Projetos de Pesquisa

 

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Aluísio Jardim Dornellas de Barros

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • equidade em saúde de mulheres, crianças e adolescentes: um observatório nacional e global
  • Vide projeto anexo para detalhes. As desigualdades em saúde de mulheres, crianças e adolescentes são um problema global. A quantificação e monitoramento dessas desigualdades são importantes para identificar subgrupos da população que estão sendo deixados para trás e para desenvolver políticas públicas para reduzir essas desigualdades. O Centro Internacional para Equidade em Saúde (CIES) da Universidade Federal de Pelotas é um grupo de pesquisa brasileiro que se dedica ao monitoramento de desigualdades em saúde e nutrição da criança, adolescente e mulher, avaliando o progresso de países de renda baixa e média em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Este projeto visa ampliar o uso de dados nacionais para o monitoramento de desigualdades em saúde de forma a subsidiar estratégias e políticas voltadas à redução das desigualdades. Para isso, vamos usar dados de diversas fontes, incluindo inquéritos nacionais e dados de registro (como SIM e SINASC) para avaliar desigualdades sociais, regionais e geográficas (até nível municipal) em um grande conjunto de indicadores de cobertura e de impacto como por exemplo o uso de contraceptivos, atendimento pré-natal e atenção ao parto por profissional qualificado, desnutrição, mortalidade infantil e gravidez na adolescência. Os resultados serão disseminados entre gestores nos três níveis e através de publicações científicas. De forma semelhante, usaremos inquéritos nacionais de saúde para monitorar uma cesta de indicadores ODS de países de renda baixa e média com foco em equidade. Os resultados serão disseminados na forma de perfis de equidade para cada país com dados disponíveis (no momento são mais de 120 países) e na forma de artigos científicos. Finalmente, vamos investir na formação de epidemiologistas com treinamento em análises de equidade, em nível de doutorado e pós-doutorado, junto ao PPG em Epidemiologia UFPel (nota 7 da Capes).
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Alvaro Della Bona

Ciências da Saúde

Odontologia
  • desenvolvimento de compósito cerâmico para impressão 3d
  • A impressão 3D com biocerâmica está em estágio inicial de desenvolvimento. Novos materiais e tecnologias são necessários para que a manufatura aditiva (MA) em cerâmica se transforme em uma realidade clínica. A MA, associada ao fluxo digital, tem demonstrado enorme potencial para facilitar e melhorar práticas em inúmeras ciências e muitas áreas da saúde, incluindo a odontologia, favorecendo toda a cadeia produtiva e o consumidor final (paciente). A impressão 3D usando princípios da estereolitografia (SLA e DLP) é o método de MA mais estudada, com considerável domínio de técnica para materiais como polímeros, mas precisa avançar para resultar em estruturas biocerâmicas impressas adequadas. Nesse sentido, é preciso desenvolver suspensões cerâmicas para impressão com componentes poliméricos (aglutinantes) volatilizáveis durante a sinterização cerâmica sem resultar em deformação estrutural e mantendo características, como densidade e resistência, desejáveis ao desafio de serviço da estrutura impressa. Além disso, incertezas quanto aos procedimentos e parâmetros mais adequados de processamento e pós-processamento prejudicam a otimização da confiabilidade da estrutura impressa, solicitando estudos para avançar no estado da arte na impressão 3D em cerâmica. Assim, essa proposta foi delineada por experts nas diversas áreas do projeto com o objetivo de investigar novas formulações de suspensões fotopolimerizáveis de partículas cerâmicas que produzirão materiais para impressão 3D com maior volume fracional e maior densidade no estado pré-sinterizado, testando a hipótese de que as estruturas impressas apresentam propriedades mecânicas e características estéticas aceitáveis para uso clínico. Ao atingir esse objetivo, prevemos que os processos térmicos de desaglutinação seguidos por sinterização resultarão em cerâmicas impressas de alta densidade, sem defeitos, com significativa menor contração e maior potencial de resistência mecânica.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Alvaro Henrique de Souza Ferreira

