Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Michelle Vieira Fernandez de Oliveira

Ciências Humanas

Ciência Política
  • a implementação das políticas de saúde da mulher e a atuação da burocracia de nível de rua
  • O presente projeto tem como objetivo entender a atuação dos profissionais de saúde, enquanto burocratas de nível de rua (BNRs), na implementação das políticas de saúde da mulher na atenção primária à saúde. A mortalidade materna, a gravidez na adolescência relacionada à pobreza e à violência sexual e doméstica e o baixo acesso a serviços de saúde de qualidade persistem como problemas do Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, reconhece-se como fundamental o papel dos implementadores na oferta do cuidado integral para mulheres, adolescentes e meninas por meio de intervenções das equipes de Saúde da Família. Nesse sentido, observando a incidência de valores, ideologias e crenças dos BNRs na implementação, partimos da hipótese de que as representações e valores desses atores influenciam na implementação de políticas para a saúde da mulher a partir da compreensão individual dos trabalhadores sobre o problema de saúde apresentado e sobre a forma de enfrentá-lo. Para atingir esse fim, propomos uma pesquisa em duas etapas. A primeira fase, busca aprofundar na temática proposta por meio de revisão sistemática da literatura sobre a atuação da burocracia de nível de rua, atenção primária à saúde e saúde da mulher. A segunda etapa, por sua vez, busca compreender a atuação da burocracia a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando o caso da Atenção Primária à Saúde em Recife (Pernambuco) e no Distrito Federal. Dessa forma, o projeto busca contribuir tanto para o avanço da pesquisa acadêmica na área quanto para o aprimoramento das práticas e políticas voltadas para a saúde da mulher, com a publicação de artigos e elaboração de material formativo para os profissionais de saúde. Além disso, os resultados alcançados na segunda etapa da pesquisa servirão de subsídio para a formulação de material formativo para os profissionais da atenção primária à saúde que implementam políticas de saúde da mulher.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michelli Aparecida Daros

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • dez anos da lei 12.711/2012 e doze anos de programa nacional de assistência estudantil (pnaes): para onde caminham as políticas de acesso-permanência do ifsp?
  • Considerado o cenário de ampliação do acesso à educação pública federal nos últimos anos_ em que se observa cada vez mais a presença de estudantes pretos, pardos e oriundos da classe trabalhadora nos institutos e universidades federais_ questionamentos a respeito da trajetória, permanência e conclusão de cursos pelos estudantes têm sido relevantes aos setores governamentais e sociedade civil. Tais questionamentos têm ainda maior relevância social após a Lei 12.711/2012, conhecida popularmente como “Lei de Cotas”, ter completado o seu primeiro decênio. Este projeto se inscreve no âmbito da avaliação de políticas e programas sociais (BOSCHETTI, 2009) e visa contribuir para o preenchimento de lacunas de pesquisas que correlacionem políticas de acesso e permanência nos Institutos Federais (IFs), a saber, a Lei n. 12.711/2012, e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Não existe ainda - em âmbito nacional, no conjunto de estudos que compõem a avaliação de políticas, programas e estratégias de apoio à permanência de estudantes nos IFs- pesquisa e/ou ferramenta de gestão educacional que inter-relacione, de maneira sistematizada, dados de matrícula, evasão e apoio à permanência a respeito dos estudantes que ingressaram via Lei 12.711/2012. Ou seja, nos IFs e no IFSP, ainda não é possível monitorar sistematicamente se estudantes ingressantes via Lei n. 12.711/2012 receberam apoio institucional via PNAES e se concluíram ou evadiram dos cursos matriculados. O projeto objetiva a produção de diagnósticos e identificação de dificuldades na gestão das políticas de acesso e permanência estudantil no IFSP, de maneira a contribuir para a criação de metodologias padronizadas de avaliação das ações da Lei 12.711/2012, após seu primeiro decênio de existência, e do PNAES, após 12 anos de sua criação, produzindo conhecimento sobre a temática e tornando públicos os impactos das políticas de acesso e permanência dos estudantes no IFSP.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 20 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michelly Cristiny Pereira

