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Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
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Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
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Faculdade Santa Casa BH
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
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Fundação Oswaldo Cruz
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Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
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Fundação Universidade Regional de Blumenau
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GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital de Clínicas de Porto Alegre
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Hospital Sírio-Libanês
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal do Piauí
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Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
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Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
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Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
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Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
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Andre Vitor Fernandes dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
currículo, avaliação e política de formação docente: análise das relações entre a bncc e a bnc-formação na implementação dessas políticas na ufrj, unb e ufsc.
Resumo:
O objetivo central do projeto é compreender como as políticas de Currículo e Avaliação recentes têm produzido efeitos em diferentes contextos da prática. Seus objetivos específicos são: (a) analisar esses efeitos em três unidades e regiões diferentes da federação, a saber onde estão localizadas: a UnB, a UERJ, a UFRJ e a UFSC; (b) investigar como os princípios veiculados por tais políticas vêm sendo reinterpretados e produzidos em escolas, cursos de Licenciatura e programas voltados à formação de professores; (c) compreender como secretarias de educação e instituições de ensino dessas três regiões vêm produzindo os currículos de Ciências e Biologia a partir da BNCC, em meio a projetos de futuro da educação no país; (d) identificar como os cursos de licenciatura em Ciências Naturais (UnB) e de Ciências Biológicas (UERJm UFRJ, UFSC e UnB) e seus programas de formação docente, como o Pibid e a Residência Pedagógica, incorporam os princípios da BNC-Formação. Nosso interesse pelo ensino e a formação de professores nas Ciências Biológicas refere-se tanto à nossa experiência profissional e acadêmica nessa área quanto ao fato de que, frequentemente, as áreas científicas têm sido o principal alvo dessas políticas. No diálogo com Michel Foucault, curriculistas (Stephen Ball e Thomas Popkewitz) e historiadores (Reinhart Koselleck), a intenção é colocar as políticas educacionais em cena a partir de uma perspectiva teórico-metodológica que concebe a História do Currículo como História do Presente. Tal empreitada vem se somar aos investimentos teóricos que vimos produzindo no campo do currículo na tentativa de compreender como as noções de passado e futuro vêm sendo rearticuladas no presente. Nesse cenário, assumimos que os diferentes contextos da prática não somente recebem ou recusam as políticas; diferentemente, eles interagem com elas de forma produtiva, em meio às relações de poder que constituem os conhecimentos e sujeitos da educação.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Andréa Barbosa Gouveia
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas para carreira e remuneração docente: um diálogo entre brasil e chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo.
Resumo:
No campo educacional, as políticas para carreira e remuneração docente são estruturais, tanto pela centralidade da ação docente na garantia do direito à educação, quanto pelos custos de pessoal, no âmbito das disputas pelo orçamento público. A partir dessa premissa, o presente projeto problematiza as diferentes disputas sobre tais políticas em dois países com trajetórias de governos presidencialistas de coalizão, Brasil e Chile. Ambos os países possuem marcas de fortes confrontos de projetos societários no século XXI. Compreende-se que esses confrontos inserem limites e possibilidades para as políticas locais para carreira e remuneração docente, tanto nos estados e municípios brasileiros como nas províncias chilenas. A partir de um estudo qualitativo documental das políticas para docentes, do debate com professores de escolas, por meio de redes sociais, e de entrevistas com atores-chave dos embates (dirigentes sindicais, legisladores e gestores locais), propõe-se mapear os nós críticos de tais políticas. Considerando um contexto internacional, em que políticas descentralizadas, privatistas e de austeridade circulam na América Latina mas são ressignificadas, adaptadas e redesenhadas a partir de embates locais, a voz dos sujeitos e a análise documental serão trianguladas a partir dos aportes da Teoria Fundamentada. A análise dos pontos de convergência e de divergência entre os casos de Brasil e Chile propicia uma contribuição interpretativa para o campo de pesquisas sobre trabalho docente e financiamento da educação e para a produção de recomendações e propostas para a política de carreira e remuneração docente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
