Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria Jose Pacifico

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • dinâmicas não-hiperbólicas: aspectos geométricos e ergódicos.
  • Sistemas Dinâmicos é uma área ativa da Matemática que cresce intensamente desde os anos 60 com a consolidação da teoria hiperbólica. Os sistemas dinâmicos podem ser muito complexos e sua "modelagem" envolve aproximações da realidade que, em geral, são obtidas por simulações numéricas. Devido aos erros de arredondamento, as propriedades observáveis são aquelas com alguma "persistência" com respeito a pequenas modificações, por exemplo, parâmetros, condições iniciais, perturbações deterministas e aleatórias. Dessa forma, um dos objetivos da teoria é descrever os sistemas mais "frequentes", de variados pontos de vista, por exemplo topológico e probabilístico. A teoria se iniciou com o estudo de sistemas uniformemente hiperbólicos, e atualmente temos uma descrição muito precisa de tais sistemas. Embora seja possível descrevê-los com enorme precisão, modelos naturais quase nunca são uniformemente hiperbólicos. O foco do projeto vai além desse contexto, estudando sistemas com hiperbolicidade fraca, como hiperbolicidades não-uniformes, parciais, projetivas, singulares, incluindo modelos determinísticos (regidos por uma lei dada) e aleatórios (regidos por um passeio aleatório). Mais especificamente, o projeto pretende contribuir na teoria das bifurcações e ciclos, dinâmicas globais genéricas, formalismo termodinâmico, fluxos singulares, geodésicos e estrela, operador de transferência, sistemas iterados de funções e sistemas com ruído aleatório. Um dos marcos da teoria recente é mostrar que sistemas determinísticos gozam de propriedades estocásticas inerentes aos sistemas aleatórios. Nessa direção, esse projeto desenvolverá, nos contextos acima, teorias que caracterizem formas robustas de caoticidade, além de criar técnicas qualitativas e quantitativas de identificação de caos, incluindo algoritmos rigorosos. Demonstraremos que mesmo um pouco de hiperbolicidade pode nos levar longe no entendimento das dinâmicas caóticas que são presentes em modelos naturais.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria José Valenzuela Bell

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de células solares ultrafinas de cdte em substratos flexíveis.
  • Tecnologias de células solares baseadas em substratos de silício estão disponíveis comercialmente. No entanto, essa tecnologias ainda possui altos custo. Módulo solar de CdTe é atualmente a tecnologia mais econômica disponível no mercado com grande potencial de redução de custos. O grupo de epitaxia da UFV é um dos únicos grupos que trabalham com este material no Brasil e possui vasta experiência em deposição de CdTe. No projeto proposto, o desenvolvimento de células solares de CdTe flexíveis e ultrafinas de alta eficiência, transferíveis para outros substratos arbitrários e integráveis em eletrônica flexível é planejado usando nanomembranas de silício (SOI, Silicon-On-Insulator wafer) como substratos para filmes finos de CdTe. Tais membranas constituem um substrato virtual que permite a engenharia de tensão elástica de heteroestrutura adicional, o que não é possível quando se usa outros métodos de pós-crescimento. Essa abordagem permite o crescimento de filmes de qualidade epitaxial que podem superar a eficiência dos filmes de CdTe policristalinos usados atualmente. Em estreita colaboração entre a UFV e a UFJF, pretende-se melhorar a eficiência quântica do dispositivo fotovoltaico integrando vidros de óxido de Bismuto-Boro-Chumbo co-dopado com Praseodímio e Itérbio para a conversão de fótons de alta energia em fótons que podem ser absorvidos por células solares utilizando o fenômeno de “quantum cutting". A redução da espessura proposta da camada de absorção de CdTe de atualmente 3-8 mícrons para 1-2 mícrons levará a uma grande redução adicional de custos da tecnologia do módulo solar de CdTe, mas uma compreensão profunda da ciência de materiais e interfaces será essencial. Para tanto, heteroestruturas de filmes finos serão desenvolvidas para produzir células solares de barreira Schottky e as propriedades estruturais, ópticas e eletrônicas serão investigadas e otimizadas tendo em vista a possibilidade de produção de baixo custo e alta eficiência.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria José Valenzuela Bell

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de dispositivos óticos baseados em sistemas vítreos: prova do conceito e viabilidade prática
  • O projeto propõe investigar nanocompósitos vítreos para aplicações em dispositivos óticos. O grupo já vem trabalhando no tema nos últimos anos, especialmente processos de luminescência, transferência de energia, efeitos termo-óticos e não lineares de vidros dopados. As amostras de interesse são vidros óxidos dopados ou co-dopados com nanoestruturas metálicas; nanoestruturas semicondutoras; íons terras raras (pares Tb3+-Yb3+ e Tm3+-Yb3+) e metais de transição (Nb5+ e Ti5+). Propomos as seguintes aplicações: 1) vidros óxidos para "down conversion" visando o aumento da eficiência da absorção infravermelha de células solares, através da conversão de um fóton no espectro visível em 2 fótons na região infravermelha; 2) sensores plasmônicos, onde a ressonância de plasmon de nanopartículas metálicas é sensível a variações do índice de refração do meio, o qual é modificado pela adsorção de moléculas de interesse. Focaremos no estudo da espectroscopia na escala nanoscópica, a qual somente se tornou possível com a recente aquisição de um equipamento nanoRaman (espectroscopia Raman acoplada a Microscópio de Força Atômica) e um sistema de luminescência de picosegundos também acoplada ao equipamento. A investigação simultânea da morfologia e dos processos de transferência de energia entre a matriz vítrea, nanoestruturas e íons luminescentes poderá revelar a complexa correlação entre a composição química e propriedades físicas, bem como a hetereogeneidade espacial da composição, fatores que influenciam no projeto e na performance dos dispositivos. Exemplo disso são eventuais heterogeneidades espaciais tanto das nanopartículas (tamanho e forma) quando formação de clusters de íons terras raras e defeitos na matriz vítrea. Usaremos também as técnicas clássicas de absorção, infravermelho, lente térmica, z-scan. Para os dispositivos será realizada a prova do conceito, testes de sensibilidade, linearidade e reprodutibilidade dos dispositivos propostos.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