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • avaliação de micrornas como potenciais biomarcadores de diagnóstico e resposta terapêutica em diferentes subtipos de câncer de pulmão: uma abordagem em biópsia líquida
  • Devido às suas propriedades, os miRNAs vem se destacando como biomarcadores promissores à biópsia líquida, na detecção do câncer de pulmão (CP), e estudos mostram expressão diferencial de miRNAs em diferentes tipos de amostras biológicas em relação à tumorigênese e progressão do CP. Diante disso, o objetivo da proposta é avaliar diferentes miRNAs como potenciais biomarcadores de diagnóstico e de resposta à terapia em CP a partir de amostras de tecido e soro, através de um estudo in sílico, ex vivo e in vitro para selecionar os miRNAs diferencialmente expressos, validando-os na coorte de pacientes com diferentes tipos de CP, visando investigar possíveis associações entre os achados de expressão desses miRNAs com os parâmetros clínicos dos pacientes. Além disso, avaliaremos o efeito funcional dos miRNAs nos processos de proliferação, morte celular e migração/invasão por métodos in vitro, investigando se eles são modulados por quimioterápicos utilizados nos pacientes com CP. Um dos principais desafios na pesquisa em oncologia pulmonar é que não há um biomarcador sérico para rastreio e diagnóstico do CP. O que acarreta diagnóstico tardio com estadiamentos avançados e baixa expectativa de sobrevida dos pacientes. No Brasil, um dos principais entraves, especialmente no SUS, é a falta de acesso aos exames genéticos que definem o perfil molecular de CP para direcionar o tratamento. No estado de Pernambuco, não há estudos em relação a essa problemática. Diante disso, nossa hipótese é que os miRNAs possam ser utilizados como biomarcadores para o diagnóstico do CP, com capacidade de estratificar os grupos de risco clínico e direcionar a resposta à terapia. A estratégia de detectar miRNAs circulantes em biópsia líquida é de suma importância para a diagnóstico precoce e monitoramento clínico dos pacientes com câncer de pulmão, pois busca possibilidades futuras de translação para a clínica com a implementação de um teste de inovação, de custo acessível para os pacientes.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Miguel Arjona Ramírez

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • aplicações de aprendizado de máquina em sistemas dinâmicos e complexos
  • Aprendizado de máquina (AM) tem chamado atenção da comunidade científica por possibilitar resolver inúmeros problemas práticos. Neste projeto, pretende-se utilizar AM em várias frentes: (a) classificação de arritmias cardíacas; (b) filtragem, equalização e mitigação de ruído em sinais caóticos; (c) processamento de sinais de voz e de áudio; (d) reconhecimento de padrões e processamento de imagens; (e) modelos gerativos para produção musical e (f) redes de difusão adaptativas. Na frente (a), pretende-se classificar arritmias cardíacas, levando-se em conta o treinamento distribuído ou centralizado. O treinamento distribuído garante a privacidade do paciente e possibilita trabalhar com grandes conjuntos de dados. Para balancear o banco de dados, pretende-se considerar data augmentation utilizando modelos gerativos como a rede gerativa adversária (generative adversarial network - GAN). Na frente (b), pretende-se usar AM para equalizar canais de comunicação em sistemas de comunicação baseados em caos, considerados como uma alternativa inovadora em problemas de comunicação ainda sem solução bem definida. Pretende-se ainda utilizar reservoir computers para melhorar a relação sinal-ruído na entrada do receptor desses sistemas e analisar a influência da filtragem linear na sua dinâmica. Na frente (c), AM será usado para explorar análise de voz, codificação de voz e de áudio, reconhecimento da fala e de outras características para obter representações adequadas desses sinais. Na frente (d), pretende-se usar AM em aplicações que exigem reconhecimento de padrões ou processamento de imagens, como é o caso de super resolução de imagens. Na frente (e), pretende-se usar modelos gerativos como a GAN para gerar música. Por fim, na frente (f), pretende-se abordar a censura e amostragem em redes de difusão adaptativas. O projeto conta com cinco pesquisadores e diversos alunos de pós-graduação da Escola Politécnica da USP.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Miguel da Guia Albuquerque

