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Instituto Butantan
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Instituto Federal de São Paulo
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Título do Projeto:
enfrentando o inverno com a tilápia: suplementação de aditivo alimentar para melhorar o desempenho zootécnico e a qualidade do filé.
Resumo:
A tilápia-do-nilo é a espécie mais importante da aquicultura brasileira e, apesar de ser uma espécie tropical, os principais estados produtores estão localizados em região de clima subtropical, cuja temperatura baixa no inverno compromete o crescimento, causando perdas consideráveis. Assim, é necessário estudar alternativas que promovam o crescimento nestas condições. A equipe do Laboratório de Nutrição de Espécies Aquícolas (LABNUTRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) trabalha no tema desde 2012 e identificou um aditivo alimentar que promove até 16% de aumento no ganho em peso, quando a tilápia é criada a 22°C, em condições de laboratório. Este aditivo é rico no ácido graxo ômega 3 docosahexaenoico (DHA), que é depositado no filé e pode agregar valor ao preço de mercado do pescado. Entretanto, o aditivo não foi testado a campo, onde há oscilações diárias na temperatura e mesmo temperaturas inferiores a 22°C. Propõe-se testar uma dieta controle, simulando a composição de uma ração comercial e uma dieta teste, suplementada com o aditivo. No primeiro estudo, a campo, os peixes (1 g) serão alimentados durante o período de inverno até 500 g. No segundo, em laboratório, será avaliado o tempo necessário de suplementação para que haja acúmulo adequado de DHA no filé em peixes maiores (400 g), a 22°C. Amostras de filé serão coletadas no início e após 15 e 30 dias de alimentação para avaliação da composição proximal e perfil de ácidos graxos, além da análise sensorial e de tempo de vida de prateleira. Também será avaliada a viabilidade econômica da suplementação. A proposta prevê a colaboração de pesquisadores da UFSC, EPAGRI, IFC e da empresa Alltech, produtora do aditivo. Desta forma, além da formação de recursos humanos e publicações científicas e técnicas, esta proposta também contemplará a difusão de tecnologia para o setor produtivo do estado de Santa Catarina, por meio da realização de um dia de campo no intuito de mitigar este entrave da tilapicultura.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Débora Marcondes Bastos Pereira Milori
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
laboratório nacional de agro-fotônica (lanaf)
Resumo:
A contribuição do agronegócio para o desenvolvimento econômico e social do Brasil nas últimas décadas é constatada pela importância no PIB, com a geração de emprego e renda. Esse papel será cada vez mais importante nos próximos anos, em função da necessidade de aumento da produção e da produtividade, para que o País tenha sua população alimentada com qualidade e contribua com a missão global de produção de alimentos, fibras e bioenergia, com sustentabilidade. Nesse contexto, o papel da ciência é de fundamental importância, para melhorar a eficiência na produção agrícola e, especialmente, a qualidade da produção agroindustrial, visto que a agroindústria fornece necessidades básicas ao ser humano como alimentos, bebidas, insumos para a produção de medicamentos, roupas e energia. Porém, a agricultura tradicional apresenta níveis de produtividade abaixo do necessário para o crescimento observado da população do País e do mundo, além disso, muitas vezes o sistema produtivo é pouco sustentável do ponto de vista ambiental. O desperdício, a poluição e as mudanças climáticas nos pressionam a fazer uma transformação rápida em nossa agricultura e agroindústria. Novas tecnologias têm sido aplicadas, como drones e imagens hiperespectrais. Entretanto, muito mais tecnologias ainda devem ser desenvolvidas, e as tecnologias óticas e fotônicas têm se mostrado soluções adequadas e eficazes. A Embrapa possui ampla rede de pesquisa distribuída em todo o país. São 43 Centros que trabalham na produção agrícola e atuam em várias cadeias produtivas, nos diferentes biomas brasileiros e em temas básicos que são transversais a todas as unidades, como a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Informática Agropecuária, e Embrapa Instrumentação. A Embrapa Instrumentação inaugurou, em 2003, de forma pioneira no Brasil, o primeiro Laboratório de Óptica e Fotônica aplicadas à agricultura e ao Meio Ambiente (LOFAM). Embora a Embrapa tivesse organizada por suas unidades Brasil afora uma infraestrutura de equipamentos para caracterização óptica