María Julieta Abba

Ciências Humanas

Educação
  • sistematização internacional de experiências educativas indígenas para a interculturalidade e a cidadania global crítica
  • O projeto vem ao encontro das demandas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), de modo especial ao Plano Global para a Década das Línguas Indígenas (DILI) e a Agenda 2023 para a Educação, a fim de promover uma educação vinculada com os desafios mundiais contemporâneos. Esta proposta também se une aos esforços da Organização das Nações Unidas (ONU) plasmados nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam assegurar os direitos humanos, garantir um desenvolvimento sustentável, promover o respeito à diversidade, fomentar a interculturalidade e cidadania global, dentre outras metas que contribuam para habitar a nossa cada comum. O objetivo da pesquisa consiste em sistematizar experiências educativas de comunidades Kaingang da região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul; comunidades Tupis e Guaranis da região Metropolitana da Baixada Santista, no Litoral de São Paulo e comunidades Guaranis da região de Santa Maria de Fe, Misiones, Paraguai. Busca-se identificar a contribuição dessas experiências para a interculturalidade e a cidadania global numa perspectiva crítica e internacional. Esta questão de pesquisa mostra-se relevante diante do processo de tensionamento e invisibilidade da inserção de povos originários nas dinâmicas da vida urbana (cidade) e nas lógicas acadêmicas (universidade) contemporâneas. Diante disso, verifica-se a necessidade de um diálogo intercultural e cidadão entre as comunidades indígenas e a academia a partir da própria experiência dos povos indígenas, com o intuito de ampliar o horizonte da ciência moderna, colonial e eurocentrada. A metodologia se fundamenta na sistematização de experiências e na pesquisa participante que terá como ponto de partida as práticas e narrativas de participantes indígenas no território brasileiro e paraguaio. A pesquisa poderá proporcionar aportes práticos, teóricos e epistemológicos para a construção da interculturalidade e cidadania global crítica.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Laura da Costa Louzada

Ciências da Saúde

Nutrição
  • prevenção de doenças crônicas não transmissíveis com a dieta brasileira: o ensaio clínico predibra
  • O ensaio clínico randomizado PREDIBRA tem como objetivo desenvolver e avaliar a efetividade de uma intervenção digital para reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e diminuir fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis (DANT). A intervenção basear-se-á em pressupostos teóricos do Guia Alimentar para a População Brasileira e da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, seguindo o modelo Intervention Mapping. Participantes serão recrutados do Estudo Nutrinet-Brasil, que coleta informações sobre alimentação e saúde por meio de questionários periódicos on-line de pessoas de todas as regiões do País. Será convidada a participar do ensaio uma subamostra de indivíduos com índice de massa corporal >=25 e <30 kg/m², garantindo diversidade de gênero e de região do País. Os participantes serão divididos aleatoriamente em: grupo intervenção, que receberá, por 6 meses, a intervenção digital com múltiplas estratégias para redução do consumo de alimentos ultraprocessados, e o grupo controle, que receberá informações sobre a importância das frutas e verduras. Todos responderão a três questionários alimentares (recordatórios de 24h que avalia o grau de processamento dos alimentos), questionários sobre a identificação de alimentos ultraprocessados, escalas autoaplicáveis de sintomas de depressão e disfunções gastrointestinais e fornecerão informações sobre ganho de peso e desenvolvimento de fatores de risco para DANT no baseline e nos seguimentos. A fase inicial do estudo compreenderá desenvolvimento e validação da intervenção e avaliação do seu impacto no aumento da identificação de alimentos ultraprocessados, na redução do consumo desses alimentos, no ganho de peso, bem como em sintomas de depressão e sintomas gastrointestinais em 12 meses. Espera-se entregar para o Ministério da Saúde uma plataforma com a intervenção digital pronta para uso e compatível com os principais sistemas operacionais previstos pela Estratégia de Saúde Digital para o Brasil.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Leticia Vega

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • caracterização de armadilhas em heterojunções metal/semicondutor orgânico.
  • A eletrônica orgânica apresenta-se como uma alternativa com capacidade de substituir os semicondutores inorgânicos em certos nichos. Podemos colocar como vantagens dos orgânicos a ampla gama de cores, possibilidade de estruturas flexíveis, dispositivos de grandes áreas (como sistemas de iluminação distribuída e ou captação de energia fotovoltaica em lonas) e baixo custo de produção. Os semicondutores orgânicos, como os poliméricos, são altamente desordenados e descritos por orbitais moleculares que são restritos à molécula. Isto resulta em estados localizados dentro do band gap que podem atuar como armadilhas. Estas armadilhas podem agir reduzindo o transporte de cargas e/ou favorecer a recombinação de éxcitons e assim reduzir o desempenho de dispositivos tipo LEDs, OPvs, OFETs e Memristors. A caracterização de armadilhas e o controle da formação das mesmas pode resultar em melhora da performance destes dispositivos. Esse controle pode estar no solvente utilizado, nas técnicas utilizadas para deposição da camada ativa, e tratamento térmico posterior à fabricação do dispositivo, entre outras. Para tanto utilizaremos diferentes técnicas de fabricação (automontados, spin-coating e Langmuir-Blodgett) e de caracterização. A capacitância por voltagem (C-V) e capacitância por frequência (C-w) fornecem informações sobre a região de depleção, formada em junções metal/semicondutor, e a segunda fornece a distribuição de armadilhas dentro do gap. Por outro lado, medidas de fotocorrente e transcientes permitem caracterizar a foto-geração e recombinação de cargas, afetadas também pela presença de traps. Técnicas complementares como UV-vis; anisotropia da fotoluminescência e elipsometria serão utilizadas. Um ponto inovador será a introdução da técnica de Kelvin Prove (KPFM) que permitirá caracterizar a formação de armadilhas na interface, por exemplo, de eletrodos, permitindo assim o mapeamento espacial das armadilhas.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Ligia de Oliveira Barbosa

Ciências Humanas

Sociologia
  • políticas de ensino superior na américa latina: expansão, diversificação, modelos institucionais e renovação das elites
  • O projeto visa analisar as políticas de Ensino Superior (ES) na América Latina, estabelecendo as principais características dos modelos institucionais do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Propõe caracterizar a expansão do ES nestes países indicando suas variabilidades institucionais, nos tipos de diploma oferecidos, nas carreiras ou conhecimento valorizados, nos processos de renovação das elites e nos padrões de acesso, conclusão e resultados dos egressos. Embora a expansão do ensino superior seja um fenômeno geral, nas últimas décadas, cada sistema nacional realizou a seu modo - e com timings diferentes - o incremento do número de suas instituições, cursos e de estudantes de ES. Neste estudo, a questão de pesquisa é entender como esses processos de expansão do ES que ocorreram na região vêm enfrentando dois desafios: de um lado, incluir grupos de jovens tradicionalmente excluídos – por desigualdades de gênero, classe social, étnica, raça/cor etc. do ensino superior em seus respectivos países; e, de outro, reproduzir e/ou renovar as suas elites no bojo de sistemas de ensino superior ampliados e supostamente mais democráticos. Nossa hipótese é que os modelos institucionais dos SES expressam as forças sociais e a agência coletiva, configurando níveis diferenciados de abertura dos sistemas. Visa-se institucionalizar uma articulação de redes de pesquisa sobre ES da América Latina e contribuir para o processo de formação de gestores públicos e privados dos sistemas de ES. Serão utilizadas metodologias variadas incluindo pesquisas bibliográficas, documental, em bancos de dados públicos, assim como entrevistas com participantes selecionados. Como resultados, produção de análises das diferentes políticas de expansão dos sistemas considerados, articulação de rede de pesquisadores interessados em políticas sobre o ensino superior da América Latina e o oferecimento de cursos de formação para gestores.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 20 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Lúcia Calijuri

