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Centro Universitário do Estado do Pará
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Escola Superior Dom Helder Câmara
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Faculdade Santa Casa BH
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Fundação Oswaldo Cruz
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Governo do Estado do Maranhão
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Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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José Ribamar Ferreira Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
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Currículo
Título do Projeto:
o colunão do jornalista walter rodrigues: a resistência da imprensa alternativa no brasil profundo
Resumo:
A proposta desta investigação é digitalizar o acervo do periódico Colunão, exemplo de mídia alternativa no final do século XX e início do século XXI no Maranhão. Era uma publicação em papel A4 ou A3, com variados modos de distribuição. O Colunão do jornalista Walter Rodrigues, paraense que militou na imprensa alternativa nos anos 1970 no Pará, é um exemplo de prática jornalística com razoável grau de independência na capital maranhense, cujo acervo, mesmo com lacunas temporais, está de posse do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. A doação foi realizada em 2010, pela família, após o falecimento do jornalista, radicado por três décadas em São Luís. Tratou-se de uma publicação que guardava estreito vínculo com o modelo ético-político da imprensa alternativa, advindo do período da ditadura militar, registro histórico do pesquisador e profissional de mídia, Bernardo Kucinski, na obra Jornalistas e revolucionários: nos tempos da imprensa alternativa (1991). Walter Rodrigues é um representante da geração de profissionais cuja atuação se deu parte na imprensa alternativa e parte na função de correspondente de jornais do sudeste do país (além do próprio exercício profissional na mídia/empresa local), algo que aproxima a biografia dele da trajetória de alguns contemporâneos do mesmo ofício. É o caso de Lucio Flávio, também paraense, que trabalhou para O Estado de S. Paulo e para O Liberal, afastando-se dessas publicações para editar o seu Jornal Pessoal, descontinuado recentemente. Rodrigues foi colaborador do jornal Resistência, editado por Lucio Flávio, experiência de publicação alternativa na década de 1970, em Belém do Pará. Agencia-se, de modo complementar, a categoria da memória (Ricoeur, 2007; Chartier, 2009) acerca de uma mídia não empresarial, todavia com forte credibilidade e razoável prestígio.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Sat Dec 09 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
José Ricardo Vargas de Faria
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
planejamento e assessoria em contexto de conflito: insumos para políticas públicas territoriais
Resumo:
Conflitos territoriais em processos de despossessão, desterritorialização, reivindicação de direitos e outras mobilizações relacionadas à produção da cidade e do território são um grande desafio para a sociedade brasileira e, também, fonte importante de inovações e políticas públicas de garantia dos direitos às cidades sustentáveis, à terra, ao trabalho, à moradia, à cultura e ao ambiente saudável. Desde os anos 1970, experiências nacionais e internacionais de assessoria técnica e de planejamento popular acionadas como repertório de ação política em conflitos territoriais têm gerado espaços de interpelação das formas tradicionais de se planejar o território. Tais iniciativas contestam, informam e/ou são incorporadas em políticas públicas, a partir de processos urbanos contraditórios, redundando em legislações, programas e projetos que reagem ou se apropriam dos conhecimentos e saberes que formulam. A diversidade dos contextos de conflito, dos sujeitos envolvidos, das práticas, metodologias e resultados de assessoria e planejamento já é objeto de pesquisas desenvolvidas por redes e grupos dos quais participa a equipe reunida nessa proposta. Visando consolidar esse trabalho, a partir dos desafios e insumos que este repertório prático traz para o Estado em suas múltiplas esferas e escalas, o objetivo geral deste projeto é investigar experiências de planejamento e assessoria popular em contexto de conflitos que enunciem possibilidades de alargamento do campo do planejamento territorial e da formação de agenda, da formulação e da implantação (em uma perspectiva descentralizada) de políticas públicas que se relacionem com a redução das desigualdades e promoção da justiça socioambiental. O trabalho será desenvolvido em duas etapas: levantamento de experiências nacionais e internacionais de planejamento e assessoria popular; e estudos multicaso com análise dos repertórios, sujeitos, temporalidades, territorialidades e incidências em políticas públicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Sun Feb 11 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
José Roberto de Oliveira Bauer
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Thu Dec 21 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
José Roberto Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