de materiais, o LOFAM foi a primeira infraestrutura dedicada ao desenvolvimento de metodologias, sensores e equipamentos ópticos para aplicações agroambientais. Nesses 18 anos a Embrapa Instrumentação escreveu uma história de sucesso com projetos desenvolvidos, tanto pelo financiamento da Embrapa e de agências de fomento, quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada. É importante ressaltar que as parcerias com as universidade e institutos de pesquisa foram essenciais para a construção de muitos projetos. Alguns desses projetos geraram vários ativos tecnológicos, que foram licenciados, e hoje são sucesso de vendas. Quando o MCTI lançou a chamada para o estabelecimento de laboratórios na área de Fotônica, foi bastante natural que o grupo de pesquisa em Fotônica no agro, liderado para Embrapa Instrumentação, se organizasse para submissão de uma proposta, e assim foi criado o Laboratório Nacional de Agrofotônica - LANAF. Com o formato multiusuários, tem como proposta a utilização de técnicas fotônicas para aplicações em segurança alimentar e segurança do alimento e pretende atuar em toda a cadeia de produção, desde a atividade agrícola, logística, indústria alimentar, até a entrega ao consumidor. Para isso, terá profissionais para trabalhar no desenvolvimento de métodos, equipamentos e sensores em temas estratégicos como: agricultura de precisão, fenotipagem, qualidade da água, avaliações de sementes e grãos, qualidade e desinfecção de frutos, adulteração em café, controle de qualidade do leite, etc. O LANAF pretende desenvolver novas tecnologias para a implantação de uma blockchain na cadeia de produção de alimentos, com vistas à melhoria na segurança e qualidade dos alimentos, e promoção da Agricultura Tropical ainda mais produtiva e sustentável. Para tanto, deve promover um controle de qualidade da produção de insumos e uma agricultura que utilize esses insumos de forma mais racional através da agricultura de precisão. Essa agricultura digital que monitora e atua com rapidez deve levar a um aumento de produtividade e redução de desperdícios em toda a cadeia. Novos sensores e equipamentos serão desenvolvidos para mapeamento e monitoramento espacial e temporal das áreas rurais, avaliando a sustentabilidade do sistema produtivo, principalmente no que diz respeito ao sequestro de carbono pelo solo, visando mitigar efeitos das mudanças climáticas globais. Na agroindústria pretende-se trabalhar com avaliação da qualidade de produtos do agro através de sensores e equipamentos que possam ser inseridos em diferentes pontos da produção e que possam gerar selos de qualidade. Todo o processo deve ser apto para ser rastreado para ser inserido nessa blockchain da produção de alimentos brasileira. Por se tratar de um projeto altamente multi e interdisciplinar, outro ponto forte é a formação de pessoas que possam atuar nessa interface de ciências exatas e biológicas e a agricultura tropical a Agrofotônica. O LANAF é composto por pesquisadores de vários Centros da Embrapa, distribuídos em todo o país, e instituições públicas parceiras. A equipe tem larga experiência no tema e a grande maioria é credenciada em programas de pós-graduação com um histórico bem-sucedido na formação de pessoas. O LANAF deve fortalecer a formação de profissionais com o perfil empreendedor em Agrofotônica para atender essa crescente tendencia do agronegócio. Também será fortemente estimulada as ações de pesquisas e desenvolvimento em fotônica nos moldes de inovação aberta, com parcerias com startups, empresas privadas, cooperativas e associações de produtores, avançando em agenda já bem sucedida da Embrapa Instrumentação. Ressalta-se ainda, o apoio a criação de spin-offs e rodadas de negócios entre empresas parceiras com empresas de venture capitals, que foram ações muito intensas da Embrapa Instrumentação, e que poderão ser ainda mais alavancadas com o estabelecimento do LANAF.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
Fri Jul 16 00:00:00 BRT 2021-Wed Jul 31 00:00:00 BRT 2024
Débora Nice Ferrari Barbosa
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e análise das propriedades psicométricas de um jogo digital para avaliação neuropsicológica das funções executivas para crianças no ensino fundamental i
Resumo:
Com o desenvolvimento de pesquisas envolvendo jogos digitais para estimulação das funções executivas (FE), nosso grupo identificou lacunas quanto à jogos para avaliar as habilidades cognitivas, em especial controle inibitório. A avaliação neuropsicológica com jogos digitais incorpora uma perspectiva ecológica ao processo avaliativo. Uma solução para a avaliação neuropsicológica em escolares por meio de jogos digitais para dispositivos móveis é o desafio desta proposta. A questão norteadora investiga a construção e validação de jogos digitais móveis, que contemplem de forma eficiente e eficaz a avaliação neuropsicológica em uma perspectiva lúdica e ecológica. O objetivo é desenvolver e verificar as propriedades psicométricas de um jogo digital em dispositivos móveis para avaliação das FE, especialmente o controle inibitório, para crianças com desenvolvimento típico no ensino fundamental I. Tal jogo pode ser utilizado como ferramenta no processo da avaliação neuropsicológica. O delineamento será quantitativo e transversal e será realizado em duas fases: 1) análise instrumentos de avaliação neuropsicológica, em especial envolvendo controle inibitório, e concepção para jogo, desenvolvimento do jogo digital, avaliação envolvendo análise de juízes, de usabilidade e de jogabilidade; e, 2) Aplicação do jogo em 300 crianças, com desenvolvimento típico, de ambos os sexos, com idade entre 6 e 11 anos, do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do RS, para análises das propriedades psicométricas (análise de estrutura interna, validade de construto, validade de critério, e fidedignidade). O projeto resulta em um jogo apto para ser aplicado/validado em âmbito nacional. É inovador na medida que gera recursos tecnológicos e metodológicos na inserção de jogos digitais em programas de avaliação das FE nas escolas de forma sistêmica, efetiva e acessível à realidade educacional no Brasil, com potencial para uso clínico e para versões aplicáveis à realidade de Portugal.
Instituição/UF/País:
Universidade Feevale - RS - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Deborah Guerra Barroso
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
resgate, propagação vegetativa e deficiência nutricional de espécies florestais da mata atlântica
Resumo:
A silvicultura de espécies nativas, em diferentes modelos, integra a economia de baixo carbono, com potencial de gerar empregos, aumentar renda, diversificar produtos e garantir a proteção do ambiente e conservação das espécies. Entre as lacunas apontadas pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura para esta cadeia produtiva encontram-se a propagação vegetativa e o manejo nutricional. Entre as espécies da Mata Atlântica elencadas como prioritárias encontram-se Cordia trichotoma, Plathymenia reticulata e Paratecoma peroba, alvos desta proposta. O projeto tem como objetivos definir protocolos de resgate e propagação vegetativa de Cordia trichotoma, Plathymenia reticulata e Paratecoma peroba e descrever respostas ao déficit nutricional em C. trichotoma e P. peroba. Serão testados indutores para aumentar o enraizamento de miniestacas de P. reticulata (H2O2, AIB, NO e Paclobutrazol). Serão testados promotores de enraizamento, já definidos para materiais juvenis em C. trichotoma, em brotações induzidas em galhos de matrizes adultas das três espécies, com avaliações na variação na atividade de enzimas antioxidantes nos propágulos. Será avaliada a variação na capacidade de brotação e no enraizamento dos propágulos resgatados de P. peroba, em função das características das matrizes. Os materiais resgatados serão submetidos ao processo de miniestaquia para multiplicação em larga escala. Serão instalados teste de omissão de nutrientes em solução nutritiva para caracterização de alterações visuais, biométricas, fisiológicas, nutricionais e anatômicas, resultantes da deficiência de macronutrientes e Boro, em mudas de Cordia thricotoma e Paratecoma peroba. Pretende-se, assim, fornecer ferramentas para conservação ex situ e programas de melhoramento genético das espécies, disponibilizar técnicas para a produção comercial de mudas e identificar sintomas de deficiência nutricional, identificando mecanismos que os precedem, dando suporte ao manejo dos plantios.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Deisy das Graças de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct sobre comportamento, cognição e ensino (inct-ecce): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico
Resumo:
Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). O atual INCT-ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Esse é um esforço em andamento e se espera que, durante a vigência do Instituto proposto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo Instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. . O Instituto também continuará a conduzir pesquisa básica sobre processos subjacentes ao funcionamento simbólico de forma geral. Espera-se que a pesquisa básica contribua para aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continuará abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, será também um dos focos principais. Programas de ensino e intervenção terão muito a ganhar com a pesquisa básica de variáveis que influenciam a observação dos estímulos, o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada farão uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo contribuem para a solução de problemas da sociedade. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo Instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes. Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Plano Nacional de Educação com respeito à educação regular e especial. Além dos objetivos relativos à pesquisa básica, translacional e aplicada, o instituto permanecerá atento a suas responsabilidades de formação de pessoal. O presente Instituto formou aproximadamente 60 doutores e 120 mestres e proveu oportunidade de pós-doutoramento para 18 jovens cientistas, muitos dos quais absorvidos pelo sistema público ou privado de ensino superior, o que vem contribuindo para o fortalecimento dessa área de pesquisa e intervenção. Espera-se que o Instituto proposto intensifique esse esforço, com o desenvolvimento de novos líderes de pesquisa distribuídos no território nacional e também com a promoção de oportunidades de iniciação científica na graduação. Também serão intensificados esforços dirigidos à difusão do conhecimento para a sociedade e à geração de tecnologia social. O INCT está ciente da importância de expandir sua inserção internacional, para (1) dar maior visibilidade aos esforços brasileiros em sua esfera de atuação (na qual tem desempenhando um papel de liderança em algumas direções, como na extensão das aplicações do SEP à proposição de currículos para uma ampla gama de repertories acadêmicos, e na reabilitação auditiva de crianças com implante coclear), e (2) ampliar as oportunidades de desenvolvimento de nova geração de cientistas, pelo contato com ambientes diversificados e avançados. Visando atingir seus objetivos científicos, assim como os de seus outros programas, o INCT propôs uma nova organização para seu funcionamento, que se espera aumentar o envolvimento da maioria de seus membros e, como tal, garantir eficiência da equipe e, também, promover interações mais fortes e sistemáticas entre seus membros, os Laboratórios Associados, a sede e a coordenação do INCT.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Wed Nov 23 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Delano Moody Simões da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ensino de ciências por investigação nos contextos de formação docente inicial e continuada.
Resumo:
A adoção de abordagens investigativas nas práticas de Ensino de Ciências (EC) não é algo exatamente novo, sobretudo a partir da incorporação das ideias de John Dewey. Do surgimento das ideias de Dewey até os dias de hoje, a perspectiva investigativa vem assumindo contornos diferenciados de acordo com os momentos históricos. Nesse movimento, chamam a atenção reformas curriculares desenvolvidas que incorporavam o ensino por investigação às práticas de EC, perspectiva associada à compreensão de que a população deveria ser alfabetizada cientificamente de forma a reconhecer as implicações políticas, econômicas e sociais da Ciência. No Brasil, desde a década de 1990, ocorreu a incorporação dessa perspectiva e das preocupações de cunho social que atravessam a discussão da e sobre a Ciência. Mais recentemente, com a publicação da BNCC, a investigação volta a ser acionada, fazendo parte das competências gerais a serem desenvolvidas ao longo da educação básica (EB). No entanto, a simples incorporação da perspectiva investigativa nos currículos não garante essa abordagem em sala de aula. Nesse sentido, algumas questões referentes à dificuldade para o ensino e à aprendizagem das Ciências podem estar relacionadas às metodologias empregadas nos cursos de formação de professores de Ciências. Este projeto de pesquisa configura-se, assim, em um investimento teórico e formativo em que buscamos, nas nossas diversas situações de pesquisa, colocar luz sobre essa relação entre o EC por Investigação e a promoção da Alfabetização Científica por meio de experiências formativas que valorizam a argumentação e consideram a contextualização e a problematização como operadores fundamentais. Ele se desenvolverá a partir da formação de Grupos de Formação Colaborativos que serão constituídos por docentes e licenciandos da FUP e IB (UnB), assim como docentes do IFB, da rede pública do DF e um professor canadense, país que nesse momento também está passando por uma mudança curricular.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Delmo Alves de Moura