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • coastsnap rs: monitoramento participativo da linha de costa por meio da ciência cidadã
  • O monitoramento costeiro é baseado na coleta de uma variedade de dados ambientais, podendo ser de curto, médio e longo prazo. Os resultados dão suporte à criação de uma base de evidências para auxiliar a comunidade acadêmica e gestores na compreensão e entendimento da dinâmica e riscos costeiros dispersos no território. Contudo, na maior parte do tempo, esse tipo de iniciativa não dialoga com a sociedade e desconsidera o conhecimento cívico. Nos últimos anos, a ciência cidadã tem crescido e oportunizado uma nova forma de partilhar o conhecimento. Trata-se de uma parceria entre moradores/usuários e cientistas na coleta de dados, e no monitoramento participativo. Nesse contexto, a presente proposta objetiva criar e fomentar uma rede de monitoramento participativo no litoral do Rio Grande do Sul, tendo o engajamento social como catalisador da ideia. Assim, através do Projeto CoastSnap, desenvolvido inicialmente na Austrália e presente em 25 países, pretendemos implantar o método em 6 localidades do litoral do Rio Grande do Sul. A proposta está pautada no monitoramento comunitário do litoral utilizando-se de fotografias que são compartilhadas através das redes sociais (facebook, instagram e twitter), por moradores e turistas que visitam as estações do projeto. O método permite o monitoramento das variações espaço-temporais da linha de costa através do georreferenciamento e vetorização das fotografias. Controlando a posição e o ângulo da câmera, é possível estabelecer as características da praia e fornecer um registro preciso da posição do litoral no momento da captura da fotografia. Além de estar em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 13), a proposta permitirá que cientistas-cidadãos construam um conhecimento participativo que elucidará a dinâmica ambiental dos trechos costeiros monitorados, se utilizando apenas os dispositivos móveis (smartphones) dos usuários, na construção de Políticas Públicas para o desenvolvimento humano e social.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Miguel Dall'Agnol

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • melhoramento genético de paspalum: conservando o germoplasma nativo e promovendo a sustentabilidade.
  • As plantas forrageiras têm sido reconhecidas mundialmente por proporcionar uma alimentação de baixo custo para os ruminantes. Embora o Brasil seja um dos principais produtores de carne do mundo, as pastagens brasileiras apresentam uma predominância de poucas espécies, majoritariamente exóticas. Infelizmente, quando se trata das espécies nativas, há uma enorme carência de investimentos e pesquisas para o estudo do seu potencial e para o desenvolvimento de cultivares. Isso é evidenciado pela inexistência de campos de multiplicação de sementes de forrageiras nativas registrados no MAPA. Só no bioma Pampa, existem mais de 450 espécies de gramíneas nativas, muitas com potencial forrageiro. No entanto, o cenário atual deste bioma é de forte degradação em decorrência de sua substituição por lavouras e silvicultura. Situação que é agravada pela inexistência no mercado, de sementes de plantas campestres para sua restauração ecológica. Neste âmbito, o grupo de melhoramento de plantas forrageiras da UFRGS, em colaboração com instituições nacionais e internacionais, tem desempenhado um papel fundamental no estudo e desenvolvimento de cultivares de forrageiras nativas, com destaque para espécies do gênero Paspalum, como P. notatum, P. guenoarum e P. lepton. Essas espécies são adaptadas, produtivas, sustentáveis para a alimentação do gado, e apresentam alto potencial para produção de sementes, tornando-as atraentes para pecuaristas e para restauração ecológica de áreas degradadas. Diante do exposto, o objetivo da proposta é gerar genótipos de Paspalum superiores para as características supracitadas através de práticas de melhoramento de plantas, e desenvolver processos tecnológicos para viabilizar a produção de sementes e adesão dos produtores. Esse esforço contribui para a diversificação e aprimoramento das pastagens brasileiras, valorizando a biodiversidade, promovendo soluções inovadoras para o agronegócio e contribuindo para a restauração de áreas degradadas no Bioma Pampa.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Miguel Mattar Neto