gestão social para o desenvolvimento regional: o caso do ifmg de formiga
Resumo:
Gestão social é uma ação gerencial dialógica voltada para a construção do bem comum, cujo processo decisório é compartilhado entre os participantes da ação (Cançado, Pereira e Tenório, 2015). Fundamentando-se nas categorias da gestão social, na cidadania deliberativa e na pedagogia crítica, o objetivo geral deste estudo é construir um modelo de Gestão social do IFMG Campus Formiga, que potencialize a transformação da realidade social da região de atuação do IFMG e que possibilite tanto ao estudante quanto aos docentes a emancipação social (habilidade/ capacidade/ autonomia), criando condições emancipadas de organização do trabalho. O modelo de gestão social inclui métodos ativos de ensino e aprendizagem, especificamente, a pedagogia crítica de Paulo Freire. Uma vez que a Instituição tem como propósito o impacto socioeconômico regional, por meio da educação, torna-se imperativo que a sociedade seja protagonista dessas decisões. Para alcançar o objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Projetar um modelo de gestão social alinhado a pedagogia crítica, a ciência cidadã e às metodologias participativas; b) Testar e validar o modelo por meio de pesquisa de campo. O estudo se justifica, uma vez que o modelo de gestão social na oferta de cursos profissionalizantes do IFMG poderá subsidiar a elaboração de política pública de gestão social dos Institutos Federais em todo o Brasil, no sentido de promover a transformação da realidade regional no âmbito de atuação dos institutos. A pesquisa será dividida em duas etapas metodológicas, alinhadas com os objetivos específicos deste estudo, sendo: i) elaboração de um modelo de gestão social do IFMG Campus Formiga; ii) testar e validar o modelo por meio de pesquisa de campo, o que envolve uma investigação interdisciplinar no âmbito regional. Espera-se que o modelo de gestão social possa potencializar o desenvolvimento regional e ser replicado para outros institutos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
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Currículo
Título do Projeto:
caracterização citoarquitetônica e neuroquímica de centros subcorticais em cérebros de roedores: uma análise comparativa intercontinental.
Resumo:
Organizados hoje em mais de 2.000 espécies, a diversificação de roedores tem seu início documentado em todo o Eoceno (55-34 milhões de anos). São animais que abrangem uma variedade incrível em aspectos morfofuncionais e comportamentais. Ao longo do desenvolvimento científico, convencionou-se o uso de modelos experimentais de roedores (ratos e camundongos) como algo plausível e factível em estudos no campo da neurociência. Prova disso é que mais de 45% dos estudos atuais utilizam esses modelos como base para os estudos. Todavia, a utilização de modelos laboratoriais consanguíneos e manipulados em ambientes longe de pressões ambientais têm tornado os estudos limitados e muitas lacunas persistem em existir. Dentre essas lacunas, podemos citar: Como o cérebro de roedores se desenvolveu ao longo de tanto tempo? Que semelhanças e diferenças podem ser definidas a partir de uma análise neuroanatômica mais aprofundada entre as espécies que habitam os diversos continentes? Assim a ampliação dos estudos em torno desses animais com fenótipos tão diferentes dos já conhecidos ratos e camundongos, aliada aos avanços da neurociência molecular e da bioinformática, pode nos levar a uma melhora da nossa compreensão acerca dos aspectos evolutivos neurais da ordem rodentia e de como o próprio cérebro tem sido acometido por tantas desordens neurodegenerativas. Nesse sentido, o estudo encontra-se fundamentado em uma parceria internacional e buscará analisar estruturas subcorticais (diencéfalo, amígdala e núcleos da base) de roedores provenientes do Brasil e de países da África e da Oceania, por meio de técnicas neurohistológicas como imunohistoquímicas, nissl e outras. Com esse projeto, buscamos não somente rediscutir a neuroanatomia comparada de roedores, mas projetar a UERN enquanto uma referência internacional nessa abordagem, uma vez que a parceria ora firmada é exatamente com as referências mundiais na temática.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
José Rodolfo Tenório Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
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Currículo
Título do Projeto:
por onde andas e o que fazes? a vida depois do canavial
Resumo:
Na sua história, a lavoura canavieira passou por inúmeras transformações. A reestruturação produtiva, que diminuiu o número de postos de trabalho para as atividades manuais do setor, ocorreu em anos mais recentes. Como hipótese, temos que resta aos antigos trabalhadores excluídos do mercado de trabalho canavieiro duas grandes saídas, que podem se desdobrar em mais alternativas. A primeira, indica uma continuidade como pessoa economicamente ativa, seja no mercado de trabalho formal, informal, com trabalhos ocasionais (bicos) ou, mesmo, desempregados (com a rotina de procura por emprego). Já a segunda saída consiste no caso da pessoa tornar-se economicamente inativa, vivendo por aposentadoria ou pensão, pelo recebimento de benefícios de transferência de renda (Bolsa Família ou BPC), ou pelo apoio da família ou da