Ciências Agrárias

Agronomia
  • biofertilizantes de microalgas obtidas no tratamento de águas residuárias como fonte alternativa de nutrientes para uma agricultura sustentável: viabilidade técnica, econômica e ambiental
  • A agricultura é responsável pelo consumo exacerbado fertilizantes e estimulantes de plantas com o objetivo de aumentar a produtividade vegetal. Uma interessante alternativa para reduzir os impactos do consumo desses produtos na produção agrícola é a utilização da biotecnologia de microalgas para o tratamento de águas residuárias e produção de biomassa rica em nutrientes e potenciais bioestimulantes de plantas. Águas residuárias, atualmente são descartadas no meio ambiente, acarretando em problemas sanitários e ambientais por possuírem elevado teor de matéria orgânica, patógenos, minerais e nutrientes. Dado que a atividade hortícula é grande responsável pela manutenção do homem no campo e pela expressiva contribuição econômica para o país, pesquisas que envolvam o aprimoramento desse setor e o aumento de sua produtividade, aliado à redução de impactos ambientais e de custos, faz-se necessário. Assim, a produção de biomassa de microalgas por meio do tratamento de efluentes pode ser uma rota alternativa para o setor hortícula, à medida em que pode contribuir para a produtividade de plantas e redução dos custos de produção das mesmas. Nesta proposta objetiva-se o desenvolvimento de biofertilizantes e bioestimulantes a base de microalgas cultivadas em águas residuárias. Para tal, pretende-se realizar a produção de biomassa de microalgas em águas residuárias e, após a colheita da biomassa será realizada a produção de biofertilizantes e bioestimulantes de plantas. Esses bioprodutos serão testados em plantas de tomateiro que terão suas características agronômicas avaliadas ao final dos diversos experimentos propostos. Ainda, o desempenho ambiental dos bioproduto será avaliado por meio de avaliação do ciclo de vida no software SimaPro em uma abordagem cradle-to-gate. Por fim, um balanço econômico e energético será realizado com o intuito de comparar as rotas de produção dos bioprodutos com formulações químicas comerciais.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Lúcia Calijuri

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • biohidrogênio sustentável por meio de microalgas cultivadas em esgotos sanitários: desempenho e estratégias inovadoras de produção
  • A biotecnologia de microalgas se destaca por sua capacidade de tratar esgotos sanitários, uma vez que são capazes de atuar em consórcio com as bactérias aeróbias presentes em tais esgotos. Isso acontece por meio do estabelecimento de um ciclo de uso e produção de gás oxigênio/dióxido de carbono (O2/CO2) em que as microalgas assimilam os nutrientes presentes no meio de cultivo, ao passo que as bactérias degradam a matéria orgânica. Essa biomassa pode se transformar em matéria-prima para produtos como biocombustíveis, representando benefícios adicionais ao processo de mitigação de CO2. Dentre os biocombustíveis emergentes gerados por meio dessa matéria-prima, destaca-se o biohidrogênio. O foco das pesquisas na produção de biohidrogênio está direcionado a otimização do balanço energético-ambiental do processo produtivo. Ainda assim, para viabilizar a difusão da tecnologia alguns desafios como economia de energia, transporte e armazenamento ainda precisam ser solucionados. Esta pesquisa objetiva, portanto, avaliar a viabilidade energética, ambiental e econômica da produção de biohidrogênio por meio de biomassa de microalgas cultivada em esgoto sanitário. Esse meio de cultivo pode favorecer o conteúdo de carboidrato na biomassa, viabilizando o seu aproveitamento como substrato fermentativo para a produção de biohidrogênio. O projeto será desenvolvido em três etapas: (i) avaliação do tratamento de esgoto sanitário e produção de biomassa; (ii) avaliação da eficiência energética do biohidrogênio produzido por fermentação escura utilizando diretamente a biomassa produzida sem recorrer à sua secagem prévia; e (iii) análises econômica e ambiental do biohidrogênio produzido com o auxílio do software SimaPro. Além disso, os critérios energético, econômico e ambiental serão analisados em conjunto para a rota de geração de bioenergia.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Lúcia Calijuri

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • biorrefinaria algal: potencial de biorremediação, aproveitamento energético e agrícola
  • A utilização excessiva de fertilizantes comerciais, a dependência por combustíveis fósseis e a presença de contaminantes emergentes ameaçam a qualidade da água, a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental. Neste cenário, a biotecnologia de microalgas cultivadas em efluentes surge como uma solução integrada e promissora para enfrentar esses desafios, permitindo a geração de bioprodutos dentro de uma economia circular e impulsionando o tratamento sustentável de efluentes. Por outro lado, a aplicação da biotecnologia de microalgas em estações de tratamento de efluentes (ETEs) requer mais pesquisas para garantir sua viabilidade. Neste contexto, esta proposta busca investigar como o cultivo de microalgas em dois estágios pode aumentar o acúmulo de carboidratos na biomassa, tornando-a mais adequada para a produção de biocombustíveis e biofertilizantes por meio da fermentação escura (FE) e digestão anaeróbia (DA). Além disso, a integração de diferentes rotas de aproveitamento de recursos via FE e DA será avaliada, visando a sustentabilidade ambiental e econômica em uma abordagem de biorrefinaria. Assim, serão conduzidos experimentos em que se avaliará tanto a integração do cultivo de microalgas quanto a FE seguida de DA. Será analisado se esta configuração pode aumentar a produção de carboidratos e, consequentemente, a produção de biohidrogênio (bioH2) e biometano (bioCH4) como biocombustíveis. Além disso, será realizado teste do digestato como biofertilizante. Os contaminantes emergentes serão monitorados ao longo de todo o processo. A abordagem em biorrefinaria será investigada sob a ótica econômica e ambiental através da Avaliação de Ciclo de Vida para otimizar a valorização de diferentes recursos a partir do processo de FE e DA. Essa estratégia metodológica permitirá obter insights importantes para a viabilidade e eficácia da aplicação de microalgas no tratamento de efluentes e na produção sustentável de biocombustíveis e biofertilizantes.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • instituto nacional de ciência e tecnologia produção da casa e da cidade
  • A proposta objetiva aprofundar o conhecimento sobre a produção do urbano no Brasil contemporâneo a partir da análise da complexa e sofisticada interação entre Estado e mercado em um capitalismo marcado pela dominância financeira. O projeto resgata, atualiza e problematiza as contribuições do livro organizado por Ermínia Maricato em "A Produção Capitalista da Casa (e da Cidade) no Brasil Industrial", publicado em 1979. Após 35 anos da Constituição Federal, pouco mais de 20 do Estatuto da Cidade, e a configuração de uma economia menos industrial, mais agrária e de serviços, cabe uma profunda avaliação de pesquisas realizadas, de avaliação de resultados e impactos de programas e políticas habitacionais e urbanas e sistematização e elaboração de investigações prospectivas. Apesar do ciclo de políticas públicas desde a redemocratização, condições precárias de moradia continuam a ser recolocadas, e de um modo mais complexo do que as metrópoles brasileiras experimentaram no período do livro citado. São permanências que exigem compreensão dos processos sociais e econômicos contemporâneos, partindo do conhecimento da realidade empírica para evitar a formulação das “ideias fora do lugar” características do planejamento urbano no Brasil. São propostos quatro eixos de investigação: Eixo 1, Autoconstrução e ações sobre territórios populares autoconstruídos; Eixo 2, Produção estatal da moradia, planejamento urbano e meio ambiente: condicionantes, políticas e programas; Eixo 3, Produção imobiliária e de infraestruturas no Brasil contemporâneo; e, por fim, Eixo 4, Estudos urbanos na periferia do capitalismo. O INCT articula, alavanca e potencializa a rede de pesquisadores e pesquisas por meio da cooperação técnica e científica. A atualização e elaboração de novos referenciais teóricos, metodológicos e empíricos que fomentem e instrumentalizem pesquisas e políticas públicas orientadas por evidências justifica o INCT a partir da abordagem proposta.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2028
Foto de perfil

