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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
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Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
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Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
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EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
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ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
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Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Nacional de Câncer
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Ana Paula de Oliveira Santana
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
prolin-a (aplicativo para promoção da linguagem infantil - acessível)
Resumo:
Propostas para o desenvolvimento da compreensão oral estiveram à margem da prática educacional brasileira. Nesse cenário visualiza-se a seguinte realidade: a) crianças que participaram por quase dois anos de interações linguísticas em contextos não formais; b) crianças que vivenciam um processo de transformação nas formas de acesso aos bens culturais: do impresso ao digital; c) escassez de instrumentos tecnológicos voltados ao desenvolvimento da linguagem; d) pouca oferta de dispositivos acessíveis bilingues (português/libras). Diante desse problema, observa-se a necessidade de realização de estudos que integrem propostas de desenvolvimento da linguagem às novas tecnologias. O objetivo deste projeto é desenvolver um aplicativo voltado à promoção da linguagem compreensiva e expressiva, a partir da contação de histórias. Entendendo que contar e escutar histórias faz parte da cultura, a produção de um recurso que ampare a prática docente pode servir como meio de desenvolver a linguagem compreensiva oral/de sinais e identificar dificuldades. O PROLIN-A, fundamentado na neurolinguística discursiva, de perspectiva sócio-histórica, possibilitará acesso aos seguintes recursos: i) Escuta para diferentes variedades linguísticas do português brasileiro e europeu ii) Vocabulário; iii) Compreensão e Produção de narrativas orais; iv) Acessibilidade para Libras. Participarão da pesquisa 140 crianças, entre 5,6 e 7 anos de idade, habitantes de diferentes regiões do país, seus familiares e aproximadamente 6 professores. Os procedimentos envolverão a aplicação de um estudo piloto e, posteriormente, do instrumento digital voltado à avaliação e desenvolvimento da compreensão e produção da linguagem das crianças participantes. Espera-se, como resultado, um aplicativo de livre acesso para profissionais de saúde e de educação, que possibilite inovação e multiplicação de saberes linguísticos para o desenvolvimento da linguagem de crianças ouvinte e surdas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Paula de Queiroz Mello
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação, validação e vigilância de programa de educação alimentar e nutricional no âmbito escolar do estado de são paulo
Resumo:
Introdução: A escola representa território ideal para implementação de ações contínuas e afirmativas sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN) visando manutenção da saúde e prevenção de doenças. O Programa Educação Alimentar: Integrando Ciência, Escola e Saúde-PEDUCA, criado em 2018, com parceria da Secretaria da Educação do Estado de SP (SEDUC), aconteceu em 2020, 100% online, 110h e 5.350 inscritos, com participação de 2.000 escolas do Estado de SP. O objetivo do PEDUCA foi capacitar educadores da SEDUC sobre alimentação adequada e saudável e prevenção da obesidade, para auxiliar a elaboração de atividades transversais nas escolas. O PEDUCA representa um marco no desafio da inclusão da EAN, junto ao currículo escolar, com a aplicação da Lei 13.666/2018. Objetivo: Avaliar, validar e monitorar os resultados do PEDUCA como estratégia de prevenção e manejo dos fatores de risco da obesidade. Métodos: O projeto será dividido em 3 etapas, envolvendo abordagem virtual e presencial (subamostra): I-Avaliação dos aspectos qualitativos e quantitativos, considerando sistematização entre recursos disponíveis, atividades realizadas, resultados obtidos e esperados, utilizando Modelo Lógico; II-Validação do programa através da técnica Delphi, com análise estatística e uso de consenso entre juízes (mínimo 70% de concordância com o conteúdo do programa); III-Vigilância do estado nutricional de educadores e estudantes através de site. O site será validado em uma sub amostra de escolas, no qual, serão aferidos o nível de sensibilidade, especificidade e a razão de prevalência de obesidade. A versão do site validado será disponibilizada a todas as escolas estaduais de SP. Resultados esperados: Considerando que os resultados do PEDUCA foram promissores, espera-se que estes e novas edições estimulem a implantação de atividades transversais de EAN envolvendo a escola, e promovam conhecimento para que o público-alvo tenha consciência de melhores escolhas alimentares, em larga escala.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário São Camilo - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Paula Dionísio
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégias para a disponibilização de produtos de base proteica a partir da amêndoa de castanha de caju.