comunidade. A partir daí, tem-se como pergunta: quais são as estratégias de reprodução social que os trabalhadores desenvolvem ao vivenciarem a exclusão do mercado de trabalho canavieiro? Com o objetivo de responder tal questão, o caminho metodológico será construído a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Para a abordagem quantitativa, buscaremos dados secundários provenientes de bases oficiais que possibilitem informações sobre o mercado de trabalho formal e benefícios previdenciários. Na perspectiva qualitativa, será realizada pesquisa de campo na microrregião de São Miguel dos Campos/AL. Orientados pela História Oral, contaremos com observação direta em campo empírico, entrevistas semiestruturadas, fotodocumentação e registros em diário de campo. Espera-se, com a realização desta investigação, ampliar a fronteira do conhecimento sobre estes trabalhadores que não mais participam desta atividade econômica, porém ainda carregam as marcas deixadas pela experiência laboral canavieira. Ainda, os resultados da presente pesquisa podem gerar insumos que subsidiem ações públicas e da sociedade civil que minimizem os efeitos decorrentes desta realidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
José Rodrigo Pauli
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
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Currículo
Título do Projeto:
efeitos do tempo de restrição alimentar e do exercício físico associados ao tratamento com agonista da rev-erb-α na imunossenescência precoce associada à obesidade
Resumo:
Existem evidências que apontam que a obesidade pode gerar um início precoce da imunossenescência, diminuindo a capacidade do sistema imunológico (SI) para combater novos agentes patogênicos e aumentando a susceptibilidade à morbidade, comorbidades e infecções. No entanto, pouco se sabe a respeito da contribuição da desregulação na expressão de genes relacionados ao relógio molecular intrínseco de células do SI na imunossenescência precoce associada à obesidade. Por outro lado, estratégias dietéticas e de exercício físico têm se mostrado capazes de regular genes do relógio biológico intrínseco e contribuir para prevenção de doenças crônicas degenerativas. Aqui, propõe-se investigar os efeitos de duas estratégias não farmacológicas (exercício físico e o tempo de restrição alimentar) associadas ou não com uma estratégia farmacológica (agonista do Receptor Nuclear REV-ERB-α, sr9009) sobre a expressão gênica de proteínas relacionadas ao relógio molecular intrínseco de células do SI e o impacto disso na imunossenescência da obesidade precoce. Portanto, a presente proposta de pesquisa tem os seguintes objetivos: I) Investigar a influência dos genes relacionados ao relógio molecular intrínseco de células do SI na imunossenescência precoce associada à obesidade; II) Investigar os efeitos crônicos do tempo de restrição alimentar (TRA) e do treinamento físico combinado (TC) de moderada a alta intensidade sobre parâmetros relacionados à expressão de genes do relógio molecular intrínseco de células do SI, inflamação crônica e imunossenescência precoce associada à obesidade em camundongos obesos; III) Investigar se a administração do agonista da REV-ERB-α (SR9009) associada ou não aos protocolos de TC ou TRA podem potencializar o tratamento da inflamação crônica e reprimir a imunossenescência precoce associados à obesidade. Tais achados podem representar futuros caminhos para dirimir os impactos da obesidade e conferir benefícios favorecendo a sobrevivência às infecções
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
Mon Jan 15 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
José Rogério de Araújo Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
prospecção computacional das enzimas l,d-transpeptidase (ldt) e metallo-b-lactamase (mbl) para o desenvolvimento de novos inibidores contra a resistência antimicrobiana
Resumo:
A resistência antimicrobiana (RAM) compromete a eficácia da prevenção e do tratamento de um número cada vez maior de infecções microrganismos (incluindo vírus, bactérias, fungos e parasitas). A RAM ocorre quando estes microrganismos sofrem alterações quando expostos a antimicrobianos, tornando os medicamentos disponíveis ineficazes e as infecções persistentes no corpo, aumentando o risco de propagação a outras pessoas. Além disso, novos mecanismos de resistência estão surgindo e se espalhando mundialmente, levando à redução da capacidade de tratar doenças infecciosas comuns, resultando no prolongamento de doenças, incapacidade e morte. Dentre as estratégias para se combater a RAM tem-se o aprimoramento de inibidores enzimáticos a partir de técnicas experimentais e computacionais de planejamento e desenvolvimento de novos e mais potentes antibióticos. Particularmente, os antibióticos beta-lactâmicos são amplamente utilizados no tratamento de infecções bacterianas, porém, em função da resistência gerada pela produção de enzimas beta-lactamases, sua eficácia vem sendo comprometida drasticamente. Neste contexto, a partir da colaboração estabelecida entre grupos de pesquisas do Brasil, Índia, China e África do Sul, reconhecida e fomentada pela chamada CNPq/MCTIC/BRICS-STI Nº 04/2022, nesta proposta pretende-se aplicar técnicas de simulação computacional em duas enzimas-chaves no combate a RAM: Metalo-Beta-Lactamase (MBL) e LD-Transpeptidase (LDT). Os resultados obtidos, a partir da patente e de resultados experimentais já obtidos pelos pesquisadores estrangeiros, serão constantemente aprimorados até que se obtenham novos e mais potentes antibióticos. A principal estratégia metodológica desta proposta consiste em aplicar as expertises de cada grupo de pesquisa: simulação computacional (Brasil), síntese orgânica (China e África do Sul) e avaliação biológica (Índia), contribuindo para a expansão científica e tecnológica do Brasil no combate a RAM.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Jose Rubens Lima Jardilino