24/12/2022-28/02/2026
Andrea Brito Latge
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
expandindo fronteiras de simulação computacional para explorar sistemas nanoestruturados
Resumo:
As reflexões sobre questões tecnológicas fundamentais representam um dos principais desafios da atualidade. Destacam-se a escassez de semicondutores que assola o mundo atual, bem como a preocupação com fontes energéticas de menor impacto ambiental. Neste contexto, a nanotecnologia terá papel fundamental, utilizando nanomateriais em problemas de eletrônica realizada por átomos e moléculas, ou em dispositivos termoelétricos e leitores de biomoléculas fundamentais para a medicina. Outro ponto relevante é o aprimoramento do desenvolvimento de materiais para o armazenamento de hidrogênio, fonte de energia limpa. Além disso, vislumbra-se uma transformação da matriz tecnológica atual, com a substituição do Silício e o surgimento de alternativas, como a spintrônica, valetrônica e orbitrônica, explorando novas possibilidades. O projeto proposto tem por objetivo compreender a estrutura elementar da matéria e suas propriedades para tratar os problemas citados. Diversas metodologias serão tratadas, tais como: teoria do funcional da densidade, tight-binding, funções de Green fora do equilíbrio, dinâmica molecular clássica e modelo de Boltzmann. A inovação também está presente, no contexto da aplicação de algoritmos de inteligência artificial (IA) para acelerar e otimizar descobertas de materiais com novas propriedades. Nesse contexto, espera-se investigar e até propor novos materiais, abordando aspectos fundamentais, como o crescimento de materiais 2D em substrato, a compreensão das propriedades eletrônicas, de transporte (carga, spin e orbital), termoelétricas e magnéticas (estáticas e dinâmicas), bem como suas aplicações em nanodispositivos. O projeto possui uma abordagem multidisciplinar e envolve quatro instituições da capital/interior do Rio de Janeiro e São Paulo, além de contemplar 3 programas de pós-graduação. As investigações abrirão caminhos para selecionar bons candidatos para as aplicações em nanotecnologia, sendo de fundamental importância para o Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
14/01/2024-31/01/2027
Andrea Camaz Deslandes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
motiveducação exercício físico para o desenvolvimento infantil.
Resumo:
A promoção da prática de atividades físicas baseada em evidências pode trazer grandes benefícios para desenvolvimento infanto-juvenil e contribuir para redução das desigualdades socioeconômicas. Nosso objetivo é investigar de que forma diferentes modalidades de exercício físico impactam a cognição infanto-juvenil, considerando as influências do ambiente e do contexto das intervenções. Para tal, buscaremos responder as seguintes perguntas com os respectivos estudos: Qual é a relação entre variáveis da aptidão física e letramento corporal, ambiente social e familiar e, com a cognição infantil? Estudo de corte transversal para investigar a relação entre as variáveis da aptidão física e letramento corporal, ambiente social e familiar, com as variáveis de desfecho das competências socioemocionais, funções executivas e desempenho escolar. A Capoeira como prática holística de movimento pode ser um instrumento eficiente para melhora do desempenho escolar? Estudo randomizado e controlado do efeito crônico de aulas de Capoeira e Miniatletismo, na aptidão física, funções executivas e desempenho acadêmico. O exercício físico em sala de aula pode contribuir para melhora do desempenho escolar? Estudo randomizado e controlado do efeito agudo de uma aula de inglês com exercício físico incorporado, no aprendizado da língua inglesa, nas funções executivas, bem como nas escalas de ativação e afeto dos participantes. Os participantes serão estudantes de 10 a 14 anos de escolas públicas do bairro de Jacarepaguá onde acontecerão as intervenções do estudo. Além da expertise da equipe de pesquisadores de proeminentes instituições de ensino de três diferentes regiões do país, contaremos com a parceria da ONGs e escolas públicas da região. As evidências produzidas nessa pesquisa poderão auxiliar na elaboração de políticas públicas para a promoção da prática de exercícios físicos, como instrumento de redução de desigualdades acadêmicas e socioeconômicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
11/12/2023-31/12/2025
Andrea Carla Dore
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a função social dos paratextos no período moderno
Resumo:
Os paratextos são os elementos que circundam um texto, como páginas de rosto, prefácios, dedicatórias, cartas aos leitores, índices e notas. São partes constitutivas de uma obra e importantes fontes para a compreensão das relações que os agentes envolvidos na sua produção estabeleceram entre si e com a sociedade. Desde a obra do estruturalista francês Gérard Genette (1987), o estudo dos paratextos tem se aprofundado e análises mais recentes consideram que nesses elementos expressam disputas e negociações entre as comunidades letradas, assim como a percepção que essas comunidades constroem de grupos marginais perspectiva que este projeto pretende seguir. Para o estudo da Época Moderna, a crescente digitalização de acervos do período ampliou a possibilidade de análise, não apenas do corpo principal das obras, mas também dos seus paratextos. A disponibilidade simultânea de acesso a diferentes edições de uma mesma obra permitiu ainda a comparação entre diferentes edições. Este projeto visa desenvolver uma pesquisa colaborativa em que pesquisadores/as de diferentes temas do conhecimento geográfico ao celeste, das disputas genealógicas aos movimentos profético-políticos aliado a pesquisas individuais em fontes primárias, promoverão o cruzamento de análises de diferentes conjuntos de paratextos, identificando tendências narrativas, retóricas e imagéticas, vinculadas às dimensões políticas, econômicas, religiosas e científicas dos séculos XVI ao XVIII. O estudo dos paratextos pretende ser uma porta de acesso para uma história global da construção de saberes nas sociedades ocidentais a respeito da Europa e dos espaços e habitantes da Ásia, África e América. A execução deste projeto se vincula aos objetivos da H-moderna (Rede Brasileira de Estudos em História Moderna) de estimular pesquisas críticas e a produção de material científico e pedagógico no Brasil que se somem, ou sejam alternativas, ao conhecimento produzido pela academia europeia e norte-americana.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2026
Andréa Casa Nova Maia
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
memória e experiência em zonas de sacrifício - implicações sociais e ambientais num estudo histórico comparativo da desindustrialização nociva entre espanha (país basco) e brasil (rio de janeiro)
Resumo:
O tema da proposta é a desindustrialização nociva em perspectiva comparada Brasil-Espanha. A desindustrialização nociva tem dois significados. O primeiro é a nocividade tradicionalmente entendida como danos diretos à saúde humana e ao ambiente causados por emissões tóxicas, resíduos plásticos e acidentes industriais. O segundo, mais abrangente, inclui a degradação ambiental, os danos à saúde física e mental causados pelo aumento do desemprego, os padrões de trabalho precários e a desintegração dos laços comunitários resultantes do processo. Partimos da hipótese da existência de "zonas de sacrifício" e buscamos analisar as consequências sociais e ambientais em duas paisagens distintas: as Baias de Bizkaia (Pais Basco, Espanha) e Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil), utilizando a metodologia de História oral em relação à História ambiental e comparada. O objetivo principal deste projeto é examinar os impactos dos processos das "zonas de sacrifício" nas comunidades humanas e não humanas. Buscamos compreender até que ponto as narrativas dos habitantes, trabalhadores e ex-trabalhadores de fábricas, autoridades governamentais, ativistas, movimentos sociais e comunidades que vivem e trabalham nas regiões mencionadas podem revelar conflitos, desigualdades e violências sociais e ambientais decorrentes dessas zonas. A história oral permite uma abordagem singular a respeito do tema, baseando-se em relatos de vida que comportam narrações de experiências vividas, mas também visões, discussões sobre processos decisórios, que recobrem subjetividades em âmbito histórico: a capacidade decisória dos sujeitos; a subjetividade acumulada; a intersubjetividade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Andrea Fernandes Costa
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
museus, escolas e território: educação museal e popularização da ciência para transformação social
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
13/03/2023-30/11/2026
Andrea Furtado Macedo
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudos sobre baunilhas da biodiversidade brasileira: desenvolvimento de agente aromatizante e perfumante a partir de extratos e voláteis, com auxílio de inteligência sensorial e estudo de anatomia floral.
Resumo:
A recente "crise da baunilha" elevou os preços da baunilha natural, ultrapassando a prata, devido ao incremento da demanda e redução da oferta global. Essa é a segunda especiaria mais cara do mundo, sendo importante para as indústrias alimentícia e cosmética. Problemas climáticos, erosão genética e pandemias afetam a produção de baunilha natural, levando empresas como: Boticário, Nestlé e a maior casa de perfumes, Givaudan, a buscar novas fontes naturais, na tentativa de criar substituintes para a baunilha comercial e criar inovação. O Brasil possui a maior diversidade de espécies aromáticas de baunilha (Vanilla Mill., (Orchidaceae)), algumas endêmicas, com potencial bioeconômico inexplorado e nosso grupo de pesquisa já vem estudando o potencial mercadológico e científico destas. Este projeto visa investigar quimicamente e sensorialmente essas espécies, utilizando análises metabolômica e de perfil de voláteis, através da espectrometria de massas de alta resolução, associadas à recursos computacionais para predição de flavor e desenvolvimento de protótipos de formulações, a partir de extratos de baunilhas, suas frações e seus voláteis. Esta é uma tecnologia denominada Inteligência Sensorial, idealizada pelo nosso grupo, que será sedimentada neste projeto. Adicionalmente, será investigada a anatomia e a morfometria floral, como ferramentas para distinguir espécies e caracterizá-las. Todas estas propostas são inéditas para as espécies a serem investigadas. Espera-se desenvolver protótipos de alto valor agregado, aprimorados pela tecnologia de inteligência sensorial. Além de utilizar a histoquímica, a anatomia e a morfometria floral para diferenciar as entidades taxonômicas altamente relacionadas, descrevendo a estrutura floral de espécies brasileiras de baunilha. Todos estes aspectos do projeto beneficiarão os consumidores, estimularão a bioeconomia, trarão royalties para as instituições envolvidas e potencializarão projetos sobre conservação e produção de baunilha.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2026