Ciências Humanas

Geografia
  • as múltiplas dimensões da sustentabilidade: ações em âmbito social, econômico, ecológico e espacial na produção das cidades
  • A palavra sustentabilidade aparece ligada à dimensão da natureza.Todavia, ao se discutir sustentabilidade,é preciso acrescentar as dimensões social,econômica, espacial e cultural à dimensão ecológica.Isso traz maior complexidade à noção de sustentabilidade,porque se pode lutar por maior equidade na distribuição de renda e de bens através de gerenciamentos mais cuidadosos dos investimentos públicos e privados.A impostergável redefinição epistemológica do termo desenvolvimento sustentável começou após o término da Rio 92(Rio de Janeiro) e avançou na Rio+10 (Joanesburgo),com os critérios de equidade social, erradicação da pobreza, precaução, participação popular e responsabilidades comuns.Em 2015,a Assembleia Geral da ONU definiu metas mundiais para o “desenvolvimento sustentável”.A Agenda 2030 partia de quatro dimensões principais:social, ambiental, econômica e institucional.Houve a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).Propomos o avanço para outras importantes frentes de investigação,como a governança democrática,a codecisão e o fortalecimento dos meios de implementação através de parcerias público-comunitárias e da radicalização da democracia (mirando a “verdadeira democracia”) como caminho em direção da realização do potencial das múltiplas dimensões da sustentabilidade na construção das cidades.Para a criação de cidades sustentáveis,é necessário trabalhar e pôr em prática ações concretas e criar espaços para fóruns de debate da e com a sociedade civil.Sendo um projeto integrado dos investigadores de diferentes instituições do Brasil,Portugal,Espanha,Hungria,Chile e Costa Rica,o objetivo geral é analisar se e como estão sendo tratadas, pelos centros de pesquisa, as múltiplas dimensões da sustentabilidade,particularmente dizendo respeito às cidades em sua relação com a produção do espaço nas diversas cidades e países envolvidos no projeto, além de identificar o potencial de formulações propositivas para a construção de um outro futuro possível
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
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Álvaro Luiz Moreira Hypolito

Ciências Humanas

Educação
  • redes globais de governança, bnc-formação e ensino híbrido: implicações para o currículo e trabalho docente
  • A Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNC-Formação) e as Diretrizes Gerais sobre a Aprendizagem Híbrida definiram Diretrizes para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Essas diretrizes alinham a BNC-Formação à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com forte investimento das políticas de avaliação nacional e internacional. A pesquisa analisa a implantação da BNCC e da BNC-Formação, no contexto das redes políticas globais de governança, e suas implicações para o currículo e o trabalho docente em escolas públicas, a partir da emergência do Ensino Híbrido, como modelo para o ensino na educação básica. A ideia do estudo é discutir como as propostas de padronização curricular, como a BNCC, a BNC-Formação e o incentivo ao Ensino Híbrido são uma forma de mobilidade de políticas globais aplicadas em contexto local. A proposta vai analisar as redes políticas que se organizam para formular e implantar as reformas, e como tais políticas são interpretadas e traduzidas nos contextos escolares, a partir da percepção de grupos de discussão com docentes. A produção de dados desenvolver-se-á a partir de levantamento documental (documentos oficiais, páginas web), da identificação e mapeamento dos atores sociais envolvidos nessas políticas (agentes de governo, PPPs, Fundações e Institutos privados sem fins lucrativos), e da análise de informações obtidas em vídeos, entrevistas on-line e informações midiáticas. Os dados gerados serão analisados e submetidos a grupos de discussão de docentes, para perceber como esses grupos interpretam e traduzem essas políticas. As ferramentas teóricas da análise de redes políticas e o uso da etnografia de redes serão empregados como abordagem teórico-metodológica para o mapeamento de atores e para aprofundar análises da elaboração e da formulação de políticas educacionais, para melhor compreender essas políticas e seus efeitos na gestão, no currículo, na formação e no trabalho docente.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior

Engenharias

Engenharia de Produção
  • a redução dos desperdícios humanos e materiais no corte de chapas metálicas
  • A crescente competitividade entre as indústrias exige que cada vez mais investimentos devam ser direcionados para a otimização de matérias-primas, insumos e processos de manufatura. As indústrias de manufatura metalmecânicas não são exceção, sendo as operações o corte de chapas metálicas um dos processos produtivos mais utilizados e com maior interesse em melhorias, visto que a redução de desperdícios físicos afeta diretamente nos custos de produção e, respectivamente, no aumento dos lucros operacionais. O presente projeto objetiva contribuir para a redução de desperdícios humanos e materiais gerados no processo de corte de peças retangulares em chapas metálicas, representando um avanço na gestão das cadeias geradoras de produtos e processos de manufatura industrial metalmecânica. Ao final da condução da pesquisa, uma análise com base no tripé da sustentabilidade será realizada usando os resultados quantitativos e os aspectos qualitativos verificados, devendo conduzir a busca do melhor custo-benefício entre o tempo de processo computacional a ser dispensado para a operação de corte e o nível de qualidade dimensional exigido pelo cliente final, de modo a estratificar as características de corte a serem seguidas como padrão para futuros cortes de chapas metálicas.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Álvaro Pereira do Nascimento

