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Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
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Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
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CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
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Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
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Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
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Faculdade Sudoeste Paulista
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Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
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Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
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Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
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Fundação Rondônia
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Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
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Hospital São Rafael
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Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
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Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal do Piauí
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Instituto Federal Fluminense
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Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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Prefeitura Municipal de São Paulo
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S B I
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Miguel Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor e suas relações com as tarefas para a formação no âmbito da medida e do pensamento algébrico, geométrico e estatístico
Resumo:
Os resultados dos alunos relacionam-se com o conhecimento do professor e, portanto, melhorar a qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos demanda desenvolver o conhecimento do professor. Neste projeto, as especificidades do conhecimento do professor são entendidas no âmbito ao conhecimento do conteúdo (de cada um dos temas e tópicos matemáticos) e pedagógico do conteúdo associado a prática de ensino de cada um desses temas e tópicos. De forma relacionada, e por assumirmos a importância de considerar como ponto de partida o que os alunos conhecem e como o conhecem de cada um dos tópicos, e o feedback natureza, tipo e foco que se fornece, estas especificidades são encaradas simultaneamente na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) e do Conhecimento Interpretativo. De entre os temas matemáticos em que os alunos revelam maiores dificuldades, e portanto, problemáticos também para (futuros) professores encontramos tópicos de Pensamento Algébrico, Geométrico e Estatístico e o entendimento da Medida e suas conexões com as Operações. Estas dificuldades justificam a importância de um foco no conhecimento do professor nestes temas. Neste projeto pretendemos aprofundar o entendimento revelado por (futuros) professores em cada um destes tópicos em contexto de formação e durante a prática com os alunos. Complementando trabalhos anteriores busca-se entender como ocorre o desenvolvimento desse conhecimento especializado e que fatores potenciam ou limitam esse desenvolvimento. Para isso a conceitualização das Tarefas para a Formação (TpF) e a própria metodologia de implementação abordagem pedagógica formativa denominada Ciclo Individual-Coletivo-Individual (Ciclo ICI) serão também foco de pesquisa como contextos pedagógicos de desenvolvimento do MTSK e CI. Serão coletadas informações em contextos de formação inicial e continuada e de prática de sala de aula da Educação Infantil ao Ensino Médio, considerando estudos de caso instrumentais.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Mikael Frank Rezende Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
experimentos de física controlados remotamente como proposta para uma aprendizagem significativa
Resumo:
A importância da utilização de atividades experimentais no ensino de Ciências tem sido indicada há tempos na literatura, levantando questões sobre seu status epistemológico e questões de ensino e de aprendizagem. Apesar dessa reconhecida importância, é sabido também que uma parcela significativa dos professores de Ciências da Educação Básica não utiliza tais atividades em suas aulas de ciências. Esse comportamento recalcitrante tem sido atribuído à fatores como a falta de treinamento específico por parte dos docentes, à falta de estrutura adequada nas escolas, à falta de material de apoio adequado e à formação inicial dos professores. Durante esse período de pandemia da COVID-19 no mundo, a necessidade de aulas experimentais com distanciamento físico trouxe novas demandas sobre os laboratórios. Nesse sentido este projeto objetiva: 1) Desenhar, desenvolver e implementar dois experimentos didáticos de física para controle e acesso remoto livre e gratuito. 2) Analisar, do ponto de vista de fundamentos da aprendizagem, se experimentos didáticos de física controlados remotamente constituem uma alternativa para suprir a carência de atividades práticas nas aulas. Para tal proposta, é fundamental determinar de forma sistêmica se um laboratório remoto pode se constituir como um recurso educacional e tecnológico viável e, principalmente, que apresente elementos que avançam sob aspectos de aprendizagem. Metodologicamente, após o desenvolvimento e implementação de dois experimentos de física, nos centraremos em pesquisa teórica sobre a aprendizagem a partir da utilização de experimentos remotos de física. Esse processo será orientado pela técnica Design-Based Research. Nesta etapa será necessário fazer ensaios com o experimento e com alunos do Ensino Médio, para que seja possível compreender o processo de refinamento do design. Adicionalmente será feito um estudo com grupo controle, pré-teste e pós-teste, em que esses dados serão analisados quali-quantitativamente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Milena Botelho Pereira Soares
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produto terapêutico à base de vesículas extracelulares derivadas de células-tronco mesenquimais humanas para tratamento de lesão raquimedular e neuropatias dolorosas
Resumo:
Lesão raquimedular (LRM) se refere à lesão da coluna vertebral, e tem consequências devastadoras para o bem-estar físico, financeiro e psicossocial dos pacientes. A incidência mundial anual de LRM é da ordem de 15 a 40 casos por milhão de habitante. Apesar dos poucos estudos da epidemiologia da LRM no Brasil, estima-se uma incidência de 40 por milhão por ano. As complicações clínicas da LRM incluem perda da mobilidade, disfunção urinária, sexual e reprodutiva, espasticidade, perda de sensibilidade e, paradoxalmente, dor neuropática. A dor impacta fortemente no estado de saúde e qualidade de vida desses pacientes, considerando não apenas sua severidade e duração, mas o perfil refratário ao tratamento farmacológico. O tratamento da LRM inclui cirurgia, terapias farmacológicas paliativas e reabilitação, que induzem apenas discretas melhorias clínicas. Nesse contexto, nosso grupo de pesquisa tem demonstrado ao longo dos últimos dez anos, tanto em condições experimentais quanto clínicas, o potencial terapêutico de células-tronco mesenquimais (MSC) na LRM e dor neuropática. Avanços do conhecimento na área de terapia celular indicam que as vesículas extracelulares (VE) derivadas de MSC (VE-MSC), preservam as propriedades terapêuticas dessas células. Dessa forma, a utilização terapêutica de VE contorna os riscos e limitações associados às terapias com células vivas, e possui perfil intrínseco para o desenvolvimento de produtos terapêuticos. Entretanto, o desenvolvimento de produtos baseados em VE-MSC requer a superação de diferentes obstáculos, como o baixo rendimento e a produção em condições xeno-free e GMP (Good Manufacturing Practices). Com base no exposto, a presente proposta foi delineada para desenvolver um produto terapêutico off-shelf à base de VE-MSC humanas, produzidas em escala otimizada e condições xeno-free e GMP, bem como, investigar seu perfil de estabilidade e validar suas propriedades terapêuticas pré-clínicas na lesão raquimedular e dor neuropática. Ressalta-se que os dados desse projeto poderão ser aplicados na geração de um produto de terapia celular avançada alogênico, disponibilizando uma abordagem terapêutica inovadora para o tratamento de pacientes com LRM e dor neuropática refratária. Esse estudo está alinhado com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS) (Portaria nº 1.060, 2002), e seu produto se insere na lista de produtos estratégicos para o SUS (Portaria nº 3.089, 2013), como um produto de alto conteúdo tecnológico e obtido por rotas biológicas.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
07/12/2020-31/12/2023
Milena Moretto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
prática de letramento escolar nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a formação docente
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo geral investigar, a partir de um trabalho colaborativo com professores de 6º ao 9º ano da rede pública de educação básica, as práticas de letramentos escolares bem como as práticas de formação docente que ensinam a língua materna e matemática. Tem ainda como objetivos específicos:1)Identificar que práticas de letramento têm sido desenvolvidas no contexto escolar, lócus dessa pesquisa, por meio do trabalho com narrativas pedagógicas;2)Planejar colaborativamente com os docentes, a partir do compartilhamento das narrativas, ações para a sala de aula;3)Buscar indícios das transformações das práticas docentes a partir das práticas compartilhadas;4)Identificar as contribuições das ações planejadas para processo de escolarização de alunos com deficiência;5)produzir um banco de dados de documentação narrativa para que possa contribuir para a formação inicial e continuada de professores. Para atingir esses objetivos, será constituído um grupo formado por professores efetivos de uma escola da rede municipal de ensino e pelos pesquisadores responsáveis pelo projeto. A pesquisa será de abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação-formação e terá como fonte de produção de dados as narrativas escritas e orais das participantes bem como episódios de suas práticas de aula. Como o enfoque teórico da pesquisa centra-se na perspectiva histórico-cultural e enunciativo-discursiva não há como estabelecer categorias de análise a priori, mas temos como hipótese de que, no movimento interativo e dialógico, emergirão discussões acerca de: como os professores vão se constituindo na interação com o outro no compartilhamento de vivências; como as vozes dos outros podem contribuir para a ressignificação das práticas docentes de forma que o conhecimento partilhado contribua para a formação desse professor; e, por fim, de como as narrativas podem ser consideradas um instrumento potencializador para o desenvolvimento profissional.
Instituição/UF/País:
Universidade São Francisco - SP - Brasil
Vigência:
27/02/2022-28/02/2025
Milene Teixeira Barcia
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
estudo da folha do bambu para produção de ingredientes bioativos e nutritivos de fonte sustentável utilizando tecnologias limpas para aplicação em carne e produtos cárneos.
Resumo:
O bambu é uma planta lenhosa aplicável a diversas tecnologias (móveis, produtos farmacêuticos e alimentos), sendo considerado sustentável, com características nutritivas e bioativas, pelo aproveitamento do seu rizoma, colmo, casca, brotos, raízes, sementes e folhas. As folhas do bambu apresentam propriedades antioxidantes, decorrente dos compostos fenólicos. Também apresentam elevados teores de proteínas (±15%), fibras (±32%) e minerais (±18%). Assim, as folhas de bambu podem ter aplicabilidade na indústria alimentícia, decorrente da sua composição. No Brasil, a plantação de bambu é de 1,5 milhão de hectares, com produção de 150 mil toneladas por ano, em nove estados brasileiros. Porém, pouco se sabe sobre a composição das espécies de bambu do Brasil, sendo necessários estudos sobre sua composição, e aplicações em alimentos e no desenvolvimento de novos produtos. O estudo mostrará que a folha do bambu tem características nutritivas e bioativas que ao ser extraída por tecnologias limpas, encapsulada e aplicada (como extrato ou farinha) em carnes e produtos cárneos agrega valor nutricional e vida útil a estes. No continente Asiático, já existem estudos com a composição de espécies de bambu, sendo ele um aditivo alimentar segundo o Ministério da Saúde da República Popular da China. Para isso, analisaremos química e físico-quimicamente várias espécies de folhas de bambu brasileiro, e por tratamento térmico a folha do bambu será desidratada para posterior extração dos compostos. Os bioativos serão isolados através de tecnologias limpas e realizada a otimização de encapsulação dos compostos para aplicação em carnes e produtos cárneos. Ademais, as folhas restantes da extração serão secas e moídas para obtenção da farinha e aplicada a produtos cárneos. O aumento do valor nutricional devido ao elevado teor proteico, fibras e minerais e da vida útil frente a oxidação lipídica e desenvolvimento de microrganismos serão comprovados em comparação com os grupos controles.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Millene Rodrigues Camilo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação da eficácia e segurança do canabidiol no tratamento de pacientes com acidente vascular cerebral agudo
Resumo:
O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda causa de óbito no Brasil e uma das principais causas de incapacidade no mundo. Embora haja tratamento de fase aguda bem estabelecido, grande parte dos pacientes não são elegíveis a estas terapias. Portanto, faz-se necessário que novas medidas terapêuticas sejam instituídas com o intuito de melhorar o prognóstico destes pacientes. Evidências pré-clínicas apontam que o Canabidiol (CBD) pode aumentar o fluxo sanguíneo cerebral e reduzir o volume da área infartada após a oclusão de um vaso. Contudo, ainda não foram realizados estudos com humanos para avaliar o uso do CBD no contexto do AVC agudo. Por outro lado, vários estudos analisaram esta substância, com doses variando entre 100 a 600mg/dia, em diferentes condições clínicas, apresentando excelente tolerância, ausência de efeitos psicotrópicos e cronotrópicos. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar a segurança e a eficácia neuroprotetora do CBD em pacientes com AVC isquêmico agudo. Trata-se de um ensaio clínico fase II de intervenção, duplo-cego, randomizado, multicêntrico, prospectivo, controlado com placebo. Serão randomizados 80 participantes com AVC isquêmico para receber CBD nas doses de 150mg, 300mg, 600mg ou Placebo nos primeiros 7 dias do início dos sintomas. Serão realizadas avaliações clínicas, laboratoriais e de neuroimagem, bem como o monitoramento dos eventos adversos. Após 90 dias do ictus, os participantes serão reavaliados com escalas e questionários padronizados. Considerando o cenário do acidente vascular cerebral no Brasil, acreditamos que o presente estudo trará avanços com perspectivas de mudanças na prática clínica que possam melhorar a qualidade de vida dos pacientes pós-AVC.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Milton Cezar Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
