Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rosivaldo de Alcântara Mendes

Outra

Ciências Ambientais
  • caracterização e biodisponibilidade de metais pesados e hpas em manguezais: fatores de influência e métodos de avaliação como estratégia piloto para a segurança alimentar em bragança-pa.
  • A zona costeira amazônica brasileira possui extensa área de manguezais, constituindo uma das maiores áreas contínuas de manguezal do mundo, sendo que cerca de 2 200 km2 encontram-se no Estado do Pará. A península de Bragança, uma costa com diversas baías e estuários, localizada no nordeste do estado do Pará, apresenta cerca de 180 km2, dos quais 160 km2 constituem bosques de manguezal. O valor total dos serviços ecossistêmicos de manguezais Paraense estão ligados ao controle e armazenagem de água; assimilação e reciclagem de poluentes; berçário de espécies marinhas; retenção de sedimento; proteção da linha de costa; fornece alimento e sítios de reprodução a diversas espécies animais, incluindo os seres humanos; serviços culturais e recreativos. Entretanto, os manguezais paraenses estão localizados numa zona de curvatura intensa do escoamento de enchente e de vazante, os quais podem contribuir para contaminação por metais pesados e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), com a deposição destes poluentes diretamente nos sedimentos e posteriormente transferidos para outros compartimentos até chegar a cadeia alimentar humana. Neste contexto, os níveis dos contaminantes estudados estão seguros e não oferecem risco a saúde da população. Os manguezais, portanto, formam a base da cadeia alimentar marinha e continental. As águas próximas aos manguezais são muito ricas em matéria orgânica, e é por isso que nessas águas os pescadores encontram grandes quantidades de peixes, crustáceos e moluscos. A população atual do litoral amazônico também utiliza os recursos dos manguezais para sua subsistência ou para obter renda. Neste projeto, pretende-se implantar campanhas de Monitoramento de Metais e HPAs em sistemas Bióticos e Abióticos de Manguezais da de Bragança-PA e propõem-se Isolamento, caracterização e identificação de fungos e/ou bactérias de água e/ou sedimentos, produtores de enzimas extracelulares com indicativo de biodegradabilidade destes poluente
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rosy Mary dos Santos Isaias

Ciências Biológicas

Botânica
  • impacto das galhas em espécies olerícolas e agroflorestais
  • Galhas são formadas pelo crescimento diferencial de tecidos vegetais em resposta à ação de organismos parasitas capazes de alterar o metabolismo do órgão hospedeiro e, portanto, sua produtividade. O grupo de pesquisa em “Estrutura, Fisiologia e Química de Galhas Neotropicais” tem experiência consolidada com sistemas (galha-hospedeiro) envolvendo plantas nativas e tem agora o desafio de avaliar o impacto destas interações em sistemas olericulas e agroflorestais. A equipe deste projeto é multidisciplinar e multi-institucional e avaliará de forma integrativa as características estruturais, ultraestruturais, fisiológicas, químicas e moleculares do órgão afetado e, também, a produtividade final das plantas no contexto das interações ecológicas com seus parasitas. Os processos de diferenciação citológica e tecidual envolvidos na formação das galhas são indicadores das etapas cruciais do desenvolvimento e, portanto, das janelas de oportunidade para a interrupção do processo. Estudos do grupo mostraram o impacto estrutural das galhas de Melodoigyne incognita sobre as raízes de quiabo e como a infestação pelo nematoide altera características agronômicas da cultivar. Avançaremos no diagnóstico dos impactos das galhas frente à análise de expressão de genes relacionados ao desenvolvimento das galhas e à tolerância ao estresse biótico. Material vegetal será obtido de experimentos em casa de vegetação e de coletas em campo, de acordo com os sistemas. Culturas voltadas a pequenos e médios produtores (plantas olerícolas, erva-mate, maçã e mandioca) e sistemas florestais (como Eucalyptus) terão determinados os estágios de desenvolvimento das galhas induzidas por diferentes organismos, avaliando-se os aspectos supracitados, além da abundância e de características agronômicas das plantas hospedeiras. Todo o conhecimento será publicado em periódicos qualificados, substanciando a elaboração de protocolos de manejo das galhas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Apr 20 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rousiley Celi Moreira Maia