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
politica educacional sul-americana - argentina, brasil chile e uruguai: formação inicial, professores inciantes e trabalho didático
Resumo:
A proposta de pesquisa parte de uma perspectiva investigativa inserida no debate geopolítico Sul-Sul, com foco nas políticas educacionais destinadas a formação de professores de quatro contextos sul-americanos nos últimos dez anos (2014-2023). O projeto, caracterizado como uma pesquisa em cooperação, com base na seguinte questão: como as políticas educacionais formuladas e implementadas nesses quatro países orientam a iniciação à docência na formação inicial, o apoio e acompanhamento de professores iniciantes e o trabalho didático nos processos de formação inicial e continuada? Em torno da questão central circundam outras: quais as diretrizes e ações voltadas para a iniciação à docência no contexto da formação inicial de professores? Como o apoio e o acompanhamento de professores iniciantes são contemplado nas políticas educativas dirigidas para o desenvolvimento de professores na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai e quais suas conexões teóricas e metodológicas? Quais os dispositivos de formação previstos e implementados com vistas a apoiar e acompanhar o processo de inserção docente nesses contextos? Que concepção o trabalho didático assume nas políticas formuladas e implementadas nesses quatro países, especialmente naquelas voltadas para a formação continuada? Tem como principal objetivo analisar as políticas de formação de professores de quatro países. Como marco teórico da investigação, este projeto está orientado pelo debate da cooperação sul-sul em sua perspectiva mais recente do sul-global no qual estão embasadas as epistemologias do sul. Perspectiva-se um desenho teórico-metodológico da pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza teórica bibliográfica e documental, considerando: a) políticas de iniciação à docência no contexto da formação inicial de professores; b) dispositivos de formação previstos e implementados voltados para a inserção na docência; c) trabalho didático nos processos de formação inicial e formação continuada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
Vigência:
Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
José Salvatore Leister Patané
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
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Currículo
Título do Projeto:
plataforma web para priorização de variantes genéticas de doenças cardiovasculares, baseada em meta-aprendizado em população brasileira, integrando vias metabólicas e perfil clínico
Resumo:
(a) O problema de saúde a ser resolvido A priorização de variantes é uma abordagem importante na medicina genética, identificando possíveis alterações no DNA relacionadas à doença. Essa prática reduz a quantidade de variantes a serem analisadas pelos geneticistas. As doenças cardíacas são a principal causa de morte em todo o mundo. Assim, é fundamental a implementação de metodologia precisa de priorização de variantes associadas a cardiopatias na população brasileira, inserida em plataforma web de fácil acesso, de código aberto e uso gratuito. (b) Objetivos da pesquisa - Desenvolver uma rotina computacional personalizada voltada à priorização de variantes genéticas usando métodos de meta-learning, focada na detecção de variantes associadas a doenças cardíacas na população brasileira. - Desenvolvimento de plataforma web gratuita, que permita a integração de dados clínicos e genéticos, e informação sobre vias metabólicas associadas. (c) Como a pesquisa irá resolver o problema de saúde A plataforma de priorização de código aberto e de uso livre poderá ser empregada em programas de saúde pública que visem o aconselhamento genético, medicina preventiva e medicina personalizada. A aplicação da ferramenta pode auxiliar na redução de custos ao SUS ao diminuir as horas necessárias para análise de dados dessa natureza e evitando a aquisição de software proprietário. (d) O caráter inovador da pesquisa Plataformas de priorização de variantes existentes são pagas, ou são de código fechado. A ferramenta proposta é inédita pois inclui: 1) meta-learner de priorização treinado com dados da população brasileira; 2) variáveis de perfil clínico para escolha do priorizador; e 3) vias metabólicas associadas. (e) Relevância da pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS) A plataforma auxiliará profissionais de saúde que trabalham com aconselhamento genético. Associada a políticas de saúde específicas, possibilitará redução dos custos na área da saúde a longo prazo.