Maria Lucia Santaella Braga

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas - povo mebêngôkre-kayapó
  • O presente Projeto de Pesquisa propõe a criação de um “Observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas - Povo Mebêngôkre-Kayapó”. Pretende-se acompanhar on line os “processos migratórios” no ciberespaço nas aldeias deste povo, começando com a aldeia do sub-grupo Kuben-Kran-Krên, A'Ukre, e na sequência, em um desdobramento baseado nos meios e níveis de acesso, ampliar para outras aldeias da mesma etnia. O observatório pretende, após levantar os hábitos de imersão e os meios de acesso, buscar entender as formas de sociabilidade implementadas por esta população nos ambientes do ciberespaço. Além deste monitoramento, coleta e análises, o projeto prevê também a capacitação de docentes e discentes das universidades envolvidas para a) Práticas netnográficas multidisciplinares; b) Metodologias de Análise semiótica e discursiva em cibercultura e c) Cultura Mebêngôkre-Kayapó. Não pretendemos fixar a pesquisa em uma rede social específica e, sim, a partir do levantamentos dos hábitos de acesso, identificar estes espaços de monitoramento e, a partir de então, implementar o processo netnográfico. Dois grandes objetivos são almejados: a compreensão das dinâmicas digitais dos povos Mebêngôkre-Kayapó e a partir desta experiência o estabelecimento de um Observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas. Trata-se de uma proposta de modelo participativo, constituindo-se assim como uma Pesquisa Ativa.
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Lúcia Teixeira Garcia

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • refletindo a experiência vivida de mulheres universitárias de primeira geração de apoio estudantil no brasil, finlândia e escócia
  • Países como o Brasil, a Finlândia e a Escócia procuraram garantir acesso da população ao ensino superior. A igualdade de condições de acesso e permanência na universidade é um princípio jurídico - no Brasil, pela Constituição de 1988 a educação é um direito dos cidadãos, no Reino Unido, a Lei da Igualdade de 2010 harmonizou a ação positiva entre as diferentes características protegidas para reduzir as desigualdades de resultados que resultam de desvantagens socioeconômicas, e, por fim, a legislação finlandesa garante a todos a igualdade e o direito à educação gratuita. O projeto aqui proposto visa refletir sobre as experiências de jovens mulheres que acederam ao ensino superior como a primeira geração da sua família a galgar este nível. O estudo utilizará uma abordagem de estudo de caso para comparar e considerar a experiência de estudantes brasileiras negras com estudantes europeus de comunidades marginalizadas. Esta exploração permitiria uma compreensão dos desafios no acesso à educação vivenciados pelos estudantes no Brasil e na Europa (Finlândia e Escócia), compartilhando a compreensão do apoio disponível para esses estudantes e seu impacto na capacidade dos estudantes de realizar e concluir seus estudos.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Lúcia Vaz Masson

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • conforto acústico: saúde vocal do professor
  • A prática docente é uma ocupação de alto risco para o desenvolvimento de distúrbios de voz. Denominado como distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), caracteriza-se como um adoecimento coletivo, diretamente associado às condições do ambiente e organização do trabalho, sendo responsável por afastamentos e readaptações funcionais entre professores. Estudos apontam que intenso uso da voz, ruído elevado em sala de aula e condições acústicas inadequadas influenciam diretamente na saúde vocal. Tais condições favorecem o aumento da intensidade e do esforço vocal, gerando fadiga e diminuição da função fonatória. Com vistas a enfrentar esses problemas, o tratamento acústico de salas de aula tem sido apontado como recurso eficiente para a diminuição dos tempos de reverberação, redução dos níveis de intensidade vocal, melhoria na prosódia, qualidade vocal e inteligibilidade de fala. Sendo assim, o presente estudo visa investigar os desfechos de ruído, reverberação e inteligibilidade de fala, obtidos pela mensuração direta na sala de aula; medidas de dose vocal durante as aulas; avaliação perceptivo-auditiva, análise acústica e autorreferência de distúrbio de voz e fadiga vocal em duas condições: A) sem revestimento acústico; B) com revestimento ecológico, sustentável de baixo custo. Trata-se de uma pesquisa híbrida, quantitativa, com amostra não-probabilística, composta por professores universitários, aprovada pelo CEP/ICS-UFBA, sob o parecer nº 3.186.040/2019, estando em conformidade com os aspectos éticos previstos na Resolução CNS nº 466/12. Tal projeto fornecerá dados objetivos para a implementação de políticas públicas de vigilância e intervenção nos ambientes, bem como de promoção da saúde e comunicação e prevenção de agravos vocais. Espera-se, ao final desta pesquisa, fornecer uma tecnologia sustentável e de baixo-custo que sirva de referência na adaptação de salas de aula acusticamente tratadas, visando o exercício docente menos propenso a alterações vocais.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Lucia Zaidan Dagli