Ciências Humanas

História
  • para que serve a história? a história pública e o ensino de história nas escolas da baixada fluminense
  • Objetivamos construir instrumentais epistemológicos que permitam a estudantes da Educação Básica entenderem-se participes e produtores das histórias de si, da sua família e de onde habitam. Cidades e bairros periféricos geralmente não possuem livros didáticos ou paradidáticos que expliquem a História da localidade e a dos seus habitantes. É possível mudar? A História Pública surgiu para “traduzir” e expandir a história acadêmica para um público não universitário em linguagem simples, mas com a objetividade exigida na área. A História Pública também responde a questões de um público pouco ouvido na academia. Quando são entrevistados por historiadores, apresentam documentos, correspondências e fotografias, compartilhando memórias e saberes. Surge aqui uma questão: qual o autor final da história, o entrevistado, o historiador ou ambos? Para Michael Frisch, quando alguém fornece uma entrevista torna-se em parte coautor. A autoridade do texto, enfim, é compartilhada entre as partes. Entendemos ser possível a estudantes da Educação Básica construir histórias de si, das suas famílias e das localidades que habitam mantendo uma autoria compartilhada com historiadores. Co-oriento residentes do Programa de Residência Pedagógica, que estão em quatro escolas da Baixada Fluminense colaborando com estudantes na escrita dessas histórias. Não se trata da redação de memórias familiares, mas uma História observável na produção acadêmica de área. Para ampliar a compreensão do lugar do estudante e da sua família na História do Brasil e na localidade, criaremos uma Linha do Tempo e um Mapa Cartográfico, digitais e interativos, alimentados com fotografias, entrevistas, documentos das famílias e a própria história escrita por estudantes. A equipe atualizará e revisará esses instrumentos com fontes de arquivos e com a historiografia Teremos exitoso recurso pedagógico para o Ensino de História da Baixada Fluminense, que chegará ao público com recursos das Humanidades Digitais e da WEB
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Alvaro Rogério Cantieri

Ciências Humanas

Educação
  • i mostra ciência, tecnologia e inovação de pinhais
  • A I Mostra Ciência, Tecnologia e Inovação de Pinhais surge como um evento de grande relevância, reunindo conhecimento e inovação em um evento que transcende as barreiras do município de Pinhais, sendo uma celebração do saber e da capacidade de seus habitantes. Realizado pelo Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Pinhais, além de outros parceiros como escolas de nível médio da cidade, SEBRAE e o Ecossistema de Inovação Local, esse grande evento tem o potencial de integrar todos os agentes no desenvolvimento do saber científico nas diferentes as áreas de conhecimento e em todos os níveis de ensino. Como o próprio tema proposto para o evento evidencia, o foco principal da mostra serão as atividades relacionadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), tais como a cultura e a história africana e afro-brasileira, os povos indígenas que habitam tradicionalmente o estado do Paraná, as políticas afirmativas e as relações para a diversidade e suas implicações para a construção e fortalecimento de relações inclusivas e não violentas. O trabalho de organização do evento será realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPR – Câmpus Pinhais (NEABI/Pinhais), que atua diretamente na Educação para as Relações étnico-raciais (ERER) na instituição desde 2018 e pelo Núcleo de Direitos Humanos do IFPR Câmpus Pinhais (NUDH), em parceria com a Coordenadoria de Pesquisa e Extensão (COPEX Pinhais) e com o Fórum da Diversidade de Pinhais, este coordenado pela Secretaria de Educação do Município.
  • INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - PR - Brasil
  • Fri Dec 29 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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Alzir Azevedo Batista

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • complexes fosfinicos de rutênio: potenciais anticancerígenos, estudos in vitro e in vivo
  • A bioinorgânica juntamente com a química medicinal vem contribuindo para a saúde publica, com o desenvolvimento e aplicação de metalofármacos como drogas e agentes terapêuticos, principalmente no tratamento de alguns tipos de câncer, baseado em complexos de platina. Neste contexto diversos pesquisadores têm se dedicado à química sintética de compostos de coordenação, buscando por novos compostos com atividade biológica e modelando os já existentes para diminuir seus efeitos colaterais. Dentre os estudados na literatura destacam-se os compostos de rutênio que tem mostrado resultados positivos frente à atividade anticâncer e animetastáticos. O presente projeto se fundamentam na síntese e caracterização de complexos os quais poderão apresentar as seguintes fórmulas estruturais: [Ru(L)(dppe)(bipy)]PF6, [Ru(L)(dppb)(bipy)]PF6, [Ru(L)(DPEPhos)(bipy)]PF6, onde L = lapachol (4-Hydroxy-3-(3-methylbut-2-enyl)naphthalene-1,2-dione) e derivados da lausona (2-hidroxi-1,4-naftoquinona), bipy = 2,2’-bipiridina, dppe = 1,2’-bis(difenilfosfina)etano e DPEPhos = Bis[2-(difenilfosfina)fenil]éter. Serão caracterizados pelas técnicas: análise elementar, condutividade, espectroscopia de absorção na região do IV e do UV/Vis, voltametria cíclica e de onda quadrada, ressonância magnética nuclear de 31P{1H}, 1H e 13C e difração de raio-X. Os novos complexos sintetizados serão avaliados quanto às suas atividades citotóxicas nas linhagens celulares de câncer de próstata (DU-145), pulmão (A549), mama (MCF-7 e MDA-MB-231) e não tumoral de mama (MCF-10A) e quais apresentares melhores resultados submetidos a novos estudos biológicos. Os resultados por meio dos dados químicos e biológicos fornecerão subsídios para formular um possível mecanismo de ação para os complexo. É sabido que o câncer é uma das doenças que mais mata atualmente, razão pela qual pesquisas sobre o tema é fundamental, o que mostra a importância de nosso projeto, em termos não apenhas científico, mas também sociais.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira

Ciências Humanas

Ciência Política
  • diplomacia científica e inovação para cooperação digital
  • O projeto tem por objetivo desenvolver uma plataforma de diplomacia científica e inovação (DCI) que possa auxiliar nas políticas públicas de pesquisa e desenvolvimento. A partir da rede de pesquisadores e instituições nacionais e internacionais ligadas à Escola de Diplomacia Científica e Inovação (InnSciD SP) será projetada uma plataforma para facilitar a cooperação da academia com organismos internacionais, sociedade civil, iniciativa públicas e privadas. DCI consiste no “conjunto de ideias, princípios, visões, estratégias e práticas que se encontram na interseção de inovação e política externa. (...) emprega ferramentas e processos diplomáticos para melhorar as capacidades de inovação.” Abarca “ações bilaterais, regionais, inter-regionais, bem como compromissos multilaterais que visam promover a cooperação para benefício comum.” Iteligência Artificial e suas aplicações será o tema inicial para o desenvolvimento da primeira versão da plataforma. Para tanto, será desenvolvida uma metodologia de solução de problemas com ciclos de consultas entre a rede com atores da sociedade civil brasileira. Após, serão debatidos quais as métricas e instrumentos de mensuração adequados para avaliar se iniciativas de DCI estão ou não de acordo com os princípios e valores definidos, bem como desenvolvidos mecanismos de avaliação. Os resultados parciais serão testados junto à comunidade da InnSciD, e obter-se-á o feedback sobre as métricas e instrumentos de mensuração. Por fim, serão construídas, estratégias para se alcançar modelos de DCI orientados pelas normativas desenvolvidas pela rede. Os resultados serão avaliados, bem como repensadas formas de como aprimorar a definição dos princípios e valores, a mensuração e as estratégias. A plataforma proposta estará alicerçada na busca por soluções transnacionais e multidisciplinares de problemas, a partir de uma perspectiva do sul, que vise à sustentabilidade, autonomia, diversidade, competitividade, e respeito aos direitos humanos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Sun Dec 18 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
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Amanda Christinne Nascimento Marques

Ciências Humanas

Geografia
  • trilhas de pesquisas em comunidades quilombolas: troca de saberes e análise de políticas públicas nos territórios rurais e da cidadania da mata sul e do piemonte da borborema, paraíba – brasil.
  • Este projeto objetiva promover um diálogo de conhecimentos e saberes com as comunidades quilombolas dos territórios rurais e da cidadania da Mata Sul e do Piemonte da Borborema/PB, considerando as suas demandas e práticas coletivas. Buscamos a continuidade de pesquisas e ações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Gestar: território, trabalho e cidadania, credenciado no CNPq e vinculado à UFPB e do Laboratório Gestar: Território, Cultura e Etnicidade, vinculado ao Departamento de Geociências e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. O Gestar atua na formação de jovens pesquisadores por meio da execução de projetos de pesquisa e de extensão universitária. Tomando como eixo central as dinâmicas territoriais quilombolas, acompanharemos os grupos situados naqueles territórios. Dados preliminares nos levam à relevância do tema, diante da vulnerabilidade de tais grupos, cujos instrumentos legais que garantem a titularidade de suas terras, a exemplo da CF/1988 e do Decreto Federal 4.887/2003, não foram aplicados em sua plenitude. Além de seminários sistemáticos, realizaremos pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Com uma perspectiva quantitativa e qualitativa, faremos levantamentos de dados sobre políticas públicas e acerca daquelas comunidades, em órgãos e sites oficiais, a exemplo da Fundação Cultural Palmares, do INCRA, da EMATER e da Coordenação Estadual das Comunidades Negras e Quilombolas. Também realizaremos entrevistas com coordenadores/as de entidades que atuam na Paraíba, com lideranças das associações comunitárias e com a equipe técnica que atua naqueles territórios. Com o projeto, buscamos contribuir com as reflexões sobre as práticas coletivas em territórios quilombolas, assim como fortalecer nossas parcerias, com vistas à proposição de uma agenda de ações, considerando a essencialidade das políticas públicas para esses territórios, indispensáveis ao desenvolvimento local.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026