Instituição/UF/País:
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
Vigência:
Tue Jan 02 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
José Soares de Deus
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
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Currículo
Título do Projeto:
a educação musical especial de crianças e jovens com deficiência em minas gerais: um estudo dos recursos pedagógicos, adaptações e estratégias pedagógico-musicais adotadas em instituições escolares, não-escolares e conservatórios estaduais
Resumo:
A educação musical especial compreende o ensino-aprendizagem de música pensado especificamente para pessoas com deficiência visual, intelectual, física e auditiva, autistas, altas habilidades e superdotação. No Brasil, essa área da educação musical se encontra em consolidação e estruturação como campo de pesquisa. Embora pesquisas internacionais sobre o assunto resultaram na produção de materiais didáticos utilizados no desenvolvimento de habilidades musicais deste público (Por exemplo, a estrutura Sounds of Intent, elaborada pela equipe de Adam Ockelford e Graham Welch), no Brasil, estudos que tratam de recursos pedagógicos, adaptações e estratégias pedagógico-musicais adotadas no ensino de música para crianças e jovens com deficiência ainda são escassos. Em Minas Gerais, levantamento realizado, em 2023, pelos Grupos de Pesquisa da UFU e Unimontes identificou, até o momento, 66 instituições escolares e não escolares, localizadas nas cinco maiores cidades de cada região do estado de Minas Gerais, e 12 conservatórios estaduais que informaram oferecer educação musical especial para esse público. Nenhum estudo até o momento investigou os recursos pedagógicos, adaptações e estratégias pedagógico-musicais adotadas nestas instituições de ensino. Esta pesquisa explora essa questão. Tem como objetivo examinar recursos pedagógicos, adaptações e estratégias pedagógico-musicais adotadas na educação musical especial de crianças e jovens com deficiência destas instituições de Minas Gerais, bem como identificar práticas de ensino de música eficazes e os fatores determinantes que influenciam tais práticas. Para isso, será realizado um estudo de métodos mistos. A fase 1, survey, levantará dados por meio de questionário online enviado para todas as instituições. A fase 2, estudo de caso, entrevistas e observações com um número reduzido de professores serão realizadas como forma de identificar práticas de ensino de música eficazes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
Sun Jan 28 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
José Vieira de Sousa
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
autoavaliação institucional do sinaes (2013-2021): do uso dos resultados aos efeitos na gestão das ies
Resumo:
Este projeto de pesquisa discute a avaliação interna como ação que pode contribuir para a compreensão do processo de melhoria da qualidade da IES. O referencial teórico foca: a relação Estado e autoavaliação institucional; a utilização dos resultados da avaliação no processo de gestão institucional; a relação da gestão e a autoavaliação na tomada de decisão. Problema de pesquisa: como os resultados da autoavaliação subsidiam o processo de gestão das IES em suas esferas de atuação? Objetivo geral: analisar o uso dos resultados da autoavaliação institucional no movimento produzido por três ciclos avaliativos no marco do Sinaes (2013-2021) e seus efeitos na gestão das IES. Específicos: compreender o processo de autoavaliação institucional do Sinaes, a partir das demandas e situações de uso de seus resultados na gestão das IES; examinar a associação entre os resultados da autoavaliação e a gestão das IES com base em possíveis ações implementadas e melhorias; avaliar os efeitos dos resultados da autoavaliação institucional expressos nos planos, programas das IES. Com uma abordagem crítico-dialética com ênfase nas categorias temporalidade e historicidade, este estudo de casos múltiplos engloba: análise documental de uma amostra de relatórios, tendo como referência a implementação do Relato Institucional e o Roteiro do Relatório de Autoavaliação Institucional; entrevistas semiestruturadas com integrantes das Comissões Próprias de Avaliação e/ou diretores de órgãos responsáveis pela avaliação, em dez IES públicas e privadas das cinco regiões do Brasil, segundo as organizações acadêmicas. De natureza qualitativa. Espera-se: a identificação a capacidade dos relatórios estarem ou não refletindo as expectativas da gestão institucional, e de atenderem ou não a objetivos da regulação e/ou da própria autoavaliação; a produção evidências da influência do Sinaes sobre as IES; ampliação de estudos sobre o Sinaes; a construção de matrizes de referência de análise dos relatórios.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Jose Viriato Coelho Vargas
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e construção de um sistema de geração de hidrogênio sustentável e energia elétrica distribuída via pilha de combustível e grupo motogerador
Resumo:
