ponto focal da análise busca compreender a relação entre as esferas pública e privada, em particular no que se refere a judicialização da infância e a ampliação do papel do Estado tutelar na regeneração/proteção/educação das crianças. A hipótese que mobiliza este estudo é que neste processo, setores da sociedade empenharam-se na montagem de um arcabouço jurídico-institucional direcionado a intervir sobre as infâncias empobrecidas e suas famílias. Nesse processo, ampliou-se a atuação do Estado como agência reguladora das relações sociais, aspecto que se considera plausível de ser observado nos momentos históricos demarcados neste estudo. Objetivando compreender os pontos de interseção, diálogos e embates entre as diferentes esferas de análise, utilizaremos como procedimento metodológico o mapeamento, cruzamento e problematização das fontes documentais como suportes de práticas sociais. Assim, busca-se aprofundar, em diálogo com a historiografia especializada, reflexões acerca dos debates jurídicos e das leis, bem como das instâncias responsáveis pela organização dos serviços e formulação das matrizes que conformaram as políticas de assistência e proteção às infâncias no país.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato

Ciências Humanas

Educação
  • concepção de um modelo epistemológico de referência (mer) para o conceito de limites como uma ferramenta que permite federar nas pesquisas em didática sobre os cálculos e análise
  • O ensino de cálculo e análise e, especificamente, de limites tem sido uma preocupação central dos pesquisadores da didática da matemática há várias décadas. Essa centralidade não é acidental. Por um lado, os limites constituem a pedra angular do cálculo e da análise e, por outro lado, as recorrentes e resistentes dificuldades de compreensão e apropriação deste conceito são atestadas por investigadores de todo o mundo. Apesar de décadas de pesquisas sobre o tema, nenhum pesquisador ainda encontrou uma situação de ensino que aborde todas essas dificuldades. Ao mesmo tempo, esse conjunto de pesquisas levou a uma espécie de paradoxo. Os pesquisadores não conseguiram mitigar as lacunas desse problema, mas multiplicaram as visões e abordagens relativas ao estudo do ensino dos limites, levando-o a uma forma de fragmentação do conhecimento científico na matéria. Essa fragmentação ocorre porque os referenciais teóricos dessas pesquisas podem ser difíceis de articular, o que levanta a questão do significado dos resultados das pesquisas obtidas e como vinculá-las. Um dos objetivos desta pesquisa é, portanto, desenvolver um modelo epistemológico de referência (MER) que possibilite ordenar as pesquisas sobre limites, destacando os pontos cegos e implícitos que determinada pesquisa pode conter. Este MER é uma oportunidade de dar continuidade ao trabalho de reordenação realizado com as pesquisas sobre limites e também de utilizá-lo como uma grade de leitura para expor a ecologia dos sistemas de ensino que se encarregam dos limites, do ensino médio à universidade, investigando a coerência epistemológica das práticas vinculadas a limites nessas instituições. Diante desses estudos preliminares, pretendemos elaborar um projeto de ensino sobre limites que será analisado pela metodologia da engenharia didática. Os resultados dessa investigação caracterizam-se pela elaboração do MER, bem como as análises e o projeto de ensino associado.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 31/03/2022-31/03/2025
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Sonia Maria Vanzella Castellar

Ciências Humanas

Geografia
  • pensamento espacial e cartografia escolar: investigações sobre epistemologia, raciocínio geográfico e metodologias de ensino
  • Este projeto tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar dos estudos sobre cartografia, pensamento espacial e educação geográfica. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia no que diz respeito aos campos teóricos que envolvem o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Neste sentido, reforçarmos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos da Educação Geográfica e da Cartografia. Assim, teremos elementos para pesquisar e desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem na formação superior, para potencializar o raciocínio geográfico a partir do pensamento espacial , da cartografia escolar e do uso de informações geográficas em sala de aula. Para desenvolver e atingir os objetivos, trabalhamos com a seguinte hipótese: a consolidação da epistemologia da cartografia escolar e da educação geográfica, no sentido de estabelecer uma articulação entre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, representa uma contribuição teórica fundamental para a superação dos obstáculos relacionados ao ensino e aprendizagem. Trata-se de uma investigação em rede, com base na metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa e estudo comparado entre cursos de universidades brasileiras e de outros países. Essa pesquisa possibilitará uma melhor compreensão dos processos cognitivos presentes nas práticas epistêmicas realizadas pelos professores e pode gerar resultados significativos, os quais podem ser potencializados com a criação de um Centro Latino-Americano de Investigação e Estudos de Cartografia Escolar, Pensamento Espacial e Educação Geográfica. Este centro poderá concentrar, ampliar e difundir as práticas, os materiais elaborados com base em metodologias ativas, suas aplicações e avaliações e também publicações e um banco de materiais didáticos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Sonia Regina Nozabielli