Resumo:
A Embrapa Agroindústria Tropical vem atuando no desenvolvimento de ingredientes alimentares, avaliando diferentes rotas de processos de obtenção e seu escalonamento. Um dos produtos que tem sido tratado nesta ótica é o óleo de amêndoa de castanha de caju (ACC), onde recentemente foi estabelecido um processo para obtenção de um óleo com excelente qualidade nutricional. O processo de extração do óleo definido, com TRL 5 alcançada, apresentou-se escalonável do ponto de vista tecnológico; porém, na análise preliminar do processo modelado para uma escala operacional-virtual, não se apresentou viável economicamente se seu coproduto (a torta parcialmente desengordurada, TPD) não for aproveitado. No entanto, esse material que representa 70% do volume de produção, apresenta um elevado conteúdo de proteínas que podem ser aproveitados para desenvolvimento de concentrados proteicos, vindo ao encontro da demanda crescente por proteínas alternativas. Ademais do seu conteúdo proteico, a TPD apresenta aspectos nutricionais, sensoriais e tecnológicos promissores para a obtenção de concentrados proteicos. No entanto, trabalhos com proteínas extraídas a partir da ACC (ou de seus coprodutos) utilizando processos baseados nos preceitos da Química Verde são praticamente inexistentes. Neste cenário, o projeto apresenta diferentes estratégias para disponibilizar concentrados proteicos a partir de processos de extração aquosa assistida ou não por enzimas, caracterizando tecnologicamente a proteína obtida, e avaliando suas aplicações em diferentes produtos plant-based, como hambúrgueres e bebidas vegetais, bem como seu uso como insumo para impressão 3D de análogos de cortes de carne estruturados (bifes). Vislumbramos assim, agregar valor à um coproduto da industrialização da ACC a partir da obtenção de concentrados proteicos, fornecendo ao mercado alternativas proteicas de base vegetal utilizando uma matéria-prima nativa brasileira e de grande importância para o Nordeste do Brasil.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Paula Lisboa Sohn
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cooperação em clusters turísticos: análise e recomendações
Resumo:
A formação de clusters turísticos, caracterizados pela concentração geográfica de organizações turísticas que se inter-relacionam, competem e cooperam, tem se mostrado uma estratégia relevante para impulsionar a competitividade e desenvolvimento de regiões turísticas. Este projeto de pesquisa tem como objetivo central analisar a cooperação em clusters turísticos, buscando avançar no entendimento dos processos colaborativos nesse contexto específico. Serão perseguidos três objetivos específicos: (a) delimitar as categorias de análise relacionadas à cooperação nos clusters turísticos; (b) elaborar e testar um modelo de análise em um cluster turístico específico; e (c) propor um conjunto de recomendações que possam auxiliar no aprimoramento da cooperação e competitividade do cluster. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa, permitindo uma abordagem mais aprofundada da cooperação nos clusters turísticos. O uso de softwares de análise de dados enriquecerá a compreensão do fenômeno estudado, facilitando a identificação de padrões e tendências relacionadas à cooperação entre os atores. O projeto é viável e promove o avanço do conhecimento sobre turismo. Ao investigar o fenômeno da cooperação em clusters turísticos pode-se descobrir padrões ou propor teorias e modelos, enriquecendo o entendimento sobre o assunto estudado. Os resultados da pesquisa podem ser aplicados no desenvolvimento de políticas públicas que promovam a competitividade de regiões turísticas.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Paula Margarido Menegazzo
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
capacitação do labccb para realizar ensaios de emissões de particulados atmosféricos com foco em minimizar impacto socioambiental no apl - cerâmica de santa gertrudes
Resumo:
O desenvolvimento econômico e as atividades produtivas, bem como as atividades humanas, geram impactos negativos ao meio ambiente, logo é de extrema relevância a realização de estudos e diagnósticos no sentido de mitigar seus impactos e gerar inovação para sustentabilidade. O arranjo produtivo local de Santa Gertrudes, compreende um dos maiores polos produtores de placas cerâmicas para revestimento. Crescimento econômico que alavancou na região a elevação do IDH, renda e emprego. Por outro lado, a cidade possui um dos piores índices de qualidade do ar. Indústrias sofrem pressão pelos órgãos ambientais para minimizar o problema da cidade, porém ações sequenciais dos últimos anos, incluso paralisações em períodos críticos não estão apresentando sinais eficientes de melhoria da qualidade e saúde humana. O problema tem extrema relevância pois envolve a saúde humana e a sustentabilidade da vocação econômica da região. O arranjo produtivo, APL de Santa Gertrudes, concentra rico parque mineralógico, mineradores, indústrias cerâmicas e fornecedores do setor. O enfrentamento deste desafio carece de estudos científicos que forneçam maiores informações das reais causas e origens. A cidade tem uma circunvizinhança repleta de rodovias, vicinais, áreas de plantio de cana e outras atividades de fontes de particulados. Para uma tomada de decisão salutar, ferramentas mensuráveis são essenciais no debate e enfrentamento do problema com o objetivo de mitigação. A proposta de estudo prevê a capacitação do laboratório do CCB com o objetivo de ampliação de dados de monitoramento do particulado e adicionalmente com o estudo de dispersão atmosférica ter base de dados para avaliar o cenário do particulado da cidade de Santa Gertrudes e relevância das fontes diretas e difusa, a sim de prover de informações técnicas sólidas na definição de soluções efetivas
