Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Danielle Pereira da Costa

Outra

Divulgação Científica
  • vi semana de ciência e tecnologia do ifg - campus valparaiso: "bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação
  • Anualmente, o Campus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás tem realizado, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, eventos destinados a sociedade residente nos municípios de Valparaíso e Cidade Ocidental, situados no entorno do Distrito Federal, com o propósito de divulgar a ciência uma linguagem acessível à população, por meios ações que estimulem a curiosidade e a motivem discutir as implicações da Ciência, da Tecnologia e da Inovação nas reflexões e resoluções de problemas que assolam a região. Entendendo ser de suma importância o envolvimento de sua comunidade acadêmica no desenvolvimento de atividades que busquem contribuir para a popularização do conhecimento científico produzido na instituição, em especial, por estar inserido em uma região com características socioeconômicas expressa por indicadores como Índice de GINI e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de uma realidade de desigualdade social exacerbada, em especial, quando esses valores são comparados àqueles registrados no Distrito Federal. Desse modo, a possibilidade de divulgação de pesquisas desenvolvidas no IFG/Valparaíso de Goiás por meio de palestras, oficinas, minicursos e visitação guiada aos laboratórios lócus da realização desses estudos e práticas, virá contribuir mormente para que se amplie a troca de experiência entre a comunidade acadêmica, a sociedade local e empresariado vislumbrando ser esse um dos caminhos para contribuir com a utilização de resultados de pesquisas para pavimentar um caminho robusto para reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida e redução da desigualdade social da população residente no contexto de atuação do Campus. Por último, é válido acrescentar que o quadro de atividades do gênero na região ainda é bem frágil pois tais atividades continuam marginais, cabendo ser estrutural o desenvolver de ações de fomento na área.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO - Brasil
  • Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Danielle Queiroz Calcagno

Ciências Biológicas

Genética
  • influência do ambiente circulatório no carcinoma de mama triplo negativo metastático
  • O câncer de mama é a doença maligna mais comum que afeta as mulheres, sendo o subtipo triplo negativo (TN) considerado o de pior prognóstico com alta frequência de metástase [1]. Sabe-se que as plaquetas possuem papel importante na metástase tumoral , que podem receber RNAs e proteínas de células tumorais que ocasionam uma modificação na funcionalidade das mesmas. Essas plaquetas educadas pelo tumor (TEPs) promovem a sobrevivência das células tumorais circulantes (CTCs) protegendo da vigilância imunológica, bem como influenciam na adesão celular, parada na vasculatura e permeabilidade vascular, contribuindo para disseminação metastática [2-6]. A assinatura de miRNAs (pequenos RNAs não-codificantes) de TEPs tem sido apontada como ferramenta de biópsia líquida com potencial diagnóstico, prognóstico e terapêutico [5-7]. Entretanto, a assinatura de miRNAs de TEPs em tumores TN, bem como a associação com CTCs e outras células ainda não foi elucidada. A hipótese é que o perfil de miRNAs das TEPs de pacientes com TN metastático contribui para disseminação tumoral. A expressão de miRNAs de plaquetas é anormal e específica para cada tumor. Os miRNAs de plaquetas teriam maior precisão e especificidade do que os marcadores convencionais de detecção tumoral e miRNAs circulantes no diagnóstico de tumor. Os miRNAs enriquecidos com plaquetas podem influenciar o tumor: regulando a proliferação, na metástase, resposta imune, trombose e terapia antitumoral [5,6]. Temos uma oportunidade única de combinar a expertise de centros de pesquisa de 2 regiões do país para elucidar o perfil molecular de TEPs em tumores TN através do sequenciamento NGS. Posteriormente, correlacionar a assinatura de miRNAs com o fenótipo invasivo e tronco das CTCs, caracterização fenotípica de TAMs e ativação do endotélio através de estudos funcionais. Esse conhecimento será importante para a identificação de alvos terapêuticos e biomarcadores, que vão melhorar a precisão diagnóstica e a predição prognóstica.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Wed Apr 06 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Danielle Ramos Brasiliense