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • desenvolvimentos e desigualdades: entre as palafitas e o complexo portuário de santos
  • A pesquisa aborda desenvolvimentos e desigualdades na relação com segmentos da classe trabalhadora. A produção e reprodução da vida material e social no Brasil se sustenta em heranças colonialistas e escravistas, sob uma dependência econômica que delimita os avanços de desenvolvimentos brasileiros, impulsionados pelo Estado sob diferentes governos, para a garantia da acumulação capitalista. Essa lógica é marcada por deslocamentos que resultam em consequências para segmentos da classe trabalhadora, principalmente na última década, abrangendo os tempos do COVID-19. Constitui objeto da pesquisa o porto e as palafitas como componentes de uma unidade de análise das desigualdades e desenvolvimentos, que justificam e influenciam as respostas de trabalho e da proteção social para segmentos da classe trabalhadora, na particularidade do complexo portuário de Santos. Nesse contexto, o problema da pesquisa pode ser delimitado: se o complexo portuário de Santos é estratégico para o capital e importante na rede econômica global, que impactos têm os desenvolvimentos sobre a organização da vida de segmentos da classe trabalhadora? Tendo como pressuposto que, nessa organização, tanto o trabalho como a proteção social dependem de condições estruturais e de correlação de forças políticas, afirma-se a hipótese dessa pesquisa: as respostas às demandas de proteção social e trabalho, que deveriam traduzir expectativas éticas e políticas da realização da vida humana, estão submetidas às exigências de recomposição da acumulação do capital, sob as tramas das desigualdades com fortes marcas da colonização e escravidão. É uma pesquisa qualitativa com a utilização de uma combinação de técnicas, a observação participante, diário de campo, o recurso da cartografia e da imagem, as entrevistas, e a recorrência a fontes diversas com os seguintes procedimentos, pesquisa bibliográfica, histórica e documental e pesquisa de campo.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Soraia Sales Dornelles

Ciências Humanas

História
  • vilas indígenas na amazônia pombalina em perspectiva conectada (1757-1798)
  • Na segunda metade do século XVIII, Portugal promoveu um grande esforço para a reorganização administrativa do Império, com objetivos que passavam pela garantia da soberania dos territórios no ultramar e sua efetiva exploração econômica. Com a assinatura do Tratado de Madrid (1750), a demarcação de fronteiras tornou-se prioridade, fato que colocou a região Norte da América no centro das ações reformadoras portuguesas. Central nessa mudança foi a publicação do Diretório dos Índios (1757), política indigenista concebida a partir das experiências amazônicas e estendida para o estado do Brasil em 1758. O Diretório pombalino (1757-1798) transformou antigos aldeamentos missionários em vilas e lugares de Índios. Este projeto visa investigar como as populações indígenas se inseriram no universo colonial setecentista a partir da formação das Vilas de Índios da Amazônia (Pará e Maranhão) que previam a incorporação das populações originárias através do trabalho assalariado, de sua participação na governança e comércio das vilas e por meio de uma reforma cultural baseada no cristianismo. Assim, propomos trazer à tona a discussão sobre a formação desses espaços coloniais destacando o papel ativo dos povos indígenas na constituição dessa sociedade, anteriormente, negados ou subestimados na historiografia. Procuraremos demonstrar como o trabalho indígena e o comércio contribuíram para inseri-los na sociedade colonial, mas também o papel que desempenharam nos processos de acumulação interna da colônia e sua conexão com o Estado do Brasil, particularmente as capitanias do Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande de São Pedro e com o Atlântico Equatorial. Também está no escopo do projeto compreender a inserção dessas populações na sociedade colonial lusa por meio da vida cristã e da intenção assimilacionista da política. Através do referencial teórico-metodológico da história social e da história indígena analisaremos documentação a primária e secundária.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
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Spartaco Astolfi Filho