Instituição/UF/País:
Centro Cerâmico do Brasil - SP - Brasil
Vigência:
Mon Nov 28 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Ana Paula Marques Ramos
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mapeamento e monitoramento arbóreo urbano com imagens orbitais multiespectrais e redes profundas de segmentação semântica
Resumo:
As regiões arbóreas são fundamentais no planejamento de cidades sustentáveis, atenuando o clima, melhorando a qualidade do ar e contendo ruído sonoro. Este projeto visa mapear e monitorar essas áreas urbanas em imagens orbitais utilizando redes de segmentação semântica. O desafio é a falta de métodos de baixo custo que forneçam dados adequados para planejamento urbano. Métodos tradicionais de mapeamento, baseados em levantamentos aéreos, tendem a ser caros e demorados. A questão específica é se as redes de segmentação semântica podem mapear áreas arbóreas urbanas robustamente em imagens orbitais multiespectrais de média resolução espacial, como as imagens Planet (03 m). A metodologica inclui: extrair regiões arbóreas em imagens com o Segment Anything Model (SAM) com diferentes prompts de entrada para treinar redes de segmentação semântica; comparar as redes baseadas em convoluções e em vision transformers; treinar e comparar redes de segmentação semântica fracamente supervisionadas (WSSS) com as supervisionadas; e monitorar a vegetação urbana por meio da extração de índices de vegetação. O SAM pode ser usado no processo de extração de feições em imagens, o que é essencial visto que obter dados de treinamento é o processo mais oneroso em termos de tempo e custo. Porém, essa abordagem ainda precisa ser testada para mapear áreas arbóreas urbanas em imagens de média resolução espacial. O uso de técnicas WSSS é outra estratégia para reduzir a necessidade de anotação manual em imagens, pois são demoradas as anotações e conter erros ou incertezas. Essas técnicas, todavia, aplicadas em imagens orbitais, permanece limitada. Cidades brasileiras, em diferentes biomas, serão usadas como estudos de caso. Isso para avaliar a capacidade de generalização das redes. Levantamento aéreo com VANT será realizado para obter imagens mais detalhadas dos objetos em campo servindo como dados de referência na validação dos resultados. Todos os dados gerados no projeto serão de livre acesso.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 19 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Paula Martins do Amaral Cunha
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
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Currículo
Título do Projeto:
eventos compostos de seca e calor na bacia do rio da prata: uma abordagem para redução de riscos de desastres
Resumo:
Estudos mostram que a ocorrência de extremos climáticos compostos aumentou e é esperado que intensifique no futuro. Os eventos compostos de seca-calor (CSC) são um dos extremos compostos mais comuns e têm sido estudados para diferentes regiões do globo. Tais eventos podem intensificar o risco de desastres (RD), principalmente em ecossistemas vulneráveis e comunidades pobres. O RD associado às secas tem sido foco de vários acordos e iniciativas internacionais recentes, incluindo o Marco de Sendai. Por outro lado, o RD relacionado aos eventos CSC ainda são pouco estudados e quantificados. Nos últimos anos, a região da Bacia do Prata (RBP) tem enfrentado eventos severos de secas e extremos de calor, impactando diretamente o setor agrícola, de energia hidroelétrica e de transporte de mercadorias ao longo dos seus rios. Posto isto, o principal objetivo da presente proposta é desenvolver uma metodologia para avaliação do RD associados a eventos CSC na RBP considerando as condições das últimas décadas e projeções futuras com foco em setores estratégicos. Assim, abordaremos as seguintes questões científicas: Como os eventos CSC mudaram em termos de frequência e intensidade na RBP nas últimas décadas e como isso poderá mudar considerando projeções futuras? Como quantificar a exposição e vulnerabilidades aos eventos CSC na RBP considerando as especificidades regionais para o presente e para o futuro? Quanto o risco de desastre relacionado aos eventos CSC mudou nas últimas décadas e o que se espera para o futuro? Para responder, desenvolveremos uma metodologia a partir de uma abordagem multidisciplinar que incluirá a componente para caracterização dos eventos CSC e a construção do conhecimento no contexto do risco de desastres, que incluirá as componentes de vulnerabilidades, exposição. Além do desafio de construir uma metodologia multidisciplinar, a inovação do projeto também está na avaliação do risco para o presente e futuro considerando as especificidades regionais.