Propõe-se um sistema de geração de hidrogênio sustentável e energia elétrica distribuída via pilha de combustível (20 kW) e grupo motogerador (20 kW). A inovação reside no desenvolvimento de reator de hidrogênio sustentável (reação de água e alumínio) e sistemas de geração de energia elétrica acoplados, a fim de atender demandas locais de baixa potência elétrica e de hidrogênio como combustível limpo para outras aplicações (e.g., veículos de transporte de carga). A metodologia consistirá em desenvolver: i) Um reator de geração de hidrogênio com o uso de água disponível no local (e.g., salgada, degradada, potável) ou por biotratamento via cultivo de microalgas, e alumínio residual (ou outros metais) com cadeia de reciclagem plenamente estabelecida, conferindo sustentabilidade ao processo; ii) Subsistema gerador de eletricidade por pilha de combustível de membrana de eletrólito polimérico (PEMFC) ou de membrana alcalina (AMFC), e iii) Subsistema gerador de eletricidade por grupo motogerador diesel-hidrogênio. A seguir, serão feitos estudos comparativos do desempenho físico e econômico das duas frentes tecnológicas de geração de eletricidade. Para tanto, o projeto mdelará matemáticamente o sistema para simular o desempenho das duas soluções. Os modelos serão ajustados e validados experimentalmente via comparação direta com medições no sistema construído, determinando constantes de ajuste pela solução de um problema inverso de estimativa de parâmetros (IPPE). Os modelos validados experimentalmente serão utilizados para simulação, projeto, controle e otimização dos sistemas para máximo desempenho. A análise exergoeconômica das duas frentes permitirá o estudo de viabilidade técnica e econômica dos processos. No curto para médio prazo o sistema tem potencial para gerar energia elétrica in situ de acordo com a demanda, e contribuir para a redução de emissões de carbono por veículos de transporte de carga com motores diesel adaptados para diesel-H2.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Wed Dec 14 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Jose Viriato Coelho Vargas
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de processo para obtenção de querosene verde de aviação sustentável e bioprodutos da biomassa de microalgas
Resumo:
Este projeto propõe cultivar microalgas em fotobiorreatores compactos (FBR) utilizando águas degradadas como nutrientes (e.g., esgoto, efluentes agrícolas/bovinos/suínos) para gerar biomassa para a produção de querosene de aviação, bem como bioprodutos. A viabilidade econômica dos combustíveis hidrocarbônicos renováveis resultará da receita gerada pelos bioprodutos, tais como farmacêuticos derivados dos ácidos graxos, esteróides, carotenoides, polissacarídeos, lectinas, aminoácidos do tipo micosporina, compostos halogenados, policetídeos, e toxinas, bem como pigmentos, ração animal, e ainda hidrogênio diretamente do FBR. O tratamento de águas degradadas e de emissões gasosas nocivas será também realizado pelo sistema de produção integrada. Vários tipos de efluentes serão utilizados como entrada de nutrientes em fotobiorreatores compactos tubulares de cultivo de microalgas, que também permitem a captura de CO2, NOx, SOx, dioxinas, furanos, e outros gases, resultando na produção de biomassa como fonte de combustíveis hidrocarbônicos e coprodutos de alto valor agregado. Um sistema piloto será comissionado com 3 módulos: 1) Um fotobiorreator compacto de 12.000 litros; 2) Um complexo de operações unitárias para produção e purificação de querosene de aviação, e 3) Uma unidade de processamento de biomassa sem gordura. Além de operar como sistema integrado, a tecnologia modular também permitirá que cada módulo opere independentemente. Um modelo matemático para o sistema como um todo será desenvolvido, ajustado e validado experimentalmente a fim de simular, projetar, controlar e otimizar esses sistemas para máximo desempenho técnico-econômico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Dec 22 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Josean Fechine Tavares
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
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Currículo
Título do Projeto:
metabólitos em espécies vegetais do semiárido: caracterização, isolamento e atividades biológicas.
Resumo:
A pesquisa de produtos naturais como fonte de drogas biologicamente ativas é consolidada no mundo inteiro. A biodiversidade da flora brasileira aliada ao vasto potencial terapêutico de uma variedade de plantas utilizadas na medicina popular tem atraído a atenção de pesquisadores à investigação da composição micromolecular das plantas correlacionadas às suas atividades biológicas. O resultado prático inclui a obtenção de moléculas candidatos a fármacos ou que possam ser utilizadas como modelo para síntese de novos compostos, o interesse de indústrias farmacêuticas, medicina alternativa e agências governamentais, além da promoção do desenvolvimento científico e tecnológico. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo desenvolver estudos fitoquímicos e farmacológicos para a prospecção de novos produtos naturais com potencial biológico. Serão investigadas três espécies de um ecossistema pouco explorado, a Caatinga Nordestina, a saber: Jatropha ribifolia (Pohl) Baill, Medusantha martiusii (Benth.) Harley & J.F.B.Pastore e Metternichia princeps J.C.Mikan, as quais se apresentam como fonte potencial de novas moléculas que serão testadas em relação a suas atividades citotóxica, anti-inflamatória e antioxidante. Espécies desses gêneros demonstram ser uma fonte potencial de moléculas com atividades biológicas, especialmente diterpenos, triterpenos e lignanas. Serão utilizados métodos cromatográficos e o The GlobalNatural Product Social Molecular Networking (GNPS) para desreplicação e análise estrutural. As substâncias isoladas terão suas estruturas determinadas com a utilização de RMN de 1H e 13C e técnicas bidimensionais, infravermelho e espectrometria de massas em alta resolução. As atividades biológicas serão avaliadas utilizando modelos in vitro, e diferentes vias de sinalização e marcadores moleculares serão usados para a caracterização dos efeitos citotóxico, anti-inflamatório e antioxidante dos compostos isolados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Joselany