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de terapia genética baseada em vetor viral multivalvo para o tratamento do alzheimer
  • Aproximadamente 50 milhões de pessoas possuem demência no mundo. No Brasil, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas possuem DA, acredita-se que a prevalência nacional é mais alta que a mundial. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de causa multifatorial, sendo uma de suas principais causas definidas, a formação de placas derivadas do acúmulo de uma proteína chamada Beta-Amilóide. As placas de Beta-Amilóides são formadas da clivagem de uma proteína maior encontrada na membrana chamada Proteína Precursora de Beta-Amilóide – APP. Em grande parte dos pacientes com Alzheimer foi identificado um aumento na expressão do mRNA da Proteína Precursora de Beta-Amilóide, o que pode contribuir para o acúmulo de beta-amilóide e formação das placas. Posto isso, através da técnica de RNA de interferência (RNAi), será diminuída a expressão do RNA mensageiro da Proteína Precursora de Beta-Amilóide, Beta secretase e TAU acarretando em uma diminuição na produção da proteína Beta-Amilóide, reduzindo seu acúmulo e formação das placas de Beta-Amilóide, assim como, ocorrerá o silenciamento de miRNAS que atuam como silenciadores de Alfa secretase atráves da atividade de um RNA circular. Com base em buscas realizadas na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, estimamos que este produto será o primeiro produto comercial brasileiro que atuará diretamente em uma das causas conhecidas da doença, através da inovadora técnica de terapia celular a base de RNA de interferência. Atualmente são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde 4 medicamentos que atuam apenas na redução dos efeitos do Alzheimer: donepezila, galantamina, rivastigmina e memantina. Os medicamentos: donepezila, galantamina, rivastigmina são todos inibidores da acetilcolinesterase, uma enzima que degrada um importante neurotransmissor, a acetilcolina, a memantina é um medicamento antagonista do receptor N-metil D-Aspartato - NMDA utilizado como neuroprotetor no tratamento sintomático da doença.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 07/12/2020-31/12/2023
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Stefânia Ordovás de Almeida