Instituição/UF/País:
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Paula Meneses Alves
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
programa de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em moçambique e brasil
Resumo:
O projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de competências das adolescentes na utilização das TIC, das fontes de informação, mídias digitais e literárias através de formações intensivas e de elaboração de materiais informativos- educativos. Estas atividades têm a finalidade de reforçar o papel e a inserção das adolescentes na educação e no desenvolvimento pessoal, social e cultural. A escolha do público-alvo, adolescentes mulheres de zonas urbanas e rurais de Moçambique e Brasil, se deve ao contexto social e cultural-tradicional aos quais estas adolescentes estão expostas: trata-se, em muitas oportunidades, de ambientes nos quais elas estão expostas a diversas formas de desigualdades e vulnerabilidades. Para tanto, o projeto adotará o formato de pesquisa ação, no qual, em um primeiro momento será feito um diagnóstico nas três esferas de atuação da ação: província de Gaza, em Moçambique; em Rondonópolis (MT) e região metropolitana de Belo Horizonte (MG), no Brasil, bem como realizada a primeira missão à Universidade Eduardo Mondlane para realização da pesquisa, evento e formação inicial. Finda a primeira parte, iniciaremos 03 ciclos de formações, com 13 encontros nos polos de atuação, entre elas, ações de educação continuada avaliações constantes das ações nos polos. Como resultados o projeto visa, por intermédio da alfabetização digital, informacional, midiática e literária, empoderar as mulheres adolescentes em Moçambique e no Brasil. Nessa perspectiva, essas atividades visam fortalecer o papel e a participação dos adolescentes no âmbito educacional e no seu crescimento pessoal, educacional cultural e social.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Tue Jan 02 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Paula Ornellas Mauriel
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as origens da política social no brasil
Resumo:
Nas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) se reafirma a centralidade da questão social na formação e trabalho profissional. Desde então, são construídas as mediações necessárias para articular seus elementos fundantes às particularidades que contribuem para compreender a emergência da questão social no Brasil. Esforços coletivos estão sendo feitos para atualizar e inserir novas determinações nos estudos sobre as suas origens e respostas produzidas pelo Estado por meio da configuração das políticas sociais. Assim, temos como objetivo analisar as ações do Estado no enfrentamento à questão social durante a Primeira República. Partimos do pressuposto de que o processo de constituição do capitalismo dependente no Brasil requer atenção para as mudanças nos mecanismos de produção e apropriação de riqueza a partir de meados do século 19, muito pouco mencionadas nas produções no âmbito da profissão. Estas ausências no debate possibilitam questionar as elaborações que definem os anos 1930 como o marco para a introdução das políticas sociais. O problema central da pesquisa reside em investigar se as ações do Estado durante a Primeira República se configuraram como políticas sociais ou não. Temos como hipótese de trabalho que sim. Antes dos anos 1930 já havia um conjunto de intervenções na área social que não estava restrita a uma atuação criminalizadora, como usualmente se afirma. Isso se sustenta nas significativas mudanças ocorridas no Estado brasileiro com o advento da República, na federalização de instituições de atenção à população tais como hospitais, institutos de atendimento a pessoas surdas, cegas, dentre outras e no surgimento de legislação específica no campo dos direitos sociais. A metodologia adotada prevê a análise documental, feita a partir do levantamento e sistematização de legislações, direitos sociais, instituições vigentes no período, bem como revisão e análise de literatura já existente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Ana Paula Ramos
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
co-culturas de condrócitos, osteoblastos e osteoclastos para testar o potencial regulatório de complexos flavonóides-estrôncio.