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • masculinidades na encruzilhada: as novas possibilidades de gênero e suas produções midiáticas.
  • Esta pesquisa pretende trabalhar a partir de dois caminhos: 1)examinar os discursos que vêm sendo construídos e reforçados midiaticamente sobre as masculinidades;2)mapear as performances geradas como produção de sentidos das novas masculinidades. Na primeira proposta iremos analisar como determinadas estratégias enunciativas, utilizadas na produção das publicações midiáticas das redes sociais contribuem para um processo de afirmação ou descontrução da performance, especialmente, masculina heteronormativa. Como segundo ponto consideramos importante pensar exatamente o lugar de choque, de cruzamentos narrativos, que diz respeito à luta discursivo/performática pelas mudanças dos modelos tradicionais de gênero. Este método será usado para identificar os embates e as violências, onde nasce a indeterminação dos gêneros e todas as novidades advindas desses cruzamentos. Este estudo terá os discursos atuais sobre o mito da masculinidade como parâmetro para pensar as novas condições de masculinidades. A ideia é perceber como esses discursos se atravessam. Mais especificamente será feita uma observação aos grupos considerados masculinistas e que fazem parte do que se denominou machoesphere por comunidades criadas na internet, que se prontificam em reforçar a cultura da masculinidade heteronormativa, machista, misóginas, homofóbicas e transfóbicas. Concomitantemente serão analisadas as novas possibilidades de produção narrativo/performáticas da masculinidade como: grupos de homens hetero com pretensões de desconstruir o machismo; homens trans e da geração queer. Compreender a dinâmica a respeito da produção narcisista e perversa das masculinidades é essencial para pensar tanto nas memórias e consequências da cultura patriarcal, e seus privilégios sociais, quanto às violências aplicadas aos novos discursos de gênero produzidos pela diversidade. A ideia é analisar grupos de Whatsapp, Instagram, Podcasts, Youtube e Artes Visuais.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Danila Gentil Rodriguez Cal Lage

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • comunicação, democracia e modos de (r)existência de mulheres na amazônia
  • A Amazônia possui uma rica diversidade étnica, cultural e populacional. Por sua importância na geopolítica global, é palco de intensos conflitos, decorrentes do embate entre os interesses das populações e modelos de desenvolvimento de base neoextrativista e neocolonial, impostos pelo capital transnacional. Verifica-se, nesse contexto, um histórico apagamento das atuações políticas das mulheres, principalmente das subalternizadas e racializadas. Considerando esse cenário e tomando a Comunicação como processo interacional constituidor de sujeitos e de contextos sociais (França; Braga), objetivamos compreender as dimensões relacionais e intersubjetivas das lutas políticas contemporâneas de mulheres na Amazônia. Focalizamos (1) a identificação das formas de resistência individuais e coletivas e (2) os modos como as noções de democracia, feminismo e desenvolvimento atravessam e são tensionadas pelas atuações políticas cotidianas e pelas manifestações públicas dessas mulheres. Indagamos: como esses sentidos são constituídos e reconstituídos a partir dessas lutas políticas? Como reverberam internamente nesses movimentos e também em debates na sociedade? Partimos da hipótese de que um novo ciclo de lutas se inaugurou a partir dos anos 2000 na América Latina, com fortes reverberações na Amazônia brasileira. Nesse ciclo, as mulheres ocupam o centro da cena como agentes políticos e a articulação das lutas se dá em uma dinâmica multiescalonada (local, nacional e subcontinental), gerando uma rede densa de organizações (Svampa) e uma combinação entre mobilizações de base e a ativa inserção contra-hegemônica em territórios digitais. Como estratégias metodológicas, pretendemos realizar: a identificação e o levantamento dos principais movimentos e coletivos de mulheres ativos na Amazônia, por meio de pesquisas documentais; observação participante em marchas e protestos públicos; análises das mídias digitais dos movimentos selecionados; e entrevistas com ativistas e não ativistas.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Danilo Corrêa

Outra

Multidisciplinar
  • “feira de ciências e. e. prof. andré broca: investigação científica “mão na massa”
  • O presente projeto intitulado “Feira de Ciências E.E. Prof. André Broca: investigação científica “mão na massa” se insere no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-2022) e visa unir alfabetização científica com as comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil. Utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a Feira de Ciências tem como objetivo principal promover o senso crítico-científico por meio de uma estratégia de ensino-aprendizagem “mão na massa”, a fim de buscar soluções para problemas reais do município de Roseira-SP.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Oct 14 00:00:00 BRT 2022-Sun Apr 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Danilo Grünig Humberto da Silva