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • transformação digital no varejo omnicanal: mapeamento, definição de gargalos e entrega de soluções
  • O setor de serviços costuma representar acima de 70% do PIB das principais economias mundiais (incluindo o Brasil), e o varejo tem importante papel nesse número. Nos últimos anos, impulsionada por avanços tecnológicos, novos comportamentos de compra e pela recente crise sanitária, importantes mudanças foram feitas no setor. Uma destas foi a configuração multi ou omnicanal, onde o consumidor interage com o varejista por meio de múltiplos canais integrados. Em paralelo, há uma linha de pesquisa importante que é o entendimento da jornada do cliente, desde a identificação de suas necessidades até a compra, o consumo e o descarte de produtos. Essa jornada, muitas vezes vista como linear, sofre bruscas alterações quando levada para o contexto omnicanal, onde as interações podem ocorrer na loja física, pessoalmente, por meio de sites ou aplicativos, ou mesmo por uma combinação dessas possibilidades. Assim, este projeto busca compreender e mapear a jornada do consumidor no mercado calçadista feminino, no contexto omnicanal, identificando pontos de contato e de fricção entre varejista e consumidor. A questão de pesquisa que se apresenta para tanto é: quais os gargalos para a transformação digital para omnicanalidade no varejo calçadista brasileiro? Esta questão é de relevância teórica e prática e passível de ser realizada com as parcerias deste projeto. Para tanto, será realizada uma pesquisa envolvendo duas etapas: a primeira, qualitativa, junto a varejistas, especialistas em varejo calçadista e consumidores, compreendendo a omnicanalidade do setor e mapeando a jornada do consumidor; a segunda, quantitativa, como forma de validar a jornada e identificar pontos de contato e fricção. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de soluções tecnológicas em parceria com a DB Server para os pontos de fricção encontrados, que serão propriedade da Escola de Negócios da PUCRS/LABEX e, além de servirem aos varejistas parceiros, serão utilizados em projetos de ensino e pesquisa futuros.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Stefanie Griebeler Oliveira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • formas de organização de apoio/suporte ao cuidador de pessoas com dependência funcional na atenção domiciliar: protocolo de revisão de escopo
  • Revisão de Escopo, conforme proposta pelo Joanna Briggs Institute, com estudos sobre cuidadores domiciliares de pessoas com dependência funcional com menção a alguma forma de apoio/suporte fornecido ao cuidador domiciliar publicados em inglês, espanhol ou português a partir do ano de 2002. As bases de dados a serem pesquisadas incluem MEDLINE (PubMed), CINAHL, LILACS, Scopus, Web of Science e SciELO.org. Buscas na literatura cinza também serão realizadas. A estratégia de busca ocorrerá em três etapas. Na primeira será realizada uma pesquisa nas bases MEDLINE (PubMed) e CINAHL seguida da análise das palavras dos títulos e resumos e dos descritores das publicações. Uma segunda busca usando todas as palavras-chave e descritores identificados nos bancos de dados incluídos. A terceira etapa será uma busca nas listas de referências dos estudos selecionados para identificar estudos adicionais. Todos os títulos e resumos dos registros identificados serão analisados quanto à pertinência aos objetivos dos estudos e os textos elegíveis serão lidos na íntegra para confirmar a pertinência e extrair os dados de interesse. A busca e a triagem dos estudos elegíveis serão realizadas por pares. A análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados será desenvolvida por dois revisores independentes. A qualidade metodológica dos estudos incluídos será apreciada utilizando o proposto pelo JBI, por exemplo, PRISMA-ScR. Os resultados serão apresentados através de síntese narrativa para descrever os estudos e determinar a qualidade da evidência produzida, sempre que possível, acompanhada de diagramas, mapas conceituais e quadros/tabelas conforme os objetivos da revisão. Espera-se que a scoping review contribua para a análise das formas de organização de apoio/suporte ao cuidador domiciliar de pessoas dependentes funcionalmente apontando evidências para qualificar a atenção domiciliar.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 04/12/2021-31/12/2022
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Stela Luiza de Mattos Ansanelli

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • o peso macroeconômico da indústria de bens e serviços ambientais no brasil
  • O desenvolvimento da indústria de bens e serviços ambientais tem sido visto por diversas nações como forma de sair de crises econômicas, sobretudo da crise financeira de 2008. O setor é visto com potencial capaz de gerar um maior volume de empregos por unidade de investimento. Há uma lista de bens e serviços de gestão da poluição, tecnologias limpas e gestão de recursos, proposta pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é internacionalmente aceita para compor o setor. Os empregos verdes são postos de trabalho que contribuem para redução de impactos ambientais. A abordagem setorial de empregos verdes os relacionam ao setor ambiental onde o emprego é gerado. No Brasil poucos estudos foram realizados e o país carece de dados empíricos sobre empregos verdes e setor verde, dificultando a identificação de seus impactos na economia e outras comparações empíricas. O objetivo geral do projeto é estimar o peso macroeconômico da indústria de bens e serviços ambientais no Brasil. Para tanto, o projeto apresenta dois objetivos específicos: 1- Delimitar a indústria de bens e serviços ambientais no Brasil; 2- Avaliar seu impacto no mercado de trabalho através de uma nova abordagem setorial de empregos verdes. A metodologia será realizada em duas etapas, para atender os dois objetivos específicos: 1- Mapear as empresas do setor, por meio de pesquisa de palavras-chaves na internet dos produtos da lista de bens e serviços ambientais da OCDE, de consulta ao site Revista Meio Ambiente Industrial, de contato com especialistas e de participação em feiras industriais do setor; 2- Levantar o número de empregos formais nas empresas do setor no período atual, por meio de contato eletrônico e telefônico, e compara-los com outros resultados e verificar sua participação no emprego total formal do país. Estudos internacionais utilizaram metodologia similar e regiões vem investindo no setor, como The European Green Deal.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 08/02/2022-28/02/2025
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Stela Maris de Mello Padoin