Resumo:
Problemas relacionados a regeneração da cartilagem e dos ossos são recorrentes devido à mudança demográfica no sentido de uma população idosa e surgimento de doenças crônicas. Os tecidos ósseo e cartilaginoso são agrupados sob o termo esqueleto, embora tenham estruturas e funções diferentes. A capacidade regenerativa da cartilagem é limitada por motivos como seu caráter avascular. Assim, as células da cartilagem, denominadas condrócitos, dependem principalmente da nutrição difusional do líquido sinovial, e nenhuma célula mesenquimal do sangue pode ser recrutada para reparação quando esse tecido é lesionado. Além disso, os condrócitos maduros estão ligados à uma matriz extracelular densa e apresentam renovação celular baixa ou inexistente. Isto resulta em baixa capacidade de repovoar e reparar danos na cartilagem. Por sua vez, o tecido ósseo possui capacidade autorregenerativa. Porém, condições patológicas e defeitos de tamanho crítico causados por fratura ou trauma prejudicam sua capacidade autorregenerativa. Apesar da relevância fisiológica dos modelos, existem poucos estudos que exploram co-culturas de condrócitos e células progenitoras e osteoblastos e osteoclastos, como estratégias para o desenvolvimento de biomateriais para regeneração de cartilagem e osso, respectivamente. Considerando o papel desempenhado por estas células, nesta proposta usaremos co-culturas para mimetizar o microambiente fisiológico de formação e reabsorção óssea e cartilaginosa. Biomateriais compostos por flavonóides e estrôncio serão adicionados às co-culturas para testar seu desempenho na ativação dessas células. Biomateriais contendo estrôncio, que possui característica osteofílica, e osteoindutora, e de flavonóides, que podem modular a diferenciação celular e possuem atividade anti-inflamatória, é promissor para regeneração óssea e cartilaginosa, e pode resultar em um novo material/fármaco com atividade biológica e efeitos adversos reduzidos.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Paula Ribeiro Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégias para a restauração da função das gônadas feminina e masculina ovinas após criopreservação
Resumo:
Ao contrário da criopreservação de embriões, oócitos maduros ou espermatozóides, a criopreservação do ovário e testículo não necessita de estimulação gonadal; pode ser realizada em qualquer idade e fase da vida reprodutiva do indivíduo, podendo também ser realizada após a morte do animal. Além disso, a criopreservação e cultivo in vitro (CIV) de gônadas é uma das opções mais promissoras para a preservação da fertilidade feminina e masculina de indivíduos economicamente valiosos, como os ovinos, quando não podem ser submetidos a técnicas convencionais de reprodução assistida. O CIV de ovário ou testículo após um período indefinido de crioestocagem permite a retomada da função gonadal para posterior utilização em técnicas de reprodução assistida e finalmente, a produção de crias viáveis. Embora nossa equipe já tenha definido um protocolo para a criopreservação do ovário de ovelhas, a obtenção de oócitos fertilizáveis após o CIV de ovário ainda é um grande desafio. No entanto, estudos têm mostrado que o co-CIV com células-tronco mesenquimais (CTMs) tem resultado em avanços significativos para o desenvolvimento de embriões e folículos isolados. Portanto, como será investigado nesse estudo, nós acreditamos que o co-CIV de ovários com CTMs após a criopreservação, possa garantir o desenvolvimento de folículos pré-antrais presentes no córtex ovariano. No tocante ao testículo, a literatura também mostra resultados promissores em camundongos (espermatogênese completa) após o CIV de fragmentos testiculares. No entanto, tem sido observado que o centro do fragmento é pouco perfundido pelo meio, o que leva à degeneração dos túbulos seminíferos. Assim, a difusão do tecido pode facilitar a penetração do meio, a nutrição celular e naturalmente, a manutenção da morfologia e função celular e tecidual, o qual será investigado no presente estudo.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Paula Santana Coelho Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
reutilização do serviço de emergência e vínculo com atenção primária à saúde: estudo de coorte
Resumo:
A organização nos serviços de saúde em rede guarda uma relação intrínseca com os objetivos da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto, os serviços de urgência e emergência são fundamentais, funcionando como porta de entrada para o sistema. Entretanto, apresentam dificuldade para seu funcionamento, destacando-se a superlotação dos serviços, a qual pode ser explicada, em boa medida, pela reutilização frequente por parte de usuários. Apesar do conhecimento dessa situação, as informações sobre a temática são escassas no Brasil, especialmente com relação a reutilização de serviços de urgência e emergência. Assim, este projeto objetiva mensurar a reutilização dos serviços de urgência e emergência, identificar os fatores associados e verificar o efeito do vínculo com a Atenção Primária à Saúde nesse processo. O estudo possui delineamento longitudinal do tipo coorte com acompanhamento de 5 anos (2020 a 2024). O estudo tem como linha de base (baseline) a pesquisa realizada em 2019, por este grupo de pesquisa (Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018), que teve como objetivo, dentre outros, mensurar e predizer a reutilização do serviço de urgência e emergência num período de 12 meses. O acompanhamento dessa pesquisa foi atravessado pela pandemia de COVID-19 em 2020, o que modificou o padrão de utilização do Pronto Atendimento. Dessa forma, esta proposta é um estudo de coorte que busca ampliar o período de acompanhamento visando compreender melhor o fenômeno estudado. Serão incluídos 1.177 indivíduos que participaram do estudo baseline e os dados sobre o uso do pronto atendimento e de vínculo com a APS serão extraídos do sistema de registro eletrônico na Prefeitura Municipal de Vitória. Serão realizadas análises descritivas, calculada a prevalência das variáveis principais e seus respectivos intervalos de confiança. Para as análises bivariadas e ajustadas utilizaremos regressão de poisson, considerando um nível de significância de 5%.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Paula Santos de Melo Fiori