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Currículo
Título do Projeto:
biodiversidade e serviços associados: peld corredor cantareira mantiqueira
Resumo:
As áreas agrícolas e urbanas tem se expandido e substituído áreas de vegetação nativa em um curto espaço de tempo, causando perda da biodiversidade e comprometendo a manutenção de serviços ecossistêmicos em todo o mundo. Além da diversidade biológica que abrigam, as áreas de vegetação nativa são responsáveis por prover um conjunto de serviços diretos e indiretos para a população. A Mata Atlântica - que é um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta - fornece água para o consumo de mais de 125 milhões de brasileiros. No entanto, mesmo que as pesquisas tenham avançado e identificado alternativas para conciliar a conservação de áreas de vegetação nativa e a produção de bens de consumo e serviços, elas não são suficientes. Principalmente nos trópicos, o conhecimento sobre as perdas e os impactos causados ao longo do tempo pela conversão do uso e cobertura da terra é incipiente, até mesmo pelo tamanho da diversidade que ecossistemas como a Mata Atlântica abrigam. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo principal entender como a estrutura espaço-temporal das paisagens e variáveis bióticas e abióticas podem influenciar na distribuição de espécies de fauna e flora, processos ecológicos, funções ecossistêmicas e serviços ecossistêmicos associados na região do Corredor Cantareira Mantiqueira. O sítio PELD proposto já foi foco de outro projeto relacionado a conservação da biodiversidade. Nesta Fase 2 do PELD CCM, serão coletados novos dados nessa área a fim de dar continuidade ao levantamento destes dados e elaborar uma base de dados temporal, padronizada e de alta qualidade para esta região - que tem um papel fundamental na provisão de água para a região mais populosa do País. A partir do projeto proposto serão respondidas as seguintes perguntas: Pergunta 1: Como a perda e fragmentação da vegetação nativa influencia diferentes táxons e, quais são seus motivadores em diferentes escalas espaciais e temporais? Pergunta 2: Quais são os recursos complementares que diferentes tipos de uso e cobertura da terra (matrizes antrópicas) podem oferecer a diferentes organismos? Pergunta 3: Em quais períodos de tempo as condições oferecidas por diferentes ambientes são menos ou mais favoráveis a diferentes organismos e como isto pode influenciar componentes vitais da paisagem como a conectividade funcional? Pergunta 4: Qual é a relação entre os padrões da paisagem e a funcionalidade dos ecossistemas e como a provisão de serviços pode ser entendida com uma abordagem multi táxon em múltiplas escalas? Pergunta 5: Como a resiliência das funções dos ecossistemas variam ao longo do tempo e espaço? Pergunta 6: Como caracterizar o funcionamento e os serviços dos ecossistemas em uma abordagem espaço-temporal? Pergunta 7: Quais são as relações entre as diversidades taxonômica alfa, beta e funcional em uma abordagem multi táxon e variáveis em diferentes escalas espaciais? Para responder essas perguntas, além de iniciar uma coleta temporal de dados de biodiversidade, uma vez que, os novos dados serão comparados com a base de dados já existente, serão realizadas coletas de novos táxons e traços funcionais específicos a fim de que seja possível responder as perguntas associadas a serviços ecossistêmicos. Também serão incorporadas questões relacionadas a saúde e a condição sócioecológica do sítio PELD que ainda não foram abordadas em um contexto multi-escala. Para isso, os dados de biodiversidade relacionados a mamíferos terrestres e voadores, invertebrados, anuros, plantas, peixes, aves e funções associadas serão coletados de forma padronizada e comparáveis ao banco de dados pré-existente. Os dados de diversidade (Ex: diversidade taxonômica alfa, beta e funcional) serão relacionados com uma série de variáveis de estrutura e composição da paisagem em diferentes escalas espaciais e temporais. Os dados sócioecológicos serão coletados em propriedades rurais e a partir de oficinas para que seja possível entender qual é a percepção dos produtores locais em relação ao conceito de biodiversidade e práticas sustentáveis na produção. Além disso, unidades demonstrativas serão realizadas com o objetivo de promover a interação entre a comunidade local e os conceitos relacionados a conservação da biodiversidade e restauração florestal. Essas atividades também serão realizadas em escolas rurais e urbanas. A interação entre as atividades propostas neste projeto e a comunidade local será feita a partir de atividade de educação ambiental e de interação com os produtores locais (Ex: produzir material que caracterize a biodiversidade dentro das propriedades rurais). Essa variedade de informação coletada será analisada a partir de modelos ecológicos e métodos qualitativos e quantitativos. Além de artigos científicos com alto fator de impacto, a principal contribuição deste projeto será uma caracterização socioambiental e ecológica em uma escala fina que permitirá a elaboração de políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade, gestão e definição de novas unidades de conservação, planejamento eficiente do uso e cobertura da terra e pagamento por serviços ambientais. Todas as perguntas científicas propostas neste projeto ainda não foram totalmente exploradas, principalmente em paisagens tropicais e biodiversas como as brasileiras. Além desta contribuição científica, os métodos de monitoramento da biodiversidade a partir de dados de sensores remotos sonoros (Monitoramento Acústico Passivo) trazem inovação ao projeto, uma vez que, esse método ainda é pouco explorado e um melhor entendimento pode trazer avanços surpreendentes para o monitoramento da biodiversidade em larga escala. O grupo de pesquisadores associados a este projeto compõe diversas áreas da ciência, característica que permite que as perguntas complexas e interdisciplinares propostas sejam respondidas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2020-31/12/2024
Milton Cezar Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biodiversidade e serviços ecossistêmicos associados: peld corredor cantareira mantiqueira
Resumo:
Ações antrópicas têm substituído áreas de vegetação nativa no planeta, comprometendo a biodiversidade e serviços ecossistêmicos. A Mata Atlântica mantém funções vitais para 125 milhões de brasileiros, no entanto temos muitas lacunas de conhecimento para orientar políticas públicas voltadas à produção de bens e à manutenção de serviços essenciais. Devido a elevada degradação, o bioma necessita ser restaurado, atendendo a orientação da agenda ONU 2030. O Projeto Ecológico de Longa Duração Corredor Cantareira Mantiqueira (PELD CCM) busca entender como a estrutura espaço-temporal das paisagens e variáveis ambientais influenciam a fauna, flora, processos ecológicos, funções e serviços ecossistêmicos associados. Perguntas (P#): P1: Como a perda e fragmentação da vegetação nativa influenciam diferentes táxons e quais são seus motivadores em diferentes escalas espaço-temporais? P2: Quais são os recursos complementares que os tipos de uso e cobertura da terra podem oferecer aos organismos? P3: Em quais períodos de tempo as condições oferecidas pelos ambientes são mais favoráveis aos organismos e como isto pode influenciar componentes vitais da paisagem, como a conectividade funcional? P4: Qual é a relação entre os padrões da paisagem e a funcionalidade dos ecossistemas? P5: Como a resiliência das funções dos ecossistemas variam ao longo do tempo e espaço? P6: Como caracterizar o funcionamento e os serviços dos ecossistemas em uma abordagem espaço-temporal? P7: Como os atributos socioeconômicos dos produtores podem ser correlacionados aos resultados da biodiversidade, funções e serviços ecossistêmicos? Para isso, os dados de biodiversidade (mamíferos, invertebrados, anuros, plantas, aves, solo, água, carbono e funções associadas e serviços) serão coletados de forma padronizada. Os resultados do projeto auxiliarão nas discussões das políticas públicas com os agentes públicos envolvidos no projeto, e com os demais tomadores de decisão.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Milton José Porsani
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
inct de geofísica do petróleo
Resumo:
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geofísica do Petróleo (INCT-GP) teve seu início em abril de 2010 (com 26 pesquisadores) e sua vigência finda em abril de 2015. Na presente proposta ele reúne 43 pesquisadores de cinco instituições de ensino (UFBA, UFPA, UFRN, UNICAMP, UENF) que representam a quase totalidade da experiência da universidade brasileira na área de pesquisa e formação de pessoal em Geofísica Aplicada à Exploração e Estudos de Reservatórios de Petróleo. O INCT-GP soma os esforços conjugados de quatro pós-graduações e quatro graduações em geofísica/engenharia do petróleo, bem como de um grupo de pesquisadores em geofísica, vinculados a duas pós-graduações (Matemática Aplicada e Ciências e Engenharia do Petróleo). Nesta proposta de continuação, ampliamos o INCT-GP com a inclusão de um novo grupo, formado por pesquisadores de computação de alto desempenho da Faculdade SENAI CIMATEC/BA. A incorporação deste novo grupo acrescentará ao INCT-GP maior capacidade computational e o conhecimento especializado associado. Até abril de 2014, quando o INCT-GP era constituído por cerca de 30 pesquisadores, foram publicados 5 livros e 97 artigos científicos em revistas indexadas, dos quais 81 em periódicos internacionais, contribuindo assim para o avanço do estado da arte no âmbito internacional na área de geofísica de exploração do petróleo e gás. Foram desenvolvidos novos métodos para o imageamento geofísico e para a análise e filtragem de dados geofísicos. Aprimoramos o método eletromagnético a multifrequência, gerando uma demanda tecnológica de um novo equipamento que foi manufaturado pela empresa canadense Phoenix. Foram criadas seis disciplinas nos programas de pós-graduação vinculados ao Instituto. Participamos da organização de 11 eventos científicos, sendo três deles internacionais. Foram concluídas 61 dissertações de mestrado e 17 teses de doutorado. A grande maioria dos 78 doutores ou mestres formados no âmbito do INCT-GP está atuando no ambiente empresarial de petróleo ou de serviços geofísicos. Por todas as suas atividades o INCT-GP foi bem avaliado pelo CNPq, tendo recebido a avaliação global Ótima. O objetivo do INCT-GP é contribuir para a expansão das reservas de hidrocarbonetos no Brasil, incluindo reservas não convencionais, redução do risco exploratório e aumento do fator de recuperação das reservas, através do desenvolvimento científico e tecnológico de métodos geofísicos, de forma integrada com a formação de recursos humanos, e a transferência de conhecimentos e tecnologias para a indústria e a sociedade. A presente proposta é fundamentada na identificação de problemas estratégicos da indústria de óleo e gás brasileira, para a solução dosquais a geofísica poderá dar contribuições de alto impacto. Priorizamos os seguintes problemas: (i) a crescente dificuldade em identificar e delimitar novas reservas; (ii) o baixo fator de recuperação de reservas associadas aos campos maduros; (iii) a falta de conhecimento sobre o potencial de produção de gás a partir de folhelhos gasógenos, e (iv) a escassez de recursos humanos qualificados. Nossa contribuição envolverá o desenvolvimento e a validação de métodos e algoritmos computacionais de modelagem direta e inversa, imageamento, processamento, bem como a interpretação qualitativa e quantitativa de dados geofísicos. Adicionalmente contribuiremos para o desenvolvimento de modelos e caracterização petrofísica de amostras de rochas, novas tecnologias de aquisição de dados, bem como novas abordagens de integração de diferentes metodologias geofísicas em conexão com informações geológicas.Toda esta atividade será conduzida de forma integrada com a formação de recursos humanos de alto nível. Especificamente pretendemos atingir cinco metas de Pesquisa e quatro outras metas complementares, relacionadas à Formação de Pessoal, Transferência de Conhecimentos para o Setor Empresarial e à Sociedade, e Internacionalização: as seguintes metas: (i) melhoria do imageamento sísmico e da caracterização de reservatórios petrolíferos na área do pré-sal; (ii) redução do risco exploratório em áreas de geologia complexa através da integração de métodos geofísicos (iii) melhoria do monitoramento geofísico de reservatórios em campos maduros; (iv) estudos geofísicos para avaliação do potencial exploratório de reservas de folhelhos gasógenos; (v) melhoria do processamento de dados sísmicos de bacias sedimentares terrestres brasileiras; (vi) aprimoramento da plataforma livre GêBR para integração de aplicativos para processamento de dados geofísicos; (vii) aumento da capacitação científica brasileira na área de exploração e estudos de reservatório de petróleo e gás; (viii) transferência de conhecimentos para a sociedade, e (ix) consolidação do intercâmbio internacional com instituições de ensino e pesquisa. As metas e objetivos da presente proposta estão alinhadas com os interesses da indústria do setor. Todos os resultados do presente projeto serão disponibilizados para as empresas interessadas, respeitando as cláusulas de confidencialidade, em caso de haver contratos aditivos ao projeto. Nesta nova fase do projeto pretendemos consolidar o INCT-GP nas instituições participantes e intensificar sua internacionalização, expandindo sua relação com instituições internacionais de Pesquisa e Ensino. Pretendemos aprimorar os mecanismos de interação com pesquisadores brasileiros e estrangeiros de reconhecida competência, intensificar o processo de formação de pessoal para a indústria do petróleo e aumentar substancialmente o número de publicações científicas. A manifestação de interesse neste projeto, por parte de empresas líderes da exploração de petróleo, nacionais e estrangeiras, evidencia a pertinência e relevância das metas propostas ao tempo em que endossam a competência da equipe para a consecução dos objetivos propostos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
