Projetos de Pesquisa

 

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Mônica Castagna Molina

Ciências Humanas

Educação
  • investigando as potencialidades da práxis dos egressos da licenciatura em educação do campo para promoção do desenvolvimento humano e social nas escolas do território kalunga através da formação em agroecologia e manejo sustentável do cerrado
  • As Licenciaturas em Educação do Campo - LEdoCs foram concebidas com o objetivo de promover a formação, no âmbito da Educação Superior, de educadores/as camponeses(a)s que já atuam nas escolas do campo, e também de preparar a juventude camponesa que nelas possa vir a atuar. Ao longo dos anos, diversos estudos com egressos desses cursos vêm demostrando as contribuições destes para promoção de novas práticas agroecológicas nas Escolas do Campo. Esta pesquisa tem como foco de atuação os(as) estudantes egressos da LEdoC-UnB - que totalizam atualmente 89 egressos (XAVIER, 2022) e ainda dezenas de estudantes quilombolas em formação - no contexto territorial Kalunga, que abrange parte dos municípios goianos de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. Tem como objetivo central realizar um diagnóstico da Sócio biodiversidade do Cerrado, existente nas Comunidades do Vão de Almas e do Vão do Moleque, em Goiás, objetivando promover a inserção deste conteúdo no currículo escolar das Escolas de Ensino Médio existentes em tais comunidades, respectivamente nas Escolas Santo Antônio e Maiadinha, no Quilombo Kalunga, promovendo simultaneamente à realização do referido Diagnóstico, a formação dos estudantes, educadores e membros das duas comunidades , para manejo sustentável e para inserção de produção agroextrativista do território na alimentação escolar, associada a valorização de tecnologias sociais de aproveitamento do Cerrado . A metodologia do projeto toma como base os princípios da pesquisa participante e será realizada por pesquisadoras e pesquisadores das áreas de educação, sociologia, agronomia, nutrição e sobretudo membros da comunidade e egressos da LEDOC, que atuarão nas interpretações e traduções nos diálogos de saberes.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 16/12/2022-28/02/2026
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Mônica Cavalcanti Sá de Abreu

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • políticas públicas e respostas corporativas para promoção do desenvolvimento econômico sustentável no hub do hidrogênio verde com ênfase na economia circular
  • Este projeto propõe construir uma agenda de pesquisa em torno da compreensão das estratégias de economia circular, com ações de curto, médio e longo prazo indicando os caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável do HUB do Hidrogênio verde (H2V) no Ceará. A estrutura teórica vai além da tríade tradicional das dimensões econômica, ambiental e social, e argumenta que sustentabilidade ocorrem entre diferentes níveis (e.g. individual, firma e sistema), em processos de mudança e dentro de um contexto temporal e espacial. A visão integrativa traz à tona a questão das estratégias climáticas e os desafios da transição para economia circular, por meio da proposição de roadmap para a implantação do HUB de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), atendendo aos requisitos de um eco-parque industrial. O projeto contribui com a geração e a disseminação do conhecimento, por meio da produção de evidências científicas que possam subsidiar a gestão de políticas públicas e a transferência de conhecimento, em articulação com gestores públicos, com a iniciativa privada e com a sociedade civil, em torno de temas estratégicos como o da transição energética, energias renováveis e H2V, e economia circular. Integrando a Universidade Federal do Ceará em uma rede nacional de renomados pesquisadores, e ampliando o diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade. A pesquisa pode contribuir de três maneiras para a conceituação de respostas corporativas e políticas públicas em sustentabilidade. Primeiramente, esclarece a natureza da transição energética, relacionando-as aos diferentes níveis, aos processos de mudança, e ao contexto espacial e temporal em que ocorrem. Em segundo lugar, através desta lente sistêmica, as fontes e a lógica subjacente das estratégias climáticas de adaptação e mitigação podem ser identificadas. Em terceiro lugar, fornece insights sobre produtos e serviços circulares, fluxos reversos, e modelos de negócios em direção a uma economia circular.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026
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Mônica Cavalcanti Sá de Abreu