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • investigando o uso de edição gênica por crispr/cas9 para terapia de precisão em melanoma de mucosa oral canino e humano
  • Melanomas orais ocorrem no cão e no homem. A oncologia comparada usa neoplasias de cães em estudos translacionais para avaliar novas terapias. O sequenciamento de exoma detecta mutações no câncer.O RNAseq complementa o exoma. Técnicas de edição de genomas vêm sendo usadas para a correção de mutações, sendo a técnica de CRISPR/Cas9 a mais promissora para fins terapêuticos. Recentemente, estuda-se formas de entrega de CRISPR/Cas9 para células neoplásicas, e as vesículas extracelulares parecem ser estratégias viáveis. Este projeto tem por objetivos: (1) identificar o perfil de mutações em melanomas orais caninos e humanos por meio de sequenciamento de exoma e RNAseq, (2) validar as mutações por meio de Real-time-PCR e Western blot, (3) selecionar mutações em drivers e utilizar CRISPR/Cas9 para estabelecer terapias de precisão e (4) avaliar o potencial do uso de exossomos derivados de células tronco mesenquimais como veículos de entrega do sistema CRISPR/Cas9. Amostras de melanomas orais caninos e humanos serão submetidas à extração de DNA genômico, captura e enriquecimento do exoma, os quais serão sequenciados por Next Generation Sequencing (HiSeq Illumina). Os resultados do sequenciamento serão analisados por bioinformática e serão selecionados alvos terapêuticos, que serão validados por meio e RT-PCR e Western blot. Serão desenhados os componentes do sistema CRISPR/Cas9 para editar as mutações encontradas. A técnica de CRISPR/Cas9 será aplicada em células de melanoma oral canino e humano e estas serão avaliadas quanto à viabilidade e morte celular, capacidade clonogênica, e capacidade de migração. Exossomos de células tronco mesenquimais serão carregados com o sistema CRISPR/Cas9, e serão analisadas a eficiência de carregamento e o nível de absorção de exossomos pelas células de melanoma. Se houver resultados promissores, CRISPR/Cas9 será testada in vivo em camundongos xenotransplantados. Espera-se, desta forma, estabelecer novas terapias de precisão para melanomas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Luiza Correa da Camara Rosa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • evolução geológica e hidroestratigrafia da coxilha das lombas, noroeste da planície costeira do rio grande do sul
  • O conhecimento acerca das águas subterrâneas é fundamental para a continuidade da vida humana. De acordo com o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, publicado em 2022 pela UNESCO em nome da ONU-Água, elas constituem 99% da água doce líquida do planeta. Suas características estão relacionadas a condicionantes geológicos, cujo conhecimento é a base para a gestão de uso sustentável. O Sistema Aquífero Quaternário Barreira Marinha, também conhecido como Coxilha das Lombas, localizado no noroeste da planície costeira do Rio Grande do Sul (Bacia de Pelotas), está vinculado à evolução da sequência deposicional mais antiga preservada e exposta nesta planície, o Sistema Laguna-Barreira I. A Coxilha das Lombas é geomorfologicamente correspondente à Barreira I, com idade estimada em 325 ka e registros ocorrentes exclusivamente no Rio Grande do Sul. Porém, é a menos conhecida em termos estratigráficos e única que não possui datação absoluta nesta planície costeira. Neste contexto, o objetivo geral do projeto é compreender a relação entre a evolução geológica e a compartimentação hidroestratigráfica da área correspondente à Coxilha das Lombas. As hipóteses são de que a Barreira I seja mais heterogênea do que se conhece, que a Coxilha das Lombas seja constituída, em subsuperfície, por outras unidades geológicas, distintas de uma barreira costeira, e que estas condicionem uma importante variabilidade hidroestratigráfica. As hipóteses partem da observação de estudos anteriores, que já indicam a presença de pelo menos duas unidades hidroestratigráficas, e da variabilidade litológica em poços na região. Para testar a hipótese, será avaliada a correlação entre os arcabouços cronoestratigráfico e hidroestratigráfico, elaborados através de dados de sensoriamento remoto, poços, afloramentos, métodos geoelétricos (sondagens elétricas verticais e imageamento elétrico), seções de georadar, datações absolutas, determinações hidrodinâmicas e hidroquímicas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Luiza Garnelo Pereira

Ciências Humanas

Educação
  • rede solidária de políticas de inclusão social para indígenas na amazônia
  • Desde o início de sua implantação o regime de cotas tem ampliado o acesso de minorias étnico raciais ao sistema educacional e ao mercado de trabalho. Muitas universidades avançaram na oferta de vagas específicas e ações de assistência para apoio à permanência dos estudantes cotistas na universidade. Contudo, a previsão legal desses direitos é insuficiente para reduzir as históricas iniquidades sociais. O balanço das iniciativas adotadas por meio das ações afirmativas aponta que a compreensão da diversidade étnico-racial e a problematização do processo formativo em si, ainda são incipientes no âmbito das práticas cotidianas das universidades. Apoiada na teoria ator-rede de Bruno Latour a presente proposta tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das políticas de inclusão social e promoção da equidade através da consolidação de uma rede interinstitucional e intercomunal indígena, voltada para o aprimoramento de políticas afirmativas no ensino universitário. A iniciativa prevê a realização de pesquisas etnográficas das trajetórias de vida de novos agentes políticos indígenas que emergem nos meios modernos de comunicação, tratando-as como vias preferenciais de compreensão dificuldades e caminhos de superação na busca de inserções bem-sucedidas no mundo não indígena. Os resultados da pesquisa subsidiarão projeto de educação intercultural na tríplice fronteira amazônica Brasil/Peru/Colômbia, com ênfase em saúde coletiva e sustentabilidade. Pretende-se que a iniciativa fertilize as redes colaborativas e produza evidências científicas para aprimorar estratégias de gestão das políticas para ingresso e permanência de indígenas na formação universitária, além de promover o desenvolvimento de competências dos docentes e discentes indígenas para produção de conhecimento inovador, capaz de transitar entre os saberes acadêmicos e tradicionais, e de propor soluções para problemas de saúde e sustentabilidade sociocultural e ambiental na região.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Luiza Miguez

Outra

Multidisciplinar
  • torneio de física para meninas 2024
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Wed Jan 17 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Mariana Barros Melo da Silveira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • algoritmo farmacogenético preditor de dose da varfarina: protocolo de aperfeiçoamento e eficácia da terapia anticoagulante
  • A Fibrilação Atrial (FA) é a arritmia supraventricular mais comum na prática clínica. O paciente com FA apresenta um risco 5 vezes maior de causar AVC, principalmente o isquêmico, do que qualquer outra doença cardiovascular. Essa arritmia causa estase e de alteração do equilíbrio trombose-antitrombose, podendo formar trombos e embolizar sistemicamente, atingindo o encéfalo e causando AVC, levando a necessidade de iniciar a terapia anticoagulante. A varfarina ainda é o Anticoagulante Oral (ACO) de escolha, sendo a mais utilizada em diversas situações clínicas. Com a sensibilidade ao fármaco variando em cada pessoa, o tratamento precisa ser monitorizado regularmente através Razão Normalizada Internacional (RNI). As variantes genéticas conhecidas que mais tem impacto na resposta à varfarina são as variantes no alvo da varfarina, o VKORC1, os portadores desta variante necessitam de uma dose mais baixa de varfarina, e a enzima codificada pelo CYP2C9 que é a mais importante quando se trata de envolvimento com a farmacocinética da varfarina. Os polimorfismos nos genes CYP2C9 e VKORC1 são responsáveis por cerca de 12 e 24%, respectivamente, da variação na dose de varfarina entre os doentes de ascendência europeia. Assim, na presença de um ou mais polimorfismo em um destes genes é necessário ajustar as doses de varfarina. Estudos anteriores indicaram que os algoritmos farmacogenéticos em geral preveem a dose da varfarina com mais precisão do que outros métodos de dosagem. No Brasil, mais especificamente no Nordeste Brasileiro, o uso de algoritmo preditor de dose não é comum, o que leva a altos índices de complicações e consequentemente aumenta o período de internação hospitalar. Como objetivo, o presente estudo planeja implementar protocolo de algoritmo farmacogenético preditor de dose da varfarina, guiado por genótipo, versus o protocolo clínico baseado somente na dosagem medicamentosa, na população com fibrilação atrial, e avaliar superioridade do tratamento.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Feb 02 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Maria Marina Dias Cavalcante