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vi feira de ciências ambientais: estimulando o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio
Resumo:
Em agosto de 1995, O Campus Marechal Deodoro iniciou suas atividades na conhecida Terra dos Marechais, então como Unidade Descentralizada (Uned) da antiga Escola Técnica Federal, que em 1999 foi transformada em Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica). Em 2008, o governo federal transformou o Cefet na rede de Institutos Federais. Hoje, o IFAL - Campus Marechal Deodoro oferece os cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Guia de Turismo, além do curso técnicos na modalidade: Proeja de Cozinha e Hospedagem. No mesmo ano, foram iniciadas a oferta do curso Tecnologia em Gestão Ambiental. Em 2014, a pós-graduação em Educação e Meio Ambiente, sendo em 2016 iniciada a primeira turma do Programa de Pós-Graduação strictu sensu, a nível mestrado em Tecnologias Ambientais. Aliando o perfil do munícipio, com as carreiras ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro (IFAL MD), este documento apresenta uma proposta para desenvolvimento VI Edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro - AL, na esfera municipal, de forma a possibilitar despertar dos estudantes do ensino médio para as carreiras ambientais ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Como também busca desenvolver um pensamento crítico sobre os problemas ambientais da região onde o munícipio está inserido, e alinhamento com os ODS, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ampliados estes para uma a esfera global, buscando desta forma a formação de profissionais com pensamento crítico e preparados para buscar soluções que visem o desenvolvimento sustentável.
Instituição/UF/País:
IFAL - Marechal Deodoro - AL - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Ana Pires do Prado
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
análise das escolhas, trajetórias educacionais e expectativas de estudantes de ensino médio e das licenciaturas
Resumo:
O objetivo da pesquisa é mapear e analisar as escolhas, as trajetórias e as expectativas de estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro e dos estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pretendemos analisar o perfil socioeconômico (renda, nível de formação e tipo de ocupação dos pais, necessidade ou não de trabalhar durante o curso), as trajetórias educacionais e os caminhos percorridos (tipo de escola frequentada, desempenho escolar, repetência, abandono, transferência de escolas/cursos e turnos) e os procedimentos de escolha e acesso ao ensino superior, especificamente aos cursos de licenciaturas. Analisaremos esses processos com questionários, grupos focais, entrevistas em profundidade e observações participantes entre estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro que estão fazendo suas escolhas de transição ao ensino superior para cursos de licenciaturas e entre licenciandos do primeiro ano e concluintes de cursos de formação de professores da UFRJ. O projeto está inserido na temática da desigualdade de oportunidades educacionais e dá sequência às pesquisas anteriores sobre as transições entre as fases da educação básica e inclui a inserção no ensino superior e nos cursos de formação de professores. Temos como argumento central que há uma estratificação das escolas de uma mesma rede de ensino, com processos desiguais de formação dos estudantes, que influenciam em suas escolhas e trajetórias no ensino superior, particularmente nos cursos de licenciaturas. Nossa hipótese é que a transição ao ensino superior mantém esta estratificação, em que os estudantes de escolas de maior reputação e prestígio seguem para cursos e universidades de maior prestígio. A literatura sociológica brasileira tem demonstrado a estratificação horizontal da educação superior no Brasil e queremos observar esse processo entre os cursos de licenciatura da UFRJ.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
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Currículo
Título do Projeto:
a fabricação de um interior para o brasil: o alto sertão e as lutas de independência
Resumo:
O processo de independência brasileiro foi marcado também pelo esforço para estabelecer o território da nação, com a manutenção dos limites da antiga América Portuguesa, num processo inverso à fragmentação experimentada pela vizinha América Espanhola. Internamente, a definição do espaço político e administrativo, bem como suas fronteiras, foi controversa. Trata-se da tentativa de domínio de um espaço que ficou conhecido como Alto Sertão, distante do centro administrativo da nova nação, e que desafiava o poder e alcance da Corte do Rio de Janeiro, bem como os limites geopolíticos das províncias do Norte. Importa entender a tensão entre uma delimitação territorial alheia aos projetos de integração e a consolidação do território e do Império do Brasil nos moldes da Corte. Para isso, é necessário superar uma discussão que restringe o período da independência como passivo e pacífico e evidenciar como esse processo foi demorado, tendo efeitos até 1825, e não imediatista, como marcado pela historiografia tradicional do evento independência ou morte. E compreender quão ameaçadora pode ter sido a ocorrência de revoltas para os projetos de integração e manutenção do território brasileiro em toda a sua extensão; analisar em que medida a Revolução Pernambucana (1817) e a Confederação do Equador (1824) se constituem, junto à revolta de Pinto Madeira (1831), no Ceará, três momentos de um mesmo conflito em torno do território e suas bases de poder (que contribuíam para uma centralização administrativa e a formação da nação); e, nesse processo, estudar as tensões entre proprietários de terras e políticos do Alto Sertão, com relação à produção do território da nação. A documentação arrolada para a pesquisa é em parte inédita e constituída por fontes cartoriais, cartográficas, correspondências oficiais, documentos militares e processos-crimes relacionados às questões de terra e marcos espaciais do chamado Alto Sertão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Wed Aug 24 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Ana Teles da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Museologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
60 anos da coleção de arte africana no mnba fortalecendo identidades.