23/11/2016-30/11/2024
Minelly Azevedo da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação do potencial leishmanicida de amidas e derivados e os efeitos de formulações tópicas em lesões cutâneas de camundongos
Resumo:
As leishmanioses são endêmicas em 97 países. O Brasil é o terceiro país com maior número de casos no mundo. Nesse cenário, a Amazônia Legal Brasileira é uma das importantes zonas endêmicas, com o registro de mais de 50% dos casos notificados em 2019. O elenco terapêutico para a Leishmaniose Tegumentar não é tão vasto e apresenta problemas de toxicidade, regime de tratamento injetável e prolongado, elevado custo e o aumento crescente da resistência parasitária. Em estudos anteriores de nosso grupo, as amidas e alguns derivados, apresentaram atividade leishmanicida e baixa toxicidade em ensaios in vitro. Esses resultados, juntamente com o conhecimento científico sobre o potencial de atividade desta classe, encorajaram a submissão desta proposta para obtenção de um medicamento de uso tópico para tratamento da Leishmaniose Tegumentar. A proposta atual tem como objetivo desenvolver adesivos dérmicos contendo essas substâncias como princípio ativo, para avaliar um tratamento tópico em modelos murinos infectados por L. amazonensis e investigar os seus possíveis mecanismos de ação no processo de morte celular desencadeados na Leishmania in vitro. A formulação inicial dos adesivos contendo as substâncias, terá o seu perfil de liberação investigado através do teste de permeação cutânea utilizando pele de Sus scrofa domesticus. Os dados de mecanismos de ação poderão ser correlacionados, permitindo o aprofundamento do estudo sobre as causas e processo de morte celular do parasito quando submetido a essas substâncias. O apoio ao projeto poderá ampliar as alternativas de formulações quimioterápicas para leishmaniose com menor toxicidade e aplicação menos invasivas; além de selecionar um protótipo farmacológico promissor que tenha ação seletiva contra Leishmania. As metodologias dos estudos serão direcionadas para trabalhos de Iniciação Científica e Pós-Graduação das instituições (IFRO e FIOCRUZ), contribuindo para a valorização e formação de recursos humanos em Rondônia.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - RO - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Mirco Solé Kienle
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
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Currículo
Título do Projeto:
biodiversidade nas montanhas: desvendando padrões e processos ecológicos e evolutivos da biota da chapada diamantina
Resumo:
Montanhas compreendem regiões singulares ao longo do planeta, pois abrigam aspectos únicos de clima, relevo e biodiversidade. Diversos estudos nos últimos anos têm revelados que as montanhas compreendem berços para a biodiversidade terrestre. Contudo, embora bastante diversos e singulares, os ambientes de montanha estão experienciando forte ameaça das ações antrópicas, especialmente aquelas oriundas das mudanças climáticas. Dentre as diversas regiões de montanha da região Neotropical, a Chapada Diamantina merece destaque por abrigar elevada diversidade de hábitats e espécies. No presente projeto vamos integrar ferramentas ecológicas e evolutivas para monitorar os efeitos das mudanças climáticas na biota da Chapada Diamantina, no contexto de um programa ecológico de longa duração (PELD). Investigaremos aspectos ecológicos e evolutivos das comunidades de vertebrados (peixes, anfíbios, lagartos, aves e mamíferos) e plantas (angiospermas) dos diferentes hábitats de montanha da Chapada Diamantina face às mudanças climáticas atuais, pretéritas e futuras. Ao longo do gradiente altitudinal da Chapada Diamantina, analisaremos a mudança na composição das espécies nos diferentes hábitats, bem como a adaptação de espécies ou pares de espécies que se distribuem ao longo deste gradiente, o que permitirá compreender como as mudanças climáticas impactarão a composição de espécies e como espécies especialistas e generalistas estão adaptadas ao gradiente altitudinal. Isso permitirá traçar planos futuros de preservação destas áreas. Adicionalmente, analisaremos o papel das mudanças climáticas no passado, presente e futuro em espécies endêmicas dos diferentes ecossistemas da Chapada Diamantina, por meio da construção de modelos de nicho, estimativas de diversidade genética e estudos de associação genômica. Compreender como tais espécies responderam às mudanças climáticas do Pleistoceno é de extrema importância para prever como estas responderão às mudanças futuras, face ao aumento gradual de temperatura global nos últimos anos. Ainda, com a ampliação e refinamento dos dados de ocorrência dos grupos taxonômicos investigados, pretendemos gerar mapas combinados de turnover de comunidades ao longo da Chapada Diamantina (e Cadeia do Espinhaço). Nesse sentido, será investigado se as Unidades de conservação vigentes estão protegendo as diferentes comunidades ao longo das montanhas da Chapada Diamantina. Por fim, pretendemos por meio de ciência-cidadã, treinar alunos de duas escolas em ações de pesquisa e discutir com as comunidades do parque e do seu entorno os resultados das pesquisas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
Vigência:
04/12/2020-31/12/2024
Mirella Cito Botti
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
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Currículo
Título do Projeto:
cimatec ciências, matemática e tecnologia
Resumo:
A Assessoria Pedagógica de Ciências, Matemática e Tecnologia da SME é responsável pela formação continuada de professores em relação aos referidos componentes de forma integrada, mediados pelo uso das TDIC. A partir da formação desenvolvida com os professores, em 2014, realizamos a I Mostra CIMATEC com a finalidade de divulgar as aprendizagens dos professores e trabalhos dos estudantes. Atualmente, o CIMATEC constitui-se em um projeto que possui duplo objetivo: formar professores e aproximar a ciência do público em geral por meio da organização de Stand em eventos educacionais que colocam a população em contato com participação ativa em atividades que envolvem Ciências, Matemática e Tecnologia. No decorrer desses oito anos, nos interrogamos: De que forma as ações formativas e as atividades desenvolvidas no stand CIMATEC podem contribuir tanto para a aprendizagem dos estudantes e professores como para a divulgação e popularização da Ciência entre o público alvo atendido? Consideramos que o investimento na formação do professor impacta na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Por meio das formações buscamos desenvolver práticas diferenciadas quanto às metodologias de ensino, mediadas pelas TDIC, que colocam o estudante como protagonista. A abordagem da Resolução de Problemas e Investigação são indicadas para mobilizar os estudantes para aprender Matemática e Ciências. As atividades do Stand incorporam essas estratégias metodológicas complementando as práticas desenvolvidas nas formações e contribui para divulgar a Ciência aos visitantes do evento. Em 2022 o projeto CIMATEC propõe: Ações formativas para professores que atuam como multiplicadores nas unidades escolares; Formação intermunicipal para professores convidados de Ibiporã e Rolândia; Disponibilização de um Caderno Integrado de Atividades, mediado pelas TDIC; Organização de Stand Interativo, com atividades educativas para popularizar e divulgar a Ciência para professores, alunos e comunidade em geral.