Ciências Humanas

Educação
  • ser professor hoje : a prática docente em cenários do ensino superior e da educação básica
  • O projeto se caracteriza por componentes articulados em torno do eixo práticas docentes ancorado no Ser Professor em diferentes cenários de ensino, cujo objetivo é compreender como as práticas docentes do professor hoje estão sendo realizadas no Estado do Ceará e como estão sendo organizadas para atender as demandas da educação. A discussão busca aproximações epistemológicas entre as pesquisas de doutorandos associadas às necessidades sociais modernas da educação pela problemática: Como o ser professor hoje em cenários de ensino diferenciados está sendo organizado para atender as demandas da Educação? Nesta direção, será necessário detalhar a complexidade, os limites e as possibilidades em torno da temática, uma vez que envolve olhares epistemológicos, metodológicos, sociais, econômicos e políticos através dos desdobramentos abaixo: Investigar como aspectos do pensamento de Edith Stein podem contribuir para a prática de orientação do trabalho científico pelo professor universitário. Examinar a docência no Ensino Superior exercida pelo professor fisioterapeuta considerando o processo de elaboração de uma pedagogia universitária. Identificar os princípios didático-pedagógicos do fazer docente do professor universitário, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na licenciatura em Pedagogia. Explorar as práticas e saberes na formação dos professores engenheiros como possibilidade de práxis, a partir das contradições que se evidenciam na sala de aula. Verificar como as colaborações do programa de residência pedagógica podem desenvolver a construção da identidade docente em cursos de licenciatura. As questões indicam, pressupostos relacionados com concepções e práticas docentes, o que nos move a configurar esta proposta como uma iniciativa de pesquisa coletiva, a título de estratégia metodológica. Nesta direção detalharemos a complexidade, limites e as possibilidades da temática, através de olhares epistemológicos, metodológicos, sociais, econômicos e políticos.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Maria Mendes Cantoni

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • corpora de fala para documentação e revitalização linguística de línguas indígenas brasileiras
  • Estima-se que existam menos de 200 línguas indígenas no Brasil, remanescentes das cerca de 1200 que eram faladas à época da invasão portuguesa e todas hoje consideradas em risco de extinção (RODRIGUES, 2005). Nem todas essas línguas contam com ampla documentação, descrições e recursos linguísticos pedagógicos e a maioria não dispõe de registros orais disponíveis amplamente. Nas últimas décadas, esforços da comunidade científica vêm levado à construção de recursos online para disponibilização pública de materiais sobre línguas indígenas, que são importantes medidas de registro e compensação às violações sofridas por esses povos aos seus direitos humanos nos últimos séculos. A maior parte dos recursos, contudo, consiste em vocabulários, textos escritos e descrições linguísticas, não tendo sido identificado nenhum corpus de fala, i.e. áudios acompanhados de anotações linguísticas. O presente projeto pretende contribuir com a ampliação dos dados e recursos sobre línguas indígenas, e avançar com a disponibilização de materiais de registros orais. Propõe a construção de corpora de fala que contemplem entre seis e dez línguas subdocumentadas. Os corpora serão construídos pela (1) compilação e tratamento acústico de materiais de áudio disponíveis publicamente (três a cinco línguas), requalificando e reutilizando dados valiosos que foram coletados em condições desfavoráveis, e (2) coleta de novos materiais (três a cinco línguas). Pretende também conjugar a coleta de novos dados com a elaboração de materiais didáticos e oferta de capacitação de professores que atuam nas comunidades. A coleta seguirá os protocolos éticos e legais vigentes, com avaliação ética pela Conep e registro na Funai, além da interlocução com os líderes locais e membros da comunidade. As línguas serão selecionadas de acordo com a disponibilidade de materiais e interesse das comunidades, sendo ouvidos ainda organismos e autoridades envolvidos na questão indígena.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Micheliana da Costa Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • leis de inclusão da pessoa com deficiência intelectual e sua influência sobre a desigualdade salarial entre jovens brasileiros
  • Entre os anos de 2009 e 2015, o Brasil lançou diversas legislações que ratificaram o acordo assinado na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que visa garantir a plena cidadania destes indivíduos e eliminar a discriminação em todas as suas formas. Nesse sentido, a proposta desta pesquisa tem como foco avaliar o impacto das mudanças na legislação sobre os salários de admissão desses jovens com deficiência intelectual, ao longo dos anos de 2001 a 2022, comparando com jovens sem deficiência, com mesmo nível de experiência. A questão específica a ser investigada é: qual é o impacto das mudanças na legislação sobre os salários de admissão de jovens com deficiência intelectual, e como essas mudanças afetam as disparidades salariais entre jovens com e sem essa deficiência? A importância dessa pesquisa reside na necessidade de entender como as políticas públicas podem influenciar a inserção desses jovens no mercado de trabalho e se os esforços regulatórios estão realmente contribuindo para uma equidade de remuneração. A plausibilidade desta pesquisa deve-se à abordagem de estudo de evento, de Callaway e Sant’Anna (2021), que emprega um estimador de diferenças em diferenças, com adoção escalonada, como forma de avaliação de impacto. Isso permite a análise de efeitos dinâmicos ao longo do tempo, considerando grupos tratados e de controle, em relação aos salários de entrada e a dispersão salarial. Além disso, pretende-se decompor a desigualdade salarial entre jovens com e sem deficiência intelectual, a fim de se verificar os componentes de dotação e estrutural, por meio da abordagem de Oaxaca-Blinder, em períodos pré e pós mudanças. As estratégias metodológicas adotadas permitirão uma avaliação aprofundada dos efeitos das mudanças na legislação sobre os salários de admissão de jovens com deficiência intelectual.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Odete Holanda Mariano