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Transportes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise de desempenho e uso de tecnologia e inovação nas operações portuárias de contêineres a logística 4.0 sustentável
Resumo:
Os portos denominados inteligentes utilizam tecnologias provenientes da Indústria 4.0 em suas operações de movimentação de contêineres e estão inovando, aumentando assim sua produtividade e seu desempenho operacional, além de contribuir com a área de sustentabilidade. Este projeto estudará o desempenho das operações portuárias nacionais de movimentação de contêineres, analisando o uso das tecnologias e inovações da Indústria 4.0 e seu impacto direto na área de sustentabilidade portuária. Os principais portos que serão estudados são: Santos (São Paulo), Itajaí (Santa Catarina), Rio Grande (Rio Grande do Sul), Paranaguá (Paraná), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e São Francisco do Sul (Santa Catarina). As hipóteses de pesquisa neste trabalho são: H1: O uso de tecnologias verdes impacta positivamente o desempenho sustentável e financeiro dos portos. H2: O uso de tecnologias verdes impacta positivamente o desempenho operacional dos portos. H3: O uso de tecnologias da indústria 4.0 impacta positivamente o desempenho sustentável e financeiro dos portos. H4: O uso de tecnologias da indústria 4.0 impacta positivamente o desempenho operacional dos portos. Ainda há poucos trabalhos que utilizaram um modelo de dois estágios considerando práticas ambientais como variáveis explicativas em um modelo de segundo estágio. Não foram encontrados trabalhos na literatura que aplicaram um modelo de regressão para analisar o impacto das tecnologias da indústria 4.0 na eficiência portuária, em terminais portuários de contêineres. Neste trabalho será aplicado o modelo hierárquico linear de três níveis com medidas repetidas, nunca estudado na literatura de portos. O modelo hierárquico linear é uma generalização do modelo de regressão para dados em painel. Em comparação com os modelos clássicos de regressão ou com os modelos de análise de covariância, os modelos multinível apresentam a vantagem de levar em consideração a análise de dados hierarquicamente estruturados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Demetrius David da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Engenharia Agrícola
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
predição de propriedades hidráulicas de solos do estado de mato grosso com aprendizado de máquina
Resumo:
O Mato Grosso é o estado líder na produção de grãos brasileira, sendo notória sua importância agrícola, socioeconômica e ecológica, por integrar três importantes biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. O estado possui grande variação das propriedades hidráulicas do solo (retenção, permeabilidade e capacidade de infiltração de água no solo) devido à alta diversidade pedológica e de uso das terras. Essas propriedades são fundamentais para estudos hidrológicos, bem como para o entendimento e modelagem dos agroecossistemas, sendo, portanto, essenciais em diversas áreas do conhecimento incluindo hidrologia, agronomia, meteorologia, ecologia e ambiente. Embora já existam bancos de dados de propriedades hidráulicas de solos brasileiros, vários estados do Brasil ainda carecem de uma base de dados, como é o caso de Mato Grosso. Uma forma de minimizar essa escassez de dados é obtê-los de forma indireta por meio de funções de pedotransferência (FPTs). Nesse sentido, algoritmos de aprendizado de máquina podem melhorar a performance das estimativas e aumentar a confiabilidade das informações geradas. Desta forma, objetiva-se estabelecer e utilizar uma base de dados de solo representativa do estado de Mato Grosso para desenvolver e validar FPTs por meio de técnicas de aprendizado de máquina que permitam estimar com acurácia e precisão adequada as propriedades hidráulicas do solo para as condições edáficas mato-grossenses. Para tal, serão realizadas coletas de dados a campo (in situ), bem como a compilação de dados já publicados para o estabelecimento de uma única base de dados de atributos físicos e físico-hídricos de solo (curva de retenção de água, disponibilidade de água, condutividade hidráulica e capacidade de infiltração de água no solo) abrangendo as 7 macrorregiões econômicas do estado. Para a desenvolvimento das FPTs, serão testados os algoritmos de aprendizado de máquina k-Nearest Neighbors (KNN), Random Forest, Support Vector Machine (SVM) e Regressão Linear Múltipla.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Demostenes Zegarra Rodriguez