Resumo:
Este projeto pretende analisar a trajetória e o lugar que a coleção de Arte Africana no Museu Nacional de Belas Artes [doravante MNBA] ocupou nos 60 anos desde sua aquisição e fornecer subsídios para o setor educativo e o museu, como um todo, para promoção de maior visibilidade e representatividade desta coleção. Neste sentido, o projeto apresentado visa lançar um novo olhar para coleção de Arte Africana do MNBA, 60 anos após a sua aquisição. Percurso marcado por grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, que nos permitem vislumbrar outras questões em relação a esse acervo, que é formado por 110 objetos artísticos, oriundos de vários países do continente negro africano, relacionando-os a construção da identidade do povo brasileiro. Torna-se premente e necessária sua reavaliação, especialmente, diante das novas reivindicações advindas da sociedade civil que resultaram em leis e medidas públicas que visam a isonomia de direitos e esses passam também, pelo reconhecimento e o tratamento valorativo de suas origens. São metas não apenas nacional, mas de âmbito mundial dentro dos compromissos assumidos pelos países signatários da agenda 2030. Perspectiva que possibilitará outras leituras e posturas da instituição e da própria sociedade Dessa forma propomos uma revisão das informações da coleção em si, bem como análise da trajetória desta coleção no MNBA visando compreender o lugar que esta ocupou no que tange a sua (in)visibilidade e aos tratamentos expositivos recebidos; enquanto objetos etnográficos, origem das matrizes culturais brasileiras ou obras de Arte. Através desse processo discutira-se sobre os conceitos de arte veiculados por um museu, que tem papel preponderante na guarda do patrimônio artístico nacional, que deveria ser representativa das diversidades étnicas e culturais da sociedade brasileira. A partir disso, poderá se refletir sobre a diversidade de representações de artistas não brancos e não europeus em museus de arte.
Instituição/UF/País:
Instituto Brasileiro de Museus - DF - Brasil
Vigência:
Thu Jan 05 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Ana Tereza de Abreu Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Astronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
1a olimpíada do oeste potiguar de astronomia e astronáutica
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
Vigência:
Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Ana Tereza Reis da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educando para o antirracismo: práticas educativas interculturais e decoloniais para a promoção da igualdade racial
Resumo:
O combate ao racismo no Brasil ganhou um novo impulso com a obrigatoriedade do ensino das culturas e histórias dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na educação básica (Gomes, 2017; Munduruku, 2012). Não obstante, pesquisas recentes têm demonstrado que a maioria das escolas ainda não contam com projetos educativos regulares para a promoção da igualdade racial ou apenas desenvolvem ações esporádicas, nas datas comemorativas. Diversos aspectos contribuem para esse quadro: falta de apoio técnico especializado que ofereça às escolas e suas equipes um repertório amplo de recursos didáticos, pedagógicos, inovações metodológicas e fundamentação teórica; lacunas na formação inicial e continuada das/os professoras/es; ausência de ações de acompanhamento e avaliação para identificar dificuldades e definir a correção de rumos (Benedito, Carneiro e Portella, 2023). Este projeto objetiva: 1) mapear e analisar entraves à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/03, com aplicação de questionário junto a Secretarias Municipais de Educação, propondo estratégias para superá-los; 2) levantar e divulgar experiências exitosas de educação antirracista, através de observação participante e entrevistas com equipes pedagógicas e docentes de escolas públicas, visando inspirar e fomentar outras iniciativas; 3) realizar cursos de formação continuada e letramento racial para professoras/es, em parceria com grupos de pesquisa, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), movimentos sociais, lideranças e intelectualidades negras e indígenas. A pesquisa será desenvolvida nas 5 regiões do país, nos municípios de atuação das/os pesquisadoras/es nela envolvidos, fortalecendo redes de parceria e colaboração já instituídas. O projeto terá uma etapa de internacionalização que envolverá visitas técnicas, diálogos e colaboração com pesquisadoras/es do México, Espanha e Estados Unidos visando o desenvolvimento de análises em perspectiva comparada no campo da educação antirracista.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Valéria Machado Mendonça