Engenharias

Engenharia Civil
  • avaliação de desempenho de camadas de coberuras oxidativas em ateros de resíudos sólidos para redução das emissções de gases de efeito estufa (gee)
  • Este projeto tem como objetivo estratégico contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa devido as emissões fugitivas de biogás pela camada de cobertura de aterros de resíduos sólidos. É sabido que as camadas de cobertura de aterros de resíduos sólidos têm como finalidade evitar a entrada de água de chuva na massa do aterro, bem como evitar as emissões de biogás para a atmosfera, o que acarreta emissões de gases de efeito estufa. Apesar de bem construídas, as camadas de cobertura convencionais (construídas com solos compactados) perdem eficiência ao longo do tempo, devido aos períodos secos e chuvosos, o que acarreta um aumento da permeabilidade tanto a água quanto ao gás em torno de 1000 vezes. Vários autores indicam que as emissões de biogás pela camada de cobertura podem chegar a 40% das emissões de um aterro sanitário. Assim, é necessário se avaliar o desempenho de outros materiais (denominados camadas de coberturas alternativas) para substituir o solo compactado. No Brasil, já existem diversos estudos (em laboratório) que avaliam a eficiência de misturas de solos + composto orgânico. Este projeto visa avaliar o desempenho, em laboratório, de uma camada formada apenas por composto orgânico. Para tanto, inicialmente serão simuladas em laboratório 1 camada de 60 cm de solo argiloso com características utilizadas nas camadas convencionais e 1 camada de 60 cm de material compostado onde serão avaliadas as características de granulometria e compactação, permeabilidade a água e ao ar e curva de retenção dos materiais. Após esta etapa serão montados 2 ensaios de coluna para simular o fluxo de biogás pelas camadas de cobertura. Nesta etapa serão avaliados o fluxo de biogás ao longo do tempo e o desempenho da camada considerando os ciclos de umedecimento e secagem (períodos chuvosos e secos).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Jan 09 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Maria Paula Panúncio Pinto

Ciências Humanas

Educação
  • violência interpessoal em contexto universitário: ampliando a compreensão do fenômeno na perspectiva de estudantes de graduação de diferentes áreas do conhecimento em instituições de ensino superior públicas e privadas
  • A violência universitária é o foco desta proposta de investigação, que se estabelece a partir do reconhecimento da necessidade de aprimorar a compreensão sobre a Violência Interpessoal (VIP) e a violação de direitos humanos na Universidade, situações que afetam a saúde, qualidade de vida, permanência e adaptação dos estudantes. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido desafiadas a enfrentar a VIP e garantir a inclusão e a permanência de todos os estudantes. Nesse contexto, diagnósticos são importantes para apoiar a gestão educacional na construção de políticas para lidar com o problema de forma efetiva. Este estudo se propõe a abordar estudantes de graduação de quatro IES de diferentes naturezas (publica, privada) do interior do estado de São Paulo, com cursos nas três grandes áreas de conhecimento, para verificar a prevalência de violência interpessoal observada e vivenciada por eles, além de descrever as violências presentes no cotidiano acadêmico, e verificar fatores a ela associados: marcadores sociais, tipos de instituição (pública X privada), período do curso, grande área do conhecimento (exatas, humanas e biológicas), curso/carreira. Para tanto, através de desenho quanti-quali, e cálculo amostral considerando estratificação e representatividade, utilizará instrumentos estruturados (Escala VIP Universitária, Questionário Sociodemográfico) e entrevista em profundidade com participantes que obtiverem os maiores scores na Escala, que foi construída e validada em face, conteúdo e psicometria, para suprir uma ausência de instrumentos para abordagem ampla das manifestações da VIP na universidade (estudos abordam tipos específicos, em cenários específicos). Resultados podem subsidiar políticas universitárias de prevenção, sensibilização e enfrentamento, diante da percebida dificuldade das IES em lidar com a violência e a violação de direitos, bem como de transformar as relações em seu interior.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Raquel Caetano

Ciências Humanas

Educação
  • relações entre o novo ensino médio e o currículo integrado: uma análise dos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica
  • O ensino médio reflete historicamente o dualismo na educação brasileira e vem se configurando em um campo de disputas no que diz respeito à sua concepção e finalidades. Nas últimas três décadas, as alterações nas suas diretrizes curriculares, tanto dos cursos de formação geral quanto em articulação com a educação profissional, vinculam-se a concepções de formação e finalidades distintas, exigindo das instituições de ensino uma série de regulamentações para atender ao disposto na legislação nacional, mas também dar materialidade às suas próprias concepções e finalidades educativas, conforme expressam seus projetos de desenvolvimento institucionais ou propostas pedagógicas. Tendo presente este contexto, a problemática deste projeto de pesquisa se constitui em buscar resposta ao seguinte questionamento: Em que medida o Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017, vem produzindo alterações sobre o currículo e a formação dos estudantes dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo no país? Nossa hipótese é de que a implementação da Lei 13.41/2017 e o itinerário da formação técnica e profissional poderá apresentar repercussões inicialmente no currículo e na formação dos estudantes dos Institutos Federais, mas que também alcançar estudantes das redes estaduais. A partir desta problemática, o objetivo geral desta pesquisa é “Identificar, descrever e analisar em que medida o Novo Ensino Médio produziu ou vem repercutindo sobre o currículo e a formação dos estudantes dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo”. Para alcançar este objetivo, realizaremos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-nos de revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários e realização de entrevistas com servidores das pró-reitorias de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
  • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - RS - Brasil
  • Mon Jan 23 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Regina de Miranda Souza

Ciências Agrárias

Agronomia
  • vitrine viva pancs: integrando espaços científico – culturais para conhecimento das pancs na perspectiva da etnobotânica e da agrobiodiversidade
  • Vide projeto anexo
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Rita dos Santos e Passos Bueno