Instituição/UF/País:
Prefeitura Municipal de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Miriam Cristina Santos Amaral
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
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Currículo
Título do Projeto:
beneficiamento de membranas recicladas para aplicação na potabilização descentralizada de água
Resumo:
Estima-se que dois bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e ao saneamento básico. Paralelamente, atenção especial tem sido dada nos últimos anos aos contaminantes emergentes (CEs). A Organização das Nações Unidas estabeleceu os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, sendo que o sexto objetivo visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos até 2030. Para tanto, novas tecnologias sustentáveis, inovadoras e de baixo custo se fazem necessárias. Os processos com membranas têm sido adotados para o tratamento de água em vários países, motivada pela pressão da legislação voltada à melhoria contínua da qualidade da água. No Brasil, a principal limitação para a maior expansão do emprego desses processos é o custo das membranas. A presente proposta visa desenvolver membranas de baixo custo a partir da reciclagem de membranas de osmose inversa (OI) descartadas para emprego em sistemas de tratamento de água assistidos por energia solar. A reciclagem de membranas de OI tem sido impulsionada devido à grande expansão do uso da tecnologia de OI em todo o mundo. A equipe proponente tem atuado no desenvolvimento de metodologia para reciclagem de membranas, projeto reconhecido com seis prêmios. A composição da equipe proponente, com qualificação multidisciplinar, permitirá a continuidade deste trabalho em quatro linhas que serão desenvolvidas em paralelo, mas de forma integrada: (1) escalonamento do sistema de tratamento para aplicação descentralizada em comunidades remotas assistida por energia fotovoltaica e com operação centralizada via aplicativo a ser desenvolvido; (2) conversão das membranas recicladas em membranas fotocatalíticas a serem aplicadas para efetiva remoção de fármacos e agrotóxicos, (3) conversão das membranas recicladas em membranas hidrofóbicas para associação ao processo de destilação destinada à remoção de fármacos e metais e (4) análise do ciclo de vida de membranas recicladas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
25/03/2022-31/03/2025
Miriam Fábia Alves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas de militarização das escolas públicas brasileiras e seus desdobramentos na garantia do direito à educação e na formação da juventude
Resumo:
A pesquisa objetiva investigar as políticas de militarização das escolas públicas, em curso no Brasil, seus desdobramentos na garantia do direito à educação e na formação dos estudantes, sobretudo da juventude. Propõe-se a realizar mapeamentos e análises dos processos de militarização da escola pública, iniciada no final dos anos de 1990 e que foram expandidos de forma acelerada, sobretudo a partir de 2019, após Jair Bolsonaro assumir a Presidência da República. Procura compreender em que medida o processo de expansão da militarização das escolas públicas no país tem respaldo no contexto de avanço neoconservador e neoliberal, ao primar pela organização da escola a partir da lógica hierarquizada e disciplina militar e quais os desdobramentos na formação da juventude. Em que pese ganhar relevância nos discursos e práticas de muitas lideranças governamentais, as matérias veiculadas nos principais jornais do país, vem mostrando que a militarização vem acompanhada de denúncias de práticas inadequadas dos profissionais da área de segurança pública que passam a atuar nas escolas militarizadas. Para compreender o fenômeno é fundamental analisar leis, decretos e portarias que militarizam as escolas públicas, assim como os fundamentos dos processos de tramitação e debate nas assembleias legislativas e câmaras municipais, diálogo com os atores e agentes do processo educativo, buscando compreender se há uma interface entre militarização das escolas públicas, a privatização da educação, a negação do direito à educação e de princípios constitucionais, como a igualdade de acesso e permanência e o avanço neoliberal e neoconservador. A pesquisa também apresenta potencial inovador ao desenvolvimento científico ao aportar novos conhecimentos ao tema das políticas educacionais, na perspectiva do direito à educação e formação da juventude.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
Miriam Maria de Resende
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
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Currículo
Título do Projeto:
estudos de biorremoção e remoção sequencial por eletrodiálise de metais tóxicos e produção de membranas catiônicas e aniônicas no tratamento de águas contaminadas
Resumo:
Em função da escassez de água a necessidade de sua reutilização aumenta e torna-se obrigatório a remoção dos metais tóxicos, uma vez que por serem cumulativos causam problemas, como lesões no cérebro e alterações nos rins e muitos deles são cancerígenos. A necessidade de desenvolver métodos de tratamento dos efluentes que contemplem a preservação do meio ambiente, bem como a redução dos desperdícios acarretados pelo tratamento, tanto dos produtos químicos utilizados quanto do material constituinte do efluente tem estimulado o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas. Entre estas técnicas a biorremoção e a eletrodiálise vem ganhando destaque. A eletrodiálise é uma técnica de separação que utiliza membranas íon-seletivas frente a cátions e ânions, sendo capaz de transformar uma solução concentrada em eletrólitos em duas outras soluções, uma mais concentrada e uma mais diluída que a original. Os excelentes resultados em trabalhos de biorremoção de cromo hexavalente utilizando culturas mistas e também por células de eletrodiálise, em processos separados obtidos pela coordenadora deste projeto é um indicativo de relevância de que a remoção de metais tóxicos por biorremoção como um pré-tratamento e a técnica de eletrodiálise de efluentes aquosos industriais é promissora, eficiente e econômica. Neste contexto, e diante da realidade atual de escassez de água, este projeto apresenta como proposta a encontrar na aplicação dos processos propostos os parâmetros de características do efluente tratado os níveis requeridos pela legislação, em carga orgânica e de concentração de metais tóxicos do ponto de vista ambiental em conjunto com a necessidade constante de realização de atividades mitigadoras da poluição ambiental, bem como avaliar a recuperação do metal. Assim propõe-se a realização de remoção biológica de metais tóxicos seguido pelo processo de eletrodiálise com avaliação da produção de membranas aniônicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
