Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Meire Cachioni

Ciências Humanas

Psicologia
  • robôs sociais como recurso tecnológico para o letramento digital de idosos residentes em instituições de longa permanência
  • Com o aumento da população idosa e da esperança média de vida, o envelhecimento saudável é um novo desafio. No entanto, o envelhecimento tem sido muitas vezes entendido como um fardo para a sociedade, acarretando tarefas relacionadas à demanda por pensões, saúde e serviços de longa permanência. A pandemia Covid-19 gerou um impacto desproporcional aos residentes de instituições de longa permanência (ILPIs) e expôs desigualdades persistentes. A OMS incentivou a manutenção das conexões sociais por meio de alternativas digitais, mas ficou evidente o pouco suporte disponível para auxiliar quem precisa de ajuda usando a tecnologia para esses propósitos. Hipotetizamos que iniciativas voltadas para alfabetização tecnológica, apoiadas pelo campo da gerontecnologia, usando robôs sociais, podem ser um caminho promissor para acessar novas aprendizagens e promover o letramento digital de idosos em ILPIs. Participarão 40 residentes com 60 anos ou mais de idade, sem déficit cognitivo ou comprometimento funcional, randomizados em grupo controle, que realizará as atividades rotineiras da ILPI, e experimental, que interagirá com o robô social duas vezes por semana, por 50 minutos em cada oportunidade, em 12 semanas. Instrumentos: avaliação do déficit cognitivo - Miniexame do Estado Mental (Brucki et al. 2013); avaliação da capacidade funcional (Katz, 1963); avaliação da motivação de aprendizagem - ARCS (Keller, 1984); avaliação do engajamento - Myers Research Institute Engagement Scale. Procedimentos: durante 50 minutos, serão propostas atividades interativas com o robô; as atividades a serem programadas serão categorizadas por atualidades, entretenimento, cultura e arte, e interação social. Para o grupo controle, será usada uma atividade rotineira da ILPI, ao menos duas vezes por semana, para que os participantes alocados neste grupo também sejam filmados antes, durante e após a atividade, seguindo os mesmos procedimentos do grupo experimental.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026