Ciências Biológicas

Genética
  • análise de subgrupos geneticamente homogêneos para identificação de fatores de risco associados ao autismo: uma abordagem genética e epigenética
  • O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por dificuldades de comunicação e interação social, com amplo espectro de gravidade. O TEA representa um problema de saúde pública devido à alta prevalência (até 2% da população geral) e à ocorrência de prejuízos sociais durante toda a vida. Portanto, a identificação de fatores genéticos de risco, potenciais biomarcadores, é fundamental para viabilizar diagnóstico e tratamento precoce, além do aconselhamento de famílias em risco. Apesar dos avanços significativos na caracterização de fatores genéticos de risco ao TEA, estes explicam apenas 10-20% dos casos. Os casos restantes de TEA parecem decorrer de fatores genéticos e epigenéticos associados a modelos de herança complexa, oligogênico ou poligênico/multifatorial (Fig. 1). Um dos grandes limitadores da busca de variantes genéticas e epigenéticas de risco é a grande heterogeneidade genética do TEA. Com o intuito de reduzir este limitador e aumentar o poder de busca de novos fatores associados ao TEA, propomos a homogeneização da amostra a partir da análise de indivíduos com distrofinopatia (DMD) e TEA (Fig. 2). Em estudo preliminar do nosso grupo, foi demonstrado um enriquecimento de variantes genéticas raras de risco no grupo DMD-TEA comparado ao grupo controle, evidenciando o poder desta abordagem (Fig. 2). Desta forma, propomos a caracterização da arquitetura genética de DMD-TEA e controles por meio da análise de exomas. Também iremos verificar se DMD-TEA apresenta perfil epigenético característico, o que será realizado por meio da análise de metiloma (MethylationEPIC array). Acreditamos que nossa abordagem possui grande potencial para identificação de novos fatores de risco para TEA. Esperamos contribuir para o melhor delineamento da etiologia do TEA, visando refinar as perspectivas de aconselhamento genético e diagnóstico precoce, o que será de amplo benefício aos indivíduos com TEA e suas famílias.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Rita Marques de Oliveira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • guia alimentar e catalogo de plantas alimentícias de uso local como tecnologias voltadas à segurança alimentar e nutricional em moçambique e são tomé e príncipe
  • As plantas alimentícias de uso local representam importante recurso para a segurança alimentar e nutricional, porém muitas vezes poucos difundidas e estudadas. Já os Guias alimentares são uma importante tecnologia educacional para promover práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, convergentes com os recursos locais. Os países africanos de língua portuguesa estão diante do desafio da fome e do desenvolvimento de tecnologias adequadas às realidades locais. O objetivo deste projeto é fazer um levantamento das espécies alimentícias de uso local encontrados nos mercados e feiras e subsidiar a elaboração de guias alimentares dos países africanos envolvidos (Moçambique e São Tomé e Príncipe). Será um estudo de abordagem mista que evolverá estudo documental, coleta de dados em campo e construção de consensos. Serão envolvidos pesquisadores dos dois países, alguns ainda em processo de formação em programas de pós-graduação da UNESP, outros já formados por esses programas ou então parceiros em propostas de formação ou pesquisa nos próprios países. Todos são vinculados ao Mecanismo de facilitação da participação das universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN-CPLP), uma rede acadêmica de ensino, pesquisa e extensão com agenda de trabalho conjunto desde 2015. Serão identificadas e produzidas listas de plantas alimentícias de uso local e um banco de germoplasma para cada país. Essas duas tecnologias guardam sinergia com a terceira que será a construção de guias alimentares para São Tomé e a Sussundenga um distrito da província de Manica-Moçambique. A construção do Guia envolverá uma análise de conjuntura, a construção de diretrizes por meio de consenso e validação de face e conteúdo. Serão utilizadas técnicas como painel de especialistas e grupos focais com a população. Como resultado, se espera contribuir com o plano de trabalho do CONSAN-CPLP, com as prioridades de saúde nutricional dos países.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Sat Jan 06 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Rita Marques de Oliveira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • tecnologias para monitoramento e promoção da saúde nutricional de gestantes e crianças menores de 6 anos na atenção primária à saúde
  • Trata da produção de três tecnologias: sistema inteligente de captura, limpeza e integração de dados; ferramenta Intersetorial de apoio à gestão dos dados e ao cuidado nutricional de gestante e crianças menores de 6 anos; ferramenta de apoio ao mapeamento do território da atenção primária à Saúde. Envolve 7 municípios laboratórios nas cinco regiões do país e a articulação com 2 países africanos lusófonos e 3 países latino-americanos. Contribui com o monitoramento, a promoção da saúde, a prevenção e o cuidado da obesidade, desnutrição e outras formas de má-nutrição em gestantes e crianças menores de 6 anos. O objetivo é produzir um conjunto de tecnologias para o monitoramento, promoção da saúde, prevenção e cuidado da obesidade, desnutrição e outras formas de má-nutrição da gestante e crianças menores de 6 anos aplicados à atenção primária à saúde, em articulação com países Lusófonos Africanos e Latino-americanos. Tem como metas: 1) Criação de um sistema inteligente de captura, limpeza e integração dos dados em uma plataforma digital. 2) Pesquisa e validação de um componente digital para gestão da informação e do cuidado de gestantes e crianças menores de 6 anos. 3) Pesquisa e validação de um componente digital para mapeamento do ambiente alimentar e de práticas de atividades físicas. 4) Engajar ao menos um município em cada uma das 5 regiões do país para que participem do processo de construção e validação das tecnologias. 5) Envolver ao menos um projeto voltado às tecnologias de Saúde e Nutrição em desenvolvimento nos países africanos e latino-americanos. Como resultado se espera contribuir com o cuidado integral da gestantes e crianças menores de 6 anos na atenção primária à saúde, desenvolvendo e aprimorando tecnologias digitais de apoio à gestão e às práticas que se desenvolvem no território. Espera-se ainda integrar pesquisas de diferentes países, promovendo o acesso ao conhecimento e metodologias por meio do trabalho em rede.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Fri Dec 22 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Socorro de Araujo Dias

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • políticas pró-equidade: análise de conceito, ressonâncias sobre determinantes sociais e tecnologia para translação de conhecimento
  • Determinantes Sociais repercutem diretamente na vida das pessoas e nos diferentes lugares sociais que estas ocupam. Reconhecer quando estas desigualdades são injustas e institucionalizar políticas públicas pró-equidade é redesenhar o espaço de atuação do Estado. No escopo de uma agenda internacional, políticas pró-equidades convergem com a agenda 2030. No Brasil, o governo atual assumiu a diretriz de promoção da equidade. Esta pesquisa visa avaliar políticas nacionais de promoção da equidade voltadas à população em situação de vulnerabilidade social no Ceará, estado da região Nordeste do Brasil, como substrato orientador para a tomada de decisão com vistas ao enfrentamento das iniquidades. O estudo está dividido em 3 etapas. Na 1° etapa realizar-se-á uma revisão de escopo a partir da questão norteadora: Quais as evidências sobre políticas públicas relacionadas à promoção da equidade no cenário dos países com sistemas universais? Além disso, será realizada a análise de conceito “políticas públicas de promoção de equidade”, com base no que recomendam Walker e Avant (1995). Na 2° etapa será realizada análise de políticas nacionais autorreferidas como políticas para enfrentamento de iniquidades sociais, tendo como lócus de implementação o estado do Ceará. Serão analisadas as dimensões: relevância, eficácia, impacto, efetividade e sustentabilidade. Os indicadores dessas dimensões e estratégias para coleta de dados estão embasados em instrumento adaptado por Januzzi (2002), Farranha (2014), Viegas (2003) e SPM/OIT (2008). Na 3° etapa será construído o Observatório de Políticas de Promoção da Equidade do Ceará. Os resultados respondem a um fosso sobre políticas de enfrentamento dos determinantes e favorecem o debate, gerando novas sínteses teóricas. No campo tecnológico, o observatório contribuirá para translacionalizar os resultados e subsidiar tomada de decisão. Espera-se que a avaliação dos efeitos das políticas alcance a sociedade no enfrentamento das iniquidades.
  • Universidade Estadual Vale do Acaraú - CE - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026