Andrea Goncalves Trentin
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de produto de terapia celular avançada livre de células para reparo cutâneo baseado em secretoma de células estromais mesenquimais e de células da papila dérmica humanas
Resumo:
Feridas crônicas e agudas como as grandes queimaduras são graves problemas de saúde pública. Os desafios incluem complicações médicas, dor intensa, cicatrizes e deformidades, restrições funcionais, impacto psicossocial e altos custos financeiros. O tratamento é complexo e exige profundo processo de regeneração tecidual com uso de enxertos de pele, matrizes de regeneração dérmica e múltiplos procedimentos. Novas abordagens terapêuticas são necessárias para acelerar o processo de cicatrização, melhorar a qualidade da cicatriz e reduzir os custos. As células estromais mesenquimais (CEM) têm sido utilizadas na medicina regenerativa e engenharia tecidual pelas suas propriedades multipotentes e por promover a regeneração e homeostase dos tecidos. Resultados in vitro e pré-clínico da equipe demonstraram seu potencial em acelerar e otimizar o reparo cutâneo pela secreção parácrina de fatores tróficos e elementos vesiculares presentes em seu secretoma. O objetivo da proposta é aprofundar esses conhecimentos e desenvolver produto de terapia celular avançada livre de células para reparo de lesões graves de pele baseado no uso do secretoma de CEM e de células da papila dérmica. Assim, iremos: (1) identificar, por espectrometria de massas e ferramentas de bioinformática, os fatores regulatórios do secretoma com ações imunomoduladora, de formação de vasos, redução do estresse oxidativo, remodelamento tecidual e rejuvenescimento; (2) confirmar o efeito biológico por ensaios de bloqueio e aumento de expressão; (3) produzir secretoma otimizado por engenharia genética e aprimorar os métodos de obtenção; (4) associar o secretoma otimizado com biomateriais para produzir elementos de engenharia de tecidos; (5) avaliar o uso do secretoma em lesões do sistema nervoso com intuito de produzir plataforma tecnológica aplicável a diversos distúrbios. A tecnologia desenvolvida no projeto visa promover recuperação mais rápida do paciente, com cicatrizes de melhor qualidade e gerando economia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
21/12/2023-31/12/2026
Andréa Lisly Gonçalves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
liberalismo, contrarrevolução e exílio político. portugal e brasil (1826-1834)
Resumo:
Neste projeto, dando continuidade às investigações que venho desenvolvendo nos últimos anos, apresento novas questões que permitem o entendimento das relações entre Brasil e Portugal, no período que vai de 1826 a 1834, marcado pela instalação do regime contrarrevolucionário de D. Miguel, em Portugal. Partindo da premissa de que as revoluções liberais não podem ser entendidas sem o estudo da contrarrevolução, serão examinados dois aspectos resultantes da dinâmica entre os dois processos. O primeiro, a identificação de projetos de poder, sustentados por inúmeros perseguidos políticos do regime, entre eles portugueses, brasileiros e estrangeiros que defendiam o apoio à vigência da constituição de 1826, outorgada por D. Pedro a Portugal e a ascensão do próprio Imperador do Brasil ao trono português. Não raro, tais projetos vinham acompanhados da proposta da união entre Portugal e Espanha, sob a Coroa do Primeiro Imperador, mesmo antes de sua abdicação ao trono brasileiro, em 1831. O segundo aspecto, insere-se na história das migrações políticas, já que vários acusados de adesão ao liberalismo buscaram o exílio para escapar da ação policial do regime miguelista, seja na Europa, seja nos Açores ou nas Américas. A localização de uma lista de 392 emigrados portugueses para o Brasil, no fundo do Ministério de Negócios Estrangeiros (Arquivo Nacional da Torre do Tombo ANTT), até então inédita, contribuirá para o avanço dos estudos sobre a migração de liberais lusitanos, perseguidos pelo regime de D. Miguel que tiveram o Brasil como destino e que marcaram a história do Primeiro Reinado. À lista vem se somar os processos políticos do reinado de D. Miguel, totalizando 1.406 processos com cerca de 6.000 implicados, depositados no Fundo dos Feitos Findos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), em Lisboa. Ainda serão acrescidos os documentos já localizados na Intendência Geral de Polícia (ANTT) e no Arquivo Histórico Militar (AHM).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
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