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • mini reator nuclear intrinsicamente seguro
  • Em relação aos reatores nucleares de potência atualmente em operação, torna-se cada vez mais premente uma mudança de paradigmas em termos de projeto para que a energia nuclear se torne definitivamente uma alternativa de substituição total do uso de combustíveis fósseis para geração de energia elétrica em larga escala [1], [2], [3] e [4] (figs 1 e 2 AnexoA). Essa mudança de paradigmas abrange alguns dos aspectos fundamentais de projeto tais como: 1) Diminuição ou eventual eliminação da possibilidade da ocorrência de acidentes; 2) Eliminação de ciclo térmico para conversão do calor em energia elétrica; 3) Reator passivamente seguro; 4) Eliminação da necessidade de recarga do combustível nuclear; 5) Vida útil do reator/núcleo de 30 anos; 6) Redução drástica no volume de rejeitos radioativos; 8) Controle passivo do reator frente às variações da demanda de energia elétrica. Assim, os objetivos do projeto são: 1.Desenvolver o projeto de um mini reator nuclear intrinsicamente seguro de 1 MW (elétrico) considerando como características principais o uso de chumbo líquido a baixa pressão como fluido refrigerante do reator, associado à circulação natural como forma de remoção de calor e à capacidade de transferência do calor para o ambiente por condução faz com que não seja possível nenhum acidente causado por perda de refrigeração do núcleo e o uso de sistemas de conversão direta de energia, mesmo que possuam menor eficiência (cerca de 10%) pode resolver esse problema se permitirem a remoção do calor gerado no núcleo por condução, mesmo sem nenhuma demanda de energia elétrica atendendo aos outros aspectos fundamentais de projeto indicados anteriormente. 2.Projetar, montar e utilizar uma seção de teste com geração de calor não nuclear que represente o mini reator nuclear para experimentos com os sistemas de conversão direta de energia.
  • COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR - RJ - Brasil
  • Mon Dec 26 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Miguel Otávio Barreto Campelo de Melo

Ciências Humanas

Psicologia
  • aspectos de fatores humanos no trabalho e de neuroergonomia cognitiva nos operadores dos centros de operação de energia elétrica: estudos de multicaso chile-portugal-brasil
  • Com o avanço tecnológico as tarefas realizadas pelo ser humano estão mais complexas e os ambientes de trabalho cada vez mais automatizados. Esta situação resulta no aumento da carga cognitiva e em ambientes mais propícios ao erro. Os sistemas elétricos podem ser categorizados como sistemas críticos e nos quais as falhas podem resultar em perdas econômicas significativas, danos físicos ou ameaças à vida humana. Eles têm como item básico, a prevenção de incidentes e erros que perturbem a operação do sistema elétrico, ou quando isto não é mais possível, de tentar fazer o processo retornar ao normal. Eles têm de realizá-la mobilizando conhecimentos e raciocínios para os quais receberam um treinamento, que sob o ponto de vista das normas vigentes são adequados, entretanto, há alguns fatores humanos no trabalho que precisam ser aperfeiçoados, pois ainda existem acidentes e incidentes, ocasionados principalmente causados por fadiga mental, falta de concentração, atenção e aspectos cognitivos. Esta pesquisa tem como finalidade avaliar os fatores humanos e aspectos neuroergonômicos cognitivos com aparelhos de EEG portátil de última geração e de alta Inovação Tecnológica, o Emotiv INSIGHT 5 channel, 2.4GHz band EEG signals. Serão feitas numa amostra de 50 técnicos dos Centros de Operação de Energia Elétrica em Atacama Chile, Portugal da REN (Rede Electrica Nacional) na região de Porto (MAIA) e em Granada na Espanha. Será realizada e feitas comparações com os dados já obtidos com uma pesquisa realizada nos operadores no Brasil. Como benefício ressalta-se a melhoria do planejamento estratégico das empresas de energia elétrica do Brasil e Portugal, Chile e Espanha, fornecendo dados para uma melhor adequação dessas atividades dos operadores dos Centros de Operação e Controle e de Energia Elétrica, contribuindo para uma diminuição dos erros de operação e aumento da produtividade.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Tue Dec 26 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Milena Botelho Pereira Soares