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inputs para monitoramento de políticas públicas climáticas e cenários de transição energética em âmbito subnacional
  • Esta pesquisa buscará desenvolver e propor inputs para cenários de transição energética no âmbito subnacional, incorporando parâmetros e indicadores de monitoramento de políticas climáticas e de planejamento energético. A abordagem da pesquisa envolve o aumento da difusão do conhecimento sobre as mudanças climáticas globais e a avaliação do impacto de políticas públicas, ao reconhecer: i) a necessidade de acelerar a transição energética e de aumentar a ambição de redução de emissões de gases do efeito estufa; ii) o importante papel da modelagem e da criação de cenários na formulação de planos e no processo de informar, por meio de evidências, os tomadores de decisão; iii) e a posição cada vez mais relevante dos estados e cidades na entrega de resultados de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Dessa forma, buscar-se-á informar caminhos para a redução de trade-offs e aumento das sinergias entre aceleração da transição energética e o alcance de metas climáticas e dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Para tanto, a pesquisa fará uso de uma série de metodologias quantitativas e qualitativas para assegurar que o conhecimento, técnicas e ferramentas sejam disponibilizados aos atores interessados, gerando resultados e recomendações de apoio à tomada de decisão adequados à realidade e à necessidade local. Os métodos compreendem, dentre outras técnicas, análises multivariadas de dados, modelagem econométrica com painel dados, modelos de equações estruturais, estudos de caso, desenvolvimento de frameworks e indicadores, pesquisa participativa e consulta a especialistas. Os principais resultados esperados serão: co-construção de cenários de maior ambição climática, integrando parâmetros para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, e o desenvolvimento de indicadores para monitoramento e avaliação dos instrumentos de política públicas climática e de transição energética nos estados do Ceará, Bahia e São Paulo.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 27/12/2022-31/12/2026
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Monica Cristina de Moura

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • design e inclusão de pessoas com ou sem deficiência visual em tempos de e pós pandemia
  • A pandemia SARS - Covid 19 impôs o isolamento social, fato que agravou os problemas relacionados a solidão nos grupos sociais vulneráveis e em pessoas com deficiência. Fundamentados no design inclusivo, em pesquisas anteriores, seus desdobramentos e resultados, identificamos a necessidade da criação de um sistema efetivo para comunicação, interação e integração, a fim de constituir uma rede de apoio para pessoas com ou sem deficiência visual, promovendo a autonomia e bem-estar a partir do desenvolvimento científico-tecnológico. Design inclusivo se refere a pesquisa e desenvolvimento com acesso democrático a produtos, serviços e sistemas que proporcionam conforto, acolhimento e qualidade de vida aos envolvidos. Essas premissas nortearam o projeto piloto “Lembrei de Você - LDV”, uma rede de voluntários corresponsáveis pela organização, leitura, gravação e envio de áudios às pessoas com ou sem deficiência visual (atendemos a quatro instituições e, aproximadamente, 800 pessoas) em estado de solidão e vulnerabilidade social. O projeto piloto apontou a necessidade de novos estudos, de desenvolvimento cientifico- tecnológico, da criação de sistema apropriado à disseminação, facilitação e otimização dos acessos e processos envolvidos. A questão específica se refere ao desenvolvimento de um sistema no âmbito do design socialmente inclusivo que integre as relações orais e sonoras e colabore no estímulo a autonomia, propicie acolhimento e melhoria da satisfação cotidiana do público atendido. As evidências de plausibilidade são corroboradas pelos participantes do projeto piloto LDV que, em seus relatos, apontam a efetividade da experiência sensível, memorial, diversão, conforto e bem-estar propiciados pelos áudios recebidos. A estratégia metodológica é qualitativa e envolve abordagens de pesquisa bibliográfica, de campo, do Modelo Social de Prática de Design, processos inclusivo, participativo e colaborativo e análises de eficácia e efetividade do sistema.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 16/08/2022-31/08/2025