14/02/2022-28/02/2025
Miriam Pillar Grossi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas e experiências de equidade, formação e inclusão : uma etnografia sobre práticas de gestão, ensino, orientação e extensão em universidades públicas brasileiras
Resumo:
1. O tema global desta proposta é estudar o impacto da produção antropológica brasileira, das áreas de gênero e relações etnico-raciais, na implantação de políticas de equidade, inclusão e enfrentamento às violências em universidades brasileiras, nas duas ultimas décadas. 2. Os objetivos específicos desta proposta são: a)Mapear as políticas institucionais de equidade, inclusão e diversidades em IES de 4 regiões do Brasil; b)Identificar ações inovadoras de gestão e implantação de políticas de ações afirmativas para estudantes e docentes negras/os,indígenas, trans e com deficiência; c)Fazer levantamento de projetos de gestão, extensão e formação sobre práticas de equidade e enfrentamento à violências no espaço universitário; d) Localizar o impacto da produção teórica antropológica nas políticas implantadas; e) Identificar as relações entre expansão regional/interiorização das universidades nos processos de ampliação da inclusão e referências à diversidade. 3.Uma das particularidades da história da antropologia brasileira, desde sua institucionalização enquanto campo científico na segunda metade do século XX, é seu engajamento com as populações e grupos que estuda. Nossa proposta de pesquisa, visa estudar este engajamento da antropologia enquanto disciplina e campo de conhecimento, com foco em políticas e experiências desenvolvidas em universidades públicas brasileiras. 4. A principal questão que será estudada é o impacto da implantação de politicas de equidade, inclusão e enfrentamento à violências em universidades públicas brasileiras, sob uma perspectiva de gênero e diversidades etnico-raciais. 5. O projeto será desenvolvido por pesquisadoras/es da REDE NIGS, vinculadas/os à Instituições Públicas do Ensino Superior das regiões Norte (UNIR e UFAM), Nordeste (UFBA e UFRN), Centro-Oeste (UFG e UNEMAT) e Sul (UFSC). 6.A metodologia será de cunho etnográfico. Trabalharemos com instrumentos unificados de levantamento de dados, observação, entrevistas e grupos focais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
05/04/2022-30/04/2025
Miriam Struchiner
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
escolarização aberta com tecnologias digitais: aproximando currículo, escola e sociedade
Resumo:
O tema desta pesquisa são as contribuições de iniciativas que aproximem escola e sociedade e promovam a permanência de alunos na Educação Básica. Envolve o fortalecimento da cultura digital e científica na escola a partir da perspectiva da Escolarização Aberta (EA). EA integra aprendizagens formal e não formal, dando voz a alunos e professores por meio de projetos autênticos com cientistas e membros da comunidade, articulando questões sociocientíficas e currículo. Segundo o IBGE, o segundo motivo do abandono escolar em 2019 foi o desinteresse no estudo. Essa situação foi agravada pela pandemia, tornando o retorno dos jovens à escola uma incerteza na pós-pandemia. São necessárias pesquisas que contribuam para aproximar a escola da sociedade e que despertem o interesse dos alunos em continuar os estudos. As questões da pesquisa são: Qual a contribuição de iniciativas com tecnologias digitais na perspectiva da EA para aumentar o engajamento e a permanência escolar dos alunos? Quais os desafios e necessidades de formação de professores para que as escolas incorporem essas iniciativas nas práticas curriculares de forma sustentável e criativa? Estudos apontam que quando é dado protagonismo e voz aos estudantes, trabalhando temas relacionados ao cotidiano, há aumento de autoestima e engajamento, tornando as disciplinas mais significativas e contribuindo para diminuir a evasão. Sabe-se ainda que o professor é peça-chave para essas mudanças e para tal, serão desenvolvidas ações formativas com foco na cultura digital, na Pesquisa e Inovação Responsáveis e Escolarização Aberta. Por meio da parceria entre professores, alunos, pesquisadores e a comunidade escolar serão desenvolvidos e analisados projetos com tecnologias digitais que estimulem a pesquisa e discussão de temáticas científicas, sociais, políticas, tecnológicas e ecológicas e desenvolvam letramentos digitais e científicos em diferentes contextos (Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Ceará).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Mirian Alves de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
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Currículo
Título do Projeto:
da viagem de d. pedro ii aos brasileiros-palestinos: fluxos transnacionais, migrações e redes de pertencimento entre o brasil e a palestina
Resumo:
Esta proposta de pesquisa visa mapear, coletar materiais em acervos documentais pessoais e públicos, realizar entrevistas e trabalhos etnograficos que permitam compreender as dinâmicas da imigração palestina ao Brasil e de retornados à Palestina, de modo a avançar o conhecimento dos fluxos que ligaram e ainda ligam o Brasil e Palestina. Será traçado um arco espaço-temporal das viagens de D. Pedro II ao oriente, seus contatos e relações estabelecidas nessa viagem, relacionando o fluxo e refluxo migratório nas décadas e séculos seguintes, conectando Brasil-Palestina. O refluxo de palestinos e de brasileiros-palestinos, configura-se um novo capítulo dessa história, qua parte da viagem do imperador ao que hoje compreende o Oriente Médio, em 1876, que possivelmente inscreveu o Brasil no imaginário da emigração, uma vez que o monarca apresentava a imagem de um Brasil moderno e aberto aos emigrantes. A imigração palestina ao Brasil, faz parte de um fenômeno mais amplo da imigração árabe para o país, sendo necessário um entendimento maior das dinâmicas sociais das relações transnacionais entre Brasil e Palestina, o movimento de pessoas, saberes, instituições e seus projetos políticos ideológicos. Para compreender os fluxos de pessoas, de saberes e tradições, de sentidos e comportamentos que definem a imigração palestina para o Brasil, quanto o retorno à Palestina, é preciso analisar as condições, contextos sociais e históricos e imaginários que produzem esses movimentos. Pesquisadores apontam para as relações entre o Império Otomano e o Império brasileiro, que coincidem temporalmente com o início das migrações árabes para o Brasil, sinalizando uma possível relação extraoficial entre D Pedro II e comunidades cristãs palestinas. A pesquisa utilizará uma variedade de metodologias que permitam dar conta da proposta, como trabalho etnográfico em Instituições no Brasil e na Palestina, combinados com pesquisa em arquivos em distintos países ligados ao tema.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Mírian Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