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • nanopartículas funcionalizadas de mrna para produção de car t cells in vivo para o tratamento de cardiomiopatia chagásica crônica
  • As células CAR-T (Chimeric Antigen Receptor T-cells) são uma promissora terapia no campo da oncologia que vem ganhando destaque para aplicação em outras doenças, como a cardiomiopatia chagásica crônica, que atualmente possui tratamento associado a efeitos adversos e baixa eficácia na fase crônica. Essa inovadora terapia celular envolve a engenharia genética de linfócitos T do próprio paciente, capacitando-os a reconhecer e atacar seletivamente células cancerígenas. Ao desencadear uma resposta imunológica altamente específica e direcionada, as CAR-T cells têm o potencial de proporcionar tratamentos eficazes. No entanto, devido à grande limitação relacionada aos custos associados, urge a necessidade de alternativas mais viáveis economicamente. Nesta abordagem, após o avanço notável das vacinas de RNA durante a pandemia de COVID-19, a comunidade científica demonstrou interesse nas aplicações dessas moléculas na imunoterapia e na produção in vivo de CAR T cells, de forma a tornar o processo produtivo mais acessível, menos complexo e com maior potencial de escalonamento, criando produtos off-the-shelf, ou seja, prontos para uso. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo geral desenvolver uma plataforma de produção de nanopartículas funcionalizadas contendo mRNA para produção de CAR T cells aplicadas ao tratamento da cardiomiopatia chagásica crônica. A hipótese do estudo é que após administração intravenosa de nanopartículas lipídicas direcionadas ao CD3, que carregam consigo o RNA mensageiro (mRNA) contendo informações essenciais para reprogramar os linfócitos T a reconhecer o FAP, a geração das células terapêuticas CAR T ocorrerá in situ, ou seja, dentro do próprio organismo dos animais (camundongos). Para isso, serão produzidos mRNA que, em seguida, serão recobertos com uma nanopartículas funcionalizada para dirigir-se ao CD3. O produto será caracterizado e sua eficácia será avaliada in vitro e em modelo experimental de cardiomiopatia chagásica crônica.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Milton Cezar Ribeiro

Ciências Biológicas

Ecologia
  • biodiversidade e serviços ecossistêmicos associados: peld corredor cantareira mantiqueira
  • Ações antrópicas têm substituído áreas de vegetação nativa no planeta, comprometendo a biodiversidade e serviços ecossistêmicos. A Mata Atlântica mantém funções vitais para 125 milhões de brasileiros, no entanto temos muitas lacunas de conhecimento para orientar políticas públicas voltadas à produção de bens e à manutenção de serviços essenciais. Devido a elevada degradação, o bioma necessita ser restaurado, atendendo a orientação da agenda ONU 2030. O Projeto Ecológico de Longa Duração Corredor Cantareira Mantiqueira (PELD CCM) busca entender como a estrutura espaço-temporal das paisagens e variáveis ambientais influenciam a fauna, flora, processos ecológicos, funções e serviços ecossistêmicos associados. Perguntas (P#): P1: Como a perda e fragmentação da vegetação nativa influenciam diferentes táxons e quais são seus motivadores em diferentes escalas espaço-temporais? P2: Quais são os recursos complementares que os tipos de uso e cobertura da terra podem oferecer aos organismos? P3: Em quais períodos de tempo as condições oferecidas pelos ambientes são mais favoráveis aos organismos e como isto pode influenciar componentes vitais da paisagem, como a conectividade funcional? P4: Qual é a relação entre os padrões da paisagem e a funcionalidade dos ecossistemas? P5: Como a resiliência das funções dos ecossistemas variam ao longo do tempo e espaço? P6: Como caracterizar o funcionamento e os serviços dos ecossistemas em uma abordagem espaço-temporal? P7: Como os atributos socioeconômicos dos produtores podem ser correlacionados aos resultados da biodiversidade, funções e serviços ecossistêmicos? Para isso, os dados de biodiversidade (mamíferos, invertebrados, peixes, anuros, plantas, aves, solo, água, carbono e funções associadas e serviços) serão coletados de forma padronizada. Os resultados do projeto auxiliarão nas discussões das políticas públicas com os agentes públicos envolvidos no projeto, e com os demais tomadores de decisão.
  • Universidade Estadual Paulista - SP - Brasil
  • Wed Feb 28 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027