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rompendo as barreiras da desinformação: a ciência cidadã como aliada na educação, informação, comunicação e na tradução do conhecimento à promoção da saúde
Resumo:
O crescimento exponencial de informações imprecisas, falsas ou enganosas, contribuiu para a disseminação da desinformação em saúde nas redes digitais. A desinformação pode ter consequências graves aos processos de cuidado, saúde-doença da população. Serão exploradas seis questões de pesquisa, que versam desde o conhecimento, atitudes e práticas dos profissionais que atuam na APS/ESF, sobre o fenômeno desinformação em saúde até o desenho de estratégias à tradução do conhecimento em saúde para que profissionais da APS/ESF desenvolvam alfabetização midiática como habilidade crítica para navegar em ambientes digitais e tomar decisões embasadas sobre quais informações, confiar e compartilhar, e como isso pode influenciar à promoção da saúde e prevenção de doenças. Visa analisar as características da desinformação em saúde evidenciando possibilidades comunicacionais baseadas na qualidade da informação em saúde em apoio à tomada de decisões sobre os processos de cuidar da saúde e doença de situações agudas ou crônicas pelos profissionais da APS/ESF, à prevenção da desinformação e seus reflexos na saúde da comunidade. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo e experimental-analítico de abordagem mista quali-quantitativa, nas cinco regiões. Produzirá revisões de literatura e aplicará metodologias de múltiplos métodos para analisar o processo de desinformação em saúde, seus reflexos e consequências. Espera-se a compreensão da atuação dos ACS e ACE da APS/ESF quanto ao acesso, uso e gestão da informação e desinformação em saúde; aferição da qualidade da informação em saúde nas fontes oficiais de informação em saúde; caracterização dos conteúdos desinformativos com foco na criação e aplicação de parâmetros com vistas à aferição do conteúdo analisado existente nas mídias sociais; desenvolvimento de mapas das redes oficiais do Ministério da Saúde; produção de fact sheet e visual abstract com os resultados para gestores e técnicos, profissionais do Sistema Único de Saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ananda Portella Félix
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo longitudinal sobre as alterações na digestibilidade da dieta medidas in vivo e in vitro e nos metabólitos de fermentação e microbioma intestinal em cães em crescimento
Resumo:
Embora a avaliação da digestibilidade da dieta em cães seja considerada um procedimento não invasivo, pode induzir estresse aos animais devido ao tempo de confinamento para coleta de fezes. Desta forma, o desenvolvimento de técnicas in vitro, que simulem situações experimentais in vivo, é de grande importância para o futuro da ciência e do bem-estar de animais de laboratório. Embora métodos de digestibilidade in vitro já tenham sido desenvolvidos para cães adultos, não foram encontrados estudos que comparassem os resultados obtidos in vitro com os obtidos in vivo em cães filhotes. Como na fase de crescimento o sistema gastrointestinal dos filhotes ainda está em amadurecimento e o seu microbioma intestinal ainda não está bem estabelecido, é possível que resultados obtidos in vitro não sejam representativos dos obtidos in vivo em filhotes. Dessa forma, objetivou-se comparar os métodos in vivo e in vitro de determinação da digestibilidade da dieta em cães filhotes durante o seu crescimento. Ainda, objetiva-se avaliar o efeito da idade sobre os metabólitos de fermentação e microbioma intestinal em cães em crescimento. Serão utilizados 8 cães da raça Beagle (4 machos e 4 fêmeas), não castrados, com idade inicial de 60 dias até os 12 meses de idade. Os animais serão alimentados com uma mesma dieta seca extrusada comercial para cães em crescimento. Serão avaliados dois métodos para análise de digestibilidade da dieta: in vivo (coleta total de fezes) e in vitro (utilizando pepsina e pancreatina). Fezes serão coletadas com 2, 6, 9 e 12 meses de idade para avaliação in vivo da digestibilidade, metabólitos de fermentação (aminas biogênicas, ácidos graxos de cadeia curta e ramificada, fenóis, indóis e amônia) e microbioma por sequenciamento de nova geração. Os dados serão analisados utilizando o PROC MIXED do SAS, considerando P<0,05, com exceção dos dados de microbioma, nos quais a abundância diferencial entre os gêneros será analisada pelo teste LEfSe (P-ajustado < 0,05).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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