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • plataforma educativa desenvolvida de forma participativa com usuários adultos e profissionais da saúde para tratamento da sífilis e do hiv: tradução do conhecimento
  • Doenças emergentes e negligenciadas demandam para os serviços de saúde diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico a fim de reduzir os altos índices epidemiológicos. Diante da prevalência e incidência da sífilis, o acesso pelos profissionais de saúde a ferramentas digitais, como o fluxograma de mesa, pode contribuir para o diagnóstico precoce e tratamento imediato. Da mesma forma, na epidemia do HIV, contribuir com a promoção da adesão ao tratamento, que é um dos desafios para a proteção individual e coletiva. O problema de pesquisa foi evidenciado em estudos primários e secundários desenvolvidos no grupo de pesquisa e pela participação efetiva dos profissionais dos serviços de saúde e gestores nestes estudos, que pactuaram as demandas. A hipótese é que a usabilidade da plataforma educativa promova a educação continuada e educação em saúde por meio de um website otimizado para smartphone e tablet. Este estudo é plausível considerando a utilização de evidências científicas dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas e de revisões sistemáticas que sustentam o conteúdo educativo. A avaliação do uso tem sua plausibilidade em pesquisa de campo com instrumentos validados que irão apontar potencialidades e barreiras para o uso. A estratégia metodológica com abordagem participativa, usuários e profissionais da saúde, e ancorada no modelo da tradução do conhecimento, permitirá a validação da aparência do fluxograma modelo website, pelos profissionais da APS; e de conteúdo/aparência com informações para adesão ao tratamento antirretroviral pelos usuários. A pesquisa de campo com avaliação da usabilidade pelos usuários finais implicará na adaptação do conhecimento ao contexto local e implementação e manutenção do uso da plataforma no website da instituição.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Stéphanie NASUTI

Outra

Ciências Ambientais
  • governança dos territórios da agricultura familiar no planalto de santarém (pará): inovações institucionais para o desenvolvimento local e a juventude rural
  • Nossa proposta trata das inovações nos arranjos institucionais que permitem que cidadãos e grupos sociais aumentem sua capacidade de agência no território em um cenário de injustiça socioambiental e espacial. Frente a uma conjuntura de corte de políticas sociais, ao mesmo tempo que se amplia o incentivo a setores extrativistas dos recursos naturais, estes arranjos buscam defender outras visões de desenvolvimento, com base na agroecologia e o bem-viver. De forma específica, propomos realizar a pesquisa na região do Planalto de Santarém (Pará), território formado predominantemente por agricultores familiares, mas onde, nos últimos 20 anos, houve uma expansão importante da agricultura industrial, levando a conflitos socioambientais. Este cenário estimula a criação de arenas de governança e de ações coletivas derivadas de estratégias de resistência. Nesta seara, a pesquisa em pauta propõe analisar os mecanismos de governança elaborados pelas organizações da Agricultura Familiar atuantes para fortalecer essa categoria social frente às recentes mudanças de ocupação e uso da terra, bem como para defender seu projeto de vida. Isso compreende: - conceituar as novas narrativas compartilhadas localmente para expressar e defender o modelo de desenvolvimento reivindicado; - analisar as arenas de governança investidas por esses grupos; - analisar as estratégias elaboradas para envolver a juventude rural nessas arenas e favorecer a continuidade entre gerações. Os resultados gerados contribuirão com o debate sobre processos sociais inovadores de governança territorial (mobilização e organização coletiva). Esta pesquisa lança mão de estratégias participativas de produção do conhecimento, abordagem em consonância com os princípios éticos subjacentes à ideia de justiça socioambiental. Nesta perspectiva, os conhecimentos produzidos assumem uma dimensão cidadã, de transformação da realidade a favor dos grupos que vivenciam situações de desigualdades socioambientais.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
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Sue Yazaki Sun

