Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patricia Kayser Vargas Mangan

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • desafios de equidade no contexto da cultura na era digital: estratégias e boas práticas de formação em letramento digital
  • Com a temática do mundo do trabalho no contexto da cibercultura a partir do campo da memória social, o projeto tem a premissa que a inclusão social passa pelas competências e habilidades de letramento digital. Com foco nos desafios de educação de qualidade (ODS4) e de trabalho decente e crescimento econômico (ODS8), tem-se o seguinte problema de pesquisa: quais estratégias de formação, em espaços formais e não formais, são mais efetivas para o letramento digital? Como questões norteadoras: como as tecnologias podem auxiliar no contexto educacional pós-pandêmico? quais as principais habilidades e competências deveriam ser constituintes de processos de capacitação para o mercado de trabalho? como a literatura e as narrativas autoficcionais podem ser utilizadas para potencializar a inclusão digital? como seria possível contribuir para a construção de uma tecnologia social para promoção de letramento digital? O objetivo geral é desenvolver estratégias formativas para construção de repositório digital de boas práticas com vistas a promover o letramento digital. Os objetivos específicos são: compreender os desafios para o letramento digital estabelecendo estratégias didáticas e de protagonismo na produção de conteúdo técnico e cultural online; desenvolver atividades formativas propondo e avaliando diferentes estratégias e materiais didáticos; contribuir para criação, gestão e organização de repositórios digitais a partir dos achados de pesquisa. O percurso metodológico de 4 fases que se retroalimentam, utiliza pesquisa bibliográfica, documental e levantamento, em uma opção por pesquisa de métodos mistos. A estratégia metodológica permitirá formar pessoas e recursos capazes de contribuir com aspectos técnicos e didáticos em instituições de ensino e/ou em grupos sociais com necessidades de apoio pedagógico no letramento digital. Como resultados, destaca-se a produção de materiais e de atividades de extensão com potencial para contribuir para a promoção da equidade digital.
  • Universidade La Salle - Canoas - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026