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • melatonina e ergotioneína como terapia antioxidante: mecanismos celulares de adaptação redox em camundongos transgênicos para anemia falciforme
  • A homeostase redox é importante para a função e viabilidade celular. Por isso, há cada vez mais evidências mostrando que o estresse oxidativo está relacionado com os mecanismos fisiopatológicos primários ou secundários de diversas doenças, como por exemplo a anemia falciforme (AF). Nesse sentido, dentre as vias de sinalização redox, destacam-se importantes mecanismos de detecção de estresse, como o sistema TXNIP/Trx e as vias PI3K/AKT/FOXO3 e Keap1/Nrf2/ARE que se complementam e/ou sobrepõem no controle da adaptação metabólica, diferenciação e proliferação celular. Neste contexto, a melatonina (MEL) e a ergotioneína (ERT) parecem transpor o “paradoxo antioxidante” comumente observado em terapias antioxidantes. Com isso, a presente proposta tem como objetivo avaliar os efeitos protetores da MEL e ERT sobre mecanismos de adaptação redox em modelo animal humanizado de camundongos transgênicos portadores de AF. Além dos objetivos científicos, este projeto pretende: a) ampliar a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia de alta qualidade visando melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa no estado de Mato Grosso do Sul; b) Consolidar o grupo de pesquisa e as parcerias interinstitucionais aqui presentes; c) Divulgar os resultados obtidos em congressos e revista internacionais de qualidade a fim de acelerar o desenvolvimento científico na região Centro-Oeste; d) Explorar os conhecimentos obtidos visando testes em humanos com AF, promovendo melhora na qualidade de vida desses indivíduos; e) Criar uma rede de pesquisa na fronteira do conhecimento, visando acelerar a produção e a relevância do conhecimento científico produzido, particularmente no estado do Mato Grosso do Sul.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Danilo Manzani

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de nanocompósitos com upconversion e luminescência persistente: dos fundamentos a aplicações em armazenamento de energia
  • Em virtude de funcionalidades específicas como luminescência persistente, separação fotoinduzida de cargas e amplificação/transmissão de luz, nanocompósitos dopados com lantanídeos mostram perspectivas promissoras na detecção de gases, ótica-eletrônica, imagens por upconversion e armazenamento de energia. A melhoria dessas aplicações requer entendimento do ambiente químico, estrutura eletrônica, passivação de superfície, engenharia de defeitos e mecanismos de migração de energia. Propomos a elaboração de novos nanocompósitos fotônicos à base de vidros e polímeros contendo perovskitas persistentes de terras raras e nanopartículas para conversão ascendente de energia. Exploraremos assim as propriedades mecânicas, estabilidade química, transparência e processabilidade de materiais vítreos e poliméricos em combinação com as propriedades fotônicas únicas das perovskitas, fluoretos e óxidos. A investigação da sinergia partícula/matriz será multidisciplinar e compreende a síntese controlada, caracterização estrutural/óptica avançada e estudos teóricos. O cerne desta proposta é estruturar um grupo de jovens pesquisadores com formação complementar para que possamos correlacionar estrutura, interfaces e propriedades ópticas para projetar materiais fotônicos com melhor desempenho. Os objetivos envolvem o estudo de propriedades espectroscópicas fundamentais e mecanismos de upconversion e luminescência persistente nesses compósitos. Propomos ainda a aplicação de métodos avançados de RMN em sólidos para descrever as interações de curto e médio alcance nos materiais. Os mecanismos de transferência fotoinduzida de cargas serão investigados por teoria funcional de densidade dependente do tempo (TD-DFT). Finalmente, as aplicações serão buscadas pelo pós-processamento dos materiais selecionados por crescimento in-situ através de processamentos a laser.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Danilo Rheinheimer dos Santos