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efetividade da plataforma safety4me® no conhecimento, na atitude e prática de pessoas com doença renal crônica sobre segurança do paciente
Resumo:
A Segurança do Paciente é uma preocupação mundial, cujos desafios são imensos para promover assistência de qualidade e segura. Em clínicas de hemodiálise, os pacientes com doença renal crônica normalmente apresentam-se vulneráveis a episódios que colocam a segurança de sua saúde em risco, sobretudo devido ao processo de tratamento que expõe a altas taxas de intervenções. Neste cenário, o engajamento do paciente e dos familiares na promoção da sua segurança oportuniza ao paciente conhecer melhor a realidade por ele vivida, a doença, o tratamento ao qual é submetido e as práticas de cuidado seguras na realização deste tratamento. Assim, o presente estudo objetiva avaliar o efetividade da Plataforma Safety4me® no conhecimento, na atitude e prática de pessoas com doença renal crônica sobre segurança do paciente em clínicas de hemodiálise. Será realizado um estudo multimétodos, sendo um metodológico (adaptação e validação da Plataforma Safety4me® e construção e validação do instrumento do conhecimento, atitude e prática sobre segurança do paciente), e outro quase-experimental, do tipo antes e depois (efetividade da Plataforma Digital Safety4me® no conhecimento, na atitude e prática de pessoas com doença renal crônica em tratamento hemodialítico). O estudo será em clínicas de hemodiálise, Ceará, Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Joseli Maria Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
observatório ibero-latinoamericano de análise da produção do conhecimento geográfico e gênero
Resumo:
Nos últimos cinquenta anos, México, Argentina, Chile, Portugal e Espanha vivenciaram uma considerável expansão temática e territorial da produção científica na área da geografia. No Brasil não foi diferente, passamos de 19 para 77 programas de pós-graduação entre 1998 e 2022. Novos conhecimentos passaram a ser produzidos com intensidade e diversificação e constituem uma história pouco conhecida pela comunidade científica desses países. Porém, tal qual o faz Clive Barnett em Awakening the Dead (https://www.jstor.org/stable/622971), poderíamos questionar: mas quem precisa da história da geografia? Cientes de que as comunidades acadêmicas reforçam hegemonias e privilégios epistêmicos, pois difundem conceitos e formas hegemônicas ao contar a sua história, nós perguntamos: Como conhecer, analisar e divulgar a produção científica da geografia Iberolatinoamericana? Orientados pela metodologia decolonial e feminista, nos últimos dez anos desenvolvemos análises da produção do conhecimento geográfico e gênero com base em 28.823 artigos (1939 a 2020) e 17.459 teses e dissertações (1987 a 2019), coletados e organizamos no Observatório da Geografia Brasileira (OGB / http://observatoriodageografia.uepg.br/s/ogb/page/inicio). A partir da experiência acumulada com o OGB, pesquisadoras/es de seis países e de nove IES propõem a implantação do Observatório Ibero-latinoamericano de análise da produção do conhecimento geográfico e gênero para investigar a emergência de atores e temas entre 1939 e 2025. Utilizaremos robots para coleta de dados, o Zotero e o OpenRefine para organização, a plataforma OmekaS para o compartilhamento público do acervo de coleções e o Jamovi e o Gephi para a análise estatística e de redes entre autores, instituições, tempos e referências textuais. A proposta constitui uma ferramenta inovadora de internacionalização e projeção de instituições brasileiras como sede de recursos e debates sobre a história e a epistemologia da geografia Ibero-latinoamericana.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Wed Jan 10 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Joseline Molozzi
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
gestão de recursos hídricos frente a cenários de mudanças climáticas em zonas costeira de bacias hidrográficas sob influência da transposição das águas
Resumo:
As mudanças climáticas trazem novos desafios à gestão das zonas costeiras, visto as modificações que poderão surgir em função do aumento do nível do mar, e dos extremos climáticos (seca e chuva). As bacias hidrográficas costeiras sob influência do semiárido, como as do Nordeste, acrescentam outro desafio para a gestão, em função da transferência de água entre bacias hidrográficas. O efeito desse fluxo hídrico adicional na dinâmica das zonas costeiras e suas comunidades biológicas, principalmente nos sistemas receptores finais (como os estuários), é uma lacuna na ciência. A modificação da dinâmica das comunidades biológicas imposta pelas mudanças climáticas e a introdução de espécies exóticas comprometerá a diversidade biológica e os serviços ecossistêmicos por eles ofertados. Diante disso, o objetivo geral desta proposta é elaborar um plano de gestão e cogestão de bacias hidrográficas, considerando o biomonitoramento, diagnóstico hídrico e modelos de mudanças climáticas de forma