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistema de monitoramento e indicadores de qualidade para serviços de comunicações usando algoritmos de ia
Resumo:
A avaliação da qualidade de serviços de telecomunicações é um fator relevante para as operadoras já que pode ajudar na melhoria da qualidade de experiência (QoE) dos usuários. No Brasil, a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) se encarrega de supervisar às prestadoras utilizando indicadores de qualidade de serviço, de qualidade percebida e índices de reclamações. Neste contexto, este projeto propõe duas contribuições: (i) um sistema de monitoramento da qualidade de serviços de comunicações, cujo objetivo é detectar reclamações de assinantes utilizando textos extraídos das redes sociais online; e (ii) proposta de novos indicadores de qualidade para o Serviço Móvel Pessoal e o Serviço de Comunicações Multimídia baseados em parâmetros de rede que se aproximem à QoE do usuário. No sistema de monitoramento, a reclamação deverá ser detectada por análise de sentimento realizada por um algoritmo de aprendizado profundo, e a localização geográfica do assinante será extraída para avaliar a intensidade do sinal recebida mediante um simulador. O simulador usa as informações de estações rádio base (ERB) fornecidas pela ANATEL. Testes preliminares demonstraram que a análise de sentimento baseada em aprendizado profundo é capaz de distinguir diferentes tipos de reclamações, sendo que o 78,3% do total de reclamações estão relacionadas à problemas de cobertura de sinal. Esses resultados ao ser verificados no simulador alcança uma acurácia de 97 %. É importante destacar que o sistema proposto está sendo desenvolvido em parceria com a ANATEL, e seria de fácil integração em redes celulares atuais e da próxima geração. Na proposta de novos indicadores ou melhora dos existentes, deve ser realizada por serviços específicos, propondo-se realizar testes subjetivos para aferir a QoE do usuário, e comparar com modelos matemáticos baseados em parâmetros de redes. (Carta ANATEL: http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador: 7339461 e o código CRC: 8E4621DB)
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Denilson Alves Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mineração de texto para análise de sentimentos
Resumo:
Nos últimos anos, a Web e as mídias sociais têm continuado a crescer em popularidade e tornaram-se poderosas plataformas de comunicação e interação. Esse cenário tem atraído a atenção de pesquisadores de diferentes áreas. Da mesma forma, a tarefa de mineração de opinião e análise de sentimentos tem atraído grande interesse por parte da comunidade científica dos campos de estudo em Mineração de Textos, PLN e AM. Muitas técnicas de classificação de texto têm sido utilizadas nesse contexto, contudo é consenso que o modelo de troca de mensagens a partir de mídias sociais segue o formato de streaming e essas técnicas não estão adequadas para tratar as características específicas desse tipo de dado. O projeto pretende investigar uma questão específica relacionada à mineração de texto e análise de sentimento em ambiente dinâmico e em língua portuguesa. Essa questão é relevante devido ao desafio imposto pela falta de recursos computacionais, como corpus por exemplo, e devido a isso, os resultados obtidos geralmente não atingem o mesmo nível de acurácia na comparação com textos em inglês. Na literatura, existe o exemplo de língua espanhola, que está avançando nos trabalhos de pesquisa da área no caminho de superar esse desafio, e alcançando resultados de alto impacto, o que mostra que essa questão da pesquisa é plausível. Este projeto tem como objetivo desenvolver pesquisas e estudos relacionados à aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina, técnicas para mineração de textos e análise de sentimentos a partir de textos, inclusive na língua portuguesa, considerando-se três eixos de atuação relevantes para esse problema: 1) a identificação e extração de aspectos, que é fundamental para a análise de sentimentos baseada em aspectos; 2) a identificação das características dos autores das publicações utilizadas pela tarefa de análise de sentimentos e 3) a construção de modelos de classificação que considerem a natureza dinâmica dos fluxos de dados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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