Ciências Agrárias

Agronomia
  • contaminantes emergentes na água, sedimentos e biofilmes epilíticos em bacias hidrográficas agrícolas e urbana e seus efeitos sobre organismos não-alvos.
  • O uso intensivo de fertilizantes fosfatados, de metais pesados, de agrotóxicos e de medicamentos veterinários no meio rural inexoravelmente conduzirá a transferências destes aos cursos d’água, comprometendo a saúde aquática. Ao entrarem nos corpos hídricos, uma mínima quantidade desses contaminantes permanecerá dissolvida na água, visto que a maior parte será retida pelos sedimentos ou irá impregnar os biofilmes epilíticos. Os biofilmes são comunidades de microrganismos que se desenvolvem aderidos em uma superfície inerte ou viva, conjuntamente em uma matriz de substâncias poliméricas extracelulares de origem microbiana. Essa matriz representa a base da teia trófica e é altamente representativa da saúde do meio aquático. Nesse sentido, o presente projeto, propõe-se a associar o monitoramento hidrossedimentológico em escala de bacias hidrográficas com os parâmetros de qualidade da água, dos sedimentos e dos biofilmes e com os efeitos ecotoxicológicos em organismos não-alvos. Hipótese fundamental é que a interferência antrópica na paisagem (rural e urbana) sem respeitar a aptidão agroambiental e com manejos inadequados está comprometendo a qualidade dos recursos hídricos, principalmente pela transferência de agrotóxicos, medicamentos, fósforo, metais pesados, inclusive com perda da diversidade biológica. Estrategicamente serão monitoradas quatro bacias hidrográficas rurais e urbana contrastantes e representativas do Sul do Brasil. Além do monitoramento tradicional (perda de água, sedimentos e elementos químicos), serão enfatizadas as transferências de agrotóxicos e de medicamentos e suas acumulações em sedimentos de fundo e biofilmes. Será monitorada a capacidade de depuração dos biofilmes para algumas moléculas de agrotóxicos e medicamentos. Serão realizadas análises de diversidade e de resistência bacteriana em biofilmes. Analisar-se-á a diversidade de diatomáceas em biofilmes. Serão feitas análises de alterações bioquímicas, genéticas e histopatológicas em peixes.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Danilo Santos Souza

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • ii semana territorial de ciência e tecnologia alto sertão sergipano - stct 2022
  • A proposta apresentada é referente à realização da II Semana Territorial de Ciência e Tecnologia do Alto Sertão Sergipano, que ampliará as discussões propostas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação - MCTIC da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2022 trabalhará o tema “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” em todo Território Nacional. Nessa edição, o evento proposto, envolverá os 7 municípios do Território Alto Sertão Sergipano, por meio de atividades interdisciplinar ou transdisciplinar, integrando Instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades, consumo e produção sustentável de alimentos saudáveis nas esferas locais, territoriais e mundiais e utilização de Transversalidade da Ciência, em particular, áreas de importância crucial que demandam ações transversais: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. Será ainda, realizado um destaque as tecnologias inovadoras relacionadas com a principal cadeia de valor do Território do Alto Sertão Sergipano, a CADEIA “Do Grão ao Leite”. Será abordada a Transversalidade como estratégia para melhoria da qualidade de vida da população da cidade e do campo, levando em consideração os setores produtivos presentes no Território do Alto Sertão Sergipano (comércio, agroindústrias, leite e produtos lacteos, produção de grãos, fruticultura, pesca e aquicultura etc). Para viabilizar as ações do projeto, as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas pontualmente, nos municípios sede que fazem parte do Alto Sertão Sergipano, que foram escolhidas utilizando o recorte de sete municípios correspondente à Microrregião Sergipana do Sertão do São Francisco, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Danilo Santos Souza

Outra

Multidisciplinar
  • feira territorial de ciências do alto sertão sergipano
  • A proposta apresentada é referente à realização da Feira Territorial de Ciências do Alto Sertão Sergipano, que ampliará as discussões direcionadas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Nessa edição, o evento envolverá os 9 municípios do Território Alto Sertão Sergipano, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas, integrando Instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades sociais, consumo e estimulando a produção sustentável de alimentos saudáveis nas esferas do território do Alto Sertão Sergipano. Em particular, serão abordadas áreas cruciais demandando ações que envolvam os 5 P’s (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria). Será ainda, realizado um destaque às tecnologias inovadoras relacionadas com as cadeias de valor do Território do Alto Sertão Sergipano. Serão organizadas Feiras de Ciências e Mostras Científicas como estratégia de divulgação de ideias e projetos inovadores, buscando a melhoria da qualidade de vida da população das cidades e do campo, sempre levando em consideração os setores produtivos presentes no Território do Alto Sertão Sergipano (comércio, agroindústrias, leite e produtos lácteos, produção de grãos, fruticultura, pesca, aquicultura, etc). Para viabilizar as ações do projeto, as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas pontualmente, nos municípios sede que fazem parte do Alto Sertão Sergipano. Desta forma, utilizou-se o recorte de sete municípios correspondentes à Microrregião Sergipana do Sertão do São Francisco, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE).
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Wed Dec 15 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023