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • deliberação e educação: promovendo capacidades deliberativas (fase ii)
  • Esta proposta visa desenvolver a Fase II do projeto “Deliberação nas Escolas Públicas: criando capacidades deliberativas”, realizada em parceria com a Univ. de Berna, Univ. Carolina do Norte e UFPA. A Fase I consistiu em encontros com mais de 500 alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e Belém, que aprenderam coletivamente princípios, comportamentos e atitudes que tornam as discussões de controvérsias mais democráticas e bem sucedidas. A pesquisa, baseada na teoria de democracia deliberativa, é pioneira no Brasil. Seguiu os protocolos de um quase-experimento, com turmas de tratamento e controle, e utilização de indicadores para medir a eficácia de ensinar e treinar capacidades deliberativas (questionários pré e pós intervenções, técnicas de observação e filmagem, transcrição de grupos de discussão, redações, entrevistas, dentre outros). A Fase II, objeto da atual proposta, visa reforçar o protagonismo dos estudantes. A nossa hipótese é que a auto-expressão dos estudantes para explicar princípios e atitudes deliberativas terá efeito ainda mais positivo no processo de aprendizagem. Esses efeitos serão testados e comparados em grupos de controle e tratamento em encontros presenciais e em interações online em escolas de BH, Belém e Bogotá. Em contraste com os estudos que adotam uma abordagem genérica e relativamente unificada da deliberação, examinamos diferentes habilidades associadas ao processo. Este projeto possui grande relevância porque a deliberação vem sendo reconhecida como um meio altamente eficaz para criar compreensão esclarecida de problemas, entendimento mútuo, tolerância e participação produtiva na resolução de conflitos, do nível local até a política transnacional. O projeto poderá mitigar conflitos no ambiente escolar e no entorno, com efeitos positivos de longo prazo. Oferece material inovador para replicar o projeto e ajudar facilitadores, professores, crianças e adolescentes a desenvolver, desde cedo, suas capacidades deliberativas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Aug 15 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Roxana Isabel Cardozo Gonzales

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • repercussão da pandemia da covid-19 na tuberculose em capitais brasileiras: realidade e novas perspectivas na atenção primária
  • Mudanças causadas pela Covid-19 dificultaram o acesso ao diagnóstico e tratamento da TB em decorrência da interrupção da continuidade das ações de controle da doença. No Brasil, de janeiro a setembro de 2020 houve uma queda da notificação de casos novos de TB (11,9%) nos serviços de saúde incluindo aqueles da Atenção Primária à Saúde (APS), nível de atenção crucial no controle da doença e no enfrentamento da Covid-19. Diante desse panorama questionam-se quais ações de controle da TB foram reduzidos ou descontinuados nas unidades de APS em capitais do Brasil. Propõe-se analisar a repercussão da pandemia da Covid-19 nas ações de controle da TB no âmbito da APS em diferentes capitais do Brasil (Florianópolis, São Paulo, Goiânia, João Pessoa, Maceió e Porto Velho) a partir de um estudo de método misto com estratégia explanatória sequencial (primeira etapa quantitativa, seguida pela qualitativa). A pesquisa será desenvolvida com base em dados primários (entrevista a informante chave com aplicação de formulário e entrevista semiaberta) e secundários. Os resultados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e analítica (razões de prevalência e modelo de regressão logística múltipla) e os qualitativos por meio da analise de conteúdo alicerçado no conceito de Vulnerabilidade. A proposta é viável pelo conhecimento, competência e compromisso da equipe executora. É relevante do ponto de vista político, técnico e social. Os resultados podem ser utilizados para implementar politicas sociais em âmbito local, regional, nacional e internacional, para identificar estratégias e intervenções capazes de intensificar as ações de detecção dos casos e estratégias que assegurem o tratamento regular e completo das pessoas diagnosticadas e melhoria dos indicadores da doença e desta forma intensificar o progresso orientado ao controle da TB de acordo com os compromissos de sua eliminação como problema de saúde pública, assumidos nacional e internacionalmente.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Fri Feb 18 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025