integrada, a fim de entender o efeito da transposição das águas do rio São Francisco, e os impactos que as mudanças climáticas irão gerar a longo prazo nas zonas costeiras. Para tanto, iremos: realizar a caracterização ambiental das bacias hidrográficas do rio Paraíba e do rio Mamanguape e das zonas costeiras sob suas influências; explorar os padrões de distribuição das comunidades aquáticas; identificar a ocorrência de espécies exóticas; propor uma metodologia de gestão que considera desde cenários climáticos, passando pela modelagem hidrológica; e identificar os principais serviços ecossistêmicos desses ambientes. Esse conjunto de informações permitirá o conhecimento científico para uma melhor elaboração de propostas de manejo e cogestão dos recursos hídricos nas bacias, fornecendo informações para elaboração de estratégias de conservação da biodiversidade e políticas que reduzam o risco potencial de perda dos recursos nas bacias e na região.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Tue Jan 03 00:00:00 BRT 2023-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Josevânia da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
indicadores de saúde mental e vulnerabilidades em pessoas idosas do nordeste brasileiro: análise interseccional e elaboração de gerontecnologias
Resumo:
Este estudo terá por objetivo analisar indicadores de saúde mental e de vulnerabilidades em pessoas idosas residentes no Nordeste brasileiro, numa perspectiva interseccional, tendo em vista elaborar gerontecnologias para os cuidados em saúde mental dessa população. A primeira etapa consistirá numa pesquisa empírica, que subsidiará a segunda etapa (elaboração das gerontecnologias) do estudo. Participarão de forma não probabilística e acidental, no mínimo, 385 pessoas idosas residentes no Nordeste brasileiro, distribuídas em quatro Estados: Maranhão, Piauí, Bahia e Paraíba. Os indicadores de saúde mental serão coletados a partir dos seguintes instrumentos: Escala de Estresse Psicológico de Kessler (K10); Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20); Escala de satisfação com a vida e Escala de afetos positivos e negativos. Para os indicadores de vulnerabilidade, utilizar-se-á: Questionário sociodemográfico; Questionário de satisfação com as condições de vida e saúde; Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Os dados serão analisados por estatística descritiva, bivariada e multivariada. Na segunda etapa do estudo, partir do levantamento dos indicadores, ocorrerá a elaboração de três gerontecnologias. A primeira gerontecnologia será uma cartilha, que terá por objetivo abordar os cuidados em saúde mental da população idosa numa perspectiva interseccional. Por sua vez, será proposto e realizado um curso online de curta duração, do tipo extensão, sobre o mesmo tema. Por último, a partir dos módulos do curso, será realizada a criação de um Podcast, com a gravação dos temas discutidos nos módulos temáticos. Tais gerontecnologias terão como público-alvo as pessoas idosas, familiares, cuidadores e profissionais de saúde. Espera-se contribuir com gerontecnologias voltadas aos cuidados em saúde mental numa abordagem interseccional, tendo em vista que marcadores sociais podem repercutir nos indicadores de saúde mental e vulnerabilidade na velhice.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Josiane Carine Wedig
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
resistências indígenas, quilombolas e camponesas diante do antropoceno/plantationoceno
Resumo:
As mudanças climáticas em curso envolvem transformações no funcionamento do Sistema Terra e aprofundam problemas sociais e ambientais em escala e velocidade sem precedentes. Tais transformações se dão em decorrência de ações antrópicas, baseadas no extrativismo, na mineração e nas monoculturas, que fazem com que a nossa época seja nomeada de Antropoceno/Plantantionoceno. Para a compreensão desses aspectos é imprescindível considerar as consequências do Colonialismo, que expropriou territórios e tornou a terra propriedade privada e mercadoria. Além disso, provocou o genocídio de povos indígenas, a escravização de africanos, a perseguição de práticas camponesas, como estratégias coloniais utilizadas para o avanço das Plantations um projeto que não se limita a um modelo de agricultura, mas abarca um padrão de poder monocultural. A dicotomia entre natureza e cultura, disseminada pela colonial-modernidade, opera a partir do excepcionalismo humano, do antropocentrismo e do eurocentrismo, como modos de relação com os demais seres, reduzidos a recursos a serem explorados. Essa forma de habitar colonial deixa como rastro a destruição da sociobiodiversidade; a ampliação de desigualdades raciais, de gênero e sociais; e o esgotamento das condições de vida do planeta. Em contraposição, ocorrem resistências indígenas, quilombolas e camponesas, por meio de composições cosmopolíticas que criam outros modos de fazer agriculturas, se relacionar com a terra e com os diferentes seres que nela coabitam. Assim, este projeto visa investigar as memórias, os modos de vida, os conhecimentos e as práticas desses coletivos, na (re)construção de ressurgências diante do Antropoceno/Plantationoceno. Através de etnografia multiespécies, a pesquisa busca analisar como estes povos interpelam o avanço das mudanças climáticas, a partir de outras possibilidades de habitar a terra.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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