framework para implementação de práticas para aumentar o compartilhamento e retenção de conhecimento e redução da ocultação de conhecimento em escolas
Resumo:
O compartilhamento do conhecimento (CC) é um processo relevante para obtenção de inovação. O CC é realizado voluntariamente, em função de várias motivações como a reciprocidade, o encorajamento dos superiores, entre outras. As práticas para estimular o CC podem considerar o exemplo das chefias, reuniões virtuais, etc., o que nem sempre garantem que o conhecimento fique na organização quando um funcionário se aposenta ou vai para outra organização. Poucas organizações estão obtendo sucesso no CC e na retenção do conhecimento (RC). Por isso, em relação ao CC e RC, um tópico que está emergindo é a ocultação do conhecimento (OC), que ocorre quando um indivíduo intencionalmente esconde o conhecimento. Considerando que a OC é um tipo de falta de CC ou RC, e que o CC e RC podem auxiliar a organização a reduzir retrabalho e aumentar a inovação, surge a necessidade de abordar os três conceitos em conjunto. O CC pode ser considerado um alicerce em ambientes educacionais. No entanto, poucas pesquisas sobre CC, RC e OC foram realizadas no contexto da gestão das escolas. As escolas possuem profissionais de diferentes áreas, que podem atuar em mais de uma escola, e que ao deixarem de trabalhar na escola podem levar consigo todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é propor e avaliar um framework para implementação de práticas de CC e RC em escolas, considerando a redução da OC. O método de pesquisa Design Science Research será adotado, considerando que a pesquisa visa resolver um problema real e contribuir cientificamente para a gestão. Os artefatos serão desenvolvidos a partir da revisão sistemática de literatura, estudo de caso múltiplo e survey. Para a avaliação serão consideradas entrevistas com profissionais das escolas. A principal contribuição será o framework desenvolvido e avaliado no contexto das escolas, mas a pesquisa trará outras contribuições como as motivações para a OC, a relação entre o CC e a RT, entre outras.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
11/02/2022-28/02/2025
Mirian Rocho da Rosa Silveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
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Currículo
Título do Projeto:
i mostra ciênciação
Resumo:
O presente projeto propõe a execução de Mostra de Ciências, intitulada I Mostra CiênciAção, de abrangência municipal, envolvendo a rede de ensino da educação básica no município de Sombrio, estado de Santa Catarina. Objetiva, de maneira geral, contribuir na formação de cidadãos com maior consciência do papel das ciências no desenvolvimento tecnológico, econômico e social do país e capazes de buscar soluções científicas para questões de relevância contemporânea. Especificamente pretende-se: promover o desenvolvimento e a popularização da ciência, por meio do incentivo ao letramento científico e à indagação; identificar jovens estudantes que demonstrem interesse e potencial para a carreira científica; desmistificar o ensino das ciências e a produção científica e incentivar a participação de meninas na ciência; compartilhar saberes científicos; contribuir para as atividades docentes, propondo novas metodologias para o aprendizado das ciências; além de, divulgar as atividades das instituições de educação básica na comunidade local. O evento proposto caracteriza-se, principalmente: pela integração de toda a rede de educação básica do município (escolas públicas municipais, estaduais, federal e escola particular); por ter foco no aprendizado, na aplicação e na produção de ciência, nas suas várias áreas; por buscar a identificação de experiências exitosas; por colocar ênfase nas áreas da Matemática, das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e das Ciência da Informação e Comunicação, porém, incluindo interdisciplinaridade apresentadas pelas demais áreas das ciências. Pretende-se promover o protagonismo, principalmente de meninas na ciência, por meio de uma sessão exclusiva de trabalhos apresentados por elas, conferindo o prêmio GURIAS CIENTISTAS, para o destaque da categoria. Em linhas gerais, as atividades a serem desenvolvidas na Mostra inscrevem-se dentro de dois eixos principais: a apresentação de trabalhos submetidos e selecionados para o evento; a oferta de minicursos, oficinas e palestras, visando à abordagem de temas científicos. O Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio, proponente do projeto, é uma instituição de ensino que promove pesquisa científica, numa perspectiva de indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão. Entretanto, apesar de ter algumas experiências em eventos desta natureza, seja como participante ou como organizador, o campus não dispõe ainda, de um evento próprio. Que agregue todas as experiências desenvolvidas em articulação com as escolas da educação básica do município de Sombrio e com comunidade local, dificultando a socialização dos trabalhos e o intercâmbio de ideias. Essa aproximação do IFC-CAS, com as escolas da rede de educação básica, possibilitará difundir conhecimento para uma inclusão produtiva e social, que melhore a qualidade de vida dos estudantes e permita um melhor exercício da cidadania. O projeto será conduzido por um grupo de trabalho, a ser designado por meio da emissão de portaria do campus e que ficará responsável pela condução do projeto, organização e execução da Mostra. Sendo que a instituição proponente buscará manter e/ou estabelecer parcerias com os governos locais, bem como com outras instituições de ensino, pesquisa e extensão. Como estratégias de capacitação e orientação para professores o projeto buscará o incentivo às atividades interdisciplinares, de caráter científico e de inovação, por meio da oferta, ao longo do ano, de palestras e oficinas direcionadas à capacitação de docentes da rede de educação básica, com intuito de incentivar trabalhos dessa natureza. A Mostra promoverá a apresentação de trabalhos e premiará o trabalho destaque nas categorias: tecnologias assistivas, empreendedorismo, tecnologias sociais e livre, além de premiar o trabalho destaque da sessão GURIAS CIENTISTAS; além da oferta de palestras, oficinas e minicursos. Contudo, espera-se portanto, que a I Mostra CiênciAção tenha, como principais resultados, a integração das escolas em torno do estudo das Ciências e a oportunidade de todos os estudantes da educação básica de Sombrio (SC) acessarem as experiências apresentadas no evento.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
Vigência:
12/01/2021-31/01/2023
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