Ciências da Saúde

Medicina
  • implicações do câncer na gestação: biomarcadores placentários preditivos de desfechos clínicos
  • O impacto de eventos adversos durante a gravidez, como fome, infecções, violência traz ao concepto danos à sua saúde no futuro, conceito conhecido como Origem Desenvolvimentista da Saúde e das Doenças (DOhad, em inglês). As sociedades internacionais de pediatria e ginecologia e obstetrícia e a Organização Mundial da Saúde declararam como de urgência e alerta em saúde coletiva. Câncer é uma condição imunogenética que impacta de maneira sistêmica e ameaça a integridade física materna e também seu concepto. Cada vez mais o câncer tem sido diagnosticado em idades mais precoces, enquanto a gestação tem sido adiada, o que gera o evento câncer na gestação cada vez mais frequente. O câncer de mama é o mais frequente, correspondendo a 24,5% de todos os casos, além dos de pulmão, hematológico, colo uterino entre outros. Conhecer os impactos da tumorigênese materna no concepto é necessário e urgente para protocolos em saúde pública. Entender como a placenta pode ser afetada pelo estado neoplásico e tratamento oncológico e suas repercussões para o desenvolvimento fetal e acompanhamento clínico no futuro deste ser, também trazendo uma individualização na saúde, conceito conhecido como medicina personalizada, é a premissa desta pesquisa. A placenta é um órgão descartado após o parto e as condições clínica e biomoleculares da gestação também são expressas nesta interface materno-fetal. Utilizando-se de metodologia de imunohistoquimica da anatomia patológica e da expressão gênica bem estabelecidas, nosso projeto propõe, de maneira inédita, conhecer e discriminar biomarcadores placentários como fatores preditivos de êxito em saúde e na evolução clinica e desfecho deste novo ser.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Suele Manjourany Silva Duro

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • efeito da covid-longa na utilização dos serviços de saúde no sul do brasil
  • Em março de 2020 a pandemia de COVID-19 chegou ao Brasil e rapidamente se disseminou. Atualmente com quase 600.000 mortos e 21 milhões de casos confirmados, ainda não se sabe ao certo o impacto dessa doença na saúde daqueles que se contaminaram. Pesquisa realizada em uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande e Universidade Federal de Pelotas observou que cerca de 30% dos infectados buscaram serviço de saúde pela não melhora nos sintomas da COVID-19 e que entre 12 e 20 semanas após a infecção, 50% continua com algum sintoma residual, chamado de COVID-longa, sendo os mais frequentes fadiga, problemas de memória e atenção, alterações no olfato e paladar e dores musculoesqueléticas. Além dessas consequências, tem-se evidências de complicações nos pulmões, rins e agravamento de doenças preexistentes, como diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Tais problemas podem levar a uma diminuição da qualidade de vida dessas pessoas e a um aumento na procura por serviços de saúde, sendo necessária uma maior capacitação dos profissionais e organização dos serviços para o enfrentamento destas consequências. Diante desse cenário, com intuito de obter informações que possam contribuir para a estruturação do sistema de saúde para atender a essa demanda, o presente estudo pretende responder a três perguntas: 1) Quais características da infecção pela COVID-19 são determinantes da COVID-longa? 2) Qual itinerário terapêutico das pessoas com o problema? 3) Qual a demanda de utilização de serviços de saúde pós infecção pela COVID-19? Para tanto, será realizado estudo transversal aninhado à pesquisa longitudinal SulCovid, por meio de coleta de dados domiciliares com três grupos de comparação distintos: dois grupos de pessoas que tiveram COVID-19, com e sem COVID-longa, e um terceiro grupo de pessoas que não tiveram diagnóstico de COVID-19. Destaca-se que aqueles sem COVID-19 serão identificados exclusivamente para este estudo dentre os vizinhos dos outros dois grupos
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 11/04/2022-30/04/2025